Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MULTIFUNCTIONAL LOCOMOTOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/130814
Kind Code:
A1
Abstract:
A multifunctional locomotor combines in a single appliance the functions of aiding a person to walk in a standing position and in a seated position, thus providing greater comfort, health and quality of life to wheelchair users and bedridden persons. The present patent is essentially characterised in that it comprises three modules: a lower module (01), an intermediate module (02) and an upper module (03), essentially formed by a preferably tubular structure with at least three vertical elements that form the tubular structure (04), supported on a anti-slip circular base (05). It is also characterised in that it comprises various devices coupled to the tubular structure (04).

More Like This:
Inventors:
SOUSA ROSANA ANTUNES DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000115
Publication Date:
October 27, 2011
Filing Date:
April 19, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOUSA ROSANA ANTUNES DE (BR)
International Classes:
A61G5/04
Foreign References:
US5365621A1994-11-22
US2039305A1936-05-05
Other References:
See also references of EP 2561849A4
Attorney, Agent or Firm:
TINOCO SOARES JR., José Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL", que conjuga a função de fazer o usuário . se locomover na posição de pé , e também sentada em apenas um objeto, caracterizado pelo fato de ser constituído por três módulos, sendo eles, um módulo inferior (01), um módulo intermediário (02) e um módulo superior (03) , os quais são basicamente montados sobre uma estrutura preferentemente tubular composta por pelo menos três elementos verticais que compõem a estrutura tubular (04), que se apoia, sobre uma base circular (05) antiderrapante e ainda por conter diversos dispositivos acoplados à dita estrutura tubular (04) .

2. "APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do módulo inferior (01) ser basicamente composto de uma estrutura tubular (04), com uma chapa circular antiderrapante (05) para o apoio dos pés e que permite que o usuário se mantenha de pé, sendo a referida chapa circular antiderrapante (05) dotada ainda com rodízios (06) em sua parte inferior, um motor elétrico (07) e um descanso de pés (11) , dobrável e retrátil; o módulo inferior

(01) , em sua parte superior possui uma chapa (09) que forma um semicírculo na parte interna da estrutura tubular (04) , a qual se dispõe uma chapa reta

(08) com dois aros menores estofados (10) para apoio e dar firmeza aos joelhos do usuário.

3. "APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do módulo intermediário (02) ser basicamente composto pela estrutura tubular (04) que contém duas chapas (09A) e (09B) em forma de semicírculo, sendo a primeira (09A) , para fixar o quadril, e a segunda (09B) , para fixar a cintura; sendo previstos dois acessórios ajustadores (20) e (20A) na parte da frente, um suporte de segurança (13) fixado à estrutura tubular (04) , um tubo semicircular (12) que envolve a estrutura tubular (04) destinado ao apoio das mãos do usuário, dito tubo semicircular (12) possuindo ainda em sua parte posterior uma curvatura voltada para baixo e ainda um aro (18) em forma de semicírculo menor e outro aro em forma de semicírculo (19) mais largo, também com cortes na sua terminação para encaixe no segundo aro (09A) , que envolve a região do quadril, na parte das costas.

4. "APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do módulo superior (03) ser composto pela estrutura tubular (04) e contém dois apoios de braços (14) , bem como um apoio de pescoço (15) .

5. "APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de possuir ainda uma bandeja chapada com dois -furos menores (16), para refeições, um assento com uma abertura em formato de tampa de vaso sanitário (17) , um assento estofado ou com almofada solta, de espuma firme (21) e cinto de segurança de quatro pontos.

Description:
"APARELHO LOCOMOTOR MULTIFUNCIONAL" .

Campos desta Patente:

• Locomoção de deficientes e acamados .

• Ergonomia e comodidade de deficientes e acamados.

• Saúde e qualidade de vida.

Refere-se a presente patente a um aparelho locomotor multifuncional, que conjuga a função de fazer a pessoa se locomover de pé , e também sentada em apenas um objeto, proporcionando assim mais comodidade, saúde e qualidade de vida para os cadeirantes e pessoas acamadas.

Estado da Técnica.

A sociedade ao longo da história formulou seu pensamento do que é normalidade, considera completa e produtiva somente a pessoa que não apresenta nenhuma falha física ou mental, não importando se ela é um ser que pode produzir tanto quanto aqueles considerados normais.

Na idade média, aproximadamente do século V d.C. ao final do século XV, os portadores de deficiência representavam dois símbolos: o da diversão e do assombramento. Pessoas portadoras de deficiência física eram motivo de risos, sendo até usadas como bobos da corte pelos nobres. Por outro lado, elas também assustavam, pois eram comparadas a "bruxos" e "demónios", ficando, por isso, em situação de desconfiança por parte do resto da sociedade.

Para levar as pessoas a terem um novo olhar para as pessoas deficientes, expressões como "excepcional", "inválido", "aleijado", "anormal", cujos significados demonstravam o sentido estereotipado que a sociedade lhes atribu£-a, foram substituídos pela expressão "portador de deficiência física" e mais recentemente a ONU, lançou, mundialmente o termo "pessoas deficientes" .

Deficiência é todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimentos, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com as outras pessoas.

Atualmente, os andadores existentes, com rodinhas, somente possibilitam ficar de pé, ás pessoas que possuem movimento nas pernas . Os paraplégicos e tetraplégicos, e pessoas acamadas, sem movimento e forças nas pernas e sem equilíbrio de tronco, não conseguem ficar na posição de pé e movimentar. Outros aparelhos que existem, e que colocam a pessoa de pé, não possibilitam nenhum tipo de deslocamento, só proporcionam o ato de ficar de pé. Além do mais as cadeiras de rodas existentes nas quais eles se locomovem, são muito grandes no seu comprimento (aproximadamente lm e 40 cm) , por causa das rodas que são grandes e dos apoios de pé, que são prolongados. Isso dificulta e impede que os paraplégicos se aproximem e tenham, acesso às pias de lavar louça, ao fogão, à máquina de passar roupa, aos armários de guardar roupas, pois a extensão dos pés das cadeiras de rodas tradicionais e o seu comprimento impedem o acesso das pessoas a esses locais, para fazerem algumas tarefas simples, e o fato de serem cadeiras, só permitem uma posição de uso, quer seja, a pessoa fica apenas sentada. É imprescindível contextualizar que pessoas com diagnóstico de paraplegia e tetraplegia vivem o seu dia a dia somente na posição horizontal, deitadas em camas, e na posição sentada, nas cadeiras de rodas.

Com o intuito de solucionar tais inconvenientes, desenvolveu- se a presente invenção, através da qual, os paraplégicos e tetraplégicos e demais acamados ficam na posição de pé, se movimentam, com as rodinhas ou com o motor do aparelho, e conseguem executar várias tarefas, e utilizam o mesmo aparelho como cadeira de rodas e de banho. Por um processo de imobilização das pernas e do tronco, as pessoas ficam de pé, proporcionando assim, que elas consigam se locomover e praticar algumas tarefas cotidianas, que todas as pessoas que não possuem essas limitações executam no dia a dia, como por exemplo: chegar próximo ao fogão e cozinhar, na pia para lavar a louça, na pia do banheiro para escovar os dentes e pentear os cabelos, na máquina de lavar roupas, na tábua de passar roupas, nos armários para apanhar roupas nos cabides, e apanhar utensílios em lugares mais altos, já que a pessoa estará na posição de pé, ou. se ela estiver usando uma das variações do aparelho, como cadeira de rodas, ela estará sentada numa cadeira menor em seu comprimento, o que possibilita os acessos a vários ambientes e mobiliários e equipamentos domésticos. O aparelho é um só, mas variando a composição das peças e dos seus acessórios se transforma em 6 variações: (aparelho para colocar de pé tetraplégico, aparelho para colocar de pé paraplégico, aparelho para colocar de pé paraplégico variação simples, cadeira de rodas para tetraplégico, cadeira de rodas para paraplégico, e cadeira de banho.

Avanços trazidos ao Estado da Técnica pelo "Aparelho Locomotor Multifuncional", objeto da presente patente.

0 principal objetivo do ' presente "Aparelho Locomotor Multifuncional" é oferecer que as pessoas fiquem na posição de pé, que tenham maior acessibilidade e qualidade de vida. No dicionário a palavra acessível significa "a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance, possibilidade de acesso". E a finalidade é que as pessoas deficientes alcancem os mobiliários, utensílios domésticos, armários, que possam fazer coisas simples que todos ditos "normais" , conseguem executar sem grandes dificuldades.

0 aparelho - tem um grande alcance social, já que beneficiará não só as pessoas paraplégicas e tetraplégicas, mas também pessoas com mobilidade reduzida.

Um dos maiores diferenciais do presente "Aparelho Locomotor Multifuncional" é que quando a pessoa é colocada na posição de pé, ela é invadida por : um sentimento de autonomia, liberdade e igualdade em relação às outras pessoas, já que ela passa a olhar o mundo numa outra perspectiva há muito tempo perdida, pois. aos olhos -dos paraplégicos e tetraplégicos, o mundo é visto somente numa posição inferior.

Descrição, ilustrações e funcionamento do "Aparelho Locomotor Multifuncional", objeto da presente patente.

Para uma perfeita compreensão dos princípios utilizados no desenvolvimento do presente "Aparelho Locomotor Multifuncional", é apresentado, a título de ilustração, a realização considerada preferida, a qual oferece diversas possibilidades de ajustes, adequações personalizadas, bem como a utilização de diversos outros acessórios .

a figura 1 representa uma vista em perspectiva do aparelho completo; ,

a figura 2 representa uma vista em perspectiva do aparelho completo com mais referências numéricas; a figura 3 representa uma vista em perspectiva do módulo superior;

a figura 4 representa uma vista em perspectiva do- módulo- intermediário ;

a figura 5 representa uma vista em perspectiva do módulo inferior;

a figura 6 representa uma vista em perspectiva do aparelho composto dos módulos inferior e intermediário. No exemplo 1: Uso destinado a pessoas paraplégicas;

a figura 7 representa uma vista em perspectiva do aparelho completo. No exemplo 2: Uso destinado a pessoas tetraplégicas ; a figura 8 representa uma vista em perspectiva do aparelho composto dos módulos inferior e intermediário. No exemplo 3 : cadeira de rodas mais robusta e firme ;

a figura 9 representa uma vista em perspectiva do aparelho composto dos módulos inferior e superior. No exemplo 4 : outra variação para a cadeira de rodas ;

a figura 10 representa uma vista em perspectiva do aparelho composto dos módulos inferior e superior. No exemplo 5: cadeira de banho - substituição do assento de número 21, pelo assento 17; a figura 11 representa uma vista em perspectiva do aparelho composto dos módulos inferior e superior. No exemplo 6: retirando o assento de número 17, ela se torna na versão simples que possibilita paraplégicos e acamados ficarem de pé; e

a figura 12 representa uma vista em perspectiva do aparelho com a inclusão da bandeja de refeições 16.

A partir das figuras acima relacionadas, abaixo se faz uma descrição detalhada da presente invenção, que poderá ter incluídos diversos acessórios que não estão ilustrados, mas fazem parte do escopo desta patente, em especial a substituição de alguns de seus elementos que teriam a mesma função técnica.

Os módulos 01, 02 e 03 são basicamente constituídos de uma estrutura preferentemente tubular composta por três, quatro ou mais elementos verticais 04, sendo, no exemplo ilustrado, dois na parte da frente e dois na parte posterior, que se apoiam, sobre uma base circular 05 antiderrapante. Esses tubos são interconectados e fixados preferentemente por pressão em encaixes adequados por meio de pinos, buchas ou semelhantes.

0 módulo inferior 01 é basicamente composto de uma estrutura tubular 04, com uma chapa circular antiderrapante 05 para o apoio dos pés que permite que o usuário se mantenha de pé. Essa base estrutural possui ainda cinco rodízios 06 em sua parte inferior e um motor elétrico 07 destinado a permitir o deslocamento do "Aparelho Locomotor Multifuncional" .

Na parte superior do módulo inferior 01 há uma chapa 09 que forma um semicírculo na parte interna da estrutura tubular 04, a qual de dispõe uma chapa reta 08 com dois aros menores estofados 10 para apoio e dar firmeza aos joelhos.

O módulo intermediário 02 é composto pela estrutura tubular 04 que contém duas chapas 09A e 09B em forma de semicírculo, sendo a primeira 09A, para fixar o quadril, e o segundo 09B, para fixar a cintura, dois acessórios ajustadores 20 e 20A na parte da frente do "Aparelho Locomotor Multifuncional" , respectivamente para ajuste das coxas e da barriga, que se encaixam nas chapas 09A e 09B .

É previsto ainda neste módulo intermediário 02 um suporte de segurança 13 fixado à estrutura tubular 04. Ainda neste módulo intermediário 02 é previsto um tubo semicircular 12 que envolve a estrutura tubular 04, sendo o mesmo destinado ao apoio das mãos do usuário. Dito tubo semicircular 12 possuindo ainda em sua parte posterior uma curvatura voltada para baixo destinada a permitir que outra pessoa empurre o aparelho .

Para um melhor ajuste ergonómico é prevista ainda na parte posterior a inclusão um aro 18 em forma de semicírculo menor, diferenciado dos aros de número 09, 09A e 9B, que ajusta o corpo da pessoa pela costas, na altura da cintura.

Ainda neste módulo intermediário 02 é previsto outro aro em forma de semicírculo 19, mais largo, também com cortes na sua terminação para encaixe no segundo aro 09A, que envolve a região do quadril, na parte das costas.

O módulo superior 03 do aparelho é composto pela estrutura tubular 04 e contém dois apoios dê braços 14, um apoio de pescoço 15, destinado principalmente ao apoio dos braços e do pescoço de pessoas tetraplégicas e sem equilíbrio de cabeça.

Os três módulos 01, 02 e 03 quando encaixados formam o aparelho como um todo.

Para oferecer maior operacionalidade e funcionalidade foram desenvolvidas outras quatro peças :

- 1 bandeja chapada com 2 furos menores 16, para refeições. - 1 assento com uma abertura em formato de tampa de vaso sanitário 17.

- 1 assento estofado ou com almofada solta, de espuma firme, 21.

- 1 cinto de segurança de 4 pontos. (Para ser utilizado na parte das costas) .

Exemplos de usos variados.

A seguir são ilustradas seis possibilidades de utilização do "Aparelho Locomotor Multifuncional", objeto da presente patente.

Exemplo 1 : Uso destinado a pessoas paraplégicas - o aparelho composto pelos módulos 01 e 02.

Exemplo 2 : Uso destinado a pessoas tetraplégicas - o aparelho composto pelos módulos 01 e 02 e 03.

Exemplo 3 : 0 aparelho se transforma numa cadeira de rodas mais robusta e firme - o módulo inferior 01 e o módulo intermediário 02, encaixados e com o assento de número 21 sendo colocada por sobre o aro 09 da parte inferior 01 do aparelho, pois os dois aros 09A e 09B do módulo intermediário 02 protegem o tronco e os braços do usuário. Exemplo 4: Outra variação para a cadeira de rodas: encaixando o módulo superior 03 do aparelho, no módulo inferior 01 do aparelho, e retirando totalmente o módulo intermediário 02 e colocando o assento estofado de número 21, o aparelho multifuncional se transforma numa cadeira menor e com um desenho mais moderno do que as existentes. Os apoios de braço Ί4· se transformam em apoio de mãos e ■ o apoio do pescoço 15 se transformam em apoio para as costas, com a pessoa na posição > sentada . Exemplo 5: Mantendo o aparelho com a variação citada acima, e substituindo o assento de número 21, pelo assento 17, o aparelho multifuncional se transforma numa cadeira de banho, já que a bandeja 17 possui um recorte em formato de assento de vaso sanitário.

Exemplo 6: Mantendo o aparelho com a variação de número 5, e retirando o assento de número 17, ela se torna na versão simples, do "Aparelho Locomotor Multifuncional", que possibilita paraplégicos e acamados ficarem de pé.

A bandeja de número 16 serve como suporte para refeições, se apoiada na parte da frente do aparelho, sobre o tubo redondo 12 da parte do meio 02. Sua fixação será feita com o encaixe da parte superior 03 do aparelho, sem a colocação do apoio 15.