Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STORAGE BOX
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/085702
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure lies within the technical field of item organization and inventory, in particular storage boxes of malleable products comprising a flat base (7) and a flat lid (6) interconnected by a hinge; side walls; and a plurality of springs (12) arranged in a first inner face of the base or of the lid for fastening the malleable product between said first inner face and a second, opposite inner face of the box when the box (1) is closed.

Inventors:
DA COSTA OLIVEIRA MANUEL (PT)
Application Number:
PCT/IB2016/057006
Publication Date:
May 26, 2017
Filing Date:
November 21, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DA COSTA OLIVEIRA MANUEL (PT)
International Classes:
B65D25/10; B65D43/16; B65D85/18
Foreign References:
US2649190A1953-08-18
DE10120426C12002-10-10
Attorney, Agent or Firm:
TEIXEIRA DE CARVALHO, Anabela (PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1. Caixa para arrumação de um produto maleável que compreende:

uma base plana e uma tampa plana, articuladas entre si por intermédio de uma dobradiça;

paredes laterais; e

uma pluralidade de molas dispostas numa primeira face interna da base ou da tampa para prender o produto maleável entre a referida primeira face interna e uma segunda face interna oposta da caixa quando a caixa está fechada.

2. Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que cada mola compreende uma tira plana que se projeta a partir da primeira face interna terminando numa extremidade para pressionar o produto maleável contra a referida segunda face interna oposta da caixa quando a caixa está fechada.

3. Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que a referida extremidade tem uma parte cuja superfície para contacto com o produto maleável é paralela à referida primeira face interna quando a caixa está fechada.

4. Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que a referida extremidade tem uma parte cuja superfície para contacto com o produto maleável é almofadada, acolchoada, aveludada ou arredondada.

5. Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que a referida primeira face interna é a face interna da base.

6. Caixa de acordo as reivindicações anteriores em que a caixa compreende uma pluralidade de aberturas distribuídas ao longo da tampa e/ou da base para arejamento e eliminação de peso.

7. Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que duas das paredes laterais e que são paralelas entre si compreendem uma ou mais patilhas dentadas para fechar a caixa. Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que cada patilha dentada encaixa num orifício localizado na tampa da referida caixa, para servir como bloqueador entre a base e a tampa.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que uma ou mais paredes laterais compreende um rebordo ou um rasgo com uma forma adaptada a um encaixe de dedos de um utilizador para puxar ou empurrar a caixa de arrumação.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que as faces externas da tampa e da base compreendem uma pluralidade de frisos salientes distribuídos ao longo das referidas faces adequados para que a caixa deslize pela superfície dos referidos frisos.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que a caixa compreende duas dobradiças entre a base e a tampa.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que a base da caixa compreende um conjunto de divisórias para arrumar itens.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores que compreende uma perfuração numa parede lateral da tampa coincidente com uma perfuração numa das paredes laterais da base para lacrar a caixa de arrumação.

Caixa de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o produto maleável é um produto dobrável.

Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que o produto dobrável é um item de roupa ou outro.

Caixa de acordo com a reivindicação anterior em que o item de roupa é de tecido, malha, pele, couro, papel, plástico, ou suas combinações.

Caixa de acordo com as reivindicações 15-16 em que o item de roupa é selecionado da seguinte lista: t-shirt, calça, camisa, gravata, lenço.

Caixa de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a caixa é de um plástico selecionado da seguinte lista: policarbonato, acrilonitrila butadieno estireno, poliestireno, polipropileno, polimetilmetacrilato e polietileno tereftalato.

Caixa de acordo com as reivindicações anteriores em que uma das dimensões da referida caixa é um submúltiplo de 1200 mm ± lOmm, ou um submúltiplo de 1000 mm ± lOmm.

Dispositivo para arrumação que compreende uma pluralidade de caixas descritas em qualquer uma das reivindicações anteriores em que cada caixa arrumada paralelamente à caixa anterior e à caixa seguinte ou sobrepostas umas sobre as outras mantêm a forma de um paralelepípedo.

Description:
D E S C R I Ç Ã O

CAIXA PARA ARRUMAÇÃO

Domínio técnico

[0001] A presente divulgação enquadra-se no domínio técnico da organização e catalogação de itens, em particular caixas de arrumação.

Estado da arte

[0002] São conhecidos no estado da arte vários documentos e soluções que visam caixas de arrumação.

[0003] As soluções atualmente conhecidas e disponíveis apresentam vários inconvenientes e desvantagens nomeadamente, dificuldade em executar arrumação de produtos maleáveis como por exemplo, tecido; papel; peles; plástico na vertical sem que estes fiquem engelhados, quando a quantidade de produtos não enche a caixa por completo; dificuldade em empilhar várias caixas e mantê-las sem espaço lateral entre elas sem recorrer ao uso de prateleiras, pelo facto das faces das caixas não serem perfeitamente paralelas e resistentes; dificuldade, quando existem várias caixas empilhadas, em retirar uma caixa de baixo da outra sem que se tenham que retirar todas as caixas que estão por cima devido ao fato das caixas não formarem paralelepípedos perfeitos.

[0004] As soluções conhecidas do estado da arte ilustram o problema técnico a resolver pela presente divulgação.

Descrição geral

[0005] A presente divulgação diz respeito a uma caixa, em particular uma caixa de arrumação. A referida divulgação descreve um produto de uso universal com características de organização modular. [0006] A caixa de arrumação agora divulgada compreende duas estruturas, uma estrutura que funciona como uma base e uma segunda estrutura que funciona como tampa. As referidas estruturas, base e tampa, estão conectadas e são articuláveis entre si, por intermédio de um conjunto de pinos, em particular pinos rotativos que funcionam como dobradiças.

[0007] A caixa de arrumação pode apresentar a forma de um paralelepípedo quando se encontra fechada, ficando todas as faces da base e a tampa posicionadas paralelamente umas às outras.

[0008] A tampa da caixa de arrumação pode compreender paredes laterais ou guias, em particular 4 paredes laterais ou 4 guias laterais, sendo que duas das referidas paredes podem ser paredes laterais dentadas e as restantes duas paredes podem ser paredes laterais lisas.

[0009] A base da caixa de arrumação pode também compreender paredes laterais ou guias laterais, em particular 4 paredes laterais ou 4 guias laterais.

[0010] A tampa da caixa de arrumação compreende duas faces, uma face interna e uma face externa. A base da caixa de arrumação compreende duas faces, uma face interna e uma face externa. As faces internas da tampa e da base são as faces da caixa que estão em contato com o conteúdo da caixa.

[0011] A caixa pode compreender um sistema de lacragem. Com o sistema de lacragem, a tampa pode compreender pelo menos uma perfuração e a base pode compreender pelo menos uma segunda perfuração de modo a que quando a caixa está fechada, as perfurações da tampa e da base são coincidentes permitindo lacrar, desta forma, a caixa.

[0012] A tampa da caixa e a base agora divulgada podem compreender elemento/rebordo e rasgos apropriados a funcionar como puxadores. Estes pormenores apropriados a funcionar como puxadores permitem que um dado utilizador retire a caixa agora divulgada que pretende de uma determinada zona organizacional. O mesmo elemento/rebordo pode também funcionar para empurrar novamente a referida caixa para a sua posição de arrumação. [0013] A caixa compreende pelo menos uma patilha dentada, de preferência duas patilhas dentadas. Cada patilha pode estar disposta na base da referida caixa de arrumação. Cada patilha funciona como um fecho da caixa e pode ser afastada manualmente para possibilitar a abertura da tampa. Desta forma, as patilhas funcionam como um sistema de segurança e evitam que a caixa se abra, por exemplo, durante um processo de arrumação, ou transporte.

[0014] A caixa pode compreender uma pluralidade de molas na face interna da tampa. A função das referidas molas é permitir que itens que são guardados na caixa, em particular itens maleáveis, possam ser colocados no interior da caixa, sem ficarem enrugados, e se mantenham na posição em que são colocados, independentemente da face em que a caixa está apoiada.

[0015] Numa forma de realização, a referida mola compreende uma tira plana que se projeta a partir de uma face interna, que pode ser uma face interna da tampa ou uma face interna da base. A referida tira plana termina numa extremidade que pode pressionar o produto maleável contra uma segunda face interna da caixa.

[0016] Numa forma de realização, as molas podem estar junto à periferia da face interna da tampa da caixa, junto à periferia da face interna da base da caixa ou a meio de qualquer uma das faces internas já mencionadas e formando um ângulo agudo em relação à face a partir da qual se projeta. A extremidade de cada mola pode estar orientada para o interior da caixa e pode compreender uma estrutura plana e paralela, por exemplo, à tampa da caixa. A referida estrutura plana e paralela fica em contato com o conteúdo da caixa, exercendo uma pressão ligeira no item que se encontra no interior da caixa. Desta forma, o conteúdo da caixa não se desloca em relação à posição em que foi originalmente colocado.

[0017] Numa forma de realização, a base da caixa pode compreender uma ou mais divisórias, em função dos itens que se pretendem guardar no seu interior. Desta forma, cada divisória pode servir para guardar um item diferente.

[0018] A caixa pode compreender uma zona destinada à catalogação do seu respetivo conteúdo, de modo a favorecer que o mesmo seja facilmente recuperado sem que exista a necessidade, quando as caixas não sejam transparentes, de abrir caixa a caixa. Esta zona destinada à catalogação pode ser qualquer uma das zonas da caixa.

[0019] As vantagens da presente divulgação são as seguintes:

• arrumação de produtos maleáveis como por exemplo, tecido; papel; peles; plástico na vertical sem que estes fiquem engelhados, quando a quantidade de produtos não enche a caixa por completo;

• empilhar várias caixas e mantê-las sem espaço lateral entre elas sem recorrer ao uso de prateleiras, pelo facto das faces das caixas serem perfeitamente paralelas e resistentes;

• Facilidade, quando existem várias caixas empilhadas, em retirar uma caixa de baixo da outra sem que se tenham que retirar todas as caixas que estão por cima devido ao fato em particular das caixas formarem paralelepípedos perfeitos.

[0020] A presente divulgação diz portanto respeito a uma caixa para arrumação de um produto maleável que compreende:

uma base plana e uma tampa plana, articuladas entre si por intermédio de uma dobradiça;

paredes laterais; e

uma pluralidade de molas dispostas numa primeira face interna da base ou da tampa para prender o produto maleável entre a referida primeira face interna e uma segunda face interna oposta da caixa quando a caixa está fechada.

[0021] Numa forma de realização da presente divulgação cada mola pode compreender uma tira plana que se projeta a partir da primeira face interna terminando numa extremidade para pressionar o produto maleável contra a referida segunda face interna oposta da caixa quando a caixa está fechada.

[0022] Numa forma de realização, a referida extremidade tem uma parte cuja superfície para contacto com o produto maleável pode ser paralela à referida primeira face interna quando a caixa está fechada. [0023] Numa forma de realização, a referida extremidade tem uma parte cuja superfície para contacto com o produto maleável pode ser almofadada, acolchoada, aveludada ou arredondada.

[0024] Numa forma de realização, a referida primeira face interna é a face interna da base.

[0025] Numa forma de realização, a caixa agora divulgada pode compreender uma pluralidade de aberturas distribuídas ao longo da tampa e/ou da base para arejamento e para redução do peso da referida caixa.

[0026] Numa forma de realização, duas das paredes laterais que são paralelas entre si podem compreender uma ou mais patilhas dentadas para fechar a caixa.

[0027] Numa forma de realização, cada patilha dentada pode encaixar num orifício localizado na tampa da referida caixa, para servir como bloqueador entre a base e a tampa.

[0028] Numa forma de realização, uma ou mais paredes laterais pode compreender um rebordo ou um rasgo com uma forma adaptada a um encaixe de dedos de um utilizador para puxar ou empurrar a caixa de arrumação.

[0029] Numa forma de realização, as faces externas da tampa e da base podem compreender uma pluralidade de frisos, em particular frisos salientes distribuídos ao longo das referidas faces adequados para que a caixa deslize pela superfície dos referidos frisos. Os referidos frisos também têm como função impedir que as faces externas das caixas sejam riscadas no decorrer de um processo de arrumação, remoção, empilhagem de uma dada caixa. Desta forma, os frisos evitam as faces externas da caixa fiquem riscadas e com aspeto desagradável ao longo do tempo e do seu uso, o que poderia ser um fator de dissuasão para um dado utilizador de comprar e usar a caixa.

[0030] Numa forma de realização, a caixa pode compreender duas dobradiças ou dois pinos rotativos entre a base e a tampa.

[0031] Numa forma de realização, a base da caixa pode compreender um conjunto de divisórias para arrumar itens. [0032] Numa forma de realização, a referida caixa de arrumação pode compreender uma perfuração numa parede lateral da tampa coincidente com uma perfuração numa das paredes laterais da base para lacrar a caixa agora divulgada. Desta forma, Numa forma de realização, o produto maleável que pode ser arrumado na caixa agora divulgada é um produto dobrável, em particular é um item de roupa ou outro.

[0033] Numa forma de realização, o item de roupa que pode ser arrumado na caixa é um item de roupa de tecido, malha, pele, couro, papel, plástico, ou suas combinações.

[0034] Numa forma de realização, o item de roupa pode ser selecionado da seguinte lista: t-shirt, calça, camisa, gravata, lenço ou suas combinações.

[0035] Numa forma de realização, a caixa de arrumação pode ser de um plástico selecionado da seguinte lista: policarbonato, acrilonitrila butadieno estireno, poliestireno, polipropileno, polimetilmetacrilato e polietileno tereftalato e suas combinações. Também podem ser usados outros materiais, por exemplo materiais plásticos ou materiais não plásticos na sua produção.

[0036] Numa forma de realização, uma das dimensões da referida caixa pode ser um submúltiplo de 1200 mm ± lOmm, outra pode ser um submúltiplo de 1000 mm ± lOmm e uma terceira variável da caixa pode ter medidas múltiplas ou submúltiplas entre si e com uma tolerância de ± 2 mm.

[0037] A presente divulgação também diz respeito a um dispositivo para arrumação que compreende uma pluralidade de caixas em que cada caixa pode ser arrumada paralelamente à caixa anterior e à caixa seguinte e ou sobrepostas uma sobre as outras.

[0038] Numa forma de realização, quando a caixa se encontra fechada, é possível colocar qualquer uma das suas faces ou paredes laterais sobre uma superfície lisa e nivelada e sem qualquer apoio de encosto, a caixa mantem-se apoiada na face que é colocada sobre a referida superfície.

[0039] Numa forma de realização, um conjunto de caixas pode ser arrumado de modo a que cada caixa de arrumação seja arrumada uma ao lado da outra, continuando o seu conjunto a apresentar a forma de paralelepípedo. [0040] Numa forma de realização, um conjunto de caixas pode ser arrumada de modo a que cada caixa seja colocada por cima de outra caixa já previamente arrumada, continuando o seu conjunto a apresentar a forma de paralelepípedo.

[0041] Ao longo da descrição e reivindicações a pa lavra "compreende" e variações da palavra, não têm intenções de excluir outras características técnicas, como outros componentes, ou passos. Objetos adicionais, vantagens e características da divulgação irão tornar-se evidentes para os peritos na técnica após o exame da descrição ou podem ser aprendidos pela prática da divulgação. Os seguintes exemplos e figuras são fornecidos como forma de ilustrar, e não têm a intenção de serem limitativos da presente divulgação. Além disso, a presente divulgação abrange todas as possíveis combinações de formas de realização particulares ou preferenciais aqui descritas.

Descrição das figuras

[0042] Para uma mais fácil compreensão da presente divulgação juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais que, contudo, não pretendem limitar o objeto da presente divulgação.

[0043] Figura 1: Representação de uma perspetiva externa da caixa de arrumação.

[0044] Figura 2: Representação de uma perspetiva externa lateral da caixa de arrumação.

[0045] Figura 3: Representação de uma perspetiva lateral da caixa de arrumação.

[0046] Figura 4: Representação de uma perspetiva lateral da caixa de arrumação.

[0047] Figura 5: Representação de uma perspetiva interna da caixa de arrumação semiaberta.

[0048] Figura 6: Representação de uma perspetiva interna da caixa de arrumação semiaberta.

[0049] Figura 7: Representação de uma tira plana 9 que se projeta a partir da face interna, em particular da tampa 6, terminando numa extremidade 10 que pode ter uma das partes 11, representada por A-F, e cuja superfície da parte 11 para contacto com o produto maleável é paralela à referida face interna quando a caixa está fechada.

[0050] Figura 8: Representação de uma perspetiva interna lateral da caixa de arrumação aberta.

[0051] Figura 9: Representação de uma perspetiva interna frontal da caixa de arrumação aberta.

Descrição detalhada

[0052] A presente divulgação enquadra-se no domínio técnico da organização e catalogação de itens, em particular caixas de arrumação.

[0053] A figura 1 representa uma perspetiva externa da caixa de arrumação em que 1 representa a própria caixa, 2 representa uma abertura da caixa, 3 representa um elemento/rebordo apropriado a funcionar como puxador.

[0054] A figura 2 representa uma perspetiva externa lateral da caixa de arrumação 1 em que 4 representa um rasgo apropriado a funcionar como puxador.

[0055] A figura 3 representa uma perspetiva lateral da caixa de arrumação 1 na qual se visualiza uma das paredes laterais dentadas 5 da caixa de arrumação.

[0056] A figura 4 representa uma perspetiva lateral da caixa de arrumação 1 em que (4) representa um rasgo apropriado a funcionar como puxador.

[0057] A figura 5 representa uma perspetiva da caixa de arrumação 1 numa posição semiaberta, na qual se observa uma das paredes laterais dentadas 5, a tampa 6 da caixa de arrumação 1, a base 7 da caixa de arrumação 1 e duas patilhas dentadas 8 localizadas na referida base da caixa.

[0058] A figura 6 representa uma perspetiva interna da caixa de arrumação 1 numa posição semiaberta. Nesta figura é visível um orifício 12 localizado na tampa 6 da caixa de arrumação 1 que permite fechar/abrir a referida caixa por intermédio do encaixe da patilha dentada 8 no orifício 12. A figura 6 também apresenta os elementos que fazem parte do sistema de lacragem, nomeadamente os elementos 13 e 14, sendo que a perfuração 13 está localizada na parede lateral dentada 5 da caixa de arrumação 1 e a perfuração 14 está localizada na parede lateral da base 7 da caixa de arrumação 1.

[0059] A figura 6 ainda se visualiza uma pluralidade de molas. Cada mola 12 pode ser compreendida por uma tira plana 9 que se projeta, em particular, a partir da face interna da tampa, terminando numa extremidade 10 que pode ter uma parte 11 cuja superfície para contacto com o produto maleável é paralela à referida primeira face interna quando a caixa está fechada.

[0060] A figura 7 representa a extremidade 10 com uma variedade de possíveis partes 11 cuja superfície para contacto com o produto maleável é paralela à referida primeira face interna quando a caixa está fechada, sendo que essa superfície pode ser almofadada, acolchoada, aveludada ou arredondada.

[0061] As figuras 8 e 9 representam perspetivas internas da caixa de arrumação aberta.

[0062] Numa forma de realização, a caixa agora divulgada pode ser destinada a guardar itens maleáveis, em particular roupa como por exemplo t-shirts, calças, camisas, gravatas, tecidos, peles, couros, revistas, folhas de jornais, entre outros e suas combinações.

[0063] Numa forma de realização, um dado utilizador pode dobrar uma peça de roupa, colocar a peça de roupa dobrada sobre a face interna da base da caixa de arrumação e fechar a referida caixa, de modo a que as molas possam prender um item de roupa entre a referida face interior e a face interior oposta da caixa em pontos da roupa que não a vincam pela compressão da caixa sobre a roupa quando a caixa de arrumação se encontra fechada, arrumando-a depois, apoiada sobre qualquer uma das suas faces com a peça de roupa a manter a posição e estado em que foi colocada.

[0064] Numa forma de realização, os itens maleáveis podem compreender ainda folhas de papel ou plástico.

[0065] A caixa de arrumação agora divulgada pode ser feita num plástico moldado por injeção, em que o plástico é em particular: policarbonato (PC), acrilonitrila butadieno estireno (ABS), poliestireno (PS), polipropileno (PP), polimetilmetacrilato (PMMA) e polietileno tereftalato (PET) podendo, no entanto, ser utilizados outros materiais, quer materiais plásticos quer materiais não plástico na sua produção.

[0066] Ainda que na presente divulgação se tenham somente representado e descrito realizações particulares da divulgação, o perito na matéria saberá introduzir modificações e substituir umas características técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, sem sair do âmbito de proteção definido pelas reivindicações anexas.

[0067] As realizações apresentadas são combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações preferenciais.