Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PORTABLE COMPUTER WITH RETRACTABLE CURSOR CONTROL DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/010228
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a portable computer provided with a keyboard located close to the front part of the bottom part of the computer, and with a retractable cursor control device that allows the use of movable typing supports for typing on the keyboard of said portable computer.

Inventors:
AVILA MARIO LUIZ NOVAES (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000225
Publication Date:
January 24, 2013
Filing Date:
July 15, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
AVILA MARIO LUIZ NOVAES (BR)
International Classes:
G06F3/033; A47B21/03; G06F1/16
Foreign References:
US20080316176A12008-12-25
US20070013668A12007-01-18
Attorney, Agent or Firm:
CÉLIA NOVAES & ASSOCIADOS SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- Computador portátil (10, 20), o qual é provido de uma porção inferior (12) e uma porção superior (13), a porção inferior (12) provida de um teclado (15) e a porção superior (13) provida de uma tela (14), caracterizado por o teclado (15) se localizar rente à parte anterior da referida porção inferior (12).

2- Computador portátil (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida porção inferior (12) ser provida em ao menos uma de suas porções laterais de um dispositivo para controle do cursor {"touch pad") (16) escamoteável, o qual é inserido em um alojamento localizado na referida ao menos uma de suas porções laterais.

3- Computador portátil (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável (16) ser provido em sua região inferior de uma porção de apoio (17).

4- Computador portátil (20), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida porção inferior (12) ser provida em ao menos uma de suas porções laterais de um conector (25) no qual se conecta um dispositivo para controle do cursor ("touch pad") (20).

5- Computador portátil (20), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") (20) ser provido em sua região inferior de uma porção de apoio (24).

6- Dispositivo para controle do cursor (20), o qual é provido de uma área sensível ao toque e botões de controle, para controle do cursor, caracterizado por ser adicionalmente provido de um conector (23), destinado a ser conectado em um conector (25) de um computador portátil.

Description:
COMPUTADOR PORTÁTIL COM DISPOSITIVO DE CONTROLE DE

CURSOR ESCAMOTEAVEL

CAMPO TÉCNICO

A presente invenção se relaciona a um computador portátil o qual é provido de um teclado localizado rente à parte anterior da porção inferior do computador e de um dispositivo para controle de cursor escamoteável, de modo a permitir o uso de apoios móveis para operar o teclado do referido computador portátil.

TÉCNICA RELACIONADA

Computadores portáteis têm sido cada vez mais usados pelas pessoas. São mais conhecidos pelas suas denominações no idioma inglês, a saber, notebook, laptop e netbook, estes últimos computadores de menor tamanho e capacidade, mais voltados para uso em conexão à internet.

Em geral esses computadores portáteis compreendem duas partes que podem pivotar entre si. Em uma delas se localiza o monitor e na outra todos os demais componentes, dentre estes o teclado.

A maioria dos computadores portáteis é provida de uma região sensível ao toque, que pode ser definida como um dispositivo para controle do cursor na tela do computador, mais conhecida pela sua denominação em língua inglesa, a saber, "touch pad". Doravante serão empregadas indistintamente as duas expressões para se referir a este dispositivo para controle do cursor, ou seja, "touch pad" ou dispositivo para controle do cursor.

O "touch pad" serve para que o usuário do computador portátil possa controlar o deslocamento do cursor na tela sem a necessidade de conectar um mouse ao computador pessoal.

Usualmente o "touch pad" é provido de duas pequenas áreas menores, sensíveis à compressão. Estas duas áreas servem para que o usuário possa pressioná-las como se estivesse pressionando os botões de um mouse.

Para que se possa prover espaço para o "touch pad", a maioria dos computadores portáteis é provida de uma área alargada entre o teclado e a borda anterior do computador portátil, e normalmente o "touch pad" fica localizado na parte central desta área alargada.

Com isto, o usuário do computador portátil pode colocar seus pulsos apoiados sobre as duas áreas laterais contíguas ao "touch pad" para poder digitar no teclado, e, quando for necessário mover o cursor na tela, bastará deslocar uma de suas mãos até o "touch pad", para poder então efetuar a operação de mover o cursor na tela.

Esta solução de se prover um "touch pad" para os computadores portáteis, embora seja aparentemente prática, apresenta um sério risco para o desenvolvimento de doenças causadas pelo esforço repetitivo de se operar o teclado, mais conhecidas pela sigla LER (Lesões por Esforço Repetitivo), como se verá a seguir.

Tem sido grande o número de usuários que passaram a usar apenas computadores portáteis, em substituição aos computadores pessoais, devido principalmente à praticidade de se poder levar o computador pessoal para qualquer lugar, por exemplo, para uma reunião de trabalho. Com isto os usuários passaram a trabalhar por muito tempo com estes computadores portáteis.

Entretanto, e o fato de os computadores portáteis serem providos de uma área alargada entre o teclado e a borda anterior da porção inferior do computador portátil, para a instalação do "touch pad", torna, a médio prazo, a operação de digitação prejudicial para o usuário, devido à inadequação ergonómica da maneira pela qual o usuário é obrigado a digitar.

Esta maneira de digitação nos computadores portáteis não permite que o usuário tenha a parte anterior da palma de sua mão e o pulso concomitantemente apoiados, condição essencial para prevenir o surgimento de lesões do tipo LER.

A este respeito faz-se aqui menção aos pedidos de patente PI0404007-4 e PI0403892-4, ambos intitulados "SUPORTE ANATÓMICO PARA MÃO E PULSO", cujos conteúdos são doravante integrados ao presente relatório, que revelam um apoio anatómico móvel para digitação o qual serve para proporcionar um apoio simultâneo para o pulso e a parte anterior da palma da mão de um usuário que esteja operando um teclado e um mouse. O uso deste apoio anatómico móvel para digitação visa evitar o surgimento de lesões do tipo LER.

Devido a seu avançado conceito inventivo, os apoios anatómicos móveis para digitação descritos nos documentos ΡΙ04040Ό7-4 e PI0403892-4 permitem também que o usuário, quando for necessário interromper o processo de digitação no teclado para operar um mouse, simplesmente desloque sua mão em direção ao mouse, mas mantenha o pulso e a parte anterior de sua mão permanentemente apoiados no apoio móvel para digitação durante esta operação.

Os apoios anatómicos móveis para digitação revelados nos pedidos de patente PI0404007-4 e PI0403892-4 mostraram ser extremamente eficientes para evitar o surgimento de lesões do tipo LER.

Entretanto, a utilização conjunta em computadores portáteis de apoios anatómicos móveis para digitação como os descritos nos pedidos de patente PI0404007-4 e PI0403892-4 não é possível, pois a área alargada existente entre o teclado e a borda anterior do computador portátil, para a instalação do "touch pad", impede tal uso, pois a distância para as teclas do teclado é muito grande, e impede que os dedos do usuário possam alcançar as teclas, no caso de o usuário tentar usar um apoio anatómico móvel para digitação deste tipo.

Assim, a configuração atual dos computadores portáteis é impeditiva para que os usuários possam usar apoios anatómicos para digitação, e com isto os usuários ficam expostos a sérios riscos de desenvolver lesões do tipo LER após o uso continuado de tais computadores portáteis.

Como se observa uma forte tendência de substituição dos computadores pessoais por computadores portáteis, isto deverá causar um grande aumento de casos de lesões do tipo LER em usuários destes computadores portáteis.

A presente invenção propõe uma nova maneira de se prover um computador portátil, que permite o uso conjunto destes computadores com apoios anatómicos móveis para digitação. BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

O computador portátil objeto da presente invenção será descrito a seguir, em conjunto com os desenhos anexos abaixo relacionados:

A Figura 1 é uma vista em perspectiva de um computador portátil conforme conhecido no estado da técnica, provido de um dispositivo para controle do cursor ("touch pad") em uma área alargada localizada entre o teclado e a parte anterior do computador portátil.

A Figura 2 é uma vista em perspectiva de um computador portátil construído de acordo com os princípios da presente invenção

A Figura 3 é uma vista superior do computador portátil mostrado na Figura 2.

A Figura 4 é uma vista superior de uma primeira concretização de dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável de acordo com a presente invenção, para ser usado no computador portátil mostrado na Figura 3.

A Figura 5 é uma vista lateral do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") mostrado na Figura 4.

A Figura 6 é uma vista frontal do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável mostrado na Figura 4.

A Figura 7 é uma vista superior de uma segunda concretização de dispositivo para controle do cursor ("touch pad") de acordo com a presente invenção.

A Figura 8 é uma vista lateral do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") mostrado na Figura 7.

A Figura 9 é uma vista frontal do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") mostrado na Figura 7.

A Figura 10 é uma vista lateral de um computador portátil que emprega o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") mostrado na Figura 7.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

Antes de se iniciar a descrição da invenção, será feita referência à Figura 1, na qual se retrata um computador pessoal 1 conforme conhecido no estado da técnica, o qual é provido de uma porção inferior 2, na qual se localiza um teclado 5. Pode ser também observada uma porção superior 3, na qual é provida uma tela 4.

Para que o usuário do computador portátil possa controlar o deslocamento do cursor na tela, sem a necessidade de conectar um mouse ao computador pessoal, os fabricantes de computadores portáteis provêem o "touch-pad" em uma região alargada 2', localizada entre o teclado e a parte anterior do computador portátil.

Como já foi mencionado anteriormente, este tipo de computador portátil é ergonomicamente inadequado para o uso continuado, pois nesta situação as mãos do usuário ficam sem ter um apoio anatómico que permanentemente e concomitantemente apóie seus pulsos e a porção anterior de sua mão enquanto digita.

Para evitar este problema, e possibilitar que os usuários de computadores portáteis possam usá-los, sem a necessidade de conectar um mouse externo, retrata-se na Figura 2 um computador pessoal 10, o qual é provido de uma porção inferior 12 e uma porção superior 13, conectada de maneira pivotante à referida porção inferior 12. A porção superior 13 é provida de uma tela 14.

A porção inferior 12 é provida de um teclado 15, o qual se localiza bem rente à extremidade anterior da referida porção inferior 12. Deste modo, quando um usuário for usar o computador portátil 10 objeto da presente invenção, colocando-o sobre uma superfície plana, por exemplo, o tampo de uma mesa, o fato de o teclado 15 se localizar bem rente à extremidade anterior da porção inferior 12 possibilita ao usuário usar um apoio de digitação para prevenir o surgimento de lesões do tipo LER.

Para evitar que o usuário tenha de usar um mouse externo, o computador portátil 10 objeto da presente invenção é provido de um dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16, o qual é provido em um alojamento na porção lateral 12' da porção inferior 12.

Na Figura 2 o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16 localiza-se na porção lateral direita da porção inferior 12, neste caso destinado a pessoas destras, mas não há impedimento para que possa ser provido na porção lateral esquerda da porção inferior 12, neste caso destinados a pessoas canhotas.

Alternativamente, a porção inferior 12 pode ser provida em ambas as suas porções laterais de alojamentos que possibilitem o usuário escolher em qual deles inserirá o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16.

Quando o usuário necessitar controlar o cursor na tela, bastará puxar o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16 e usá-lo normalmente, deslizando a ponta de seus dedos sobre a superfície do dispositivo para controle do cursor {"touch pad") escamoteável 16, para controlar o cursor.

Caso o usuário esteja usando um apoio anatómico móvel para digitação, esta configuração do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") permite que ele mantenha sua mão permanentemente e anatomicamente apoiada no referido apoio anatómico quando for necessário efetuar uma operação de controlar o cursor na tela.

Na Figura 4 retrata-se uma vista superior do computador pessoal 10 mostrado na Figura 2, no qual o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16 foi puxado de seu alojamento e está e pronto para ser usado. Pode ser observado que são providos dois botões 18 e 19, necessários para a operação de controle do cursor.

Nas Figuras 5 e 6 são mostradas vistas lateral e frontal do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16, respectivamente.

Como o usuário terá de fazer pressão sobre o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16 durante o uso, notadamente quando precisar usar os botões 18 e 19, isto causaria uma tendência de o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16 efetuar um movimento angular em relação à porção lateral da porção inferior 12 do computador pessoal 10, o que causaria o surgimento de tensões na porção do cursor ("touch pad") escamoteável 16 que estiver conectada em seu alojador.

Para evitar que tais tensões possam causar problemas na operação do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16, pode ser provida uma porção de apoio 17 na porção inferior do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16.

Assim, nas situações em que o usuário fizer algum tipo de pressão sobre o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16, causando uma tendência de movimento angular do mesmo, a porção de apoio 17 tocaria a superfície sobre a qual o computador portátil está apoiado, e serviria não só como apoio para o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 16, mas também como elemento limitador do movimento angular do mesmo.

Na Figura 7 retrata-se uma vista superior de uma segunda concretização de dispositivo para controle do cursor ("touch pad") de acordo com a presente invenção, para ser usado no computador portátil mostrado na Figura 3, em que se pode observar um dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20, o qual é provido de botões 21 e 22.

Na Figura 10 retrata-se uma vista lateral de um computador portátil 30 que emprega o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20.

Nesta concretização o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20 é provido em uma de suas porções laterais de uma conexão 23, preferivelmente uma conexão do tipo USB. Neste caso o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20 é mantido no interior de um alojamento 26, que pode ser localizado em uma das porções laterais da porção inferior 12, e quando o usuário necessitar controlar o cursor, bastará retirar o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20 do interior de seu alojamento 26 e conectá-lo em um conector 25 provido em uma porção lateral da porção inferior 12.

O computador portátil 30 pode ser provido de conectores 25 em ambas as porções laterais da porção inferior 12, de modo que pessoas destras ou canhotas possam utilizar o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20 segundo a sua conveniência.

Nas Figuras 8 e 9 mostram-se vistas lateral e frontal do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20.

Como o usuário terá de fazer pressão sobre o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20 durante o uso, notadamente quando precisar usar os botões 21 e 22, o que causaria o surgimento de tensões no conector 25, uma porção de apoio 24 pode ser provida na porção inferior do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20.

Assim, nas situações em que o usuário fizer algum tipo de pressão sobre o do dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20, causando tensões no conector 25, a porção de apoio 24 tocaria a superfície sobre a qual o computador portátil está apoiado, e serviria não só como apoio para o dispositivo para controle do cursor ("touch pad") escamoteável 20, mas também como limitadora deste movimento, de modo a impedir o surgimento de tensões no conector 25.

Aqueles com habilidades na técnica perceberão que modificações podem ser feitas na invenção, sem, no entanto, se afastar de seus conceitos básicos aqui descritos, ou seja, o provimento de um teclado em um computador portátil que se localize bem rente à parte anterior da porção inferior de um computador pessoal, e o provimento de um dispositivo para controle do cursor ("touch pad") que possa ser de algum modo conectado a uma das porções laterais da porção inferior do referido computador pessoal.

Com isto o usuário deste computador pessoal poderá usar apoios anatómicos para digitação que lhe permitam prevenir o surgimento de lesões do tipo LER.

Assim, a presente invenção não está limitada às concretizações anteriormente descritas, estando somente limitada ao teor das reivindicações que seguem.