Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SET OF LINING SHEETS MADE FROM DISCARDED RADIAL TIRES AND METHOD FOR MANUFACTURING LINING SHEETS MADE FROM DISCARDED RADIAL TIRES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/206516
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a set (1) of lining sheets (2) made from radial tires for protecting abrasive equipment and absorbing impact, wherein said set (1) of the present invention is composed of a plurality of lining sheets (2) made from radial tires arranged side by side for lining the surface of an item of equipment. The lining sheets (2) that make up the set (1) are provided with grooves (3) that allow the lining sheets (2) to be joined together, the lining sheets (2) being perfectly fastened to one another by means of special 'hooked' screws, thereby ensuring that the surface of the item of equipment on which said lining sheets (2) are installed is effectively sealed, preventing materials from entering the space formed between the lining sheets (2). The present invention also relates to a method for manufacturing the radial tire lining sheets (2) of the set (1).

Inventors:
RIBEIRO LUCAS (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050135
Publication Date:
October 15, 2020
Filing Date:
April 12, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RUBBERBRAS LTDA (BR)
International Classes:
B29B11/04; B29B11/00; B29B11/02; B29B17/00; B29D29/00; F16M1/00
Domestic Patent References:
WO2014013487A12014-01-23
Foreign References:
US5340630A1994-08-23
US5834083A1998-11-10
US6372069B12002-04-16
ES2352026A12011-02-15
Attorney, Agent or Firm:
PROVEDEL, Leticia (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial compreendendo uma pluralidade de placas de revestimento (2) dispostas umas ao lado das outras, revestindo uma superfície de um equipamento, caracterizado pelo fato de que a placa de revestimento (2) de pneu radial apresenta um formato retangular, quatro faces dispostas (4); encaixes (3) do tipo macho-fêmea; duas faces (5' e 5”), e uma pluralidade de parafusos (7) do tipo "anzol".

2. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os encaixes (3) ser feito preferencialmente, nas quatro faces laterais (4).

3. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os encaixes (3) ser feito, em duas faces laterais (4) opostas entre si

4. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da face 5” estar em contato com um material abrasivo disposto no equipamento.

5. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de parafusos (7) é inserida por pressão na malha de cabos de aço da placa de revestimento (2) de pneu radial.

6. Conjunto (1) de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo coma reivindicação 4, caracterizado pelo da face 5' ser uma face lisa e a face 5” ser uma face rugosa, dotada de sulcos e frisos.

7. Método de fabricação de placas de revestimento (2) de pneu radial, conforme definida na reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes etapas:

i. receber uma pluralidade de pneus radiais, analisá-los e separá-los conforme tamanho e desgaste;

ii. cortar o pneu radial, separando-o em duas partes, sendo estas a bandagem e as laterais do pneu radial;

iii. realizar cortes longitudinais na bandagem do pneu radial;

iv. laminar as placas obtidas na etapa iii; v. executar encaixes (3) nas quatro faces laterais (4) da placa; vi. inserir por pressão o parafuso do tipo "anzol" para fixação a placa através da malha de cabo de aço;

vii. lixar todas as superfícies da placa de revestimento (2); e

viii. aplicar uma fina camada negra de líquido na superfície da placa de revestimento (2).

8. Método de fabricação de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato dos encaixes (3) serem do tipo encaixe macho-fêmea

9. Método de fabricação de placas de revestimento (2) de pneu radial, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato do parafuso ser do tipo "anzol".

Description:
CONJUNTO DE PLACAS DE REVESTIMENTO FEITAS A PARTIR DE PNEUS RADIAIS DESCARTADOS E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE PLACAS DE REVESTIMENTO FEITAS A PARTIR DE PNEUS

RADIAIS DESCARTADOS

Campo da Invenção

[001] A presente invenção se refere a um conjunto de placas de revestimento de pneu radial compreendendo uma pluralidade de placas de revestimento obtidas por meio de cortes de pneus radias de caminhões do tipo fora de estrada. A presente invenção também se refere um método de fabricação para as placas de revestimento de pneu radial que constituem o conjunto.

Antecedentes da Invenção

[002] Placas de revestimento consistem em placas para realizar a proteção de equipamentos e superfícies submetidas à abrasão. As referidas placas são amplamente utilizadas em processos relacionados à mineração como, por exemplo, transportadores, peneiras, britadores e outros, devido à grande abrasão presente nos materiais aplicados nesses processos.

[003] As referidas placas de revestimento são, tipicamente, posicionadas uma ao lado da outra, de modo a formar um conjunto de placas de revestimento e, assim, revestir o equipamento ou superfície submetida à abrasão para protegê-lo.

[004] No estado da técnica, as placas de revestimento são comumente confeccionadas em material metálico como, por exemplo, ferro fundido ou aço manganês, garantindo maior vida útil à superfície ou ao equipamento em que as placas de revestimento são aplicadas.

[005] Entretanto, estas placas de revestimento metálicas apresentam uma vida útil

significativamente reduzida, necessitando uma frequente e exaustiva substituição do conjunto de placas de revestimento o que, consequentemente, gera a parada do equipamento para realizar essa substituição, deixando-o inoperante e improdutivo durante todo o processo de substituição.

[006] Além disso, as placas de revestimento metálicas do estado da técnica apresentam um elevado nível de ruído durante a operação do equipamento em que são instaladas, decorrente do impacto do material no interior do equipamento com as placas metálicas.

[007] As referidas placas metálicas do estado da técnica também possuem um alto custo de fabricação, gerando, assim, um enorme gasto decorrente da substituição destas, além de apresentar um desprendimento constante das placas com os equipamentos em que são instaladas, o que causa prejuízos devido aos danos causados ao equipamento por conta deste desprendimento das placas.

[008] Há, ainda no estado da técnica, placas de revestimento de borracha de pneu radial que, como seu nome já infere, são fabricadas em borracha extraída de pneus radiais de grande porte aplicados em caminhões fora de estrada.

[009] O documento PI 0202363-6, intitulado "Processo de obtenção de placa de revestimento anti-abrasão e placa de revestimento" descreve um processo para a fabricação de placas, onde as referidas placas de pneu radial são dotadas de um formato quadrado ou retangular com lados aplainados, compreendendo furos passantes distribuídos pela área da placa para possibilitar a fixação desta com o equipamento por meio de parafusos.

[010] Entretanto, por possuírem os lados aplainados, quando as placas são fixadas uma ao lado da outra no equipamento ou superfície que se deseja proteger, o conjunto de placas de revestimento que se forma não apresenta uma vedação adequada, sendo as placas de revestimento colocadas apenas encostadas uma com as outras para formar o revestimento.

[011] Esta ausência de vedação adequada permite que materiais dispostos no equipamento em que as placas de revestimento são instaladas adentrem pelo espaço definido entre uma placa de revestimento e a outra, incorrendo em danos ao equipamento e um desgaste precoce deste.

[012] O documento MU 8502304-3, intitulado "Placa de desgaste de borracha de pneus usados" descreve placas de desgaste resistentes a abrasão, placa esta recortada da banda de rodagem ou de outras partes possíveis de qualquer tipo de pneus usados para que possam ser empregadas em qualquer local onde se detectem desgaste por abrasão e que se possa utilizar estas placas de pneus. O meio de fixação da placa do documento MU 8502304 tem um rebaixo para acomodar a cabeça do parafuso de fixação e um sistema de trava composto da arruela de encosto e do tubo limitador.

[013] Entretanto, as placas possuem lados retos e portanto, apresentam os mesmos problemas que o documento supracitado PI 0202363-6, uma vez que as placas são fixadas uma ao lado da outra no equipamento ou superfície que se deseja proteger, o conjunto de placas de revestimento que se forma não apresenta uma vedação adequada, uma vez que a ausência de vedação permite que materiais dispostos no interior do equipamento adentrem pelo espaço definido entre uma placa de revestimento e a outra, incorrendo em danos ao equipamento e um desgaste precoce deste.

[014] Sendo assim, não há no estado da técnica um conjunto de placas de revestimento de pneu radial que revele uma vedação eficiente entre as placas que compõem o revestimento da superfície do equipamento, evitando que materiais adentrem o espaço definido entre as placas.

[015] Além disso, não há, no estado da técnica, um método de fabricação de placas de revestimento de pneu radial que compreenda uma etapa de confecção de um encaixe entre as placas, permitindo que estas realizem uma vedação efetiva do equipamento em que são aplicadas. Este tipo de encaixe se refere também à aplicação em locais de forte impacto, uma vez que a união destes encaixes permite que as placas sejam instaladas em locais sujeitos a fortes impactos e grande abrasão, sem perderem a efetividade.

Objetivos da Invenção

[016] A presente invenção tem como objetivo propiciar um conjunto de placas de revestimento de pneu radial dotado de uma vedação eficiente e segura, evitando que materiais adentrem o espaço definido entre as placas de revestimento que compõem o conjunto.

[017] A presente invenção também tem como objetivo propiciar um método de fabricação de placas de revestimento de pneu radial dotadas de um encaixe para que sejam associadas entre si e realizem uma vedação eficiente no equipamento que são aplicadas.

[018] A presente invenção também tem como objetivo a aplicabilidade das placas em locais de forte impacto, devido ao encaixe que faz com que uma placa sobreposta à outra, forme uma única placa, podendo ser amplamente utilizada tanto em locais de forte impacto e grande abrasão.

[019] A presente invenção também se difere no modo de fixação, uma vez que são utilizados parafusos do tipo "anzol" para fixação das placas nos equipamentos. Este tipo de fixação impede que os minérios tenham qualquer contato com o equipamento e ainda fixem de forma segura as placas nos equipamentos, pois os parafusos do tipo "anzol" são fixados nas malhas de cabo de aço existente nas placas de revestimento.

Breve Descrição dos Desenhos

[020] A presente invenção é detalhadamente descrita com base nas respectivas figuras:

[021] Figura 1 - ilustra uma vista em perspectiva do conjunto de placas de revestimento de pneu radial.

[022] Figura 2 - ilustra uma vista em perspectiva de uma placa de revestimento de pneu radial.

[023] Figura 3 - ilustra uma vista lateral da placa de revestimento de pneu radial.

[024] Figura 4 - ilustra um parafuso do tipo "anzol".

[025] Figura 5 - ilustra um fluxograma das etapas envolvidas no método de fabricação das placas de revestimento que compõem o conjunto de placas de revestimento de pneu radial.

Sumário da Invenção

[026] A presente invenção, em sua configuração preferencial, se refere a um conjunto de placas de revestimento de pneu radial compreendendo uma pluralidade de placas de revestimento dispostas umas ao lado das outras, revestindo uma superfície de um equipamento, em que a placa de revestimento (2) de pneu radial apresenta um formato retangular, quatro faces dispostas (4); encaixes (3); duas faces (5' e 5”), e uma pluralidade de parafusos (7) do tipo "anzol".

[027] É ainda um objeto da presente invenção proporcionar um método de fabricação de placas de revestimento de pneu radial, que compreende as seguintes etapas:

i. receber uma pluralidade de pneus radiais, analisá-los e separá-los conforme tamanho e desgaste;

ii. cortar cada pneu radial, separando-o em duas partes, sendo estas a bandagem e as laterais do pneu radial;

iii. realizar cortes longitudinais na bandagem do pneu radial, obtendo placas com quatro faces;

iv. laminar as placas obtidas na etapa iii para uniformizar a espessura da placa;

v. executar encaixes nas quatro faces laterais da placa;

vi. inserir por pressão um parafuso do tipo "anzol" para fixar a placa através da malha de cabo de aço;

vii. lixar todas as superfícies da placa de revestimento; e

viii. aplicar uma fina camada negra de líquido na superfície da placa de revestimento.

Descrição Detalhada da Invenção

[028] Embora a presente invenção possa ser suscetível a diferentes modalidades, são mostradas nos desenhos e na seguinte discussão detalhada, a concretização preferida com o entendimento de que a presente descrição deve ser considerada uma exemplificação dos princípios da invenção e não pretende limitar a presente invenção ao que foi ilustrado e descrito aqui.

[029] A principal abordagem dessa invenção está relacionada a um conjunto 1 de placas de revestimento 2 de pneu radial para realizar um revestimento eficiente de equipamentos e superfícies submetidas ao impacto e à abrasão, impedindo que materiais dispostos nestes equipamentos tenham contato direto com o equipamento. [0B0] O conjunto 1 de placas de revestimento 2 de pneu radial compreende uma pluralidade de placas de revestimento 2, sendo estas associadas umas com as outras para formar o conjunto 1 e, assim, revestir o equipamento em que são fixados, vide a Figura 1.

[031] As referidas placas de revestimento 2 são fabricadas por meio de cortes e recortes da banda de rodagem de pneus radiais aplicados em caminhões fora de estrada, permitindo, portanto, um reaproveitamento destes pneus gigantes.

[032] Deste modo, as placas de revestimento 2 utilizadas no conjunto 1 da presente invenção também apresentam grandes benefícios ao meio ambiente, realizando 100% da reciclagem de uma matéria prima de difícil reciclagem, ou seja, as sucatas dos pneus radiais aplicados em caminhões fora de estrada.

[033] As placas de revestimento 2 de pneu radial compreendem, preferencialmente, um formato retangular, sendo dotadas de quatro faces laterais 4 perpendiculares entre si, e duas faces 5' e 5” paralelas entre si e perpendicularmente dispostas em relação às faces laterais 4.

[034] A face 5' é uma face lisa e a face 5” é uma face rugosa, em que a face 5" é dotada de sulcos e frisos compreendidos pela banda de rodagem do pneu radial do qual a placa de revestimento 2 é cortada.

[035] Deste modo, em sua concretização preferencial de fixação, a face 5 fica disposta em contato com o equipamento, enquanto a face 5' é disposta em contato com o material abrasivo que é movimentado no equipamento.

[036] As placas de revestimento 2 do conjunto 1 compreendem ainda parafusos 7 do tipo "anzol", ilustrados pela Figura 4, para fixação nos equipamentos, como pode ser observado nas Figuras 2 e 4. Onde os parafusos 7 são fixados nas malhas de cabo de aço existente nas placas de revestimento 2.

[037] O método de fixação da placa de revestimento 2 em superfícies de equipamentos, em geral, compreende um conjunto de placas com encaixe macho- fêmea, e parafusos 7 do tipo "anzol", para fixação nos equipamentos, sendo estas montadas e posicionadas uma ao lado da outra para formar assim o conjunto 1 de placas de revestimento 2, vide a Figura 1.

[038] O parafuso 7 não necessita de um furo passante na placa (2) para ser fixado, evitando a inserção de fendas na parte superior da placa e acúmulo de resíduos. Além disso, a cabeça do parafuso 7 não fixa exposto na superfície 5", logo o referido parafuso não fica exposto à parte exterior do conjunto 1. Portanto, caso a placa de revestimento 2 sofra um impacto ou abrasão, a cabeça do parafuso estará protegida por uma camada de borracha, aumentando assim a vida útil do parafuso 7 e das placas de revestimento 2.

[039] Para realizar a associação entre as placas de revestimento 2 dispostas no conjunto 1, estas são dotadas de um encaixe 3, que é disposto em pelo menos duas das faces laterais 4 das placas de revestimento 2.

[040] O referido encaixe 3 evita um espaço definido entre as placas de revestimento 2 que constituem o conjunto 1, impedindo que materiais dispostos no equipamento em que o conjunto 1 é instalado adentrem por meio destes espaços entre as placas de revestimento 2 e danifiquem o equipamento.

[041] O encaixe 3 apresenta um encaixe do tipo macho-fêmea, sendo disposto um ressalto em uma das faces laterais 4 e um rebaixo no lado oposto da face onde foi realizado o ressalto, de modo que, ao associar duas placas de revestimento 2, o ressalto de uma placa 2 adentre o rebaixo da outra placa 2. Em sua configuração preferencial, a placa de revestimento 2 apresenta quatro encaixes 3, ou seja, dois ressaltos e dois rebaixos, em que um ressalto está oposto à um rebaixo vide Figura 2. Entretanto, quando o material a ser processado não é fino, pode ser utilizada a configuração em que a placa de revestimento 2 apresenta dois encaixes 3, ou seja, quando duas faces 4 opostas entre si apresentam encaixes 3.

[042] Portanto, o equipamento coberto pelo conjunto 1 de placas de revestimento 2 que apresenta parafusos 7 do tipo "anzol" e quatro encaixes 3 está protegido diante de qualquer impacto e abrasão externos. Ademais, devido aos quatro encaixes 3, o equipamento está também protegido de qualquer material que possa adentrar, independentemente da direção do fluxo do material.

[043] Tendo sido descrito o conjunto 1 de placas de revestimento 2 de pneus radiais, são descritas a seguir as etapas envolvidas no método de fabricação das placas de revestimento 2 que constituem o conjunto 1, vide a figura 5.

[044] Em uma outra concretização preferencial, a presente invenção se refere a um método de fabricação de placas de revestimento 2 de pneu radial, que compreende as seguintes etapas:

i. receber uma pluralidade de pneus radiais, analisá-los e separá-los conforme tamanho e desgaste;

ii. cortar cada pneu radial, separando-o em duas partes, sendo estas a bandagem e as laterais do pneu radial;

iii. realizar cortes longitudinais na bandagem do pneu radial, obtendo placas com quatro faces;

iv. laminar as placas obtidas na etapa iii para uniformizar a espessura da placa;

v. executar encaixes 3 nas quatro faces laterais 4;

vi. inserir por pressão um parafuso do tipo "anzol" para fixar a placa através da malha de cabo de aço;

vii. lixar todas as superfícies da placa de revestimento 2; e

viii. aplicar uma fina camada negra de líquido na superfície da placa de revestimento.

[045] A etapa i. é o recebimento dos pneus radiais aplicados em caminhões fora de estrada, sendo este recebimento realizado por meio de carretas especiais e descarregados com empilhadeiras. Estes pneus radiais são então analisados e empilhados, separando-os conforme seus tamanhos e desgaste.

[046] A etapa ii. é o processo de corte do pneu radial, dando início assim à confecção do conjunto 1 de placas de revestimento 2, que possui seu tamanho e design controlados e definidos de acordo com a necessidade de sua aplicação. Ou seja, um conjunto 1 de placas de revestimento 2 para um chute de transferência não é igual a um conjunto de placas de revestimento para um britador.

[047] O corte da etapa ii. é realizado em dois cortes distintos, sendo estes o primeiro corte e o segundo corte, ambos executados na mesma máquina. Os referidos cortes são configurados para realizar a separação entre a bandagem dos pneus e suas laterais.

[048] Para a fabricação das placas de revestimento 2 que compõem o conjunto 1 de placas de revestimento 2 são utilizadas apenas as bandagens dos pneus radiais, sendo as laterais dos pneus processadas para um posterior descarte e reutilização que, por não ser o foco da presente invenção, não é detalhado.

[049] Na etapa iii. inicia-se então o processamento da bandagem do pneu radial, sendo esta levada para uma máquina desenvolvida pelo próprio titular para realizar diversos cortes longitudinais, conhecidos como recortes, atribuindo forma então às faces laterais 4 das placas de revestimento 2.

[050] A etapa iv. é a de laminação das placas recortadas obtidas na etapa anterior, deixando estas placas com uma espessura uniforme, que também é definida conforme a aplicação do conjunto 1 de placas de revestimento 2.

[051] Com a placa recortada e com uma espessura uniforme, é iniciada a etapa v., que é a responsável pela execução dos encaixes 3 em pelo menos duas faces laterais 4 da placa de revestimento 2 que compõe o conjunto 1. Esta etapa v. é realizada por meio de uma máquina de corte desenvolvida pelo próprio titular, que realiza, preferencialmente, oito cortes nas placas para que os encaixes 3 sejam feitos.

[052] Após a realização dos encaixes 3 na placa de revestimento 2, inicia-se a etapa vi. que é a inserção por pressão dos parafusos 7 especiais do tipo "anzol".

[053] Finalizadas as etapas de fixação por pressão dos parafusos 7 do tipo "anzol", inicia-se a etapa vii. onde estas placas são levadas para um procedimento de lixamento mecanizado (acabamento) em todos os seus lados, realizando um acabamento superficial destas placas para facilitar a aderência com o equipamento que se deseja revestir, assim como a aderência entre uma placa e outra por meio do encaixe 3. [054] Após o acabamento com lixamento mecanizado, inicia-se a última etapa viii do método de fabricação das placas de revestimento 2, que é o acabamento superficial com pintura utilizando uma fina camada negra.

[055] Deste modo, tendo sido descrito tanto o conjunto 1 de placas de revestimento 2 de pneu radial quanto o método de fabricação das placas de revestimento 2 que compõem o referido conjunto 1, resta claro que o uso do conjunto 1 de placas de revestimento 2 apresenta uma proteção e vedação segura para os equipamentos em que é instalado.

[056] Dita proteção e vedação é alcançada pelos encaixes 3 dispostos nas placas de revestimento 2 que compõem o conjunto 1, permitindo assim que materiais abrasivos dispostos nos equipamentos não adentrem espaços definidos entre estas placas de revestimento 2 e danifiquem o equipamento.

[057] Tendo sido descritos alguns exemplos de concretização preferidos da presente invenção, vale ressaltar que o escopo de proteção conferido pelo presente documento engloba todas as demais formas alternativas cabíveis à execução desta invenção, sendo esta, definida e limitada apenas pelo teor do quadro reivindicatório abaixo.

[058] Dessa forma, embora tenham sido mostradas apenas algumas modalidades da presente invenção, será entendido que várias omissões, substituições e alterações podem ser feitas por um técnico versado no assunto, sem se afastar do espírito e escopo da presente invenção. As modalidades descritas devem ser consideradas em todos os aspectos somente como ilustrativas e não restritivas.

[059] É expressamente previsto que todas as combinações dos elementos que desempenham a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados estão dentro do escopo da invenção. Substituições de elementos de uma modalidade descrita para outra são também totalmente pretendidas e contempladas.

[060] Também é preciso entender que os desenhos não estão necessariamente em escala, mas que eles são apenas de natureza conceituai. A intenção é, portanto, ser limitada, tal como indicado pelo escopo das reivindicações anexas.