Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SKIN BARRIER PROTECTIVE INGREDIENT AND COSMETIC AND/OR DERMATOLOGICAL FORMULATION CONTAINING THE SAME
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/094101
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a skin barrier protective ingredient and a cosmetic and/or dermatological formulation containing the same and which, according to its general features, basically provides a skin barrier protective ingredient from an apple (Malus sp.) extract fraction incorporated into liposomes (soy lecithin) in specific concentrations in order to impart to this liposome-encapsulated apple (Malus sp.) extract fraction a differentiated moisturising activity that protects the skin and minimises the signs of ageing, in that it reinforces and enhances the skin barrier function, induces the proliferation and differentiation of epidermis cells (keratinocytes), develops the epidermis, regulates cell development and differentiation, promotes blood circulation and activates the metabolism of skin ceramides.

Inventors:
CARVALHO CAMILA MIRANDA DE (BR)
FEFFERMAN ISRAEL HENRIQUE STOKFISZ (BR)
NICHELE TAMMY PROENÇA ZAGONEL (BR)
SWINKA BRUNA BASTOS (BR)
AFORNALI ALESSANDRO (BR)
BROHEM CARLA ABDO (BR)
BAPTISTA MARCELA CONTADOR (BR)
LORENCINI MÁRCIO (BR)
DIEMANT GUSTAVO DE CAMPOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000590
Publication Date:
June 26, 2014
Filing Date:
December 20, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BOTICA COM FARMAC UTICA LTDA (BR)
International Classes:
A61K8/60; A61K8/14; A61Q19/00; A61Q19/08
Foreign References:
US20120195948A12012-08-02
FR2808442A12001-11-09
FR2916972A12008-12-12
FR2916972A12008-12-12
US20070036742A12007-02-15
Other References:
See also references of EP 2937075A4
Attorney, Agent or Firm:
JORGE, André Luis Flesch Bretanha (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. ) "INGREDIENTE PROTETOR DA BARREIRA CUTÂNEA E FORMULAÇÃO COSMÉTICA E/OU DERMATOLÓGICA CONTENDO O MESMO", caracterizado por ser compreendida por um conjunto de soluções cosméticas e/ou dermatológicas constituindo um ingrediente protetor da barreira cutânea, de formulação básica obtida a partir de uma fração proveniente do extrato de maçã Malus sp contendo arabinose, manose, galactose e inositol em concentrações específicas e incorporada a um concentrado de lipossomas derivados de fosfolipídeos da soja (lecitina) tornando-a lipossomada, sendo a formulação e, consequentemente, as quantidades empregadas, baseadas diretamente nas aplicações a que se destinam e conferindo efetiva atenuação do envelhecimento por formulações cosméticas e/ou dermatológicas variadas.

2. )"INGREDIENTE PROTETOR DA BARREIRA CUTÂNEA E FORMULAÇÃO COSMÉTICA E/OU DERMATOLÓGICA CONTENDO O MESMO", de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado por ser compreendido por formulações cosméticas e/ou dermatológicas nas quais as suas formulações básicas consistem de uma faixa de aproximadamente um centésimo percentual a dez por cento em peso do ingrediente protetor da barreira cutânea.

3. )"INGREDIENTE PROTETOR DA BARREIRA CUTÂNEA E FORMULAÇÃO COSMÉTICA E/OU DERMATOLÓGICA CONTENDO O MESMO", de acordo com as reivindicações 1 e 2 e caracterizado por ser compreendido por formulações cosméticas e/ou dermatológicas onde o referido ingrediente protetor da barreira cutânea eventualmente será adicionado poder incluir ingredientes constituintes da base da composição ou ainda, outros ingredientes ativos ou funcionais como tensoativos, umectantes, espessantes, fragrâncias, conservantes, sequestrantes, filtros solares, essências, corantes, emulsionantes, ingredientes ativos, modificadores de sensorial entre outros.

Description:
"INGREDIENTE PROTETOR DA BARREIRA CUTÂNEA E FORMULAÇÃO COSMÉTICA E/OU DERMATOLÓGICA CONTENDO O MESMO"

Refere-se a presente invenção a ingredientes para produtos cosméticos e/ou dermatológicos em geral, mais especificamente a um ingrediente protetor da barreira cutânea e formulação cosmética e/ou dermatológica contendo o mesmo que, de acordo com as suas características gerais, possui como princípio básico propiciar um ingrediente protetor da barreira cutânea a partir de uma fração proveniente do extrato de maçã Malus sp incorporado em lipossomas (lecitina de soja) em concentrações específicas, com vistas a propiciar a esta fração do extrato de maçã Malus sp lipossomado uma atividade hidratante diferenciada que proporciona proteção à pele e minimiza os sinais de envelhecimento, através de ações de reforço e melhoria da função barreira cutânea, indução da proliferação e diferenciação de células epidérmicas (queratinócitos), desenvolvimento da epiderme, regulação do desenvolvimento e diferenciação celular, favorecimento da circulação sanguínea e ativação do metabolismo de ceramidas cutâneas.

Cabe ressaltar que, normalmente, o número de divisões que uma célula pode sofrer é limitado, fenómeno este amplamente conhecido como limite de Hayflick. A cada divisão celular, os telômeros são encurtados, até chegar a um comprimento crítico, quando a proliferação celular pode ser interrompida e a célula entra em senescência ou envelhecimento.

A diminuição no potencial regenerativo de tecidos é uma das principais causas do envelhecimento. Uma vez que o processo regenerativo de um organismo é determinado pela capacidade proliferativa, o envelhecimento é diretamente dependente da capacidade de proliferação das células cutâneas. Adicionalmente, a renovação celular é um mecanismo conhecido por manter a homeostasia da pele envolvendo proliferação e diferenciação de queratinócitos. Com o envelhecimento, a capacidade de regeneração da pele diminui. Deste modo, o estímulo à proliferação de queratinócitos representa uma abordagem de amplo interesse para o tratamento do envelhecimento da pele, promovendo reforço da barreira cutânea. Neste contexto, tem se tomado imprescindível à estruturação de um ativo para aplicação cutânea em diferentes tipos de produtos como, por exemplo, sabonetes, xampus, batons e maquiagens em geral, protetores solares, cremes e loções, indicado primordialmente para a proteção da função barreira cutânea, minimizando alguns dos principais sinais de envelhecimento, ou seja, que permita originar vários tipos de produtos cosméticos e/ou dermatológicos com aplicação comprovada, constituindo-se em opção inovadora para o tratamento cutâneo humano.

Paralelamente, a procura dos mais variados tipos de ingredientes de origem vegetal cresceu de forma bastante significativa nos últimos anos, com foco em insumos vegetais que desempenhem funções variadas relacionadas à pele humana. Mecanismos de ação relacionados à proliferação e diferenciação, vitalidade e função barreira da pele são de grande interesse nas áreas cosméticas e dermatológicas, já que refletem diretamente no bom funcionamento e manutenção do tecido cutâneo dos seres humanos.

Nesta linha, os extratos de maçã vêm sendo amplamente aplicados a muito em produtos cosméticos e dermatológicos das categorias de tratamento da pele e maquiagem como, por exemplo, cremes, loções, sabonetes, séruns, xampus e protetores solares entre outros tantos.

No caso específico, a espécie de maçã Malus domestica é amplamente conhecida no estado da técnica por sua excelente longevidade e capacidade de permanecer estável ao longo do tempo. A partir de sua árvore, a macieira de origem suíça conhecida pela denominação de Uttwiler Spãtlauber, foram retiradas diversas porções de tecido, a fim de se obter culturas de tecidos vegetais que permitam amplos estudos de sua composição e de suas propriedades.

Em uma ampla análise da literatura com o intuito de se estabelecer o estado da técnica vigente frente a ingredientes protetores da barreira cutânea, objetos da presente patente, não foram revelados documentos relevantes ao estado da técnica que relacionem o objeto específico reivindicado na presente patente, ou seja, um ingrediente cosmético e/ou dermatológico protetor da barreira cutânea a partir de uma fração proveniente do extrato de maçã Malus sp incorporado em lipossomas (lecitina de soja) em concentrações específicas, contudo foram revelados documentos secundários que cabem referências apesar de não serem impeditivos frente a presente patente, os quais:

- documento de patente francês FR2916972 compreende a combinação de extrato de maçã, vinagre de maçã, glicoproteínas de amêndoa, silicone e pelo menos um óleo essencial. A composição e produtos cosméticos contendo a referida combinação destinam-se exclusivamente a inibir a ação de metaloproteinases, prevenindo assim a degradação das fibras de elastina presentes na matriz dérmica, o que se afasta do objeto reivindicado na presente patente por constituir combinação diferenciada de ingredientes com o extrato de maçã.

- documento de patente americano US20070036742 compreende a combinação de extratos de uma ou mais das seguintes plantas: Boswellia Serrata, Undaria Pinnatifida, chá verde, Pureraria Mirífica, luteolina, astilbina, vitamina E, amentoflavona, tetraidropiperina, licochalcone, astaxantina, trevo vermelho, Brassica Juncea, enzima CoQlO, sálvia, ácido xiquímico, óleo-resina de lúpulo, maçã, soja, ácido elágico, ou qualquer derivado destes. A composição e produtos cosméticos contendo a referida combinação destinam-se exclusivamente a modular o crescimento ou recrescimentos do cabelo humano.

Tendo em vista os documentos citados do estado da técnica, conclui-se que não é prevista uma fração proveniente do extrato da maçã Malus domestica e formulação cosmética e/ou dermatológica contendo á referida fração e aplicada na proteção da função barreira cutânea, atuando em mecanismos celulares e teciduais específicos relacionados à pele, isto é, ações de proliferação de queratinócitos, melhoria da função barreira cutânea e aumento do metabolismo celular.

Desta forma, a patente em apreço caracteriza- se por reunir componentes em uma concepção diferenciada, a qual atenderá às diversas exigências que a natureza da utilização demanda, isto é, conferir ampla melhoria da função barreira cutânea que proporcione proteção à pele e minimize alguns dos principais sinais de envelhecimento, além de atuar no aumento do metabolismo dos lipídeos. Concepção esta que garante um ingrediente protetor da barreira cutânea eficiente e confiável em razão das qualidades técnicas agregadas, o que proporciona vantagens e melhoras na manutenção do equilíbrio geral da pele humana.

Nesta concepção, o presente ingrediente protetor da barreira cutânea e formulação cosmética e/ou dermatológica contendo o mesmo baseia-se em uma fração proveniente do extrato de maçã Malus sp, de origem suíça, capaz de atuar diretamente em mecanismos celulares e teciduais específicos relacionados ao envelhecimento da pele humana, ou seja, garantindo assim uma ampla atividade antienvelhecimento e uma perfeita proteção da função de barreira cutânea.

De forma mais específica, uma fração proveniente do extrato de Malus sp constituída por arabinose, manose, galactose e inositol em concentrações definidas foi obtida através de processos de filtrações específicos, sendo que, esta fração foi incorporada a um concentrado de lipossomas derivados de fosfolipídeos da soja (lecitina), de modo a torná-la lipossomada, ou seja, protegida por camadas de fosfolipídeos que permitem sua liberação controlada.

Cabe ressaltar que esta fração está intimamente relacionada a ações de indução da proliferação celular e na melhoria da função de barreira cutânea, além de atuar no aumento do metabolismo dos lipídeos, ou seja, contempla-se a disponibilização de uma composição contendo uma fração obtida a partir de Malus domestica capaz de atuar em diversos mecanismos celulares e teciduais da pele humana, além de possuir elevada estabilidade quando aplicada em formulações cosméticas e/ou dermatológicas.

A presente patente de invenção de "Ingrediente Protetor da Barreira Cutânea e Formulação Cosmética e/ou Dermatológica Contendo o Mesmo", é compreendida por um conjunto de soluções cosméticas e/ou dermatológicas corretamente incorporadas, constituindo um ingrediente protetor da barreira cutânea, de formulação básica consistente com qualidades finais diferenciadas que, por suas características próprias, é obtida a partir de uma fração proveniente do extrato de maçã Malus sp constituída por arabinose, manose, galactose e inositol em concentrações definidas através de processos de filtrações específicos, e incorporada a um concentrado de lipossomas derivados de fosfolipídeos da soja (lecitina) tornando-a lipossomada, sendo a formulação e, consequentemente, as quantidades empregadas, baseadas diretamente nas aplicações a que se destinam de modo a possibilitar a obtenção de um excelente ingrediente protetor da barreira cutânea que confere amplo e efetivo equilíbrio geral da pele e atenuação do envelhecimento por formulações cosméticas e/ou dermatológicas variadas.

O "Ingrediente Protetor da Barreira Cutânea e Formulação Cosmética e/ou Dermatológica Contendo o Mesmo" é compreendido por formulações cosméticas e/ou dermatológicas nas quais as suas formulações básicas consistem de uma faixa de aproximadamente um centésimo percentual a dez por cento em peso do ingrediente protetor da barreira cutânea.

O "Ingrediente Protetor da Barreira Cutânea e Formulação Cosmética e/ou Dermatológica Contendo o Mesmo" é compreendido por formulações cosméticas e/ou dermatológicas onde o referido ingrediente protetor da barreira cutânea eventualmente será adicionado podendo incluir ingredientes constituintes da base da composição ou ainda, outros ingredientes ativos ou funcionais como tensoativos, umectantes, espessantes, fragrâncias, conservantes, sequestrantes, filtros solares, essências, corantes, emulsionantes, ingredientes ativos, modificadores de sensorial entre outros.

Considerando as características e benefícios descritos acima, foram realizados testes por diversas metodologias para comprovação dos benefícios e eficácia do ingrediente das referidas formulações que contém o ingrediente protetor da barreira cutânea objeto desta patente. Os protocolos utilizados e os resultados relacionados a estes parâmetros, assim como as formulações são apresentadas como exemplos na sequência.

Investigou-se a citotoxicidade da fração do extrato de maçã utilizando- se a técnica de MTS (um composto tetrazólico) e avaliação do mecanismo de morte celular por citometria de fluxo, através da quantificação de marcadores protéicos específicos. Estes testes indicaram ausência de citotoxicidade em fibroblastos humanos da derme até a concentração máxima testada, além da ausência de mecanismos significativos de apoptose ou necrose nas concentrações avaliadas. Assim, evidenciou-se a ausência de processos relacionados à citotoxicidade para a referida fração do extrato de maçã.

Após, investigou-se a eficácia da fração do extrato de maçã na proliferação de queratinócitos utilizando-se a técnica de avaliação da taxa de proliferação de queratinócitos em cultivo celular, após quarenta e oito horas, na presença ou ausência da fração do extrato de maçã. Ainda, foi avaliada a capacidade proliferativa em pele reconstituída até vinte e um dias, para visualização do número de camadas da epiderme. Os resultados através de testes biológicos mostraram que a fração do extrato de maçã induziu um aumento significativo da proliferação de queratinócitos em torno de quarenta por cento. Na pele reconstituída, a condição submetida à referida fração teve um aumento de 15±2 para 20±2 camadas epidermais. Quanto à proliferação de queratinócitos in vitro, houve aumento significativo (p<0,05) do número de células após contato de quarenta e oito horas com a fração. Estes resultados demonstraram que esta fração do extrato de maçã é capaz de induzir um aumento da proliferação de queratinócitos, aumentando a função de barreira cutânea. Tais resultados reforçam o papel da fração do extrato de maçã na manutenção da estrutura cutânea.

Adicionalmente, foram utilizados fragmentos cutâneos ex vivo, tratados com a fração do extrato de maçã durante vinte e quatro horas para análises de microarranjo de DNA. Os resultados de microarranjo indicaram que seiscentos e trinta e oito genes foram modulados pela fração do extrato de maçã, os quais estão envolvidos com as seguintes atividades biológicas: diferenciação da epiderme, desenvolvimento celular, diferenciação de queratinócitos, regulação do desenvolvimento e da diferenciação celular, metabolismo dos esfingolipídeos.

Como exemplo não restritivo de formulações cosméticas e/ou dermatológicas contendo o ingrediente protetor da barreira cutânea, objeto da presente patente de invenção, apresenta-se as formulações cosméticas e/ou dermatológicas de bases protetoras da barreira cutânea para batom ou maquiagens em geral, sabonete líquido, creme facial/corporal/protetor e base maquiagem através das tabelas detalhadas abaixo, na qual os componentes estão combinados e as quantidades representadas em porcentagem por peso, baseando-se no peso total da composição.

Exemplo 1 - Batom

CATEGORIA INGREDIENTE QUANTIDADE

Álcool de lanolina acetilado

Álcoois graxos de baixo peso molecular

Emolientes 20 - 45%

Silicones

Manteigas vegetais

Álcoois graxos de alto peso molecular

Agentes de

Ceras vegetais 10 - 25% consistência

Ceras sintéticas

Glicóis

Umectantes Polietilenoglicóis 0,5 - 2,5%

Derivados de sacarose

Naturais (vitaminas A e E)

Antioxidantes 0,01 - 1%

Sintéticos (BHT, BHA)

Pigmentos naturais (óxidos de ferro)

Corantes 0,05 - 5%

Pigmentos sintéticos

Malus Domestica Fruit Celi

Ativos 0,01 - 10,0%

Culture Extract (Fator III)

Sequestrantes/ EDTA

0, 1 - 0,8% Quelantes Gaiatos

Derivados de sorbitan

Álcoois graxos etoxilados

Emulsionantes 1 ,5 - 3,5%

Ésteres de sacarose

Esteres de álcoois graxos

Vitaminas

Ativos Hidratantes 0,02 - 2,5%

Filtros solares

Álcool benzílico

Conservantes Parabenos 0,01 - 2%

Fenoxietanol

Organolépticos Fragrância 0,02 - 1,5%

Exemplo 2 - Sabonete líquido

CATEGORIA INGREDIENTE QUANTIDADE

Álcoois graxos sulfatados

Tensoativos aniônicos

Álcoois graxos sulfatados e etoxilados 20 - 50% Agentes espumógenos

Álcoois graxos succinatdos Tensoativos

não-iônicos

Estabilizador Derivados do coco amidados

2 - 10% de espuma Derivados do coco etoxilados

Doadores de

consistência

Glicóis

Umectantes Polietilenoglicóis 0,5 - 2,5%

Derivados de sacarose

Naturais (vitaminas A e E)

Antioxidantes 0,01 - 1%

Sintéticos (BHT, BHA)

Corantes Pigmentos sintéticos 0,05 - 5%

Sequestrantes/ EDTA

0,1 - 0,8% Quelantes Gaiatos

Tensoativos

anfotéricos

Anfotéricos do coco

Estabilizador de 1 ,5 - 10%

Anfotéricos do milho

espuma e de

formulação

Vitaminas

Ativos Hidratantes 0,02 - 2,5%

Filtros solares

Álcool benzílico

Conservantes Parabenos 0,01 - 2%

Fenoxietanol

Espessantes Derivados de polietilenoglicóis

0,2 - 2% Efeito perolado Álcoois graxos de cadeia média

Malus Domestica Fruit Celi

Ativos 0,01 - 10,0%

Culture Extract (Fator III)

Carbômeros

Espessantes Derivados de celulose 0,2 - 2%

Poliacrilamidas

Organolépticos Fragrância 0,02 - 1 ,5%

Bxemplo 3 - Creme Facial/Corporal/Protetor

CATEGORIA INGREDIENTE QUANTIDADE

Veículo Água desmineralizada Qsp

Sequestrantes/

EDTA dissódico e/ou outros 0,01 - 0,2% Quelantes

Carbômeros

Espessantes Derivados de celulose 0,1 - 2%

Poliacrilamidas Glicóis

Umectantes Polietilenoglicóis

Hidratantes Derivados de sacarose 0,2 - 10% Ativos Hialuronatos

Alfa hidroxi ácidos

Derivados de sorbitan

Álcoois graxos etoxilados

Emulsionantes 0,1 - 5%

Esteres de sacarose

Ésteres de álcoois graxos

Álcoois graxos de alto peso molecular

Agentes de Ceras vegetais

0,5 - 5% consistência Ceras sintéticas

Manteigas vegetais

Trietanolamina

Corretores de pH Amonimetilpropanol Qs

Hidróxido de sódio

Álcool de lanolina acetilado

Álcoois graxos de baixo peso molecular

Emolientes Silicones 1 - 15%

Manteigas vegetais

Triglicerídeos de cadeia curta e média

Extratos vegetais

Extratos biotecnológicos

Vitaminas

Ativos 0,01 - 10%

Óleos vegetais

Peptídeos

Outros

Malus Domestica Fruit Celi

Ativos 0,01 - 10,0%

Culture Extract (Fator III)

Organoléptico Fragrância 0, 1 - 0,5%

Fenoxietanol

Conservantes Imidazolinidil ureia 0,2 - 1 ,2%

Outros

Exemplo 4: Base maquiagem

CATEGORIA INGREDIENTE QUANTIDADE

Carbômeros

Espessantes

Derivados de celulose 0, 1 - 2% de fase aquosa

Poliacrilamidas

Álcool de lanolina acetilado

Álcoois graxos de baixo peso molecular

Emolientes 2 - 20%

Silicones

Manteigas vegetais

Álcoois graxos de alto peso molecular

Agentes de

Ceras vegetais 0, 1 - 3% consistência

Ceras sintéticas Glicóis

Umectantes Polietilenoglicóis 0,5 - 10%

Derivados de sacarose

Naturais (vitaminas A e E)

Antioxidantes 0,01 - 1%

Sintéticos (BHT, BHA)

Pigmentos naturais (óxidos de ferro)

Corantes 0,01 - 10%

Pigmentos sintéticos

Sequestrantes/ EDTA

0,1 - 0,8% Quelantes Gaiatos

Extratos vegetais

Extratos biotecnológicos

Vitaminas

Ativos 0,01 - 10%

Óleos vegetais

Peptídeos

Outros

Derivados de sorbitan

Álcoois graxos etoxilados

Emulsionantes 1,5 - 3,5%

Ésteres de sacarose

Ésteres de álcoois graxos

Malus Domestica Fruit Celi Culture

Ativos 0,01 - 10,0%

Extract (Fator III)

Vitaminas

Ativos Hidratantes 0,02 - 15%

Filtros solares

Álcool benzílico

Conservantes Parabenos 0,01 - 2%

Fenoxietanol

Organolépticos Fragrância 0,02 - 1 ,5%

Por tudo que foi exposto, trata-se de um ingrediente protetor da barreira cutânea que será bem recebido pelos usuários de formulações cosméticas e/ou dermatológicas em geral, pois o presente ingrediente protetor da barreira cutânea e formulação cosmética e/ou dermatológica contendo o mesmo apresentam inúmeras vantagens, tais como: estabilidade elevada, relação custo/benefício adequada, diretamente aplicada aos mais diversos tipos de produtos cosméticos e/ou dermatológicos, e a certeza de se ter um ingrediente protetor da barreira cutânea e, consequentemente formulações cosméticas e/ou dermatológicas contendo o mesmo que atendam as legislações e normas vigentes e as condições básicas necessárias a sua aplicação.

Todos estes atributos permitem classificar este ingrediente protetor da barreira cutânea e formulação cosmética e/ou dermatológica contendo o mesmo, como um ingrediente versátil, eficiente e seguro para ser aplicada em uma vasta gama de formulações cosméticas e/ou dermatológicas, independente das características gerais que estas possam apresentar, não se limitando em momento algum às representações aqui descritas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo reivindicatório, ou seja, não está limitada à forma específica revelada, e que outras formas são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas.