Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PORTABLE DEVICE WITH RECEPTACLE FOR WASHING SOAP AND RECESS FOR HOUSEHOLD SPONGES AND LOOFAHS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/077852
Kind Code:
A1
Abstract:
The present subject matter relates to a portable device for domestic use for facilitating the washing of dishes, and it may also be used for bathing, washing the hands or any other activity requiring washing soap and sponges or loofahs. The device comprises a preferably rounded "pot" type of holder of anatomical shape for accommodating the fingers, in order to facilitate handling thereof, and it has an internal compartment for receiving washing soap, toilet soap, detergent and the like. The holder has a cover, on top, with recess and seal, provided with a central opening for receiving the cap-type upper device, where the dishwashing sponge, bathing loofah, steel wool and the like is received. The central opening has a valve that, when pressed, allows the toilet soap/washing soap to flow, emerging from the internal compartment and entering into contact with the loofah/sponge in order to facilitate and to optimize activities. The present subject matter is designed to facilitate the activities of washing dishes, pots and pans, plates and cutlery, using a specific sponge, it also being possible to use steel wool, in addition to enabling the sponges to be removed from the main holder and rapidly exchanged.

Inventors:
MARIA IVANEIDE DANTAS VICTOR (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000012
Publication Date:
June 04, 2015
Filing Date:
January 17, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARIA IVANEIDE DANTAS VICTOR (BR)
International Classes:
A47K5/122; A46B11/00; A47J47/00; B65D1/32
Domestic Patent References:
WO2005122716A22005-12-29
Foreign References:
GB2492595A2013-01-09
EP1099393B12005-01-26
EP0198389B11995-01-18
US6210064B12001-04-03
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO" é constituído por um dispositivo portátil de utilidade doméstica (1) caracterizado por um dispositivo principal de suporte tipo "pote" (2) preferencialmente arredondado (3), de formato anatómico para encaixe dos dedos (4), possuindo compartimento interno (5) para armazenagem de sabão, sabonete, detergente e similares (6); possuindo ainda um dispositivo superior tipo tampo (7) que se encaixa no suporte (2) através de fecho tipo rosca e similares (8) com um recorte central (9) onde é encaixado uma válvula central (10) e um segundo suporte de encaixe (11 ) fixado através de travas laterais (12) que recebe o suporte superior (13) com a bucha (14) e esponja (14B).

2a) "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO", de acordo com reivindicação um, é caracterizado pelo suporte de encaixe intermediário (11 ) ser recortado ao meio (15) formando duas laterais homogéneas (16) de modo que facilite o encaixe e posicionamento.

3a) "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO", de acordo com reivindicação um, é caracterizado pela válvula central (10) controlar a vazão do líquido (6) no interior do recipiente (5) e é aberta quando o anel de silicone superior (19) do suporte (13) é pressionado; possuindo ainda, o suporte superior (13) formato tipo "T" (17) um corpo central tubular (18) que permite o contato com a válvula (10).

Description:
"DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO"

Refere-se o presente objeto a um dispositivo portátil de utilidade doméstica para facilitar a prática de lavar louças, podendo ainda ser utilizado para tomar banho, lavar as mãos ou qualquer outra atividade que necessite de sabão e esponjas ou buchas. O dispositivo é constituído de um suporte tipo "pote" preferencialmente arredondado, de formato anatómico para encaixe dos dedos das mãos para facilitar seu manuseio, com compartimento interno para inserção de sabão, sabonete, detergente e similares. O suporte possui uma tampa superior com encaixe e vedação, provida de uma abertura central para encaixe do dispositivo superior tipo tampo, onde é encaixado a esponja de louça, bucha de banho, esponja de aço e similares. A abertura central possui uma válvula que quando pressionada permite que o sabonete / sabão escorra, saindo do compartimento interno e entrando em contato com a bucha / esponja, para facilitar e otimizar as atividades.

Destina-se o presente objeto a oferecer maior praticidade às domésticas, donas de casa e outros, facilitando as atividades de lavar louças, panelas, pratos e talheres com uma esponja específica, podendo ser utilizada inclusive esponjas de aço. As esponjas podem ser retiradas e trocadas do suporte principal com rapidez, desta forma basta que o usuário tenha um suporte e os encaixes variáveis para as atividades diversas.

Além de lavar louças o dispositivo pode ser utilizado ainda para banhos, sendo possível colocar em seu interior sabonetes líquidos ou loções de banho, e para este caso é encaixada uma bucha mais maleável, que permita que o usuário passe-a pelo corpo.

O produto em questão é constituído por um kit, composto de um suporte principal com compartimento tipo "pote" e suportes de encaixes superiores tipo "tampo" onde podem ser encaixados diferentes tipos de buchas.

A válvula central é conectada a um regulador de silicone tipo botão que só libera o sabão / sabonete do compartimento quando pressionado, desta forma o usuário pode controlar a quantidade que deseja utilizar. Ao ser liberado, o sabão entra em contato com a esponja e estando molhada forma-se a espuma, permitindo assim que seja utilizada para lavagem.

Sua configuração permite ainda que o objeto seja compartilhado com higiene, permitindo que todos usuários de uma residência utilizem-no de forma que cada um pode possuir o seu suporte com a bucha, sendo compartilhado apenas o compartimento inferior que armazena o líquido.

A configuração do suporte com compartimento, preferencialmente arredondada e com formato anatómico nas laterais permite que o objeto seja encaixado à mão do usuário com maior firmeza, evitando que escorregue ou deslize, facilitando assim o seu manuseio.

Inconvenientes

Buchas e esponjas são comumente utilizadas para lavar louças e em conjunto com esses componentes são utilizados os sabões ou detergentes que permitem a higienização completa das peças. O inconveniente observado atualmente é que tais componentes são utilizados separadamente, o que pode gerar desperdício além de falta de praticidade ao usuário.

O mesmo acontece com as buchas e esponjas de banho convencionais, onde o usuário precisa acrescentar os sabonetes, sabões, ou loções de banho para que seja utilizada.

Solução

Visando oferecer uma solução prática para tais inconvenientes, com configuração inovadora para oferecer facilidade ao usuário, foi desenvolvido o objeto em questão, que apresenta diversos benefícios, dentre os quais destacamos os seguintes:

• Eficiência;

• Pode ser utilizado por qualquer usuário;

• Economia;

• Otimização de tarefas;

• Não precisa das duas mãos para ser utilizado;

• Pode ser utilizado por crianças ou idosos;

• Configuração inédita e inovadora;

• Praticidade;

• Facilmente adaptado;

• Pode ser utilizado para diversas finalidades, higiene pessoal e/ou profissional, limpeza e higienização de utensílios, dentre outros;

• Produto de necessidade comum;

• Baixo custo;

• Exequibilidade industrial;

• Inúmeras inovações merecedoras deste privilégio de patente;

• O seu tamanho, cor e formato podem variar, de acordo com a necessidade e preferência do usuário; • Pode receber mensagens, frases e dizeres promocionais

Estado da Técnica

Buchas, esponjas e sabonetes/sabões, detergentes e variantes, são conhecidos e comumente utilizados. Porém suas configurações e formatos convencionais não oferecem tantos benefícios e praticidades.

Portanto, visando a colocação de um produto inédito no mercado, foi realizada pesquisa de anterioridades no Banco de Dados do INPI- Instituto Nacional da Propriedade Industrial e nele foram encontrados os seguintes processos:

MU8701822-5, depositado em 30/08/2007, sob o título de "Esponja de limpeza com abertura, para adaptação à mão". Formado a partir de uma esponja de limpeza (1 ) de espuma de poliuretano convencional, moldada inicialmente por uma camada esponjosa (2) e uma camada abrasiva (3), formatada em seguida, por ferramenta de corte (g), em configuração de uma esponja (la) com uma das bordas arredondadas (4) oposta à borda retilínea (5) e, após, passada à etapa de recorte (6), através de uma faca (f), quando, pela sua borda retilínea (5) é efetuada uma cavidade (7) que estende-se pela parte interna do corpo arredondado da referida esponja (la) e finda-se junto à borda arredondada (4). A esponja (la) possui características universais podendo ser "vestida" tanto pela mão direita quanto pela mão esquerda do usuário, e após a introdução, a mão é acomodada perfeitamente na cavidade (7), praticamente incorporando a esponja (la), dando então completa precisão e eficácia para o ato de esfregação no ponto a ser limpo, seja pela camada esponjosa (2) ou pela camada abrasiva (3). PI0303544-1, depositado em 17/09/2003, sob o título de "Esponja funcional para banho do corpo humano". Compreendida por uma esponja (1 ), feita de convencional malha fina en colhida, tipo redinha, devidamente entrelaçada, estruturada por forte cordão (2), de resistente e adequado material, com forte costura complementar, sendo que o cordão (2), que atua como elemento estrutural da esponja, tem um prolongamento que forma a alça (3), de fixação preferentemente no pulso da pessoa durante o seu banho, evitando assim que a esponja escape e caia ao chão, mantendo-se sempre nas mãos da pessoa, evitando-se o desagradável ato de abaixar-se e procurar a esponja no chão, circunstância desconfortável e irritante, e até mesmo perigosa, podendo ocasionar tombos graves em box, e tornando assim o banho desagradável e deficiente, problemas estes, eliminados pela 'esponja funcional para banho do corpo humano', objeto da presente patente de invenção.

MU8402633-2, depositado em 22/10/2004, sob o título de "Saboneteira/esponja". Possui um retalho de espuma acrílica ou similar em alto relevo na tampa. No seu interior é colocado um estrado com molas propulsora que impulsiona o sabonete na proporção do desgaste. Ao fundo da saboneteira é adaptado uma fivela para segurar o modelo utilitário. A alça e fivela funciona como empunhadura para que a saboneteira não caia. É económico porque só usa a espuma e utiliza o sabonete até o seu último estado final. Bem apropriado para as empresas, times esportivos, escolas de formação de policiais.

PI0404877-6, depositado em 22/06/2004, sob o título de "Esponja para higienização pessoal". Constituída com material de PVC Ou semelhante, com reservatório para sabão líquido, localizado na parte frontal superior com vazão para o líquido, proporcionando a espuma para o banho. Será fixada na parede do banheiro através de pressão, composta com acionador de líquido que acionado levará o líquido para o reservatório.

MU6800427-3, depositado em 02/03/1988, sob o título de "Conjunto, sabão envolvido por esponja e fios metálicos". Compreende, uma esponja de fios metálicos, não compactados do tipo existente no mercado consumidor do brasil que enrolam ou envolvem uma finíssima barra de sabão. A barrão de sabão tem dimensões inferiores as partes da esponja que a envolvem. Após o comprimento da esponja envolver em voltas ao sabão, será feito uma costura, com barbante fino no centro da largura da barra e ao longo ou em toda a distância da mesma no seu comprimento, (da barra).

MU6702387-8, depositada em 30/10/1987, sob o título de "Esponja porta sabonete". Idealizada a fim de criar atrativo para as crianças tomarem seu banho diário, visto que a esponja possui forma estética semelhante aos personagens de estórias infantis, além do fato do sabonete ficar embutido na própria esponja, podendo ser colocado ou retirado através de um rasgo na parte traseira da esponja que é confeccionada a partir de duas chapas de espuma que recebem soldagem em seu contorno.

U7501363-0, depositado em 29/05/1995, sob o título de "Sabonete com esponja". Compreende um tipo de sabonete (1 ), contendo fundido junto com sua massa uma esponja de espuma (2) ou outro material similar adequado ao uso proposto. Dito sabonete (1 ), cujo uso resulta em maior praticidade, comodidade e economia para o usuário, uma vez que permite a utilização por inteiro do sabonete e dispensa o uso de qualquer outro acessório para um banho perfeito e prazeroso. PI9300150-9, depositado em 15/01/1993, sob o título de "Dispositivo para esponja de limpeza". Trata o presente invento de um original dispositivo para acondicionar esponja de aço ou similar, a ser utilizado para limpeza em geral, fabricado em plástico, metal ou outros materiais, que oferece vantagens técnicas, práticas e funcionais. Em linhas gerais, o invento prevê uma superfície encurvada, provida de áreas arqueadas oviformes (1 ) e (2), que possuem bordos chanfrados (3) e (4), prevendo na parte central uma pega flexível conformada por paredes oblíquas (5) e (6) a partir da própria superfície encurvada, possuindo na parte inferior um conjunto de inúmeros pontos salientes (7), que servem para garantir a perfeita aderência da esponja ao dispositivo, produzindo um efeito técnico inédito, realizando uma configuração de aspecto próprio, que apresenta um "design" de linhas harmónicas, em forma anatómica, que pode apresentar variantes no aspecto geral e nas dimensões, de acordo com a ergonomia e as necessidades do mercado.

Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilegio solicitado.

Para uma perfeita visualização e compreensão o "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

A fig. 1 - Apresenta uma vista explodida do objeto em questão;

A fig. 2 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão; A fig. 3 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão com a bucha aplicada;

A fig. 4 - Apresenta uma vista em perspectiva do objeto em questão com a esponja aplicada;

A fig. 5 - Apresenta uma vista ilustrativa do objeto em questão.

De acordo com a ilustração e em seus pormenores, o "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO", é constituído por um dispositivo portátil de utilidade doméstica para facilitar a prática de lavar louças, podendo ainda ser utilizado para tomar banho, lavar as mãos ou qualquer outra atividade que necessite de sabão e esponjas ou buchas; constituído de um suporte tipo "pote" preferencialmente arredondado, de formato anatómico para encaixe dos dedos das mãos para facilitar seu manuseio, com compartimento interno para inserção de sabão, sabonete, detergente e similares. O suporte possui uma tampa superior com encaixe e vedação, provida de uma abertura central para encaixe de um dispositivo superior tipo tampo, onde é encaixado a esponja de louça, bucha de banho, esponja de aço e similares.

A válvula central é conectada a um regulador de silicone tipo botão, que quando pressionado permite a abertura da válvula e que o sabonete / sabão escorra, saindo do compartimento interno e entrando em contato com a bucha / esponja, fazendo a espuma para lavagem.

Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, o "DISPOSITIVO PORTÁTIL COM RECIPIENTE PARA SABÃO E ENCAIXE PARA ESPONJAS E BUCHAS DE USO DOMÉSTICO", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.