Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SEAT ATTACHMENT SYSTEM WITH ANGULAR ADJUSTMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/178840
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application relates to a seat attachment system, in particular baby seats or carriers, for use in vehicles with at least two wheels. Said system comprises a coupling structure (6), which favours attachment to the vehicle, and a pivoting base (1) designed to enable angular adjustment of the seat coupled thereto, by activating at least one locking lever (4) and one adjustment lever (5), which act interdependently. As such, inadvertent movements of the seat are avoided by the action of only one of them, thereby providing passenger safety.

Inventors:
MAGALHÃES TEIXEIRA TIAGO EMANUEL (PT)
PINTO OLIVEIRA ARAUJO PEDRO JORGE (PT)
Application Number:
PCT/IB2018/052029
Publication Date:
October 04, 2018
Filing Date:
March 26, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
POLISPORT PLASTICOS SA (PT)
International Classes:
B62J1/16; B62J11/00
Foreign References:
EP1097862A22001-05-09
EP1514780A12005-03-16
EP2692574A22014-02-05
CN104859494A2015-08-26
Attorney, Agent or Firm:
VIEIRA PEREIRA FERREIRA, Maria Silvina (PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1. Sistema de fixação de assentos com ajuste angular caracterizado por compreender:

— uma estrutura de acoplamento para ligação ao veiculo;

— uma base de pivotagem que proporciona o encaixe de um assento, a referida base de pivotagem compreendendo:

— Um bloco inferior para ligação à estrutura de acoplamento, em que o referido bloco inferior apresenta carris gravados na sua superfície exterior que promovem o encaixe e fixação da estrutura de acoplamento; e onde uma das faces frontais do bloco inferior possui pelo menos três posições de encaixe angular;

— Um mecanismo rotacional compreendido por uma estrutura tubular, disposta sobre o eixo horizontal do bloco inferior da base de pivotagem, cujo movimento rotacional sobre si próprio é acionado por intermédio de cabeças giratórias;

— Um bloco superior compreendendo meios de fixação mecânica ao mecanismo rotacional, promovendo a rotação solidária entre ambos e onde a face exterior do referido bloco superior possui carris gravados que promovem o ajuste e encaixe do assento numa posição final de bloqueio;

— Pelo menos uma patilha de bloqueio, localizada no bloco superior, que controla a ação de pelo menos uma patilha de ajuste, em que a referida patilha possui uma posição de abertura e uma posição de fecho ; — Pelo menos uma patilha de ajuste, localizada na face frontal do bloco superior, possuindo uma posição de abertura e uma posição de fecho, que promove o deslocamento do referido bloco ao longo da face frontal do bloco inferior e sua fixação num dos pelo menos três encaixes angulares, por intermédio de um posicionador;

em que a patilha de bloqueio e a patilha de ajuste se encontram conectadas entre si através de um mecanismo de alavanca projetado para promover o movimento solidário de ambas entre as suas posições de abertura e fecho.

2. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a fixação da estrutura de acoplamento à superfície do bloco inferior ser complementada através de uma ligação mecânica .

3. Sistema de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a ligação mecânica ser efetuada através de parafuso.

4. Sistema de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a estrutura de acoplamento ser uma armação metálica.

5. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o bloco superior se encontrar conectado ao mecanismo rotacional através de meios de ligação mecânicos.

6. Sistema de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a ligação mecânica ser efetuada através de parafuso.

7. Sistema de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o mecanismo de alavanca compreender uma alavanca que conecta ambas as patilhas, e uma mola.

Description:
D E S C R I Ç Ã O

"Sistema de fixação de assentos com ajuste angular"

Domínio técnico

0 presente pedido relaciona-se com um sistema de fixação de assentos com ajuste angular.

Antecedentes

São conhecidos do estado da técnica diversos mecanismos para providenciar o acoplamento de apetrechos externos a veículos de pelo menos duas rodas, designadamente bicicletas. Em termos gerais, tal é efetuado com recurso a uma estrutura base que favorece a conexão ao veículo e na qual é acoplado o apetrecho externo, por exemplo um cadeira porta-bebés. Mediante as suas especificidades técnicas, esta base de acoplamento pode permitir a configuração de diferentes posições para a cadeira porta-bebés, quer ao nível do seu deslocamento horizontal quer vertical com o ajuste angular da mesma.

O documento US 6173980 BI divulga um assento para criança a acoplar numa bicicleta. A estrutura desenvolvida permite efetuar um ajuste angular entre o assento e as costas do mesmo, através do acionamento de uma patilha de segurança, que desbloqueia a ação de uma estrutura de anéis rotativos, que promovem o referido ajuste mediante a rotação de um manipulo .

O documento US 20110139843 divulga um dispositivo para efetuar o ajuste de posição de um compartimento combinado entre assento traseiro e bagagem num motociclo. O dispositivo consiste numa estrutura formada por dois slides paralelos que promovem o deslocamento do apetrecho externo ao longo do trilho em cada um deles gravado. O referido deslocamento é promovido mediante acionamento de um manipulo que desbloqueia a posição natural do trinco associado ao mecanismo de fixação do dispositivo. Com efeito, a posição natural do trinco efetua o bloqueio da posição do apetrecho externo, por ação de uma mola, fixando a sua posição final numa das posições pré-definidas numa calha que é montada na estrutura de slide.

O documento EP1097862 BI divulga um assento reclinável para bicicletas que compreende uma unidade de reclinação, meios para proporcionar a fixação do mesmo à bicicleta e um slide arqueado rigidamente conectado ao assento, que se move ao longo de um guia que providencia a desejada reclinação. O controlo da reclinação é efetuado através de um mecanismo em alavanca, atuado mediante a rotação de um manipulo por parte do utilizador.

O documento EP 1077866 BI divulga uma base para acoplamento de uma cadeira de criança promovendo o seu deslocamento horizontal ao longo de uma calha, e cujo bloqueio numa posição final é garantida mediante acionamento de uma maçaneta giratória.

O documento EP 0832811 BI divulga uma cadeira de bebé acoplável a uma bicicleta, compreendendo uma estrutura de suporte com uma forma anatómica e meios de suporte ajustáveis, adaptados para providenciar a fixação da estrutura de suporte numa posição vertical e numa posição reclinável. O mecanismo de reclinação compreende uma estrutura em forma de L cuja extremidade esta articulada com as costas da cadeira de bebé, definindo um centro de rotação, que é acionado através de um conjunto de hastes de comprimento ajustável.

O documento EP 1514780 Al divulga uma base para acoplamento de um assento numa bicicleta. O mecanismo em causa recorre ao acionamento de uma patilha para permitir a inserção ou a remoção do assento de forma rápida.

Ora, pela leitura do estado da técnica conclui-se que os sistemas desenvolvidos até agora ou recorrem ao acionamento de manipulos rotativos, ou ao ajuste de hastes de suporte, o que desde logo não facilita a tarefa do utilizador no ato da configuração da posição desejada para o assento. Para além disso, nenhuma das soluções conhecidas é pensada sob o ponto de vista da segurança do utilizador, precavendo ações inadvertidas que provoquem o deslocamento indesejado do assento, o que no caso de uma cadeira porta-bebés é um aspeto importante de garantir.

Sumário

O presente pedido descreve um sistema de fixação de assentos em veículos de pelo menos duas rodas com ajuste angular caracterizado por compreender:

— uma estrutura de acoplamento para ligação ao veículo;

— uma base de pivotagem que proporciona o encaixe de um assento, a referida base de pivotagem compreendendo:

— Um bloco inferior para ligação à estrutura de acoplamento, em que o referido bloco inferior apresenta carris gravados na sua superfície exterior que promovem o encaixe e fixação da estrutura de acoplamento; e onde uma das faces frontais do bloco inferior possui pelo menos três posições de encaixe angular;

— Um mecanismo rotacional compreendido por uma estrutura tubular, disposta sobre o eixo horizontal do bloco inferior da base de pivotagem, cujo movimento rotacional sobre si próprio é acionado por intermédio de cabeças giratórias;

— Um bloco superior compreendendo meios de fixação mecânica ao mecanismo rotacional, promovendo a rotação solidária entre ambos e onde a face exterior do referido bloco superior possui carris gravados que promovem o ajuste e encaixe do assento numa posição final de bloqueio;

— Pelo menos uma patilha de bloqueio, localizada no bloco superior, que controla a ação de pelo menos uma patilha de ajuste, em que a referida patilha possui uma posição de abertura e uma posição de fecho ;

— Pelo menos uma patilha de ajuste, localizada na face frontal do bloco superior, possuindo uma posição de abertura e uma posição de fecho, que promove o deslocamento do referido bloco ao longo da face frontal do bloco inferior e sua fixação num dos pelo menos três encaixes angulares, por intermédio de um posicionador;

em que a patilha de bloqueio e a patilha de ajuste se encontram conectadas entre si através de um mecanismo de alavanca projetado para promover o movimento solidário de ambas entre as suas posições de abertura e fecho. Num modo particular de realização do sistema apresentado, a fixação da estrutura de acoplamento à superfície do bloco inferior é complementada através de uma ligação mecânica.

Num outro modo particular de realização do sistema, a referida ligação mecânica é efetuada através de parafuso.

Num modo particular de realização do sistema apresentado, a estrutura de acoplamento é uma armação metálica.

Num modo particular de realização do sistema apresentado, o bloco superior encontra-se conectado ao mecanismo rotacional através de meios de ligação mecânicos.

Num modo particular de realização do sistema apresentado, o mecanismo de alavanca compreende uma alavanca que conecta ambas as patilhas, e uma mola.

Descrição das Figuras

Para uma mais fácil compreensão do presente pedido juntam- se em anexo figuras, as quais, representam realizações preferenciais que, contudo, não pretendem limitar a técnica aqui divulgada.

Figura 1: vista em perspetiva do sistema de fixação desenvolvido, em particular do seu bloco superior, onde os sinais numéricos de referência representam:

1 - base de pivotagem;

2 - bloco inferior;

3 - bloco superior;

4 - manipulo de bloqueio;

5 - manipulo de ajuste; 6 - estrutura de acoplamento;

8 - estrutura tubular;

9 - ponto de fixação;

10 - ponto de fixação;

11 - ligação mecânica.

Figura 2: vista em perspetiva do sistema de fixação desenvolvido, em particular do seu bloco inferior, onde os sinais numéricos:

2 - bloco inferior;

3 - bloco superior;

4 - manipulo de bloqueio;

5 - manipulo de ajuste;

6 - estrutura de acoplamento;

11 - ligação mecânica.

Figura 3: Representação esquemática do mecanismo de alavanca, envolvido na ação de ajuste angular, onde os sinais numéricos de referência representam:

12 - cabeça giratória;

13 - cabeça giratória;

14 - estrutura cilíndrica;

16 - mecanismo de alavanca;

18 - mo1a .

Figura 4: Representação esquemática do manipulo de ajuste que efetua o ajuste angular, onde os sinais numéricos de referência representam:

15 - posicionador;

17 - calha de deslize. Figura 5: vista em perspetiva do sistema de fixação desenvolvido, em particular do seu bloco inferior, onde os sinais numéricos:

19 - mo1a .

Descrição geral

O presente pedido está relacionado com um sistema de fixação de assentos, em particular cadeiras de bebé ou porta-bebés, a aplicar em veículos de pelo menos duas rodas. Este sistema compreende uma estrutura de acoplamento (6), que favorece a ligação ao veículo, e uma base de pivotagem (1) projetada de forma a possibilitar o ajuste angular do assento a ele acoplado, mediante acionamento de pelo menos um manipulo de bloqueio (4) e um manipulo de ajuste (5), que funcionam de forma solidária. Deste modo evitam-se deslocações inadvertidas do assento por ação de apenas uma delas, promovendo assim a segurança do passageiro .

O sistema de fixação com ajuste angular baseia-se numa base de pivotagem (1) na qual o assento é aplicado, em particular sobre a estrutura de tubular (8) presa à superfície exterior do bloco superior da base de pivotagem (1) por intermédio dos pontos de fixação (9,10) da referida estrutura de tubular (8) e num seu ponto anterior (11) por intermédio de uma ligação mecânica, como por exemplo um parafuso .

O bloco inferior da base de pivotagem (1) encontra-se encaixado na estrutura de acoplamento (6), que estabelece a conexão ao veículo. Contudo, os blocos inferior e superior da base de pivotagem (1) encontram-se ligados entre si de forma tal que permitem a existência de liberdade de deslocamento, segundo o eixo vertical, do bloco superior em relação ao bloco inferior, definindo-se nessa medida o ângulo de reclinação da base de pivotagem (1) e por extensão do assento a ela conectado.

O deslocamento angular verificado concretiza-se por ação de um mecanismo rotacional, em particular uma estrutura cilíndrica (14), disposta sobre o eixo horizontal do bloco inferior da base de pivotagem (1), ao qual o bloco superior se encontra conectado através de meios de ligação mecânica, como por exemplo parafusos . O movimento giratório é controlado por pelo menos duas cabeças rotativas (12,13) montadas por encaixe mecânico em ambas extremidades laterais da referida estrutura cilíndrica (14) .

O controlo das cabeças rotativas (12,13) é efetuado mediante a ação de pelo menos um manipulo de bloqueio (4) localizado na parte lateral do bloco superior, face de maior cumprimento, da base de pivotagem (1) . Com efeito, o manipulo de bloqueio lateral controla o funcionamento do manipulo de ajuste frontal, que por sua vez controla o movimento da base superior e por conseguinte, das cabeças rotativas .

O manipulo de bloqueio (4) possui duas posições, aberto e fechado, e quando se encontra nesta última posição promove o bloqueio do manipulo de ajuste (5) , localizado numa das duas faces frontais do bloco superior da base de pivotagem (1), faces de menor cumprimento. O manipulo de ajuste (5) é responsável pelo ajuste do deslocamento vertical do bloco superior em relação ao bloco inferior da base de pivotagem (1), movimento esse que é solidário com o movimento das cabeças rotativas (12,13) culminando no ajuste angular da base de pivotagem (1) . Da mesma forma, o manipulo de ajuste

(5) possui duas posições, aberto e fechado.

Para redefinir o ajuste angular é então necessário o acionamento do manipulo de bloqueio (4) e do manipulo de ajuste (5), de forma a desbloquear a ação das cabeças rotativas (12,13) e liberar o deslocamento vertical do bloco superior da base de pivotagem (1) em relação ao seu bloco inferior, que define o ângulo de reclinação.

Com efeito, a ajuste angular é efetuado através da abertura manipulo de bloqueio (4) que desbloqueia o manipulo de ajuste (5), promovendo a sua abertura e permitindo-se assim ajustar o deslocamento vertical do bloco superior da base de pivotagem (1) em relação ao seu bloco inferior. Esse deslocamento é efetuado ao longo da face frontal do bloco inferior, que se encontra marcada com três posições angulares de encaixe que definem ângulos de reclinação predefinidos . Após a configuração do ângulo desejado, o manipulo de ajuste (5) é fechado bloqueando o bloco superior da base de pivotagem (1) num dos encaixes angulares pré-definidos , por ação de um posicionador (15) acoplado ao manipulo de ajuste (5) .

De forma a coordenar a movimentação dos manipulos de bloqueio (4) e de ajuste (5), estes encontram-se conectados entre si através de um mecanismo de alavanca (16) . Assim, o manipulo de bloqueio (4), ao ser deslocado da sua posição de fecho para a posição de abertura, promove o deslocamento solidário do mecanismo de alavanca (16) para uma posição de não bloqueio ou de abertura do manipulo de ajuste (5) . Quer isto dizer que, quando o manipulo de bloqueio (4) se encontra na sua posição fechada, o mecanismo de alavanca (16) está posicionado de tal forma que bloqueia a movimentação do manipulo de ajuste (5), impedindo desta forma o ajuste angular.

Ao deslocar verticalmente o bloco superior da base de pivotagem (1), abrindo ambos os manipulos, o posicionador do manipulo de ajuste (5) reposiciona-se dos encaixes angulares da calha de deslize (17), localizada na face frontal do bloco inferior, que permite a seleção de um encaixe angular diferente. Após seleção do ângulo pretendido, e libertando o manipulo de ajuste (5), este retoma à sua posição natural de fecho graças à ação de uma mola (19) . Quando nesta posição, o mecanismo de alavanca (16), mediante a ação da mola (18), retorna para a sua posição natural do manipulo de ajuste (5) tendo com consequência a movimentação do manipulo de bloqueio (4) para a sua posição de fecho, garantindo o trancamento do sistema de ajuste angular da base de pivotagem (1) .

Este esquema de ajuste angular aumenta a segurança dos seus utilizadores, reduzindo a probabilidade de que numa utilização normal da base de pivotagem (1) estes possam manipular o manipulo de ajuste (5) de forma inadvertida, levando à deslocação indesejada da base de pivotagem (1), como acontece nos casos em que o utilizador é uma criança que, dadas as suas dimensões, é suscetivel de poder acionar o manipulo de ajuste (5) com os seus pés ou mãos. Descrição detalhada

Fazendo referência às figuras, algumas formas de realização são agora descritas de forma mais pormenorizada, as quais não pretendem, contudo, limitar o âmbito do presente pedido .

Num modo particular de realização, a base de pivotagem (1) permite o acoplamento de uma cadeira de bebé, ou porta-bebé a bicicletas.

Nesse sentido sempre que o utilizador pretender alterar o ângulo de reclinação deverá acionar a patilha de bloqueio

(4), deslocando-a para a sua posição de abertura, e posteriormente procede ao ajusta angular do bloco superior

(3), obedecendo aos encaixes representados na face frontal do bloco inferior (2), mediante acionamento da patilha de ajuste (5) e respetivo posicionador. Os ângulos de reclinação predefinidos são de 0 o , 10° e 20°. Uma vez selecionado o ângulo, a patilha de ajuste (5) deixa de ser pressionada pelo utilizador, voltando à sua posição natural de fecho, que irá deslocar a alavanca (10) no sentido de fechar a patilha de bloqueio (4) e impedir o movimento das cabeças giratórias (9), trancando assim a movimentação do bloco superior (3) e fixando-o no encaixe angular desejado.

O ajuste angular resulta então da ação conjunta de pelo menos duas patilhas, presentes na base de pivotagem (1), cuja ação é coordenada por um mecanismo de alavanca, que nas suas posições de fecho bloqueiam a ação do mecanismo rotacional, impedindo a movimentação das cabeças giratórias (9) e por consequência o ajuste angular da base de pivotagem (1) . Com este esquema, garante-se que o referido ajuste angular não é concretizado por ação isolada de uma das patilhas.

A presente descrição não é, naturalmente, de modo algum restrita às realizações apresentadas neste documento e uma pessoa com conhecimentos médios da área poderá prever muitas possibilidades de modificação da mesma sem se afastar da ideia geral, tal como definido nas reivindicações. As realizações preferenciais acima descritas são obviamente combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais .