Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
PROTECTIVE LAYER FOR TRAVEL BAGS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/037018
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a layer (2) made from strong, malleable material such as, for example, plastic, in pack form, with cutouts (8) in the bottom of the layer for the passage of the wheels (13) and the supports for the bag (1), a lateral cutout (9) for the passage of the side carrying handle (12) and four upper flaps for full closure of the layer. The flaps must be provided with high-strength adhesive patches (7) and will be placed one upon another, there being a main closure flap (6) that must have three parts, one of these parts of the flap (17) having to pass through the inside of the pulling shaft (11) and also through the inside of the upper manual handle (10) and the other two parts having to be adhesively bonded to the previously adhesively bonded flaps. With two adhesive patches on each flap, it will be possible to use the layer more than once.

Inventors:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000349
Publication Date:
March 21, 2013
Filing Date:
September 14, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
International Classes:
B65D65/02; A45C13/00; B65D65/14
Foreign References:
TWM363829U2009-09-01
TWM361927U2009-08-01
US7441641B22008-10-28
TWM345516U2008-12-01
BRMU8801699U22010-02-23
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- "CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem, caracterizada por ser constituída de quatro abas de fechamento com adesivos (7) posicionados preferencialmente em suas extremidades, que deverão ser adesivadas de forma sequencial definida, para garantir firmeza no fechamento e cobrir ao máximo o topo da mala (1). A aba esquerda (3), que não possui adesivo, mas recorte (9) para deixar livre a alça de transporte (10), será a primeira a ser dobrada sobre o topo da mala (1 ). Em seguida a aba direita (4), que possui um ou dois adesivos (7), não restritivo e recorte (9) para deixar livre a alça de transporte (10), deverá ser colada sobre a primeira aba (3). Em seguida a aba frontal (5) deverá ser colada com seu adesivo mais externo(7) sobre as duas primeiras. E por último, a aba de fechamento (6), que possui três partes, deverá ser colada sobre as demais, sendo que a parte central da aba (17) deverá antes, passar por dentro da haste de puxar (11) e por dentro da alça de transporte (10), cobrindo assim a maior parte da mala (1).

2- "CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem (1 ), caracterizada por ser constituída de recortes (8) no fundo da capa (1), que servirão para permitir que as rodas (13) fiquem livres para girar, mas que protejam o fundo da mala (15) e dêem firmeza no fechamento das abas superiores.

3- CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem, caracterizada por ser constituída de uma configuração opcional para o fundo da capa (2), onde ao invés de recorte (8) para as rodas (13), possa haver apenas uma faixa de plástico (16) que cubra o espaço entre as rodas (13), indo de um lado a outro da capa, permitindo o uso em malas com um número maior de rodas (13) e apoios.

4- CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem, caracterizada por ser constituída de recorte lateral (9) que vai permitir acesso do usuário à alça de transporte lateral (12) . Em caso de se construir capas para modelos que possuam mais alças ou partes de importante acesso para o usuário, a capa também poderá ser construída com mais recortes.

5- "CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem, caracterizada por ser constituída de quadro impresso (14) com campos para permitir ao usuário inserir dados pessoais e de identificação do vôo, destino e outras informações que facilitem sua localização e a localização da mala (1) em caso de extravio.

6- "CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM", para proteger e conservar as malas de viagem, caracterizada por ser constituída de quatro abas de fechamento com dois adesivos, não restritivo, o que irá permitir nesse caso a reutilização da capa, bastando após a primeira utilização, cortar as abas entre o primeiro e o segundo adesivo, utilizando o segundo adesivo para a próximo fechamento.

Description:
CAPA PARA PROTEÇÃO DE MALAS DE VIAGEM"

Atualmente um grande número de pessoas utiliza as malas de viagem quase que diariamente. A globalização exige deslocamentos constantes para as mais diversas partes do mundo. Um problema encontrado no dia a dia desses viajantes é o fator segurança quando a sua bagagem é despachada pela companhia aérea ou mesmo colocada nos bagageiros dos ônibus.

Existem diversos relatos de violação dessas bagagens e o furto de objetos de dentro das mesmas. E muitas vezes o usuário só irá perceber a ocorrência do furto quando já estiver em casa. Dessa forma as companhias aéreas não aceitam reclamações e nem pagar o valor do seguro, pois as pessoas já teriam se retirado de dentro do saguão do aeroporto.

O cuidado no transporte das malas é um outro problema que acaba reduzindo a vida útil da mesma. Arrastá-la no chão ou nos locais de armazenamento sujam, danificam e prejudicam o tecido de revestimento das malas.

O estado da técnica mostra algumas formas de tentar evitar esses furtos, como por exemplo as máquinas que embalam toda a mala com plásticos e que estão presentes na maioria dos aeroportos. Solucionam a questão de dar sinais de que a bagagem foi aberta e permite ao usuário verificar o conteúdo da mesma antes de sair do aeroporto, protegem as malas de sujeiras e danos, mas apresentam custo elevado, às vezes longas filas para o usuário e a condição de só ser colocada no aeroporto.

Este invento acima descrito é registrado como BR PI 8904096-1 , conhecido como Protec Bag. O documento BR PI 0405763 cita um sistema de lacre para proteção de malas que possui cobertura de náilon, abertura superior, ilhoses em toda extensão, possuindo ainda envolvimento de faixas de náilon e uma trava de fecho convencional. O invento busca dar segurança às malas mas não protege a mala de sujeiras e nem evidencia o arrombamento.

O documento BR MU 8702766 cita uma capa para mala, que tem o objetivo de conservar a mala . Não é descartável e não tem meios de detectar violações das malas.

O documento BR MU 8801699 cita um protetor aplicado a malas de viagem que se apresenta em uma capa com rasgos para alças e puxadores, sendo fixada com cordoalhas que são transpassadas por locais determinados da capa , sendo o conjunto fechado por botão de pressão, zíper ou velcro. Este invento busca a conservação da mala.

Alguns desses inventos utilizam os cadeados que muitas vezes são abertos e novamente fechados com chaves mestras não deixando nenhum sinal de que foram abertos.

Para solucionar alguns desses inconvenientes, oferecer mais uma opção de segurança e conservação das bagagens, com bom grau de eficiência e facilidade na utilização, maior comodidade para o usuário pois pode sair de casa ou do hotel com sua mala já protegida, é que se desenvolveu a Capa pra proteção de malas de viagem.

A Capa pra proteção de malas de viagem deverá ser confeccionada em plástico resistente e com formato de um pacote que permita envolver a toda a mala no fundo e também lateralmente. Considerando que o tamanho das malas em sua maioria são produzidas em pequenas, médias e grandes, a capa deverá ser produzida considerando a média dos tamanhos produzidos.

Nas extremidades superiores da capa, haverá abas para o fechamento da capa sobre a mala. Essas abas deverão ter em suas extremidades, adesivos de alta qualidade, que não permitem sua retirada, tornando as abas da capa e a capa um corpo só. Para retirá- ia será necessário rasgá-ia.

Nas laterais da capa, haverá um recorte para encaixe da alça lateral, que é utilizada para transportar a mala. Esse recorte permitirá o acesso do usuário a alça lateral, quando lhe for necessário utilizá-la.

Deverão ser quatro abas, uma em cada lado da capa, tendo cada uma delas uma função no fechamento da capa. Duas delas terão recorte para permitir acesso à alça de transporte superior, sendo que uma delas possui um adesivo de alta performance para se prender sobre a outra, uma terceira aba servirá para prender-se sobre as duas primeiras e a quarta terá características diferentes, divida em três ou mais parte, para que uma dessas partes possa ser transpassada pela alça de mão e pela haste que se eleva para quando se quer transportar a mala usando as rodas.

As outras duas partes dessa aba deverão ser coladas no topo da mala, passando ao lado da haste que se eleva e ao lado da alça de transporte, vindo a ser colada nas outras abas que estão unidas sobre a mala.

Todas as extremidades das abas da capa deverão possuir adesivos de alta resistência, exceto a que se dobrará primeiro no fechamento da capa. Os adesivos da capa da mala irão garantir a segurança e a proteção da mala de viagem, pois para removê-los, será necessário rasgar a capa e assim permitir ao usuário visualizar a tentativa de furto, permitindo conferir o conteúdo de sua bagagem antes de sair do aeroporto.

A invenção que utiliza maquinários para envolver uma mala com pvc garante também a conservação da mala e a certeza de que num caso de violação, o usuário possa prontamente perceber. A capa também oferece esses benefícios, mas comodidade para o usuário mesmo colocar sua capa, sem precisar enfrentar filas em aeroportos e nem contar com a presença desses serviços nos aeroportos em que estiver.

O usuário poderá sair de casa ou do hotel, com sua mala já embalada e identificada, agilizando seu embarque, pois não irá precisar passar por balcões para embalar sua mala e não correr o risco de determinado aeroporto não possuir o serviço ou mesmo o serviço estar indisponível por algum problema.

O usuário poderá levar várias capas reservas para sua viagem e ainda fazer propaganda de algum serviço ou de alguma empresa.

A capa deverá ser descartável e ecologicamente falando, deverá utilizar uma menor quantidade de plástico do que se utiliza nas máquinas de embalar malas.

Deverá ser produzida com material biodegradável e além disso os adesivos de selagem poderão vir em mais de uma unidade por aba, permitindo que a capa possa ser utilizada mais de uma vez, trazendo economia para o usuário.

Bastará que na primeira utilização use os adesivos localizados mais na extremidade das abas. Chegando ao destino, para retirar a capa, bastará cortar a aba entre os adesivos e assim poderá reutilizar a capa em outra viagem.

Atém disso, a utilização de plástico permitirá a personalização das capas, com cores, desenhos e símbolos que algum usuário escolha para diferenciar a sua mala e tornar mais fácil sua visualização nas esteiras dos aeroportos.

A Capa para proteção de malas de viagem deverá possuir um ou mais quadros impressos para inserção de dados do usuário, como seu nome, telefone, destino, companhia aérea e outros que se fizerem necessários para maior segurança do usuário.

A Capa para proteção de malas de viagem traz diferenciais importantes, como facilidade de instalação que poderá ser feita pelo próprio usuário em sua residência, uso de adesivos de alta resistência que irão garantir ao usuário a visualização de tentativa de furto, personalização da face externa com características escolhidas pelo usuário, quadro para inserção de dados do usuário para facilitar sua localização em caso de extravio da bagagem.

Além disso, poderá reutilizar a capa, devido aos adesivos duplos em cada aba e ter a possibilidade de estar sempre carregando suas capas reservas, não vindo a depender de existir máquinas embaladoras com plásticos no aeroporto que for utilizar, nem filas e nem custos elevados.

Existem diversos tamanhos de malas e Capa para proteção de malas de viagem poderá ser fabricada em tamanhos diversos, como por exemplo, pequena, média, grande e extra grande. Como sua utilização será envolvendo quase toda a superfície da mala, como num ato de empacotar a mala de viagem e utilizando as abas superiores para se unirem por adesivos de alta resistência, a mala de viagem ficará totalmente protegida de violações , contato com substâncias que possam sujá-la ou estragá-la e alertar ao usuário, caso esteja rompida, que sua mala de viagem possa ter sido violada.

Os tamanhos da capa certamente irão atender a praticamente todos os tipos e tamanhos de mala de viagem, pois ao colocar a mala de viagem dentro da capa, será possível ajustar as abas ao tamanho da mala, bastando para pequenos ajustes de largura ou mesmo de determinadas curvaturas, puxar um pouco mais ou um pouco menos as abas de fechamento, antes de efetuar a selagem com os adesivos.

O fundo da capa deverá conter recortes para passagem das rodas ou mesmo ser constituído de uma faixa do plástico que passe preferencialmente entre as rodas , indo de um lado a outro, deixando descoberto apenas o fundo da mala na região das rodas.

Existem malas com duas rodas e dois apoios e outras com mais rodas e assim bastará confeccionar a capa com o número de recortes que se achar necessário ou ao invés dos recortes apresentar uma faixa que cubra a parte central do fundo da mala, deixando maior espaço para as rodas e para os apoios.

O invento descrito pode ser complementarmente compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:

A FIGURA 1 representa uma vista em perspectiva da Capa para proteção de malas de viagem, destacando as quatro abas que irão permitir o fechamento da capa, protegendo-a e impedindo o acesso a seu conteúdo. A FIGURA 2 representa uma vista do fundo e da lateral da capa para proteção de malas de viagem, destacando os recortes que vão permitir a

passagem das rodas e dos apoios da mala.

A FIGURA 3 representa uma vista frontal do fundo da capa para proteção de malas de viagem, destacando nessa figura quatro recortes para encaixes de rodas e apoios.

A FIGURA 4 representa uma vista frontal da parte superior da capa, destacando as quatro abas que farão o fechamento da capa sobre a mala, observando que cada uma tem uma função diferente da outra.

A FIGURA 5 representa uma vista em perspectiva de uma mala padrão.

A FIGURA 6 representa uma vista em perspectiva de uma capa para proteção de malas de viagem, destacando as quatro abas superiores para fechamento da capa e o recorte lateral para passagem da alça de transporte.

A FIGURA 7 representa uma vista em perspectiva de uma mala dentro de uma capa, destacando a dobra da primeira aba, que possui recorte para passagem da alça de mão, mas que não possui adesivo. Destaca-se nessa figura também, a alça lateral dentro do recorte lateral da capa.

A FIGURA 8 representa uma vista em perspectiva de uma mala dentro de uma capa, destacando a dobra da segunda aba sobre a primeira, agora com utilização de adesivo de alta resistência. Dessa forma a segunda aba estará presa a primeira aba, deixando a alça de transporte disponível através de seu recorte. A FIGURA 9 representa uma vista em perspectiva de uma mala dentro de uma capa, destacando a dobra da terceira aba sobre as duas primeiras e com a utilização de adesivo de alta resistência. Essa terceira aba deverá ter um comprimento adequado de forma não cobrir a alça de transporte ou mesmo receber um recorte para então cobrir um pouco mais da capa.

A FIGURA 10 representa uma vista em perspectiva de uma mala dentro de uma capa, destacando a aba de fechamento e suas três partes, sendo a parte central de colocação por entre a haste de puxar e também por dentro da alça de mão, vindo a ser colada com adesivo de alta resistência por sobre as outras abas previamente coladas. As outras duas partes da aba de fechamento deverão estar posicionadas ao lado da haste de puxar, vindo a ser coladas nas laterais das abas previamente coladas.

A FIGURA 11 representa uma vista em perspectiva de uma ' Capa para proteção de malas de viagem, destacando o quadro que poderá ser utilizado pelo usuário para colocar seus dados e os da viagem, facilitando a localização de sua mala e mesmo ser localizado em caso de extravio da mesma.

A FIGURA 12 representa uma vista frontal do fundo da capa, com uma configuração diferente ou opcional ao fundo mostrado na figura 3 onde ao invés de recortes para a passagem de rodas, existe uma faixa da capa que se prende ao fundo das malas, deixando espaço maior para a passagem das rodas ou dos apoios da mala.

A FIGURA 13 representa uma vista em perspectiva da capa, com destaque para as abas contendo dois adesivos em cada, o que permitirá a reutilização da capa. A FIGURA 14 representa uma vista superior da capa, com destaque para as abas contendo dois adesivos em cada, o que permitirá a reutilização da capa.

Com referência a este invento, pode-se verificar a capa (2) que deverá ser confeccionada preferencialmente em material maleável como plástico , observando que deverá ser resistente e de difícil rompimento, para garantir um bom grau de segurança e proteção às malas (1).

A capa (2) deverá ser construída preferencialmente com o formato de um pacote, não restritiva, para que possa envolver toda a mala (1) , tendo em seu fundo, recortes (9) para encaixe das rodas (13) e dos apoios, podendo também ser construída sem os recortes (9) para o encaixe das rodas (13); nesse caso o fundo da capa teria uma faixa (16) que passaria nos espaço compreendido entre as rodas (13) e daria apoio para o fechamento do conjunto, deixando um espaço para rodas e apoios no fundo da mala (15).

Após colocar a mala (1) dentro da capa (2) e encaixar a alça lateral (12) da mala no recorte lateral (9) da capa e as rodas e apoio (13) nos recortes (8) o usuário terá que seguir uma sequência para o fechamento das abas que estão na parte superior da capa de forma a lhe conferir segurança e o perfeito empacotamento da mala.

Primeiro deverá dobrar a aba lateral (3) , que não deverá possuir adesivo, observando que a mesma possui um recorte (9) para que possa deixar livre a alça de mão (10). Em seguida deverá retirar a proteção do adesivo (7) da segunda alça lateral (4) e após cobrir toda aba lateral (3) sem adesivo, deixando a alça de mão superior da mala (10) passar por seu recorte (9), puxar ao máximo e colar na aba abaixo (4).

Caso a aba possua dois adesivos (7), o que permitirá a reutilização da capa (2), deverá o usuário sempre utilizar primeiro o adesivo mais próximo da extremidade da aba, reservando o outro adesivo para quando for reutilizar a capa.

A firmeza desses procedimentos é importante para que a capa fique bem moldada na mala. Em seguida irá utilizar a aba frontal (5). Deverá antes remover a proteção do adesivo (7) e depois a puxando firmemente colar essa aba frontal (5) sobre as duas anteriormente adesivadas. Essa aba frontal (5) poderá ser curta e não cobrirá a alça de mão (10) .

No caso de se utilizar dois adesivos (7) em cada aba, a aba frontal (5) deverá possuir recorte (9) para passagem da alça de mão (10).

Por último, o usuário irá utilizar a aba de fechamento (6) , que deverá possui três partes. Todas três partes possuem em suas extremidades, adesivos (7) de alta resistência.

A parte central da aba de fechamento (17) deverá passar por entre a haste de puxar (11 ) e por entre a alça de mão (10) , vindo a ser colada sobre as outras três abas anteriormente adesivadas e unidas. Importante firmeza para garantir que a capa fique firme e segura.

Em seguida, deverá o usuário retirar a proteção dos adesivos (7) das duas partes laterais da aba de fechamento (6) e colá-las sobre as abas anteriormente adesivadas. Dessa forma a mala estará coberta e protegida. Por ser descartável, o usuário deverá cortar a capa para a remoção, lembrando que caso possua dois adesivos (7) em cada aba, o usuário deverá cortar a capa logo após o adesivo para que possa reutilizar a capa, usando o adesivo reserva, o que está mais interno na aba.

O invento apresenta inovação pela facilidade de colocação, por não depender de máquinas e nem de terceiros, por oferecer como forma de fechamento os poderosos adesivos (7) disponíveis no mercado, possibilidade de reutilizar ao menos uma vez, garantir comodidade, proteção e a tranquilidade de sair de casa ou de um hotel com sua mala já pronta para ser despachada.

Como a capa (2) poderá ter quadros impressos (14) em seu corpo, será possível o usuário escrever seu nome, destino, companhia aérea, telefone de contato, número do vôo e outras informações que julgar necessário. Além disso, a capa apresenta uma boa oportunidade para que empresas possam fazer propaganda, visto que as malas viajam e desfilam por inúmeros lugares.

O invento apresenta uma evolução no estado da técnica, pois não contém ilhoses, nem cordoalhas , nem velcro, nem zíper e não depende de terceiros e máquinas para sua colocação. É uma capa descartável que permite ao usuário uma reutilização, carregar consigo quantas capas forem necessárias e adquirir em pontos comerciais quando precisar.

O invento descrito torna-se portanto inovador e de grande relevância, oferecendo aos viajantes uma opção de preservação e segurança de suas malas, que caso sejam violadas será de fácil constatação, permitindo ao usuário denunciar aos responsáveis o ocorrido a tempo de serem tomadas providências; pois quando se descobre uma violação após os portões dos aeroportos, nada mais poderá ser reclamado.

Em relação aos equipamentos que embalam malas em aeroportos e rodoviárias, trás benefícios em relação à comodidade de utilização, em economia de plástico, possibilidade de reutilização e possivelmente custos mais acessíveis.