Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SELF-SERVICE MACHINE POWERED BY CLEAN ENERGY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/018115
Kind Code:
A1
Abstract:
Field of use: industries and commercial establishments, cafeterias of companies, schools, hospitals, airports, bus stations, metro stations, petrol stations, hotels and motels. The present invention generally relates to an automatic product vending system and, in particular, to a system coupled to clean and renewable energy to reduce the environmental impact. The invention describes a self-service machine for distributing and selling products, which machine is powered by clean energy, and involves the combination of self-service product vending machines and at least one renewable, clean energy system, the energy being supplied directly and/or stored.

Inventors:
ITO EMILY TIEMY (BR)
MAIA JOSIANE APARECIDA DE CARVALHO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050165
Publication Date:
February 01, 2018
Filing Date:
June 28, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
EMILY TIEMY ITO - ME (BR)
International Classes:
G07F11/46; G07F9/00; H02J3/38; H02J9/00; H02S10/12
Foreign References:
US20120104785A12012-05-03
Other References:
"Report de 2011", SANDEN CSR, 2011, pages 7;26, Retrieved from the Internet
MIBA : MUSEU D'IDEES I INVENTS DE BARCELONA, 19 November 2014 (2014-11-19), XP055459273, Retrieved from the Internet
Attorney, Agent or Firm:
OZAWA, Cristiane Rumika Minowa (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada por ser uma máquina de autoatendimento para distribuição e venda de produtos, sistema que é integrado com energia limpa e renovável para diminuir impactos ambientais.

2) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato da máquina apresentar formas alternativas de geradores de energia com recursos renováveis através de sistemas com dínamo, eólico, fotovoltaico, mista ou outra energia limpa que possa ser aplicada.

3) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, conforme reivindicação 3, caracterizado por poder combinar equipamentos geradores de energia renováveis e acumular em baterias interna.

4) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato de poder assumir qualquer tipo de formato e possuir portas de entrada e de saída para a introdução e retirada dos produtos e meios de transporte para transferir os produtos a partir do gabinete de armazenamento. 5) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato de poder ser disponibilizada em locais de ampla circulação como logradouros públicos e pequenos recintos.

6) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato da venda dos produtos serem de forma unitária em embalagens normatizadas e sustentáveis, as quais poderão ter um código impresso. O código poderá ser identificado automaticamente por um leitor no ato da escolha do produto pelo usuário.

7) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato de proporcionar sistema de gestão do consumo de energia e de controle adaptativo podendo ser utilizado para qualquer tipo de máquinas de venda automática.

8) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada por compreender um armário de armazenamento com dimensões variáveis, de acordo com o local a ser instalado e uma pluralidade de nichos internos onde são abastecidos os produtos para venda.

9) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato do acionamento ser realizado preferencialmente utilizando dínamo, acoplado à máquina, para maior segurança no funcionamento, atendendo o usuário caso haja falta de abastecimento de energia para operação ou ser usado como fonte geradora de energia elétrica preferencial.

10) ACIONAMENTO, conforme reivindicação 9, caracterizado por ser realizado através do movimento mecânico impulsionado pelo próprio usuário. Neste sentido, o usuário fará a leitura de uma tabela de códigos na embalagem, que indicará a quantidade necessária de movimentos para gerar energia suficiente para o funcionamento da máquina.

11) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, conforme reivindicação 10, caracterizada por possuir leitor ótico e efetuar leitura dos códigos das embalagens propulsionando o sistema de dínamo na quantidade de energia estabelecida para acionamento da máquina.

12) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato do sistema poder aceitar qualquer tipo de pagamento com reconhecimento para cada compra e envio de recibos de forma virtual ou impresso.

13) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada por incluir um mecanismo de aceitação de pagamento para gerar um sinal a fim de liberar o fornecimento do produto.

14) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada por apresentar uma pluralidade de teclados para seleção compreendendo, ou pelo menos um botão, um teclado, ou uma tela sensível ao toque associado ao produto desejado.

15) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada por compreender:

i. um temporizador, gerando um sinal de controle para efetuar a manobra de cargas de energia interna;

ii. um acionador, do sistema de dínamo que corresponde ao esforço utilizado pelo usuário;

iii. um controlador, de acionamento para o tempo de operação das cargas internas por um sinal de controle a partir de um comando.

16) MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA, caracterizada pelo fato de poder promover a sustentabilidade proporcionando redução de resíduos, em que as embalagens, após o uso, possam ser depositadas em local pré-determinado na máquina, beneficiando o usuário ao comprar o produto, recebendo descontos na compra ou outros tipos de bonificações.

Description:
MÁQUINA DE AUTOATENDIMENTO MOVIDA A ENERGIA LIMPA

[001 ] A presente invenção descreve uma máquina de autoatendimento para distribuição e venda de produtos movidos à energia limpa baseado na combinação entre:

a) máquinas de auto atendimento para venda de produtos e b) sistema renovável de energia.

[002] A aplicação a que se destina o invento poderá ser para os setores industriais e comerciais, com a venda de diversos produtos como, cosméticos, alimentícios, farmacêuticos, químicos, etc, que não necessitem de refrigeração.

[003] A energia para movimentar a máquina tem como forma alternativa recursos renováveis como, sistemas com dínamo, eólico, fotovoltaico, mista ou outra energia limpa que possa ser aplicada.

[004] A presente invenção refere-se, portanto, a uma máquina de venda automática, utilizando particularmente uma combinação de uso de equipamentos geradores de energia renovável para economia de energia.

[005] O corpo da máquina poderá ser assumir qualquer tipo de formato e poderá incluir portas de venda e reabastecimento.

[006] Poderá ser disponibilizado em locais de ampla circulação como logradouros públicos e pequenos recintos, onde pode ser vendido e distribuído os produtos.

[007] O sistema de venda automática podem também expandir o alcance das indústrias e comércios em locais que são menos adequados para franquias de lojas de varejo convencionais, tais como em refeitórios de empresas, escolas, hospitais, aeroportos, rodoviárias, estação de metrô, postos de gasolina, hotéis e motéis.

[008] O sistema de venda automatizado inclui uma máquina de venda automática movido por energia renovável e mecanismos para distribuição dos produtos de forma unitária em embalagens normatizadas. As embalagens dos produtos poderão ter um código impresso para ser disponibilizado ao consumidor na qual pode ser lido automaticamente por um leitor de código quando a unidade de embalagem é escolhida pelo consumidor final.

[009] A presente invenção refere-se genericamente a um sistema de venda automática de produtos, e em particular com um sistema que é integrado com energia limpa e renovável para diminuir impactos ambientais.

ANTECEDENTES DA TÉCNICA

[010] As conveniências dos serviços de autoatendimento são uma grande indústria que continua a crescer em resposta ao aumento da procura de fornecimento de diversos produtos para um grande número de pessoas em tempos de serviço cada vez mais curtos. Com os altos custos de espaço de armazenamento e de trabalho é muito desejável ter sistemas automatizados de venda de produtos de confiança na operação e que podem oferecer aos clientes uma ampla gama de opções em tipos de produtos.

[01 1 ] Atualmente as máquinas de venda automática apresentam variadas formas, algumas entregam produtos embalados secos, como doces e batatas fritas. Tais máquinas de venda automática normalmente têm um painel frontal transparente através do qual um usuário pode ver as opções disponíveis com isso fazer sua seleção. Outras máquinas de venda automática são capazes de fornecer um produto alimentar refrigerado, como refrigerantes ou sorvetes ou até mesmo sanduíches.

[012] Estas máquinas projetam o item alimentar selecionadas a partir de um compartimento frigorífico ou congelador para o usuário, permitindo que o mesmo alcance através de um compartimento uma porta de acesso. Outras máquinas de venda automática podem entregar itens quentes, como café ou sopa. Essas máquinas normalmente misturam de alguma forma o item desejado e adicionam água aquecida para o recipiente, resultando no item desejado. Ainda, outras máquinas refrigeradas apresentam um item de comida fria ou congelada e posteriormente inserindo o item alimentar em um forno de microondas para o aquecimento do alimento, entregando o produto pronto ao usuário.

[013] Algumas das principais desvantagens com sistemas atuais de venda convencionais automatizados têm sido o uso cada vez maior da energia elétrica como fonte de recursos para funcionamento do sistema, pouco eficientes para sustentabilidade dos estabelecimentos.

[014] Algumas propostas foram feitas para máquinas de venda automática como a Pat EUA. No. 4.771 .913 que divulga uma máquina de venda automática com pilhas.

[015] Outra máquina de venda automática de produtos é conhecida a partir de divulgação do documento alemão sob n. 3.412.899. Esta máquina de venda automática é conhecida por ter concepção modular. O armário distribuidor está equipado com todas as unidades necessárias para selecionar o produto desejado e pagar por ele, utilizando fonte elétrica de acionamento. [016] Atualmente as máquinas de autoatendimento possuem sistemas internos bastante complexos estão sujeitos a altas taxas de bloqueio e avaria mecânica. Seria altamente desejável empregar uma estrutura de venda automática de produtos que é simples, confiável em operações e que podem ser instalados e equipados em máquinas já existentes.

[017] A patente americana Pat. N ° 5.844.808 e as Patentes dos EUA descrita por Schanin Pat. N ° s. 6.243.626, 6.389.822 e 6.581 .396, descrevem modelos de máquinas de venda automática com eficiência energética, com sensores de temperatura colocados no interior do compartimento de armazenamento utilizando-se compressores e ventiladores, operados para manter os produtos na temperatura apropriada para a venda automática.

[018] Uma das razões para o crescimento explosivo da utilização de máquinas de venda automática é que elas proporcionam a disponibilidade do produto 24 horas com apenas necessidade periódica de manutenção da máquina. Isso ocorre porque as maiorias das máquinas de venda automática realizam uma ampla oferta de produtos disponíveis para os consumidores. Com base na localização da máquina de venda automática e o tamanho dos mesmos, vários dias podem ser necessários para abastecer a máquina para o fornecimento dos produtos. Tal serviço pode aumentar em muito a rentabilidade das máquinas. No entanto, essa rentabilidade é reduzida pelo consumo de energia elétrica das máquinas de venda automática, especialmente durante períodos de inatividade quando não há consumidores presentes ou compra dos produtos. Com a introdução de novas tarifas de preços elétricos, o impacto negativo dos custos de energia torna-se um fator ainda maior para o futuro destas máquinas. [019] Existe, portanto, uma necessidade na técnica para a gestão de uma utilização de energia adaptativa e sistema de controle para máquinas de venda onde dispositivos alternativos e energia diminuam o consumo de energia das máquinas de venda automáticas assegurando ao mesmo tempo em que um fornecimento adequado dos produtos a serem vendidos esteja disponível em todos os momentos. A presente invenção proporciona tal sistema de gestão do consumo de energia e de controle adaptativo podendo ser utilizado para qualquer tipo de máquinas de venda automática.

DESCRIÇÃO DETALHADA

[020] Máquina de venda automática de produtos diversos que compreende um armário de armazenamento com dimensões variáveis, de acordo com o estabelecimento, para uma pluralidade de nichos internos onde são abastecidos os produtos para venda.

[021 ] Como uma forma de realização simultânea, o mecanismo de distribuição é acionado com recursos renováveis como, sistemas com dínamo, eólico, fotovoltaico, mista ou outra forma de energia limpa que possa ser aplicada, podendo ser acumulado a energia em uma bateria ou conjunto de baterias dentro das máquinas de venda de autoatendimento.

[022] Preferencialmente um sistema com dínamo é acoplado à máquina de autoatendimento de vendas para maior segurança no funcionamento do sistema, atendendo o consumidor final caso haja falta de abastecimento vento, luz solar ou outra forma de energia para operação da máquina. Além disso, é acionado através do movimento mecânico impulsionando o funcionamento pelo próprio usuário. [023] Neste sentido, o usuário fazendo a leitura de uma tabela de códigos das embalagens propulsionará o sistema de dínamo na quantidade de energia estabelecida para acionamento da máquina, a fim de operacionalizá-lo. O pagamento poderá ser efetivado através de cartão magnético, dinheiro ou outras formas de utilização vigentes.

[024] O sistema de venda da presente invenção também compreende um sistema de pagamento de qualquer modalidade e do tipo conhecido na técnica para o reconhecimento do pagamento para cada compra e o recibo de compra ser encaminhado de forma virtual ou impresso.

[025] A máquina de venda automática inclui um mecanismo de detecção de formas de pagamento para gerar um sinal a fim de liberar o fornecimento do produto.

[026] Ainda um aspecto adicional da invenção abrange uma unidade de embalagem preferencialmente reciclável para cada produto com um código de comando numa posição pré-determinada, de modo que possa ser processado por um leitor de código posicionado dentro da máquina de autoatendimento, liberando o produto ao consumidor final.

[027] Uma pluralidade de teclados para seleção significa, tal como pelo menos um botão, um teclado, ou uma tela sensível ao toque associado ao produto desejado, permite que o usuário escolha o item de interesse.

[028] A presente invenção compreende ainda portas de entrada e de saída para a introdução e retirada dos produtos, meios de transporte para transferir os produtos a partir do gabinete de armazenamento através da porta de entrada para o transportador e meios para transferir os referidos produtos através da porta de saída para uma posição de distribuição. [029] A máquina de venda automática de produtos é um sistema mecânico relativamente simples que deve sincronizar os diferentes movimentos necessários para transportar o produto a partir do armário ou gabinete de armazenamento para a posição de distribuição. Em particular, o movimento da porta do gabinete deve ser coordenado de tal forma que abra apenas no momento em que a leitora do código processe a quantidade de energia exercida pelo usuário atendendo a demanda ou o produto que se quer comprar.

[030] O sistema de liberação do produto compreende a entrega adaptada para deslizar de dentro do armário ou alojamento de armazenagem através de uma prateleira fixa, de modo que entre a posição em que contém o produto embalado e uma segunda posição em que é abandonada a embalagem desejada o sistema é articulado e por sua vez libera o produto escolhido na extremidade do compartimento de retirada da máquina de autoatendimento.

[031 ] Em vista do objeto, como mencionado, a máquina de autoatendimento movida à energia limpa compreende ainda um temporizador, gerando um sinal de controle para efetuar a manobra de cargas de energia interna da máquina de venda automática através do acionamento de um sistema de dínamo que corresponde ao esforço utilizado pelo usuário, contado pelo temporizador para acúmulo suficiente de energia do sistema para uma venda predeterminada; um controle de acionamento para comandar e dirigir o tempo de operação das cargas internas da máquina de venda automática por um sinal.

[032] A presente invenção proporciona economia de energia elétrica proveniente de fontes convencionais para máquinas de vendas automáticas por utilizar energia sustentável convertidas em energia elétrica. Possibilitando também, um método para redução de energia elétrica controlada por tempo de operação para cada usuário das máquinas de autoatendimento de venda de produtos.

[033] É objeto da presente invenção melhorar uma máquina de venda automática de produtos de tal forma que as desvantagens antes mencionadas são evitadas e, em particular, que a sequência dos movimentos é simplificada com um mínimo de espaço necessário.

[034] Tendo em vista a necessidade da sustentabilidade como meio para proporcionar redução de resíduos, a presente invenção propõe que as embalagens, após o uso, tenham efeito reverso, ou seja, o usuário poderá se beneficiar depositando na máquina de autoatendimento embalagens do próprio produto comprado ou depositar embalagens recicláveis, recebendo descontos na compra do produto desejado ou outros tipos de bonificações.