Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
NON-TOXIC PAINT SUITABLE FOR ARTISTIC OR DIDACTIC EXPRESSION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/023262
Kind Code:
A1
Abstract:
A non-toxic paint suitable for artistic or didactic expression according to the present invention patent application contains a water-based cosmetic emulsion, a vinyl resin emulsion, pigments, a mineral filler, aromatic essences, an emulsifier, preservatives, water and optional components having diverse granulometric properties (texturisers), everything in an aqueous phase. The paint according to the present invention patent application is suitable for artists in general, in particular for visually impaired persons, pre-school age children and any users who preferably require chemically harmless paints when in contact with the skin or mucous membranes, or when accidentally ingested.

Inventors:
BARBOZA MARCELA YOLANDA COZZO (UY)
Application Number:
PCT/BR2012/000270
Publication Date:
February 21, 2013
Filing Date:
July 30, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
JEPORU S A (UY)
BARRERA CARMEN MARIA SILVEIRA DE LA (BR)
BARBOZA MARCELA YOLANDA COZZO (UY)
International Classes:
C09D5/02; C09D5/06; C09D131/04; C09D133/06
Foreign References:
EP2444062A22012-04-25
EP0980862A12000-02-23
EP1424373A22004-06-02
EP0277244A11988-08-10
EP1386599A12004-02-04
EP1818370A12007-08-15
EP1607445A12005-12-21
EP1609807A12005-12-28
Attorney, Agent or Firm:
TINOCO SOARES JR., José Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", compreende uma emulsão cosmética neutra e contém pelo menos um agente emulsionante, e um solvente; uma emulsão vinilica ou acrílica; pigmentos corantes; essências aromáticas; carga mineral; pelo menos um agente conservante, caracterizada pelo fato de que os respectivos componentes dessa tinta são selecionados dos seguintes grupos: (i) para a emulsão de tipo cosmético, do grupo consistente de, monoestearato de glicerila, álcool cetoestearílico, álcool cetílico, silicones, miristato de isopropila, vaselina, lanolina etoxilada, álcool de lanolina acetilado, álcool de lanolina acetilado e etoxilado, ácido esteárico, óleo de linhaça, óleos vegetais; (ii) para agente emulsionante, do grupo consistente de, glicerídeos de ácidos graxos, lecitina de soja, ésteres de sacarose, ésteres de propilenoglicol de ácidos graxos, ácido estearil-2-láctico, tartarato de estearilo, caseinatos de cálcio ou de sódio; (iii) para a emulsão de resina, do grupo consistente dos polímeros vinílicos ou resinas acrílicas; (iv) para a carga mineral, do grupo consistente dos aluminossilicatos hidratados (caulim) , alabastro, calcita (carbonato de cálcio) , gesso (sulfato cálcico di-hidratado) , alumina (óxido de alumínio) , talco (silicato de magnésio hidratado) ; (v) para o agente conservante, do grupo consistente de parabenos, o 2-bromo-2-nitropropano-l, 3-diol, os sais inorgânicos do ácido trans , trans-2 , 4-hexadienoico (ácido sórbico) ; e (vi) Para o solvente, do grupo consistente dos solventes inorgânicos polares próticos.

2. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os componentes preferidos para gerar a emulsão de tipo cosmética são uma mistura de monoestearato de glicerila em uma concentração entre 10% e 25% (em peso) e álcool cetoestearilico em uma concentração entre 1% e 4% (em peso) .

3. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizada pelo fato de que o agente emulsionante coadjuvante para gerar a emulsão de tipo cosmética é um mono- ou digliceridèo de sorbitano polioxietilado, mais preferencialmente, o monooleato de sorbitano polioxietilênico em uma concentração, entre 1% e 3% (em peso) .

4. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a resina vinilica preferida é emulsão aquosa de um homopolímero do acetato de vinil em uma concentração entre 25% e 60% (em peso) .

5. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o agente conservante preferido é uma mistura de alquil parabenos em uma concentração entre 0,5% e 1% (em peso).

6. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pelo fato de que o solvente polar prótico é água em uma quantidade não menor de 5% e não maior de 25% (em peso) .

7. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o componente aromático está em uma concentração entre 1% e 6%, os pigmentos em uma concentração entre 0,2% e 5% e a carga mineral em uma concentração entre 5% e 20% (em peso) .

8. "TINTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA", de acordo com as reivindicações I e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 e 7, caracterizada pelo fato de que é útil para a expressão artística e/ou didática em geral, particularmente apropriada para a expressão artística e/ou didática de pessoas com deficiência visual, particularmente apropriada para a expressão artística e/ou didática das crianças.

Description:
" INTA ATÓXICA APTA PARA A EXPRESSÃO ARTÍSTICA OU DIDÁTICA".

O presente pedido de patente de invenção refere-se a uma tinta atóxica apta para a expressão artística que contém uma emulsão do tipo cosmético de base aquosa, uma emulsão de resina vinílica, pigmentos, carga mineral, essências aromáticas, um agente emulsificante, agentes conservantes, água e, opcionalmente, elementos de granulometria variada ( texturizantes ) , tudo isso em fase aquosa. A tinta do presente pedido de patente de invenção é apta para artistas em geral, em especial para pessoas deficientes visuais, crianças em idade ' pré-escolar e para todo usuário que necessite de forma preferencial tintas quimicamente inócuas tanto em contato com a pele e as mucosas, quanto a possíveis ingestões inadvertidas.

HISTÓRICO DA INVENÇÃO

A técnica química anterior na fabricação e usos das tintas acumulou uma vasta experiência e conhecimento na cultura humana. Seja para cobrir superfícies, decorá-las, protegê-las ou para produzir obras de arte,' a técnica gerou uma grande quantidade de produtos que foram aptos até agora para resolver as necessidades culturais em campos tão amplos que incluem a arquitetura, o desenho, a arte, a pedagogia e a didática como elemento estimulante da expressão artística em crianças de pouca idade.

A técnica química define uma tinta como um produto com diferentes graus de viscosidade, a qual aplicada por extensão, projeção ou imersão sobre um objeto ou material, o revista, proteja ou o torne colorido.

As fórmulas padrões das tintas modernas contêm diversas categorias de compostos químicos: os corantes ou pigmentos, os dissolventes ou diluentes, os aglutinantes, os emulgentes, as cargas, os conservantes, e às vezes são adicionados alguns materiais para catalisar ou acelerar a secagem da tinta. Um subgrupo destas composições com características próprias constituem aquelas tintas que estão destinadas à expressão artística.

Dentro da ampla família de tintas aptas para a expressão artística, são conhecidas distintas emulsões que podem ser utilizadas como base para preparar composições ou misturas coloridas úteis para expressar ou estimular a arte pictórica.

Foram desenvolvidas tintas para uso artístico temperado tipo óleos-resinosos , estáveis, de bom caráter estético, com emulgentes que melhoram a sua miscibilidade, inclusive com aquarelas e têmperas (ES 2 192 987 Al) . Outros desenvolvimentos apontaram para a criação de pastas corantes com base em glicóis (36% em peso) (ES 2 019 038) gerando produtos úteis para pinturas,- ou lacas ou tintas à base de resina epóxi destinadas à tinta para imprimação em aço, madeira, plástico ou similares. Entretanto, estas pastas não possuem a textura nem as propriedades mecânicas apropriadas para o desenvolvimento da arte desejada em nosso presente pedido de patente de invenção, além de conter uma porcentagem em peso de glicóis que as tornam nocivas para a saúde humana tanto pela sua inalação, quanto pelo contato ou ingestão. Isto é um importante inconveniente quando se pretende que essas tintas sejam úteis também na estimulação da expressão artística em crianças de pouca idade.

0 presente pedido de patente de invenção dirige-se ao esboço de uma formulação para uso como tintura para expressão artística de grupos de pessoas que vejam diminuídas as suas possibilidades de expressar-se artisticamente, tais como as pessoas deficientes visuais, ou que se requeira de um produto didático para estimular tal expressão, tais como crianças em idade pré-escolar, ou com dificuldades psicológicas ou psiquiátricas.

Tais tipos de produtos, como os do presente pedido de patente de invenção, requerem propriedades específicas: i) inocuidade ao contato e/ou ingestão involuntária; ii) identificação mediante aromas e/ou texturas, que permitem gerar um código de identificação entre cor-aroma-ambiente; iii) plasticidade mecânica para permitir a sua aplicação com as mãos ou para facilitar o uso do Sistema Constanz que possibilita um deficiente visual a reconhecer pelo tato uma superfície codificada com signos em relevo com formas características; tudo o que permita a expressão coerente de uma cena artística realizada e interpretada entre pessoas deficientes, visuais.. As mesmas propriedades podem ser utilizadas com sentido pedagógico e didático por crianças de idade pré-escolar nas quais se quer estimular a expressão artística. Consequentemente, os produtos para tintas do presente pedido de patente de invenção nascem da integração da plasticidade proporcionada por um creme de tipo cosmético com as propriedades de cobertura de uma tinta artística aromática de consistência espessa e dúctil.

Em particular, um uso preferido da formulação da tinta do presente pedido de patente de invenção é o grupo das pessoas deficientes visuais. Atualmente, este grupo de pessoas vê bastante diminuídas as suas possibilidades de expressar-se artisticamente. Outrossim, para eles é muito difícil acessar a pintura como espectadores devido à sua deficiência visual. Em todos os casos, torna-se imprescindível a dependência de alguém com boa visão para que lhes forneça tintas de diferentes cores ou para que lhes relate o que vê em uma cena artística.

0 presente pedido de patente de invenção proporciona uma formulação para tinta que permite às pessoas deficientes visuais um modo de conectar-se com as cores e com a expressão da arte por meio de seus sentidos não afetados pela sua deficiência visual: o olfato e o tato.

Neste sentido, o presente pedido de patente de invenção proporciona uma formulação para tinta artística ou didática de qualidade sanitária controlada, espessa, dúctil, aromática e adesiva sobre diversos materiais como madeira, metal, vidro, papelão ou fibras têxteis.

Em um primeiro aspecto do presente pedido de patente de invenção proporciona-se uma formulação para tinta artística ou didática espessa, aromática e dúctil, na qual a cada cor são adicionados produtos aromáticos distintos. A plasticidade é obtida com a combinação do agente aglutinante (polímeros vinílicos ou acrílicos hidrossolúveis ) com a carga mineral (carbonato de cálcio) que lhe proporciona uma consistência ou viscosidade muito especial, e que permite ao artista deficiente visual, estando ainda a tinta úmida, possa gravar, desenhar ou "escrever" sobre as suas obras ou tintas artísticas fendas ou sinais característicos, tais como os do Sistema Constanz conhecidos na arte prévia, caracterizando, assim, as diferentes cores. 0 Sistema Constanz foi criado pela artista plástica colombiana Constanza Bonilla para que um deficiente visual possa reconhecer cores pelo tato por meio de um "alfabeto" que atribui a cada cor o seu símbolo característico. Isto produz um efeito sinérgico aroma-cor- simbologia.

Opcionalmente, a mistura do parágrafo anterior pode ser aditivada adicionalmente com materiais de forma e granulometria diferentes ("componente texturizante" ) que permitam um código adicional de correlação entre aroma e cor, complementado agora pelo componente texturizante adicional que permite que a tinta uma vez seca e sem o seu aroma remanescente possa ser distinguível também ao tato pelas suas diferentes texturas.

Tais efeitos sinérgicos, aroma- cor-simbologia ou aroma-cor-textura-simbologia são obtidos em um único ato só com a tinta inovadora divulgada no presente pedido de patente de invenção. Para um artista deficiente visual ou uma criança em idade pré-escolar, estas sinergias não requerem mais do que criar uma correspondência cor-aroma-simbologia-textura e a aprendizagem da referida convenção que as une. Assim, no caso das pessoas deficientes visuais, depois de ter conseguido pintar um quadro de forma autónoma, podem compartilhar as cores da sua obra com outras deficientes visuais ao encontrar-se gravado na própria tinta o código da cor. Isto constitui uma ferramenta muito poderosa que proporciona aos deficientes visuais uma total independência para expressar-se por meio da plástica.

Não foi o bastante embalar uma tinta comum com etiquetas em Código Braille, posto que, ao pintar, os artistas colocam as tintas em outros recipientes quando vão criar a sua própria paleta de cores, o que pode levar ' à perda da identificação da cor desta. Consequentemente, este primeiro aspecto do presente pedido de patente de invenção também, permite resolver essa dificuldade para os artistas deficientes visuais. A rastreabilidade aromática das tintas do 1 presente pedido de patente de invenção assegura a permanente identificação de cores .

Adicionalmente, neste mesmo aspecto do presente pedido de patente de invenção, em um artista deficiente visual experiente, a sinergia cor-aroma permitiria criar uma paleta de cores com maiores possibilidades policromáticas sob um experiente e mais fino reconhecimento da mistura de aromas. Neste mesmo aspecto do presente pedido de patente de invenção, a formulação da tinta obtém uma grande flexibilidade na camada pintada. Isto é obtido ao usar como base da tinta uma emulsão de tipo cosmético, a qual confere à expressão artística produzida um conjunto de propriedades mecânicas cujo acabamento resulta comparável ao dos murais em relevo, porém ao mesmo tempo retém determinado grau de umidade, a flexibilidade suficiente para poder colocar a obra enrolada dentro de tubos de transporte, sem que ocorram quebras nem fraturas na camada da tinta artística estendida sobre o material de suporte, nem no próprio material de suporte, como por exemplo, um material têxtil.

Em um segundo aspecto, o presente pedido de patente de invenção proporciona uma formulação para tinta artística ou didática sanitariamente inócua devido ao fato de que não possui nenhum componente potencialmente tóxico. Os componentes da formulação, que é descrita mais adiante, foram cuidadosamente selecionados e formulados em concentrações que asseguram e garantem a sua segurança com respeito à toxicidade, considerando especificamente a possibilidade de uso e aplicação pelas mãos do usuário, ou seu contato com a pele e com as mucosas, ou a possibilidade de ingestão involuntária ou inadvertida. Portanto, a formulação da tinta do presente pedido de patente de invenção é particularmente útil para crianças em idade pré-escolar.

Em um terceiro aspecto, o presente pedido de patente de invenção proporciona uma formulação para tinta artística ou didática de boa aderência sobre diferentes superfícies, tais como madeira, metal, vidro, papelão, plástico ou fibras têxteis. A incorporação na formulação de uma cola vinílica ou acrílica, eleita entre aquelas comercialmente disponíveis, porém com componentes não tóxicos, como agente aderente, confere à tinta usos inovadores e potenciais. Por exemplo, proporcionaria a- um fabricante de brinquedos para crianças, ou de outros objetos para uso de pessoas deficientes visuais, a possibilidade de tais objetos serem pintados com as tintas do presente pedido de patente de invenção, contanto que apareçam sobre as diferentes superfícies destes os códigos de cor do Sistema Constanz .

DESCRIÇÃO DA FORMULAÇÃO

0 presente pedido de patente de invenção divulga uma formulação para tinta artística ou didática de qualidade sanitária controlada, espessa e dúctil, aromática e aderente, cujas características e usos são tais como se descreveu nos parágrafos precedentes.

Doravante, a palavra "tinta", tal como é empregada no presente documento, refere-se a uma composição ou mistura de diferentes componentes químicos que formam uma emulsão de óleo em água, homogénea e estável, de viscosidade apropriada para ser extensível sobre uma superfície qualquer para cobri-la, protegê-la ou decorá-la sem necessidade de adicionar qualquer tipo de solvente.

A frase "expressão artística" ou "expressão didática" , tal como é utilizada no presente documento, refere-se ao resultado de caráter ornamental e/ou decorativo resultante da aplicação ou da incorporação da tinta do presente pedido de patente de invenção sobre uma superfície à qual confere uma aparência especial.

Em particular, a formulação do presente pedido de patente de invenção compreende:

(i) uma emulsão cosmética neutra que contém pelo menos um agente emulsionante ou emulgente, e um solvente;

(ii) uma emulsão vinílica ou acrílica;

(iii) uma essência aromática;

(iv) pelo menos um pigmento corante ou mistura deles;

(v) pelo menos um agente de carga;

(vi) pelo menos um agente conservante;

e, em algumas realizações, opcionalmente,

(vii) um texturizante inerte adicional.

As tintas do presente pedido de patente de invenção contêm uma emulsão cosmética .neutra (i) como base, suporte ou veículo da formulação, um aspecto particularmente inovador devido ao fato de que não encontramos antecedentes de que tenha sido concebida, esboçada nem formulada uma tinta para fins artísticos sobre uma emulsão de tipo cosmético como base, suporte ou veículo com a suficiente umidade e untuosidade, quimicamente inerte e sanitariamente inócua, cujo resultado em combinação com a emulsão aquosa vinílica ou acrílica (ii) produza uma nova emulsão conjunta (i+ii) , que confere à formulação a plasticidade e o brilho, e produza uma película final de tinta estendida sobre a superfície pintada com as características exigidas para ser considerada uma obra de arte ou uma expressão artística estável com o tempo.

A estabilidade desta mistura (i+ii) é uma consequência sinérgica, particularmente útil para a expressão artística didática e/ou profissional.

A base ou veículo cosmético das tintas do presente pedido de patente de invenção contém, por sua vez, um óleo ou gordura ou mistura deles, água e um agente emulgente. Os óleos ou gorduras úteis para a tinta do presente pedido de patente de invenção são selecionados do grupo consistente, porém sem limitação, de monoestearato de glicerila, álcool cetoestearílico, álcool cetílico, silicones, miristato de isopropila, vaselina, lanolina etoxilada, álcool de lanolina acetilado, álcool de lanolina acetilado e etoxilado, ácido esteárico, lanolina, óleo de linhaça e óleos vegetais. Na aplicação preferida da tinta do presente pedido de patente de invenção, selecionou-se uma mistura de monoestearato de glicerila e álcool cetoestearílico, devido ao fato de que estes produtos proporcionam à tinta do presente pedido de patente de invenção a textura adequada para o uso desejado e, adicionalmente, porque nenhum deles possui aromas próprios que interfiram de forma inaceitável com os aromas adicionados especialmente à formulação.

Esta mistura nas proporções que serão divulgadas posteriormente foi a que exigiu menor quantidade de água adicional para alcançar, com . os demais componentes da formulação, a viscosidade desejada para a tinta. Esta diminuição da quantidade de água ná emulsão final proporcionou à tinta a vantagem adicional de um menor tempo de secagem, mantendo a plasticidade, sem a necessidade de adicionar catalisadores secantes adicionais, agentes de secagem, geralmente tóxicos, mantendo a característica de "inocuidade" do produto final.

Em tais condições, a mistura preferida de monoestearato de glicerila e álcool cetoestearílico mostrou redução do tempo de secagem tanto em sua aplicação em camada fina (0,008 g/cm 2 ) quanto em camada grossa, 2,5 vezes mais de carga de tinta (0,02 g/cm 2 ), sob condições de umidade ambiental e suporte controladas. Esta importante propriedade distintiva da formulação da tinta do presente pedido de patente de invenção e sua comprovação são descritas mais adiante no Exemplo 2.

Os agentes emulgentes apropriados para as tintas do presente pedido de patente de invenção foram selecionados do grupo de emulgentes formado por aqueles que favorecem a emulsão de óleo em água, devido ao fato de que, sendo a mistura com uma emulsão aquosa de resina, a proporção de água na emulsão (i+ii) resulta maior que a de material oleoso, sendo a água a fase contínua e as micelas de óleo a fase dispersa. São exemplos dos emulgentes úteis para as tintas do presente pedido de patente de invenção os glicerídeos de ácidos graxos, os fosfolipídeos da lecitina de soja, os ésteres de sacarose, o polirricinoleato de poliglicerol, os ésteres de propilenoglicol de ácidos graxos, o ácido estearil-2- láctico, o tartarato de estearilo, os caseinatos de cálcio ou de sódio.

Os emulgentes preferidos para as tintas do presente pedido de patente de invenção são os mono e diglicerideos de ácidos graxos que devem estar etoxilados para favorecer as emulsões óleo em água, como as do presente pedido de patente de invenção. O uso desse tipo de emulgentes demonstrou certeza industrial em sua função como emulsionantes e também demonstrou possuir um baixíssimo nível de toxicidade. Em uma aplicação preferida da tinta do presente pedido de patente de invenção, o agente emulgente pode ser o monoestearato de sorbitano polioxietilênico, o monolaurato de sorbitano polioxietilênico, o monopalmitato de sorbitano polioxietilênico, o triestearato de sorbitano polioxietilênico, ou misturas deles. Em uma aplicação mais preferida da tinta do presente pedido de patente de invenção, o agente emulgente é o monooleato . de sorbitano polioxietilênico.

As tintas do presente pedido de patente de invenção contêm uma emulsão vinílica ou acrílica (ii) conforme se descreveu precedentemente. O tipo apropriado de emulsão de resina deve proporcionar à tinta boas propriedades mecânicas, gerando uma camada final não quebradiça nem quebrável e muito flexível, e de alta aderência à superfície coberta. A tinta do presente pedido de patente de invenção pode ser produzida com ambos os tipos de resinas, ainda que, sem que limite o alcance da formulação, uma aplicação preferida é o uso de resinas de tipo vinilica, tais como as colas vinilicas ' disponíveis comercialmente, mais preferencialmente ainda, uma emulsão de um homopolímero do acetato de vinil. Adicionalmente, a emulsão (ii) comporta-se e atua como o agente aglutinante portador da untuosidade oleosa da emulsão cosmética (i) , da viscosidade obtida com o agente de carga (v) e da coloração obtida com os pigmentos (iv) . Adicionalmente também, essa emulsão (ii) atua como agente adesivo proporcionando a aderência necessária para uma tinta a quaisquer dos materiais enunciados neste documento.

Ainda que a investigação e o desenvolvimento da presente formulação da tinta não tenham sido direcionados à comprovação e demonstração de que o efeito sinérgico da mistura da emulsão (i) e (ii) também se aplicará para incluir o fato de que não foi necessário adicionar agentes aglutinantes, aderentes e catalisadores secantes, como é prática na técnica anterior nesta arte industrial, parece haver uma razoável e justificável suspeita de que isso fosse assim. Não obstante esta falta de prova, o fato mesmo do comportamento antes descrito é suficiente para gerar uma composição cuja formulação, por não requerer agentes adicionais geralmente tóxicos, permitiu alcançar uma formulação inócua, apta também para usuários deficientes visuais e/ou crianças em idade pré-escolar.

As tintas do presente pedido de patente de invenção contêm produtos aromáticos e visuais cuja sinergia entre -eles produz efeitos inesperados em usuários, tais como as pessoas deficientes visuais. Os pigmentos (iv) utilizados podem ser tanto orgânicos quanto inorgânicos, com elevada resistência à luz, elevada estabilidade da cor ao longo do tempo, estabilidade térmica e compatibilidade com os outros ingredientes desta particular formulação.

Como exemplo, na formulação do presente pedido de patente de invenção é possível usar como pigmento amarelo, amarelo de metila ou óxido de ferro amarelo; como pigmento azul, o azul de ftalocianina ou o silicato de sódio-alumínio; pigmento violeta, dioxazina; como pigmento verde, ftalocianina; como pigmento vermelho, óxido de ferro vermelho, vermelho de metila, laranja de benzidina; como pigmento branco, dióxido de titânio; como pigmento preto, óxidos de ferro e de carvão; etc. Estes pigmentos estão disponíveis comercialmente na forma de dispersões líquidas ou na forma sólida como micropós.

As essências aromáticas (iii) úteis para a tinta do presente pedido de patente de invenção podem ser escolhidas daquelas disponíveis comercialmente, para desenhar um código de cores-aromas adequado a orientações mnemotécnicas . São apropriadas para as tintas do presente pedido de patente de invenção aquelas essências recomendadas para usos na indústria cosmética e de alimentos.

As tintas do presente pedido de patente de invenção incluem também um material de carga mineral (v) incorporado à formulação para proporcionar a viscosidade desejada e facilitar a sua aplicação com pincel, espátula ou com as ' mãos. Por esta razão, as tintas do presente pedido de patente de invenção podem ser embaladas e comercializadas em diferentes apresentações de diferentes viscosidades.

As cargas apropriadas para as tintas do presente pedido de patente de invenção são aquelas que, além de sua capacidade de aumentar a viscosidade e/ou o volume da tinta, apresentem um baixo poder corante, de tal forma que não haja alterações significativas na tonalidade das cores. São exemplos de cargas úteis: caulim (aluminossilicatos hidratados) , alabastro, calcita

(carbonato de cálcio) , gesso (sulfato cálcico di-hidratado ) , alumina (óxido de alumínio) e talco (silicato de magnésio hidratado) . Na aplicação preferida da tinta do presente pedido de patente de invenção a carga é o carbonato de cálcio.

As tintas do presente pedido de patente de invenção incluem um agente conservante (vi) que as protegem contra bactérias e fungos durante o seu período de armazenamento e uso prolongado. Para a escolha do agente conservante apropriado para as tintas do presente pedido de patente de invenção são incluídos aqueles que, além de ter alta ação bactericida e fungicida, apresentem o menor nível de toxicidade e a maior estabilidade química que os tornem compatíveis com a mistura, evitando que a emulsão se desnaturalize, e a maior estabilidade térmica levando em conta que o processo de fabricação da tinta inclui uma etapa de aquecimento.

Entre outros, porém sem limitação, são exemplos de conservantes úteis os parabenos, o 2-bromo-2-nitropropano-l, 3-diol, os sais inorgânicos do ácido trans, trans-2 , -hexadienoico (ácido sórbico) 'e o formáldeido. Os conservantes preferidos para a tinta do presente pedido de patente de invenção são as misturas de alquil parabenos, devido ao seu melhor poder fungicida com relação ao 2-bromo-2-nitropropano-l , 3-diol ; melhor ação antibacteriana e melhor estabilidade térmica com relação aos sorbatos, e menor toxicidade com relação ao formol. Particularmente, as misturas de alquil parabenos demonstraram que são as mais eficazes para proteger estas tintas contra o maior espectro de fungos e bactérias simultaneamente .

A tinta do presente pedido de patente de invenção não contém agentes antiespumant agentes dispersantes nem agentes umectantes ou agen espessantes escolhidos dos disponíveis industrialmente e uso nas formulações clássicas de tintas conhecidas técnica até o presente momento .

EXEMPLO 1 . Formulação pireferida.

Uma formulação típica do presente pedido de patente de invenção, porém não unicamente limitada a ela, contém:

- Água: 5 a 25%

- Monoestearato de glicerila: 10 a 25%

- Álcool cetoestearílico: 1 a 4% - Monooleato de sorbitano polioxietilênico: 1 a 3%

- Cola vinilica (emulsão aquosa de homopolímero do acetato de vinil) : 25 a 60%

- Pigmentos: 0.2 a 5%

- Essências Aromáticas: 1 a 6%

- Parabenos: 0.5 a 1%

- Carbonato de cálcio: 5 a 20%

Toxicidade. Com relação aos níveis de toxicidade dos componentes da formulação antes divulgada, ainda que fique claro que eles dependem dos dados fornecidos pelo próprio fornecedor em cada porção adquirida, os técnicos no assunto poderão acessar as Fichas de Segurança que correspondam ao caso geral de produtos comerciais de grau alimentício e/ou cosmetológico . Facilmente poderá ser comprovado para todos eles que nos valores de concentração utilizados na formulação, nenhum supera os níveis de segurança para ingestão inadvertida. Não obstante e como aspecto de segurança adicional, a inventora incorpora à formulação a quantidade sanitariamente recomendada de substâncias amargosa , tal como, benzoato de Denatônio ou Bitrex®, em conformidade com as- normas de toxicidade locais vigentes, para evitar as ingestões inadvertidas ou involuntárias por parte de humanos.

EXEMPLO 2. Teste do Tempo de Secagem

Tal como foi indicada anteriormente, a tinta do presente pedido de patente de invenção mostrou excelente propriedade no tempo de secagem, que a torna distintiva com respeito às que são utilizadas normalmente na técnica para a mesma finalidade.

Material. Foram escolhidos três materiais de natureza diferente, sendo dois deles os mais empregados rotineiramente pelos artistas, tela e papelão imprimados, e o terceiro, o mais empregado em atividades didáticas com crianças, papel. 0 papelão foi escolhido imprimado com óleo de linhaça e a tela imprimada com tinta de parede à água. Sobre eles foram aplicadas as tintas do teste em áreas quadradas de 25 cm 2 de superfície, em algumas das quais se aplicou uma camada fina, de 0,2 g de tinta (densidade superficial = 0,008 g/cm 2 ) e em outras uma camada grossa de 0,5 g de tinta (densidade superficial = 0,02 g/cm 2 ) , resultando uma relação entre as camadas comparadas de pelo menos 2,5 vezes maior uma da outra.

Tal como é conhecido na técnica, o termo "imprimação" utilizado na presente descrição, refere-se à preparação que se dá a um material para obter a excelência na obra artística. Essa preparação consiste da aplicação de um produto sobre tal material (tela, papelão, etc.) que permite que a tinta se fixe apropriadamente a ele e evite efeitos de transparências e outros indesejados e adversos para a produção da obra artística .

Umidade. Foram escolhidas também duas condições de secagem de diferentes umidades ambientais; condição A: 75% para o caso das provas era camada fina (0,008 g/cm 2 ), e condição B: 95% para o caso das provas em camada grossa (0,02 g/cm 2 ). Tinta. Foram utilizadas, por um lado, uma. amostra da tinta do presente pedido de patente de invenção preparada em conformidade com a formulação divulgada no Exemplo 1 e, por outro, uma tinta a óleo comercialmente disponível da marca Gato Preto® da Sutho Ltda, Colômbia. Ambas as tintas foram aplicadas sem adicionar dissolvente algum.

Secagem. Foi realizada ao "ar livre" sob as condições de umidade controladas conforme o parágrafo anterior. Foi estabelecido como critério de "tinta seca" aquele no qual a tinta aplicada não se desprende nem mancha ao tocar.

Resultados. Na Tabela I aparecem os resultados obtidos onde se confirma a diminuição do tempo de secagem.

Tabela I.

A tinta do presente pedido de patente de invenção com a formulação descrita anteriormente é vantajosa a respeito do estado de técnica existente e suas vantagens são resumidas abaixo:

Proporciona um produto inócuo, estável, apto para a expressão artística; que se baseia em oferecer aos artistas em geral e, em especial, às pessoas deficientes visuais e às crianças um modo de conectar-se com o mundo artístico.

Oferece, no caso das pessoas deficientes visuais, um modo particular e sinérgico de conectar-se com as cores por meio dos sentidos que não estão afetados pela sua deficiência visual: o olfato e o tato, onde cada cor está aditivada com substâncias aromáticas diferentes que, por sua composição química, são perfeitamente miscíveis com os demais componentes do produto. 0 produto é ótimo para obter a inserção dos deficientes visuais ao mundo da arte.

Oferece as maiores garantias do ponto de vista sanitário. As tintas apresentam um esboço cuja formulação permite que também possam ser utilizadas pelas crianças, sem risco algum, pelo fato de que todos os seus elementos constituintes (água, carbonato de cálcio, polímeros vinílicos, pigmentos, substâncias aromáticas e conservantes autorizados) são completamente atóxicos.

Incluem a criação de uma correspondência cor-aroma-simbologia- (textura) por meio da qual uma pessoa deficiente visual pode saber de que cor é cada tinta, simplesmente conhecendo a convenção que liga as cores aos aromas, o que faz com que os deficientes visuais possam utilizá-las sozinhos, sem precisar da colaboração de outras pessoas. A consistência muito especial do produto permite criar fendas nele quando ainda está úmido, então os artistas, deficientes visuais ou não, se desejarem, podem escolher "escrever" sobre a sua obra os códigos de cor do Sistema Constanz. Assim, depois de ter conseguido pintar um quadro de forma autónoma, um deficiente visual pode compartilhar as cores da sua obra com outros deficientes visuais, por ser muito simples marcar na tinta o código da cor. O produto, neste sentido, admite várias opções de melhorias, como a prevista neste documento, ao adicionar à massa da tinta produtos texturizantes de diferentes formas geométricas e/ou granulometrias que melhorem também a sinergia cor-aroma-simbologia-textura e melhorem o "diálogo" artista-arte .

Definitivamente, este produto trata-se de uma ferramenta apta e poderosa que daria aos artistas, visuais ou não, de qualquer idade, uma total independência para expressar-se por meio da plástica.

Os métodos, processos e aparatos para a preparação das tintas do presente pedido de patente de invenção seguindo a formulação anterior, são realizados mediante as técnicas industriais e/ou artesanais convencionais conhecidas pelos experientes na técnica.

Não foram encontradas na técnica anterior formulações de tintas para expressões artísticas sobre uma base de 'emulsão cosmética que contivessem todos os elementos descritos, inócuas, miscíveis, homogéneas e estáveis, preparadas e embaladas com especial capacidade e próprias para pessoas deficientes visuais. A inventora sustenta que o usuário ao qual está destinado principalmente o produto deste pedido de patente de invenção forma uma parte ativa da sinergia, que se requer para dar uma maior projeção inventiva ao presente pedido de patente de invenção. 0 produto descrito neste documento tem um impacto direto na melhoria do nível da cultura de uma sociedade, uma vez que contribui para a integração dos membros deficientes da sociedade e estimula prematuramente o desenvolvimento da arte, com o que se constitui uma ferramenta e uma solução exclusiva, única e biunívoca (arte- artista) .

Os experientes na técnica referidos neste documento entenderão que não fogem do alcance do presente pedido de patente, de invenção outros usos da formulação da tinta ora divulgada por outros grupos de pessoas ou em outras atividades onde este material possa fazer parte de outros usos didáticos ou artísticos, nos quais se dê particular preferência às propriedades descritas nos parágrafos anteriores.