Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROCESS FOR MANUFACTURING HEAT-TREATED HELICALLY-ANGLED DENTAL INSTRUMENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/102528
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent pertains to the industry sector of equipment for the field of dentistry, more precisely the field of endodontics, and relates to a process for manufacturing billets for manufacturing helically-angled surgical instruments that have been heat treated before producing the helix angle. When the raw material (A) is to undergo quality inspection (B), and is to be checked in terms of the type of material and technical specifications, following said procedures, the material is stored in the warehouse and quarantined (C). The process is carried out according to the following steps: Step 1 - Cutting the wire to create NiTi blanks; Step 2 - Machining the blank to taper the instrument; Step 3 - Machining the tip of the blank; Step 4 - Heat treatment of the blank; Step 5 - Producing the helix angle; Step 6 - Mounting the blade on the handle; and Step 7 - Packaging and labelling.

Inventors:
ARTUR AZEVEDO BASSI HENRIQUE (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050519
Publication Date:
June 03, 2021
Filing Date:
December 04, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ARTUR AZEVEDO BASSI HENRIQUE (BR)
International Classes:
C22F1/10; A61C5/42; B23P15/46; B24B19/02
Foreign References:
US20180110588A12018-04-26
US20150164616A12015-06-18
US8644978B12014-02-04
US20190284664A12019-09-19
Attorney, Agent or Firm:
BATISTA AMIN, Samia (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE” onde a matéria-prima (A) passará pela inspeção de qualidade (B), e será conferida pelo seu tipo de material e especificações técnicas; após estes procedimentos, o material será armazenado no almoxarifado e ficará em quarentena (C), caracterizado por processo ser realizado de acordo com as seguintes etapas: Etapa 1- Corte do fio para criação dos blanks de NiTi; Etapa 2 - Usinagem do blank para formatação do taper do instrumento; Etapa 3 - Usinagem da ponta do blank; Etapa 4 - Tratamento térmico do Blank; Etapa 5 - Usinagem do ângulo helicoidal; Etapa 6- Montagem da lâmina no cabo (handle e; Etapa 7- Embalagem e rotulagem.

2. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por na Etapa 1- Corte do fio para criação dos blanks de NiTi - o fio de NiTi, que é armazenado em rolos, será picotado em blanks com comprimentos específicos; o corte é por cisalhamento e os blanks serão cortados em três comprimentos distintos.

3. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 e 2 caracterizado por na Etapa 2- Usinagem do blank para formatação do taper do instrumento - após o corte, os blanks serão loteados, e seguirão para a fase de rebarbamento por polimento, e após rebarbamento, o blank será levado para a confecção do taper (ou cone) da peça.

4. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 3 caracterizado por na Etapa 3 - Usinagem da ponta do blank - as limas endodônticas poderão apresentar vários formatos de ponta, preferencialmente com pontas inativas arredondadas; os blanks serão transformados em blanks cónicos com um determinado diâmetro de ponta; esta é a fase de confecção do taper (cone) de cada lima especificamente; todas as limas endodônticas fabricadas têm alguma conicidade, de 1% até 10%, sendo que quanto maior a porcentagem, maior a conicidade; tanto o diâmetro da ponta quanto a conicidade terão uma margem de tolerância de 0,02 mm de erro; após a confecção do taper e estabelecimento do diâmetro da ponta, os tarugos voltarão para a máquina de rebarbamento, onde permanecerão em processo de abrasão até que a ponta esteja arredondada (D).

5. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL

TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 4 caracterizado por na Etapa 4 - Tratamento térmico do Blank - o tratamento do blank é realizado após a confecção do taper da lima; nesta fase, os blanks com taper e ponta serão levados ao forno a uma temperatura específica, variando de 450 a 550 graus °C; cada lima exigirá uma temperatura específica de aquecimento, em razão da variação de seu respectivo diâmetro; uma vez confeccionada a ponta arredondada do instrumento, o blank cónico com ponta arredondada será levado ao forno para tratamento térmico do tarugo cénico de NiTi; durante esta fase, de acordo com o tempo de aquecimento, tempo e forma de resfriamento, o tarugo cénico de NiTi se torna um aço inoxidável, por sua estrutura cristalina um martensitico.

6. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL

TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 5 caracterizado por na Etapa 5 - Usinagem do ângulo helicoidal - o tarugo será usinado para confecção do ângulo helicoidal; após o tratamento térmico, este blank será levado à máquina CNC para ser confeccionado o ângulo helicoidal que caracterizará a lima endodôntica, sendo este produto também denominado de lâmina; a peça com ângulo helicoidal, que já será uma lâmina, será então levada para processo de lavagem (E) e remoção do óleo usado como resfriador; uma vez lavada, este lote será armazenado e levado a montagem da lima. 7. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL

TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 6 caracterizado por a Etapa 6 - Montagem da lâmina no cabo (handle) - consistir na montagem da lâmina (tarugo com angulo hélicoidal), por uso de colas ou por apertamento (crimpagem); a montagem (F) será realizada usando uma lâmina e um cabo (handle); este cabo apresentará um orifício no qual se encaixará a lâmina.

8. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL

TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 7 caracterizado por a Etapa 7- Embalagem e rotulagem - consistir na embalagem e rotulagem do produto que posteriormente será estocado (G).

9. “PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL

TRATADO TERMICAMENTE” de acordo com as reivindicações 1 a 8 caracterizado por em todas as etapas do processo são realizados o controle de qualidade do produto (C.Q).

Description:
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE INSTRUMENTO ODONTOLÓGICO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE

[01] A presente patente de invenção aplica-se na área na indústria de equipamentos para a área odontológica, mais precisamente na área de endodontia, e refere-se a processo de fabricação de tarugo para fabricação de instrumentos cirúrgicos com ângulo helicoidal tratado termicamente antes da usinagem do ângulo helicoidal.

[02] Atualmente os produtos apresentam tratamento térmico posterior à usinagem, sendo que somente após finalizada a usinagem do tarugo ou blank, é levado ao forno de tratamento térmico. O processo de fabricação de limas endodônticas usinadas segue o mesmo roteiro ou processo, em que a liga é fornecida em forma de fio, que é cortado em um determinado tamanho e submetido a processo de usinagem que irá determinar uma conicidade, e, por fim, estes blanks são usinados com ângulos helicoidais. Finalizado o processo de usinagem, este blank com ângulo helicoidal será submetido a tratamento térmico.

[03] Em resumo, todas as indústrias seguem o processo predeterminado, com o corte do blank, usinagem para taper e ponta de usinagem das helicoidais, e, por fim, o tratamento térmico.

[04] A sequência deste processo apresenta desvantagem, pois, durante o processo de tratamento térmico realizado exclusivamente no final, o instrumento que estava bastante afiado após sua usinagem, perde essa eficiência de corte devido ao calor gerado durante o tratamento térmico, em razão das temperaturas elevadas que fazem com que os ângulos das arestas cortantes se tornem abauladas.

[05] Essa perda de corte gera perda de eficiência de corte. Desta forma, ao perder eficiência de corte, a operação clínica se torna mais demorada e perigosa, pois o instrumento, ao se tornar menos efetivo, exige mais força do profissional pra executar o trabalho. Este excesso de força gera mais fadiga ao instrumento, o que poderá gerar acidentes, tal como a quebra da lima dentro do canal.

[06] A PI 1012228-1 - "Método para fabricação de tubos sem costura" - refere- se a um método para fabricar tubos de aço sem costura no qual um tarugo formado de, em percentual de massa. C: 0,15 a 0,35%, Si: 0,05 a 0,5%. Mn: 0,1 a 1 ,5%, Cr: 0,2 a 1 ,5%, Mo; 0,1 a 1 ,5%, Ti: 0,005 a 0,50%, AI: 0,001 a 0,50%, o saldo sendo Fe e impurezas na composição de 0,1% ou menos de Ni, 0,04% ou menos de P, 0,01% ou menos de S, 0,01% ou menos de N, e 0,01% ou menos de 0, é perfurado a quente e laminado a quente, e tratamento térmico posterior é realizado, em que um tubo de aço laminado a quente é arrefecido por arrefecimento brusco direto a partir de uma temperatura não menor do que o ponto de transformação Ar3; de forma subsequente, o tubo de aço é submetido ao tratamento térmico em uma temperatura não menor do que 450 Q e não maior do que o ponto de transformação Ac1 em equipamento de tratamento térmico conectado a um aparelho de arrefecimento brusco para realizar o arrefecimento brusco direto; e ainda o tubo de aço submetido ao tratamento térmico é reaquecido, arrefecido por arrefecimento brusco a partir de uma temperatura não menor do que o ponto de transformação Ac3, e revenido em uma temperatura não maior do que o ponto de transformação Ac1. A ocorrência de fratura retardada como craqueamento por choque e craqueamento por armazenamento pode ser suprimida sem uma influência adversa no desempenho do produto. A PI 1012228-1 difere-se da presente patente, pois neste método o tratamento térmico é posterior e existe apenas transformação de fase (Austenita para Martensita), não ocorrendo fusão de componentes, como no processo ora descrito.

[07] A PI 9901614-1 - "Processo de obtenção de uma ferramenta de corte industrial" - compreendendo as etapas de: submeter uma porção de aço carbono a uma usinagem, determinando uma base para a ferramenta com uma porção de sustentação e fixação da referida ferramenta de corte junto a equipamento e/ou máquina de corte e com uma porção periférica que serve de leito para acomodação da lâmina de corte; sendo que sobre o leito da base é acomodada uma lâmina de metal não ferroso que recobre todas as faces desse leito; sendo que sobre esse último acomoda-se uma lâmina de corte, constituída por uma placa delgada de aço liga com temperatura de têmpera bastante próxima do ponto de fusão da lâmina de metal não ferroso; sendo que após a montagem e acomodação das partes que compõem a ferramenta de corte, esse conjunto assim formado é levado a um forno e submetido à uma temperatura entre 800° e 1200° C por um tempo de cerca de 5 à 60 minutos, provocando a fusão do metal não ferroso que atuará como elemento ligante, entre a base de aço carbono e a lâmina de aço liga; sendo em seguida à fusão, simultaneamente a ferramenta de corte é submetida a uma brusca queda de temperatura, através de um choque térmico, voltando ao estado sólido, de modo que o aço liga apresente-se temperado e fixado ao aço carbono. A PI 9901614-1 difere-se da presente patente por apresentar um processo de fusão, enquanto na presente patente não ocorre processo de fusão.

[08] A US6463669B1 - “Apparatus for checking the shape of a part” - refere- se a aparelho para verificar a forma de uma peça, tendo uma porção que é um cilindro de revolução em torno de um eixo e uma face de extremidade de referência. O aparelho inclui uma base e um arranjo de suporte montado na base para receber a porção de cilindro e compreendendo duas peças em forma de V. É provida uma disposição de posicionamento para posicionar a peça axialmente em relação à face final de referência. Um mecanismo é fornecido para conduzir a peça em rotação em torno do eixo. O arranjo de posicionamento compreende uma porção retilínea com uma extremidade hemisférica que proporciona um suporte para a face final. A porção retilínea é montada de forma deslizante na base ao longo de uma direção que forma, em relação ao eixo, um ângulo correspondente à metade do ângulo das peças em forma de V. A US6463669B1 difere-se da presente patente por se tratar de um aparelho para criação de tarugos/lâminas, e por sua vez a presente patente é um processo de usinagem com tratamento térmico prévio.

[09] No processo de fabricação desenvolvido e descrito na presente patente, o insumo a ser utilizado para a fabricação de instrumentos cirúrgicos, que poderá ser um blank de liga metálica níquel e titânio (NiTi) super elástico ou material com propriedades equivalentes, é tratado termicamente antes da usinagem do angulo helicoidal. Desta forma, após a confecção do taper do blank, se faz o tratamento térmico e somente após o tratamento térmico é que realizada a finalização com a usinagem com os ângulos helicoidais desejados. Assim, preserva-se a afiação das lâminas dos helicoidais.

[010] O objetivo do tratamento térmico do blank de liga metálica níquel e titânio (NiTi) super elástico é alterar as características mecânicas deste, aumentando o número de ciclos de fadiga cíclica que o instrumento passará a suportar. Ao realizar o tratamento térmico, o NiTi, que na temperatura ambiente encontra-se em fase autêntica, passa para a fase martensítica. Nesta fase, ele perderá sua memória de forma, característica indesejada para endodontia, e aumentará significativamente a capacidade de suportar ciclos repetitivos de tensão.

[011] Sob o ponto de vista prático, esta alteração de fase aumentará significativamente a segurança de uso, pois um dos principais motivos de falhas destas limas endodônticas é a fadiga. Sob o ponto de vista da manufatura, o tarugo em fase martensítica será mais difícil de usinar, pois se torna muito maleável. Entretanto, ao se desenvolver ferramentas específicas para manter o tarugo em posição durante a usinagem, o processo se torna mais efetivo, pois o tarugo se torna mais macio e o número de afincoes do rebolo são menores. Sob o ponto de vista prático, a grande vantagem é o aumento do número de ciclos de fadiga, entretanto, ao se realizar a confecção do angulo helicoidal após o tratamento térmico, aumentará o poder de corte dos instrumentos.

[012] Existem duas teorias para este maior poder de corte:

[013] a) ao se usinar a lima pós tratamento (tarugo martensitico), o aquecimento gerado nas bordas de corte da lâmina produz um efeito de endurecimento destas, provocando maior corte;

[014] b) ao se realizar o tratamento térmico pós execução do ângulo helicoidal (ângulo de corte), existe uma deposição de uma camada de óxido de titânio, que provoca um abaulamento do ângulo de corte.

[015] Por conseguinte, o tratamento térmico realizado no blank, oferece muitas vantagens sobre o tratamento realizado na lima propriamente dita. O presente processo não implica em tratar termicamente as limas endodôntica e sim os tarugos.

[016] O processo ora descrito apresenta as seguintes vantagens:

[017] - preservação do ângulo de corte da aresta do helicoidal;

[018] - aumento da eficiência da usinagem pelo amaciamento do alloy;

[019] - as afinações de rebolo são menos recorrentes;

[020] - aumento considerável da capacidade de corte do instrumento pela preservação do ângulo de corte da aresta cortante.

[021] A Figura 1 ilustra o fluxograma com as etapas do processo.

[022] De acordo com o fluxograma, o presente processo é realizado de acordo com os seguintes procedimentos e etapas:

[023] Primeiramente, a matéria-prima (A) passará pela inspeção de qualidade (B), onde será conferida pelo seu tipo de material e especificações técnicas; após estes procedimentos, o material será armazenado no almoxarifado e ficará em quarentena (C).

[024] Etapa 1- Corte do fio para criação dos blanks de NiTi - O fio de NiTi, que é armazenado em rolos, será picotado em blanks com comprimentos específicos. O método de corte é por cisalhamento. Às peças cortadas dá-se o nome de blanks que serão cortados em três comprimentos distintos, que serão os comprimentos dos produtos finais.

[025] Etapa 2 - Usinagem do blank para formatação do taper do instrumento - Após o corte, os blanks serão loteados, e seguirão para a fase de rebarbamento por polimento, e após rebarbamento, o blank será levado para a confecção do taper (ou cone) da peça.

[026] Etapa 3 - Usinagem da ponta do blank - As limas endodônticas poderão apresentar vários formatos de ponta, preferencialmente com pontas inativas arredondadas. Os blanks serão transformados em blanks cónicos com um determinado diâmetro de ponta. Esta é a fase de confecção do taper (cone) de cada lima especificamente. Todas as limas endodônticas fabricadas têm alguma conicidade, de 1% até 10%, sendo que quanto maior a porcentagem, maior a conicidade. Tanto o diâmetro da ponta quanto a conicidade também serão bastante precisos e respeitarão uma margem de tolerância de 0,02 mm de erro. [027] Após a confecção do taper e estabelecimento do diâmetro da ponta, os tarugos voltarão para a máquina de rebarbamento, onde permanecerão em processo de abrasão até que a ponta esteja arredondada (D).

[028] Etapa 4 - Tratamento térmico do Blank - O tratamento do blank é realizado após a confecção do taper da lima. Nesta fase, os blanks com taper e ponta serão levados ao forno a uma temperatura específica, variando de 450 a 550 graus °C. Cada lima exigirá uma temperatura específica de aquecimento, em razão da variação de seu respectivo diâmetro.

[029] Uma vez confeccionada a ponta arredondada do instrumento, o blank cênico com ponta arredondada será levado ao forno para tratamento térmico do tarugo cênico de NiTi. Durante esta fase, de acordo com o tempo de aquecimento, tempo e forma de resfriamento, o tarugo cênico de NiTi se torna um aço inoxidável, por sua estrutura cristalina um martensitico. [030] Etapa 5 - Usinagem do ângulo helicoidal - O tarugo será usinado para confecção do ângulo helicoidal. Após o tratamento térmico, este blank será levado à máquina CNC objetivando ser confeccionado o ângulo helicoidal que caracterizará a lima endodôntica pretendida, sendo este produto também denominado de lâmina.

[031] A peça com ângulo helicoidal, que já será uma lâmina, será então levada para processo de lavagem (E) e remoção do óleo usado como resfriador. Uma vez lavada, este lote será armazenado e levado a montagem da lima.

[032] Etapa 6- Montagem da lâmina no cabo (handle) - Consiste na montagem da lâmina (tarugo com angulo hélicoidal), por uso de colas ou por apertamento (crimpagem). A montagem (F) será realizado usando uma lâmina e um cabo (handle). Este cabo apresentará um orifício no qual se encaixará a lâmina.

[033] Etapa 7- Embalagem e rotulagem - Consiste na embalagem e rotulagem do produto que posteriormente será estocado (G).

[034] Em todas as etapas do processo são realizados o controle de qualidade do produto (C.Q).

[035] Em resumo, o PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TARUGO COM ÂNGULO HELICOIDAL TRATADO TERMICAMENTE apresenta as seguintes etapas: corte em tarugos; taper/ponta; arredondamento da ponta; tratamento térmico realizado no tarugo de Niti; confecção de ângulo helicoidal que caracterizam as limas; montagem; lavagem; rotulagem/embalagem.

[036] No presente processo, mantêm-se a vantagem do tratamento térmico nos produtos, porém, em sendo realizado em uma fase anterior à usinagem, será garantida a segurança, sem perder a eficiência de corte da ferramenta. Do ponto de vista económico, a inversão da etapa da usinagem no processo, não resulta em alteração do resultado, muito embora, ao ser realizar a usinagem de tarugos já tratados apresentará aumento de produtividade.