Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT IN PLASTIC BOTTLE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/205946
Kind Code:
A1
Abstract:
A structural arrangement in a plastic bottle comprises a cavity (20) having a preferably conical shape, attached to the bottom (12) of plastic bottles (10), injection-moulded and/or blow-moulded together with the bottle, in order to improve and assist the stacking of plastic bottles on pallets. In addition, the use of this cavity (20) in the bottom (12) of plastic bottles (10) increases the stability of stacked layers, dispensing with the need to use separating plates made of wood fibre or another material to separate the layers of bottles on the pallet. It thus solves the drawbacks identified in the systems for transporting, moving and storing plastic bottles used for containing fizzy and other drinks, thus reducing the logistical costs of these products.

Inventors:
PERUCCI MARCELO (BR)
FERREIRA JUAREZ JOSE (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050118
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
June 01, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PERUCCI MARCELO (BR)
FERREIRA JUAREZ JOSE (BR)
International Classes:
B65D21/032
Foreign References:
US5927499A1999-07-27
EP1702854A12006-09-20
BRMU8403025U2006-07-11
BRMU8701167U22008-12-23
US2960248A1960-11-15
US20070114200A12007-05-24
US4416373A1983-11-22
EP1400584A22004-03-24
BRMU8103221U2003-02-11
Attorney, Agent or Firm:
SKO OYARZABAL MARCAS E PATENTES S.S LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO:

1 . DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA compreende uma garrada plástica (10) dotada por um gargalo e tampa (1 1 ) dispostos na porção superior e uma base de suporte (12) disposta na porção inferior, dito gargalo e tampa (1 1 ) que são provenientes do corpo da garrafa plástica (10), de modo a formar um ombro (1 1 A), caracterizado por apresentar uma cavidade circular (20) de formato cónico, disposta na porção centra! inferior da base de suporte (12) sendo seu formato cónico projetado para a porção interna da garrafa plástica (10), dita cavidade circular (20) que descreve um formato cónico dotado por um primeiro diâmetro de abertura (21 ) e um segundo diâmetro (22) disposto na porção superior da cavidade (20), ditos diâmetros (21 ) e (22) que são interligados através de parede angulada (23) que permite a formação do formato cónico da cavidade (20), permitindo o encaixe, travamento e eliminação do uso de chapas de separação no processo de paletização,

2. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela cavidade (20), de formato preferencialmente cónico, apresentar um dimensionamento que permite o recebimento do gargalo e tampa (1 1 ), de forma a possibilitar o encaixe e travamento na disposição vertical entre as garrafas plásticas (10), possibilitando o empilhamento junto à outra garrafa plástica (10).

3. DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pela cavidade (20) descrita na garrafa (10), junto à porção central inferior da base de suporte (12), permite o encaixe total ou parcial da tampa e gargalo (1 1 ) da garrafa (10) disposta abaixo, de forma a permitir um travamento entre elas e contribuindo com a estabilidade nas camadas empilhadas.

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente, a cavidade circular (20) apresentar um formato cilíndrico reto dotado por um primeiro diâmetro de abertura (21 A) e um segundo diâmetro (22A) disposto na porção superior da cavidade (20), ditos diâmetros (21 A) e (22A) que são interligados através de parede não angulada (23A) que permite a formação do formato cilíndrico cavidade (20).

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente, a cavidade circular (20) em formato preferencialmente cónico, apresenta um maior dimensionamento, que possibilita o encaixe de todo gargalo e tampa (1 1 ) da garrafa inferior e seu "ombro" (1 1 A), no momento do empilhamento das camadas no processo de paletização.

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por opcionalmente, a cavidade circular (20) pode apresentar um formato variado, sendo utilizado preferencialmente o formato cónico.

Description:
DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM GARRAFA PLÁSTICA

[01] O presente modelo de utilidade descreve uma disposição construtiva em garrafa plástica que é utilizada para acondicionar bebidas gaseificadas e outras, entre elas: refrigerantes, cervejas, água, chás, isotônicos, energéticos e sucos. Mais especificamente compreende uma cavidade em formato preferencialmente cónico aplicado junto à base das garrafas plásticas, sendo moldada junto ao processo de injeção e/ou processo por sopro, buscando melhorar e auxiliar o sistema de empilhamento das garrafas plásticas em palieis, Além disso, a utilização desta cavidade junto à base das garrafas plásticas agrega maior estabilidade nas camadas empilhadas, de forma a eliminar a necessidade de utilização de chapas separadoras de fibra de madeira, ou outro material, para separar as camadas de garrafas no paliei.

[02] As empresas de bebidas utilizam comumente em seus processos de embalamento e paletização, materiais como paliei, chapas separadoras de camadas, filmes termoencolhíveis e filmes siretch, para realizar o processo logístico de transporte, movimentação e armazenagem de seus produtos. Assim, os materiais de embalamento e paletização são considerados essenciais à produção, já que servem de estrutura de suporte e de proteção tanto para armazenamento como para montar os lotes de entrega dos produtos. A falta desses materiais pode paralisar todo o processo produtivo e logístico, sendo que estes materiais são de extrema importância para o processo de empacotamento e de movimentação.

[03] O sistema de paletização é realizado pela área de produção das empresas, após envase das bebidas em garrafas plásticas e posterior agrupamento destas em conjuntos com múltiplas unidades, feitos normalmente com filme termoencolhível, formando pacotes, em processos automatizados. Esses pacotes são montados em camadas sobre os palieis, sendo que cada paliei possui diversas camadas e entre cada camada é colocada uma chapa separadora, com a finalidade de propiciar maior estabilidade a pilha.

[04] O custo do material de embalamento e paletização é elevado, em especial das chapas separadoras de camadas, podendo representar em média cerca de 5% do custo total do produto.

[05] Portanto, as chapas separadoras são fundamentais no processo de logística das garrafas plásticas por aumentarem a estabilidade da carga no palett e por facilitarem a armazenagem e o transporte dos produtos. Porém, estas chapas apresentam diversos inconvenientes, sendo o principal problema o custo representativo no processo de paletização e logística, dos fabricantes e engarrafadores de bebidas. Além disso, outros inconvenientes são os custos díretos e indiretos relacionados com as perdas, avarias, gestão, controle, descarte e logística reversa destas chapas, que são normalmente reutilizáveis.

[06] Outro incovenienfe das chapas separadora, quando reutilizadas, é a possível incidência e/ou proliferação de contaminantes físicos, químicos e/ou biológicos, na cadeia logística, podendo funcionar como "meio de cultura de microorganismos" e meio de transporte destes contaminantes para o interior da indústria. Apesar das áreas onde é realizado o emprego das chapas separadoras estarem relativamente distantes das áreas de envase, a presença dos ditos contaminantes pode representar risco a saúde dos trabalhadores, tanto da indústria como nos centros de distribuição e pontos de vendas.

[07] Outro inconveniente das chapas separadoras de camadas em geral é que elas possuem superfícies planas e lisas, favorecendo o deslocamento horizontal dos pacotes, requerendo, por isso, a aplicação de diversas camadas de filme stretch para manter a estabilidade da carga no paliei.

[08] Desse modo, as indústrias de bebidas buscam meios mais económicos, seguros e higiénicos, que reduzam ou eliminem a logística reversa de materiais de paletização e/ou que gerem menos resíduos pós-consumo, para transportar as camadas de garrafas plásticas descartáveis,

[09] Neste contexto, verificamos que o estado da técnica descreve diversas disposições construtivas aplicadas em garrafas plásticas que buscam resolver o problema de paletização e empilhamento sem que, no entanto, seja previsto uma garrafa plástica dotada por uma cavidade em formato preferencialmente cónico aplicada junto a sua base, buscando melhorar e auxiliar o sistema de empilhamento das garrafas plásticas em palieis e permitir maior estabilidade nas camadas empilhadas, de forma a eliminar a necessidade de utilização de chapas de separação de camadas, resultando na redução dos custos do processo logístico e agregando maior estabilidade na movimentação e armazenagem do produto.

[010] Desta forma, a disposição construtiva em garrafa plástica descartável, objeto do presente modelo de utilidade, tem como objetivo resolver os inconvenientes identificados nos sistemas de transporte, movimentação e armazenagem de garrafas plásticas utilizadas para acondicionar bebidas gaseificadas e outras, através de uma nova disposição construtiva que permite melhorar a estabilidade no processo de paletização, de forma a reduzir os custos logísticos destes produtos. [011] Tais características promovem a maior estabilidade no empilhamento e menor custo no processo logístico, quando comparados com as embalagens do estado da técnica.

[012] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê uma cavidade em formato preferencialmente cónico onde o diâmetro da abertura é maior do que o topo, facilitando o encaixe e travamento.

[013] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê uma cavidade em formato preferencialmente cónico que é moldada junto ao processo de fabricação da garrafa plástica, sendo que este processo pode ser por injeção e/ou por sopro.

[014] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê uma cavidade em formato preferencialmente cónico que permite eliminar a utilização de chapas de separação no processo de paletização das garrafas plásticas.

[015] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê uma cavidade em formato preferencialmente cónico que permite reduzir a utilização de filme stretch no processo de paletização das garrafas plásticas.

[016] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê uma cavidade em formato preferencialmente cónico que possibilita o encaixe total ou parcial da tampa e gargalo da garrafa plástica disposta abaixo, no momento do empilhamento dos pacotes de garrafas no processo de paletização.

[017] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê opcionalmente, uma cavidade cilíndrica reta onde o diâmetro da abertura é igual ao do topo.

[018] É característica do modelo de utilidade uma disposição construtiva em garrafa plástica que provê opcionalmente, uma cavidade em formato preferencialmente cónico que possibilita o encaixe de todo gargalo da garrafa inferior até o seu "ombro", no momento do empilhamento das camadas no processo de paletização.

[019] A fim de melhor descrever as características técnicas da disposição construtiva em garrafa plástica, são apresentadas as figuras a seguir relacionadas:

[020] A figura 1 apresenta a vista frontal da garrafa plástica dotada por cavidade junto à base.

[021] A figura 2 apresenta a vista em corte da garrafa plástica dotada por cavidade junto à base.

[022] A figura 3 apresenta a vista inferior da garrafa plástica dotada por cavidade junto à base.

[023] A figura 4 apresenta a vista frontal da garrafa plástica empilhada sobre outra garrafa plástica.

[024] A figura 5 apresenta o detalhamento do sistema de encaixe e travamento da cavidade cónica com o gargalo.

[025] A figura 6 apresenta a vista frontal de um pacote de garrafas embaladas com filme termoencolhivel e dispostas empilhadas e travadas através do encaixe da cavidade cónica ou cilíndrica reta junto ao gargalo das garrafas dispostas abaixo.

[026] A figura 7 apresenta como opção, o detalhamento do sistema de encaixe e travamento da cavidade cilíndrica reta com o gargalo e tampa. [027] A figura 8 apresenta o detalhamento do sistema de encaixe e travamento da cavidade cónica, com maior dimensionamento, junto com o gargalo e tampa, dispondo a base da garrafa sobre o "ombro" da garrafa abaixo,

[028] A figura 9 apresenta a vista frontal de um conjunto pacotes de garrafas empilhados sobre o pallet e envolvidos com menos camadas de filme stretch, que o usualmente necessário no estado da técnica.

[029] A disposição construtiva em garrafa plástica, objeto do presente modelo de utilidade, compreende uma garrada plástica (10) dotada por um gargalo e tampa (1 1 ) dispostos na porção superior e uma base de suporte (12) disposta na porção inferior, dito gargalo e tampa (1 1 ) que são provenientes do corpo da garrafa plástica (10), de modo a formar um ombro (1 1 A).

[030] A base de suporte (12) disposta na porção inferior da garrafa plástica (10) apresenta uma cavidade circular (20) de formato cónico, disposta na porção central inferior da base de suporte (12).

[031] A cavidade circular (20) apresenta um formato cónico dotado por um primeiro diâmetro de abertura (21 ) e um segundo diâmetro (22) disposto na porção superior da cavidade (20), ditos diâmetros (21 ) e (22) que são interligados através de parede angulada (23) que permite a formação do formato cónico da cavidade (20).

[032] A cavidade circular (20) é proveniente da base de suporte (12), sendo seu formato cónico projetado para a porção interna da garrafa plástica (10), dita cavidade (20) que esta alinhada com o gargalo e tampa (1 1 ) de forma a possibilitar o empilhamento junto à outra garrafa plástica (10).

[033] A base de suporte (12) dotada de cavidade (20) de formato cónico apresenta um dimensionamento que permite o recebimento do gargalo e tampa (1 1 ), de forma a possibilitar o encaixe e travamento na disposição vertical entre as garrafas plásticas (10).

[034] No processo logístico de transporte, movimentação e armazenamento as garrafas plásticas (10) são embaladas em pacotes através de um filme termoencolhivei (30) que é envolto em torno das garrafas, de modo a permitir o encaixe em outras garrafas (10). Assim, os pacotes de garrafas embalados são dispostos sobre um paliei de forma organizada e em camadas, onde cada garrafa (10), disposta no pacote, é encaixada no gargalo e tampa (1 1 ) da garrafa (10) disposta no pacote abaixo, de forma a permitir o travamento, Isso resulta em uma maior facilidade de encaixe, travamento e eliminação do uso de chapas de separação no processo de paletização, conforme descrito na figura 6.

[035] A cavidade (20) descrita na garrafa ( 0) junto à porção central inferior da base de suporte (12) permite o encaixe total ou parcial da tampa e gargalo (1 1 ) da garrafa (10) disposta abaixo, de forma a permitir um travamento entre elas e contribuindo com a estabilidade nas camadas empilhadas. Com isso, eliminando a necessidade de se utilizar chapas para separar as camadas de garrafas plásticas (10).

[036] Desse modo, a cavidade (20) disposta junto à base (12) das garrafas plásticas (10) evita o deslocamento horizontal dos pacotes empilhados no processo de paletização, de forma a reduzir aplicação de diversas camadas de filme stretch devido a sua disposição construtiva que promove o travamento das garrafas (10), promovendo maior economia e garantindo maior segurança no transporte, armazenamento e movimentação dos palieis de garrafas plásticas, conforme representado na figura 9. [037] Opcionalmente, a cavidade circular (20) apresenta um formato cilíndrico reto dotado por um pnmeiro diâmetro de abertura (21 A) e um segundo diâmetro (22A) disposto na porção superior da cavidade (20), ditos diâmetros (21 A) e (22A) que são interligados através de parede não angulada (23A) que permite a formação do formato cilíndrico reto na cavidade (20), de acordo com a figura 7.

[038] Opcionalmente, a cavidade circular (20) em formato preferencialmente cónico, pode apresentar um maior dimensionamento que possibilita o encaixe de todo gargalo e tampa (1 1 ) da garrafa inferior e seu "ombro" (1 1 A), no momento do empilhamento das camadas no processo de paletização, de acordo com a figura 8,

[039] Opcionalmente, a cavidade circular (20) pode apresentar um formato variado, sendo utilizado preferencialmente o formato cónico.

[040] Desta forma, a disposição construtiva em garrafa plástica, objeto do presente modelo de utilidade, tem como objetivo resolver os inconvenientes identificados nos sistemas de transporte, movimentação e armazenagem de garrafas plásticas utilizadas para acondicionar bebidas gaseificadas e outras bebidas, através de uma nova disposição construtiva que permite melhorar a estabilidade no processo de paletização, de forma a reduzir os custos logísticos destes produtos.