Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT IN MODULAR VEHICLE HEADLIGHTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/127237
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement for low-beam and high-beam vehicle headlights comprises a main circular structure (10) provided with a front lens (50) and a rear lid (20), with a reflector (60) arranged therein and provided with a LED plate (61) and an inner lens (62) interconnected to a printed circuit board (80) provided with a LED light source (70), the main structure (10) being provided with a mechanism for adjusting the inclination of the light beam and with a headlight aligning system formed by four adjusting screws (41) attached to the main structure (10) so as to ensure the correct orientation of the light beam, in accordance with legal regulations, and allowing the headlight to be dismounted for servicing the inner components.

Inventors:
BALBINOT MAURICIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050023
Publication Date:
August 18, 2016
Filing Date:
February 05, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BALBINOT MAURICIO (BR)
International Classes:
B60Q1/20; B60Q1/18; F21S8/10
Domestic Patent References:
WO2012151522A12012-11-08
Foreign References:
CN203413508U2014-01-29
BR7702313U2000-05-30
CN204026440U2014-12-17
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABALL MARCAS E PATENTES S/S LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
1. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM FAROL MODULAR APLICADO EM VEÍCULOS descreve uma estrutura circular base

(10) e tampa traseira (20), caracterizada por compreender abas

(1 1 ) dispostas junto à estrutura (10) de fixação junto as abas (21 ) da tampa (20) através de parafusos (30) e lente translúcida (50) fixada através de clicks (51) junto aos espaçamentos (12) da estrutura (10) e a disposição de uma resina ou cola para possibilitar a perfeita vedação entre as estruturas, a dita aba (1 1 ) apresenta espaçamento (1 1 1 ) que recebe uma base (40) de fixação do parafuso (41) dotado de arruela de acionamento (42); a estrutura (10) apresenta internamente a disposição de um refletor (60) dotado de placa de LED (61 ), lente interna (62) e espaçamento (63) de fixação do LED (70), dita placa de LED (61 ) e LED (70) interligados junto a uma placa eletrônica (80); a tampa traseira (20) apresenta um conector agregador (22), anel de vedação (24) e estrutura circular (25) de equalização da temperatura e pressão da lente (50).

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM FAROL MODULAR APLICADO EM VEÍCULOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo os parafusos (41) dotados de base (40) e arruelas (42) possibilitar o ajuste de inclinação do feixe luminoso e o alinhamento do farol.

3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM FAROL MODULAR APLICADO EM VEÍCULOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo refletor (60) dotado de placa de LED (61 ) ser interligado a placa eletrônica (80), possibilitar a função de uma luz de posição.

4. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM FAROL MODULAR APLICADO EM VEÍCULOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela tampa (20) e lente translúcida (50) serem desmontáveis.

5. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM FAROL MODULAR APLICADO EM VEÍCULOS, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente o refletor (60) ser utilizado sem a placa de LED (61) e lente interna (62).

Description:
01 O presente modelo de utilidade descreve uma disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos. Mais especificamente compreende uma estrutura circular base dotada por lente frontal e tampa traseira, apresentando internamente um refletor dotado por uma placa de LED, lente interna, placa eletrônica dotada de uma fonte luminosa em LED. Dita estrutura base dotada por um mecanismo de ajuste de inclinação do feixe luminoso e um sistema de alinhamento do farol composto pela a fixação de quatro parafusos de regulagem acopladas à estrutura base, garantindo o posicionamento correto do feixe luminoso, de acordo com a regulamentação exigida, e possibilitando a desmontagem para a realização de manutenção dos componentes internos.

02 Os faróis modulares tipo alto, baixo, neblina e/ou de curva existentes no mercado podem ou não ter abertura por uma tampa traseira com o objetivo maior de realizar manutenções internas. A grande maioria dos faróis modulares não possuem um sistema de desmontagem para manutenção, ou seja, são compostos de partes externas como uma carcaça e lente, no qual a lente e a tampa traseira são coladas na carcaça impossibilitando a desmontagem do mesmo para manutenção, sendo que para abrir é necessário danificar o produto. Já os faróis que são dotados de tampa traseira são complexos, de dimensões elevadas e apresentam um alto custo ao consumidor.

03 Os faróis modulares alto, baixo, neblina e/ou de curva podem ser largamente aplicados em veículos rodoviários, veículos especiais, maquinas agrícolas ou em qualquer aplicação que necessite iluminação regulamentada ou não. Além disso, podem ser adaptados aos veículos isoladamente ou em conjunto com uma mascara formando um único conjunto luminoso.

04 Atualmente, a realização de manutenção nestes equipamentos se toma um inconveniente aos usuários, pois grande parte dos faróis modulares utilizados são lacrados o que impossibilita o acesso aos componentes infernos, necessitando danificar o produto. Já os produtos que descrevem uma tampa traseira de acesso apresentam dimensões elevadas e uma montagem complexa o que dificulta o acesso e a manutenção do equipamento, além de apresentar um custo muito elevado ao usuário.

05 Desta forma, é objeto do presente modelo de utilidade uma disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos que compreende uma estrutura circular base dotada por lente frontal e tampa traseira, fixadas através de um sistema de encaixe rápido e parafusos, facilitando o acesso aos componentes internos através da retirada da tampa traseira e possibilitando a manutenção de reparos sem a necessidade de danificar o equipamento ou realizar a substituição do produto. Além disso, o equipamento apresenta um mecanismo de ajuste de inclinação do feixe luminoso e um sistema de alinhamento do farol composto por quatro parafusos de regulagem acoplados junto à estrutura base, garantindo o posicionamento correto do feixe luminoso, de acordo a regulamentação exigida.

06 Tais características promovem a simplicidade, facilidade na manutenção de reparos e um menor custo ao usuário quando comparados com os produtos do estado da técnica.

07 É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos que provê uma estrutura base dotada de tampa frontal e tampa traseira fixadas através de um sistema de encaixe rápido e parafusos, permitindo a manutenção de reparos nos componentes internos.

08 É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos que provê um mecanismo de ajuste de inclinação do feixe luminoso e sistema de alinhamento do farol composto por quatro parafusos de regulagem acoplados junto à estrutura base.

09 É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos que provê um refletor dotado por uma placa de LED e lente interna disposto na porção frontal do refletor, permitindo a função de uma luz de posição.

010 A fim de melhor descrever as características técnicas da disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas:

011 A figura 1 apresenta vista em perspectiva do farol modular montado.

012 A figura 2 apresenta a vista lateral do farol modular montado.

013 A figura 3 apresenta a vista postenor do farol modular montado.

014 A figura 4 apresenta a vista frontal em corte do farol modular montado.

015 A figura 5 apresenta a vista em corte do farol modular montado e a figura 5A apresenta o detalhamento da placa eletrônica junto a placa de LED.

016 A figura 8 apresenta explodida frontal do farol modular.

017 A figura 7 apresenta a vista explodida traseira do farol modular.

018 A figura 8 apresenta a vista explodida do refletor descrevendo a placa de LED e lente interna. 019 A disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos, objeto do presente modelo de utilidade compreende uma estrutura circular base (10) dotada de abas (1 1 ) de união com a tampa traseira (20) através da fixação de parafusos (30) e na porção frontal apresenta uma lente translúcida (50) dotada de clicks (51 ) de fixação junto aos espaçamentos (12) da estrutura circular base (10), dito sistema de fixação da lente translúcida (50) que apresenta junto ao click (51 ) e espaçamento (12) a disposição de uma resina ou cola para possibilitar a perfeita vedação entre as estruturas.

020 A estrutura circular base (10) dotada de abas (1 1) e espaçamentos (12) recebe internamente em sua porção frontal refletor (80) dotado por uma placa de LED (61) e lente interna (62) disposta na porção frontal do refletor (60), sendo interligado junto ao LED (70) e placa eletrônica (80), permitindo que o farol apresente uma função de uma luz de posição. O dito refletor (60) apresenta em sua porção superior abertura (63) para a disposição do LED (70) fixado junto à estrutura (10).

021 Na porção externa frontal da estrutura circular base (10) é fixada a lente translúcida (50) através de clicks (51) que se encaixam junto aos espaçamentos (12) da estrutura circular (10) através de pressão e a disposição de uma resina ou cola para possibilitar a perfeita vedação entre as estruturas.

022 Na porção traseira da estrutura circular base (10) é descrita uma tampa (20) fixada junto à estrutura (10) através das abas (1 1 ) junto às abas (21 ) provenientes da tampa (20), ditas abas (1 1 ) e (21) que recebem a fixação de parafusos (30), permitindo a fácil montagem e desmontagem entre a tampa (20) e a estrutura (10). 023 As abas (1 1 ) dispostas na estrutura circular (10) apresentam espaçamentos (1 1 1) que recebem uma base (40) de fixação do parafuso (41) dotado de arruela de acionamento (42), dito parafuso (41 ) fixado junto à estrutura do veículo permitindo o ajuste de inclinação do feixe luminoso e o alinhamento do farol através do acionamento das arruelas (42).

024 A tampa traseira (20) dotada de abas (21 ) e conector agregado (22) dispõe internamente de uma placa eletrônica (80), gerenciadora de corrente e temperatura e fixada através de quatro parafusos (23), dita placa eletrônica (80) dotada de um par de hastes metálicas (81) dispostas junto ao conector agregado (22) de ligação com a fiação do veículo. A placa eletrônica (80) é interligada junto ao LED (70) e placa de LED (61), realizando o gerenciamento do sistema luminoso do produto.

025 A tampa traseira (20) apresenta a disposição de um anel de vedação (24) com o objetivo de vedar a união entre a tampa (20) e estrutura base (10), impedindo que os componentes internos sejam danificados. Além disso, a tampa traseira (20) apresenta em sua porção externa uma estrutura circular (25) que ajuda a eliminar a possível condensação na lente frontal (50) através da equalização de temperatura e pressão.

026 Opcionalmente, o refletor (60) pode ser utilizado sem a placa de LED (61 ) e lente interna (62).

027 Desta forma, a disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos, objeto do presente modelo de utilidade apresenta uma estrutura circular base (10) dotada por lente frontal (50) e tampa traseira (20), fixadas através de um sistema de encaixe rápido e parafusos (30), facilitando o acesso aos componentes internos através da retirada da tampa traseira (20) e possibilitando a manutenção de reparos sem a necessidade de danificar o equipamento ou realizar a substituição do produto. Portanto, permite o ajuste da inclinação do feixe luminoso e alinhamento do farol através dos parafusos (41 ) dispostos junto a estrutura (10) e tampa (20), além de apresenta um sistema de LED (61 ) disposto junto ao refietor (60) permitindo que o farol apresente uma função de uma luz de posição.

028 Além disso, a disposição construtiva em farol modular aplicado em veículos permite a criação de módulos e linha de produtos para diversas aplicações, devido à padronização dos componentes principais.