Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT APPLIED TO A TOOTHBRUSH
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/237331
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent application relates to a structural arrangement implemented in a toothbrush, characterized in that, by means of a simple, robust structure, the toothbrush, toothpaste and dental floss are housed in a single assembly. The model has a very simple, easy-to-use structure that is characterized by the practical juxtaposition of the parts forming the item, and also enables the replacement of parts of the assembly, such as the spool (10) holding the dental floss (11), or the replenishment of the toothpaste and the replacement of the brush itself, if the user so desires.

Inventors:
PETRAROLI PAULO FERNANDO DOS REIS (BR)
Application Number:
BR2020/050099
Publication Date:
December 03, 2020
Filing Date:
March 24, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PETRAROLI PAULO FERNANDO DOS REIS (BR)
International Classes:
A46B11/00; A46B15/00; A61C15/04
Domestic Patent References:
WO2005030004A12005-04-07
Foreign References:
US4277194A1981-07-07
BR202012023481U22014-11-25
BR9707455A2000-02-15
KR101363626B12014-02-18
BRPI0805587A22010-08-24
US4122983A1978-10-31
BR7601892A1977-02-15
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESCOVA DE DENTES, compreende um corpo da escova (1) com um trecho cilíndrico (2), que sofre um estrangulamento acentuado (3), de modo a configurar a base (4) de recepção das cerdas (5); na região do início do estrangulamento acentuado (3), o corpo da escova (1) recepciona ranhuras (6) com redução de largura progressiva na parte superior do referido corpo da escova (1); ao passo que, nas laterais opostas, são configuradas depressões (7) semelhantes a unhas; na parte posterior do corpo da escova (1 ) está previsto um terminal estriado (8), caracterizada pelo terminal estriado (8) ser dotado, na face interna, de um encaixe (9A) para recepcionar a tampa (9) de material levemente resiliente, sendo que o mencionado terminal estriado (8) serve como alojamento para o carretel (10) do fio- dental (11), que possui picote (12); o terminal estriado (8) possui um anel contornante interno (13) de recepção da bucha-trilho (14), que recebe o acoplamento concêntrico da bucha-came (15), estas em contato com a extremidade (16) da ponta aplicadora (17), sendo a dita extremidade (16) comunicante com a câmara (18) do alojamento do dentifrício, ao passo que a mencionada câmara (18) se comunica com o canal (19) que se estende até a base (4) das cerdas (5); o referido canal (19) sofre uma redução do diâmetro (20) até encontrar a extensão vertical (21) que termina na região das cerdas

(5).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESCOVA DE DENTES

BREVE SUMÁRIO

[001] Trata a presente solicitação de patente de modelo de utilidade de uma disposição construtiva levada a efeito em escova de dentes, a qual se destaca por, através de uma construção simples e robusta, acondicionar, em um só conjunto, escova de dentes, pasta dental e fio dental.

CAMPO DE APLICAÇÃO

[002] A disposição construtiva aplicada em escova de dentes, objeto deste pedido de patente de modelo de utilidade, está situada no campo das necessidades humanas, particularmente higienização e assepsia bucal.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[003] É do conhecimento de todos, a necessidade da higienização bucal, não só como uma forma de manter boca, dentes e gengivas sadias, mas também, e sobretudo, da saúde do corpo como um todo, pois é fato que problemas relacionados à dentição podem levar a problemas sérios em outros órgãos do corpo de uma pessoa. Ou seja, sabemos que, para manutenção da saúde bucal, a higienização é o fator primordial para o sucesso e deve ser realizada de forma diária, habitual e, de preferência, após as alimentações.

[004] O link http://higiene-pessoal.info/higiene-bucal.html relata que os cuidados com a higiene bucal são importantes porque a boca é o órgão receptor dos alimentos. Dentes fortes e boca saudável é sinónimo de boa alimentação, higiene constante e bem-feita.

[005] Dessa forma, é possível concluir que, quando alguém se alimenta bem e tem hábitos de higiene bucal corretos, ela evita doenças como a gengivite, as cáries e o incómodo mau hálito. Além da questão estética, os cuidados com os dentes garantem uma dicção correta (a forma de pronunciar as palavras) e uma mastigação mais benéfica. Os cuidados devem ser diários, a escovação deve ser feita pelo menos três vezes ao dia e o tio dental tem que ser usado em seguida.

[006] Esses hábitos são preventivos; através deles é que evitamos as doenças bucais que causam a perda dos dentes. Eles devem ser adquiridos na infância e as crianças devem entender a importância de fazer todos esses procedimentos, e os pais precisam levá-las frequentemente ao dentista.

ESTADO DA TÉCNICA

[007] Como regra geral, as escovas comercializadas no mercado, como convencionais, podem ser apresentadas em vários modelos e formas, mas as mesmas, via de regra, não incorporam os recursos da escova objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade.

[008] É conhecido do estado da técnica o documento MU9101450-6, depositado em 06/07/201 1 , sob o título de“DISPOSIÇÃO APLICADA EM ESCOVA ODONTOLÓGICA COM FIO-DENTAL", a qual possui um compartimento com esperas laterais para recepção e encaixe de um refil de fio-dental, acondicionado em carretel acessível através da tampa de fechamento superior; à frente do carretel se pronuncia um painel, dotado de um orifício para passagem do fio-dental em direção a uma lâmina, resguardada por uma tampa de proteção.

[009] Embora este documento anterior traga parte da construção prevista no presente pedido de patente, não reúne, em um só conjunto, todas as soluções apresentadas no presente pedido de patente, segundo o qual a escova de dentes possui a proposta de reunir, em um só conjunto, a escova já contendo o dentifrício e o fio dental, ou seja, todos os componentes necessários à higiene bucal.

DA INVENÇÃO

[010] A escova de dentes, segundo a nova disposição construtiva, se destaca por alocar os três principais componentes necessários à higiene e limpeza bucal em um único produto, ou seja: escova de dentes, dentifrício e o fio dental. Desta forma, qualquer pessoa terá condição de realizar a higienização bucal completa com o objeto, onde estiver, evitando o transporte dos produtos separados, o que, por vezes, prejudica a eficácia da higienização pela falta de um dos componentes.

[01 1] Ror outro lado, o modelo possui ainda a particularidade de revelar uma construção simples, onde todos os componentes são acomodados de maneira, tecnicamente, cômoda para o usuário, além de contar com segurança no acondicionamento do dentifrício e do fio-dental, tendo uma tampa que fecha todo o conjunto e, quando removida, possibilita a remoção do comprimento desejado de fio- dental, bem como acesso à ponta aplicadora para eventual movimentação do dentifrício no interior do conjunto.

[012] Outro aspecto a ser abordado consiste no fato de que o presente modelo é montado e desmontado de forma simples, rápida e segura, sempre que houver necessidade.

[013] Embora o modelo possa ser descartável, após o uso, a sua construção seccionada permite ainda a substituição de uma das partes, como o fio-dental, a própria escova de dentes, ou mesmo a ponteira aplicadora, conferindo muitas possibilidades ao usuário.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[014] O principal objetivo da invenção é proporcionar ao usuário uma forma eficaz e prática de realização da higiene bucal, a partir da reunião de todos os componentes necessários à higienização em um único conjunto, que se destaca, ainda, por ser prático e de manuseio simplificado. Com esse objetivo cumprido, o usuário consegue manter uma saúde bucal eficiente e atuar de forma preventiva em relação ao aparecimento de problemas relacionados à falta de higiene bucal.

VANTAGENS DA INVENÇÃO

[015] Além daquelas evidentes a partir da descrição precedente, podem ser destacadas como vantagens inerentes ao objeto:

- praticidade no uso do objeto;

- disponibilidade de todos os componentes para higienização bucal em todas as circunstâncias;

- facilidade para transporte;

- manuseio simples;

- segurança no acondicionamento do dentifrício e do fio-dental;

- possibilidade de substituição de um dos componentes internos;

- montagem e desmontagem simples e prática, com possibilidade de higienização, quando o usuário não optar pelo descarte do produto.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS [016] O modelo será, a seguir, descrito em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

Fig. 1 : Vista em perspectiva da escova de dentes, segundo o presente modelo; Fig. 2: Vista em perspectiva explodida da escova de dentes, segundo o presente modelo;

Fig. 3: Vista em perspectiva posterior da escova de dentes, segundo o presente modelo;

Fig. 4: Vista lateral da escova de dentes, segundo o presente modelo;

Fig. 5: Vista superior da escova de dentes, segundo o presente modelo, indicando a linha de corte longitudinal A-A;

Fig. 6: Vista da escova de dentes, segundo a linha de corte A-A, indicada na figura anterior.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[017] A DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESCOVA DE DENTES, objeto desta solicitação de patente de modelo de utilidade, compreende um corpo da escova (1 ) com um trecho cilíndrico (2), que sofre um estrangulamento acentuado (3), de modo a configurar a base (4) de recepção das cerdas (5). Na região do início do estrangulamento acentuado (3), o corpo da escova (1) recepciona ranhuras (6) com redução de largura progressiva na parte superior do referido corpo da escova (1); ao passo que, nas laterais opostas, são configuradas depressões (7) semelhantes a unhas. Na parte posterior do corpo da escova (1), está previsto um terminal estriado

(8).

[018] O terminal estriado (8) é dotado, na face interna, de um encaixe (9A) para recepcionar a tampa (9) de material levemente resiliente, sendo que o mencionado terminal estriado (8) serve como alojamento para o carretel (10) do fio-dental (11 ), ao passo que um picote (12) do fio-dental (11) permite o seccionamento do tamanho desejado.

[019] O terminal estriado (8) possui um anel contomante interno (13) de recepção da bucha-trilho (14), que recebe o acoplamento concêntrico da bucha-came (15), esta em contato com a extremidade (16) da ponta aplicadora (17), dita bucha-came (15) tendo rasgos axiais (15A), para recepcionar os pinos (17A) da ponta aplicadora (17); ao passo que a dita extremidade (16) é comunicante com a câmara (18) do alojamento do dentifrício, ao passo que a mencionada câmara (18) se comunica com o canal (19) que se estende até a base (4) das cerdas (5). O referido canal (19) sofre uma redução do diâmetro (20), até encontrar a extensão vertical (21 ) que termina na região das cerdas

(5).

[020] No presente modelo, a ponta aplicadora (17) pode ser movimentada axialmente a medida em que haja necessidade, particularmente à medida em que o dentifrício seja consumido.

[021] Conforme se pode perceber, o presente modelo possui uma construção muito simples, de fácil manuseio e que se destaca pela justaposição prática entre as peças que compõem o objeto, inclusive possibilitando a substituição de partes do conjunto, como o carretel (10) com o fio-dental (1 1 ), ou ainda o abastecimento do dentifrício e a substituição da própria escova, se assim for o desejo do usuário.

[022] Todos esses meios de substituição são características do presente modelo, contudo, o mesmo pode ser descartável no todo, numa segunda opção. Porém, a ideia principal é o uso prolongado do modelo, daí as possiblidades de substituições descritas.