Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROTECTION HELMET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/099551
Kind Code:
A2
Abstract:
The present invention relates to a semi-rigid helmet for frontal, temporal, occipital and parietal protection, for use during the practice of sports, preferably during the practice of ice hockey. The helmet is formed by a set of at least two plates (1) glued to each other; the plates (1) are cut out in the shape of a convex rectangle that covers the front and lateral zone of the head, with two trapezoidal ends that cover the lateral zone of the head. The helmet further comprises various openings (2) in the lateral zone, an adjustable rear closing system (3) and a system for supporting and attaching to the head, comprising a Velcro strip (4) that passes under the user's chin.

Inventors:
CARVALHO ANTÓNIO PEDRO MENDES (PT)
Application Number:
PCT/PT2014/000079
Publication Date:
July 02, 2015
Filing Date:
December 20, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CARVALHO ANTÓNIO PEDRO MENDES (PT)
International Classes:
A42B3/00
Foreign References:
US20130036531A12013-02-14
Attorney, Agent or Firm:
SIMÕES, GARCIA, CORTE-REAL & ASSOCIADOS (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Capacete de protecção ajustável caracterizado por:

- ser maleável;

- ser constituído por um conjunto de pelo menos duas placas (1) de material semi-rígido, de peso reduzido, coladas umas às outras, sendo as referidas placas (1) recortadas em forma de um rectângulo abaulado que cobre a zona frontal e lateral da cabeça, possuindo duas extremidades trapezoidais para cobertura da zona lateral da cabeça;

- possuir várias aberturas (2) na zona lateral;

- possuir um sistema de fecho traseiro (3) ajustável composto por duas tiras de velcro;

- possuir um sistema de suporte e fixação à cabeça composto de uma tira de velcro (4) que passa por baixo do queixo do utilizador;

- e por possuir ranhuras na parte interior do capacete com uma secção de 3-4 mm e comprimento de 6-7 mm para escoamento do suor.

2. Capacete de protecção, semi-rígido e ajustável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por permitir uma protecção occipital adicional através da utilização de um acessório amovível.

3. Capacete de protecção, semi-rígido e ajustável, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por as placas (1) serem fabricadas preferencialmente em borracha EVA (Etil Vinil Acetato) .

4. Capacete de protecção, semi-rígido e ajustável, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por o revestimento interior do capacete consistir numa malha 3D de elevada tolerância à transpiração.

5. Capacete de protecção, semi-rígido e ajustável, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por permitir a incorporação de um ou mais acessórios amovíveis para protecção contra traumatismos directos na cara do praticante, tais como traumatismos na boca e o/ou nariz, sendo estes acessórios independentes uns do outros.

Description:
DESCRIÇÃO

CAPACETE DE PROTECÇÃO

OBJECTO DA INVENÇÃO

A presente invenção refere-se a um capacete ou faixa semi-rígido para protecção frontal, temporal, occipital e parietal, para utilização durante a prática desportiva, preferencialmente durante a prática de hóquei em patins.

A presente invenção surge devido à necessidade de colmatar uma lacuna de protecção numa das mais célebres modalidades desportivas praticadas em Portugal (assim como em muitos outros países) , o hóquei em patins, podendo no entanto ser também aplicada a outras modalidades que necessitam de uma protecção semelhante.

ESTADO DA TÉCNICA

Na prática de hóquei em patins, os seus praticantes possuem vários equipamentos para a protecção da sua integridade física dos quais podem ser referidos, a título de exemplo joelheiras, caneleiras, luvas ou coquilhas.

No entanto, até ao momento, não se verificou o aparecimento de um equipamento eficaz para a protecção de zonas sensíveis da cabeça, apesar de ter sido já tentada em Portugal a introdução de capacetes integrais rígidos para as classes de praticantes mais jovens. Existem já alguns destes capacetes descritos no estado da técnica.

A titulo de exemplo a patente US 2013036531 descreve um capacete de hóquei rigido e ajustável. Este tipo de capacete, contrariamente ao da presente invenção, por ser um capacete integral rigido protegia quem o usava, mas tornava-se potencialmente perigoso para a integridade física de todos os adversários que optavam por nada usar, especialmente no caso de um choque entre cabeças.

Existem também outros sistemas de protecção para a cabeça passíveis de serem utilizados nesta modalidade. Como exemplo, existem os sistemas utilizados para desportos de luta e râguebi, que apesar de possuírem algumas semelhanças com a presente invenção sofrem de várias desvantagens como serem demasiado frágeis para suportar o impacto causado por uma bola, retirarem a visão periférica e possuírem baixa ventilação.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

A presente invenção refere-se a um capacete ou faixa semi-rígido, maleável e ajustável, para utilização durante a prática desportiva, particularmente durante a prática de hóquei em patins.

No hóquei em patins, tal como a generalidade dos outros desportos, existe a possibilidade de lesões devido a quedas, entorses, fracturas, agressões entre outras. Estas causas, apesar de inevitáveis são de certa forma controláveis através de treino ou de acção disciplinar.

No entanto, nenhuma destas lesões é comparável às causadas pela bola utilizada na modalidade de hóquei em patins. A referida bola, com um peso de 150 gramas, pode atingir velocidades de 80 a 135 kms por hora. Seja por disparo directo ou por ressalto, a maioria das lesões ou traumatismos ocorridas nesta modalidade surgem como consequência de um impacto desta bola.

Assim, a presente invenção refere-se a um capacete para protecção eficaz das zonas frontal, temporal, parietal e occipital, sendo no caso da zona occipital a protecção poder ser reforçada com um sistema amovível, que poderá ou não ser utilizado.

Devido aos seus materiais flexíveis e não rígidos, o capacete da presente invenção permitirá uma utilização defensiva para o seu utilizador, salvaguardando, no entanto, a integridade física do seu adversário no caso de um choque de cabeça, frontal ou lateral, por conseguir amortecer eficazmente o impacto de uma colisão.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A figura 1 é uma representação esquemática de uma forma de realização da presente invenção, na qual se pode observar o capacete maleável da presente invenção aberto e aplanado; A figura 2 é uma representação esquemática de uma forma de realização alternativa da presente invenção, na qual se pode observar o capacete maleável da presente invenção aberto e aplanado;

A figura 3 é uma representação esquemática de uma outra forma de realização da presente invenção, na qual se pode observar o capacete maleável da presente invenção aberto e aplanado.

As três formas de realização representadas nas figuras 1, 2 e 3 variam entre si na configuração das aberturas laterais e na sua forma, sendo esta diferença entre as formas de realização uma mera opção de projeto.

As figuras referidas, nas quais se encontram representados os elementos da presente invenção, são apresentadas de forma a proporcionar uma melhor compreensão da mesma. A sua representação e descrição deverão ser consideradas como exemplificativas e não limitativas do âmbito da presente invenção.

Na descrição detalhada da invenção que se apresenta de seguida serão feitas referências às figuras supracitadas de forma a facilitar a compreensão da mesma.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção refere-se a um capacete semi- rigido, maleável e ajustável, para utilização durante a prática desportiva, pre erencialmente durante a prática de hóquei em patins.

O principal objectivo do capacete da presente invenção é a protecção contra disparos violentos de bolas de hóquei, garantindo assim a protecção da parte frontal, lateral e traseira da cabeça. A protecção occipital contra quedas de costas pode ser melhorada com a utilização de um acessório amovível. O seu desenho proporciona a deflexão das bolas ascendentes, sendo os remates ascendentes e de ressalto os remates mais perigosos na modalidade de hóquei em patins.

0 capacete maleável e ajustável da presente invenção, tal como se pode ver nas figuras 1, 2 e 3, consiste num conjunto de pelo menos duas a três placas (1) de material semi-rígido de peso reduzido, coladas umas às outras, recortadas em forma de um rectângulo abaulado que cobre a zona frontal e lateral da cabeça possuindo duas extremidades trapezoidais para cobertura da zona lateral da cabeça. Com este desenho não se verifica uma perda da visão periférica tal como acontece com outros capacetes existentes .

As placas são coladas previamente umas às outras utilizando uma cola adequada e posteriormente cortadas com a forma desejada através de cortantes, com recurso a uma plotter industrial, ou através de prototipagem rápida. Um material preferencial para o fabrico das placas acima referidas será borracha EVA (Etil Vinil Acetato) , devido às suas características de baixo peso, elevada durabilidade e alta resistência ao impacto. Devido à sua consistência este material possui também uma óptima capacidade de absorção do choque causado pelo impacto de uma bola ou adversário. As espessuras do material poderão variar de acordo com a exigência requerida ao capacete.

Na zona lateral o capacete dispõe de várias aberturas (2) para proporcionar uma boa ventilação ao seu utilizador, minimizando a transpiração decorrente da utilização deste equipamento de protecção. De forma a melhorar ainda mais o conforto do seu utilizador, o revestimento interior do capacete consiste numa malha 3D de elevada tolerância à normal transpiração.

A parte interior do capacete possui também ranhuras com uma secção de 3-4 mm e comprimento de 6-7 mm para escoamento do suor provocado pelo calor gerado pelo capacete e pelo esforço físico.

Para ajuste do capacete à cabeça do seu utilizador, este possui um sistema de fecho traseiro (3) ajustável, composto por duas tiras de velcro e um sistema de suporte e fixação do referido capacete à cabeça sob forma de uma tira de velcro (4) que passa por debaixo do queixo do utilizador .

A presente invenção apresenta, além da opção de reforço de protecção occipital, a possibilidade de incorporar também um ou mais acessórios amovíveis para protecção contra traumatismos directos na cara do praticante, tais como traumatismos na boca e/ou nariz sendo estes acessórios independentes uns dos outros.

Os esquemas apresentados, assim como a totalidade da invenção, pretendem ter um carácter apenas exemplificativo, considerando-se abrangidas pela presente invenção modificações óbvias efectuadas por um perito na técnica .