Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO EQUIPMENT FOR MOVING SPORTS NETS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/026551
Kind Code:
A1
Abstract:
Generally, the present arrangement pertains to the sports equipment technology sector and relates, more specifically, to a structural arrangement applied to sports net moving equipment with rapid installation, without requiring the use of tools, having a body made of a sturdy material, provided with a visual scale for identifying the correct height for each sport, which makes it possible to switch among the different sports in which nets are used, such as beach tennis, air badminton, footvolley and beach volleyball. Same can be provided with a ratchet for facilitating stretching out the net. The present net moving arrangement (1) comprises a U-shaped profile (1.1) provided with eyelets (1.6) to which a net (1.9) is fastened via a cable (1.8) which is optionally provided with a ratchet (1.14) that passes through said eyelets, said profile being provided with pulleys.

Inventors:
OLIVEIRA GUILHERME NEVES (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050247
Publication Date:
February 08, 2024
Filing Date:
August 02, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA GUILHERME NEVES (BR)
International Classes:
A63B61/04; A63B61/02; A63B71/02
Foreign References:
CA2057305A11993-06-10
CA2008644C1994-05-31
FR2995791A12014-03-28
FR2995794A12014-03-28
BR202018017004U22020-03-10
CN211986964U2020-11-24
US5215310A1993-06-01
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZÁBALL MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM EQUIPAMENTO MOVIMENTADOR DE REDES ESPORTIVAS o qual compreende um movimentador de redes (1 ) composto por um perfil “’U” (1.1 ) dotado de olhais (1 .6) no qual se fixa uma rede (1 .9) através de um cabo (1 .8) que perpassa os referidos olhais (1 .6), sendo o referido perfil (1.1 ) dotado de roldanas (1.5) que o permitem transladar no interior do perfil pantográfico (1.2), caracterizada por ser dotado de pontos de amarração (1.3) dotados de fivelas auto travantes (1.10) e cintas têxteis (1.4) para tracionamento ao redor de um poste principal (1.7) previamente fixado ao solo, no qual o movimentador (1 ) é fixado, ficando o perfil pantográfico (1.2) solidarizado ao poste (1.7), sendo que o perfil “’U” (1.1 ) fica livre para transladar até a altura desejada, e, através dos furos passantes (1.13), um pino móvel (1 .12) fixando o perfil “’U” (1.1 ) na altura desejada.

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM EQUIPAMENTO MOVIMENTADOR DE REDES ESPORTIVAS, conforme reivindicação 1 e, ainda, caracterizada por dois movimentadores (1 ) serem fixados simultaneamente ao mesmo poste principal (1.7), sendo que as cintas têxteis (1.4) de um dos movimentadores (1 ) devem se fixar aos respectivos pontos de amarração do outro (1 ).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM EQUIPAMENTO MOVIMENTADOR DE REDES ESPORTIVAS

Campo De Aplicação Do Modelo De Utilidade

[01] De uma maneira geral a presente disposição pertence ao setor tecnológico de equipamentos esportivos e se refere, mais especificamente, a uma disposição construtiva aplicada em equipamento movimentador de redes esportivas que apresenta instalação rápida, dispensando o uso de ferramentas, possuindo corpo de material resistente, preferencialmente, o alumínio, dotado de escala visual que permite identificar a altura adequada para cada modalidade o qual possibilita a alternância entre as diversas modalidades praticadas com o uso de redes, tais como Beach Tennis, Air Badminton, Futevôlei e Vôlei de Praia, por exemplo. Também pode ser dotado de catraca esticadora de rede.

Antecedentes Do Modelo De Utilidade

[02] Existem atualmente diversos equipamentos destinados ao ajuste de redes esportivas. Todavia, tais equipamentos, geralmente, demandam do uso de ferramentas, tais como alicates e chaves, para sua instalação e, consequente movimentação das redes esportivas. Isso ocasiona uma série de problemas, especialmente, para as quadras esportivas que cobram por hora, já que o tempo desperdiçado na colocação da rede acaba prejudicando tanto os usuários, quanto os locatários.

[03] Nesse contexto, a presente disposição construtiva visa possibilitar um meio de movimentação e ajuste rápido das redes, facilitando e otimizando o uso dos horários nas quadras esportivas.

[04] Isso posto, é preciso destacar algumas alternativas que representam o atual estado da técnica e que são descritas em documentos de patente, tal como a patente chinesa n° CN214714182 “BALL RACK CAPABLE OF ADJUSTING HEIGHT OF BALL NET”, a qual descreve um suporte para ajustar a altura de uma rede dotado de um mecanismo de ajuste que compreende um suporte conectado de forma fixa à coluna do suporte, uma manga conectada de forma deslizante à coluna do suporte, um grampo disposto fora da manga e utilizada para fixação da cremalheira e uma peça elástica utilizada para conectar a manga e a peça de fixação, sendo que cada dente da cremalheira compreende um plano e uma face inclinada localizada abaixo do plano.

[05] Todavia, a construtividade desse equipamento é complexa, dependendo de cremalheira, além de não ser possível sua utilização dupla a partir de um único poste central.

[06] Há também o documento europeu EP2364188 “SPORTS NETTING”, o qual apresenta um método e aparelho para medir a queda Y da rede esportiva amarrada entre postes opostos, em que um ponto de referência é fornecido em cada poste; a altura X acima do solo da rede é extrapolada fornecendo os pontos de referência a uma altura conhecida Z acima do solo e subtraindo a queda medida Y da altura do ponto de referência Z.

[07] Todavia, por se tratar de um método de fixação, o referido equipamento não apresenta a construtividade proposta na disposição ora revelada, priorizando a fixação de uma única rede de forma equidistante dos pontos de fixação, sendo seu objetivo totalmente distinto do modelo de utilidade em questão.

[08] Com isso, a partir de todos os inconvenientes existentes nos sistemas e equipamentos atualmente utilizados, descritos acima no estado da técnica, é visível a existência de uma lacuna na criação de um equipamento movimentador de redes esportivas que apresenta instalação rápida, dispensando o uso de ferramentas, possuindo corpo de material resistente, preferencialmente, o alumínio, dotado de escala visual que permite identificar a altura adequada para cada modalidade, podendo ser dotado de catraca para ajuste da rede, o qual possibilita a alternância entre as diversas modalidades praticadas com o uso de redes, tais como Beach Tennis, Badminton, Futevôlei e Vôlei de Praia, por exemplo.

Novidades e Objetivos do Modelo de Utilidade

[09] A disposição ora apresentada viabiliza um movimentador rápido para redes esportivas, em especial esportes de praia (areia), visando otimizar o tempo de instalação e ajuste de redes. Geralmente, nesse setor tecnológico, os diversos praticantes esportivos, ao longo do dia, necessitam de alternância entre as modalidades mais populares, tais como beach tennis, air badminton, futevôlei e vôlei de praia;

[010] Assim sendo, a solução apresenta quatro aspectos principais, sendo a fácil instalação, uma vez que não requer ferramentas, por apresentar cintas têxteis e fivelas auto travantes que estrangulam os postes existentes, previamente fixados ao chão, corpo de material resistente, preferencialmente, o alumínio e programação visual que identifica e conduz o usuário para a regulagem adequada da rede esportiva, podendo contar com acessório do tipo catraca para facilitar o esticamento da rede esportiva.

[011] Assim sendo, com o objetivo de sanar as falhas do estado atual da técnica destacadas acima, a presente disposição construtiva visa propor uma solução para movimentadores de redes esportivas, apresentando instalação rápida, dispensando o uso de ferramentas, possuindo corpo de material resistente, preferencialmente, o alumínio, dotado de escala visual que permite ao usuário identificar a altura adequada para cada modalidade, podendo ser dotado de catraca para ajuste da rede, e possibilitando a alternância entre as diversas modalidades praticadas com o uso de redes, tais como beach tennis, air badminton, futevôlei e vôlei de praia, por exemplo.

Descrição dos Desenhos

[012] A fim de que a presente disposição seja plenamente compreendida e levada à prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será descrita de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos, que a ilustram e subsidiam abaixo listados:

[013] Figura 1 representa o conjunto movimentador e seus componentes.

[014] Figura 2 representa um detalhamento em vista superior do conjunto movimentador e sua fixação tanto em poste quadrado.

[015] Figura 2A representa um detalhamento em vista superior do conjunto movimentador e sua fixação tanto em poste redondo.

[016] Figura 3 representa o conjunto movimentador devidamente fixado ao poste principal.

[017] Figura 4 representa o conjunto movimentador devidamente fixado ao poste principal com a presença da rede esportiva.

[018] Figura 5 representa dois conjuntos movimentadores fixados simultaneamente ao poste principal.

[019] Figura 6 representa dois conjuntos movimentadores fixados simultaneamente ao poste principal com a presença das respectivas redes esportivas.

Descrição Detalhada Do Modelo De Utilidade [020] Conforme se observa nas figuras 1 a 6, a presente disposição do movimentador de redes (1) é composta por um perfil "U” (1.1) dotado de olhais (1 .6) no qual se fixa uma rede (1 .9) através de um cabo (1 .8) dotado ou não de catraca (1.14), que perpassa os referidos olhais (1.6), sendo o referido perfil (1.1) dotado de roldanas (1.5) que o permitem transladar no interior do perfil pantográfico (1.2). O referido perfil (1.2) possui, pontos de amarração (1.3) dotados de fivelas auto travantes (1.10), vide figura 2, e cintas têxteis (1.4), ou equivalente, para fracionamento ao redor de um poste principal (1.7), seja ele quadrado ou redondo, previamente fixado ao solo.

[021] A figura 2A

[022] Em uma forma preferencial de execução o movimentador (1) ora revelado é fixado ao poste principal (1.7), de forma que o perfil pantográfico (1 .2) fique totalmente solidarizado ao poste (1 .7), para que somente o perfil "U” (1.1) possa transladar até a altura adequada. Depois de feita a solidarização das partes, a rede esportiva (1.9) pode ser instalada e esticada transpassando as cordas da rede (1.8) aos olhais (1 .6) ou utilizando a catraca (1.14) para facilitar o esticamento.

[023] É importante salientar que, visando facilitar aos usuários uma adequada regulagem da altura da rede (1.9), em conformidade com cada modalidade esportiva, o perfil pantográfico (1.2) contém uma indicação visual, tal qual uma régua (não representada), e furos passantes (1.13) apontando a altura correta de permanência da rede esportiva.

[024] Através dos furos passantes (1.13), um pino móvel (1.12) deverá ser inserido, realizando o travamento do perfil "U” (1.1) através do pino fixo (1.1 1). Resumidamente o pino móvel serve de apoio para o pino fixo. [025] Alternativamente, dois movimentadores (1) podem ser fixados simultaneamente ao mesmo poste principal (1 .7), nos casos de quadras vizinhas. Para tanto, as cintas têxteis (1 .4) de um dos movimentadores (1) devem se fixar aos respectivos pontos de amarração do outro (1), como se observa nas figuras 5 e 6.