Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROCESS FOR SYNTHESISING A POLYMER, POLYMER, PROCESS FOR PRODUCING EMULSIFYING BASES, EMULSIFYING BASES, AND USE OF A POLYMER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/010197
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to polymers of polysaccharides modified with α, β-unsaturated organic acids, to processes for producing said polymers and to the uses thereof. The present invention also discloses emulsifying bases and the processes for producing same. More specifically, the present invention discloses polymers produced by tetrasaccharides containing residues of α-L-rhamnose, β-D-glucuronic acid and β-D-glucose modified with itaconic acid by processes of graft polymerisation, as well as the use of said polymers as sustainable alternatives to the polyacrylics commonly used in the cosmetics, pharmaceutical, veterinary and household care industries. The present invention pertains to the fields of personal hygiene, cosmetics, chemistry, biochemistry and pharmaceuticals.

Inventors:
PRINCIVAL CLEVERSON ROGÉRIO (BR)
MUSSI LILIAN (BR)
KATEKAWA EDSON (BR)
MAGALHÃES WAGNER VIDAL (BR)
TOLEDO ANTÔNIO MATIAS NAVARRETE DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050311
Publication Date:
February 09, 2023
Filing Date:
August 05, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CHEMYUNION LTDA (BR)
International Classes:
C08F251/00; C08F2/16; C08F220/06; C08F222/02; C08F222/06
Foreign References:
US5227446A1993-07-13
US4029616A1977-06-14
US8853144B22014-10-07
Other References:
"Personal Hygiene, Cosmetics, Chemistry, Biochemistry, Veterinary", PHARMACEUTICALS
Attorney, Agent or Firm:
REMER VILLAÇA & NOGUEIRA ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL S/S et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
28

Reivindicações

1 . Processo de síntese de um polímero caracterizado por compreender as seguintes etapas: i) aquecimento de um meio reacional aquoso compreendendo de 0,5 mol/L a 2,0 mol/L de agente neutralizante e de 10% a 70% em massa de pelo menos um ácido orgânico a,[3-insaturado de 3 a 5 carbonos a uma temperatura entre 50 °C a 85 °C; ii) adição de pelo menos um polissacarídeo ao sistema obtido ao final da etapa i), em que a proporção mássica de ácido orgânico ot,|3- insaturado:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20; iii) adição de um iniciador radicalar na quantidade de 0,001 % a 10%, em massa ao sistema, conforme obtido ao final da etapa ii), por 3h a 12h.

2. Processo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo ácido orgânico a, [3-insaturado de 3 a 5 carbonos ser selecionado do grupo consistindo de ácido maleico e seus derivados, ácido fumárico e seus derivados, a-metileno- Y-butirolactona, vinilpirrolidona, ácido acrílico, anidrido itacônico, anidrido maleico, cloreto de metacriloil oxietil trimetil amónio e suas combinações.

3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelos polissacarídeos compreenderem resíduos de a-L-ramnose, ácido |3-D- glucurônico, [3-D-glucose, amilose, amilopectina, glicose, N-acetilglicosamina e glucosamina.

4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo iniciador radicalar ser selecionado do grupo consistindo de persulfato de amónio, persulfato de potássio, enzima lacase, peróxido de hidrogênio, terc-butil hidroperóxido, azobis(isobutironitrila), peróxido de benzoíla e suas combinações.

5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo agente neutralizante ser hidróxido de sódio, hidróxido de potássio ou carbonato de amónio. 6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo meio reacional conforme descrito na etapa i) compreender, adicionalmente, de 1 % a 70% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22.

7. Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo agente reticulante ser éter tetraalílico de pentaeritritol ou N',N-metileno-bis-acrilamida e pelo agente surfactante ser alquil poliglicerol.

8. Polímero caracterizado por ser um polissacarídeo modificado com ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos, em que a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20.

9. Polímero, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por ser modificado, adicionalmente, por pelo menos um dos compostos selecionados dentre agentes reticulantes; surfactantes e óleos vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22.

10. Polímero, de acordo com a reivindicação 8 ou 9, caracterizado por ser produzido por um processo conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7.

1 1 . Processo de produção de bases emulsionantes caracterizado por compreender as seguintes etapas: i) adição a um sistema sob agitação de 500rpm a 2000rpm e a uma temperatura de 50 °C a 90 °C de 1 % a 80% em massa de um polímero conforme definido em qualquer uma das reivindicações 8 a 10 e de 20% a 99% de pelo menos um excipiente; ii) após solubilização dos componentes do sistema obtido ao final da etapa i), promoção da flocagem do sistema; iii) isolamento do produto obtido ao final da etapa ii).

12. Base emulsionante caracterizada por compreender em sua composição de 1 % a 80% em massa de um polímero conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7. 13. Base emulsionante, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada por ser produzida por um processo conforme definido na reivindicação 11 .

14. Uso de um polímero conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7 caracterizado por ser como espessante, modificador sensorial ou formador de filmes.

15. Uso, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo polímero estar compreendido em uma base emulsionante conforme definida na reivindicação 12 ou 13.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

PROCESSO DE SÍNTESE DE UM POLÍMERO, POLÍMERO, PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BASES EMULSIONANTES, BASES EMULSIONANTES E USO DE UM POLÍMERO

Campo da Invenção

[0001] A invenção trata de processos de síntese de polímeros, polímeros de polissacarídeos modificados com ácidos orgânicos a, [3-insaturados, uso dos ditos polímeros, bases emulsionantes e seus processos de produção. A presente invenção situa-se nos campos da Higiene Pessoal, Cosmética, Química, Bioquímica, Veterinária e Farmacêutica.

Antecedentes da Invenção

[0002] Os polímeros sintéticos fazem parte do nosso cotidiano e representam uma das classes de materiais mais versáteis que existem, apresentando inúmeras aplicações. No setor cosmético, os acrilatos ocupam posição de destaque. Dentre os acrilatos, podemos mencionar o poliacrilato de sódio, polímero derivado de sal de sódio e ácido poliacrílico, o qual apresenta inúmeras aplicações na área cosmética; os poliacrilatos superabsorventes (SAPs), que atuam como doador de viscosidade, emulsionantes e estabilizantes, são de particular relevância. Além do uso em cosméticos, os polímeros superabsorventes têm seu uso em velas, curativos, pacotes de terapia quente e fria, fraldas, aplicação no agronegócio para absorção de água no solo, entre outras aplicações.

[0003] As questões ambientais e de sustentabilidade estão se tornando críticas para as empresas de produtos de consumo humano e animal, as quais devem estar cientes do impacto ambiental de seus produtos em todo o ciclo de vida. Por exemplo, a associação dos chamados microplásticos (partículas sólidas e esféricas que possuem tamanho menores que 5 mm) a danos ao ecossistema aquático tem sido relatada. Consoante a isso, observa-se uma crescente preocupação com o impacto global de polímeros constituídos por poliacrílicos, pela sua origem não renovável e sua degradação bastante lenta na natureza, a despeito de serem os principais responsáveis por aspectos positivos na textura e propriedades sensoriais em formulações cosméticas. Um comportamento importante por parte dos consumidores de produtos cosméticos e que merece ser ressaltado é que estes avaliam imediatamente as características sensoriais de um produto quando aplicado na pele - e a percepção auferida nesse processo se torna um dos principais motivadores do processo de compra (e recompra). Por este motivo, a busca por alternativas naturais e/ou biodegradáveis aos poliacrilatos, sem perder as características sensoriais e os aspectos de estabilidade funcional promovidos por essa classe de polímeros é não apenas desejável, mas também imperativo.

[0004] As indústrias cosméticas, alimentícias e farmacêuticas vêm investindo no emprego de alguns tipos de polissacarídeos, como gomas e amidos, como estruturantes e agentes doadores de viscosidade. Os polissacarídeos são carboidratos complexos que apresentam em sua estrutura química muitos grupos hidroxila, e em alguns casos, grupos carboxila e amida; estes grupos funcionais podem interagir fortemente com moléculas de água, aumentando a viscosidade de um sistema. Do ponto de vista sensorial, grande parte dos polissacarídeos apresentam propriedades distintas dos acrilatos, pois promovem baixa espalhabilidade e alta adesividade, propriedades não apreciadas em formulações cosméticas para pele.

[0005] Recentemente, as indústrias química e cosmética vêm buscando novas alternativas para produzir polímeros mais sustentáveis, biodegradáveis, ambientalmente atraentes e com sensorial adequado para área cosmética.

[0006] Dessa forma, há, no estado da técnica, uma necessidade de novos produtos - como espessantes em aplicações cosméticas -, desenvolvidos a partir de matérias-primas renováveis e por meio de processos sintéticos sustentáveis, e que se apresentem como uma alternativa eficiente ao uso de poliacrilatos. [0007] Assim, do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

[0008] Dessa forma, a presente invenção soluciona os problemas do estado da técnica por meio do desenvolvimento de polímeros de polissacarídeos modificados com ácidos orgânicos a, [3-insaturado, de 3 a 5 carbonos, processos de produção dos ditos polímeros e seus usos. Ainda, a presente invenção revela bases emulsionantes compreendendo o dito polímero e seus processos de produção. Mais especificamente, a presente invenção revela polímeros que são alternativas sustentáveis frente aos poliacrílicos comumente utilizados na indústria de cosméticos, farmacêutica, veterinária e de cuidados do lar.

[0009] Em um primeiro objeto, a presente invenção revela um processo de síntese de um polímero compreendendo as seguintes etapas: i) aquecimento de um meio reacional aquoso compreendendo de 0,5 mol/L a 2,0 mol/L de agente neutralizante e de 10% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos até uma temperatura entre 50 °C a 85 °C; ii) adição de polissacarídeos ao sistema obtido ao final da etapa i), em que a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20; iii) remoção de gases em solução do sistema obtido após a realização da etapa ii); iv) adição ao sistema, conforme obtido ao final da etapa iii), de um iniciador radicalar em quantidade de 0,001 % a 10%, em massa e, com o sistema em atmosfera inerte, aguardo por 3h a 12h;

[0010] Em um segundo objeto, a presente invenção revela um polímero que é um polissacarídeo modificado com ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos, em que a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3- insaturados:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20.

[0011] Em um terceiro objeto, a presente invenção revela um processo de produção de bases emulsionantes compreendendo as seguintes etapas: i) adição a um sistema sob fluxo de nitrogênio, agitação de 500rpm a 2000rpm e a uma temperatura de 50 °C a 90 °C de:

- 10% a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente;

- 1 % a 50% surfactantes de alto e baixo HLB;

- 2% a 50% de ceras;

- 5% a 60% de óleos vegetais;

- 0,1 % a 30% de ésteres;

- 0,1 % a 30% de polióis; ii) promoção da flocagem do sistema após solubilização dos componentes do sistema obtido ao final da etapa i); iii) isolamento o produto de interesse obtido ao final da etapa ii).

[0012] Em um quarto objeto, a presente invenção revela uma base emulsionante compreendendo em sua composição de 10% a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente.

[0013] Em um quinto objeto, a presente invenção revela o uso de um polímero conforme definido anteriormente como espessante, modificador sensorial ou formador de filmes.

[0014] Em um sexto objetivo, a presente invenção revela a combinação do polímero definido anteriormente com gomas em bases cosméticas.

[0015] Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e serão descritos detalhadamente a seguir.

Breve Descrição das Figuras

[0016] São apresentadas as seguintes figuras:

[0017] A figura 1 exibe um espectro no infravermelho FTIR-ATR do copolímero ISG1. [0018] A figura 2 apresenta um reograma para solução polimérica de IGM (1 ,5% (p/p))-

[0019] A figura 3 exibe um reograma para solução polimérica de IGS1 (1 ,5%

(p/p))-

[0020] A figura 4 exibe um reograma para solução polimérica de IGS2 (1 ,5%

(p/p))-

[0021] A figura 5 exibe um reograma para solução polimérica de referência (1 ,5% (p/p)).

[0022] A figura 6 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação para solução polimérica de IGM (1 ,5% (p/p)).

[0023] A figura 7 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação para solução polimérica de IGS1 (1 ,5% (p/p)).

[0024] A figura 8 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação para solução polimérica de IGS2 (1 ,5% (p/p).

[0025] A figura 9 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação para solução polimérica de referência (1 ,5% (p/p)).

[0026] A figura 10 apresenta um reograma para o gel creme contendo o polímero de referência.

[0027] A figura 11 apresenta um reograma para o gel creme contendo o polímero ISG1.

[0028] A figura 12 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação y (s1 ) para o gel creme contendo o polímero de referência.

[0029] A figura 13 apresenta um gráfico de viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação y (s-1 ) para o gel creme contendo o polímero ISG1 .

[0030] A figura 14 apresenta uma microscopia óptica do gel creme (3% p/p) contendo o polímero IGS1.

[0031] A figura 15 apresenta uma microscopia de luz polarizada do gel creme (3% p/p) contendo o polímero IGS1 .

[0032] A figura 16 apresenta um esquema sintético da reação de polimerização por enxertia entre polissacarídeos e itaconato de sódio. [0033] A figura 17 exibe um reograma para a base cosmética contendo o polímero IGS2 (0,75% (p/p)) e xantana.

[0034] A figura 18 exibe o reograma relacionando a viscosidade em função da taxa de deformação para base cosmética contendo o polímero IGS2 (0,75% (p/p)) e goma xantana.

[0035] A figura 19 apresenta o módulo elástico (G’) e módulo viscoso (G”) em função da amplitude para base cosmética contendo o polímero IGS2 (0,75% (p/p)) e goma xantana.

[0036] A figura 20 apresenta o comportamento da “Frequency Sweep” para base cosmética contendo o polímero IGS2 (0,75% (p/p)) e goma xantana.

[0037] A figura 21 apresenta a microscopia de luz polarizada para base cosmética contendo o polímero IGS2 e goma xantana em um aumento de 20 vezes.

Descrição Detalhada da Invenção

[0038] A presente invenção compreende polímeros de polissacarídeos modificados com ácidos orgânicos a, [3-insaturado, de 3 a 5 carbonos, processos de produção dos ditos polímeros e seus usos. Ainda, a presente invenção revela bases emulsionantes compreendendo os ditos polímeros e seus processos de produção. Mais especificamente, em uma concretização o presente pedido revela polímeros produzidos por tetrassacarídeos contendo resíduos de a-L- ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3-D-glucose ou [3-D-manose modificados com ácido itacônico por processos de polimerização por enxertia e o uso dos ditos copolímeros como alternativas sustentáveis frente aos poliacrílicos comumente utilizados na indústria de cosméticos, farmácia, veterinária e de cuidados do lar. [0039] A hibridização de polímeros naturais com polímeros sintéticos é de grande interesse no desenvolvimento de novos materiais, pois podem apresentar propriedades superiores em termos de reologia, viscosidade e biodegradabilidade em comparação com os polímeros naturais ou sintéticos isoladamente. [0040] O presente copolímero foi desenvolvido por meio de reações de polimerização por enxertia analisando a estrutura molecular dos monômeros, interações intermoleculares, propriedades reológicas dos copolímeros bem como a origem das matérias primas.

[0041] Em uma concretização, utilizou-se ácido orgânico a,[3-insaturado, preferencialmente ácido itacônico; polissacarídeos, preferencialmente tetrassacarídeos contendo resíduos de a-L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3- D-glucose e/ou [3-D-manose; persulfato de amónio como iniciador radicalar; hidróxido de sódio como agente neutralizante; éter tetraalílico de pentaeritritol ou N',N-metileno-bis-acrilamida como agente reticulante; alquil poliglicerol como agente surfactante; e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22 para sintetizar os copolímeros itacônicos. As reações foram conduzidas numa faixa de temperatura entre 50 °C a 85 °C.

[0042] Dessa forma, a presente invenção apresenta uma alternativa aos poliacrílicos comumente utilizados na indústria, com características físico- químicas satisfatórias e próximas ao poliacrilato de sódio e performance surpreendente nas aplicações pretendidas. Mais especificamente, os polímeros do presente pedido de patente podem ser utilizados em bases emulsionantes, com surpreendente resultado no perfil sensorial, com baixa pegajosidade e alta viscosidade, promovendo uma sensação superior e agradável ao toque, propriedade altamente valiosa para aceitação, uso e comercialização do produto. [0043] Em um primeiro objeto, a presente invenção revela um processo de síntese de um polímero compreendendo as seguintes etapas: i) aquecimento de um meio reacional aquoso compreendendo de 0,5 mol/L a 2,0 mol/L de agente neutralizante e de 10% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos até uma temperatura entre 50 °C a 85 °C; ii) adição de polissacarídeos ao sistema obtido ao final da etapa i), em que a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20; iii) adição de um iniciador radicalar em quantidade de 0,001 % a 10%, em massa ao sistema conforme obtido ao final da etapa ii), e aguardo por 3h a 12h; [0044] Em uma concretização, após a etapa ii) o processo compreende uma etapa de remoção de gases em solução do sistema obtido após a realização da etapa ii). Em uma concretização, o sistema da etapa iii) está sob atmosfera inerte.

[0045] Em uma concretização, durante a etapa iii) deve-se aguardar de 4h a 12h. Em uma concretização, durante a etapa iii) deve-se aguardar de 5h a 12h. Em uma concretização, durante a etapa iii) deve-se aguardar de 5h a 10h.

[0046] Em uma concretização, é adicionado de 0,001 % a 5%, em massa, de um iniciador radicalar. Em uma concretização, é adicionado de 0,001% a 2%, em massa, de um iniciador radicalar. Em uma concretização, é adicionado de 0,10% a 5%, em massa, de um iniciador radicalar. Em uma concretização, é adicionado de 0,25% a 5%, em massa, de um iniciador radicalar. Em uma concretização, é adicionado de 1 % a 5%, em massa, de um iniciador radicalar. Em uma concretização, é adicionado de 1 % a 2%, em massa, de um iniciador radicalar.

[0047] Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3- insaturados:polissacarídeos é de 20:80 a 80:20. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 30:70 a 70:30. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 40:60 a 60:40. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 50:50.

[0048] Em uma concretização, a temperatura da etapa i) é de 60 °C a 75 °C.

[0049] Em uma concretização, o meio reacional compreende de 30% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 40% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 50% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3- insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 50% a 70% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 40% a 60% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 30% a 50% em massa de ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos. Em uma concretização, o meio reacional compreende de 40% a 50% em massa de ácidos orgânicos a, [3- insaturados de 3 a 5 carbonos.

[0050] Em uma concretização, o ácido orgânico a, [3-insaturado de 3 a 5 carbonos é selecionado do grupo consistindo de ácido maleico e seus derivados, ácido fumárico e seus derivados, a-metileno-y-butirolactona, vinilpirrolidona, ácido acrílico, anidrido itacônico, anidrido maleico, cloreto de metacriloil oxietil trimetil amónio e combinações dos mesmos. Em uma concretização, o ácido orgânico a, [3-insaturado de 3 a 5 carbonos é ácido itacônico.

[0051] Em uma concretização, os polissacarídeos são polissacarídeos compreendendo resíduos de a-L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico, [3-D-glucose, amilose, amilopectina, glicose, N-acetilglicosamina e glucosamina. Em uma concretização, os polissacarídeos são tetrassacarídeos contendo resíduos de a- L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico, [3-D-glucose, [3-D-manose e a- galactopiranosídeos.

[0052] Em uma concretização, o iniciador radicalar é selecionado do grupo consistindo de persulfato de amónio, persulfato de potássio, enzima lacase, peróxido de hidrogênio, terc-butil hidroperóxido, azobis(isobutironitrila), peróxido de benzoíla e combinações dos mesmos. Em uma concretização, o iniciador radicalar é persulfato de amónio.

[0053] Em uma concretização, o meio reacional compreende de 0,8 mol/L a 1 ,5 mol/L de agente neutralizante. Em uma concretização, o agente neutralizante é selecionado em grupo consistindo de hidróxido de sódio, hidróxido de potássio ou carbonato de amónio.

[0054] Em uma concretização, o meio reacional, conforme descrito na etapa i) compreende, adicionalmente, de 1 % a 70% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22.

[0055] Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 20% a 70% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 30% a 70% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 40% a 70% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 20% a 50% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 30% a 60% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 30% a 50% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22. Em uma concretização, 0 meio reacional compreende de 40% a 50% em massa de pelo menos um dos componentes selecionados dentre agentes reticulantes; agentes surfactantes e óleo vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22.

[0056] Em uma concretização, 0 agente reticulante é éter tetra alílico de pentaeritritol ou N',N-metileno-bis-acrilamida e 0 agente surfactante é alquil poliglicerol.

[0057] Em uma concretização, 0 processo compreende a adição de 1 % a 20% de silicatos. Em uma concretização, são adicionados de 5% a 10% de silicatos. Em uma concretização, os silicatos são adicionados na etapa i. Em uma concretização, os silicatos compreendem caulinitas.

[0058] Compostos a base de silício apresentam propriedades sensoriais e reológicas diferenciadas, e provêm sensorial macio e não abrasivo. Além disso, tais compostos atuam como modificadores reológicos, mesmo em baixas concentrações, aumentando a tixotropia das formulações cosméticas que apresentam deficiência dessa propriedade, facilitando a aplicação e a espalhabilidade.

[0059] Em um segundo objeto, a presente invenção revela um polímero que é um polissacarídeo modificado com ácidos orgânicos a, [3-insaturados de 3 a 5 carbonos, em que a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3- insaturados:polissacarídeos é de 5:95 a 80:20.

[0060] Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3- insaturados:polissacarídeos é de 20:80 a 80:20. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 30:70 a 70:30. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 40:60 a 60:40. Em uma concretização, a proporção mássica de ácidos orgânicos a, [3-insaturados:polissacarídeos é de 50:50.

[0061] Em uma concretização, o polímero é modificado, adicionalmente, por pelo menos um dos compostos selecionados dentre agentes reticulantes; surfactantes e óleos vegetais insaturados compreendidos entre C12-C22.

[0062] Em uma concretização, 0 polímero é produzido por um processo conforme definido anteriormente.

[0063] Em um terceiro objeto, a presente invenção revela um processo de produção de bases emulsionantes compreendendo as seguintes etapas: i) adição a um sistema sob agitação de 500rpm a 2000rpm e a uma temperatura de 50 °C a 90 °C de:

- 1 % a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente;

- 20% a 99% de pelo menos um excipiente; ii) promoção da flocagem do sistema após solubilização dos componentes do sistema obtido ao final da etapa i); iii) isolamento do produto de interesse obtido ao final da etapa ii).

[0064] Em uma concretização, o sistema do processo está sob fluxo de nitrogênio.

[0065] Em uma concretização, é adicionado de 1 % a 3% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 1 % a 5% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 1 % a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 10% a 60% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 10% a 50% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 20% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 30% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 40% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, é adicionado de 40% a 60% em massa de um polímero conforme definido anteriormente.

[0066] Em uma concretização, os excipientes são selecionados dentre surfactantes de alto e baixo HLB, ceras, óleos vegetais, ésteres e poliois. Em uma concretização, na etapa i) são adicionados de 1 % a 50% surfactantes de alto e baixo HLB; 2% a 50% de ceras; 5% a 60% de óleos vegetais; 0,1 % a 30% de ésteres; e de 0,1 % a 30% de polióis.

[0067] Em uma concretização, na etapa i) são adicionados de 50-90% de água, preferencialmente 70%, 20% a 45% de ácido itacônico, preferencialmente 25%, 10% a 20% de hidróxido de sódio, preferencialmente 13%, 0,005% a 0,1% de persulfato de amónio, preferencialmente 0,01 %, 35% a 85% de polissacarídeo 35-85%, preferencialmente 70%.

[0068] Em uma concretização, na etapa i) são adicionados de 30% a 50% de água, de 1 % a 20% de ácido itacônico 1 - 20%, preferencialmente 7%, de 1 % a 20% de hidróxido de sódio, preferencialmente 5%, de 0,005% a 0,1 % de persulfato de amónio, preferencialmente 0,01 %, de 10% a 30% de polissacarídeo, preferencialmente 18%, de 3% a 10% de surfactantes, preferencialmente, 5,5%, e de 1 % a 5% de óleos vegetais, preferencialmente, 2%.

[0069] Em uma concretização, na etapa i) são adicionados de 30% a 50% de água, de 1 % a 20% de ácido itacônico, preferencialmente 7%, de 1% a 20% de hidróxido de sódio, preferencialmente 5%, de 0,005% a 0,1 % de persulfato de amónio, preferencialmente 0,01 %, de 10% a 30% de polissacarídeo, preferencialmente 18%, de 3% a 10% de surfactantes, preferencialmente, 5,5%, de 1 % a 5% de óleos vegetais, preferencialmente, 2%, de 0,005 a 1% de agente reticulante, preferencialmente, 0,1 %.

[0070] Em uma concretização, os óleos vegetais compreendem óleo de girassol. Em uma concretização, a cera é cera de candelila e/ou pelos surfactantes compreenderem monoestearato de glicerila e/ou alquil poliglicosídeo.

[0071] Em um quarto objeto, a presente invenção revela uma base emulsionante compreendendo em sua composição de 1 % a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente.

[0072] Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 1 % a 3% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 1 % a 5% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 5% a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 3% a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 10% a 80% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 10% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 10% a 60% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 10% a 50% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 20% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 30% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 40% a 70% em massa de um polímero conforme definido anteriormente. Em uma concretização, a base emulsionante compreende de 40% a 60% em massa de um polímero conforme definido anteriormente.

[0073] Em uma concretização, a base emulsionante é produzida por um processo conforme definido anteriormente.

[0074] Em uma concretização, a base emulsionante apresenta índice de comportamento menor que 1. Em uma concretização, a base emulsionante apresenta viscosidade complexa de 200 a 2500. Em uma concretização, a base emulsionante apresenta viscosidade aparente de 10 a 35 Pa.s. Em uma concretização, a base cosmética apresenta índice de consistência de 3 a 50 Pa.sn. Em uma concretização, a base cosmética apresenta índice de consistência de 4 a 45 Pa.sn.

[0075] Em um quinto objeto, a presente invenção revela o uso de um polímero conforme definido anteriormente como espessante, modificador sensorial ou formador de filmes.

[0076] Em uma concretização, o polímero usado é compreendido em uma base emulsionante conforme definida anteriormente.

[0077] Em uma concretização, o polímero é usado em aplicações cosméticas, farmacêuticas, veterinárias e em produtos de limpeza.

[0078] Na presente invenção, entende-se por:

[0079] Surfactantes de alto e baixo HLB: como aqui utilizado, o termo "Surfactantes de alto e baixo HLB", sendo que HBL vem do inglês hydrophilic- lipophilic balance, ou equilíbrio hidrofílico-lipofílico, e refere-se a quaisquer compostos orgânicos antipáticos que apresentam em sua molécula uma parte polar e outra apoiar.

[0080] Flocaqem: como aqui utilizado, o termo "Flocagem" refere-se ao processo de resfriamento rápido do sistema (choque térmico), levando a estruturação do sistema. Assim, ocorre a agregação de partículas, os ditos “flocos” ou “flóculos”.

[0081] Base emulsionante: como aqui utilizado, o termo “Base emulsionante” refere-se a géis e bases capazes de emulsificar e mudar a reologia de composições.

[0082] Peqaiosidade: como aqui utilizado, o termo pegajosidade pode ser entendido como grau no qual a superfície da mão adere à pele, considerando que o método para mensuração seria pressionar fortemente a mão sobre a área onde o material teste (creme cosmético, por exemplo) foi aplicado e removê-la, repetindo esse processo para avaliar a pegajosidade numa escala subjetiva de 0 (leve) a 9 (muito). Pegajosidade é um termo comum no estado da técnica e citado por diversos técnicos no assunto (Dubuisson (2018), Gilbert (2012), Blok (2021 ) e Kusakari (2003)), sendo possível calcular a pegajosidade a partir de diversos parâmetros.

[0083] Em uma concretização do presente pedido de patente, o ácido orgânico é o ácido itacônico, um monômero de fonte biotecnológica e altamente biodegradável. Surpreendentemente essa molécula apresentou mudanças no perfil sensorial das bases emulsionantes, proporcionando melhora no aspecto sensorial e aumento na biodegradabilidade de materiais poliméricos. Além disso, por se tratar de um monômero dicarboxílico, foram obtidas propriedades melhoradas em comparação com outros copolímeros, como melhor absorção de água, perfil reológico diferenciado e alta taxa de biodegradabilidade.

[0084] Em uma concretização, os tetrassacarídeos descritos nesse documento, apresentaram melhor performance reacional, facilitando o scale-up da reação. Outro fator importante, está relacionado ao perfil sensorial proporcionado pelo polímero formado pelos tetrassacarídeos com itaconato de sódio. Os polímeros de enxerto obtidos apresentaram alta solubilidade em água, propriedade muito apreciada em formulações cosméticas, bem como alta taxa de biodegradabilidade.

[0085] Assim, a modificação de gomas com polissacarídeos e ácidos orgânicos dicarboxílicos levaram a redução da pegajosidade, propriedade não apreciada em formulações cosméticas bem como levam ao aumento na viscosidade desse tipo de formulações, melhorando o perfil sensorial dos produtos.

Exemplos

Exemplo I - Processos de produção do cooolímero itacônico polissacarídeo [0086] Foram desenvolvidos 5 exemplos de processos de produção do copolímero itacônico polissacarídeos, sendo eles:

[0087] Exemplo de produção 1 - em um reator de 2 L acoplado a agitador mecânico e sob fluxo de nitrogênio foram adicionados água (0,750 L), hidróxido de sódio (0,7375 mol), ácido itacônico (0,384 mol). O sistema reacional foi aquecido a 60-70°C e em seguida adicionado o tetrassacarídeo a-L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3-D-glucose (162 g) e em seguida foi aplicado vácuo (35 mbar) para remoção de gases presentes em solução. Na etapa seguinte, foi adicionado persulfato de amónio (2,2 mmol) como iniciador radicalar e a reação foi acompanhada por 12 horas sob aquecimento a uma temperatura de 60-75°C e fluxo de nitrogênio. Posteriormente, o produto foi precipitado em etanol e filtrado em funil de Büchner, para remoção de monômeros residuais e impurezas, e seco em estufa a vácuo a temperatura constante fornecendo o produto com 79-83% de rendimento.

[0088] Exemplo de produção 2 - em um reator de 2 L acoplado a agitador mecânico e sob fluxo de nitrogênio foram adicionados água (1 L), hidróxido de sódio (0,7375 mol), ácido itacônico (0,4 mol). O sistema reacional foi aquecido a 60-70°C e em seguida adicionado o tetrassacarídeo a-L-ramnose, ácido [3-D- glucurônico e [3-D-glucose (150 g) e em seguida foi aplicado vácuo (35 mbar) para remoção de gases presentes em solução. Na etapa seguinte, foi adicionado persulfato de amónio (2,5 mmol) como iniciador radicalar e a reação foi acompanhada por 12 horas sob aquecimento a uma temperatura de 60-75°C e fluxo de nitrogênio. Posteriormente, o produto foi precipitado em etanol e filtrado em funil de Büchner, para remoção de monômeros residuais e impurezas, e seco em estufa a vácuo a temperatura constante fornecendo o produto com 85-91 % de rendimento.

[0089] Exemplo de produção 3 - em um reator de 2 L acoplado a agitador mecânico e sob fluxo de nitrogênio foram adicionados água (0,750 L), hidróxido de sódio (1 ,4 mol), ácido itacônico (0,768 mol). O sistema reacional foi aquecido a 60-70°C e em seguida adicionado o tetrassacarídeo a-L-ramnose, ácido |3-D- glucurônico e [3-D-glucose (90 g) e em seguida foi aplicado vácuo (35 mbar) para remoção de gases presentes em solução. Na etapa seguinte, foi adicionado persulfato de amónio (2,2 mmol) como iniciador radicalar e a reação foi acompanhada por 12 horas sob aquecimento a uma temperatura de 60-75°C e fluxo de nitrogênio. Posteriormente, o produto foi precipitado em etanol e filtrado em funil de Büchner, para remoção de monômeros residuais e impurezas, e seco em estufa a vácuo a temperatura constante fornecendo o produto com 85-89% de rendimento.

[0090] Exemplo de produção 4 - em um reator de 2 L acoplado a agitador mecânico e sob fluxo de nitrogênio foram adicionados água (0,750 L), hidróxido de sódio (0,7375 mol), ácido itacônico (0,384 mol), N',N-metileno-bis-acrilamida como agente reticulante em uma concentração de (8,6 x 10’ 4 mol/L), poligliceri 110 decaoleato (2%) poliglicerili 0 laurato (2%) e óleo de girassol (5%). O sistema reacional foi aquecido a 60-70°C e em seguida adicionado o tetrassacarídeo a- L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3-D-glucose (162 g) e em seguida foi aplicado vácuo (35 mbar) para remoção de gases presentes em solução. Na etapa seguinte, foi adicionado persulfato de amónio (2,2 mmol) como iniciador radicalar e a reação foi acompanhada por 12 horas sob aquecimento a uma temperatura de 60-75°C e fluxo de nitrogênio. Posteriormente, o produto foi precipitado em etanol e filtrado em funil de Büchner, para remoção de monômeros residuais e impurezas, e seco em estufa a vácuo a temperatura constante fornecendo o produto com 88-91 % de rendimento.

[0091] Exemplo de produção 5 - em um reator de 2 L acoplado a agitador mecânico e sob fluxo de nitrogênio foram adicionados água (0,750 L), hidróxido de sódio (0,7375 mol), ácido itacônico (0,384 mol) e N',N-metileno-bis-acrilamida como agente reticulante em uma concentração de (8,6 x 10’ 4 mol/L). O sistema reacional foi aquecido a 60-70°C e em seguida adicionado o pentassacarídeo contendo unidades de glicose, manose e ácido glucurônico na proporção de 2: 2: 1 (3 g) e tetrassacarídeo a-L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3-D-glucose (50 g) e em seguida foi aplicado vácuo (35 mbar) para remoção de gases presentes em solução. Na etapa seguinte, foi adicionado persulfato de amónio (2,2 mmol) como iniciador radicalar e a reação foi acompanhada por 12 horas sob aquecimento a uma temperatura de 60-75°C e fluxo de nitrogênio. Posteriormente, o produto foi precipitado em etanol e filtrado em funil de Büchner, para remoção de monômeros residuais e impurezas, e seco em estufa a vácuo a temperatura constante fornecendo o produto com 75-78% de rendimento.

[0092] Para fins de nomenclatura, IGM refere-se a uma composição polimérica para aplicação como modificador sensorial e de viscosidade contendo poli- itaconato de sódio em uma faixa de concentração de 0,1 -20% e tetrassacarídeo contendo, preferencialmente, resíduos de a-L-ramnose, de ácido [3-D- glucurônico e [3-D-glucose e/ou [3-D-manose em uma faixa de concentração de 80-99%.

[0093] IGS1 refere-se ao polímero produzido conforme os exemplos de produção que não compreendem agentes reticulantes, da mesma forma, IGS2 refere-se aos polímeros produzidos conforme os exemplos que compreendem os ditos agentes e, adicionalmente, óleos vegetais insaturados.

Exemplo - Produção da base emulsionante (organogel) contendo o copolímero itacônico polissacarídeo.

[0094] A base auto emulsionante foi preparada pela combinação de óleo de girassol (30-45%), contendo alto teor de grupo oleico (HOSO) como fluido orgânico, o qual foi estruturado com cera de candelila (2%), monoestearato de glicerila (13%) e sesquicaprilato de xilitol (ésteres de poliol) (1 %) os quais foram aquecidos a 80°C sob fluxo de nitrogênio até total solubilização dos componentes. Posteriormente, foi adicionado lentamente o copolímero itacônico polissacarídeo a-L-ramnose, ácido [3-D-glucurônico e [3-D-glucose sob forte agitação (1000 rpm) numa faixa de concentração de 35-50%. Após 30 minutos agitação o conteúdo foi flocado para formação da base auto emulsionante.

Exemplo III - Caracterização dos copolímeros itacônico polissacarídeo por FTIR- ATR.

[0095] Como modelo de elucidação estrutural dos copolímeros, observamos no espectro de infravermelho FTIR-ATR, do copolímero ISG1 , duas bandas em 3283 e 2887 cnr 1 referentes as vibrações de alongamento de -OH e CH alifático, respectivamente. Outras duas bandas de absorção em 1603 e 1397 cm -1 referentes aos grupos carboxilatos. A banda em 1603 crrr 1 é devido ao estiramento assimétrico do grupo COO’, enquanto que a banda de absorção em 1397 cm’ 1 pode ser atribuída ao estiramento simétrico do COO’. O amplo sinal de comprimento de onda é devido à ligeira diferença na frequência de estiramento entre os monocarboxilatos COO’ e dicarboxilatos presentes na composição do copolímero e oriundos do grupo itacônico. Além disso, podemos visualizar, na figura 1 , uma banda em 1430 cm’ 1 referente a deformação angular do grupo CH2 adjacente a carbonila e outro estiramento em 1015 cm’ 1 referente a ligação C-0 presente no copolímero, caracterizando a formação do copolímero ISG1.

Exemplo IV - Aplicação da base emulsionante (organogel).

[0096] Em um béquer de 250 ml foram adicionados de 3 a 10% da base emulsionante e água (90 a 97%) em seguida a formulação foi submetida a agitação (500 a 800 rpm) para formação do gel creme ou sérum.

Exemplo V - Avaliação reolóqica dos copolímeros itacônico polissacarídeo [0097] Os copolímeros (IGM, ISG1 e ISG2) foram desafiados em estudos de reologia e as suas propriedades reológicas foram analisadas e confrontadas frente ao polímero de referência (poliacrilato de sódio), pois o tipo de polímero empregado na formulação do gel pode influenciar o comportamento reológico desta e, portanto, pode influenciar a estabilidade física do produto, assim como, no seu comportamento sobre a pele interferindo desde a liberação do ativo pelo veículo e a formação de filme sobre a pele.

Exemplo VI - Produção da base cosmética contendo o polímero IGS2 e goma xantana.

[0098] A base cosmética, a qual pode ser aplicada para tratamento facial, base de maquiagem e/ou tratamento corporal foi preparada pela combinação de óleo de mamona (40 - 80%), como fluido orgânico, o qual foi estruturado com C18-C22 triglicerídeos (3,0 - 10%), polímero IGS2 (10 - 30%), álcool cetoestearílico (0,25- 1 ,0%), alquil poliglicosídeo (15 - 30%), goma xantana (1 ,0 - 3,0) e tocoferol como agente antioxidante. Os componentes foram misturados e aquecidos a 80°C e submetidos a forte agitação mecânica, por 30 minutos, para total homogeneização do sistema. Posteriormente, a base cosmética foi resfriada e flocada.

[0099] As concentrações de uso das diferentes soluções poliméricas foi de (1 ,5% (p/p)) em água. Além disso, as bases emulsionantes contendo os copolímeros também foram analisadas e os resultados estão descritos nesse documento.

[0100] Uma quantidade de amostra necessária para cobrir toda superfície do sistema cone e placa foi colocada sobre a placa, sendo 0 excesso da amostra removido cuidadosamente com espátula. [0101] As propriedades reológicas de diferentes soluções poliméricas (1 ,5% (p/p)) bem como soluções aquosas de duas bases emulsionantes a (3% p/p) foram avaliadas a 25 S C utilizando um reômetro hibrido (modelo HR2, Discovery Serie, TA Instruments, New Castle, USA). A geometria estipulada para as análises foi do tipo placa-placa de aço inoxidável com 40 mm de diâmetro.

[0102] Tixotropia é uma propriedade reológica dos fluidos. Esta pode ser entendida como um decréscimo da viscosidade dependente do tempo quando uma tensão é aplicada à amostra que estava em repouso e posterior recuperação da viscosidade inicial quando a tensão é descontinuada (MEWIS & WAGNER, 2009). A tixotropia pode ser verificada em reogramas de tensão versus taxa de deformação. Materiais tixotrópicos apresentam uma área entre as curvas ascendente e descendente, indicando que a resistência ao fluxo está sendo reduzida com o tempo de cisalhamento.

[0103] Curvas de fluxo estacionário foram realizadas com taxa de deformação variando entre 0 a 100 s 1 em três varreduras (ascendente, descendente e ascendente, respectivamente. As curvas foram denominadas Flow 1 , 2 e 3 respectivamente). A partir de cálculos do software TRIOS foi possível a determinação da tixotropia dos materiais. Os dados obtidos pela terceira curva foram transformados em dados de viscosidade em função da taxa de deformação e ajustados ao modelo matemático de fluido Lei da Potência, o qual é descrito pela equação 1 :

Equação 1 - Lei da Potência

T = K .y"- 1 (1 )

[0104] onde q= viscosidade aparente (Pa.s); K = índice de consistência (Pa.sn); y = taxa de deformação (s-1 ) e n = índice de comportamento do fluido. Os valores de tixotropia foram calculados pelo software TRIOS v. 5.0 (TA Instruments, New Castle, USA). Os ajustes ao modelo matemático foram realizados no programa Microsoft Excel 2013.

[0105] As figuras 2 a 5 mostram os reogramas de soluções poliméricas (IGM, IGS1 , IGS2 e polímero de referência) em concentração de 1 ,5% (p/p). Todas as soluções apresentaram pequena tixotropia (valores normalizados, Tabela 1 ), calculada pela área entre as curvas Flow 1 e Flow 2.

[0106] Os gráficos das figuras 6 a 9 ilustram o comportamento da viscosidade (q) (Pa.s) em função da taxa de deformação. Os parâmetros de ajuste ao modelo e os respectivos coeficientes de determinação (R 2 ) estão ilustrados na Tabela 1 .

Tabela 1 - Tixotropia normalizada e demais parâmetros reológicos de diferentes soluções poliméricas (k, n e R 2 calculados pelo ajuste ao modelo Lei da Potência).

[0107] Todas as amostras poliméricas estudadas mostraram valores negligenciáveis de tixotropia normalizada. A amostra com menor valor de tixotropia foi a solução polimérica IGM (0,31 x10’ 4 s’ 1 ). Os processos de síntese proporcionaram a formação dos polímeros IGS1 e IGS2, estes polímeros apresentaram resultados reológicos próximos aos encontrados para as soluções do polímero de referência, (Tabela 1 ).

[0108] Todas as soluções poliméricas mostraram bom ajuste ao modelo de Lei da Potência, o que foi verificado pelos coeficientes de determinação obtidos, (Tabela 1 ). Fluidos que se ajustam a este modelo são fluidos não-newtonianos independentes do tempo. A equação matemática que os representa possui dois parâmetros que os caracterizam: o índice de consistência (k) e o índice de comportamento (n). O índice de comportamento n (-) caracteriza o fluido em pseudoplásticos ou dilatantes. Para n < 1 , os fluidos são denominados pseudoplásticos e têm como característica uma redução da viscosidade com o aumento da taxa de deformação. Para n > 1 os fluidos são denominados dilatantes e têm como característica um aumento da viscosidade com o aumento da taxa de deformação (STEFFE, 1996). Quando n =1 , o fluido é considerado newtoniano. O índice de consistência k (Pa.s n ) é uma constante dependente da temperatura do processo (STEFFE, 1996).

[0109] Todas as soluções poliméricas estudadas foram caracterizadas como pseudoplásticas com índices de comportamento variando entre 0,62 (solução do polímero de referência, maior plasticidade) e 0,77 (solução de IGS2, menor plasticidade entre as soluções estudadas). Soluções poliméricas geralmente apresentam pseudoplasticidade. Acredita-se que em maiores taxas de deformação, as cadeias poliméricas se alinham na direção do fluxo produzindo assim menos resistência com consequente diminuição da viscosidade da solução (SARAMITO, 2016).

[0110] Os polímeros foram desafiados em formulações cosméticas para preparação de bases emulsionantes contendo tensoativos, emolientes e óleos vegetais. As bases emulsionantes foram dispersas em soluções aquosas para formação de gel creme em uma concentração de (3% p/p) e os resultados obtidos estão dispostos nas figuras 10 e 13 e na tabela 2.

Tabela 2 - Parâmetros reológicos encontrados para o gel creme contendo os polímeros de referência e ISG1 (k, n e R 2 calculados pelo ajuste ao modelo Lei da Potência).

[0111] As figuras 12 e 13 mostram o comportamento da viscosidade em função da taxa de deformação para o gel creme formulados com os polímeros de referência ou ISG1. Os resultados obtidos nos estudos reológicos dos géis creme, contendo polímero de referência e ISG1 , apresentaram resultados semelhantes em tixotropia e índice de comportamento destoando apenas nos valores de viscosidade, no qual o polímero de referência apresentou valores ligeiramente maiores.

[0112] Outro estudo realizado foi a preparação de bases cosméticas tipo sérum contendo na sua formulação goma xantana e o polímero IGS2, que se caracteriza por ser uma base de textura leve, de rápida absorção e de fácil espalhabilidade, O objetivo desse estudo foi desafiar o polímero IGS2 frente a gomas reconhecidas por apresentarem altos valores de adesividade (stickiness termo utilizado na área cosmética) - propriedade esta não apreciada em formulações cosméticas. O polímero IGS2 foi capaz de atuar como modificador sensorial, proporcionando redução de “stickiness” tornando a base cosmética agradável ao toque. Diante disso, foram realizados estudos reológicos dessa base cosmética e as figuras 17 e 21 ilustram respectivamente a curva de fluxo do material (tensão de cisalhamento versus taxa de deformação) e o comportamento da viscosidade em função da taxa de deformação. A curva de fluxo do material foi realizada com três rampas consecutivas (ascendente, descendente e ascendente) variando a taxa de deformação de 0 a 100 s’ 1 . A partir destes dados foi possível a obtenção dos resultados de tixotropia e posterior modelagem destes às equações de fluido existentes.

[0113] Analisando a Figura 17, é possível observar uma sobreposição das curvas das respectivas rampas. Este fato evidencia que o material apresenta baixa tixotropia. Os dados obtidos pela terceira curva foram ajustados ao modelo matemático de fluido Lei da Potência, o qual é descrito pela equação 1 : Equação 1 - Lei da Potência: q = K. yn onde q = viscosidade aparente (Pa.s); K = índice de consistência (Pa.sn); y = taxa de deformação (s-1 ) e n = índice de comportamento do fluido.

[0114] A base cosmética tipo sérum contendo o polímero ISG2 e goma xantana, apresentou bom ajuste ao modelo de Lei da Potência, o que foi verificado pelo coeficiente de determinação obtido, (Tabela 3). Fluidos que se ajustam a este modelo são fluidos não-newtonianos independentes do tempo. A equação matemática que os representa possui dois parâmetros que os caracterizam: o índice de consistência (k) e o índice de comportamento (n). O índice de comportamento n (-) caracteriza o fluido em pseudoplásticos ou dilatantes. Para n < 1 , os fluidos são denominados pseudoplásticos e têm como característica uma redução da viscosidade com o aumento da taxa de deformação. Para n > 1 os fluidos são denominados dilatantes e têm como característica um aumento da viscosidade com o aumento da taxa de deformação (STEFFE, 1996). Quando n =1 , o fluido é considerado newtoniano. O índice de consistência k (Pa.sn) é uma constante dependente da temperatura do processo (STEFFE, 1996). De acordo com o índice de comportamento obtido pelo estudo e demonstrado na tabela 3 na figura 18, a base cosmética tipo sérum se mostrou um fluido pseudoplástico.

Tabela 3. Parâmetros reológicos de base cosmética (k, n e R2 calculados pelo ajuste ao modelo Lei da Potência).

[0115] Em contraste às análises de curva de fluxo, que é um ensaio estacionário, amplitude sweep é um ensaio oscilatório que usa uma crescente amplitude para avaliar propriedades da amostra como sua estabilidade reológica, figura 19.

[0116] O teste de amplitude sweep é importante para a determinação da região linear do material - ou seja, a região na qual as deformações são reversíveis. Este resultado obtido é utilizado em análises posteriores, como Frequency Sweep e Rampas de temperatura.

[0117] Observando a Figura 19, é possível observar G” > G’; sendo assim, a base cosmética estudada é um fluido viscoelástico e o material estará sempre na forma fluida. O limite da região linear (Yield stress), observado pelo gráfico fica em torno de 2 Pa. [0118] A Figura 20 ilustra os resultados de Frequency Sweep para a base cosmética contendo o polímero IGS2 e goma xantana. Para este teste, foi utilizada a tensão constante de 1 Pa (região linear). O teste de Frequency Sweep gera um fingerprint reológico do material. Assim, podemos avaliar a natureza sólida (G'), a natureza líquida (G") e viscosidade complexa do material ao longo de uma faixa de frequência. Este ensaio é valioso para a avaliação de comportamento viscoelástico e organização de polímeros em diferentes matrizes.

[0119] Nota-se na figura 20 que em baixas frequências o material tem uma predominância de G” - ou seja, é predominantemente fluido. Ao passo em que a frequência é aumentada, G’ começa a sobrepor G”, mostrando que o material quando submetido a forças em um curto espaço de tempo terá características de sólido relevantes.

[0120] O sérum foi analisado por microscopia de luz polarizada. Foi possível observar a formação de microestrutura constituída por uma fase contínua fluida e translúcida, a qual contém dois tipos de estruturas: gotas oleosas e pequenos fragmentos de oleogel, de forma homogênea (Figura 21 ).

[0121] Pelos resultados obtidos, foi possível concluir que o sérum se mostrou um fluido pseudoplástico com baixos valores tixotrópicos. Sua região linear mostrou maior predominância do módulo viscoso (G”) em relação ao módulo elástico (G’) caracterizando um material fluido. Os resultados de frequency sweep mostraram que a base se mostra fluida em curtos tempos de aplicação de força e este comportamento é modificado para características de sólido quando este tempo de aplicação de força é reduzido. Ensaios de microscopia de luz polarizada evidenciaram que a base cosmética é constituída de uma matriz continua e transparente que carrega em seu interior gotas oleosas e fragmentos de oleogel.

[0122] Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, seu escopo. [0123] Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes e alternativas, abrangidas pelo escopo das reivindicações a seguir.