Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SHOE SOLE COMPOSITION, PROCESS AND RESULTING PRODUCT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/037390
Kind Code:
A1
Abstract:
Invention patent for a shoe sole rubber paint composition, characterized by comprising a mixture of 35-48% PVC resin, 30-40% dioctyl terephthalate DOTP-based plasticizer, 1-3% calcium/zinc tris(nonylphenyl) phosphite stabilizer, 15-30% nitric rubber powder and 1-4% non-toxic organic pigment, a process for manufacturing shoe soles using said composition and a shoe sole product resulting from said process.

Inventors:
GONZAGA MARIA EUGÊNIA MONIZ DE ARAGÃO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050348
Publication Date:
February 27, 2020
Filing Date:
August 22, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GONZAGA MARIA EUGENIA MONIZ DE ARAGAO (BR)
International Classes:
A43B1/00; C09D127/06; B29D35/12; C09D119/00
Foreign References:
CN108276704A2018-07-13
CN104927248A2015-09-23
BR0103666A2002-05-14
Other References:
SILVA, G.B .S.: "Avaliaçao do desempenho de diferentes plastificantes em composites de poli (cloreto de vinila", UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, 2016, UCS, Brasil
MANCINI, S. D. ET AL.: "PVC Flexivel, Plastificantes e Novas Tendencias", INTERNATIONAL WORKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION, vol. 5, 2015, pages 1 - 8
Attorney, Agent or Firm:
CAVALLAZZI, João Eugênio (BR)
Download PDF:
Claims:
REI VINDIC AC OES

1.)"COMPOSIÇÃO, trata-se da composição de uma tinta emborrachada para solados de calçados, caracterizado por compreender uma mistura preferencial de: 35 a 48% de resina de PVC; 30 a 40% de um plastificante a base de dioctiltereftalato DOTP; 1 a 3% de um estabilizante tris-nonilfenilfosfito Cálcio/Zinco; 15 a 30% de pó de borracha nítrica; e l a 4% de pigmento orgânico atóxico.

2.)"COMPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado por o plastificante dioctiltereftalato DOTP, ser substituído por bis (2-etilhexil) ftalato; bis (2-etilhexil) DOP.

3.)"PROCESSO", trata-se de um processo para fabricação de solados para calçados, caracterizado por compreender: as etapas de gravação dos desenhos, logomarca e texto sobre uma tela de nylon de 40 a 45 fios (1); o corte e preparação dos substratos de tecido emborrachado de neoplex ou neoprene (2), preferencialmente de 3mm, deixando-os com uma área de impressão para um ou mais pares de solados; a diluição da tinta emborrachada da composição com amaciante (3) a base de dioctiltereftalato DOTP, na ordem de 2 a 4% da mistura da tinta a ser utilizada; a impressão serigráfica (4) de uma primeira camada de tinta sobre o substrato; onde após a etapa de impressão do desenhos do solado sobre o substrato (5) é realizada a secagem para a formação dos relevos (6), que é feito por soprador térmico ou flashcure por dez segundos a cada demão; sendo repetido o processo de impressão e secagem (7) por quatro ou mais seções, até atingir uma altura preferencial; após esta fase, os substratos com as camadas de desenhos impressos, vão para secagem em estufa (8), onde são curados ou polimerizados por três minutos a uma temperatura de 180°; e por fim são recortados no formato do solado (9), e disponíveis para a composição de calçados, preferencialmente de sapatilhas confeccionadas com o mesmo tecido emborrachado.

4.) "PRODUTO RESULTANTE DE SOLADOS PARA CALÇADOS", de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3 é caracterizado por compreender um produto resultante de um solado (9) em tecido emborrachado de neoplex ou neoprene, com desenhos, texto e logomarcas em relevo antiderrapante (10).

Description:
"COMPOSIÇÃO, PROCESSO E PRODUTO RESULTANTE DE SOLADOS PARA CALÇADOS".

Apresentação

[0001] Refere-se a presente invenção, ao campo técnico de composições e processos para fabricação de solados, mais especificamente a uma composição, processo e produto resultante de solados para calçados, que apresenta como novidade: a composição de uma tinta emborrachada para fabricação de solados por meio de impressão serigráfica com efeito relevo/gel antiderrapante sobre substratos de tecidos flexíveis de neoprene, neoplex, e demais tecidos emborrachados.

Estado da técnica e problemas apresentados

[0002] Como é do conhecimento dos técnicos no assunto, no mercado atual existe uma grande variedade de composições e processos para fabricação de solados para calçados. Entre eles podemos citar as composições descritas na US3,760,724; e os processos na BR102012022763-0 A2; BR 202013021687-4 U2; e na US 7,930,841.

[0003] A US3,760,724 descreve e reivindica uma tinta de impressão serigráfica, de secagem a quente, que compreende uma resina de polivinila (acetato de polivinilo, polivinil butiral, cloreto de polivinilo, cloreto de polivinilideno, fluoreto de polivinilideno, dicloreto de polivinilo e seus copolímeros); dispersa em um plastificante líquido (diéster de ácido ftálico) compatível para formar um plastisol; um agente promotor de aderência consistindo essencialmente em poliestireno líquido; e um pigmento negro de fumo. O uso do plastificante diéster de ácido ftálico, pode causar irritação aos olhos sensibilização da pele e do pulmão, também causar danos ao fígado e rins. Por essa razão ele seria descartado na aplicação proposta

[0004] A BR102012022763-0 A2 descreve e reivindica um processo para produção de solados para calçados, que utiliza uma placa de borracha vulcanizada, a base de butadieno e estireno, as quais podem ser adicionadas (sílica, carbonato de cálcio, caolim, negro de fumo, pigmentos diversos, óleos plastificantes, poliestireno, borracha butílica, borracha natural, entre outras), sendo a placa inserida em um equipamento de alta frequência, onde é disposta uma matriz de moldagem, que dará a forma ao solado. Este invento descreve um solado, confeccionado por meio de uma matriz de moldagem (superior e inferior), o qual é similar a grande maioria dos solados existentes. Sendo estas completamente diferenciadas do processo proposto.

[0005] A BR 202013021687-4 descreve e reivindica uma mistura de base incolor PU e um polímero flexível, que é aplicada em um papel desmoldante, onde após a secagem estará pronto para ser impresso em laser ou led, sendo posteriormente aplicado por prensagem térmica em solados previamente preparados com primer a base de laca termocolante. Este processo, apenas transfere imagens ou logomarcas impressas em PU, sobre solados. Por essa razão é completamente diferenciado do invento proposto.

[0006] A US 7,930,841 B2 descreve e reivindica um calçado para desportos aquáticos, que utiliza um modelo de sola flexível antiderrapante, que poderá ser feita de um material substancialmente flexível, de preferência de algum tipo de borracha, incluindo vários elastômeros. Esta especificação abrangeria o uso de uma grande maioria dos solados existentes. Porém é completamente diferenciado do processo de fabricação do solado pretendido nesta invenção.

Melhorias apresentadas sobre o atual estado da técnica

[0007] O invento em apreço foi desenvolvido para se diferenciar das composições e processos de fabricação de solados para calcados, preferencialmente para os calçados ou sapatilhas confeccionadas em tecidos emborrachados (de neoplex, neoprene, entre outros). Sendo as principais diferenças ou melhorias:

- um processo de fabricação que substitui as tradicionais matrizes ou moldes (superior inferior) metálicos, por telas serigráficas;

- as camadas em relevo, obtidas pela composição da tinta emborrachada, oferecem ao solado, resistência e proteção aos pés, e ao mesmo tempo se tem a sensação de estar descalço;

- a sua composição química permite a confecção de um solado em relevo antiderrapante, desenvolvido preferencialmente para superfícies lisas em meio aquático; e - pode ser adaptado para formar o solado de qualquer modelo de sapatilhas e demais calçados, independentemente de seu formato, tamanho, cor ou marca, mudando apenas a arte da tela serigráfica, e desta forma, reduz os custos de produção, em especial na mudança de coleção.

Revelação do invento

[0008] O presente invento trata-se da composição de uma tinta emborrachada, compreendida por uma mistura preferencial de: de resina de PVC; plastificante a base de dioctiltereftalato DOTP; estabilizante tris-nonilfenilfosfito Cálcio/Zinco; pó de borracha nítrica; e pigmento orgânico atóxico.

[0009] De acordo com o invento o processo de confecção de solados para calçados, compreende as etapas de:

- criação da arte, impressão e a gravação de uma tela de nylon de 40 a 45 fios;

- o corte dos substratos de tecido emborrachado de neoplex ou neoprene, preferencialmente de 3mm, deixando-os com uma área de impressão para um ou mais pares de solados;

- a diluição da tinta emborrachada com amaciante, na ordem de 2 a 3% da mistura da tinta a ser utilizada;

- a impressão de uma primeira camada de tinta sobre o substrato;

- secagem por soprador térmico ou flashcure por dez segundos a cada demão, para a formação do relevo;

- repete-se o processo até atingir a altura preferencial, sendo de quatro a seis impressões e secagem;

- os substratos com as camadas de desenhos impressos, vão para uma estufa, onde são curados ou polimerizados por três minutos a uma temperatura de 180°; e

- por fim são recortados no formato do solado, ficando assim, disponível para a composição de um calçado.

[0010] De acordo com o invento o produto resultante, compreende solados em tecidos emborrachados de neoplex ou neoprene, dotados de desenhos em relevos emborrachados e antiderrapante, confeccionados pelo processo de impressão e aquecimento das camadas, os quais ficam disponíveis para compor o solado dos mais diversos tipos de sapatilhas ou calçados confeccionados do mesmo material do substrato, ou de materiais similares.

[0011] Os objetivos, vantagens e demais características importantes da invenção em apreço poderão ser mais facilmente compreendidas quando lidas em conjunto com os desenhos em anexos, nos quais:

[0012] A figura 01 representa uma vista superior de uma tela gravada, com as imagens dos solados e dos desenhos que irão compor os relevos.

[0013] A figura 02 representa uma vista superior de uma peça do substrato de tecido emborrachado de neoplex ou neoprene, da composição, processo e produto resultante de solados para calçados.

[0014] A figura 03 representa uma vista da diluição da tinta emborrachada com amaciante.

[0015] A figura 04 representa uma vista superior da aplicação serigráfica da tinta emborrachada sobre o substrato.

[0016] A figura 05 representa uma vista superior do solado com a impressão serigráfica da tinta emborrachada.

[0017] A figura 06 representa uma vista superior do substrato impresso, recebendo calor por meio de um soprador térmico, para a formação dos relevos emborrachados do solado.

[0018] A figura 07 representa uma vista superior representado as demais camadas impressas.

[0019] A figura 08 representa uma vista superior dos substratos impressos, passando por um aquecedor flashcure ou estufa.

[0020] A figura 09 representa uma vista em perspectiva de um solado com seus relevos emborrachados, recortado e pronto para compor a sola de um calçado, que poderá ser por colagem, solda ou costura, ou uma combinação entre eles.

Descrição detalhada das figuras

[0021] Como se infere nas figuras em anexos que ilustram e integram o presente relatório descritivo da invenção em apreço de "Composição, Processo e Produto Resultante de Solados para Calçados", trata-se da composição de uma tinta emborrachada, compreendida por uma mistura preferencial de: 35 a 48% de resina de PVC; 30 a 40% de um plastificante a base de dioctiltereftalato DOTP; 1 a 3% de um estabilizante tris-nonilfenilfosfito Cálcio/Zinco; 15 a 30% de pó de borracha nítrica; e l a 4% de pigmento orgânico atóxico.

[0022] O plastificante da composição poderá ser substituído na mesma proporção, por bis (2-etilhexil) ftalato; bis (2-etilhexil) DOP.

[0023] Nas figuras 01, 02. 03, 04, 05, 06, 07 e 08 em anexo são apresentadas as etapas do processo, que se inicia com a gravação dos desenhos, logomarca e texto sobre uma tela de nylon de 40 a 45 fios (1); o corte e preparação dos substratos de tecido emborrachado de neoplex ou neoprene (2), preferencialmente de 3mm, deixando-os com uma área de impressão para um ou mais pares de solados; a diluição da tinta emborrachada com amaciante (3) a base de dioctiltereftalato DOTP, na ordem de 2 a 4% da mistura da tinta a ser utilizada; a impressão serigráfica (4) de uma primeira camada de tinta sobre o substrato; onde após a etapa de impressão do desenhos do solado sobre o substrato (5) é realizada a secagem para a formação dos relevos (6), que é feito por soprador térmico ou flashcure por dez segundos a cada demão; sendo repetido o processo de impressão e secagem (7) por quatro ou mais seções, até atingir uma altura preferencial; após esta fase, os substratos com as camadas de desenhos impressos, vão para secagem em estufa (8), onde são curados ou polimerizados por três minutos a uma temperatura de 180°; e por fim são recortados no formato do solado (9), e disponíveis para a composição de calçados, preferencialmente de sapatilhas confeccionadas com o mesmo tecido emborrachado.

[0024] Na figura 09 em anexo é demostrado o solado (9) em tecido emborrachado de neoplex ou neoprene, com desenhos, texto e logomarcas em relevo antiderrapante (10).

[0025] Através deste processo e com simples alterações é possível a formação de diversas configurações de desenhos e/ou logomarcas em relevos nos solados; aplicações de cores individuais ou em grupo de cores, que toma o solado mais atrativo; sendo ideal para compor o solado de uma grande variedade de calçados, preferencialmente para sapatilhas confeccionadas no mesmo material.

[0027] O solado (9), com os desenhos em relevo (10), aqui descritos e apresentados, não se limitam a estas disposições, configurações e medidas, desde que se mantenham as mesmas características preponderantes.