Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT FOR BLENDER JAR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/006938
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement for a blender jar obtained by single-pass cold-rolling, without any sharp edges or seams, dispensing with additional equipment or processes, such as welding, deburring, polishing and the like, having a body with the shape of a truncated cone and a flat bottom, and characterised in that the body and bottom of the jar are formed by a single part made of stainless steel without any seams either in the body or at the junction between the body and the bottom of the jar, the proportion of the height of the jar to the diameter of the bottom of the jar being equal to or higher than three (3).

Inventors:
MORESCO JUNIOR EVALDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000262
Publication Date:
January 17, 2013
Filing Date:
July 10, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
METALURGICA SIEMSEN LTDA (BR)
MORESCO JUNIOR EVALDO (BR)
International Classes:
A47J43/046
Foreign References:
BR9800478A2002-06-04
US20030230658A12003-12-18
BR0015878A2004-06-29
US20060176769A12006-08-10
Attorney, Agent or Firm:
ANTONINI, Edemar Soares (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM COPO DE LIQUIDIFICADOR, que tem o corpo com a forma geométrica tronco-cônica e fundo plano, caracterizado pelo corpo e o fundo do copo compreender uma peça de aço inox, única sem emendas nem no corpo e nem na união do corpo com o fundo do copo e a relação entre a altura do copo com o diâmetro do fundo do copo ser igual ou superior a 3(tres).

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM COPO DE LIQUIDIFICADOR

O objeto do presente pedido de patente refere-se a um copo metálico de liquidificador obtido a partir de um disco, pelo processo de laminação à frio. O disco é laminado em máquina operatriz, denominada torno de laminação, e em uma passada transforma o disco em um copo cónico sem solda. Por ser constituído por uma única peça, incluindo o fundo e o corpo do copo, o dito copo é aqui denominado de "copo monobloco"

Atualmente é conhecido copo metálico de liquidificador, fabricado a partir de duas peças, sendo que uma forma o corpo do copo e a outra peça forma o fundo do copo; o corpo é obtido a partir de uma chapa plana metálica, mais precisamente o aço inoxidável, que sofre processo de calandragem, em cilindros paralelos, até adquirir forma tronco-cilíndrica ou tronco-cônica; em seguida, une- se as bordas laterais da dita chapa por meio de solda ou outro meio conhecido e adequado, formando o corpo do copo. Posteriormente uma chapa plana, em forma de disco circular, é soldada na base menor do tronco de cone, formando, no conjunto, o dito copo. Por meio de processos de acabamento, como usinagem, rebarbação, polimento, tem-se o copo metálico acabado, pronto para ser comercializado. Esta configuração de processo de fabricação para a obtenção de um copo metálico para liquidificadores é amplamente utilizado e conhecido, todavia requer um tempo de processo que envolve as etapas de corte da chapa, formação do tronco de cone, corte do disco metálico e união com o fundo do copo, a usinagem, a rebarbação, alem de outros acabamentos. Por se tratar de copo de liquidificador que tem contato direto com os alimentos e com risco de contaminação, esses copos exigem elevado controle de qualidade para evitar rebarbas, cantos vivos e gretas nos cordões de solda, sob pena de acumular alimentos perecíveis, se tornando foco de contaminação indesejável.

Existe o processo de obtenção de copo metálico pequeno, por repuxo de uma única chapa plana; processo que não se aplica na obtenção de copo para liquidificador. A relação entre a altura do copo do liquidificador e seu diâmetro é alta, geralmente maior que 3(tres); neste caso o processo de conformação por repuxo exige a conformação em várias etapa e chapas grossas para evitar rachaduras nas paredes do copo. O copo obtido é pesado, com paredes grossas e é inadequado para o manuseio e uso em liquidificador.

Existe copo de liquidificador fabricado em materiais não metálicos, tipo plástico injetado ou usinado, que são monoblocos, com forma geométrica similar à forma reivindicada neste documento. Trata-se de copos que tem pouca durabilidade se comparados com os copos de aço inox; possuem baixa dureza superficial e são suscetíveis ao risco proporcionando acúmulo de rejeitos alimentares e possíveis contaminações indesejáveis; possuem baixa resistência mecânica se comparados com os copos de aço inox e não suportam forças de impacto ocasionadas pelo uso indevido ou inadequado.

A disposição construtiva em copo de liquidificador, descrita neste relatório, se caracteriza pela forma construtiva do copo ser constituído por uma única peça de aço inox, incluindo o fundo e o corpo do copo, sem emendas e sem cantos vivos; possui a relação entre a altura do copo e o diâmetro do fundo do copo igual ou superior a 3(tres); é obtido por laminação a frio em uma única passada. A forma construtiva do copo, aqui denominada de "copo monobloco", resulta em melhoria funcional no seu uso, pois não tendo cantos vivos, nem emendas, evita a concentração de detritos alimentares que poderiam ser focos de contaminantes indesejáveis. A forma construtiva do copo, aqui denominada de "copo monobloco", resulta em melhoria no processo de fabricação, pois tendo como matéria prima apenas um disco metálico reduz o desperdício de matéria prima decorrente do corte de chapas; utiliza processo de laminação a frio, reduzindo o consumo de energia típico dos tradicionais processos de laminação a quente; dispensa equipamentos e processos adicionais como a soldagem, a rebarbação, o polimento e outros.

O objeto do presente pedido de patente fica mais evidente na descrição detalhada que se segue e nos desenhos anexos, nos quais:

A figura 1 é uma vista em perspectiva do disco(1) plano de aço inox utilizado como única matéria prima na confecção do copo monobloco.

A figura 2 é uma vista esquemática que mostra em detalhe a matriz(2), fixada nas castanhas do cabeçote(5) do torno mecânico; mostra o disco(1) na posição(11) fixo entre uma das extremidades da matriz(1) e o contra-ponto(3) do torno mecânico.

A figura 3 é uma vista esquemática do torno em processo de laminação; ilustra a rotação do conjunto formado pela matriz(1) presa no cabeçote(5) do torno, o disco(1) na posição(12) e o contra-ponto(3); mostra o disco(1) na posição(12) sendo laminado e dobrado pelo pressionamento realizado por meio de um mandril(4) com um rolete(41 ) em sua extremidade; o rolete(41) é posicionado com inclinação em relação ao eixo de rotação do conjunto; dito mandril(4) é pressionado contra o disco(1), deformando o dito disco(1) e conformando sobre a superfície cilíndrica da matriz(1); o deslocamento axial do mandril(4) vai formando o corpo do copo monobloco(14). A figura 4 é uma vista esquemática e mostra o disco(1) na posição(23) completamente laminado, envolvendo a matriz(2); com isso o corpo do copo monobloco(14) já está moldado.

A figura 5 é uma vista em perspectiva e mostra uma ilustração do copo monobloco(14) metálico com o corpo moldado por laminação e já com as alças e ranhuras de reforço.

O "copo monobloco" consiste em um copo metálico para liquidificador cujo processo para fabricação do copo propriamente dito, envolve basicamente um torno mecânico que faz a laminação a frio, em uma única etapa. O copo monobloco está caracterizado pelo fato de ser produzido pelo processo de laminação a frio de um disco(1) de aço inox fixo em uma matriz(2). A matriz(2) é um bloco maciço que tem a forma tronco-cônica similar ao corpo do copo de liquidificador. A base maior da matriz é fixada no cabeçote(5) do torno, com auxílio de castanhas. Uma chapa plana metálica, em forma de disco(1) circular, com um furo central, é posicionada(11) em plano perpendicular ao eixo da matriz(2) e fixada na base menor da matriz(2); um contra-ponto(3) pressiona e fixa o disco(1) circular sobre a secção transversal da matriz(2). Este conjunto, formado pela matriz(2), disco(1) circular e contra-ponto(3), após devidamente fixado entre si, é rotacionado em torno do próprio eixo pela força motriz do dito torno. Um mandril(4), com um rolete(41) em sua extremidade, é posicionado com certa inclinação em relação ao eixo do mandril(2) e pressiona o disco(1) sobre a superfície cónica da matriz(2), conformando o disco(1) que adquire a forma do "copo monobloco".

Através desta laminação do disco(1) sobre a matriz(2) rotativa, obtém-se a redução da espessura do disco(1), através do contato, e pressionamento do rolete(41) do mandril(4) sobre o disco(1) sobre a geratriz da matriz(2). Com a combinação da rotação do conjunto, formado pela matriz(2), disco(1) e contraponto^), juntamente com o avanço longitudinal do mandril(4) com rolete(41), obtém-se a redução da espessura do disco(1) e a forma cónica desejada do corpo do copo monobloco(14).