Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PATCH PANEL FOR CLOSED CIRCUIT TV AND RESPECTIVE CONNECTOR CABLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/154695
Kind Code:
A1
Abstract:
Patch panel for closed circuit TV and respective connector cables, there being no specific equipment for this purpose, reference being made to a "patch panel", with dedicated electronic circuit, specifically for use in the closed circuit TV (CCTV) which uses analogue cameras. This equipment has three units (2) each containing, in the rear part thereof, six identical groups (1 1 ) with T568A standard pins for camera input and, in the front part thereof, six outputs for the DVR (27); a differentiated unit (3) wherein, in the internal part thereof, there are rectifier diodes, resistors, LEDs (9), and also the circuit responsible for interlinking the PTZ system (13) of the cameras and, in the front part thereof, arranged in two series (6) and (7), five input ports for the sources (5) and also a dedicated PTZ system port (8), there being, above each input port of the sources (5), the LEDs (9) that remain lit up, indicating which source is in use and functioning. Between one unit and another, in the rear part of the device (1), there is a voltage switch key (10) that may be alternated in accordance with the voltage of the sources and cameras corresponding to each unit (2). A converter connector cable (15) is used in the installation of the device (1) which merges into a single cable the functions of video, audio, PTZ and powering of the cameras plus a cable (21) that combines the transmission of the video and audio functions to the DVR (27).

Inventors:
BARBOSA WALMAR MAIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000035
Publication Date:
October 06, 2016
Filing Date:
March 30, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BARBOSA WALMAR MAIA (BR)
International Classes:
H04Q1/02; H04N7/18
Foreign References:
US20070163796A12007-07-19
US8020013B22011-09-13
US8014518B22011-09-06
Attorney, Agent or Firm:
AZEVEDO, Soraya Maria Bezerra e (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

01. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, caracterizado por possuir 4 blocos, sendo três blocos (2) iguais e um bloco (3) diferenciado; uma chave comutadora de tensão (10) na sua parte traseira entre cada bloco; um circuito eletrônico próprio; um cabo conector conversor (15), e um outro cabo conector (21).

02. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com a reivindicação 01, caracterizado por possuir três blocos (2) iguais, sendo que, na parte frontal de cada bloco (2), estão seis portas de salda (4), com conectores RJ45 fêmea (16) e, na sua parte traseira, estão seis grupos iguais de oito pinos numerados de 1 a 8 (11) com pinagem padrão T568A.

03. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com a reivindicação 01, caracterizado por possuir um bloco (3) diferenciado, com um circuito eletrônico na sua parte interna, sendo que, na sua parte frontal estão cinco portas de entrada das fontes (5), que se dividem em duas séries, uma série (6) com três portas e outra série (7) com duas portas, todas com conectores RJ45 fêmea (16) e uma porta (8), também com conector RJ45 fêmea (16), dedicada ao sistema PTZ, sendo que, somente acima de cada porta de entrada das fontes (5) há uma salda para os "leds" (9), ficando a parte traseira deste bloco (3) fechada.

04. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com a reivindicação 03, caracterizado por, na parte interna do bloco (3), conter um circuito eletrônico, onde estão os diodos retificadores, os resistores, os "leds" (9), assim como o circuito responsável pela interligação do sistema PTZ (13) das câmeras.

05. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com a reivindicação 01, caracterizado por possuir um circuito eletrônico próprio onde os pinos de crimpagem 1, 3, 5, e 7 existentes em cada grupo (11) de cada bloco (2) são interligados entre si e entre cada bloco (2), e em seguida ao NEGATIVO/TERRA da fonte de alimentação (30), sendo o pino de crimpagem 6 de todos os grupos (11) de todos os blocos (2) interligados em paralelo.

06. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com reivindicação 01, caracterizado por um cabo conector conversor (15), em que numa de suas extremidades há um conector RJ45 fêmea (16) e na outra, quatro pontas, uma com um conector de video BNC fêmea (17), outra com um conector de áudio RCA macho (18), outra com um conector P4 (19) e outra sendo um fio (20) preparado para uma conexão RS485.

07. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES, de acordo com a reivindicação 01, caracterizado por um cabo conector (21), onde em uma de suas extremidades tem um conector RJ45 macho (22), havendo duas pontas na outra extremidade, uma com um conector BNC fêmea (17) e a outra com um conector RCA macho (18).

Description:
PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONECTORES

01. A presente patente de invenção se refere a um "Patch Panei" especifico para circuito fechado de TV (CFTV) que utilizam câmeras analógicas (CCD) e respectivos cabos conectores.

02. Como é do conhecimento dos habilitados nesta área, atualmente, há dois tipos de CFTV (s): um que usa as câmeras analógicas, também conhecidas como CCD(s) onde os cabos de áudio, vídeo e PTZ ficam diretamente ligados ao DVR; e outro que utiliza as câmeras digitais, também chamadas de câmeras IP(s), que funcionam como um dispositivo de rede de computadores.

03. O CFTV que utiliza as câmeras analógicas, por obrigação, na instalação, necessita de um cabo para cada função da câmera, ou seja, um cabo para a função vídeo, um para a função áudio e um para a alimentação. Tanto o cabo da função vídeo, como o da função áudio, correm juntos dentro de um duto ou canaleta e em um determinado ponto, todos os cabos de várias câmeras, se for o caso, se encontram passando a correr dentro de outro duto ou canaleta, levando as informações diretamente para o DVR. Ocasionalmente, tantos cabos passados através de um único duto ou canaleta pode gerar interferência na imagem das câmeras, assim como dificulta a identificação de um que, por ventura, esteja defeituoso. O que acontece muitas vezes, é que, como há uma grande quantidade de cabos, os mesmos acabam por correr fora dos dutos, ficando expostos e sem qualquer proteção.

04. No caso de câmeras analógicas com controle de movimento, ou seja, sistema PTZ, há ainda a necessidade de um cabo interligando todas as câmeras em paralelo para èm seguida ser conectado ao DVR.

05. Ainda sobre o tipo de CFTV que usa as câmeras analógicas, atualmente, há duas maneiras no que se refere à alimentação de energia: um no qual cada câmera tem uma fonte; e outra no qual várias câmeras são alimentadas por uma única fonte, podendo ser mais de uma, dependendo do número de câmeras utilizadas.

06. No caso de uma fonte para cada câmera é necessária uma instalação elétríca para cada uma, devendo cada câmera ficar próxima da tomada de saída da corrente elétríca a qual é ligada. Ainda assim, o cabo de alimentação que sai de cada câmera se une ao cabo que sai de cada fonte através de emendas que ficam isoladas somente com fita isolante.

07. Quando a opção feita pelo usuário for usar uma única fonte, o cabo de alimentação de cada câmera se une, através de emendas, em um único cabo ligado à fonte. Neste caso, o cabo de alimentação também é passado dentro do duto onde já se encontram os cabos de áudio, vídeo e PTZ. se for o caso, e em seguida também é passado no mesmo duto onde já se encontram todos os cabos das várias câmeras que possam ser necessárias no CFTV ou, pode correr em um duto próprio.

08. Como se pode perceber, em ambos os casos mencionados há dificuldades. No caso de uma fonte para cada câmera, é necessária uma instalação de energia para cada uma, o que com certeza, aumenta o custo final da instalação e manutenção de todo o sistema. No caso de uma única fonte, o cabo de alimentação passará dentro do mesmo duto ou canaleta que já passam os cabos de áudio, vídeo e PTZ, dificultando ainda mais, a organização na instalação e manutenção de todo o sistema ou se em duto próprio, acarretando também um aumento considerável no custo do mesmó.

09. O circuito fechado de TV (CFTV) que usa as câmeras digitais, também chamadas de câmeras IP(s), utiliza um único cabo por câmera capaz de atender todas as funções. A dificuldade deste caso, è que a instalação deste tipo de CFTV é similar à instalação de uma rede de computadores, ou seja, para a instalação das câmeras digitais, é necessária a implantação de toda a estrutura de uma rede de computadores, que necessariamente requer a utilização de um equipamento chamado SWITCH que serve para interligar todos os dispositivos da rede, sendo neste caso, cada câmera digitai, um dispositivo da rede, cada uma com seu endereço IP. No caso deste tipo de CFTV é necessário um SWITCH com a função POE (Power Over Ethernet) que serve para a alimentação de energia das câmeras. O SWITCH, além de alimentar as câmeras digitais (IP(s)), recebe as informações das mesmas através de cabos de vfdeo e áudio e em seguida leva estas informações ao NVR (Network Vídeo Record), onde as imagens ficam gravadas.

10. Neste sistema, com certeza, não haverá interferência nas imagens, porém, além de toda a estrutura de rede de computadores, o que, para a manutenção, requer um técnico em redes, as câmeras IP(s) tem um custo mais eíevado e quanto aos modelos, se encontram em menor número que as câmeras analógicas.

11. 0 objetivo da presente invenção, também denominado de dispositivo (1) é alimentar, de forma prática e segura, as câmeras de circuito fechado de TV (CFTV) que utilizam câmeras analógicas (CCD).

12. O dispositivo (1) traz como grande vantagem, a facilidade na instalação e manutenção de tais circuitos, reduzindo a quantidade de cabos e garantindo uma melhor qualidade na imagem, com menor custo final.

13. PATCH PANEL PARA CIRCUITO FECHADO DE TV E RESPECTIVOS CABOS CONEGTORES, será melhor compreendido pela referência constante nos desenhos anexos:

14. A FIGURA 1 mostra a parte frontal do dispositivo (1), onde estão três blocos (2) iguais e um bloco (3) diferenciado.

15. A FIGURA 2 mostra a parte frontal de um dos blocos (2) contendo seis portas de salda (4) com conectores RJ45 fêmea onde são conectados os "pãtch cords" específicos que levam para o DVR, as informações de vídeo e áudio que vem das câmeras.

16. A FIGURA 3 mostra a parte frontal do bloco (3) com as portas de entrada das fontes (5). As portas de entrada das fontes (5) se dividem em duas séries, uma série (6) com três portas e outra série (7) com duas portas. A existência destas duas séries permite que sejam utilizadas fontes de tensão diferenciada proporcionando a utilização de câmeras de tensões diferentes. Todas as fontes são instaladas em paralelo garantindo o funcionamento de todo o dispositivo (1), caso uma delas deixe de funcionar. No bloco (3) ainda se encontra uma porta (8), dedicada ao sistema PTZ e. acima de cada porta de entrada das fontes (5), há um "led" (9) que permanece aceso indicando qual fonte está em uso e funcionando. Todas as portas de entradas das fontes (5), assim como a porta dedicada ao sistema PTZ são, também, com conectores RJ45 fêmea.

17: A FIGURA 4 mostra a parte traseira do dispositivo (1) com as respectivas traseiras dos três blocos (2) e a traseira do bloco (3) que é fechada. Entre um bioco e outro tem uma chave comutadora de tensão (10) que poderá ser alternada de acordo com a tensão das fontes e câmeras correspondentes a cada bloco (2).

18. A FIGURA 5 demonstra detalhadamente a parte traseira de um dos blocos (2) contendo seis grupos iguais (11) com oito pinos numerados de 1 a 8, com pinagem padrão T568A, onde são crímpados os cabos UTP(s) quatro pares utilizado na instalação das câmeras, conforme tabela (12). Desta forma, cada bloco (2) pode receber até seis câmeras, podendo ser o dispositivo (1) fabricado com mais ou menos portas de acordo com a necessidade do mercado. I

19. A FIGURA 6 representa o esquema do circuito eletrônico existente na parte interna do bloco (3), onde estão os diodos retificadores, os resistores, os "leds" (9), assim como o circuito responsável pela interligação do sistema PTZ (13) das câmeras.

20. A FIGURA 7 mostra o dispositivo (1) com todo o seu esquema de circuito eletrônico com a tabela de componentes (14) do bloco (3) e a de crimpagem (12) dos blocos (2). Os pinos de crimpagem 1, 3, 5 e 7 existentes em cada grupo (11) dos blocos (2) são interligados entre si e entre cada bloco (2), e em seguida ao NEGATIVO/TERRA da fonte de alimentação eliminando ruídos nas imagens das câmeras. Já o pino de crimpagem 6 de todos os blocos (2) são interligados em paralelo tornando possivel a utilização de câmeras com sistema PTZ.

21. A FIGURA 8 mostra um cabo conector conversor (15), usado na instalação -das câmeras ao dispositivo (1). Numa de suas extremidades contém um conector RJ45 fêmea (16) e na outra, há quatro pontas, uma com um conector de vídeo BNC fêmea (17), outra com um conector de áudio RCA macho (18), outra com um conector P4 (19) e outra sendo um fio (20) preparado para a conexão RS485 que vem diretamente da câmera que tem sistema PTZ. Este cabo tem como função conectar os cabos das câmeras aos cabos UTP(s) que vem do dispositivo (1) e, cada câmera terá o seu cabo conector (15) correspondente.

22. A FIGURA 9 mostra outro cabo (21), usado para conectar o dispositivo (1) ao DVR. Em uma de suas extremidades há duas pontas, uma com um conector BNC fêmea (17) para a função vídeo e a outra com um conector RCA macho (18) para a função áudio; na outra extremidade há um conector RJ45 macho (22) que fica conectado no dispositivo (1).

23. A FIGURA 10 demonstra um cabo força (23), confeccionado com cabo UTP, onde em uma de suas extremidades tem um conector molex (24) e na outra um conector RJ45 fêmea (16). Este cabo possibilita o uso de um "patçh cord" para conexão das fontes ao dispositivo (1), sendo usado um em cada fonte.

24. A FIGURA 11 mostra o dispositivo (1) já instalado, com o cabo conector conversor (15), o cabo (21) conectado à entrada de vídeo (25) e áudio (26) do DVR (27), o cabo força (23), o cabo UTP quatro pares (28), uma câmera (29) e uma fonte (30).