Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SHAVING DEVICE WITH MULTIPLE TILTED BLADES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/041002
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention, a utility model patent, relates to a disposable shaving apparatus for scraping off unwanted hair, such as a beard. A shaving apparatus of this type is widely known, but has original improvements and modifications that are the subject matter of the present invention. One scenario involves a razor abutting right up against something to be cut: if the razor or the object to be cut is not moved sideways it is necessary to apply greater pressure in order to cut the object, unless the cutting edge of the razor is tilted in the manner of a guillotine. Thus, the principal modification herein lies in positioning the blades (1) diagonally in the apparatus such that the leading edge (2) of the blades (1) is tilted relative to the directional movement of cutting, so that the hairs can slide slightly to the right or to the left on the cutting edge of the blade (1), allowing the hairs to be scraped off more smoothly and precisely. Fig. 1 shows a configuration, which is the subject matter of the invention, of the blades (1), in which the latter are tilted and counterposed in a shaving apparatus (without the handle).

Inventors:
DE MORAES BARROS, Júlio César (Av. Press. Kennedy 12706 Conj.5 Casa 186, V. Caiçara Praia Grande LitoralSão Paulo, CPF -000, 11707, BR)
Application Number:
BR2017/000103
Publication Date:
March 07, 2019
Filing Date:
August 29, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE MORAES BARROS, Júlio César (Av. Press. Kennedy 12706 Conj.5 Casa 186, V. Caiçara Praia Grande LitoralSão Paulo, CPF -000, 11707, BR)
International Classes:
B26B21/40; B26B19/14
Download PDF:
Claims:
Reivindicação

[1] Aparelho Barbeador com múltiplas lâminas Inclinadas para raspar pelos indesejáveis como a barba caracterizado pelo feto que, varias lâminas(1) sobrepostas a certa distancia formam uma bateria(5) posicionadas transversalmente com os fios de Corte(17) estando inclinados em referencia a borda de contacto inferior ou superior do aparelho.

[2] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1] caracterizado pelo fato que duas baterias(5) de lâminas(1) inclinadas situadas a esquerda e a direita no suporte(6) sendo que com a íncIínação(15) das laminas (1) contra posta, viradas de maneira convergente ou divergente.

[3] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1 e 2] caracterizado pelo fato que, uma grade(3) feita a partir de um chapa muito fina de aço laminado (ou outro material) envolve o suporte(6) do aparelho expondo as lâminas(1) em pequenos setores(4) sendo estes setores(4) recortados na chapa havendo um formato de paralelogramo (losango) com uma inclinação(15) derivada, da inclinação das lâminas(1), mas em sentido contraposto.

[4] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1 e 2] caracterizado pelo feto que a inclinação(15) das lâminas(1) pode ser de 0° a 90° graus em referencia com a borda de contacto inferior ou superior do aparelho.

[5] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [4] caracterizado pelo fato que a inclinação(15) ideal das lâminas(1) é de 67° a 73° graus em referencia com a borda de contacto inferior ou superior do aparelho.

[6] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [3] caracterizado pelo fato que as bordas(2) dos setores(4) da grade(3) feita a partir de um chapa muito fina de aço laminado são também afiadas como as lâminas(1) integrando naturalmente um numero maior de lâminas no aparelho.

[7] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1, 2, 4 e 5] em conformidade com as especificações técnicas exigidas nesta invenção caracterizado pelo fato que, utiliza a tecnologia da prensagem de chapas com molde e contra molde e utiliza a tecnologia de corte a "laser" para fazer os cortes e as dobras necessárias em uma chapa plana para obter as bordas(2) de corte (17) das lâminas(1) na inclinação(15) e no angulo previsto formando uma serie de aberturas(7) (como para uma grade de ventilação) formando as baterias(5) de lâminas(1) contra postas em uma única peça, com recursos de estabilidade integradas por meio de cortes serrilhadas (17) praticados nas laterais das laminas(1) e dobras(16) das bordas inferior e superior da chapa constituinte.

[8] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [7] caracterizado pelo fato que a prensagem da chapa é feita usando um molde e contra molde particular tendo una geometria apropriada visando formar protuberâncias(8) cilíndricas ou angulares sobre salientes na superfície da chapa para formar as aberturas(7) e as bordas(2) de corte(17) das baterias(5) de lâminas(1) contra postas em uma única peça. Visando dar mais rigidez e aumentar a resistência em geral da chapa. [9] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [7 e 8] caracterizado pelo fato que um certo numero de laminas(1) estão posicionadas em paralelo referente as bordas(2) inferior e superior do seu suporte(6) sem inclinação(15) alguma. Exatamente como em um aparelho de barbear convencional

[10] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1, 2, 3 e 8] caracterizado pelo fato que varias baterias(5) de lâminas(1) são reunidas em um único suporte(6) havendo múltiplas faces com lâminas (1) integradas servindo como refil de lâminas novas para o aparelho de barbear; A forma geométrica do suporte(6) tem um perfil adequado que permite a fixação das baterias(5) de lâminas nas faces laterais onde podemos ter de 2 a 6 baterias(5) de lâminas(1) em um único suporte(6).

[11] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [1, 2, e 3] caracterizado pelo fato que as baterias das lâminas(1) estão envolvidas em forma espiralada no suporte(6) que funciona aqui como um carretel(9), O conjunto helicoidal das lâminas contrapostas abrigado na grade(3) de proteção cilíndrica pode girar no seu próprio eixo sendo limitado por uma catraca(10) que limita o angulo de rotação a um certo grau angular suficiente para expor um trecho determinado das faces afiadas das lâminas(1) através dos setores da grade(3) de proteção; Conforme o carretel(9) gira um novo trecho das lâminas aparece substituindo o anterior já usado.

[12] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [11] caracterizado pelo fato que a catraca do tipo convencional está integrada ao corpo da grade(3) de proteção cilíndrica mediante cortes e dobras específicos na chapa a nível das extremidades e entalhes(13) praticados no anel(14) de selagem do carretel(9).

[13] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [11] caracterizado pelo fato que a chapa usada para formar as Iâminas(1) é cortada em tiras de uma certa largura tendo sessões circulares onde o diâmetro tem um valor médio de 10 a 12 vezes maior que o valor do diâmetro médio da sessão(I l) de uma torção da espiral que forma as baterias (5) espiraladas das lâminas no carretel(9), permitindo que cada torção da espiral possa manter uma certa distancia radial e axial da precedente sem interferir no angulo de inclinação(15) e do espaçamento devido entre as camadas da lamina(1).

[14] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [13] caracterizado pelo feto que varias tiras circulares da chapa que constitui as lâminas(1) são sobrepostas paralelamente e retorcidas no mesmo carretel(9) par preencher os espaços vazios entre uma sessão(11) da espiral e outra, formando assim uma bateria(5) de lâminas espiradas tendo o espaçamento coreto e a inclinação(15) angular devida entre as diferentes camada da espiral no carretel(9).

[15] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [11] caracterizado pelo feto que os carretéis(9) apos serem devidamente envolvidos com as lâminas(1) espiraladas são cortados na medida certa e as extremidades levam uma selagem por fusão termoplástica dentro de um molde apropriado e imediatamente resfriadas incorporando um anel(14) do mesmo material ao corpo do carretel(9) selando as extremidades soltas das lâminas(1) ao carretel(9) permanentemente evitando qualquer movimento indesejável das lâminas (1).

[16] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [11 14 e 15] caracterizado pelo fato que dois carretéis são unidos no sentido axial tendo as sessões(11) espiraladas contra postas de maneira convergente ou divergente.

[17] Aparelho conforme Reivindicação [11] caracterizado pelo fato que a chapa que forma as lâminas(1) pode ser uma fita reta e continua sendo que, toda a parte oposta a borda(2) de corte da fita, no sentido do comprimento envolve um arame(18) de aço fino como (do tipo que é usado para produzir molas helicoidais) este arame(l 8) deve ser envolvido com a chapa da lâmina no sentido do comprimento antes que a lâmina seja torcido no carretel(9) e a união entre os dois elementos deve ser muito sólida sem dar margem a movimento algum, si preciso for usar solda para esta união; É preciso também que a distancia entre a borda(2) de corte e o núcleo do arame(18) seja o menor possível sem comprometer as aberturas(7) que separam uma sessão(11) helicoidal da outra.

[18] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [17] caracterizado pelo fato que a tempera da Lâmina(1) ocorre só nas bordas(2) de corte, depois que o arame(18) for envolvido pela borda oposta da lâmina(1) para garantir a flexibilidade necessária do material as torções a que é submetido na hora de ser envolvido no carretel(9) na sua forma helicoidal.

[19] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [11] caracterizado pelo fato que o carretel (9) das laminas(1) pode girar livre dentro da grade(3) de proteção, movido através de um sistema de engrenagens integradas e por um pequeno motor elétrico do tipo conhecido sendo alimentado por uma pilha ou bateria elétrico acomodada no cabo do aparelho, o motor pode ser abrigado no próprio carretel(9) ou no cabo do aparelho.

[20] Aparelho Barbeador conforme Reivindicação [10 e 19] caracterizado pelo fato que o motor elétrico pode ser controlado por um sistema eletro eletrôníco simples ou sofisticado (já conhecido) no que se refere a velocidade e o sentido de rotação podendo também ser programado para oscilar em um movimento de vá e vem produzindo vibrações cíclicas das laminas seja em sentido angular no próprio eixo giratório e/ou no sentido axial da grade(3) de proteção.

Description:
Barbeador com múltiplas lâminas Inclinadas

[001] A presente patente, de modelo de utilidade trata de um aparelho descartável para raspar pelos indesejáveis como a barba. Sendo que o aparelho barbeador é popularmente conhecido, porém com modificações e melhorias originais que são os objetos da presente invenção em vista a melhorar sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes.

[002] para render um corte de barba mais suave e conciso, por falta de opções, a tendência nas industrias hoje em dia é cada vez aumentar o numero das Lâminas (1) dos aparelhos de barbear, até a presente data temos aparelhos no mercado com três a quatro Lâminas (1) só não tem mais por falta de espaço físico, e por causa do custo final de fabricação e do acréscimo do preço no varejo.

[003] Mas aumentar o numero de laminas (1) pode até ser algo impressionante a primeira vista mas não resolve o problema do corte de maneira objetiva e contundente, no Máximo temos aí um ganho de tempo: com três laminas (1) só precisamos de uma passada, ao passo que com uma Lâminas (1) teríamos que dar três passadas para obter o mesmo resultado, o corte essencialmente é o mesmo, Imaginem uma navalha que se desloca contra algo a ser cortado bem de frente, si não houver movimentos laterais da navalha ou do objeto a ser cortado, será necessário aplicar mais pressão para cortar o objeto, e no caso dos barbeadores já existentes isto pode no mínimo causar irritação da pele e em casos mais grave até ferimentos indesejáveis a não ser que o fio da navalha fique inclinado diagonalmente em relação à direção de corte (como em uma guilhotina) aí sim, teríamos realmente um corte muito mais conciso e suave dos pelos.

[004] Sendo assim a principal modificação feita na presente invenção consiste no posicionamento diagonal das Lâminas(1) no aparelho de barbear. Daí, visto que a borda(2) de ataque das Lâminas(1) fica inclinada em relação ao movimento direcional do corte, os pelos podem deslizar ligeiramente a direita ou para a esquerda no fio de corte das laminas(1) permitindo que a raspagem dos pelos seja efetuada de maneira muito mais suave e concisa.

[005] Alem do que, com a disposição diagonal das Lâminas(1) objeto da presente invenção, o espaço adicional necessário fica naturalmente disponível permitindo colocar mais de seis Lâminas(1) menores em linha de corte, assim, mesmo havendo uma quantidade maior de Lâminas(1) efetivas na linha de corte, na realidade, sendo elas de tamanho menor, haverá só a quantidade do material necessário que é usado para fabricar as três Lâminas(1) de costume dos aparelho convencionais ( Sem ónus para o fabricante.)

[006] A configuração do barbeador, objeto da presente invenção, comporta dois lados cuja inclinação das Lâminas(1) é contraposta para cada lado (direito\esquerdo) do aparelho isto da mais estabilidade, não permitindo que o aparelho se desloque de lado na hora do corte, mas nada impede montar as lâminas em um só sentido no aparelho. [007] Alem disto o aparelho deve haver alguns itens de segurança para não ferir a pele. Sendo assim temos uma grade(3) de proteção em aço laminado havendo uma serie de janelas expondo as Lâminas(1) adjacentes em pequenos setores(4), como na fig. (1) Não permitindo que uma área muito grande das Lâminas(1) entre em contato com a pele ao mesmo tempo, aqui podemos verificar que os setores (4) da grade (3) também estão inclinados no sentido oposto das Lâminas (1) adjacentes, isto permite que um numero maior de navalhas sejam expostas em paralelo por setor e já que esta grade (3) é feita de aço laminado, (podendo ser do mesmo material das laminas) as bordas inclinadas dos setores(4) da mesma, podem ser afiadas da mesma forma que as Lâminas (1) contribuindo na eficácia do corte e aumentando o numero de Lâminas (1) efetivas no aparelho.

[008] Todas as outras características do aparelho padrão são derivadas dos aparelhos já conhecidos não fazendo parte dos objetos desta invenção.

[009] Outras características objetos e vantagens da invenção se deduzirão com as descrições detalhadas que seguirão em referimento aos desenhos anexos que apresentam a título de exemplo não limitativo das medidas e das formas de realização sobre esses desenhos que fazem parte integrante da presente invenção.

[010] A Fig.(1) mostra em perspectiva uma configuração objeto da presente invenção das Lâminas(1) inclinadas e contrapostas em um aparelho de barbear (sem o cabo).

[011] A Fig.(2) mostra as duas baterias(5) de Lâminas(1) contrapostas fora do suporte(6).

[012] A Fig.(3) mostra a grade(3) de proteção com os setores(4) integrados e as bordas de ataque (2) afiadas ou não.

[013] A Fig.(4) mostra um suporte (6) das Lâmina(1).

[014] A Fig.(5A) mostra uma Lâmina(1) cuja as bordas (2) de ataque afiadas foram recortadas no próprio corpo da lamina (1) e dobradas na devida inclinação.

[015] A Fig.(5B) demonstrado de perto, podemos notar cortes (17) serrilhados nas laterais das bordas (2)de ataque em conjunto com as dobras (16) criando um apoio estável para as mesmas.

[016] As Fig.(6 e 7) mostra uma Lâmina (1) cuja as bordas (2) de ataque foram obtidas por prensagem no próprio corpo da lamina (1) formando protuberâncias afiadas.

[017] As Fig.(8,9,e 10) mostram uma variação de montagem do barbeador objeto da presente invenção onde o estojo (6) tem um perfil triangular permitindo que varias laminas sejam montadas nas faces laterais do mesmo e inseridas na grade (3). [018] A Fig.(11) mostra em perspectiva uma variação de montagem do barbeador objeto da presente invenção onde a configuração geral das pecas integrantes e cilíndrica.

[019] A Fig.(12) mostra de frente um desenho técnico das laminas (1) helicoidais que integram o aparelho de barbear conforme a Fig.(11).

[020] A Fig.(13,14, 15, e 17) mostram em perspectiva as laminas(1) helicoidais em fase de montagem e montadas nos carretéis (9) cilíndricos e no aparelho barbeador.

[021] A Fig.(16) mostra em perspectiva a catraca(10) integrada a grade (3) limitadora dos movimentos giratórios do carretel(9) cilíndricos.

[022] As Fig.(18,19 e 20) mostram em perspectiva as laminas (1) cuja as bordas (2) de ataque são confeccionadas conforme as fig.(5A e 7) mas sem as inclinação, sedo fabricadas para os aparelhos de barbear convencionais.

[023] As Fig.(21 e 22) mostram uma variação das formas de fabricação das lambas (1) helicoidais com um núcleo de arame (18).

[024] As Fig.(18,19 e 20) mostram em perspectiva as laminas (1) helicoidais montadas no carretel (9)

Seguimos com as descrições e os métodos de montagem, fabricação e as variações das forma de realização do aparelho de barbear conforme a presente invenção.

[025] Podemos montar o aparelho de barbear padrão conforme o processo convencional praticado pela maioria dos fabricantes atualmente, ou seja, montar uma bateria(5) de Lâminas(1) sobre posta e escalonadas a uma certa distancia uma das outras e inseridas em um suporte (6) de maneira firme. Conforme ilustrado nas figuras (1, 2, 3, 4) a única ressalva consiste em utilizar Lâminas(1) menores, cortadas de maneira a serem inseridas em uma posição diagonal onde a borda (2) de ataque fique inclinada em relação a borda inferior (ou superior) do suporte(6). Abordaremos a questão do angulo de inclinação(15) mais adiante.

[026] A abordagem citada acima, considerada clássica para a montagem do aparelho de barbear da presente invenção, pode ser muito boa mas considerando o grande numero, (18 a 24) Lâminas(1) a serem empilhadas em um pequeno espaço disponível, mesmo as Lâminas (1) sendo menores a tarefa pode ser bastante complexa, consumindo mais tempo na fabricação automatizada.

[027] Para resolver esta questão introduzimos um método de produção das Lâmínas(1) objeto da presente invenção que permite reunir em um só corpo todas as Lâmínas(1) conforme as especificações técnicas exigidas citadas acima. O processo de fabricação consiste em utilizar a tecnologia de corte a "laser" e da prensagem das chapas com molde e contra molde, fazendo as dobras necessárias na chapa para obter as bordas (2) de ataque das Lâminas(1) na inclinação e angulo previsto, formando uma serie de aberturas (7) (como em uma grade para ventilação), aqui na pratica, a pesar de dispormos de uma bateria(5) inteira de Lâminas, como podemos observa na fíg.(5A e 5B) apena uma só lamina foi utilizada no processo de fabricação. Alem das melhorias, isto significa economia de material e de tempo de fabricação. A afiação das Bordas(2) seguirá em um segundo passo na produção.

[028] Na Fig.(5) onde as baterias(5) de laminas são recortadas e dobradas a partir de uma única chapa plana, se observarmos de perto como demonstrado na Fig.(5B) podemos notar os cortes serrilhadas(17) nas laterais das lâminas(1) em conjunto com as dobras(16) das bordas inferiores e superiores da chapa constituinte, esta formação serve para dar estabilidade ao conjunto das baterias(5) de lâminas(1) inclinadas, evitando que afundem no suporte quando pressionadas contra a pele.

[029] Da mesma forma em uma variação do processo de fabricação objeto da presente invenção, a prensagem da chapa é feita usando um molde e contra molde diferente, aqui as aberturas(7) tem uma geometria angular formando protuberâncias(8) cilíndricas ou hexágonas sobre salientes na superfície da chapa com um certo angulo igual ou menor a 90° como podemos ver na Fig.(6 e 7) esta formação para as Lâminas(1) é mais rígida aumentando a resistência em geral da peça laminada.

[030] O sistema de prensagem das chapas citado acima objeto da presente invenção pode ser utilizado mesmo para produzir as Lâminas(1) múltiplas que são atualmente usadas em aparelhos convencionais sem nenhuma inclinação(15) das bordas (2) de ataque em referencia a borda do seu suporte(6) como demonstrado nas Fig.(18 e 19 e 20) em perspectiva e de frente.

[031] A questão referente ao angulo de inclinação(15) das Lâminas(1) não segue um padrão rigorosamente fixo mas para ter a eficácia no corte almejada esta inclinação(15) deve ser entre 60° e 75° levando em conta a borda inferior e o lado esquerdo do aparelho de barbear visto de frente Fig.(5) em certas circunstanciais esta inclinação(15) pode ser de 40° a 50° quando almejamos ter mais Lâminas de corte subsequentes inseridas na linha perpendicular a borda inferior do aparelho mas isto não faz sentido porque já temos um corte perfeito e bem mais conciso com uma angulação maior não haverá necessidade para ter mais lâminas (1) no caminho podendo até contribuir para irritar a pele.

[032] segundo nossos estudos a inclinação(15) ideal das Lâminas é de 68° a 73° levando em conta a borda(2) inferior e o lado esquerdo do aparelho visto de frente Fig.(5)

[032] Em uma variação das formas de produção e montagem do aparelho de barbear objeto da presente invenção introduzimos um método de montagem que permite reunir varias baterias(5) de Lâminas(1) em um único suporte(6) servindo como refil integrado que tem um perfil triangular como nas Fig.(8, 9,10) Assim que for necessário trocar a lamina usada é só retiras o suporte da grade(3) de proteção deslocando-o lateralmente depois girar e recolocar de volta na grade de proteção com a face contendo as Lâminas novas. [034] Esta versão e muito pratica permite ganhar mais espaço tendo sempre as Lâminas de refíl a mão por perto. O perfil triangular não é uma limitação podemos ter um perfil para o suporte(6) com 2 ,3 até 6 lados sem aumentar muito o tamanho do aparelho.

[035] Em uma variação das formas de produção e montagem objeto da presente invenção introduzimos um método de montagem original e sem precedentes nunca visto antes em aparelhos de barbear a figura(11) nos da a primeira impressão, aqui utilizamos uma grade(3) tubular na qual esta inserido um carretel(9) envolvido por varias tiras de Lâminas(1) montadas em espiral no carretel (9), sendo dois conjuntos contra postos.

[036] A vantagem neste formato, está no fato que não será mais necessário retirar o suporte(6) do interior da grade(3) de proteção, para mudar a face das Lâminas(1) já utilizadas, (evitando ferimentos ocasionais.) basta girar o suporte (6) em 60° e uma face nova aparece diante da grade de proteção pronta para ser usada. Dentro da grade (3) tubular temos um pequeno sistema de catraca (10) que limita o angulo de rotação do suporte(6) em 60° e quando todos os 6 trechos angulares das Lâminas(1) forem usadas, trocamos o conjunto todo por um novo.

[037] Na pratica aqui temo um único aparelho com seis refls de Lâminas(1) embutidos, alem disto as paredes cilíndricas da grade (3) de proteção junto com as sessões(11) arqueadas das Lâminas(1) revelam mais uma melhoria no aparelho de barbear permitindo uma raspagem mais rente a pele.

[038] Mas esta forma de montagem requer certos critérios técnicos de fabricação que devem ser seguidos corretamente com rigor para garantir o angulo de inclinação e a abertura das bordas(2) de ataque entre as Lâminas(1), como podemos ver na Fig.(12), temos uma das Lâminas(1) parcialmente retorcida em forma espiralada, notamos que a espiral tem sessões cónicas, a parte interna da espiral e mais estreita que a parte periférica onde se encontra o fio de corte(17). Isto permite manter cada sessão(11) da espiral afastada da próxima deixando um espaço vazio entre as paredes da lamina(1). Notamos também que as sessões(11) da espiral são bem espaçadas uma das outras, isto permite que o angulo de inclinação(15) devido seja respeitado.

[039] Para obter este resultado a fita da lamina (1) deve ter um formato circular antes da torção, com um diâmetro de 10 a 12 vezes maior que o diâmetro médio de uma torção espiralada, si tentarmos criar a espiral a partir de uma fita de lâmina reta nos vamos obter uma espiral cilíndrica sem espaço entre as camadas sobre postas e apos algumas voltas o angulo de inclinação(15) estará comprometido.

[040] Par preencher os espaços entre uma sessão(11) da espiral e outra temos que torcer várias fitas laminadas circulares juntas em paralelo no mesmo carretel, com demonstrado na Fig.(13) depois os carretéis(9) são cortados junto com as lâminas(1) na medida certa e as extremidades levam uma selagem por fusão termoplástica dentro de um molde apropriado e imediatamente resfriadas incorporando assim um anel(14) do mesmo material ao corpo do carretel(9) para selar as extremidades soltas das Lâm-nas(1)) ao carretel(9) de maneira permanente evitando qualquer movimento das mesmas, As fig.(14 e 15 ) mostram um carretel(9) com as Lâminas(1) soltas e outro apos a selagem.

[041] A nível dos anéis(14) de selagem e das extremidades da grade de proteção(3) tubular está integrado um sistema de catraca(10) do tipo conhecido para evitar a rotação indesejada do carretel (9) dentro da grade(3) tubular, a Fig.(16) demonstra a situação da catraca(10) na extremidade da grade(3) de proteção cilíndrica em cooperação com os entalhes (13) praticados nas beiradas periféricas dos anéis(14) de selagem. Deste modo o carretel(9) pode girar sobre o seu eixo só quando for forçado manualmente.

[042] Para cada lado do aparelho de barbear temos que torcer as fitas laminadas(1) em um dos sentidos do carretel(9), tipo sentido horário para o lado esquerdo e anti-horário para o lado direito, juntando os dois carretéis com as Lâminas(1) contrapostas obtemos o nosso suporte(6) Cilindrico com as Lâminas(1) envolvidas, que será introduzido na grade(3) tubular posteriormente, por fim as extremidades dos carretéis(9) recebem guarnições com tampas(12) fixas impedindo a deslocação axial do carretel(9) na grade(3) tubular, a fig.(17) demonstra o processo de montagem de todo o aparelho de barbear tubular descrito acima.

[043] Nesta forma do aparelho de barbear tubular temos certa dificuldade técnica no que se refere a forma das lâminas(1) enquanto ainda planas que devem ser feitas a partir de tiras circulares antes de serem retorcidas no carretel(9) Fig.(12) como descrito acima, esta forma pode não ser muito pratica para industrialização automatizada, para superar estas dificuldades técnicas em uma variação das formas de realização do barbeador descartável objeto da presente invenção a chapa que forma as laminas(1) pode ser uma fita reta e continua sendo que, parte da fita no sentido do comprimento todo envolve um arame(18) de aço fino do tipo que é usado para produzir molas helicóides como podemos observar nas figuras (21 e 22) este arame(18) deve ser envolvido com a chapa do lado oposto da Borda(2) de corte da lâmina antes de ser torcido no carretel(9) a união entre os dois elementos deve ser muito sólida sem dar margem a movimento algum, é recomendável usar solda para esta união.

[044] Também é preciso notar que a distancia entre a borda(2) de corte e o núcleo do arame(18) deve ser o menor possível para não permitir que a lâmina(1) se parta no sentido da largura na hora em que for torcida no carretel(9), assim a abertura(7) que separa uma sessão(11) helicoidal da outra não estará comprometida, é necessária ressalvar no que se refere a tempera(19) dos materiais especialmente da lâmina(1), que deve ser feita depois que o arame(18) estiver envolvido com a lâmina (1), na verdade só a borda(2) de corte deve ser temperada antes de ser afiada para garantir a flexibilidade necessária do material para as torções helicoidais a que será submetido, o processo de torção das seções helicoidais no carretel(9) segue os critérios técnicos já descritos acima para a forma tubular do aparelho de barbear objeto da presente invenção, As fig.(23 e 24) mostram um carretel(9) já com as laminas(1) torcidas e cortadas com as extremidades seladas com o anel(14) de selagem. A fíg.(25) mostra uma bateria(5) de laminas helicoidais completa nesta forma de realização do aparelho de barbear. Nomenclatura:

Lâminas (1) metálicas

Borda (2) de Ataque

Grade (3) de proteção

Setores (4) da Grade(3)

Baterias (5) de Lâminas(1)

Suporte (6) para a Bateria(5) de Lâminas(1)

Aberturas (7) nas Bordas(2) de corte das Lâminas(1) Protuberâncias (8) na chapa laminada

Carretel (9) das Lâminas(1) helicoidais

Catraca (10) do Carretel(9)

Sessões (11) da espiral

Tampas (12) do Carretel(9)

Entalhes (13) da Catraca(10) nas Tampas(12)

Anel (14) de selagem das Lâminas(1) no Carretel(9) Inclinação (15) das Bordas(2)

Dobras (16) das bordas inferior e superior

Cortes (17) Serrilhadas

Arame (18)

Tempera (19)