Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ORGANIZER MODULE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/007962
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure belongs to the technical field of modular organisation and inventory of items, and relates in particular to self-aligning organizer modules comprising a base with a flat surface and a plurality of boxes and/or other accessories for coupling to the base.

Inventors:
DA COSTA OLIVEIRA MANUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2017/054056
Publication Date:
January 11, 2018
Filing Date:
July 05, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
IN2MOLD - FORMAS POR INJECÇÃO DE PLASTICO LDA (PT)
International Classes:
A47B88/994; A47B88/969
Foreign References:
US20060070900A12006-04-06
DE202015100103U12015-02-05
DE3306348A11984-08-23
US5344024A1994-09-06
Other References:
None
Attorney, Agent or Firm:
TEIXEIRA DE CARVALHO, Anabela (PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

Módulo para arrumação com autoalinhamento que compreende uma base com uma superfície planar; uma pluralidade de caixas para acoplar na referida base, tendo a base uma pluralidade de faces laterais; um ajustador para ajustar a base a uma área em que o módulo é inserido; em que a base compreende um primeiro acoplamento, em pelo menos uma das suas faces laterais, para acoplar lateralmente a uma base adjacente de forma a impedir movimentos laterais relativamente à base adjacente; em que a base e a pluralidade de caixas compreendem um segundo acoplamento entre a superfície planar da base e o fundo de cada uma das referidas caixas; em que as caixas compreendem um terceiro acoplamento na zona de topo, das referidas caixas, para acoplarem lateralmente entre si de forma a impedir movimentos laterais relativamente às caixas adjacentes e em que o ajustador compreende um acoplamento para acoplar ao primeiro acoplamento da base.

Módulo de acordo com a reivindicação anterior em que o primeiro acoplamento e o terceiro acoplamento acoplam por meio de encaixe.

Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o primeiro acoplamento compreende espaçamentos equidistantes entre si.

Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o primeiro acoplamento está distribuído ao longo de 1 face lateral, 2 faces laterais, 3 faces laterais ou 4 faces laterais da base.

Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o segundo acoplamento, entre a superfície planar da base e o fundo de cada caixa, encaixa por meio de pressão.

6. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o segundo acoplamento entre a superfície planar da base e o fundo de cada caixa compreende espaçamentos equidistantes entre si.

7. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a caixa tem um conjunto de meios de encaixe distribuídos na sua superfície planar inferior

8. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a superfície planar da base compreende pelo menos 4 meios de encaixe.

9. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que pelo menos um dos acoplamentos é do tipo fêmea.

10. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que pelo menos um dos acoplamentos é do tipo macho.

11. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores que compreende pelo menos uma caixa para arrumação ou um suporte para arrumação acoplada ou acoplado à referida base por meio de encaixe tipo mola.

12. Módulo de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a referida base, pluralidade de caixas e suportes para arrumação são de um plástico selecionado da seguinte lista: policarbonato, acrilonitrila, butadieno estireno, poliestireno, polipropileno, polimetilmetacrilato, polietileno tereftalato, e suas misturas.

Description:
D E S C R I Ç Ã O

MÓDULO PARA ARRUMAÇÃO

Domínio técnico

[0001] A presente divulgação enquadra-se no domínio técnico da organização modular e catalogação de itens, em particular módulos para arrumação com autoalinhamento que compreendem uma base com uma superfície planar e uma pluralidade de caixas e/ou outros acessórios para acoplar na referida base.

Estado da arte

[0002] São conhecidos no estado da arte várias soluções que visam a organização de prateleiras, gavetas, contentores ou outros espaços. No entanto, as soluções atualmente conhecidas e disponíveis apresentam vários inconvenientes e desvantagens nomeadamente, a impossibilidade de posicionar e manter caixas ou outros acessórios numa determinada área, gaveta, contentor, prateleira e outros, quando as caixas ou os acessórios não preencherem a totalidade de área disponível para a arrumação dos mesmos.

[0003] As soluções conhecidas do estado da arte ilustram o problema técnico a resolver pela presente divulgação.

Descrição geral

[0004] A presente divulgação diz respeito a um produto utilitário tanto para uso doméstico como para uso industrial. De modo a que o produto, agora divulgado, seja um produto de utilização universal, o mesmo compreende uma base solidária que pode ser interconectado a outras bases solidárias de modo a que toda a área que se pretenda organizar seja preenchida com a presente divulgação. [0005] A presente divulgação tem por finalidade a organização de prateleiras, gavetas, contentores e outros espaços, compartimentando-os de modo personalizado e devidamente ajustado recorrendo aos seguintes elementos: uma base de posicionamento; um ou mais compensadores para compensar ou ajustar a referida base de posicionamento e caixas modulares, ou outros acessórios, devidamente posicionadas/encaixadas sobre o referido tapete/base de posicionamento, permitindo assim uma arrumação ou stocagem apropriadas de diferentes produtos, sendo que estes produtos podem ser por exemplo jóias, óculos, canetas, relógios, talheres, parafusos, produtos de maquilhagem, ferramentas, artigos de escritório, talheres, roupa, entre outros.

[0006] Desta forma, a referida divulgação descreve um produto de uso universal com características de organização modular.

[0007] As vantagens da presente divulgação são as seguintes: posicionar e manter os produtos numa determinada área, gaveta, contentor, prateleira e outros, sem que os produtos preencham a totalidade dessa área; preenchimento da área com o recurso a uma base solidária, que pode ser perfurada e/ou compreender pinos, sendo que a referida base é ajustável ao espaço, e permitindo posicionar caixas ou acessórios sobre a referida base, sem que as caixas e/ou acessórios tenham de preencher toda a área da base.

[0008] A presente divulgação diz respeito a um módulo para arrumação com autoalinhamento que compreende uma base com uma superfície planar e uma pluralidade de caixas para acoplar na referida base, tendo a base uma pluralidade de faces laterais;

em que a base compreende um primeiro acoplamento, em pelo menos uma das suas faces laterais, para acoplar lateralmente a uma base adjacente de forma a impedir movimentos laterais relativamente à base adjacente; em que a base e a pluralidade de caixas compreendem um segundo acoplamento entre a superfície planar da base e o fundo de cada uma das referidas caixas; em que as caixas compreendem um terceiro acoplamento na zona de topo, das referidas caixas, para acoplarem lateralmente entre si de forma a impedir movimentos laterais relativamente às caixas adjacentes.

[0009] Numa forma de realização, o módulo pode compreender um ajustador/compensador para ajustar a base a uma área em que o módulo é inserido, sendo que o ajustador/compensador compreende um acoplamento para acoplar ao primeiro acoplamento da base. Desta forma, o ajustador/compensador, quando inserido na base (base individual de posicionamento) permite fazer o ajustamento final da referida base ao espaço/área onde vai ser inserida, para que a base fique devidamente posicionada, travando e posicionando corretamente a mesma.

[0010] Numa forma de realização, o módulo para arrumação com autoalinhamento agora divulgado pode compreender

uma base com uma superfície planar; uma pluralidade de caixas para acoplar na referida base, tendo a base uma pluralidade de faces laterais; um ajustador para ajustar a base a uma área em que o módulo é inserido; em que a base compreende um primeiro acoplamento, em pelo menos uma das suas faces laterais, para acoplar lateralmente a uma base adjacente de forma a impedir movimentos laterais relativamente à base adjacente; em que a base e a pluralidade de caixas compreendem um segundo acoplamento entre a superfície planar da base e o fundo de cada uma das referidas caixas; em que as caixas compreendem um terceiro acoplamento na zona de topo, das referidas caixas, para acoplarem lateralmente entre si de forma a impedir movimentos laterais relativamente às caixas adjacentes e em que o ajustador compreende um acoplamento para acoplar ao primeiro acoplamento da base. Desta forma, o ajustador/compensador, quando inserido na base (base individual de posicionamento) permite fazer o ajustamento final da referida base ao espaço/área onde vai ser inserida, para que a base fique devidamente posicionada, travando e posicionando corretamente a mesma.

[0011] Numa forma de realização, o primeiro acoplamento e o terceiro acoplamento podem acoplar por meio de encaixe.

[0012] Numa forma de realização, o primeiro acoplamento pode compreender espaçamentos equidistantes entre si.

[0013] Numa forma de realização, o primeiro acoplamento pode estar distribuído ao longo de 1 face lateral, 2 faces laterais, 3 faces laterais ou 4 faces laterais da base.

[0014] Numa forma de realização, o segundo acoplamento, entre a superfície planar da base e o fundo de cada caixa, pode encaixar por meio de pressão.

[0015] Numa forma de realização, o segundo acoplamento entre a superfície planar da base e o fundo de cada caixa compreende espaçamentos equidistantes entre si.

[0016] Numa forma de realização, o conjunto de acoplamentos distribuídos na superfície planar da base podem ser meios de encaixe tipo mola.

[0017] Numa forma de realização, a superfície planar da base pode compreender pelo menos 4 meios de encaixe tipo mola.

[0018] Numa forma de realização, pelo menos um dos acoplamentos pode ser do tipo fêmea e pelo menos um dos acoplamentos pode ser do tipo macho.

[0019] Numa forma de realização, pelo menos uma caixa para arrumação ou um suporte para arrumação pode ser acoplada ou acoplado à referida base por intermédio dos meios de encaixe tipo mola distribuídos na superfície planar da base do módulo.

[0020] Numa forma de realização, a referida base, pluralidade de caixas e suportes de arrumação podem ser de um plástico selecionado da seguinte lista: policarbonato, acrilonitrila, butadieno estireno, poliestireno, polipropileno, polimetilmetacrilato, polietileno tereftalato e suas misturas. [0021] Ao longo da descrição e reivindicações a palavra "compreende" e variações da palavra, não têm intenções de excluir outras características técnicas, como outros componentes, ou passos. Objetos adicionais, vantagens e características da divulgação irão tornar-se evidentes para os peritos na técnica após o exame da descrição ou podem ser aprendidos pela prática da divulgação. Os seguintes exemplos e figuras são fornecidos como forma de ilustrar, e não têm a intenção de serem limitativos da presente divulgação. Além disso, a presente divulgação abrange todas as possíveis combinações de formas de realização particulares ou preferenciais aqui descritas.

Descrição das figuras

[0022] Para uma mais fácil compreensão da presente divulgação juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais que, contudo, não pretendem limitar o objeto da presente divulgação.

[0023] Fig. 1: Representação de uma realização num espaço destinado a arrumação.

[0024] Fig. 2: Representação de uma caixa individual que pode ser adicionada à base de posicionamento.

[0025] Fig. 3-4: Representação de uma base individual de posicionamento.

[0026] Fig. 5: Representação de um acessório que pode ser adicionada à base individual de posicionamento.

[0027] Fig. 6: Representação de um compensador/ajustador que pode ser adicionada à base individual de posicionamento.

[0028] Fig. 7: Representação dos pinos de encaixe da caixa/acessório que encaixam na base individual de posicionamento.

[0029] Fig. 8: Representação de um corte de perfil da base individual de posicionamento.

[0030] Fig. 9: Representação de um corte de perfil da base individual de posicionamento com a base de um acessório nela encaixada. [0031] Fig. 10: Representação de uma caixa de arrumação passível de ser encaixada sobre um tapete/base individual de posicionamento.

[0032] Fig. 11: Representação da superfície inferior de um acessório que compreende um conjunto de pinos para encaixar no tapete/base individual de posicionamento.

[0033] Fig. 12: Representação esquemática dos movimentos que são anulados através do encaixe entre a base e a caixa (A, C) e o encaixe entre duas caixas (B, C).

Descrição detalhada

[0034] A presente divulgação enquadra-se no domínio técnico da organização modular e catalogação de itens, em particular módulos para arrumação com autoalinhamento que compreendem uma base com uma superfície planar e uma pluralidade de caixas e/ou outros acessórios para acoplar na referida base.

[0035] Numa forma realização, a base pode ser ajustável ao espaço que se pretende arrumar e/ou organizar.

[0036] Numa forma de realização, a referida base é uma base solidária que pode ainda compreender na sua superfície planar superior, uma ou mais caixas para arrumação ou acessórios, sendo que as referidas caixas ou acessórios possuem pinos ou furos, no fundo das mesmas, que se encaixam na base por pressão e assim se mantêm mesmo que não preencham toda a área da base.

[0037] A fig. 1 representa um exemplo da presente divulgação que tem por finalidade a organização e/ou divisão de prateleiras, gavetas, contentores e outros espaços, compartimentando-os de modo personalizado e devidamente ajustado recorrendo a uma base de posicionamento (1), sobre a qual podem ser devidamente posicionadas/encaixadas, caixas modulares (4) de diferentes dimensões, ou outros acessórios, por exemplo (5), permitindo assim a perfeita arrumação ou stocagem de diferentes produtos.

[0038] A fig. 1 divulga ainda que uma base de posicionamento pode ter dimensões predefinidas e independentemente das referidas dimensões todas as bases podem ser interconectadas entre si. Desta forma, independentemente da estrutura que se pretende organizar, prateleiras, gavetas, contentores e outros espaços, uma ou mais bases podem ser utilizadas de modo a que todo o espaço seja devidamente ocupado para uma organização eficiente.

[0039] A fig. 1 também divulga que podem ser utilizados um ou mais compensadores (3) para compensar/ajustar a base ao espaço onde esta foi colocada. Por exemplo, no caso em que uma base é colocada no interior de uma gaveta, mas não fica devidamente ajustado às paredes da gaveta porque a base é de uma dimensão inferior, existe a possibilidade de colocar um compensador (3), na face lateral da base de modo a permitir que esta fique devidamente ajustada e, portanto, não deslize quando por exemplo a gaveta é aberta e fechada.

[0040] A fig. 2 representa uma caixa que pode ser encaixada na base individual de posicionamento, sendo que o encaixe entre a base e a caixa pode ser do tipo mola. A referida caixa pode também ser unida a uma segunda caixa, sendo que o encaixe entre ambas pode ser por intermédio de um encaixe do tipo (6) de uma das caixas com um encaixe do tipo (7) da segunda caixa.

[0041] As figs. 3-4 representam uma base individual de posicionamento que possui uma pluralidade de furos e/ou pinos, sendo que os pinos podem ter espaçamentos equidistantes entre si e permitem encaixar as caixas (4), e os acessórios (5), divulgados na Fig. 1. A referida base pode compreender também, recessos (6) e dentes (7) para se encaixarem entre si podendo formar uma base maior, perfeitamente unida e solidária.

[0042] A fig. 5 representa um acessório (5) que pode ser de diferentes formas, tendo em comum com uma das caixas agora divulgada, um conjunto de pinos (9) localizados na base do acessório e que irão encaixar na base de posicionamento, fixando-se e posicionando-se à referida base de posicionamento (1).

[0043] A fig. 6 representa um compensador em pormenor, sendo que o referido compensador pode ser inserido num meio de encaixe numa das superfícies laterais da base ou num meio de encaixe superior de uma caixa e permite fazer o ajuste final do tapete/base de posicionamento ou o ajuste final das caixas, à área onde vão ser inseridas, para que fiquem devidamente posicionadas.

[0044] A fig. 7 representa em detalhe um pino (9) que permite encaixar as caixas (4) e os acessórios (5) à base de posicionamento (1), fixando-os e posicionando-os a esta

[0045] As figs. 8-9 representam um corte de perfil da base individual de posicionamento, sendo que a fig. 9 representa ainda a base de um acessório encaixado num meio de encaixe à base individual de posicionamento (1).

[0046] A fig. 10 representa uma caixa de arrumação (4) passível de ser encaixada sobre a base individual de posicionamento (1).

[0047] A fig. 11 representa uma superfície inferior de um acessório que compreende um conjunto de pinos para encaixar na base individual de posicionamento (1).

[0048] A fig. 12 representa, de forma esquemática, os movimentos que são anulados através do encaixe entre a base (1) e uma caixa de arrumação (4) (Fig. 12 A, C) e o encaixe entre duas caixas de arrumação (4) (Fig. 12 B, C). Desta forma, a realização C, que corresponde à presente divulgação, demonstra que o encaixe entre a base e a caixa, e o encaixe entre duas caixas de arrumação (4) contribui de forma sinergética para a estabilização do conjunto módulo de arrumação agora divulgado. Esta estabilização é ainda reforçada pela presença do ajustador/compensador (3) que permite fazer o ajustamento final da referida base ao espaço/área onde vai ser inserida, para que a referida base fique devidamente posicionada, travando e posicionando corretamente a mesma. Desta forma, o módulo aqui divulgado apresenta as vantagens mencionadas anteriormente na descrição geral.

[0049] Na fig. 12 os movimentos laterais e os movimentos verticais são representados por (11) e (14), respetivamente. A anulação dos movimentos laterais e a anulação dos movimentos verticais é representada por (13) e (12), respetivamente. Desta forma, existe uma relação sinergética que resulta do acoplamento entre as bases individuais de posicionamento (1), entre as bases 1 e as caixas de arrumação (4), e entre as caixas de arrumação (4). Esta relação sinergética é também reforçada pela presença do ajustador/compensador (3) que permite fazer o ajustamento final da referida base ao espaço/área onde vai ser inserida, para que a referida base fique devidamente posicionada, travando e posicionando corretamente a mesma. Desta forma, o módulo aqui divulgado apresenta as vantagens mencionadas anteriormente na descrição geral.

[0050] Numa forma de realização, a presente divulgação pode ser destinada a guardar exemplo jóias, óculos, canetas, relógios, talheres, parafusos, produtos de maquilhagem, ferramentas, artigos de escritório, talheres, roupa, entre outros e suas combinações.

[0051] A presente divulgação pode ser feita num plástico moldado por injeção, termoformado ou outra tecnologia em que o plástico é em particular: acrilonitrila butadieno estireno (ABS), policarbonato (PC), poliestireno (PS), polipropileno (PP), polimetilmetacrilato (PMMA) e polietileno tereftalato (PET) podendo, no entanto, ser utilizados outros materiais, quer materiais plásticos quer materiais não plástico na sua produção.

[0052] Numa forma de realização, a presente divulgação compreende uma base individual de posicionamento (1) ou várias bases individuais de posicionamento (1) que se encaixam entre si formando assim uma base de posicionamento maior; caixas de diferentes dimensões (4) e/ou acessórios (5); e ajustadores/compensadores (3). Cada base individual de posicionamento pode compreende nas suas faces laterais dentes (7) e cavidades (6) para permitir o encaixe de pelo menos duas bases individuais de posicionamento (1) adjacentes. Cada base individual de posicionamento (1) também compreende na sua superfície superior furos e/ou pinos (8) com espaçamentos equidistantes entre si para encaixe de caixas ou acessórios que irão ser colocados sobre elas. Estas bases individuais de posicionamento (1) que se encaixam entre si a partir dos seus dentes/cavidades originam bases de diferentes dimensões perfeitamente unidas e solidárias.

[0053] Numa forma de realização, os espaçamentos das bases são equidistantes entre si para encaixe de caixas e acessórios em várias posições e os espaçamentos podem variar entre 16 mm e 1000 mm.

[0054] Numa forma de realização, as referidas caixas de arrumação (4) podem compreender dimensões diferentes e os acessórios (5) serem de formas e dimensões diversas. Estas caixas e acessórios podem ser de formas e dimensões diversas, no entanto têm em comum na sua base um conjunto de pinos (9) que irão depois encaixar na base de posicionamento 1 fixando-as(os) e posicionando-as(os).

[0055] Numa forma de realização, cada pino (9) pode compreender uma estrutura de um ou mais dentes sendo que a referida estrutura funciona como uma mola, permitindo que a produção dos meios não necessite de serfeita com tolerâncias dimensionais muito apertadas tornando possível o aumento do volume de produção.

[0056] Numa forma de realização, os ajustadores/compensadores (3) quando inseridos na base individual de posicionamento (1) permitem fazer o ajustamento final da base de posicionamento (1) ao espaço/área onde vai ser inserida, como por exemplo quando inserida numa gaveta, para que fique devidamente posicionada, travando e posicionando corretamente a base individual de posicionamento (1).

[0057] Numa forma de realização, os meios de engate/encaixe permitem posicionar (ligar) uma caixa/acessório na base.

[0058] Numa forma de realização, a pluralidade de bases individuais podem ser acopladas entre si pelos seus dentes/encaixes (Fig. 4 - 6 e 7) existindo uma folga de 0,05 mm a 0,2 mm entre uma base individual e a base individual adjacente.

[0059] Numa forma de realização, cada base individual de posicionamento (1) pode ser acoplada a um compensador/ajustador (3), pelos seus dentes/encaixes existindo uma folga de 0,05 mm a 0,2 mm entre o dente da base e encaixe do compensador.

[0060] Numa forma de realização, uma das dimensões da base individual pode ser 32x32 mm (Fig. 4-D) ou pode ser um múltiplo de 32x32 mm.

[0061] Numa forma de realização, as dimensões das referidas caixas de arrumação podem ser 32x32 mm ou podem ser um múltiplo 32x32 mm.

[0062] Numa forma de realização, as dimensões dos ajustadores/compensadores (Fig. 6-C) podem variar entre 2-32 mm, de preferência 2-12 mm.

[0063] Numa forma de realização, a presente divulgação pode ser montada no interior de uma gaveta, prateleira ou afins. [0064] Ainda que na presente divulgação se tenham somente representado e descrito realizações particulares da divulgação, o perito na matéria saberá introduzir modificações e substituir umas características técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, sem sair do âmbito de proteção definido pelas reivindicações anexas.

[0065] As realizações apresentadas são combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais.