Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RESIN FOR APPLYING TO CARDBOARD AND BOX WITH RESIN APPLIED THERETO WITH A WEDGE FOR PACKAGING AND BURNING OF CHARCOAL, BRIQUETTES AND FIREWOOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/218037
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a resin (1), the components of which contain hydrocarbons, hydrogenated soybean oil and cellulose and have flame-retardant properties when properly applied to the cardboard (P) to be used in the production of the bottom (2F) and sides (2L) of the boxes (2) and also to the inner wedge (C) thereof for packaging charcoal (3) and briquettes or for cooking a barbecue or any other use, in which the initial reaction of said components, together with the folds (2V) of the box (2), generates a flame which is slow enough for the charcoal (3) to catch fire before the above-mentioned box (2) and wedge (C) have finished burning.

Inventors:
RELA ALEXANDRE (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050170
Publication Date:
November 21, 2019
Filing Date:
May 09, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RELA ALEXANDRE (BR)
International Classes:
C09K21/06; B65D5/00; C09K21/14
Foreign References:
US20060020064A12006-01-26
CN105951512A2016-09-21
US20150224352A12015-08-13
US6080214A2000-06-27
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) RESINA PARA APLICAÇÃO EM PAPEL CARTÃO E CAIXA RESINADA COM CALÇO PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL, BRIQUETES E LENHA, consiste de uma resina (1 ) obtida por meio de simples etapas de execução a qual é aplicada em papel cartão (P) cortado e vincado (2V), menos na tampa (2T), caracterizada por ter efeito retardante sendo composta de 25 a 35% de hidrocarbonetos; 25 a 35% de gordura de soja hidrogenada; 30 a 40% de celulose e 5% de outros componentes; a resina (1 ) é aplicada homogeneamente no papel cartão (P) a uma temperatura entre 50 e 60QC.

2) CAIXA RESINADA PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL, BRIQUETES E LENHA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por uma caixa (2) prismática vincada (2V) com resina (1 ) nas laterais (2L) e fundo (2F), além de um calço (C) igualmente vincado (CV) e resinado, caixa (2) e calço (C) que conformam um espaço interno apto a receber uma quantidade de carvão (3) vegetal apropriada para a realização de um churrasco; o acendimento se dá com a colocação de uma fonte de calor (4) em pavios posicionados nas extremidades da caixa (2) que começará a pegar fogo de forma lenta, o suficiente para que o carvão (3) também entre em combustão antes do término da queima da caixa (2) e calço (C).

3) CAIXA RESINADA PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL, BRIQUETES E LENHA, de acordo com a reivindicação 1 caracterizada pela caixa (2) e calço (C) já com as projeções (CP) triangulares receber outros materiais combustíveis como briquetes e lenha.

Description:
RESINA PARA APLICAÇÃO EM PAPEL CARTÃO E CAIXA RESINADA COM CALÇO PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL,

BRIQUETES E LENHA

Introdução

[0001 ] Refere-se o presente pedido de patente de Invenção a uma inédita formulação de resina retardante, cuja aplicação no papel cartão com o qual é fabricada a caixa na qual é acondicionado o carvão vegetal, briquete ou lenha para churrasco, assim como no seu calço interno, propicia uma queima lenta do referido papel, o bastante para a incineração do material combustível nela contido até torná- lo brasa.

Campo de aplicação

[0002] A invenção pleiteada é utilizada no acendimento de churrasqueiras, lareiras, fornos e outros dispositivos que utilizam lenha, briquetes e compostos congéneres que possam ser queimados.

Convencimento

[0003] Acender uma churrasqueira ou alguns dos dispositivos supracitados, utilizando carvão, para muitas pessoas pode ser um verdadeiro desafio devido as variáveis e às etapas a se cumprir, causando alguns inconvenientes.

[0004] Como há vários volumes de sacos de carvão é comum as pessoas comprarem tamanhos maiores, ou mesmo mais unidades, para que não falte este produto durante o churrasco. O que acontece é que acaba sobrando carvão e quando da sua utilização no próximo churrasco, sua qualidade estará comprometida uma vez que é um material que facilmente absorve umidade prejudicando a queima e gerando fumaça em excesso.

[0005] Outro inconveniente é a colocação e o abastecimento da churrasqueira com o carvão, pois dificilmente a relação é de um para um, ou seja, um saco de carvão colocado de uma só vez na churrasqueira para fazer um churrasco. Normalmente há a necessidade de reabastecimento, o que causa sujeira para quem faz esta operação e no entorno de quem faz, além de gerar muita fuligem.

[0006] Por fim, talvez o maior inconveniente, é o acendimento da churrasqueira/ carvão no qual são utilizados inúmeros meios viabilizadores como álcool, óleo de cozinha, acendedores elétricos, acendedores em gel, acendedores sólidos, acendedores à combustão sempre acompanhados de outros artifícios como abanação, buchas de pano ou pão, etc.

[0007] É fato que mesmo que todas as técnicas existentes atualmente, uma simples tarefa de acender uma churrasqueira, ainda é motivo de fazer muitas pessoas desistirem de fazer um churrasco.

Estado da técnica

[0008] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço, como o PI1005854-0 intitulado“Embalagem Descartável e Comburente para Acondicionamento de Carvão Vegetal” - consiste de uma embalagem formada por uma caixa prismática de papelão passível de comportar vários sacos de carvão em material descartável e comburente, desse modo possibilitando o manuseio do mesmo sem sujeira. Assim, os sacos são jogados diretamente na churrasqueira, que ao pegar fogo libera o referido carvão para ser queimado.

[0009] O documento acima apresenta uma incoerência. A embalagem reivindicada é em material comburente. Para a combustão são necessários calor, combustível e comburente, esse último o oxigénio. Portanto a embalagem em questão é em material combustível (papel). Por sua vez, o papel utilizado é comum, portanto, de queima rápida, não sendo suficiente para a combustão do carvão nele contido, havendo a necessidade de utilizar outros meios para incrementar a chama / brasa na churrasqueira. Outros inconvenientes que podem ser destacados desta anterioridade são relativos a segurança do usuário, que poderá se queimar ao lançar vários pequenos sacos na churrasqueira e ao excesso de fumaça que isto causará.

[0010] O BR202012022272-3 intitulado“Disposição Construtiva Aplicada em Caixa de Carvão” - compreende uma caixa contendo carvão vegetal com um tubo central na base do qual está um acendedor altamente combustível facilitador do acendimento do seu conteúdo. Nas linhas laterais da caixa denotam-se picotes para abertura antes do acendimento, assim como na sua parte superior. O tubo central serve de acesso para o acendimento utilizando um fósforo que chega até o acendedor na parte inferior.

[001 1 ] Apesar de auxiliar no acendimento, o documento de anterioridade supracitado apresenta algumas deficiências como o volume excessivo, a necessidade do posicionamento do acendedor na sua base que acaba por sujar as mãos do usuário e por fim, o longo espaço que o fósforo percorre no tubo central que não incomumente acaba por apagá-lo.

Desvantagens do estado da técnica

[0012] Em suma, o estado da técnica apresenta como desvantagens mais preponderantes:

[0013] Sobras de carvão:

Absorção de umidade, o que gera perda de poder calorífico e excesso de fumaça.

Chamariz de insetos, roedores e amimais peçonhentos.

[0014] Colocação de carvão na churrasqueira:

Sujeira - tanto do usuário quanto do seu entorno. É inevitável com a retirada do carvão da embalagem.

Fuligem.

[0015] Acendimento da churrasqueira:

Acendedor elétrico - necessidade de ponto de energia próximo à churrasqueira. Álcool - segurança, relato de muitos acidentes. Além da necessidade de abanação.

Óleo de cozinha - baixa eficácia e geração de fumaça em excesso.

Acendedor em gel, em tablete ou acendedores sólidos - eficientes e seguros, mas para que o carvão pegue fogo há necessidade de uma técnica para acomodação correta do referido carvão. Outro inconveniente é que estes dispositivos de acendimento não acompanham o carvão e não é comum os usuários terem em casa. Acabam esquecendo de comprar.

Objetivos da invenção

[0016] É objetivo da presente invenção, propor uma resina para aplicação em papel cartão para confecção de caixa e calço para acondicionamento de carvão vegetal, briquetes e lenha, que propicia a queima lenta o suficiente da referida caixa e calço para que o material combustível nela contido pegue fogo.

[0017] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço resinados para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha com a medida certa de material combustível para realização de um bom churrasco, permitindo que o usuário utilize todo o seu conteúdo. Com isto não restará sobras, deixando assim o ambiente limpo para o próximo churrasco e o usuário não sofrerá com sobras de carvão úmido, por exemplo.

[0018] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço resinados para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha em que basta a retirada da sua tampa, posicionamento na churrasqueira e acendimento dos pavios nas extremidades para queima da caixa/ calço e, por conseguinte o fogo se propague até o material combustível, não gerando sujeira, fuligens e sem risco algum para o usuário.

[0019] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço resinados para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha contendo carvão cujo acendimento do material combustível se dá naturalmente, apenas com a colocação de fogo por meio de fósforo ou isqueiro nos pavios das extremidades da caixa, não havendo necessidade de abanação ou outro meio ativador da chama.

[0020] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço resinados para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha cujas dimensões são apropriadas para guarda organizada em dispensa.

[0021 ] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha capaz de atender as necessidades de pessoas que nunca fizeram churrasco.

[0022] É objetivo da presente invenção, propor uma caixa e calço para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, briquetes e lenha capaz de atender o público feminino, que não corre o risco de sujar ou estragar as unhas

Sumário da invenção

[0023] A“RESINA PARA APLICAÇÃO EM PAPEL CARTÃO E CAIXA RESINADA COM CALÇO PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL, BRIQUETES E LENHA” - trata de uma resina retardante a base de hidrocarbonetos, gordura de soja hidrogenada e celulose que devidamente aplicada em papel cartão, por sua vez utilizado na fabricação de caixa para acondicionamento de determinada quantidade de carvão vegetal, briquetes e lenha ideal para realização um churrasco, assim no seu calço interno propicia a reação inicial destes três elementos, resina, papel e material combustível, preferencialmente carvão, num período de tempo suficiente para gerar uma chama que irá queimar lentamente, transferindo seu calor para os materiais que irão incinerar, neste caso mais especificamente tempo suficiente para que o carvão pegue fogo. Os vincos da caixa também foram projetados para, além de evitar fuga de material do seu interior, retardar a proliferação da chama. A ignição da caixa inventada se dá por meio de fósforo, isqueiro ou outro tipo de calor colocado nos pavios posicionados nas extremidades da caixa.

Descrição das figuras

[0024] Na sequência são apresentadas as figuras para melhor explicar o pedido de patente de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista planificada da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal.

Figura 2: Vista em corte planificado da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal.

Figura 3: Vista planificada do calço da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal.

Figura 4: Vista em corte planificado do calço da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal.

Figura 5: Vista lateral em corte da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal.

Figura 6: Vista em perspectiva da caixa resinada para acondicionamento e incineração de carvão vegetal, mostrando uso / acendimento em uma churrasqueira qualquer.

Descrição detalhada da invenção

[0025] A“RESINA PARA APLICAÇÃO EM PAPEL CARTÃO E CAIXA RESINADA COM CALÇO PARA ACONDICIONAMENTO E INCINERAÇÃO DE CARVÃO VEGETAL, BRIQUETES E LENHA”, consiste de uma resina (1 ) cujos componentes, a base de hidrocarbonetos, gordura de soja hidrogenada e celulose, têm características retardante de chama quando da sua devida aplicação no papel cartão (P) a ser utilizado na fabricação do fundo (2F) e laterais (2L) das caixas (2) e também no seu calço (C) interno para acondicionamento do carvão (3) vegetal, briquetes ou para realização churrasco ou outra utilização qualquer, em que a reação inicial de tais componentes somado aos vincos (2V) da caixa (2) geram uma chama lenta o bastante para que o carvão (3) pegue fogo antes do término da incineração da caixa (2) e calço (C) supracitados. [0026] Mais particularmente, a invenção consiste de uma resina (1 ) obtida por meio de simples etapas de execução, a qual é aplicada em papel cartão (P) por sua vez utilizado na confecção de caixa (2) vincada (2V) e com tampa (2T), assim como em seu calço (C) interno igualmente vincado (CV), para acondicionamento de carvão (3) vegetal na medida certa para realização de churrasco, ou briquete e lenhas para outros usos, sendo a caixa (2) acesa pela colocação de uma fonte de calor (4) nos pavios (5) posicionados nas extremidades da referida caixa (2), que devido a resina

(1 ) e aos vincos (2V), em seu fundo (2F) e laterais (2L) origina uma chama que perdura tempo o suficiente para que o carvão (3), ou briquete ou lenha, pegue fogo antes da incineração da caixa (2) e respectivo calço (C) perfazendo um período total de cinco a quinze minutos. O vinco (CV) do calço (C) quando montado no interior da caixa perfaz pelo menos duas projeções (CP) triangulares que tem o objetivo de estabilizar e distribuir a carga do material combustível sobre o fundo (2F) da caixa

(2) aumentando a sua robustez. A resina (1 ) é composta de 25 a 35% de hidrocarbonetos; 25 a 35% de gordura de soja hidrogenada; 30 a 40% de celulose e 5% de outros componentes. A aplicação da resina (1 ) no papel cartão (P) deve ser realizada a uma temperatura entre 50 e 60 Q C de maneira uniforme e em apenas uma face do material, de forma que quando da montagem da caixa com este papel esta face fique interna. Para a fabricação da caixa (2), o papel cartão (P) passa por uma etapa de corte e vinco, em que o corte ditará o formato e tamanho e os vincos (2V) servirão para fazer as dobras que darão sustentação ao fundo, impedirão a saída de resíduos do interior da caixa, assim como, já comentado, retardarão a velocidade de avanço da chama. Somente após as etapas de corte e vinco a resina (1 ) será aplicada, assim o papel cartão (P) originado estará pronto para confecção da caixa (2). A fabricação do calço (C) se dá de forma semelhante ao da caixa (2), ou seja, o papel cartão (P) passa por um processo de vincagem para posterior aplicação da resina. Assim, nesta forma de viabilização da invenção, a caixa (2) prismática vincada (2V) obtida é forrada com o calço (C) já com os vincos (CV) dobrados conformando as projeções (CP) triangulares, gerando um espaço apto a receber uma quantidade de carvão (3) vegetal apropriada para a realização de um churrasco, o qual é mantido em suas condições ideais pela colocação de uma tampa (2T), que evita a contaminação do mesmo por agentes externos, assim como a entrada de umidade e outras intempéries. A utilização da caixa (2) se dá com a retirada da tampa (2T) e seu posicionamento no centro da churrasqueira, sendo todo o manuseio externo à caixa, ou seja, sem possibilidade de sujar as mãos. Em seguida, deve ser acesa uma fonte de calor (4) nos pavios (5) posicionados nas extremidades da caixa (2) que começará a pegar fogo de forma lenta, o suficiente para que o carvão (3) também entre em combustão antes do término da queima da caixa (2). O tempo médio para a queima total do conjunto caixa, carvão e resina é de cinco a quinze minutos.

[0027] Para outras utilizações que demandam materiais combustíveis como briquetes e lenha o tempo médio de queima poderá variar.