Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO THE STRUCTURE OF A DEVICE FOR SEALING DECORATIVE AIR- OR GAS-FILLED BALLOONS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/183703
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a structure (1) provided with a "V"-shape channel (2) formed by a narrow slot (3) coated with rubber (4), said slot being able sufficiently to stretch and to constrict the neck (G) of various types of balloon (B); also, at the lower end thereof there is an outlet orifice (5), opening holes (6) and a rubber-coated base (7).

Inventors:
ROSA THAISSA LOPES (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050108
Publication Date:
October 03, 2019
Filing Date:
March 28, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ROSA THAISSA LOPES (BR)
International Classes:
B65B67/06; A63H27/10; B29C65/00; B65B7/02
Foreign References:
US4721545A1988-01-26
BR9301593A1994-12-20
US2762179A1956-09-11
US2841935A1958-07-08
US2536455A1951-01-02
US3039249A1962-06-19
US5666709A1997-09-16
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA NA ESTRUTURA DE DISPOSITIVO PARA FECHAMENTO DE BALÕES DE AR OU GÁS DECORATIVO, refere-se a uma estrutura (1 ) de dispositivo de fechamento de balões (bexigas) (B) convencional, caracterizada por cavas de abertura (6) localizadas em sua face superior (S); um canal em“V” (2) é dotado de um rasgo estreito (3) emborrachado (4) utilizado para estiramento e constrição do gargalo (G) do balão (bexigas) (B); um orifício de saída (5) e um piso emborrachado (7).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA NA ESTRUTURA DE DISPOSITIVO PARA FECHAMENTO DE BALÕES DE AR OU GÁS DECORATIVOS

Introdução

[001 ] Refere-se o presente pedido de Patente de Modelo de Utilidade, de uma inédita disposição construtiva aplicada em estrutura de dispositivo para fechamento de balões de ar ou gás decorativos, mais especificamente os balões confeccionados em borracha e/ou látex, cuja a presente inovação objetiva auxiliar no fechamento dos referidos balões (bexigas), de forma simples, prática e segura.

Campo de aplicação

[002] A inovação ora pleiteada tem seu campo de aplicação voltado para o fechamento de balões de ar ou gás decorativos, confeccionados em borracha e/ou látex, utilizado em quaisquer tipos de eventos, e qualquer faixa etária.

Problema a ser resolvido

[003] Sabe-se que os balões de ar ou gás decorativos também conhecidos como (bexigas), ainda são fechados de forma arcaica, que nada mais é que a utilização das mãos para realizar o fechamento dos referidos balões (bexigas).

[003] No entanto, o fechamento manual dos balões (bexigas) quando realizado utilizando as mãos, na maioria das vezes, exige movimentos repetitivos. Com isso, o látex exerce uma pressão sobre os dedos, causando dor e alto desconforto ao usuário. Ainda assim, no processo do fechamento manual com a utilização das mãos, o usuário se depara com o escape de ar do interior do balão (bexiga).

[004] Por outro lado, convém notar que com a progressão tecnológica, o mercado vem apresentando diversos métodos e dispositivos similares para realização do fechamento de sacolas plásticas e balões em alumínio. O método de fechamento destes dispositivos para sacolas plásticas consiste no colocar das alças da sacola plástica em um rasgo previsto no corpo do próprio dispositivo, que por consequência, ativa um mecanismo que recobre as alças da sacola plástica com uma fita adesiva, fechando a mesma.

[005] Assim sendo, os dispositivos já existentes além de realizarem o fechamento das sacolas plásticas também conseguem realizar o fechamento dos bolões em alumínio como mencionado acima, pois o material utilizado para a confecção do balão em alumínio não precisa ter seu pescoço esticado para que o usuário consiga fechar o referido balão. Já no caso dos balões (bexigas) confeccionados em borracha e/ou látex, os dispositivos já existentes não conseguem realizar o fechamento dos balões (bexigas) de forma eficiente, pois o pescoço dos balões (bexigas) necessita ser esticado de forma a comprimir a passagem de ar pelo canal do seu gargalo, e assim, ser fechado por nós ou outro meio de fechamento. Portanto, com a utilização da forma construtiva dos dispositivos atuais, ocorre o inconveniente do vazamento do ar do interior dos balões (bexigas), pois embora seu gargalo seja esticado, seu canal não é comprimido de forma eficiente para que a fita adesiva compreendida no dispotivo convencional envolva o gargalo do balão (bexigas) e o feche em sua totalidade sem o escape de ar do seu interior.

Estado da técnica

[006] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patente que versam sobre a matéria em apreço, como o documento PI 9301593-3, intitulado "SELADORA PARA SACOLAS PLÁSTICAS", que mostra um aparelho para fechamento e selagem de embalagens do tipo sacos plásticos, usados em hiper e supermercados ou lojas.

[007] O documento acima mostra um aparelho que compreende uma estrutura para fechar sacolas plásticas, a qual é dotada de um rasgo mais amplo quando comparado ao rasgo do pedido aqui ora pleiteado. Sabe-se que o rasgo mencionado acima é destinado à passagem das alças das sacolas plásticas e entre outros, o que resulta na má constrição do balão (bexigas) e nos inconvenientes já apresentados acima, caso o usuário use a estrutura deste aparelho para fechar o balão (bexigas).

[008] O documento BR 202015007820-5 U2, intitulado "DISPOSITIVO PARA FECHAR BALÕES", mostra um dispositivo para fechar balões (bexigas) de ar ou gás decorativas, compreendido por uma carcaça estilizada que recebe um grampeador interno que é acionado e controlado por suportes e molas, e permite o grampeamento dos balões por meio de grampos estilizados do tipo anéis.

[009] O documento acima mostra um dispositivo que objetiva fechar balões (bexigas) pelo método de grampeamento, contemplando uma estrutura similar a dos demais dispositivos existentes no atual estado da técnica, que compreende um rasgo mais amplo que o do pedido aqui ora pleiteado, o que resulta na má constrição do gargalo do balão (bexigas), e nos inconvenientes já apresentados acima, caso o usuário use a estrutura deste aparelho para fechar o balão (bexigas).

Objetivos da inovação

[010] É objetivo da presente inovação propor uma estrutura capaz de esticar e comprimir o gargalo do balão (bexigas), objetivando facilitar o fechamento dos referidos balões (bexigas) com precisão;

[01 1 ] É objetivo da presente inovação propor uma estrutura capaz de esticar e comprimir o gargalo do balão (bexigas), de modo que o ar não escape do interior do mesmo, até que o mesmo seja envolto por uma fita adesiva proveniente de um mecanismo de um dispositivo convencional.

Sumário da inovação

[0012] A DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA NA ESTRUTURA DE DISPOSITIVO PARA FECHAMENTO DE BALÕES DE AR OU GÁS DECORATIVOS, refere-se a uma estrutura retangular com medidas de 12cm de altura, 18cm de comprimento e 8cm largura, compreendida por um canal em“V” dotado de um rasgo que é produzido propositalmente de maneira estreita para prover a passagem do gargalo do balão (bexigas), causando o efeito técnico de constrição quando o gargalo é colocado no referido rasgo, evitando o escape de ar do interior do balão (bexigas). Por consequência, o mecanismo do dispositivo convencional é ativado para fechar o balão (bexigas) com uma fita adesiva. Ainda assim, o referido rasgo é emborrachado de forma interna para inibir o rasgo do gargalo do balão (bexigas) no momento de sua aplicação; na extremidade do rasgo é previsto um orifício de saída para que o usuário retire o balão (bexigas) já fechado.

[013] A inovação ainda contempla um piso emborrachado em sua face inferior para melhor estabilidade da estrutura no momento da aplicação do balão (bexigas). Ainda assim, a estrutura prevê cavas de abertura dispostas em sua face superior para tornar o acesso ao mecanismo do dispositivo convencional fácil.

Vantagens da inovação

[014] Em suma, a estrutura apresenta como vantagens mais preponderantes:

- Praticidade;

- Rendimento;

- Portátil;

- Utilidade; - Segurança.

Descrição das figuras

[015] Na sequência, apresentam-se figuras para melhor explicar o pedido de patente de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Vista em perspectiva da disposição construtiva aplicada na estrutura de dispositivo de fechamento de balões de ar ou gás decorativo;

Figura 2: Vista superior da disposição construtiva aplicada na estrutura de dispositivo de fechamento de balões de ar ou gás decorativo;

Figura 3: Vista frontal da disposição construtiva aplicada na estrutura de dispositivo de fechamento de balões de ar ou gás decorativo;

Figura 4: Vista em corte da disposição construtiva aplicada na estrutura de dispositivo de fechamento de balões de ar ou gás decorativo, mostrando uso;

Figura 5: Vista em perspectiva da disposição construtiva aplicada na estrutura de dispositivo de fechamento de balões de ar ou gás decorativo, mostrando uso.

Descrição técnica detalhada da inovação

[016] A DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA NA ESTRUTURA DE DISPOSITIVO PARA FECHAMENTO DE BALÕES DE AR OU GÁS DECORATIVO, refere-se a uma estrutura (1 ) dotada de um canal em“V” (2) compreendido por um rasgo estreito (3) emborrachado (4) que apresenta em sua extremidade um orifício de saída (5); a estrutura (1 ) ainda apresenta cavas de abertura (6) e um piso emborrachado (7).

[017] Mais particularmente, a estrutura (1 ) sofre uma disposição construtiva voltada para o fechamento de balões (bexigas) (B), em que tal nova forma construtiva contempla 12cm de altura, 18cm de comprimento e 8cm largura, um canal em“V” (2) localizado na face superior (S) da estrutura (1 ), mais precisamente no centro da estrutura (1 ). O canal em“V” (2) é dotado de um rasgo estreito (3) emborrachado (4) que apresenta em sua extremidade um orifício de saída (5) para a retirada do balão (bexigas) (B) após o gargalo (G) do balão (bexigas) (B) ser fechado por meio de uma fita adesiva proveniente de um mecanismo do dispositivo convencional (não representado).

[018] Funcionamento: Vide a Fig. 4, o usuário faz a introdução do gargalo (G) do balão (bexigas) (B) em uma das extremidades do rasgo estreito (3) da estrutura (1 ), ao passo que, o usuário estique o gargalo (G) até a outra extremidade do rasgo estreito (3), causando o estiramento e constrição do gargalo (G) do balão (bexigas) (B) para que o ar do seu interior não escape. Ainda assim, após a inserção do gargalo (G) o usuário conta com a parte emborrachada (4) do rasgo estreito (3) para que o gargalo (G) não seja danificado.

[019] Após a inserção do gargalo (G) no rasgo estreito (3) o mecanismo do dispositivo convencional, envolve o gargalo (G) do balão (bexigas) (B) fechando o referido balão (bexigas) (B). Após o fechamento do gargalo (G) do balão (bexigas) (B) como citado acima, o usuário retira o gargalo (G) do balão (bexigas) (B) do rasgo estreito (3) por meio do orifício de saída (5) que se localiza na extremidade inferior do rasgo estreito (3).

[020] Ainda assim, a estrutura (1 ) revela cavas de abertura (6) para dar acesso ao mecanismo do dispositivo convencional, e um piso emborrachado (7) localizado em sua face inferior para causar estabilidade da estrutura (1 ) no momento em que o usuário estiver efetuando o fechamento do balão (bexigas) (B).