Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROTECTIVE COVER AND GREENHOUSE FOR PINE RESIN EXTRACTION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/161494
Kind Code:
A1
Abstract:
A protective cover and greenhouse for pine resin extraction consists in a protective cover (1) having a rectangular shape (2), made of black plastics (3) and provided, at the edges (E) at the top (S), of guards (4) made of ecological materials such as pebbles or seeds (5) joined together with zinc-coated wire (6). The protective cover (1) is placed on the tree trunk (7) and attached with the zinc-coated wires (6); its attachment position is above the tapping cut (8) produced by an already known method, during which a notch (9) is produced in the tree trunk (7), called tapping cut (8), and above the resin (11) extraction panel (10), the resin being led to a collecting bag (12) attached below this panel (10). The main function of the protective cover (1) is to cover (13) the panel (10) and the mouth of the collecting bag (12) and prevent the entrance of impurities, and the second purpose is to act as a greenhouse (14) to generate favourable climatic and biological conditions in order to increase the flow rate and hence the production of resin in a shorter period of time.

Inventors:
VIEIRA JOÃO ZACARIAS (BR)
MASCARENHAS EVERALDO PEREIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050037
Publication Date:
October 13, 2016
Filing Date:
February 19, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VIEIRA JOÃO ZACARIAS (BR)
MASCARENHAS EVERALDO PEREIRA (BR)
International Classes:
A01G23/10; A01G23/14
Foreign References:
GB657495A1951-09-19
GB1250977A1971-10-27
BRPI0503662A2006-02-21
BRMU8700701U22008-12-02
BR202012028222U22014-11-18
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS, caracterizada por uma capa protetora (1 ) de formato retangular (2), feita de material plástico de cor preta (3), dotada, nas extremidades (E) superiores (S), de anteparos (4) feitos de materiais ecológicos, como pedras ou sementes (5); estes são solidarizados por arame zincado (6); a capa protetora (1 ) é aplicada no tronco da árvore (7) e fixada pelos arames zincados (6), acima da estria (8) feita no tronco da árvore (7).

2) CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS, de acordo com a reivindicação 1 , a capa protetora (1 ) caracterizada por cobrir (13) o tronco da árvore (7).

3) CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS, de acordo com a reivindicação 1 , a capa protetora (1 ) caracterizada por atuar de estufa (14) no tronco da árvore (7).

Description:
CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS

BREVE APRESENTAÇÃO

[0001 ] Trata o presente de um pedido de patente de invenção de uma nova CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS, a qual é compreendida por uma capa de conformação em saco de material plástico, com sua geometria retangular, composta por arame para sua fixação, com auxilio de pesos para estabilização no modo de uso.

[0002] A capa protetora é instalada e fixada no tronco da árvore, basicamente acima da estria (faixa onde é retirada a casca); em uso, a capa protetora veda a estria e a sacola de coleta da resina, além de conformar uma estufa que proporciona, durante a extração, melhores condições produtivas.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[0003] A capa protetora e estufa para extração de resina de pinus é aplicada na agricultura, para extração de resina.

DO ATUAL ESTADO DA TÉCNICA

[0004] Para melhor compreensão do estado da técnica, é relatado abaixo um breve resumo da extração e de seu passa a passo, com conclusões das inconveniências geradas por não haver um dispositivo de proteção desta extração.

[0005] Numa árvore adulta de pinus, é implantado um saco coletor plástico amarrado com arame no tronco, com uma ferramenta chamada esticador.

[0006] Acima deste saco coletor plástico, é feito um ferimento no tronco desta árvore, com profundidade para alcançar a camada que contém resina.

[0007] Com o ferimento aberto e atingindo a camada da resina, é aplicada uma mistura chamada de ácido na base do ferimento para manter os poros abertos, aumentando por um período a vazão da resina, a qual é direcionada por gravidade ao saco coletor plástico.

[0008] 1- Limpeza da casca: a superfície da casca da árvore onde será feita a extração é limpa mediante uma raspa da casca mais externa da árvore (casca morta).

[0009] 2- Implantação do saco plástico coletor e armazenador da resina: fixa-se, abaixo da faixa da casca que está limpa, um saco, por meio de amarração por arame; o bocal do saco coletor fica abaixo da área de corte, mas próximo da faixa limpa da casca.

[0010] 3 - Abertura da primeira estria: é feita a retirada da casca por uma pequena faixa acima da abertura ou bocal do saco coletor, observando os limites laterais para que não haja vazamento no momento em que a resina começar a escoar. Após a retirada da casca, é efetuada a aplicação de uma pasta ácida que ficará acondicionada exatamente entre a madeira e a casca. A função desta pasta ácida é manter os canais resiníferos abertos por tempo prolongado, sendo praticamente de 12 a 15 dias. Após este tempo, é necessária a abertura de uma nova estria, a qual terá aproximadamente 2 cm de largura, para atingir novos canais. A cada estria efetuada, aumenta-se o tamanho do chamado painel, o qual atingirá aproximadamente 36 cm a 40 cm de altura até o final da safra.

[001 1 ] A safra da resina é efetuada durante os meses mais quentes do ano, período que se inicia basicamente no mês de setembro e termina no mês de maio, pois o período quente mantém a resina mais líquida, facilitando o escoamento.

[0012] 4 - Coleta da resina: Retirada da resina dos coletores manualmente, colocando-a em baldes que são levados para serem armazenados em tambores ou tanques; tal resina será destinada à indústria, onde será efetuado seu beneficiamento e consequente comercialização.

[0013] Observa-se que, por este método, a abertura da casca que forma o painel para a retirada da resina é vulnerável a impurezas como cascas, folhas, insetos e outros, o que diminui a qualidade final do produto (resina).

[0014] Outro problema apresentado com o painel de retirada da resina é que, com a exposição ao ambiente, a resina fica impregnada no tronco, perdendo rendimento e qualidade.

DA INVENÇÃO

[0015] A capa protetora desenvolvida tem a função de sanar as inconveniências citadas no atual estado da técnica, mantendo, contudo, a técnica de estria para o seu extrativismo.

[0016] A capa protetora cobre o painel por onde vaza a resina, sem bloquear o escoamento até o saco de coleta, impedindo que as impurezas (cascas, folhas, insetos, entre outros) impregnem no painel e/ou caiam no saco coletor de resina, mantendo a resina livre de resíduos e preservando a qualidade final do produto.

[0017] Pela cobertura total da área do painel de vazão da resina, sendo basicamente a metade da circunferência do tronco da árvore, ocorre um efeito estufa ou aquecimento nos canais resiníferos e no seu entorno, aumentando o tempo de permanência do fluxo, e consequentemente volume de resina, e diminuindo o tempo para ocorrer à vazão.

[0018] A capa protetora, além de proteção, tem uma segunda finalidade, a de formar uma estufa, sendo compreendida, em sua conformação, por uma forma de cortina geométrica retangular, feita de material plástico de cor escura, preferencialmente de cor preta de polietileno, dotada, nas laterais, de arame zincado, fixado por pedras ou sementes; estes têm a função de gerar um anteparo nas pontas, para segurar o referido arame zincado.

[0019] A capa protetora é fixada no tronco da árvore, de modo a cobrir uma meia circunferência, ficando sobreposta ao painel de vazão da resina e do saco coletor; quando há a necessidade de manutenção, ou seja, ampliar o painel através do corte denominado estria, a capa protetora é retirada e depois retornada para baixo para manter a proteção e gerar novamente o efeito de estufa, mantendo a melhora na vazão da resina, aumentando a produtividade.

[0020] A capa protetora encobre em meia circunferência o tronco da árvore e fica estável pelas características do material plástico, permitindo seu ajuste ao tronco, mas ficando maleável para sua retirada ou descobrimento por força humana, ressaltando que esse descobrimento do tronco é o levantamento da capa protetora para a manutenção do painel de vazão da resina.

DOS DESENHOS

[0021 ] Para melhor compreensão da capa protetora para extração de resina de pinus, seguem em anexo os desenhos, os quais estão relacionados abaixo.

Figura 1 : Vista em perspectiva da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus;

Figura 2: Vista em perspectiva esquemática da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus, aplicada em um tronco mostrando o uso; Figura 3: Vista em perspectiva da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus, aplicada em um tronco mostrando o uso;

Figura 4: Vista em perspectiva esquemática da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus, aplicada em um tronco mostrando a capa protetora erguida;

Figura 5: Vista em perspectiva esquemática da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus, aplicada em um tronco feito com várias estrias conformando um painel para extração da resina, apresentando com a capa protetora erguida;

Figura 6: Vista em perspectiva esquemática da capa protetora e estrutura para extração de resina de pinus, aplicada em um tronco mostrando o uso com a estria em forma de painel.

DA DESCRIÇÃO TÉCNICA

[0022] A CAPA PROTETORA E ESTUFA PARA EXTRAÇÃO DE RESINA DE PINUS, objeto desta solicitação de patente de invenção, consiste em uma capa protetora (1 ) de formato retangular (2), feita de material plástico de cor preta (3), dotada, nas extremidades (E) superiores (S), de anteparos (4) feitos de materiais ecológicos, como pedras ou sementes (5), os quais são solidarizados por arame zincado (6).

[0023] A capa protetora (1 ) é aplicada no tronco da árvore (7) e fixada pelos arames zincados (6); seu posicionamento de fixação é acima do corte de estria (8), feito por um processo já conhecido, em que é feito um recorte (9) no tronco da árvore (7), denominado de estria (8), e do painel (10) de extração da resina (1 1 ), a qual é direcionada para um saco de coleta (12) fixo abaixo deste painel (10).

[0024] A principal função da capa protetora (1 ) é cobrir (13) o painel (10) e o bocal do saco de coleta (12) contra impurezas, tendo uma segunda finalidade de funcionar como uma estufa (14) para gerar condições climáticas e biológicas favoráveis, de modo a aumentar a vazão e consequentemente a produção de rezina em um espaço menor de tempo.

[0025] A capa protetora (1 ), por ser de material plástico de cor preta (3) e de densidade maleável, permite à capa protetora ser erguida para fazer o recorte (9) no painel (10), aumentando este recorte, conforme a necessidade de vazão da resina