Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
RETRACTABLE GUNSTOCK FOR PORTABLE FIREARMS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/172773
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention discloses a gunstock for portable firearms, more specifically rifles, where the gunstock is quickly, easily and conveniently assembled and disassembled. The invention further considerably reduces the overall volume of the firearm. Another advantage is the addition of a hilt that allows the shooter to shoot even when the stock is retracted. In addition, the length of the gunstock can be adjusted when the gunstock is in the open position, allowing the gun to be adapted to the anatomy of the shooter and/or to the position of the target.

Inventors:
RODRIGUES DOS SANTOS ADEILTON (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000008
Publication Date:
November 03, 2016
Filing Date:
January 20, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RODRIGUES DOS SANTOS ADEILTON (BR)
International Classes:
F41C23/14
Domestic Patent References:
WO1981002925A11981-10-15
Foreign References:
US4296566A1981-10-27
US4735007A1988-04-05
US5924233A1999-07-20
US6560911B22003-05-13
EP2198235A12010-06-23
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Coronha retrátil para armas de fogo portáteis caracterizado por conter uma porção frontal (1) que se acopla, por meio de uma articulação (3), à parte posterior (2) da coronha, a qual possui ainda a ranhura (11) onde se acopla a peça (12), que é ligada à soleira (18) por meio da junta (19), onde a referida soleira se liga ainda à peça (15) por meio da junta (7).

2. Coronha retrátil para armas de fogo portáteis, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da peça (12) se movimentar de forma telescópica no interior do tubo (6) juntamente com o parafuso de fixação (9), que se movimenta pela ranhura (11).

3. Coronha rettétil para armas de fogo portáteis, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da regulagem do cabo ocorrer por meio do parafuso (9) e da lingueta (13), que é fixada por meio de uma garra (14) que se prende à referida lingueta com o auxílio de ranhuras (16).

4. Coronha retrátil para armas de fogo portáteis, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado peio fato da referida garra (14) possuir ainda uma mola (20) e um engate (21) que é capaz de abrir a referida garra (14) quando se pressiona a alavanca (17) para o encaixe na iingueta (13).

5. Coronha rêtrátii para armas de fogo portáteis, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado peio fato da presente reguiagem permitir a formação de uma pluralidade ângulos da junta (19).

6. Coronha rêtrátii para armas de fogo portáteis, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado peio fato da ação e cano serem fixados à coronha por meio de parafusos.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção para "Coronha retrátii para armas de fogo portáteis"

Campo da Invenção

[001] A presente patente de invenção está relacionada ao campo dos acessórios para armas de fogo portáteis, mais especificamente uma coronha retrátii para rifles, fuzis ou carabinas, que devido a sua conformação proporciona uma série de vantagens de ordem económica e de praticidade no manuseio.

Estado da Técnica

[002] A literatura patentária mostra alguns documentos que versam sobre coronhas retráteis em armas de fogo, mas como poderá ser visto, nenhum deles apresenta a solução que será aqui ensinada, A patente americana US6250009, revela uma escora que se apoia na parte posterior da cabeça ou do pescoço do atirador. Um braço telescópico está ligado de forma articulada com o cabo da arma de fogo ao lado da coronha da arma. Esse apoio proporciona mais firmeza ao atirador e dá mais sustentação à arma, principalmente quando existe a necessidade de segura-la por períodos mais longos. A invenção que será aqui descrita objetiva a eçonomia de espaço, onde o volume da arma é diminuído em 75% em comparação com a maioria das coronhas presentes no mercado. Adicionalmente, a invenção proporciona a possibilidade de regulagem do tamanho da coronha a fim de se ajustar à anatomia do braço do atirador.

[003] O documento US2013097911 revela um mecanismo para o ajuste do comprimento do cabo de uma arma de fogo, que se ajusta ao tamanho do braço de cada atirador. Assim , o principal objetivo dessa invenção é proporcionar mais conforto ao atirador. Além disso, o cabo pode ser retraído para facilitar o transporte e armazenagem. O mecanismo apresentado nessa invenção permite ainda a substituição do cabo para proporcionar um ajuste ainda melhor ao ombro do atirador. Embora essa criação possua objetivos semelhantes à presente invenção, a forma de sua realização se difere sobremaneira. Na invenção aqui ensinada não só cabo mais todo o suporte da arma de fogo é retraído para transporte.

[004] A patente GB2332039 apresenta outra solução relacionada ao ajuste do cabo ou coronha de rifles. Nessa solução são apresentados dois componentes em forma de " que se ligam à coronha da arma por meio de componentes que incluem uma lingueta sobre a qual são feitas ranhuras ou canais. A lingueta também possui furo ou ranhura para a inserção de parafuso de fixação. A peça em formato de "T", fixada na parte posterior da coronha (soleira) e com dimensão compatível à mesma. Essa peça pode ainda ter seu espaçamento da coronha regulado de acordo com a anatomia do atirador. Mais uma vez, destaca- se que a presente invenção revela solução distinta e mais engenhosa que os documentos anteriores do estado da técnica.

Sumário da Invenção

[005] A presente invenção revela uma coronha para armas de fogo portáteis, mais especificamente rifles. A referida coronha é completamente desmontável de forma rápida, simples e prática. Além disso, reduz consideravelmente o volume total da arma, o que resulta em economia devido à redução do voiume necessário para estoque e transporte.

[006] Outra grande vantagem da presente invenção é a introdução de uma empunhadura que permite ao atirador realizar disparos mesmo com o cabo recolhido. A coronha na sua posição aberta permite a regulagem do seu comprimento para uso por pessoas com diferentes tamanhos de braços.

Breve descrição das Figuras

As figuras são sumariamente descritas conforme mostrado a seguir:

Figura 1 - Apresenta a coronha na sua posição desmontada para a guarda e transporte;

Figura 2 - Detalhe da rotação da coronha para a posição montada;

Figura 3 - Mostra os componentes da parte posterior da coronha, que se conformam para formar o cabo; Figura 4 - Detalhe da lingueta e das ranhuras utilizadas para a fixação e regulagem do cabo;

Figura 5 - Detalhe da garra de fixação;

Figura 6 - Apresenta a coronha completamente montada.

Descrição Detalhada da Invenção

A coronha aqui ensinada é formada por várias porções articuladas que se conformam para a montagem da referida coronha que receberá ainda a porção responsável por realizar os disparos, ou seja, a ação e o cano. Essa porção será preferivelmente um rifle, que é fixado à coronha por meio de parafusos ou qualquer outro meio de fixação.

A figura 1 apresenta a presente coronha na sua configuração desmontada, utilizada para guarda e transporte, onde pode-se observar uma porção frontal (1 ) que se acopla com a parte posterior (2) da coronha por meio de uma articulação (3) que permite o giro dessa peça para a montagem da coronha.

A montagem da presente coronha ocorre com o giro da porção frontal (1 ) por meio da articulação (3), conforme mostrado na figura-2. Esse giro de meia circunferência faz com que a parte distai (5) da porção frontal se encaixe perfeitamente à parte posterior (2) e à porção (4). Ambas as porções (4) e (5) possuem formato de um cabo que, ao se conformarem, constituem uma pequena empunhadura que permite o atirador realizar disparos, mesmo com o cabo recolhido,

A fígura-3 mostra as porções que constituem o cabo da coronha. A porção posterior (2) possui uma ranhura (11) onde se acopla a peça (12), que é ligada à soleira (18) por meio da junta (19). A soleira se liga ainda à peça (15) por meio da junta (7).

A peça (12) se movimenta de forma telescópica no interior do tubo (6), assim como o parafuso de fixação (9) corre pela ranhura (11). Esse parafuso é fixado na posição proximal quando o cabo é desmontado. Quando da montagem do cabo, o parafuso (9) é fixado de forma a proporcionar a melhor regulagem para o tamanho desejado do cabo de acordo com a anatomia do braço do atirador.

Outra peça responsável pela regulagem do referido cabo é a lingueta (13). A porção do cabo (15) é direcionada à lingueta (13) que é fixada por meio de uma garra (14) que se prenderá à referida lingueta com o auxílio de ranhuras (16), conforme apresentado na figura-4, A garra (14) possui uma mola (20) e um engate (21) que, ao se pressionar a alavanca (17), abre a referida garra para o encaixe na lingueta (13), de acordo com a figura-5.

A regulagem para o tamanho de cabo desejado se dá então pela regulagem do parafuso de fixação (9) da garra (14), que é fixada à lingueta (13). Na maioria das vezes o atirador irá regular o cabo para que a porção que fica em contato com o seu ombro, a soleira (18), fique na posição vertical, conforme mostrado na figura-6 da coronha montada.

O presente dispositivo permite ainda a formação de diversos ângulos da soleira (18), ou seja, pode-se ajustar o parafuso (9) e a garra (14) para que se formem ângulos diferentes do ângulo reto na junta (19). Isso proporciona uma inclinação da soleira ( 8) que pode favorecer o atirador para alvos que estejam localizados muito acima ou abaixo do referido atirador.

Após a montagem da coronha, conforme mostrado na figura-6, a ação e cano são fixados à coronha por meio de parafusos ou qualquer outro meio de fixação adequado. Os modelos de ação e cano podem variar de acordo com o modelo das referidas peças. Assim, as figuras aqui apresentadas devem ser interpretadas como uma realização preferencial da invenção.