Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RELIEF VALVE FOR A TURBOCHARGER AND PROCESS FOR MANUFACTURING RELIEF VALVE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/051666
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a relief valve (1) for a turbocharger, in which the crank arm (3) is made of a first material and the shaft (4) is made of a second material different from the first material used for manufacturing the crank arm (3), each of the materials containing a composition that provides the necessary properties according to the application of each component of the relief valve (1). The present invention also relates to a process for manufacturing the relief valve (1), which allows the crank arm (3) and the shaft (4) to be manufactured separately, using different materials for the manufacture of each component.

Inventors:
BETTINI RABELLO RAFAEL (BR)
LERMAN PEDRO (AR)
UEHARA SAMANTHA (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050393
Publication Date:
March 19, 2020
Filing Date:
September 12, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MAHLE METAL LEVE SA (BR)
MAHLE INT GMBH (DE)
International Classes:
F02B37/18; B21J5/00; B23K11/00; C21D1/00; C21D1/18; C22C19/00; C22C19/05; C22C38/06; C22C38/40; C22C38/44; C23C14/00; F02C6/12; F16K1/00
Domestic Patent References:
WO2017105942A12017-06-22
Foreign References:
DE202018002846U12018-06-27
CN107225325A2017-10-03
JPH11199987A1999-07-27
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Válvula de alívio (1 ) para um turbocompressor formada por uma cabeça de válvula (2) e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela (3) e um eixo (4), caracterizada pelo fato de que o braço de manivela (3) é fabricado em um primeiro material e o eixo (4) é fabricado em um segundo material distinto do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela (3).

2. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela (3) é composto por um material à base de níquel com pelo menos 30% em peso de níquel.

3. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela (3) contém até 0,08% em peso de carbono, 0,5% em peso de silício, até 0,5% em peso de manganês, até 0,015% em peso de fósforo, até 0,01 % em peso de enxofre, entre 13,5% e 15,5% em peso de cromo, entre 30% e 33,5% em peso de níquel, entre 0,4% e 1 % em peso de molibdênio, entre 1 ,6% e 2,2% em peso de alumínio e ferro como resíduo.

4. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela (3) é composto por um aço inoxidável austenítico com pelo menos 10% em peso de cromo e 15% em peso de níquel.

5. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela (3) contém até 0,15% em peso de carbono, até 0,75% em peso de silício, até 2% em peso de manganês, até 0,045% em peso de fósforo, até 0,03% em peso de enxofre, entre 24% e 26% em peso de cromo, entre 19% e 22% em peso de níquel e ferro como resíduo.

6. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o segundo material utilizado para a fabricação do eixo (4) é composto por um material à base de níquel com pelo menos 60% em peso de níquel.

7. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que o segundo material utilizado para a fabricação do eixo (4) contém entre 0,04% 0,10% em peso de carbono, até 1 % em peso de silício, até 1 % em peso de manganês, até 0,02% em peso fósforo, até 0,015% em peso de enxofre, entre 18% e 21 % em peso de cromo, pelo menos 65% em peso de níquel, entre 1 % e 1 ,8% em peso de alumínio e até 3% em peso de ferro.

8. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que a cabeça de válvula (2) é fabricada com o primeiro material utilizado na fabricação do braço de manivela (3).

9. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que a cabeça de válvula (2) é fabricada com o segundo material utilizado na fabricação do eixo (4).

10. Válvula de alívio (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de que a cabeça de válvula (2), o braço de manivela (3) e o eixo (4) recebem um revestimento cerâmico, PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação ou um tratamento de endurecimento.

11. Processo para fabricação de válvula de alívio (1 ) tal como definida na reivindicação 1 , a válvula de alívio (1 ) sendo formada por uma cabeça de válvula (2) e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela (3) e um eixo (4), o processo sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

i) forjamento da cabeça de válvula (2);

ii) forjamento do braço de manivela (3) e do eixo (4) em peças separadas; e iii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela (3) e o eixo (4).

12. Processo de acordo com a reivindicação 11 , caracterizado pelo fato de que a cabeça de válvula (2), o braço de manivela (3) e o eixo (4) recebem um revestimento cerâmico, PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação ou um tratamento de endurecimento.

13. Processo para fabricação de válvula de alívio (1 ) tal como definida na reivindicação 1 , a válvula de alívio (1 ) sendo formada por uma cabeça de válvula (2) e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela (3) e um eixo (4), o processo sendo caracterizado pelo fato de que compreende as etapas de:

i) forjamento da cabeça de válvula (2);

ii) usinagem do braço de manivela (3) e do eixo (4) em peças separadas; e iii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela (3) e o eixo (4).

14. Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que a cabeça de válvula (2), o braço de manivela (3) e o eixo (4) recebem um revestimento cerâmico PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação ou um tratamento de endurecimento.

15. Válvula de alívio (1 ) para um turbocompressor formada por uma cabeça de válvula (2) e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela (3) e um eixo (4), caracterizada pelo fato de que é obtida por um processo que compreende as etapas de:

i) forjamento da cabeça de válvula (2);

ii) forjamento ou usinagem do braço de manivela (3) e do eixo (4) em peças separadas; e

iii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela (3) e o eixo (4).

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VÁLVULA DE ALÍVIO PARA UM TURBOCOMPRESSOR E PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VÁLVULA DE ALÍVIO".

[001 ] A presente invenção refere-se a uma válvula de alívio para um turbocompressor, em que o braço de manivela é fabricado em um primeiro material e o eixo é fabricado em um segundo material distinto do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela, cada um dos materiais contendo uma composição que fornece as propriedades necessárias de acordo com a aplicação de cada componente da válvula de alívio A presente invenção refere-se também a um processo para a fabricação da válvula de alívio que permite fabricar separadamente o braço de manivela e o eixo, utilizando-se materiais distintos para a fabricação de cada componente.

Descrição do estado da técnica

[002] As válvulas de alívio, também conhecidas como “wastegate" , estão presentes na maioria dos automóveis que possuem turbocompressor. Esta válvula é instalada no coletor de escape e sua função é regular o fluxo de gases que passam pela turbina. Seu principal objetivo é evitar que a turbina gire rápido demais, o que significaria excesso de ar no motor. Seu funcionamento é relativamente simples: quando a pressão dos gases atinge o máximo regulado pelo sistema, a válvula se abre e permite que parte dos gases sejam desviados direto para o escapamento, não passando pela turbina.

[003] Resumidamente, o turbocompressor é um dispositivo que basicamente melhora o desempenho do motor de combustão interna, aumentando sua potência. Ele aproveita os gases de escape, que são coletados e giram a turbina em temperaturas elevadas. Em seguida, o ar passa por uma pequena entrada onde é resfriado e comprimido junto com o ar sugado pelo lado do compressor do turbo. Esse processo, que vai do lado quente para o lado frio, sopra um ar resfriado e, portanto, mais rico para a mistura de queima do motor. [004] Na metade quente do turbocompressor, os gases chegam a temperaturas elevadas. Alto calor significa alta pressão, sendo nesse momento que as válvulas de alívio entram em ação. A válvula de alívio é acionada assim que a pressão desejada pré-estabelecida no coletor de admissão é alcançada. Neste momento, a válvula abre e permite que parte dos gases de escape contorne a turbina e sejam direcionados diretamente para o tubo de escape, não aproveitando a energia presente nos gases que deixaram de passar pelo sistema de turbocompressão.

[005] Esta medida faz com que a rotação da turbina seja controlada, entregando uma compressão mais alta, além de garantir que a pressão não ultrapasse a pressão máxima de trabalho, o que evita possíveis danos ao equipamento.

[006] Assim, turbocompressores que contém com uma válvula de alívio permitem controlar de forma eficaz a rotação e aumento da pressão do turbocompressor, otimizando a pressão do ar de admissão em baixas rotações do motor.

[007] As válvulas de alívio podem ser internas ou externas e são constituídas, basicamente, por duas peças: uma cabeça de válvula (“ valve flap”) e um elemento de suporte, conforme ilustrado na figura 2. Este elemento de suporte consiste de um eixo (“ shaff ), o qual é acionado por um atuador, e um braço de manivela (“ crank arm "), que transfere movimento à cabeça de válvula.

[008] A cabeça de válvula de alívio tem a função de vedar o alojamento da turbina e é submetida diretamente às temperaturas extremamente elevadas dos gases de escape. Dessa forma, a cabeça de válvula deve apresentar excelente resistência à corrosão, resistência a temperaturas elevadas e resistência à deformação.

[009] O braço de manivela e o eixo da válvula de alívio são atualmente produzidos em um único corpo, formando o elemento de suporte da válvula de alívio. Enquanto o braço de manivela deve apresentar excelente resistência à corrosão, a temperaturas elevadas e à deformação, o eixo deve apresentar adicionalmente boas propriedades tribológicas (contato seco com uma bucha), como-resistência ao desgaste e a escoriações (“ scuffing”) em altas temperaturas.

[0010] Tanto a cabeça de válvula quanto o elemento de suporte, braço de manivela e eixo, são usualmente produzidos por fundição de precisão (“ investment casting”) ou, alternativamente, por sinterização, de modo que o material mais comum utilizado para produção dos componentes da válvula de alívio é composto por uma superliga à base de níquel.

[001 1 ] Tem-se, porém, que as elevadas pressões aplicadas no processo de fundição de precisão costumam favorecer a formação de porosidades gasosas. Essa formação de porosidades gasosas reduz a resistência à quebra da válvula de alívio, em particular na porção de união entre o braço de manivela e o eixo, considerada a porção mais crítica da válvula e que está mais sujeita a sofrer quebra.

[0012] Atualmente, o elemento de suporte formado pelo braço de manivela e pelo eixo é fabricado em uma única peça e, portanto, utilizando- se o mesmo material tanto para a fabricação do braço de manivela quanto para a fabricação do eixo.

[0013] Cumpre notar, porém, que esses componentes estão sujeitos a solicitações distintas quando em funcionamento em um motor, de modo que o braço de manivela deve apresentar excelente resistência à corrosão e a temperaturas elevadas que variam entre 800°C e 1050°C, enquanto o eixo deve apresentar excelente desempenho tribológico quando em contato com uma contraparte, com boas propriedades de atrito, desgaste e resistência a escoriações, sob variações de temperatura entre 350°C e 600°C.

[0014] Em vista das solicitações distintas as quais o braço de manivela e o eixo são submetidos, faz-se necessária a obtenção de uma válvula de alívio em que o braço de manivela e o eixo sejam fabricados em materiais diferentes específicos para cada aplicação e que forneçam as propriedades necessárias para o excelente funcionamento de cada um dos componentes da válvula.

Objetivos da invenção [0015] Assim, o objetivo da presente invenção está em prover uma válvula de alívio para um turbocompressor em que os componentes que formam a válvula de alívio são fabricados em peças separadas, utilizando-se materiais distintos para a fabricação de cada componente.

[0016] É também objetivo da presente invenção prover uma válvula de alívio para um turbocompressor formada por uma cabeça de válvula e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela e um eixo, em que o braço de manivela é fabricado em um primeiro material e o eixo é fabricado em um segundo material distinto do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela.

[0017] Ainda, é um objetivo da presente invenção prover uma válvula de alívio em que o braço de manivela e o eixo da válvula são associados por um processo que fornece elevada robustez à porção de união entre os componentes, proporcionando excelente resistência à quebra.

[0018] Ademais, é um objetivo da presente invenção prover um processo para obtenção de válvula de alívio que possibilite a utilização de materiais distintos para o braço de manivela e o eixo da válvula, referido processo sendo mais simples e apresentando custo reduzido em relação aos processos de fabricação de válvulas de alívio atualmente utilizados.

Breve descrição da invenção

[0019] Os objetivos da presente invenção são alcançados por uma válvula de alívio para um turbocompressor formada por uma cabeça de válvula e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela e um eixo, o braço de manivela sendo fabricado em um primeiro material e o eixo sendo fabricado em um segundo material distinto do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela, o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela sendo composto por um material à base de níquel com pelo menos 30% em peso de níquel, preferencialmente contendo até 0.08% em peso de carbono, 0.5% em peso de silício, até 0.5% em peso de manganês, até 0.015% em peso de fósforo, até 0.01 % em peso de enxofre, entre 13.5% e 15.5% em peso de cromo, entre 30% e 33.5% em peso de níquel, entre 0.4% e 1 % em peso de molibdênio, entre 1.6% e 2.2% em peso de alumínio e ferro como resíduo; alternativamente, o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela sendo composto por um aço inoxidável austenítico com pelo menos 10% em peso de cromo e 15% em peso de níquel, preferencialmente contendo até 0.15% em peso de carbono, até 0.75% em peso de silício, até 2% em peso de manganês, até 0.045% em peso de fósforo, até 0.03% em peso de enxofre, entre 24% e 26% em peso de cromo, entre 19% e 22% em peso de níquel e ferro como resíduo; o segundo material utilizado para a fabricação do eixo sendo composto por um material à base de níquel com pelo menos 60% em peso de níquel, preferencialmente contendo entre 0.04% 0.10% em peso de carbono, até 1 % em peso de silício, até 1 % em peso de manganês, até 0.02% em peso fósforo, até 0.015% em peso de enxofre, entre 18% e 21 % em peso de cromo, pelo menos 65% em peso de níquel, entre 1 % e 1.8% em peso de alumínio e até 3% em peso de ferro; a cabeça de válvula sendo fabricada com o primeiro material utilizado na fabricação do braço de manivela ou com o segundo material utilizado na fabricação do eixo, a cabeça de válvula, o braço de manivela e o eixo recebendo um revestimento cerâmico, PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação ou um tratamento de endurecimento.

[0020] Os objetivos da presente invenção são alcançados ainda por um processo para fabricação de válvula de alívio tal como descrita acima, o processo compreendendo as etapas de:

[0021 ] i) forjamento ou usinagem do braço de manivela e do eixo em peças separadas; e

[0022] ii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela e o eixo.

[0023] iii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela e o eixo, em que a cabeça de válvula, o braço de manivela e o eixo recebem um revestimento cerâmico, PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação ou um tratamento de endurecimento. [0024] Ademais, os objetivos da presente invenção são alcançados por uma válvula de alívio para um turbocompressor formada por uma cabeça de válvula e um elemento de suporte, o elemento de suporte sendo formado por um braço de manivela e um eixo, em que a válvula é obtida por um processo que compreende as etapas de:

[0025] i) forjamento da cabeça de válvula;

[0026] ii) forjamento ou usinagem do braço de manivela e do eixo em peças separadas; e

[0027] iii) realização de um processo de união de soldagem por atrito para a associação entre o braço de manivela e o eixo.

Descrição resumida das figuras

[0028] A válvula de alívio para um turbocompressor da presente invenção pode ser mais bem compreendida por meio da seguinte descrição detalhada que é baseada nas figuras abaixo listadas:

[0029] Figura 1 - representação esquemática de um turbocompressor com indicação da posição de instalação da válvula de alívio;

[0030] Figura 2 - representação de uma válvula de alívio com todas as partes que a compõem;

[0031 ] Figura 3 - representação da microestrutura obtida na porção de união entre o braço de manivela e o eixo da válvula de alívio da presente invenção;

[0032] Figura 4 - representação da cabeça de válvula da válvula de alívio da presente invenção;

[0033] Figura 5 - representação da cabeça de válvula da válvula de alívio da presente invenção, ilustrando o pino associado ao componente de fixação;

[0034] Figura 6 - representação da microestrutura obtida na poção de união entre o braço de manivela e o eixo da válvula de alívio da presente invenção; e [0035] Figura 7 - representação gráfica da resistência à fadiga alcançada por uma válvula de alívio do estado da técnica, representada pela letra A, e a válvula de alívio da presente invenção, representada pela letra B. Descrição detalhada das figuras

[0036] A presente invenção apresenta uma válvula de alívio 1 para um turbocompressor em que os componentes que formam a válvula de alívio 1 são fabricados em peças separadas, utilizando-se materiais distintos para a fabricação de cada componente. A figura 1 é uma representação esquemática de um turbocompressor, indicando a posição da válvula de alívio 1.

[0037] Usualmente, uma válvula de alívio é formada por basicamente duas peças, sendo uma cabeça de válvula 2 (“ valve flap”) e um elemento de suporte, conforme ilustrado na figura 2. Este elemento de suporte consiste de um eixo 4 (“ shaff ) e um braço de manivela 3 {“crank arm").

[0038] A válvula de alívio 1 da presente invenção apresenta o braço de manivela 3 sendo fabricado em um primeiro material e o eixo 4 sendo fabricado em um segundo material distinto do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela 3.

[0039] Em uma primeira configuração construtiva preferencial, o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela 3 é composto por um material à base de níquel com pelo menos 30% em peso de níquel. Particularmente, o braço de manivela 3 é fabricado em um primeiro material que contém até 0.15% em peso de carbono, até 0.75% em peso de silício, até 2% em peso de manganês, até 0.045% em peso de fósforo, até 0.03% em peso de enxofre, entre 24% e 26% em peso de cromo, entre 19% e 22% em peso de níquel e ferro como resíduo.

[0040] Em uma segunda configuração construtiva preferencial, o primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela 3 é composto por um aço inoxidável austenítico com pelo menos 10% em peso de cromo e 15% em peso de níquel. Particularmente, o braço de manivela 3 é fabricado em um primeiro material que contém até 0.08% em peso de carbono, 0.5% em peso de silício, até 0.5% em peso de manganês, até 0.015% em peso de fósforo, até 0.01 % em peso de enxofre, entre 13.5% e 15.5% em peso de cromo, entre 30% e 33.5% em peso de níquel, entre 0.4% e 1 % em peso de molibdênio, entre 1.6% e 2.2% em peso de alumínio e ferro como resíduo.

[0041 ] Independentemente da composição do primeiro material utilizado para a fabricação do braço de manivela 3, o eixo 4 deve necessariamente ser fabricado em um segundo material distinto do primeiro material. Preferencialmente, o segundo material utilizado para a fabricação do eixo 4 é composto por um material à base de níquel com pelo menos 60% em peso de níquel. Em particular, eixo 4 é fabricado em um segundo material contendo entre 0.04% 0.10% em peso de carbono, até 1 % em peso de silício, até 1 % em peso de manganês, até 0.02% em peso fósforo, até 0.015% em peso de enxofre, entre 18% e 21 % em peso de cromo, pelo menos 65% em peso de níquel, entre 1 % e 1.8% em peso de alumínio e até 3% em peso de ferro.

[0042] A cabeça de válvula 2 é fabricada em um primeiro material, idêntico ao utilizado na fabricação do braço de manivela 3, ou em um segundo material, idêntico ao utilizado na fabricação do eixo 4. A seleção entre o primeiro ou o segundo material para a fabricação da cabeça de válvula 2 varia de acordo com cada projeto e aplicação.

[0043] Entre os processos utilizados para a fabricação da válvula de alívio 1 da presente invenção, destacam-se o forjamento e usinagem, seguido de um processo de união realizado por soldagem por atrito.

[0044] Em uma primeira configuração construtiva preferencial, a cabeça de válvula 2, o braço de manivela 3 e o eixo 4 são fabricados separadamente por meio de um processo de forjamento. A cabeça de válvula 2 e o braço de manivela 3 são associados por meio de um pino, enquanto que o braço de manivela 3 e o eixo 4 são unidos por um processo de soldagem por atrito.

[0045] O processo de forjamento em si alcança propriedades mecânicas superiores em relação ao processo de fundição de precisão, utilizado no estado da técnica, uma vez que proporciona maior densidade de discordâncias e evita a formação de microporosidades, aumentando a robustez dos componentes.

[0046] Por sua vez, o processo de soldagem por atrito é capaz de refinar a microestrutura da porção de união 5 entre o braço de manivela 3 e o eixo 4, elevando as propriedades mecânicas nessa porção de união 5 e, principalmente, aumentando a robustez contra quebras. A figura 3 ilustra a microestrutura refinada obtida na porção de união 5 submetida ao processo de soldagem por atrito.

[0047] Adicionalmente, o fato de cada um dos componentes da válvula ser fabricado separadamente, permite a utilização de materiais distintos na fabricação dos componentes, possibilitando a seleção de materiais otimizados específicos para a obtenção de diferentes propriedades.

[0048] Por exemplo, o primeiro material selecionado para a fabricação do braço de manivela 3 alcança propriedades específicas para proporcionar um aumento da resistência a temperaturas elevadas e resistência à corrosão. Por outro lado, o segundo material selecionado para a fabricação do eixo 4 fornece propriedades tribológicas específicas.

[0049] Alternativamente, em uma segunda configuração construtiva preferencial, a cabeça de válvula 2, o braço de manivela 3 e o eixo 4 são fabricados separadamente por meio de um processo de usinagem, com a cabeça de válvula 2 e o braço de manivela 3 sendo associados por meio de um pino, enquanto que o braço de manivela 3 e o eixo 4 são unidos por um processo de soldagem por atrito.

[0050] A elevada resistência à quebra, obtida na porção de união 5 entre o braço de manivela 3 e o eixo 4, é comprovada pela realização de um teste de resistência à fadiga por meio da utilização de uma máquina de pulsação vertical em um banco de testes.

[0051 ] Para o teste, foram comparadas duas válvulas de alívio com designs idênticos, porém, para a válvula de alívio 1 do estado da técnica, indicada pela letra A, sendo utilizado um único material para a fabricação de todos os componentes que formam a válvula, e para a válvula de alívio 1 da presente invenção, indicada pela letra B, sendo utilizado um primeiro material para a fabricação do braço de manivela 3 e um segundo material, distinto ao primeiro material, para a fabricação do eixo 4, com a união entre o braço de manivela 3 e o eixo 4 sendo realizada por meio de um processo de soldagem por atrito.

[0052] Tem-se, ainda, que a válvula de alívio do estado da técnica (letra A) ensaiada no teste de resistência à fadiga é obtida por meio de um processo de fundição de precisão, enquanto a válvula de alívio 1 da presente invenção (letra B) é obtida por meio de processos de forjamento e/ou usinagem, seguido de um processo de soldagem por atrito, tal como descrito anteriormente.

[0053] Conforme é possível observar na representação gráfica do teste de resistência a fadiga, ilustrada na figura 7, a válvula A do estado da técnica apresentou uma probabilidade de sobrevivência de 50% quando se aplicava uma força ligeiramente superior a 480 Newton (N). Em contrapartida, a válvula B da presente invenção apresenta uma probabilidade de sobrevivência de 50% quando uma força superior a 650 Newton (N) foi aplicada.

[0054] Fica, portanto, comprovado o aumento da resistência à fadiga para a válvula B da presente invenção em relação à válvula A do estado da técnica.

[0055] Além dos materiais distintos utilizados para a fabricação da cabeça de válvula 2, do braço de manivela 3 e do eixo 4 da válvula de alívio 1 da presente invenção e da utilização de processo de fabricação de forjamento/usinagem e soldagem, a presente invenção ainda prevê a aplicação de um recobrimento na superfície externa de cada um dos componentes da válvula 1 , o referido recobrimento compreende um revestimento cerâmico, PVD ou CVD, ou um tratamento de nitretação de endurecimento.

[0056] Tais recobrimentos, em conjunto com os materiais e processos utilizados para a obtenção da válvula de alívio 1 da presente invenção garantem excelente resistência e durabilidade não só à válvula em si, mas do turbocompressor como um todo, uma vez que alcança melhor funcionamento e desempenho da válvula 1.

[0057] Em suma, a válvula de alívio 1 da presente invenção apresenta maior resistência em relação ás válvulas do estado da técnica, devido a possibilidade de utilização de materiais distintos e específicos para cada componente da válvula 1 , sendo obtida por meio de processos mais simples e que apresentam custos reduzidos em relação aos processos utilizados no estado da técnica.

Tendo sido descritos exemplos de concretizações preferidos, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.