Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO MANUAL SHEARS FOR CUTTING SHEETS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/253103
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent pertains to the field of accessories intended for use in the metalwork industry and relates more specifically to shears for cutting sheets of metal such as: aluminium, brass, steel and/or zinc. The main aim of this solution is to facilitate the cutting of the sheet by supporting manual use, which is practical and quick for the user, thereby considerably reducing the time required to make a cut. The solution comprises a body (2), a support (3) with undulations (4), a small bar (5) fastened by two screws (6), and two rotatable cutters (7) fastened by two screws (8) and a nut (9).

Inventors:
BORBA CELIO EDUARDO RIBEIRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050232
Publication Date:
December 23, 2021
Filing Date:
May 28, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BORBA CELIO EDUARDO RIBEIRO (BR)
International Classes:
B23D29/02
Domestic Patent References:
WO1988007426A11988-10-06
Foreign References:
CN203556944U2014-04-23
JP2020082230A2020-06-04
EP0554127A11993-08-04
JP2011200981A2011-10-13
FR2626799A11989-08-11
CN2279973Y1998-04-29
Attorney, Agent or Firm:
DE CARVALHO SANTOS, Guilherme (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVI NDICAÇÃO

1) "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TESOURA MANUAL PARA CORTE DE CHAPAS", concebe uma tesoura (1), o qual é caracterizada por conter uma estrutura (2) com um apoio (3) que possui ondulações (4) e uma pequena barra (5) fixa por intermédio de dois parafusos (6), separando assim, as duas partes da placa após o corte; conter duas facas giratórias (7), presas por intermédios de dois parafusos (8) com porca (9) que se entrelaçam.

Description:
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TESOURA MANUAL PARA CORTE DE CHAPAS".

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO

[1] Apresente patente de modelo de utilidade pertence ao campo dos acessórios destinados a indústria de materiais metálicos, e refere-se mais especificamente a uma tesoura para realizar o corte de chapas metálicas, tais como: alumino, latão, aço e/ou zinco.

[2] O principal objetivo desta solução é facilitar o corte da chapa, por ser utilizada de forma manual, a mesma proporciona ao usuário praticidade e agilidade, reduzindo consideravelmente o tempo de espera para a realização de um corte.

[3] Tem-se, portanto, no pedido de patente em questão, um acessório que foi especialmente projetado e desenvolvido com perfeição e eficiência, no intuito de oferecer praticidade e agilidade aos seus usuários, além de trazer grandes vantagens em sua utilização.

[4] É ainda, objetivo do presente pedido, apresentar uma tesoura para corte de chapas que preenche todos os requisitos de robustez, segurança e praticidade utilitária, oferecendo assim ao público consumidor, uma opção adicional no mercado de congéneres, que em relação ao que se apresenta no mercado atual, oferece inúmeras possibilidades e benefícios a seus usuários, tornando-se um modelo de grande aceitação no mercado setorial.

ESTADO DA TÉCNICA

[5] Para se cortar chapas de alumino, latão, zinco ou aço, é extremamente necessária à utilização de equipamentos específicos e mais resistentes. Por conta disso, o mercado se adaptou e desenvolveu inúmeros equipamentos para realizar tais cortes, todavia, estes equipamentos costumam ser complexos e caros, impedindo desta forma que o público de menor poder aquisitivo tenha acesso aos mesmos, e os obrigando a dependerem de empresas terceirizadas para fazer este trabalho para eles.

[6] Com a intenção da colocação de um produto completamente inédito no mercado, foi realizada uma série de pesquisas em busca de anterioridades em alguns bancos de dados especializados e neles foi encontrado o seguinte processo: [7] PI 8403583-8 - "TESOURA DESVIADA UNIVERSAL PARA CORTAR ARAME E PARA CORTAR CHAPA METÁLICA", patente de invenção "TESOURA DESVIADA UNIVERSAL PARA CORTAR ARAME E PARA CORTAR CHAPA METÁLICA" uma tesoura aperfeiçoada para corte de chapas, desviada e universal, com cortador de arame de largura total, possui saliências através das quais a primeira e segunda peças de lâmina são articuladamente ligadas para rotação em termo de um eixo geométrico perpendicular às saliências de articulação. As peças de lâminas possuem superfícies cortantes desviadas estendidas em relação às saliências de articulações ou pivô para permitir o corte de formas irregulares, particularmente curvas fechadas, e, especialmente, pequenos círculos, inclusive círculos opostos de diâmetro de cerca de 5,08 a 6,35 cm. As superfícies cortantes são rotativas entre uma posição aberta e uma posição fechada para cortar o material em chapa entre as mesmas. As saliências pivô e as superfícies cortantes estão adaptadas para remoção de material das mesmas para permitir que a tesoura seja afiada de novo, ao mesmo tempo mantendo o desvio das superfícies cortantes. Os corpos das peças de lâmina são dotados também de dispositivo de corte de arame, de preferência um cortador do tipo cunha, capaz de construir um batente para limitar a rotação da primeira e da segunda peça de lâmina. Além disso, uma configuração de cada aperfeiçoada, com dispositivo de alavanca aperfeiçoado, cá maior potência.

[8] Ocorre que tal tesoura apesar de realizar o corte, não o faz de maneira segura, sendo necessário o usuário da tesoura fazer um movimento de aperto repetitivo, assim como em uma tesoura tradicional ou alicate, mas este movimento além de ser exaustivo, pois estamos falando de uma chapa resistente e dura, também poderá fazer com que a chapa escape e suas pontas acabem ferindo o usuário.

BREVE DESCRITIVO DA INVENÇÃO

[9] Levando em conta todos os problemas que foram apresentados no estado da técnica, o inventor, que possui notório conhecimento sobre o setor, criou e desenvolveu a referida "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TESOURA MANUAL PARA CORTE DE CHAPAS", que exclusivamente realizar o corte das chapas em alumino, latão, zinco ou aço, de forma completamente prática para seus usuários, pois após a tesoura ser posicionada no objeto a ser cortado, o usuário deverá apenas realizar o movimento de "puxo", que se dará de forma segura e sem colocar a vida do mesmo em risco.

[10] O grande diferencial desta tesoura reside no fato da mesma facilitar de forma extrema o corte, por ser manipulada de forma manual, proporcionando ao usuário praticidade e agilidade, reduzindo consideravelmente o tempo para realização do corte e também dos custos.

[11] É de se compreender que o presente produto desenvolvido para a aplicação da técnica em questão é simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade industrial, logo, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, incorporando um produto inovador que possibilita minimizar os inconvenientes que podem ocorrer.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[12] No intuito de ilustrar e esclarecer as características do presente invento segundo uma forma básica e preferida de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência aos desenhos ilustrativos anexos, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo, e nos quais vê-se:

A Fig. 1 ilustra uma vista superior perspectiva da tesoura, onde é possível visualizar todas as suas partes e componentes;

A Fig. 2 mostra uma vista inferior perspectiva da tesoura; e A Fig. 3 exibe uma ilustração da tesoura em uso e realizando da chapa.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[13] Conforme pudemos conhecer através dos parágrafos descritos acima, a "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TESOURA MANUAL PARA CORTE DE CHAPAS" concebe uma tesoura manual (1) que tem por objetivo realizar o corte de chapas metálicas de forma completamente prática e segura.

[14] Dito produto dispõe de uma estrutura (2) confeccionada em um material extremamente resistente, o qual contém um apoio (3) para as mãos em sua extremidade superior. O presente apoio (3) dispõe de ondulações (4) para uma melhor destreza na mão durante o corte.

[15] O invento possui uma pequena barra (5) fixa na estrutura (2) por intermédio de dois parafusos (6), separando assim, as duas partes da placa após o corte. É composta também por duas facas giratórias (7) que se entrelaçam, presas por intermédios de dois parafusos (8) com porca (9), cortando assim as chapas facilmente.

[16] É certo que quando o presente invento for colocado em prática, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

[17] Tratou-se, portanto, no presente relatório descritivo de uma concepção completamente inovadora que apresenta, conforme se pode evidenciar pelas análises realizadas e figuras mostradas, características técnicas construtivas e funcionais inéditas.

[18] Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no gênero, a presente "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM TESOURA MANUAL PARA CORTE DE CHAPAS", reúne condições necessárias para merecer a patente de modelo de utilidade.