Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STAMPED RESISTIVE ELEMENT FOR USE IN ELECTRICAL APPLIANCES, METHOD FOR MANUFACTURING A STAMPED RESISTIVE ELEMENT AND APPLIANCE PROVIDED WITH A STAMPED RESISTIVE ELEMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/136908
Kind Code:
A1
Abstract:
The stamped resistive element (1) produced by stamping is designed to replace conventional helical electrical resistors in hair dryers and similar devices or in other types of heating devices, the stamped resistive element (1) being produced as a blank from sheet metal having a known coefficient of resistance.

Inventors:
IKESAKI ROBERTO JUN (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000086
Publication Date:
August 17, 2017
Filing Date:
August 30, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ACTION TECH INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ELETROELETRÔNICOS LTDA (BR)
International Classes:
H05B3/34; A45D20/12; B26F1/40; H05B3/06
Domestic Patent References:
WO2014196647A12014-12-11
WO1992005674A11992-04-02
Foreign References:
US4066865A1978-01-03
JP2000150212A2000-05-30
US4641010A1987-02-03
US7049560B22006-05-23
DE3933956A11991-04-25
FR2749474A11997-12-05
Other References:
See also references of EP 3300451A4
Attorney, Agent or Firm:
SOARES Jr., José Carlos TINOCO (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", caracterizado por o elemenío resísísVo estampado (1) ser constituído por um corpo iaminar (2) obtido como um blank metálico.

2, "ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM

EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o elemento resístívo estampado (1) ser definido como uma faixa (3) de superfície plana que define trechos paralelos (4), cada um dos quais tendo continuidade em relação ao seguinte através de trechos curvos (5); os dois extremos (2A) do corpo laminar (2) apresentam uma superfície alargada (2B) que permite a incorporação de um orifício (2Ç); o corpo laminar (2) define uma área de aquecimento e de transferência de calor (8) estabelecida pelos trechos paralelos (4) e curvos (5) da faixa (3);o elemento resístívo estampado (1) apresenta duas faces planas (7) e uma face contornante perimeíraí (8), as quais definem, em conjunto uma área (A) de transferência de caior

3. "ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por a área (8) maximizar o contato com o fluxo (F) a ser aquecido.

4. "ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser montado em um estrutura de suporte (7), produzida em material isolante.

5. "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO", o processo sendo caracterizado por consistir em uma etapa, onde uma peça laminar (L) é submetida a uma ferramenta de estampo (FE), a qual, ao ser acionada promove a descida de um bioco de estampagem (BE) contra um bloco fixo (BF), que origina, na etapa seguinte, o corpo laminar (2) qu configura o elemento resístívo estampado (1).

8. "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser produzido a partir de uma chapa metálica com coeficiente resistivo previamente conhecido.

7. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RES1STIVO ESTAMPADO", caracterizado por o aparelho dotado com o elemento resístvo estampado (1) ser um secador de cabelos (5).

8. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTÍVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabelos (S) incorporar teclas de acionamento digitai (TAD).

9. "APARELHO DOTADO CO ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabeios (S) ser alimentado por uma bateria (B);

10. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESÍSTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabeios (S) incorporar uma conexão do tipo USB.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 10 de maio de 2017 ( 10.05.2017)

REIVINDICAÇÕES

1. "ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser constituído por um corpo laminar (2) obtido como um blank metálico.

2. "ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser definido como uma faixa (3) de superfície plana que define trechos paralelos (4), cada um dos quais tendo continuidade em relação ao seguinte através de trechos curvos (5); os dois extremos (2A) do corpo laminar (2) apresentam uma superfície alargada (2B) que permite a incorporação de um orifício (20); o corpo laminar (2) define uma área de aquecimento e de transferência de calor (6) estabelecida pelos trechos paralelos (4) e curvos (5) da faixa (3);o elemento resistivo estampado (1) apresenta duas faces planas (7) e uma face oontomante penmetral (8), as quais definem, em conjunto uma área (A) de transferência de calor.

3. "ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por a área (6) maximizar o contato com o fluxo (F) a ser aquecido.

4. "ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS", de acordo com a reivindicação 1 e 2, caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser montado em uma estrutura de suporte (9), produzida em material isolante.

5. "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO", o processo sendo caracterizado por consistir em uma etapa, onde uma peça laminar (L) é submetida a uma ferramenta de estampo (FE), a qual, ao ser acionada promove a descida de um bloco de estampagem (BE) contra um bloco fixo (BF), que origina, na etapa seguinte, o corpo laminar (2) que configura o elemento resistivo estampado (1).

6. "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO», de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por o elemento resistivo estampado (1) ser produzido a partir de uma chapa metálica com coeficiente resistivo previamente conhecido.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

7. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO", caracterizado por o aparelho dotado com o elemento resistivo estampado (1) ser um secador de cabelos (S).

8. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabelos (S) incorporar teclas de acionamento digitai (TAD).

9. "APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabelos (S) ser alimentado por uma bateria (B);

10. "APARELHO DOTADO CÔM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO", de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o secador de cabelos (S) incorporar uma conexão do tipo USB.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
"ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS, PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO E APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO".

CAMPO E APLICAÇÃO

O presente pedido de patente de invenção propõe um novo tipo de elemento resistivo estampado para uso em equipamentos elétricos, os quais podem incluir secadores de cabelo e outros equipamentos congéneres bem como outros tipos de equipamentos que de alguma forma operem mediante o aquecimento de um fluído seja ele gasoso ou líquido. Este pedido de patente de invenção também aborda o processo de fabricação através do qual o elemento resistivo estampado é produzido.

PREÂMBULO

Este pedido de patente de invenção propõe um novo tipo de elemento resistivo para uso em equipamentos elétricos, podendo ser empregado em substituição das resistências eiétricas convencionalmente utilizadas, O elemento resistivo estampado aqui descrito difere das resistências eiétricas convencionais pelo fato de ser produzido por processo de estampagem. Este pedido de patente de invenção trata também do processo através do qual é obtido o elemento resistivo aqui descrito. Este pedido de patente de invenção trata também de um aparelho que emprega o novo elemento resistivo estampado, o qual é definido como um secador de cabelos. Deve ser ressaltado que este pedido de patente reivindica como prioridade interna o pedido BR 10 2016 0030277, depositado em 12/02/2016. ESTADO DA TÉCNICA

Secadores de cabelos e outros equipamentos que operam por princípio de aquecimento são normalmente dotados com resistências eiétricas que ao serem aquecidas promovem, por efeito de troca térmica, o aquecimento do fluxo de ar que é forçado a circular através das mesmas.

No caso dos secadores de cabelo e equipamentos congéneres, a resistência elétrica é normalmente montada em uma estrutura de suporte, ao redor da qual o corpo helicoidal que define a resistência precisa ser adequadamente disposto e fixado.

PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA As resistências elétricas convencionais apresentam uma série de probiemas que decorrem, em grande parte, da sua apresentação física que é a de um corpo helicoidal extremamente maleável, que para ser produzido em escala exige o emprego de equipamentos complexos.

Do ponto de vista dos equipamentos em que essa modalidade de resistência é utilizada, também existe um grande problema que resulta do fato de que a montagem das mesmas precisa ser obrigatoriamente manual, encarecendo assim o produto final.

As resistências elétricas convencionais tanto podem ser baseadas no emprego de fios, como também de fitas metálicas produzidas com matéria! resistivo, os quais são enrolados para assim assumir um formato helicoidal.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

Em face do estado da técnica acima descrito, consiste em um dos objetivos deste pedido de patente de Invenção prover um ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRÍCOS, o qual é estampado em um biank.

Outro objetivo deste pedido de patente de invenção diz respeito ao PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO, processo esse que é utilizado para viabilizar a produção do elemento resistivo aqui descrito. O referido processo é um processo de estampagem que gera um biank que configura o elemento resistivo propriamente dito.

É também mais um objetivo deste pedido de patente propor um APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO, o qual é definido como um secador de cabelos que apresenta uma série de aspectos técnicos inovadores,

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

Este pedido de patente de invenção propõe um ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRÍCOS, PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO E APARELHO DOTADO COM ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO, sendo que o elemento resistivo estampado propriamente dito apresenta uma çonfiguração em forma de b!ank obtido por processo d estampo mediante emprego de um metal com coeficiente resistivo conhecido. O b!ank assim produzido apresenta um padrão de formas que maximiza a área de contato com o meio fluído a ser aquecido (ar no caso dê secadores de cabelo e equipamentos congéneres).

O processo de estampagem parte de um laminado metálico que submetido a uma ferramenta de estampo gera o elemento resistivo estampado na sua forma final já pronto para ser montado.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Este pedido de patente de invenção será pormenorizadamente descrito com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:

A figura 1 lustra uma vista isolada de um exemplo de concretização do elemento resistivo aqui proposto.

A figura 1A ilustra, esquematicamente, a área de aquecimento e de transferência de calor definida pelo elemento resistivo aqui descrito.

A figura 2 ilustra um corte tomado da figura 1 segundo o indicado pela linha de corte "A"-" A".

A figura 3 ilustra uma vista em perspectiva de um exemplo de utilização prática do elemento resistivo estampado em questão, onde um dado número de unidades do mesmo (quatro unidades) é montado em uma estrutura d suporte que pode ser utilizada, como componente, em um modelo de secador de cabelos, dita estrutura de suporte recebe, além das unidades do elemento resistivo, os terminais de ligação dos mesmos e ainda um termostato, bem como os fios condutores elétricos necessários à alimentação dos elementos resístivos.

A figura 4 ilustra uma vista lateral da estrutura retratada na figura 3.

A figura 5 ilustra uma vista lateral oposta da estrutura retratada nas figuras 3 e 4.

A figura 6 ilustra uma vista esquemática que retrata o processo de fabricação do elemento resistivo ora proposto.

A figura 7 ilustra, esquematicamente, um diagrama geral de um modelo genérico de secador de cabelos que incorpora os elementos resistivos estampados. DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO

Este pedido de patente de invenção propõe ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO PARA EMPREGO EM EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ELEMENTO RESISTIVO ESTAMPADO, sendo que o elemento resistivo estampado propriamente dito é indicado pela referência numérica 1 e é constituído por um corpo laminar 2, que é definido como uma faixa 3 de superfície plana que define trechos paralelos 4, cada um dos quais tendo continuidade em relação ao seguinte através de trechos curvos 5. Os dois extremos 2Â do corpo laminar 2 apresentam uma superfície alargada 2B que permite a incorporação de um orifício 2C que podem ser atravessados por rebites 15 que se prestam tanto a fixação como à conexão elétrica.

O corpo laminar 2 define uma área de aquecimento e de transferência de calor 6, esquematicamente retratada na figura 1A e que é estabelecida pela cobertura produzida pelos trechos paralelos 4 e curvos 5 da faixa 3.

O elemento resistivo estampado 1 apresenta duas faces planas 7 uma face contornante perímetral 8, as quais são ilustradas particularmente nas figuras 1 e 2. As faces planas 7 e a face contornante perímetral 8 são projetadas para que apresentem, em conjunto, uma área A que maximiza a transferência de calor em relação ao fluxo a ser aquecido, que no caso de secadores de cabelos e outros equipamentos congéneres, é composto por ar.

Assim sendo, o elemento resistivo estampado 1 apresenta uma eficiência substancialmente maior em relação às resistências convencionais.

De forma prática, o elemento resistivo estampado 1 quando utilizado em um secador de cabelos e ao ser alimentado com a voltagem padrão (110~220volts) , gera potência ao redor de 40 a 700 watts, que pode ser considerada extremamente baixa se comparada à potência de outros aparelhos, que não raro precisam gerar entre 1.500 e 2.000 watts ou mais para que sejam aceitavelmente eficientes.

Ocorre que a baixa potência produzida pelo elemento resistivo estampado 1 é aproveitada de forma mais eficiente em face da sua maior área de transferência térmica.

Assim sendo, a baixa potência de cerca de 40 a 700 watts, quando transferida por toda a área do elemento resistivo estampado 1 (suas duas faces planas 7 e sua face contornante perímetral 8), permite que o fluxo de ar seja adequadamente aquecido em nível compatível e até superior ao verificado com as resistências elétricas convencionais que operam nos já citados valores de 1.500 e 2,000 watts, preferencialmente 1.200 watts. Por poder operar com potência ião baixa, sem prejuízo da eficiência, aparelhos que empregam o elemento resistivo estampado 1 apresentam baixíssimo consumo de energia, característica positiva da quaí advém uma série de vantagens entre as quais estão: a) possibilidade de operar de forma efeíivameníe bi-volt; b) possibilidade de utilização de sistemas digitais no que tange às suas tecias "liga- desiiga" e de seleção de níveis de temperatura; c) possibilidade de poder operar com alimentação por bateria recarregável; e d) possibilidade de poder operar com alimentação por conexão do tipo USB.

O fato de o elemento resistivo estampado 1 ser obtido a partir de um blank metálico facilita ainda que outros formatos possam ser desenvolvidos, propiciando uma maior liberdade no desenvolvimento do formato geral dos secadores de cabelos, os quais normalmente apresentam o característico contorno "garrafa".

No exemplo de concretização de utilização prática ilustrado na figura 3 um dado número de elementos resistivos estampado 1 é montado em uma estrutura de suporte 9, produzida em matéria! isolante (micanite) e que é dimensionada para ser montada no corpo de um secador de cabelos do tipo manual S (retratado na figura 7).

Deve ser ressaltado que o exemplo da figura 3 não limita o escopo do presente pedido de patente de invenção, posto que o elemento resistivo estampado 1 pode ser configurado para poder ser montado em outros modelos de equipamento que operem por princípio de aquecimento.

Ainda com respeito ao exemplo retratado na figura 3, é indicado um fluxo de ar F que passa ao longo da estrutura de suporte 7, entrando assim em contato com o elemento resistivo estampado 1.

No caso de um secador de cabelos típico, o fluxo de ar F é impulsionado por um rotor ou turbina T ligada a um motor elétríco M que suga o ar externo para dentro do corpo do aparelho, forçando-o a sair pelo seu extremo oposto e obrigando a que esse fluxo de ar passe pelo elemento de aquecimento (resistências convencionais). No presente caso ocorre o mesmo, sendo que o fluxo de ar F entra em contato com o elemento resistivo estampado 1. A estrutura de suporte 9, tal como retrata a figuras 5, recebe a montagem de um termostato 10, que é eletricamente conectado aos elementos resistivos estampados 1 , regulando assim a sua faixa de temperatura de trabalho.

A figura 4 retrata o fato de que os elementos resistivos estampados 1 são eletricamente conectados por terminais 1 1 , 12 e 13, definidos como condutores eléírico laminares que são montados de modo a que fiquem em total proximidade com as faces 14 da estrutura de suporte 9.

Rebites 15 promovem a fixação dos terminais 11, 12 e 13 junto às já citadas faces 14 da estrutura de suporte 9, sendo que um desses rebites é empregado para promover a fixação dos cabos de ligação 16, sendo tais cabos de ligação 16, juntamente com um cabo 17 os responsáveis pela conexão elétrica do conjunto de elementos resistivos estampados 1.

Tal como visto nas figuras 3, 4 e 5 o elemento resistivo estampado 1 é montado de forma simples na estrutura de suporte 9 e, diferentemente do verificado com relação às resistências elétricas convencionais, apresenta uma área de contato com o fluxo de ar F substancialmente maior,

O elemento resistivo estampado 1 , quando incorporado a um secador de cabelos ou outro equipamento congénere, permite que esse equipamento possa ser mais leve, mais económico e mais eficiente.

Diferentemente do verificado com os secadores de cabelos pertencentes ao estado da técnica e que utilizam resistências elétricas helicoidais, no presente caso, o elemento resistivo estampado 1 apesenta uma estrutura essencialmente laminar, a qual simplifica sobremaneira a sua montagem na estrutura de suporte 9,

A figura 7 ilustra, esquematicamente, um diagrama geral de um modelo genérico de secador de cabelos S que incorpora os elementos resistivos estampados 1.

Na mencionada figura 7 estão retratados, esquematicamente, os elementos resistivos estampados 1 , a estrutura de suporte 9, o motor elétrico M, a turbina ou rotor T acionada pelo motor elétrico M, uma placa de circuito P que opera as funções do secador de cabelos S, uma fonte de alimentação FA, a qual está por um lado ligada ao cabo de alimentação externa CAE e, por outro lado, à citada placa de circuito P. Na mesma figura 7 pode ser notado ainda que à placa de circuito P está conectado um conjunto de teclas de acionamento digital indicadas pela referência TAD.

Ainda com respeito à figura 7, o modelo de secador de cabelos S ilustrado como exemplo não limitativo, incorpora outras duas características técnicas e funcionais viabilizadas pela baixa potência com a qual opera o elemento resistivo estampado 1 , sendo uma delas o fato de que o referido secador de cabelos S pode contar com alimentação por bateria B, ou ainda por intermédio de uma conexão do tipo USB.

A figura 6 ilustra uma vista esquemática que visa retratar o processo de estampo a partir do qual o elemento resistivo estampado 1 é obtido.

Na mencionada figura 6 uma peça laminar L que pode ser apresentada em placas ou em uma lâmina continua, em uma primeira etapa, é submetida a uma ferramenta de estampo FE, a qual, ao ser acionada, promove a descida de um bioco de estampagem BE contra um bloco de estampagem fixo BF, que origina, em uma segunda etapa, o corpo laminar 2 que configura o elemento resistivo estampado 1 aqui proposto,

Na mesma figura 8 estão indicadas as setas "A", que representa o avanço da peça laminar L em direção à ferramenta de estampo FE e as setas "B" e" C", que representam o movimento de sobe e desce do bloco de estampagem

BE.

Uma vez mais cabe ressaltar que o elemento resistivo estampado 1 embora seja destinado ao ramo dos secadores de cabelo, pode ter outras aplicações em substituição das resistências helicoidais convencionais, motivo pelo qual este pedido de patente não está limitado ao exemplo dado.

O elemento resistivo estampado 1 aqui proposto, pode ser utilizado, inclusive como meio de aquecimento de líquidos e outras substâncias.

Independentemente na utilização que venha a ter, o elemento resistivo estampado 1 objeto deste pedido de patente de invenção representará um ganho em eficiência, economia, redução de peso e também na utilização de mão de obra necessária à sua montagem.

Mais que isso, em face da sua simplicidade de forma, o elemento resistivo estampado 1 pode propiciar a introdução de linhas de montagem automatizadas, diferindo também, nesse aspecto, quando comparado às resistências eiétrieas helicoidais pertencentes ao estado da técnica.

O elemento resistivo estampado 1 aqui proposto, é produzido a partir de uma chapa metálica fabricada de modo a ter um coeficiente resistivo previamente conhecido.

Ta! como deve ter restado claro e evidente, o elemento resistivo estampado 1 aqui proposto apresenta uma série de vantagens se comparado às resistências eiétrieas convencionais.

Deve ser ressaltado que o elemento resistivo estampado 1 , tal como retratado nas figuras que ilustram este pedido de patente, não está limitado ao formato com o qual apresentado, posto que a configuração aqui retratada foi desenvolvida especificamente para uso em secadores de cabeio fato esse que não limita o uso do elemento 1 a outros tipos de aplicação, as quais podem vir a demandar outras configurações de formato.

Ainda com respeito ao exemplo de utilização, onde o elemento resistivo estampado 1 está aplicado a um secador de cabelos, deve ser ressaltado que o número de unidades do referido elemento 1 pode variar para mais ou para menos, não sendo a quantidade de quatro unidades uma condição imutável.

Nesse sentido, a estrutura de suporte 9 também pode sofrer adequações em relação ao número de unidades do elemento 1 a ser utilizado, não ficando restrita à configuração ilustrada.