Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
QUICK-ASSEMBLY SYSTEM COUPLED TO A FIXING SYSTEM APPLICABLE TO CUPBOARD BODIES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/036785
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent of invention relates to systems applicable to cupboard bodies, which combine rapid assembly with the fixing system, applicable in the field of furniture, specifically steel cupboards, for connecting individual parts via fittings and screws or parts assembled and connected via welding. The cupboard body has steel back panels with a fold that forms a small recess, with eyelet-like reliefs for quick assembly of the cupboard box structure. In the upper part thereof, it has a wedge-like fold which, connected to a strip-like steel panel and wedge-like fold counter to that of the back panels, is fixed on any wall and allows rapid installation of the carcass of the cupboard on the wall.

Inventors:
PENNA COSTA, Victor (Alameda da Serra, 119 9º anda, Vale do Sereno -000 Nova Lima/MG, 34000-000, BR)
Application Number:
BR2018/050298
Publication Date:
February 28, 2019
Filing Date:
August 22, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PENNA COSTA, Victor (Alameda da Serra, 119 9º anda, Vale do Sereno -000 Nova Lima/MG, 34000-000, BR)
International Classes:
A47B47/02; A47B95/00
Foreign References:
US20040090156A12004-05-13
US6478391B12002-11-12
US20160045026A12016-02-18
US5961090A1999-10-05
Attorney, Agent or Firm:
BATISTA AMIN, Samia (Rua Paraiba, 966/1106 Funcionários, -145 Belo Horizonte/MG, 30130-145, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. "SISTEMAS DE MONTAGEM RÁPIDA ACOPLADO A DE FIXAÇÃO APLICADOS A CORPO DE ARMÁRIO", caracterizado pelas seções laterais (1 ) serem dotadas de parafusos prefixados (13) para serem montadas ao teto (2) e à base (3), que também possuem parafusos prefixados (13), formando o quadro (5) do armário, as seções laterais (1 ) são fixadas através de parafusos auto atarraxantes (4) ou parafusos e porcas que passam por furos coincidentes das laterais com o teto (2) e a base (3), com diâmetro dimensionado para que o parafuso auto atarraxante (4) proporcione travamento quando recebe torque de aperto, formando um quadro (5), ainda sem as costas (6); o quadro (5), formado por laterais (1 ), teto (2) e base (3), receberá as costas (6), que poderão ser bipartidas (6a e 6b) ou inteiras; as costas (6) apresentam na seção superior dobra em "U" (7) e alívios em forma de olhai (8), e nas seções inferior e laterais apresentam dobras em "L" (9) e alívios em forma de olhai (8), que passam pelas cabeças dos parafusos pré- fixados (13) na parte posterior das duas laterais (1 ) e do teto (2); a seção superior, que possui a dobra em forma de "U" (7) com a última dobra maior e em ângulo de cunha, será posicionada paralelamente ao teto (2), sendo através desta que a caixa (5) se fixará à parede; a finalização da montagem se faz com o aperto final dos parafusos pré-fixados (13); a montagem da segunda parte das costas é semelhante, com dobras em "L" (9) com alívios em forma de olhai (8) nas laterais (1 ) e na parte inferior, que passam pelos parafusos prefixados (13) das duas laterais (2) e na base (3), perfazendo a caixa (5) do armário, que receberá as prateleiras e portas.

2. "SISTEMAS DE MONTAGEM RÁPIDA ACOPLADO A DE FIXAÇÃO APLICADOS A CORPO DE ARMÁRIO" de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ser fixada na parede uma régua (10) de aço em forma de tira, com dobras em forma de cunha (1 1 ) dos dois lados, para não ter posição no momento de fixação, contrária à seção (6a) das costas do armário (6) com a dobra em forma de "U" (7), tendo um lado maior que forma uma cunha, que servirá de encaixe para a instalação do armário.

3. "SISTEMAS DE MONTAGEM RÁPIDA ACOPLADO A DE FIXAÇÃO APLICADOS A CORPO DE ARMÁRIO" de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado pelo armário (12) montado ser instalado na parede com o simples encaixe da cunha das costas (6) na cunha da régua (10) da parede, que ficam totalmente ocultas atrás da caixa do armário

Description:
SISTEMAS DE MONTAGEM RÁPIDA ACOPLADO A DE FIXAÇÃO APLICADOS A CORPO DE ARMÁRIO"

[01 ] A presente patente de invenção refere-se a sistemas aplicados a corpo de armário que conjuga a montagem rápida ao de fixação, aplicado à área do mobiliário, especificamente a armários de aço, para união de peças desmontadas através de encaixes e parafusos ou montados e unidos através de solda. O corpo do armário apresenta costas de aço com dobra que formam pequeno recuo e com alívios em forma de olhai para montagem rápida da caixaria do armário. Em sua parte superior possui dobra em forma de cunha que, unida à chapa de aço em forma de tira e dobra em cunha contrária à das costas, é fixada em qualquer parede, e permite a instalação rápida da caixa do armário na parede.

[02] Os sistemas de montagens utilizados atualmente para montagem da caixa de armários em chapa de aço desmontados, especificamente nas costas, são fixados através de união de laterais, teto e base com as costas, sendo que as seções laterais, teto e base possuem dobras que, encontradas com a chapa plana das costas, são unidas através de parafusos e porcas que passam por furos coincidentes. Outro sistema conhecido tem as costas apresentando um pequeno recuo feito através de dobra que encontra com as laterais, teto e base do armário, que possui dobras em forma de "U" na parte traseira e são fixadas por parafusos e porcas ou mesmo parafuso auto atarraxante através de furos coincidentes.

[03] Por sua vez, os sistemas utilizados atualmente para instalação em parede normalmente utilizam um dispositivo que é fixado na parte de trás das costas da caixa do armário, que é encaixado em um painel com reentrâncias que é fixado na parede, ou poderá ser fixado na parede através de furos nas costas, que são posicionados no local de instalação e fixados através de parafuso e bucha.

[04] A BR 102014016208-9 - "SISTEMA CONSTRUTIVO DE MONTAGEM APLICADO EM ARMÁRIO" - consiste em um armário preferencialmente de madeira, composto por duas chapas laterais, um tampo, uma prateleira intermediária fixa, uma chapa base, uma chapa posterior, uma porta com duas folhas, é dotada de prateleiras móveis, batoques de acabamento e batoques de sustentação, pés roscáveis, parafusos, chapa de anteparo e maçanetas. A inovação consiste no fato de ser dotado de chapas frisadas, ou rasgos projetados para encaixes e travamentos, reduzindo a fixação por meio de parafusos e eliminando a solda. Difere-se do presente sistema por apresentar armário, chapas e acabamentos de madeira, pelo fato dos encaixes e travamentos se dar por meio de parafusos, enquanto a presente patente apresenta um sistema de montagem rápida de chapas de aço aplicado a corpo de armário e com sistema de fixação ao mesmo acoplado.

[05] A PI 0603865-4, de titularidade da ora requerente, é um "SISTEMA DE MONTAGEM DE ARMÁRIO COM ELEMENTO DE FIXAÇÃO", cujo conjunto estruturado de peças moldadas em aço estampado ou dobrado, em formato e com dimensionamento substancialmente correspondente ao encaixe entre si, que se dará de modo simultâneo no momento da montagem, que se dará progressivamente através de acoplamento, através de em um elemento comum de fixação. O corpo do armário apresenta perfis laterais dotados de dobra em "U", orifícios para encaixe do elemento de fixação, além de orifícios para encaixe da face posterior; faces centrais ou tampos, com múltipla função de base, teto e prateleira, apresentando perfis laterais dotados de rasgos para acoplamento às laterais em "U", orifício para encaixe do pino do elemento de fixação, e orifício coincidente e para justaposição ao orifício do elemento de fixação; elemento de fixação de corpo dotado de pino na base, orifício frontal, orifício da base, encaixe para receber dobradiça e orifício para receber parafuso a permitir a fixação da dobradiça da porta. Após a porta receber o encaixe da dobradiça, este é acoplado ao elemento através do encaixe e fixado por meio do parafuso inserido no orifício, através do encaixe (7.1 ) da dobradiça. Difere-se do presente sistema em razão da fixação do armário na parede se dar através de parafusos, enquanto a patente ora descrita apresenta peças de encaixe na forma de cunha, além de apresentar sistema de montagem rápida com sistema de fixação acoplado.

[06] O MU 8903064-8 - "Disposição construtiva introduzida em dispositivos de montagem e fixação de partes componentes de armário metálico" - apresenta dispositivo de montagem e fixação do par de peças componentes fundo; dispositivo de montagem e fixação das peças componentes laterais junto à trave superior; dispositivo de montagem e fixação das prateleiras junto ao conjunto de cremalheiras e dispositivo de montagem e fixação da parte posterior do componente teto, sendo introduzidas nova disposição construtiva nas partes componentes peças laterais direita e esquerda; peças fundo direita e esquerda, a peça cremalheira; a peça prateleira e a peça teto. Difere-se do presente sistema por apresentar barra de travamento, trave e coluna extrusada que sutestentam a estrutura do armário, enquanto a presente patente não possui peças estruturais, somente peças de encaixe, além de sistema de montagem rápida de chapas de aço aplicado a corpo de armário, com sistema de fixação acoplado.

[07] O presente sistema de montagem da caixa do armário consiste de dobra nas costas que, juntamente com alívios do tipo olhai, possibilita a montagem das costas através de encaixe rápido nas duas laterais, teto e base, apresenta dobras na parte traseira em forma de "U" que estão preparadas com parafuso prefixado sem aperto total, que após a passagem do olhai pela cabeça do parafuso receberá o aperto final feito manualmente sem necessidade de aparafusadeira, permitindo que a montagem rápida e simplificada da caixa do armário seja feita por qualquer pessoa.

[08] O sistema de fixação da caixa do armário na parede consiste de dobra na parte superior das costas em forma de cunha, eliminando peças extras que, juntamente com a chapa de aço a ser fixada na parede em forma de tira com cunha contrária à das costas, possibilita a montagem rápida, eficaz e segura, sem agregar peças extras no sistema de fixação, diminuindo assim processos de fabricação, uso de matéria prima, custo final dos armários, além de possibilitar que a instalação seja feita por qualquer pessoa.

[09] A presente patente apresenta as seguintes vantagens:

[010] - permite a montagem dos componentes de forma rápida e segura;

[01 1 ] - possibilita travamento das peças da caixa do armário de forma eficaz e resistente;

[012] - proporciona encaixe do alivio em forma de olhai em uma parte das costas e nas cabeças de parafusos pré-fixados nas duas laterais, no teto e na base da caixa do armário;

[013] - permite a instalação do armário na parede com extrema facilidade, rapidez, eficácia e segurança;

[014] - possibilita que a instalação na parede seja feita por apenas uma pessoa e sem requerer profissional especializado.

[015] Os sistemas descritos na presente patente poderão ser visualizado nas figuras anexas, onde: [016] A Figura 1 ilustra vista das seções laterais e do teto ou base do armário.

[017] A Figura 2 ilustra vista em detalhe da montagem das laterais com o teto ou com a base através de parafusos para formação da caixa sem as costas.

[018] A Figura 3 ilustra vista da caixa do armário montada.

[019] A Figura 4 ilustra vista de uma das partes das costas dotada de dobra em "L" e em "U".

[020] A Figura 5 ilustra vista da sequência de montagem das partes das costas do armário sendo fixada à caixa.

[021 ] A Figura 6 ilustra vista de uma das partes das costas do armário fixada à caixa.

[022] A Figura 7 ilustra vista das costas do armário fixadas à caixa.

[023] A Figura 8 ilustra vista da régua de fixação sendo fixada à parede.

[024] A Figura 9 ilustra vista da caixa do armário montada fixada à parede ainda sem as portas.

[025] De acordo com as Figura 1 a 3, as seções laterais (1 ) são dotadas de parafusos prefixados (13) para serem montadas ao teto (2) e à base (3), que também possuem parafusos prefixados (13), formando o quadro (5) do armário. As seções laterais (1 ) são fixadas através de parafusos auto atarraxantes (4) ou parafusos e porcas que passam por furos coincidentes das laterais com o teto (2) e a base (3), com diâmetro dimensionado para que o parafuso auto atarraxante (4) proporcione travamento quando recebe torque de aperto, formando um quadro (5), ainda sem as costas (6).

[026] De acordo com as Figuras 4 a 7, o quadro (5), formado por laterais (1 ), teto (2) e base (3), receberá as costas (6), que poderão ser bipartidas (6a e 6b) ou inteiras. As costas (6) apresentam na seção superior dobra em "U" (7) e alívios em forma de olhai (8), e nas seções inferior e laterais apresentam dobras em "L" (9) e alívios em forma de olhai (8), que passam pelas cabeças dos parafusos pré-fixados (13) na parte posterior das duas laterais (1 ) e do teto (2). A seção superior, que possui a dobra em forma de "U" (7) com a última dobra maior e em ângulo de cunha, será posicionada paralelamente ao teto (2), sendo através desta que a caixa (5) se fixará à parede. A finalização da montagem se faz com o aperto final dos parafusos pré-fixados (13). [027] A montagem da segunda parte das costas é semelhante, com dobras em "L" (9) com alívios em forma de olhai (8) nas laterais (1 ) e na parte inferior, que passam pelos parafusos prefixados (13) das duas laterais (2) e na base (3), criando então a caixa (5) do armário, que receberá ainda quantidades de prateleiras e portas conforme o modelo e tamanho do armário pretendido.

[028] De acordo com a Figura 8, na parede do local de instalação do armário é fixada uma régua (10) de aço em forma de tira, com dobras em forma de cunha (1 1 ) dos dois lados, para não ter posição no momento de fixação, contrária à seção (6a) das costas do armário (6) com a dobra em forma de "U" (7), tendo um lado maior que forma uma cunha, que servirá de encaixe para a instalação do armário.

[029] De acordo com a Figura 9, o armário (12) montado é instalado na parede com o simples encaixe da cunha das costas (6) na cunha da régua (10) da parede, que ficam totalmente ocultas atrás da caixa do armário.