Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SEED CAPSULE MADE OF DEGRADABLE MATERIAL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/022349
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent relates to a seed capsule made of degradable material for use in agriculture, and more specifically in forestry sciences for reforestation, with a view to promoting reforestation or the planting of different plant species using a small seed capsule (CA) and matrix (4) to encourage consumers to plant trees or other plant species, since the seed fastened to the packaging can subsequently be removed and planted, resulting in benefits of lower manufacturing costs, easy commercial distribution, simplified logistics, ease of application and use, and composting of eco-friendly materials.

Inventors:
LIMA CARDOSO SELOW GABRIEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050245
Publication Date:
February 11, 2021
Filing Date:
July 03, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SELOW ROBERTO (BR)
International Classes:
A01C1/04
Foreign References:
US20120011770A12012-01-19
US20080005046A12008-01-03
US20110302835A12011-12-15
US20060162248A12006-07-27
US20130269248A12013-10-17
US20140290133A12014-10-02
Attorney, Agent or Firm:
LICKS ATTORNEYS (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Cápsula com semente em material degradável, caracterizada por, cápsula com semente (CA) em material degradável da presente patente ser composta de parte superior (1) em papel moldável degradável ou similar, pela parte inferior (2) em papel degradável ou similar, uma base (3) em papel antiaderente (3) de mesmo formato da parte inferior (2) dotado de saliência (3-A) de formato semi-circular, matriz (4) composta de base (4-A), parte superior (4-B) e cola (C) do tipo tac permanente ou similar.

2. Cápsula com semente em material degradável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, preferencialmente a capsula (CA) na parte superior (1) e a parte inferior (2) possuírem formato circular, mas não limitado a esse, a cápsula poderá ter outras formas geométricas, tais como, retangular, quadrada, triangular, elipsoidal e outras.

3. Cápsula com semente em material degradável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser uma ou mais sementes de uma ou mais espécies vegetais e/ou adubo de crescimento para plantas e/ou qualquer tipo de substrato que facilite o desenvolvimento da planta.

4. Cápsula com semente em material degradável, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, alternativamente possuir um método de acompanhamento do plantio composto pelo aplicativo instalado no dispositivo móvel (DM), de um servidor (SV) e de um banco de dados (BD); a conexão do dispositivo móvel (DM) ao servidor (SV) se dará através da rede de dados (R) e as informações inseridas no aplicativo serão armazenadas no banco de dados (BD).

5. Cápsula com semente em material degradável, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo método de acompanhamento se aplicar da seguinte forma: a) Na primeira etapa o usuário acessa o cadastro a partir de uma página inicial. Caso o usuário não possua cadastro na plataforma, inserirá os dados para fazer o seu cadastramento; b) A etapa seguinte é de registro da planta, através do código numérico e/ou um código de barras e/ou um QR code a planta será identificada e com o usuário posicionado no local de plantio, as coordenadas geográficas (Geographic coordinate system - GPS) serão obtidas e gravadas; c) Reunidas todas estas informações, o aplicativo as envia para o servidor e este ao banco de dados para que sejam armazenadas.

6. Fabricação e montagem, caracterizados por a fabricação e montagem da capsula da presente patente se dá na seguinte sequência:

I) A parte superior (1) após ser cortada preferencialmente na forma circular, receberá a impressão de código numérico e/ou um código de barras e/ou um QR Code (QR);

II) Em seguida será moldada por uma matriz (4);

III) A parte inferior (2) da cápsula será cortada preferencialmente na forma circular com o mesmo diâmetro da parte superior (1);

IV) Após a deposição das sementes(s) entre a parte superior (1) e inferior (2), ambas as partes (1 e 2) serão coladas formando um elemento único;

V) Na parte inferior (2) da cápsula (CA) será depositada cola (C) do tipo tac permanente para torná-la autoadesiva;

VI) Para proteger esta cola (C) é usada uma base (3) em papel antiaderente;

VII) O resultado final é uma cápsula (CA) autoadesiva com semente(s) no seu interior que permitirá a sua germinação através da decomposição do papel quando plantada.

7. Fabricação e montagem, de acordo com a reivindicação 6, caracterizados por, alternativamente a sequência de fabricação e montagem poderá ser realizados em ordens diferentes.

Description:
CÁPSULA COM SEMENTE EM MATERIAL DEGRADÁVEL

[001] Refere-se a presente patente de invenção a cápsula com semente(s) em material degradável aplicado na agricultura e mais especificamente em Ciências Florestais no quesito reflorestamento, com a finalidade de promover o reflorestamento ou o plantio de diferentes espécies vegetais através de uma pequena cápsula de material degradável contendo semente(s) e que objetiva incentivar o consumidor final ao plantio de árvores ou outras espécies vegetais, pois através da afixação da cápsula contendo semente(s) na embalagem, posteriormente poderá ser removida e plantada, com vantagens de baixo custo de fabricação, fácil distribuição comercial, logística simplificada, apresentar facilidade na aplicação e utilizar materiais ecologicamente amigáveis.

[002] Como é de conhecimento dos meios técnicos ligados à área da agricultura e de acordo com pesquisas realizadas nos bancos de dados nacional e internacional, atualmente existem:

[003] A) Papéis com sementes infundidas em sua massa ainda no processo de produção e que posteriormente podem ser plantados, também conhecido como Papel Semente objeto da patente PI0902406-9.

[004] B) Objeto da patente US20080005046 AI e do site https://dornob.com/ship- plant-grow-cardboard-box-walls-with-secret-seeds/, que propõe a infusão de sementes entre as ondas de embalagens de micro ondulado para o seu posterior plantio

[005] C) Selos Plantáveis (Plant Stamps) que incentiva práticas ecológicas através da utilização de stickers plantáveis objeto do site http://www.plantstamps.com/.

[006] D) Objeto das patentes US964S447, EP2885136 e do site https://www.yourvippartner.com/article/sprout-pencil7pt Lápis plantável (Sproud Pencil) que propõe uma solução para o descarte do resto do lápis após a sua utilização.

[007] Esses sistemas possuem desvantagem, limitações e inconvenientes de:

[008] A) No caso do papel semente, apresenta a grande dificuldade na sua utilização, principalmente pela indústria gráfica, devido à irregularidade da superfície do papel gerada pelas sementes infundidas em sua massa.

[009] B) No caso da infusão de sementes nas embalagens de micro ondulado, inserção das sementes nesse tipo de material é pouco prática, muitas vezes as caixas de micro ondulado são grandes e de difícil plantio.

[0010] C) No caso dos selos plantáveis tem uma aplicação restrita pois a utilização stickers abrange um número limitado de consumidores, além do que, como mostrado no site, existe um película adesiva impressa e colada sobre o papel que será plantado e para que se realize o plantio é necessário submergir por alguns minutos para que o mesmo se desprenda, ainda tem-se o inconveniente de que se forem produzidos sem a película adesiva os selos plantáveis deverão ser produzidos com papel semente e terão todas as desvantagens decorrentes da utilização deste tipo de material.

[0011] "CÁPSULA COM SEMENTE EM MATERIAL DEGRADÁVEL", objeto da presente patente foi desenvolvido para superar as limitações, inconvenientes e desvantagens das soluções atuais. A crescente busca por soluções que possam tornar as empresas mais engajadas com a sustentabilidade tem encorajado novos projetos que vem ao encontro desta necessidade com uma construtividade inovadora e que incentivem o consumidor ao plantio de árvores ou outras espécies vegetais através da afixação da cápsula contendo semente(s) e/ou adubo de crescimento para plantas e/ou qualquer tipo de substrato em uma embalagem. Esta cápsula poderá ser posteriormente removida e plantada, com vantagens de ter um menor custo de fabricação, ser de fácil distribuição comercial, permitir a simplificação da logística , apresentar facilidade na aplicação, utilizar materiais ecologicamente amigáveis, permitir a utilização em qualquer etapa do processo fabril, podendo inclusive ser utilizado no momento da venda do produto. Isto se deve ao fato da cápsula com semente ser produzida de forma dissociada da fabricação do produto com o qual será agrupada. A cápsula de semente tem dimensões diminutas tornando-a de fácil aplicação, não comprometendo as características funcionais e estéticas das embalagens, o que também é uma vantagem. Por último e não menos importante, está à vantagem de permitir a participação voluntária e consciente do consumidor, pois será ele que optará na utilização da cápsula.

[0012] A presente invenção também poderá dispor de um sistema de acompanhamento do plantio, composto de um aplicativo para dispositivos móveis, um servidor e um banco de dados. A utilização deste sistema é facultativa, e terá como principal objetivo identificar a pessoa e/ou grupo de pessoas responsáveis pelo plantio, a(s) espécie(s) plantada(s), a data do plantio, a localização, armazenar e/ou compartilhar fotografias e outras informações necessárias.

[0013] Problemas técnicos que as anterioridades não resolvem e forma como foi solucionado pela cápsula da presente patente: [0014] A) Falta de incentivo a prática ecológica através do plantio de árvores ou outras espécies vegetais, resolvido pela presente patente através de cápsula que será produzida de forma dissociada da fabricação do produto com o qual será agrupada. A produção da cápsula não terá nenhuma interferência nas linhas de produção já existentes.

[0015] B) Interferência nos quesitos funcionais e estéticos das embalagens resolvido pela presente patente através de cápsula que será produzida de forma dissociada da fabricação do produto com o qual será agrupada. A produção da cápsula não terá nenhuma interferência nas linhas de produção já existentes.

[0016] C) Falta de incentivo a participação voluntária e consciente do consumidor, resolvido pela presente patente ao delegar ao próprio consumidor esta tarefa. A cápsula será o elemento central da presente patente e a empresa o agente facilitador de todo o processo.

[0017] D) Falta de acompanhamento do plantio, resolvido pela presente patente ao dispor ao usuário a possibilidade de acompanhamento via aplicativo aspectos relevantes ao desenvolvimento do seu plantio.

[0018] Para melhor compreensão do presente invento são anexados as seguintes figuras:

[0019] FIGURA 1., que mostra a vista em perspectiva da parte superior da cápsula em papel moldável cortado na forma circular;

[0020] FIGURA 2., que mostra a vista em perspectiva da impressão do código identificador na parte superior da cápsula;

[0021] FIGURA 3., que mostra a vista em perspectiva moldagem da parte superior da cápsula.;

[0022] FIGURA 4., que mostra a vista em perspectiva da montagem da cápsula com sementes;

[0023] FIGURA 5., que mostra a vista em perspectiva da montagem final da cápsula com aplicação do papel antiaderente;

[0024] FIGURA 6., que mostra a vista ampliada em detalhe das camadas da cápsula;

[0025] FIGURA 7., que mostra a vista em perspectiva da cápsula montada da presente patente;

[0026] FIGURA 7b., que mostra o sistema de acompanhamento de plantio;

[0027] FIGURA 8., que mostra a vista da retirada da base em papel antiaderente; [0028] FIGURA 9., que mostra a vista esquemática da aplicação da cápsula na embalagem.;

[0029] FIGURA 9b., que mostra a representação do cadastramento da cápsula no aplicativo; e

[0030] FIGURA 10., que mostra o plantio da cápsula da presente patente.

[0031] De acordo com as referidas figuras, a cápsula com semente(s) (CA) em material degradável da presente patente é composta de parte superior (1) em papel moldável degradável ou similar, pela parte inferior (2) em papel degradável ou similar, uma base (3) em papel antiaderente (3) de mesmo formato da parte inferior (2) dotado de saliência (3-A) de formato semi-circular, matriz (4) composta de base (4-A), parte superior (4-B) e cola (C) do tipo tac permanente ou similar.

[0032] Preferencialmente a cápsula (CA) na parte superior (1) e a parte inferior (2) possuem formato circular, mas não limitado a esse a cápsula poderá ter outras formas geométricas, tais como, retangular, quadrada, triangular, elipsoidal etc.

[0033] Alternativamente a cápsula com semente(s) (CA) poderá ser uma ou mais sementes de uma ou mais espécies vegetais e/ou adubo de crescimento para plantas e/ou qualquer tipo de substrato que facilite o desenvolvimento da planta.

[0034] A fabricação e montagem da cápsula da presente patente em uma forma preferencial se dá na seguinte sequência:

[0035] I) A parte superior (1) após ser cortada preferencialmente na forma circular, receberá a impressão de código numérico e/ou um código de barras e/ou um QR Code (QR);

[0036] II) Em seguida será moldada por uma matriz (4);

[0037] III) A parte inferior (2) da cápsula será cortada preferencialmente na forma circular com o mesmo diâmetro da parte superior (1);

[0038] IV) Após a deposição das sementes (S) entre a parte superior (1) e inferior (2), ambas as parte (1 e 2) serão coladas formando um elemento único.

[0039] V) Na parte inferior (2) da cápsula (CA) será depositada cola (C) do tipo tac permanente para torná-la autoadesiva.

[0040] VI) Para proteger esta cola (C) é usada uma base (3) em papel antiaderente.

[0041] VII) O resultado final é uma cápsula (CA) autoadesiva com semente(s) no seu interior que permitirá a sua germinação através da decomposição do papel quando plantada. [0042] Alternativamente a sequência de fabricação e montagem poderá ser realizados em ordens diferentes.

[0043] O uso da cápsula com sementes da presente patente se dará da seguinte forma:

[0044] 1) as cápsulas serão destinadas ao vendedor;

[0045] 2) o vendedor as entregará ao cliente para que as aplique na embalagem;

[0046] 3) após a utilização da embalagem, o consumidor poderá destacar a cápsula contendo semente(s) da embalagem e 4) finalmente plantá-la dando origem a uma nova árvore ou planta.

[0047] Visto a necessidade de inovar e incentivar ainda mais a divulgação e o plantio, também é proposto o desenvolvimento de um sistema de acompanhamento do plantio composto pelo aplicativo instalado no dispositivo móvel (DM), de um servidor (SV) e de um banco de dados (BD). A conexão do dispositivo móvel (DM) ao servidor (SV) se dará através da rede de dados (R) e as informações inseridas no aplicativo serão armazenadas no banco de dados conforme apresentado na Figura 7b.

[0048] O aplicativo para dispositivos móveis servirá para identificar a pessoa e/ou grupo de pessoas responsáveis pelo plantio, a(s) espécie(s) plantada(s), a data do plantio, a localização, armazenar, compartilhar as fotografias e outras informações necessárias.

[0049] A utilização do aplicativo se dá nas seguintes etapas:

[0050] a) Na primeira etapa o usuário acessa o cadastro a partir de uma página inicial. Caso o usuário não possua cadastro na plataforma, inserirá os dados para fazer o seu cadastramento;

[0051] b) A etapa seguinte é de registro da planta. Através do código numérico e/ou um código de barras e/ou um QR code a planta será identificada e com o usuário posicionado no local de plantio, as coordenadas geográficas (Geographic coordinate system - GPS) serão obtidas e gravadas.

[0052] c) Reunidas todas estas informações, o aplicativo as envia para o servidor e este ao banco de dados para que sejam armazenadas.

[0053] Em cada uma das etapas anteriores poderão ser anexadas fotos do usuário e da planta. Também poderão ser acrescidas novas funcionalidades ao sistema, alteradas as funcionalidades existentes ou se a opção for pela não utilização do sistema, não haverá com isto comprometimento do objetivo da presente invenção.