Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PREFABRICATED FIBRE MATERIAL, USE THEREOF FOR PRODUCING DENTAL MATERIALS, DENTAL MATERIAL AND METHOD OF PRODUCTION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/195639
Kind Code:
A1
Abstract:
A prefabricated fibre material is described herein, preferably in the shape of a block or disk, ready for use in manufacturing materials for use in dentistry, more particularly for manufacturing tooth cores. Said prefabricated material is made of fibre, resin and radiopacifier, wherein the fibre can be: glass, quartz, carbon, polyethylene or aramid fibre, or a combination thereof, wherein the fibres are unidirectionally aligned and arranged in the prefabricated material such that the dental material manufactured therefrom has fibres arranged in the direction in which said manufactured dental material is capable of withstanding high masticatory forces, more preferably, arranged in the longitudinal direction thereof.

Inventors:
QUEIRÓZ MARTINS ALCÂNTARA ROBERTO (BR)
BELLINATI CÉSAR EDUARDO (BR)
GUEDES MORENO GUILHERME (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050139
Publication Date:
November 01, 2018
Filing Date:
April 27, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ANGELUS IND DE PRODUTOS ODONTOLOGICOS S/A (BR)
International Classes:
A61C13/30; A61C8/00; A61C13/00; A61K6/80; A61K6/884
Domestic Patent References:
WO2017098096A12017-06-15
WO1991007142A11991-05-30
Foreign References:
CN101803958A2010-08-18
Other References:
"Postes DentinPost, pg 277", KOMET DENTAL, October 2014 (2014-10-01), XP055528420, Retrieved from the Internet
FEUSER, L. ET AL.: "Pinos de Fibra - Escolha Corretamente", ARQUIVOS DE ODONTOLOGIA, vol. 41, no. 3, July 2005 (2005-07-01), pages 193 - 272, XP055528420, Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
MAGALHÃES PERES GALVÃO, Leonor (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1- Material pré-fabricado de fibra pronto para ser utilizado na fabricação de materiais para uso na odontologia caracterizado por que compreende as fibras unidirecionalmente ordenadas no referido material pré- fabricado, de modo que o material odontológico fabricado a partir dele apresente as fibras dispostas no sentido em que o material odontológico fabricado seja capaz de suportar maior força na utilização.

2- Material, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por que o material pré-fabricado é fornecido na forma de bloco ou disco.

3- Material, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por que compreende de 40% a 85% de fibra, de 11% a 59% de resina e de 1% a 4% de radiopaci ficador .

4- Material, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por que compreende de 70% a 85% de fibra, de 11% a 29% de resina e de 1% a 4% de radiopacificador .

5- Material, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por que a fibra compreende ao menos uma das fibras do grupo que consiste de: fibra de vidro, fibra de quartzo, fibra de carbono, fibra de polietileno ou fibra de aramida, ou combinação entre elas.

6- Material, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 5, caracterizado por que a resina compreende ao menos uma das resinas do grupo que consiste de qualquer resina do tipo crosslink tais como: resina à base de BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas .

7- Material, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por que a dita resina pode compreender uma formulação a base de resina em que compreende ainda: ao menos um agente endurecedor, ao menos um agente acelerador, ao menos um agente desmoldante e ao menos um pigmento, e, opcionalmente, ao menos um radiopacificador agregado.

8- Material, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por que a formulação a base de resina pode compreender :

i) de 24 a 66% de resina; de 17,5% a 58,5% de ao menos um agente endurecedor; de 1,5% a 3,0% de ao menos um agente acelerador, de 0,5 a 3,0% de ao menos um agente desmoldante e de 5 a 23% de ao menos um pigmento; ou

ii) de 20 a 60% de resina; de 20,0% a 50,0% de ao menos um agente endurecedor; de 0,1% a 2,0% de ao menos um agente acelerador, de 0,2 a 2,0% de ao menos um agente desmoldante, de 10% a 30% de ao menos um radiopacificador e de 5 a 20% de ao menos um pigmento.

9- Material, de acordo com qualquer uma das reivindicações 7 ou 8, caracterizado por que:

o ao menos um agente endurecedor pode ser um composto a base de anidridos, mais particularmente do grupo que consiste de: anidrido hexahidroftálico (HHPA) , anidrido tetrahidroftálico (THPA) , anidrido metil nádico (NMA) , anidrido clorêndrico (HET), anidrido ftálico (PA), ou combinações entre eles, mas não limitados a esses;

o ao menos um agente acelerador pode ser um composto a base de amina terciária, mais particularmente do grupo que consiste de: N, N-dimetilbenzilamina, isoforonadiamina (IPDA), benzil-dimetilamina (BDMA) ou combinações entre eles, mas não limitados a esses;

o ao menos um agente desmoldante pode ser um composto a base de ésteres de ácidos graxos, mais particularmente do grupo que consiste de: Éster metílico de ácido graxo, Monoestearato de Glicerina, Ésteres de glicerol ou combinações entre eles, mas não limitados a esses;

o ao menos um pigmento pode ser um composto a base de óxidos metálicos, mais particularmente do grupo que consiste de: óxido de ferro, óxido de titânio, óxido de cério ou combinações entre eles, mas não limitados a esses.

10- Material, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 9, caracterizado por que o radiopaci ficador compreende ao menos um dos radipacificadores do grupo que consiste de: tungstato de cálcio, trifenilfosfina, zirconia, óxido de zirconia, óxido de bário, vidro de bário, carbonato de bismuto, ou combinações entre eles, mas não limitados a esses, podendo estar agregado à resina ou presente na composição da fibra. 11- Uso do material pré-fabricado de fibra descrito em qualquer uma das reivindicações 1 a 10 caracterizado por ser para fabricação de materiais odontológicos em um sistema CAD/CAM, ou manualmente, incluindo mas não limitado a usinagem, escultura, corte, moagem, gravura e abrasão do material pré-fabricado de fibra.

12- Uso do material pré-fabricado de fibra, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por que o material odontológico fabricado pode ser qualquer material que necessite da capacidade de suportar altas forças mastigatórias , mais preferencialmente o material odontológico fabricado é um núcleo dental.

13- Material odontológico fabricado via CAD/CAM ou manualmente a partir do material pré-fabricado de fibra descrito em qualquer uma das reivindicações 1 a 10 caracterizado por que compreende as suas fibras unidirecionalmente ordenadas no sentido em que o material odontológico fabricado seja capaz de suportar altas forças mastigatórias .

14- Material odontológico, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por que as fibras estão ordenadas no sentido longitudinal do referido material odontológico .

15- Material odontológico de acordo com qualquer uma das reivindicações 13 ou 14, caracterizado por que o material odontológico é um núcleo dental. 16- Processo para obtenção do material pré-fabricado de fibra descrito em qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por que as fibras são embebidas em uma resina ou formulação a base de resina, seguido de uma estapa de polimerização .

17. Processo, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por que a etapa de polimerização pode ser realizada através de um dos processos do grupo que consiste de: pultrusão, prensagem, injeção ou compressão, sendo preferencialmente por pultrusão ou por prensagem.

Description:
Relatório descritivo da patente de invenção para "MATERIAL PRÉ -FABRICADO DE FIBRA, SEU USO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOS, MATERIAL ODONTOLÓGICO E PROCESSO DE OBTENÇÃO" .

Campo da Invenção

[001] A presente invenção relaciona-se a produção de um material pré- fabricado de fibra, preferencialmente no formato de bloco ou disco, mas particularmente a base de: fibra de vidro, fibra de quartzo fibra de carbono, fibra de polietileno ou fibra de aramida, ou combinação entre elas; resina à base de BIS-GMA, epóxi ou poliéster ou combinação entre elas; radiopacificadores como o tungstato de cálcio, trifenilfosfina, zirconia, óxido de zirconia, óxido de bário, vidro de bário, carbonato de bismuto, ou combinações entre eles, mas não limitados a esses, agregados à resina ou presente na composição da fibra. O material pré- fabricado está pronto para ser utilizado na fabricação de materiais para uso na odontologia, mais particularmente para fabricação de núcleos dentais, ou seja, núcleos contendo pino e a parte coronária em uma única peça para apoio de próteses odontológicas.

Fundamentos da invenção

[002] Os procedimentos restauradores na Odontologia compreedem um grande desafio e uma busca constante pela produção de novos materiais que apresentem propriedades físicas, químicas e mecânicas que se aproximem ao máximo aos das estruturas dentárias. Outro fator que deve ser agregado ao ótimo comportamento clínico que o material deve apresentar é a capacidade de conferir agilidade ao processo, consequentemente, reduzindo o tempo necessário para realização das restaurações diminuindo o custo do procedimento e causando menos desconforto para o paciente.

[003] Os procedimentos de restauração uitlizando-se de próteses são indicados, por exemplo, quando o paciente perde a coroa do dente (parte do dente que contém o esmalte) por cárie ou trauma, permanecendo porém a raiz. Nesses casos, existe a indicação para realização de uma prótese dentária (dente artificial) .

[004] O primeiro passo, nesses casos, é fazer o tratamento de canal e, em seguida, colocar um núcleo dental dentro do canal para servir de apoio para a prótese. O referido núcleo dental é composto de duas partes: o pino que fica dentro do canal e a parte coronária que é continuidade do pino e fica exposta na boca. Após a confecção e cimentação do núcleo dental (pino e parte coronária) no canal do dente, é fabricada a prótese (coroa, faceta, inlay, onlay, etc) sobre a parte coronária do referido núcleo dental.

[005] Na técnica tradicional, os núcleos dentais são confeccionados de metal, recebendo o nome de núcleo metálico fundido (NMF) . Por ser uma técnica tradicional ela é largamente difundida na odontologia, tornando-se de uso geral . [006] Uma vantagem do MF é a alta retentividade por ser produzida de forma anatómica ou seja, ajustada a todas as paredes do canal garantindo que não ha a o seu deslocamento, fato que levaria a queda do núcleo dental juntamente com a prótese que foi posicionada sobre o mesmo. Em síntese, é fabricado "sob medida do canal". No entanto, o uso do NMF apresenta algumas desvantagens como, a utilização do metal como matéria-prima, que além de não ser estético pode oxidar e gerar um gosto metálico na boca do paciente. Outra desvantagem é provocar fratura nas raízes levando a perda do dente.

[007] As fraturas ocorrem devido ao alto módulo de elasticidade do metal (rigidez do material) . No caso de aplicação de uma força excessiva sobre o dente que contém o pino metálico, por não sofrer flexão pela rigidez, o mesmo transfere as forças integralmente à raiz causando sua fratura .

[008] Como alternativa aos núcleos confeccionados pelo processo descrito acima usando NMF, surgiram nos últimos anos os pinos pré-fabricados em fibras de vidro (PPFFV) . O processo para utilizar os pinos em fibras de vidro, embora tenha a mesma função, difere do núcleo metálico pois é realizado totalmente pelo dentista, dispensando os serviços de um profético. O dentista adquire o pino pré-fabricado em fibra de vidro no mercado, que é disponibilizado em diversos modelos, formatos e tamanhos. No procedimento operatório seleciona-se o pino que mais se adequa ao dente do paciente e cimenta o mesmo dentro do canal. Como o pino não apresenta a parte coronária, aplica-se uma resina densa sobre a parte do pino que ficou fora do canal, exposta na boca, criando um substrato; sobre este substrato o dentista aplica a resina odontológica com espátulas, provoca seu endurecimento e esculpe com brocas, produzindo a parte coronária do núcleo dental. Finalmente sobre o núcleo dental que será cimentado dentro do canal, o dentista posiciona a prótese (coroa, faceta, inlay, onlay, etc) .

[009] Por exemplo, a patente US 5,328,372, concedida em 1994, descreve um sistema de reconstituição de raiz-coroa em que compreende: a produção de um pino e de uma coroa. O pino sendo produzido por material compósito feito com fibra de carbono embebida em resina. As fibras estando dispostas de forma continua, de uma extremidade do pino a outra extremidade do pino, paralelas entre si e em direção axial do pino, podendo as fibras representarem de 40% a 80% da material compósito final; e uma coroa produzida de resina de poliuretano-acrílico, auto-polimerizavel , preenchida com pequenas fibras de vidro lubrificadas. Essas pequenas fibras de vidro estando dispostas de forma randômica.

[010] Apesar do referido documento descrever um material compósito compreendo fibras de carbono dispostas em sentido lingitudinal ao pino e com concentrações podendo variar de 40% a 80% e fibra, o mesmo descreve apenas a produção do pino com tais características. A coroa seria fabricada separadamente e com as fibras de vidro dispostas randomicamente .

[011] O uso da técnica dos PPFFV tem como vantagens ser estético e não causar gosto metálico pois é fabricado em fibra de vidro (ou mesmo em fibra de outros materiais como carbono) e, portanto, não oxida. Ao contrário do MF, o pino de fibra de vidro apresenta baixo módulo de elasticidade (alta flexibilidade) que em caso de aplicação de força excessiva sobre o dente que o contém, o mesmo sofre flexão, diminuindo a tensão sobre a estrutura radicular, que por sua vez reduz em muito o risco de fratura da raiz, o que levaria à perda do dente.

[012] Por outro lado, o PPFFV apresenta como desvantagem a necessidade de uma técnica operatória complexa. Por se tratar de uma técnica onde o pino é pré- fabricado com diâmetros pré-definidos, ou seja não personalizados, os mesmos não se adaptam a todas as paredes do canal como é obtido pelo uso da técnica de confecção dos núcleos metálicos fundidos. Dessa forma, os PPFFV são pouco retentivos. Portanto, pela falta de uma boa adapatação, é necessário na cimentação do pino criar alguns artifícios que demandam, para preencher os espaços vazios existente entre o pino e as paredes do canal, outros materiais e criatividade por parte do profissional, assim como um procedimento de cimentação extremamente apurado para compensar a falta de uma boa adaptação do mesmo às paredes do canal.

[013] Com o advento da tecnologia CAD/CAM, diferente dos processos convencionais descritos acima, as próteses são desenhadas por computador (CAD) e em seguida é enviado um comando para gue um equipamento (CAM) faça a usinagem (desgaste mecânico) dos materiais (metais, cerâmicas, resinas, ceras, etc.) para que sejam produzindas próteses com características específicas para cada situação. Nesse caso, a fabricação via sistema CAD/CAM de núcleos personalizados, utilizando material compósito reforçado com fibras, formando um monobloco coronoradicular (pino e parte coronária do núcleo) , é uma alternativa válida para resolver os problemas das técnicas descritas acima.

[014] A patente US 6,846,181, concedida em 2005, continuação de uma família de pedidos de patente com origem no pedido US 09/059,492, de 1998, descreve um bloco pré- fabricado e pronto para uso na fabricação via CAD/CAM de materiais para uso odontológico de um modo geral, incluindo o uso para fabricação de material odontológico como retentores ortodônticos, pontes, mantenedores de espaço, aparelhos de substituição de dentes, talas, coroas, coroas parciais, dentaduras, pinos, dentes, jaquetas, inlays, onlays, facings, folheados, facetas, implantes, pilares, cilindros e conectores. 0 referido bloco é formado por um material compósito particulado, o qual compreende uma matriz polimérica (podendo ser este ou misturas destes: poliamidas, poliolefinas, poliarilates , poliésteres, poliimidas, poliarilatos, etc) , um componente particulado (podendo ser este ou misturas destes: sílica, borossilicato de vidro, quartzo, etc) e um material fibroso (podendo ser: fibra de vidro, de carbono, grafite, poliaramida, poliéster, poliamida ou mistura destes) . O dito material particulado está presente em uma quantidade de até cerca de 30% e o dito material fibroso podendo estar distribuído de forma aleatória ou uniformemente na matriz polimérica e em uma quantidade que pode variar de 20 a 30%.

[015] No mercado atualmente existem os discos e blocos de fibra de vidro comercializados sob a marca TRINIA™. Esse produto é composto por um entrelaçamento multidirecional de fibra de vidro e resina em várias camadas. Os discos e blocos de fibra de vidro TRINIA™ estão prontos para uso na fabricação de materiais via CAD/CAM e se destina a ser utilizado por técnicos dentários e dentistas para fazer copings, subestruturas ou barras para coroas anteriores ou posteriores, pontes e subestruturas que podem ser cimentadas ou não cimentadas tais como restaurações telescópicas.

[016] As desvantagens do bloco descrito pela patente US 6,846,181, e do bloco ou disco TRINIA™, é que os mesmos podem ser destinados a fabricação de uma variedade de materiais odontológicos. Para cada um destes materiais fabricados existe uma especificidade quanto as características físicas, químicas e mecânicas que o mesmo precisa apresentar. Por exemplo, dependendo da finalidade do material fabricado, o mesmo tem que ser capaz de suportar pressão em um único sentido ou em diferentes sentidos. Particularmente quando falamos de núcleos dentais que compreende pinos e partes coronárias, o mesmo precisa apresentar resistência e baixo módulo de elasticidade (alta flexibilidade), o que lhe seria conferido pelas fibras posicionadas no sentido longitudinal ao núcleo dental para suportar altas pressões das forças de mastigação. Outro ponto de extrema importância é que é necessário, além do alinhamento vertical das fibras ao longo do eixo do núcleo dental um volume de fibras superior a 20 a 30% citada na patente US supracitada. Para a indicação do uso para núcleos dentais (pino e parte coronária) é necessário um volume superior a 30%, idealmente entre 70 e 85%, tal como proposto pela invenção ora apresentada.

[017] Portanto não se tem conhecimento no estado da técnica de um material pré-fabricado de fibra, mais particularmente à base de: fibra de vidro, fibra de quartzo, fibra de carbono, fibra de polietileno ou fibra de aramida, ou combinação entre elas, unidirecionalmente ordenadas; resina, preferencialmente qualquer resina do tipo crosslink tais como, mas não limitadas a BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas; e radiopacificadores, pronto para ser utilizado na fabricação de materiais odontológicos, particularmente de materiais odontológicos que necessitam ser capazes de suportar pressão em um único sentido, mais particularmente de núcleos dentais, ou seja, núcleos dentais contendo pino e a parte coronária em uma única peça para próteses odontológicas. Além disso, não se tem conhecimento no estado da técnica de um bloco ou disco pré-fabricado de fibra podendo conter de 40 a 85% de fibras, podendo o bloco ou disco ser fabricado de vários tamanhos e dimensões distintas e de forma continua, incluindo, por exemplo, mas não limitativo à, discos com 98mm de diâmetro, com espessura podendo variar entre 14 a 22 mm, ou blocos retangulares de 40x19x15 mm, ou com qualquer outro formato, tamanho ou dimensão, a qual seria adequada para uso em aparelho CAD/CAM ou qualquer outro sistema de usinagem. De qualquer forma, as fibras estão unidirecionalmente ordenadas de modo que o núcleo dental fabricado a partir do bloco ou disco apresente as fibras dispostas no seu sentido longitudinal .

Objetivo da invenção

[018] A presente invenção tem como objetivo propor um material pré-fabricado, mais particularmente na forma de bloco ou disco pré-fabricado de fibra, mais particularmente a base de fibra de vidro, resina e radiopacificador (es ) , pronto para ser utilizado na fabricação via sistema CAD/CAM ou manualmente, incluindo mas não limitados por, usinagem, escultura, corte, moagem, gravura e abrasão, de materiais odontológicos, particularmente de materiais odontológicos que necessitam ser capazes de suportar forças mastigatórias elevadas, mais particularmente de núcleos dentais, ou seja, núcleos contendo pino e a parte coronária em uma única peça para próteses odontológicas. O bloco ou disco pré-fabricado de fibra podendo conter de 40 a 85% de fibra, em que as mesmas estão unidirecionalmente ordenadas de modo que o núcleo fabricado apresente as fibras dispostas no seu sentido longitudinal .

[019] Com a tecnologia proposta será possível obter um núcleo dental (pino + parte coronária) , a ser cimentado no canal preparado do dente para servir de reforço da raiz e suporte à prótese odontológica que será colocada sobre o mesmo, com todas as vantagens dos núcleos metálicos fundidos, todas as vantagens dos pinos pré-fabricados em fibras de vidro e todas as vantagens de ter um bloco ou disco pré- fabricado para fabricação de material odontológico, quais sejam: estética, flexibilidade, alta retentividade e facilidade técnica, sem apresentar as desvantagens conhecidas do estado da técnica.

Breve descrição da invenção

[020] Para atingir o objetivo da invenção, foi desenvolvido um material pré-fabricado de fibra, mais particularmente na forma de um bloco ou disco, pronto para ser utilizado na fabricação de materiais para uso na odontologia, particularmente de materiais odontológicos que necessitam ser capazes de suportar altas forças mastigatórias sem sofrer fraturas, mais particularmente para fabricação de núcleos dentais, ou seja, núcleos dentais contendo pino e a parte coronária em uma única peça para próteses odontológicas. 0 referido material pré-fabricado é constituído de fibra (s), resina (s) e radiopacificador (es ) , em que as fibras podem ser: fibra de vidro, fibra de quartzo, fibra de carbono, fibra de polietileno e fibra de aramida, ou combinação entre elas e as resinas podem ser qualquer resina, preferencialmente resina do tipo crosslink tais como, mas não limitadas a BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas e os radipacificadores podem ser: tungstato de cálcio, trifenilfosfina, zirconia, óxido de zirconia, óxido de bário, vidro de bário, carbonato de bismuto, ou combinações entre eles, mas não limitados a esses, agregados à resina ou presente na composição da fibra, em que as fibras estão unidirecionalmente ordenadas no referido material pré-fabricado de modo que o núcleo dental fabricado a partir dele apresente as fibras dispostas no seu sentido longitudinal (longo eixo do núcleo dental) .

Breve descrição das figuras

[021] A presente invenção será melhor compreendida com base na descrição, a seguir, tomada em conjunto com as figuras anexas, nas quais:

[022] A FIGURA 1 apresenta um dente com o canal preparado para receber um núcleo dental.

[023] A FIGURA 2 apresenta o referido material pré- fabricado em forma de disco e de bloco mostrando as fibras posicionadas unidirecionalmente em posição vertical.

[024] A FIGURA 3 apresenta secção do refereido material pré- fabricado em forma de disco e de bloco, apresentando as fibras unidirecionalmente ordenadas, com o material odontológico, mas particularmente o núcleo dental, sendo fabricado de modo que as fibras estejam ordenadas verticalmente ao seu longo eixo.

[025] A FIGURA 4 apresenta o núcleo dental fabricado a partir do referido material pré-fabricado, em que as fibras no núcleo dental estão posicionadas longitudinalmente em uma direção vertical, o que permitirá resistir às forças mastigatórias incidentes sobre o mesmo.

[026] A FIGURA 5 apresenta o núcleo dental, fabricado a partir do referido material pré-fabricado, em que as fibras no núcleo dental estão posicionadas longitudinalmente em uma direção vertical, o referido núcleo estando posicionado dentro do canal dental com suas partes componentes: pino e parte coronária.

Descrição detalhada da invenção

[027] A presente invenção se refere a um material pré- fabricado, mas particularmente na forma de bloco ou disco de fibra pronto para ser utilizado na fabricação de materiais para uso na Odontologia, particularmente para fabricação de quaisquer materiais odontológicos que necessitam da capacidade de suportar grandes esforços mastigatórios sem sofrer fraturas, mais particularmente para fabricação de núcleos dentais, ou seja, núcleos contendo pino e parte coronária em uma única peça para próteses odontológicas. O referido material pré-fabricado sendo constituído de fibra (s), resina (s) e radiopacificador (es) , em que a fibra compreende ao menos uma das fibras do grupo que consiste de: fibra de vidro, fibra de quartzo, fibra de carbono, fibra de polietileno ou fibra de aramida, ou combinação entre elas; ao menos uma resina, preferencialmente qualquer resina do tipo crosslink tais como: BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas, mas não limitados a essas; e ao menos um radipacificador, preferencialmente um dos radiopaci ficadores do grupo que consiste de: tungstato de cálcio, trifenilfosfina, zirconia, óxido de zirconia, óxido de bário, vidro de bário, carbonato de bismuto, ou combinações entre eles, mas não limitados a esses, agregados à resina ou presente na composição da fibra, em que as fibras estão unidirecionalmente ordenadas no referido material pré- fabricado de modo que o material odontológico fabricado a partir dele apresente as fibras dispostas no sentido em que o material odontológico fabricado seja capaz de suportar maior força na utilização, ou seja, suportar grandes esforços mastigatórios sem sofrer fraturas .

[028] O material pré- fabricado da presente invenção compreende de 40% a 85% de fibras, de 11% a 59% de resina e de 1% a 4% de radiopaci ficador na sua composição, mais particularmente de 70% a 85% de fibras, de 11% a 29% de resina e de 1% a 4% de radiopacificador, mais particularmente de 78% a 82% de fibras, de 14% a 21% de resina e de 1% a 4% de radiopacificador, em que o radiopaci ficador ( es ) pode estar agregado na resina ou na composição da fibra.

[029] Em uma modalidade adicional, a resina pode ser uma formulação a base de resina, preferencialmente resina do tipo crosslink tais como, mas não limitadas a BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas, a qual pode ainda compreender ao menos um agente endurecedor, ao menos um agente acelerador, ao menos um agente desmoldante e ao menos um pigmento, podendo os mesmos serem escolhidos dentre uma variedade de compostos que apresentam tais efeitos e que são amplamente conhecidos por um técnico no assunto.

[030] Particularmente o ao menos um agente endurecedor pode ser um composto a base de anidridos, mais particularmente do grupo que consiste de: anidrido hexahidroftálico (HHPA) , anidrido tetrahidroftálico (THPA) , anidrido metil nádico (NMA) , anidrido clorêndrico (HET), anidrido ftálico (PA), ou combinações entre eles, mas não limitados a esses; o ao menos um agente acelerador pode ser um composto a base de amina terciária, mais particularmente do grupo que consiste de: N,N- dimetilbenzilamina, isoforonadiamina (IPDA), benzil- dimetilamina (BDMA) ou combinações entre eles, mas não limitados a esses; o ao menos um agente desmoldante pode ser um composto a base de ésteres de ácidos graxos, mais particularmente do grupo que consiste de: Éster metílico de ácido graxo, Monoestearato de Glicerina, Ésteres de glicerol ou combinações entre eles, mas não limitados a esses; o ao menos um pigmento pode ser um composto a base de óxidos metálicos, mais particularmente do grupo que consiste de: óxido de ferro, óxido de titânio, óxido de cério ou combinações entre eles, mas não limitados a esses.

[031] Ainda mais particularmente o ao menos um agente endurecedor é o anidrido tetrahidroftálico (THPA) ; o ao menos um agente acelerador é o N, N-dimetilbenzilamina; o ao menos um agente desmoldante é o Monoestearato de Glicerina; e o ao menos um pigmento é o óxido de ferro e/ou óxido de titânio.

[032] Nesta modalidade adicional, a formulação a base de resina, sem o radiopacificador agregado, compreenderia: de 24 a 66% de resina, preferencialmente resina do tipo crosslink tais como, mas não limitadas a BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas; de 17,5% a 58,5% de ao menos um agente endurecedor; de 1,5% a 3,0% de ao menos um agente acelerador, de 0,5 a 3,0% de ao menos um agente desmoldante e de 5 a 23% de ao menos um pigmento. Já a formulação a base de resina, com o radiopacificador agregado, compreenderia: de 20 a 60% de resina, preferencialmente resina do tipo crosslink tais como, mas não limitadas a BIS- GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas; de 20,0% a 50,0% de ao menos um agente endurecedor; de 0,1% a 2,0% de ao menos um agente acelerador, de 0,2 a 2,0% de ao menos um agente desmoldante, de 10% a 30% de ao menos um radiopaci ficador e de 5 a 20% de ao menos um pigmento.

[033] No processo de obtenção dos referidos materiais pré-fabricados, mais particularmente em forma de blocos ou discos, as fibras são embebidas em uma resina ou formulação a base de resina, seguido de uma etapa de polimerização para formação de um corpo sólido o que pode ser realizado através de uma variedade de técnicas conhecidas no estado da técnica e aqui incorporadas como referência, como por exemplo, mas não limitativo para um técnico no assunto, por pultrusão, por prensagem, por injeção, por compressão, sendo preferencialmente por pultrusão ou por prensagem.

[034] Os materiais pré-fabricados, mais particularmente em forma de blocos ou discos de fibra da presente invenção, podendo o bloco ou disco ser fabricado de vários tamanhos e dimensões distintas e de forma continua, incluindo, por exemplo, mas não limitativo à, discos com 98mm de diâmetro, com espessura podendo variar entre 14 a 22 mm, ou blocos retangulares de 40x19x15 mm, ou com qualquer outro formato, tamanho ou dimensão, a qual seria adequada para uso em aparelho CAD/CAM ou qualquer outro sistema de usinagem.

[035] Eles podem então ser utilizados para fabricação de materiais odontológicos, particularmente de materiais odontológicos que necessitam ser capazes de suportar grandes esforços mastigatórios sem se fraturar, mais particularmente de núcleos dentais (pino e parte coronária) , via tecnologias como a CAD/CAM ou manualmente, incluindo mas não limitados por, usinagem, escultura, corte, moagem, gravura e abrasão.

[036] Embora a invenção acima tenha sido descrita em certo grau de detalhes a titulo de ilustração e exemplificação para fins de clareza e compreensão, será evidente gue certas alterações e modificações podem ser praticadas no escopo das reivindicações em anexo.

Exemplos

[037] A fim de verificar as propriedades do material pré-fabricado da presente invenção e demonstrar as vantagens do mesmo em resolver os problemas do estado da técnica mais próximo, realizamos testes no referido material pré- fabricado em forma de bloco ou disco da presente invenção para obtenção dos valores de Resistência Flexural; Módulo de Elasticidade Flexural e Densidade, para posterior comparação com as propriedades dos discos e blocos de fibra de vidro comercializados sob a marca TRINIA™.

[038] Comparando a composição dos discos e blocos de fibra de vidro TRINIA™ com o material pré- fabricado em forma de disco ou bloco da presente invenção fica claro que estes representam abordagens distintas, particularmente e principalmente no gue diz respeito ao ordenamento das fibras na composição do material pré-fabricado em forma de discos ou blocos. Tal como pode ser visto na tabela 1 abaixo, o material TRINIA™ compreende as fibras ordenadas de forma aleatória e multidirecional , o qual as fibras são impregnadas com resina em várias camadas. Já o material pré-fabricado da presente invenção compreende as fibras ordenadas unidirecionalmente e em uma concentração que pode variar de 40% a 85%, preferencialmente de 70% a 85%, mais preferencialmente de 78 a 82% da composição do material final .

[039] Tabela 1

[040] Nos testes realizados, o material pré-fabricado foi produzido na forma de disco ou bloco, com uma formulação apresentando de 40 de fibra. Esperamos nesses testes resultados de densidade de cerca de 2.10 g/cm3, preferencialmente superiores a este valor, com resultados de resistência mecânica (resistência flexural) e módulo elasticidade também melhorados em comparação ao estado da técnica. Nas modalidades preferenciais usadas nos testes, o material pré-fabricado foi produzido na forma de disco ou bloco, com uma formulação apresentando de 70% a 85% de fibra de vidro na composição final.

[041] Nesta modalidade preferencial, a resina ou formulação a base de resina compreendeu cerca de 11% a 29% da composição final. A formulação a base de resina podendo ou não agregar o radiopacificador .

[042] Sem o radiopacificado , a mesma compreendeu: de 24 a 66% de resina (isto é, resina do tipo crosslink tais como: BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas ) ; de 17,5% a 58, 5% de agente endurecedor; de 1, 5% a 3,0% de agente acelerador, de 0,5 a 3,0% de agente desmoldante e de 5 a 23% de pigmento. Nesse caso, de 1% a 4% de radiopacificador, em relação a composição final, estava presente na composição da fibra.

[043] Já a formulação a base de resina, com o radiopaci ficador agregado, compreendeu: de 20 a 60% de resina (isto é, resina do tipo crosslink tais como: BIS-GMA, epóxi, poliéster, resina ou combinação entre elas); de 20,0% a 50,0% de agente endurecedor; de 0,1% a 2,0% de agente acelerador, de 0,2 a 2,0% de agente desmoldante, de 10% a 30% de radiopaci ficador e de 5 a 20% de pigmento.

[044] A tabela 2 mostra o resultado dos testes de Resistência Flexural; Módulo de Elasticidade Flexural e Densidade de uma das modalidades preferenciais do material pré-fabricado em forma de disco ou bloco da presente inveção, comparado com os dados disponíveis dos discos e blocos de fibra de vidro TRINIA™.

[045] Tabela 2

[046] Os resultados mostram que o material pré- fabricado da presente invenção, compreendendo até 85% de fibras undirecionalmente ordenadas na posição longitudinal, em comparação com os discos e blocos de fibra de vidro TRINIA™, apresenta uma grande resistência mecânica (resistência flexural), sendo esta de 1100 Mpa no referido material contra 393 Mpa na TRINIA™. Além disso, o referido material apresenta um módulo elasticidade de 25 Gpa no refedio material contra 18,8 Gpa na TRINIA™. A elasticidade é importante pois proporciona aos materiais odontológicos, mais particularmente aos núcleos fabricados a partir do material pré-fabricado da presente invenção, a capacidade de absorver a pressão das cargas mastigatórias que o pino exerce diretamente no canal do dente, minimizando assim a possibilidade de fratura do dente.

[047] Os exemplos descritos neste relatório não são limitativos, permitindo que um técnico no assunto altere alguns aspectos ou componentes da presente ivenção, equivalentes as composições aqui descritas, sem se distanciar do escopo da presente invenção.