Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SAFETY LIFE-SAVING SYSTEM FOR AIRCRAFT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/124164
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention belongs to the field of life-saving equipment with accommodation for passengers and crew, comprising pods (1), each pod (1) being shielded, having an oval shape and comprising a seat (2) attached by a plurality of helical springs (3), wherein the seat (2) is provided with safety belts (4) and in each outer spring (5) a metallic sphere (6) is attached to withstand the first impact, in such a way that when the spheres (6) are subjected to the first impact, they issue a command to the spring assembly (3) on the seat in order to absorb the shock inside the oval two-part pod (1) which is also provided with a plurality of airbags (7) strategically attached to the inner walls, and with holes (8) for allowing oxygen exchange with the environment, each pod also consisting of a manual safety system with an inner battery for the event of a power failure in the aircraft.

Inventors:
MACEDA JOÃO BATISTA (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050006
Publication Date:
July 27, 2017
Filing Date:
January 16, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MACEDA JOÃO BATISTA (BR)
International Classes:
B64D25/02
Domestic Patent References:
WO2011153902A12011-12-15
Foreign References:
US6224018B12001-05-01
FR2762584A11998-10-30
CA2502381A12006-10-04
DE19625926A11998-01-08
Attorney, Agent or Firm:
IVANILDA MARIA DE OLIVEIRA MARCAS E PATENTES - ME (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - "SISTEMA DE SEGURANÇA SALVA-VIDAS APLICADO EM AERONAVES", caracterizado pelo fato de ser constituído por cápsulas (1). sendo que cada cápsula (1) é blindada, tem formato oval e é compreendida por uma poltrona (2) presa por uma pluralidade de moías (3) helicoidais, sendo dita poítrona (2) provida de cintos de segurança (4), sendo que em cada mola externa (5) será fixada uma esfera (6) de material metálico para resistir ao primeiro impacto, de maneira que ao sofrer esse primeiro impacto, as esferas (6) liberam um comando para o conjunto de molas (3) da poltrona, ajudando a amortecer o impacto interno da cápsula (1) que tem formato oval, é bipartida e também é provida de uma pluralidade de airbags (7) estrategicamente fixados nas paredes internas, bem como furos <8) para a troca de oxigénio com o meio ambiente, de modo que cada cápsula também é constituída por um sistema de segurança manual, que terá uma bateria interna para o caso de pane da aeronave.

Description:
"SISTEMA DE SEGURANÇA SALVA-VIDS APLICADO EM

AERONAVES"

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] Trata o presente relatório descritivo da patente de invenção de um inédito sistema de segurança saiva-vidas aplicado em aeronaves de pequeno e grande porte, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de engenharia e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestíndo-se de características próprias e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e ativídade inventiva : fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e económicas.

ANTECEDENTES DA PRESENTE PATENTE

[002] Existe atualmente no mercado diversos meios de resguardar vidas de passageiros de aviões. Todavia, como é do conhecimento dos técnicos no assunto, sâo ineficientes pois não garantem o salvamento cem por cento.

[003] Neste sentido alguns inventores idealizaram os produtos objeto dos documentos de patentes abaixo indicadas, porém não atentaram para os detalhes do salvamento integrai dos passageiros.

ESTADO DA TÉCNICA

[004] O documento de patente PI 0802892-3 depositado em 31/07/2008 intitulado cabine inftávet para aviões ensina um conjunto de componentes estruturais infláveis capazes de suportar choques mecânicos de alto impacto, que podem ser colocadas em volta, acima e embaixo de uma cabine convencional de um veículo, terrestre aquático ou aéreo, tai como na estrutura interna ou externa da fuselagem de um avião Cada um dos componentes infláveis toroidais, são feitos de material flexível de tal forma a ser enrijecida por uma câmara de ar em seu interior, o que o torna um corpo dotado de grande índice de rigidez e resistência mecânica ao impacto, podendo suportar colisões a mais de 400 Km/h sem que seja destruída, salvando assim seus ocupantes Sua resistência a grandes choques deriva do fato de que, tal como numa bola de futebol, tais estruturas não serem, em princípio, quebráveis. Os Componentes Estruturais Infláveis de Alto Impacto (para Aviões), sáo compostos basicamente por dois tipos de materiais; um flexível, composto da câmara de ar e de suas várias capas de contenção e proteção, e outro, sólido, composto de conexões na forma de flanges. A Cabine Inflável è assim composta por cinco componentes básicos e principais; pela Cabina Inflável formada pelos toróides Tl T2, T3 e T4, dentro da qual situa- se, protegida, uma cabina interna sólida. A Cabine Inflável para Aviões além de não se deformar com a queda do avião, também diminui a velocidade de queda, amortece o choque, é insubmergível na água, e naturalmente blindada contra fogo, fumaça e frio, transformando~se numa segura e célula de sobrevivência caso cair em lugar inóspito ou de clima muito adverso, até que possa vir o resgate. Os componentes infláveis para aviões também podem ser utilizados na área da Engenharia Civil, na construção de torres, bases flutuantes, pavilhões e pontes, barcos, pára-choques, entre outras aplicações. Prioritariamente destína-se ao uso em ultraleves e aeronaves de tamanho médio.

[005] O documento de patente PI 0204219-3 depositado em 23/09/2002 intitulado paraquedas para aeronaves ensina um projeto criado para dar mais segurança nas viagens aéreas, no caso de falhas mecânicas ou acidentes naturais. Exemplo: no relatório descritivo os modelos quatro e cinco só desenvolveram um trabalho neles através das alças e para-á-queda junto e fazer um balão. Por que se cair no mar o avião não afunda. Todos os modelos têm p projeto de evitar acidentes aéreos e principalmente tem o objetivo de salvar vidas humanas e objetos que transportam e também as aeronaves. São cinco desenhos de modelos diferentes: paraquedas. asa delta e balão. O sentido de uso é o mesmo. O motor vai ser colocado de preferência ao iado da calda, porque serve como quebra- vento e é melhor na centralização de dispositivos que vai a cada a iça. Dentro do avião terá um painel de controle que será elaborado com sinalizador de luz, velocímetro de velocidade de altitude e botões de liga e desliga o para~á~queda. Exemplo: o primeiro botão é para ligar o motor e o automático das alças, o segundo para romper o lacre e expulsão das alças e abertura do para-é-queda no ar, o terceiro botão para colocar de volta as alças e o para-á-queda no lugar, isso também vai depender da tecnologia elétrica,

[006] O documento de patente PI 9909140-2 depositado em 09/03/1999 intitulado sistema de propulsão para um avião ensina um sistema de propulsão, compreendendo pelo menos dois motores de combustão interna independentes que sâo posicionados díretamente um do lado do outro e sincronizados, e dos quais cada um age sobre um eixo de transmissão comum. Em cada conexão de propulsão separada sâo previstos meios que cortam a conexão quando tiver uma queda significante em potência (pontos de ruptura teóricos, desacoplamento automático).

[007] Analisando os documentos acima citados e conhecidos do estado da técnica, como poderá ser observado, nenhum apresenta integralmente as características construtivas do sistema objeto da presente patente.

[008] Em vista disso, ao longo do tempo foram procedidos estudos visando eliminar todos esses problemas e inconvenientes e, como resultado, foi desenvolvido este sistema que possibilita a concepção de uma nova forma de segurança sa!va-vidas, através do qua! surge a possibilidade de ser aplicado em aeronaves de pequeno e grande porte, obtendo-se então um produto integrado com reais possibilidades de uma económica industrialização: minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança.

[00ÔJ Portanto, esta patente de invenção tem por objetivo proporcionar um meio seguro para salvar vidas de passageiros de aviào que sofre uma pane em pleno voo,

[010] Estes e outros objetivos sâo alcançados com uma disposição que compreende uma pluralidade de cápsulas, que suporte grandes impactos da mesma forma que a caixa preta dos aviões suporta, sendo que cada cápsula é blindada e compreendida por uma poltrona presa por uma pluralidade de molas helicoidais de grande resistência mecânica, sendo dita poltrona provida de cintos de segurança, sendo que em cada mola externa será fixada uma esfera de material metálico para resistir ao primeiro impacto, de maneira que ao sofrer esse primeiro impacto, as esferas liberam um comando para o conjunto de molas da poitrona, com a finalidade de ajudar a amortecer o impacto interno da cápsula. Referida cápsula tem formato oval, é bipartida e também é provida de uma pluralidade de molas e airbags estrategicamente fixados nas paredes internas, bem como furos para a troca de oxigénio com o meio ambiente. A aeronave será provida de um container no teto fixado na parte superior da fuselagem por travas hidráulicas, as quais serão desarmadas no momento do acionamento feito pelo piloto da aeronave, que terá um tempo determinado para entrar na sua cápsula, sendo dito container provido no teto de uma pluralidade de airbags bem como extintores de incêndio nos corredores. Cada cápsula também é constituída por um sistema de segurança manual, que terá uma bateria interna para o caso de pane da aeronave.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[011] Para complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente, e de acordo com uma preferencial realização prática da mesma, acompanha em anexo um desenho, onde de maneira exemplificada embora não limitativa, se representa o seguinte:

[012] A figura 1 representa a vista da parte interna da cápsula do sistema objeto da presente patente.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA PRESENTE INVENÇÃO

[013] De acordo com a referida figura, e em seus pormenores, a presente patente é constituída de uma pluralidade de cápsulas (1), sendo que cada cápsula (1) é blindada, tem formato oval e é compreendida por uma poltrona (2) presa por uma pluralidade de molas (3) helicoidais, sendo dita poltrona (2) provida de cintos de segurança (4), sendo que em cada mola externa (5) será fixada uma esfera {6} de material metálico para resistir ao primeiro impacto, de maneira que ao sofrer esse primeiro impacto, as esferas (6) liberam um comando para o conjunto de molas (3) da poltrona, ajudando a amortecer o impacto Interno da cápsula (1) que tem formato oval, é bipartida e também é provida de uma pluralidade de airbags (7) estrategicamente fixados nas paredes internas, bem como furos (8) para a troca de oxigénio com o meio ambiente, de modo que cada cápsula também é constituída por um sistema de segurança manual, que terá uma bateria interna para o caso de pane da aeronave.

[014] Nâo se tem conhecimento de um sistema de segurança salva- vidas aplicado em aeronaves que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tâo efetivo quanto o sistema objeto da presente patente.

[015) Tendo sido descrita e ilustrada a presente invenção, é para ser compreendido que a mesma pode sofrer inúmeras modificações e variações em sua forma de realização desde que tais modificações e variações não se afastem a partir do espírito e escopo da invenção, tal como definido no quadro reivindicatório.