Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENT IN SOLID INPUT DISPENSER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/154697
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent discloses an arrangement for an agricultural solid input dispenser comprising in a single chassis a longitudinally divided box forming two independent tanks (10 and 11), each of the tanks (10 and 11) being provided with an independent input outlet gate (20 and 21), an independent conveyor belt (30 and 31), an independent metering duct (40 and 41) and an independent variable disk (50 and 51), which elements of the equipment can be actuated by hydraulic or pneumatic cylinders, or by electric motors or actuators electronically controlled by a special software.

Inventors:
IUZVIAK ADILSON RODRIGUES (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/000040
Publication Date:
October 06, 2016
Filing Date:
April 01, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
IUZVIAK ADILSON RODRIGUES (BR)
BARP VINÍCIUS LUIS (BR)
International Classes:
A01C17/00
Foreign References:
BR202012010932U22015-03-17
US20110015832A12011-01-20
EP0181308A11986-05-14
BR6702012U1989-05-16
Attorney, Agent or Firm:
CERUMAR SERVIÇOS EM PROPRIEDADE INTELECTUAL LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DISTRIBUIDOR DE INSUMOS SÓLIDOS" para aplicações agrícolas, prevendo caixa de armazenagem, comporta, esteira, dutos dosadores e discos de distribuição, caracterizado pela caixa{1 ) de armazenagem ser dividida longitudinalmente, formando dois reservatórios (10 e 1 ) independentes; e cada um dos reservatórios (10 e 1 ) prever uma comporta (20 e 21 ) independente para saída dos insumos, possuir sua esteira(30 e 31 ) independente, seus dutos dosadores (40 e 41 ) e discos variáveis (50 e 51 ) também independentes.

2. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DISTRIBUIDOR DE INSUMOS SÓLIDOS", de acordo com reivindicação 1 caracterizado pelos dutos dosadores (40 e 41 ) possuir portinholas(400 e 410) com aberturas reguláveis e controláveis.

3. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DISTRIBUIDOR DE INSUMOS SÓLIDOS", de acordo com reivindicação 1 e 2, caracterizado pelas comportas (20 e 21 ), esteiras(30 e 31 ), dutos dosadores (40 e 41 ), portinholas(400 e 410) e discos variáveis (50 e 51 ) serem acionados por motores ou atuadores, controlados eletronicamente por software específico.

Description:
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA EM DISTRIBUIDOR DE INSUMOS SÓLIDOS"

[Õ01] O objeto do presente documento de patente revela uma disposição em equipamento distribuidor de insumos sólidos para aplicação agrícola, compreendendo, num mesmo corpo, um distribuidor duplo, com dois reservatórios de armazenagem dispostos num mesmo chassi, cada um contendo esteira e comporta individuais e autónomas, que alimentam dutos dosadores individuais; sendo que os elementos do dito equipamento podem ser acionados por Gilindros hidráulicos, pneumáticos, ou por motores ou atuadores elétricos, controlados por software específico.

[002] Já são conhecidos variados tipos de equipamentos distribuidores de insumos sólidos, como sementes, grãos, farelos. Dentre os variados tipos, há os que são compreendidos por caixa armazenadora, ou reservatórios, incluindo esteira transportadora na base desta caixa, onde transporta os insumos à uma saída, que compreende uma abertura contendo comporta, onde com a abertura desta comporta permite que os insumos sejam transportados, através da esteira, passando pela saída, caindo em dutos dosadores que faz a dosagem dos insumos, alimentando discos de distribuição.

[003] No atual estado da técnica já é revelado equipamentos, como o descrito no pedido de patente P11 103408-4, onde consiste em distribuidores que prevê comporta dupla para um mesmo reservatório. Esta solução resolve alguns problemas de dosagem, como por exemplo priorizar o direcionamento de insumos para um determinado disco de distribuição, através do controle da abertura ou fechamento das duas comportas e de outros elementos do equipamento. É de conhecimento ainda a disposição de distribuidor dotado de um reservatório principal em que o reservatório principal acomoda um ou mais reservatórios modulados, conforme revelado no documento de patente BR202012010932-3, onde estes módulos compartimentam o reservatório principal dó distribuidor, onde são encaixados.

[004] O pedido de patente PM 015607-0, do mesmo inventor, revela um sistema de controle para esteiras, comportas è discos de distribuição, onde através de alguns parâmetros pré-prog ramados realiza o controle da velocidade das esteiras, controla a velocidade dos discos de maneira independente e regula a abertura das comportas. Com o sucesso comercial desta solução o mesmo inventor trabalhou em outro pedido de patente, BR10201401 1586-2 que consiste num sistema melhorado para controle da esteira, da comporta e dos discos; neste pedido é revelado um sistema que, além de controlar a velocidade da esteira, do disco e controlar a abertura da comporta, o dito sistema obedece uma função ótima onde a abertura da comporta é a menor possível para a maior velocidade possível da rotação da esteira, dado uma determinada vazão de insumos predeterminado pelo sistema, respeitando a velocidade do equipamento. Estas soluções permitem que equipamentos distribuidores passam a ser completamente autónomos, com velocidades de rotação dos discos controladas de forma individual e independente, com a velocidade da esteira ser controlada de forma variável e autónoma, e com controle total do posicionamento de abertura e fechamento da comporta.

[005] Com essas informações e soluções já conhecidas é possível entender o distribuidor duplo, objeto do presente pedido de patente, que consiste em disponibilizar num mesmo chassi, dois reservatórios autónomos, independentes, dispostos na longitudinal, cada um com sua esteira e com sua comporta, todos sendo controlados independentemente, de forma autónoma, juntamente com o controle dos discos de distribuição e dos dutos dosadores.

[006] Um problema associado à este campo de aplicação, de distribuição de insumos agrícolas e não solucionado pelo atual estado da técnica, consiste na necessidade de realização de arremates com faixas de aplicações distintas para cada lado do equipamento e faixas de aplicações que estas variam de maneira diferente em cada uma das laterais do equipamento. A disposição aqui apresentada, permite que o arremate seja controlado e distinto para cada lateral do equipamento superando tecnicamente qualquer equipamento até então conhecido e utilizado para tal finalidade.

[007] O equipamento distribuidor, conforme revelado no documento de patente BR202012010932-3, dotado de um reservatório principal em que o reservatório principal acomoda um ou mais reservatórios modulados, também pode trabalhar com duas caixas de armazenamento, todavia as caixas adicionadas, são elementos modulares, dividindo transversalmente o reservatório principal sendo que a disposição apresentada não resolve o problema apresentado no presente documento, uma vez que este equipamento é capaz de aplicar ao mesmo tempo dois produtos distintos em cima dos discos com doses variáveis de cada produto atendendo dois mapas de aplicação independente como se tivesse dois equipamentos iguais sobrepostos. Todavia, não resolve a questão do arremate com faixas de aplicações e variações distintas para cada lado de um equipamento distribuidor.

[008] Com o equipamento com duplo reservatório, objeto deste documento de patente, e com esteiras independentes, que alimentam dosadores também independentes e autónomos, com controle de dosagem variável, é possível solucionar este problema técnico de aplicação de insumos, pois em tendo reservatórios independentes e na longitudinal, e cada qual com sua esteira e comportas independentes, é possível controlar e ajustar de maneira eficaz a vazão de insumos para cada uma das laterais do equipamento.

[009] Desta forma, a disposição apresentada no presente relatório é um equipamento distribuidor com armazenamento duplo disposto longitudinalmente ao longo do chassi e com esteiras, comportas, individuais e autónomas, e que consiste numa solução para o problema apresentado, até então não resolvido por qualquer anterioridade, que é a situação de aplicações, onde há variações distintas de faixas de aplicações para cada lado do equipamento. Até então, os equipamentos distribuidores possuem limitações para serem programados para realização de faixas de aplicação com grandes variações entre si, bem como para faixas de aplicações com diferentes variações para cada lado do equipamento. Por exemplo, se há necessidade de realização de uma distribuição numa faixa de 10 metros para um lado e numa faixa de 3 metros para o outro lado do equipamento, os equipamentos existentes não atendem esta necessidade, não solucionam este problema. O mesmo ocorre para situações onde a faixa de distribuição de um lado do equipamento varia entre 3 a 5 metros e do outro lado do equipamento esta faixa de variação é de 9 a 11 metros.

[010] Com o equipamento com reservatório duplo é possível também realizar a distribuição dè dois insumos diferentes, uma vez que o controle destes reservatórios são independentes e autónomos, todavia a grande solução apresentada consiste no arremate de faixas com variações distintas para cada lateral do equipamento distribuidor.

[011] O objeto do presente pedido de patente, visa solucionar esta deficiência do estado da técnica, disponibilizando um equipamento distribuidor duplo, disposto num mesmo chassi, sendo estes autónomos, com esteira e comportas individuais, e que alimentam dutos dosadores individuais e com dosagens variáveis e independentes, que alimentam os discos de distribuições variáveis. Esta disposição faz com que um único equipamento seja na prática dois distribuidores. Dito equipamento foi desenvolvido para que seu funcionamento seja feito através de sistema automatizado, conforme documentos de patentes PI1015607-0 e BR102014011586-2, para controle da velocidade das esteiras, das aberturas e fechamento das comportas, da velocidade dos discos e da abertura do dosador de forma autónoma e independente. Dito equipamento pode funcionar com um único distribuidor, bastando definir os mesmos parâmetros para ambos os reservatórios, esteiras, comportas, discos e dosadores; ou pode funcionar como distribuidores independentes podendo cada um dos elementos de cada reservatório ser programado individualmente, funcionando de forma autónoma.

[012] Com este equipamento é possível variar a faixa de aplicação independente nos discos de distribuição, de maneira mais precisa e efétiva com melhor controle da dosagem versus a velocidade dos discos de distribuição. Controles extremamente úteis em arremates de aplicação ou em faixas de aplicação que ocorram alteração em sua linearidade.

[013] Outra vantagem deste equipamento é possuir um duto de dosagem independente e com dosagem variável o qual deposita o material a ser distribuído, dependo da dose a ser aplicada, ao longo da palheta de distribuição propiciando atingir de forma automática o melhor perfil agronómico para cada dose, tudo isto automaticamente através do sistema de controle com software específico.

[014] As figuras em anexo, a título de ilustração, mostram o distribuidor de insumos sólidos objeto do presente relatório.

[015] A figura 1 mostra uma perspectiva do distribuidor duplo, onde apresenta dois reservatórios{10 e 11 ), cada um com suas comportas(20 e 21 ), com suas esteiras{30 e 31 ), com dois dutos dosadores(40 e 41 ) e dois discos variáveis(50 e 51 ).

[016] A figura 2 mostra uma vista frontal posterior do distribuidor duplo, ilustrando também as comportas(20 e 21) e as esteiras(30 e 31 ), de cada reservatório(10 e 11 ), os dois dutos dosadores(40 e 41 ) e dois discos variáveis(50 e 51 ).

[017] A figura 3 mostra em detalhe os dutos dosadorès(40 e 41 ) com suas portinholas(400 e 410) de aberturas independentes e também controladas por sistema de maneira autónomas.

[018] A figura 4 mostra uma ilustração de um equipamento duplo, objeto do presente documento de patente, realizando uma aplicação de insumo com uma faixa distinta para cada lado do equipamento.

[019] Em alusão as figuras apresentadas, o distribuidor duplo (1 ), objeto deste documento é montado sobre um único chassi, apresentando uma estrutura única, sendo a caixa(1 ) de armazenagem dividida longitudinalmente, formando dois reservatórios (10 e 11) independentes. Cada um dos reservatórios prevê uma comporta (20 e 21 ) independente para saída dos insumos; e cada um dos reservatórios (10 e 11 ) possui sua esteira(30 e 31 ) independentes. Prevê ainda os dutos dosadores (40 e 41 ) independentes e discos variáveis (50 e 51 ) também independentes, para distribuição dos insumos.

[020] Cada reservatório (10 e 11) e seu conjunto de componentes, foram desenvolvidos para ser compatível com funcionamento automatizado de maneira independente e autónoma, controlada por sistema, conforme revelado no documento de patente PH 0 5607-0 do mesmo inventor, onde revela um sistema de controle para esteiras, comportas e discos de distribuição, onde através de alguns parâmetros pré-programados realiza o controle da velocidade das esteiras, controla a velocidade dos discos de maneira independente e regula a abertura das comportas; e o documento de patente, BR102014011586-2 que consiste num sistema melhorado para controle da esteira, da comporta e dos discos, e que ãiém de controlar a velocidade da esteira, do disco e controlar a abertura da comporta, o dito sistema obedece uma função ótima onde a abertura da comporta é a menor possível para a maior velocidade possível da rotação da esteira, dado uma determinada vazão de insumos predeterminado pelo sistema, respeitando a velocidade do equipamento.

[021] O diferencial para funcionamento destes sistemas, já revelados, no equipamento distribuidor duplo(1 ), objeto do presente documento de patente, está no fato de que o mesmo sistema deverá ser programado de modo a fazer o controle de dois reservatórios (10 e 11 ) ao mesmo tempo, juntamente com seus componentes, as comportas(20 ê 21 ), esteiras (30 e 31 ), dutos dosadores(40 e 41 ) e discos distribuidores (50 e 51 ). Sendo que o acionamento destes elementos pode ser feito por atuadores como cilindros hidráulicos, pneumáticos, elétricos, eletrohidráulicos ou qualquer outro meio de acionamento passível de controle eletrônico. Preferivelmente por motores ou atuadores elétricos, controlados e comandados por software específico.

[022] Conforme ilustrado na figura 3, para se conseguir um controle duplo neste equipamento com uma eficácia ainda maior, foi adicionado ao sistema o controle dos dutos dosadores (40 e 41 ), onde nestes dutos foram adicionadas as portinholas(400 e 410) com aberturas reguláveis e controladas pelo sistema que já faz o controle das comportas(20, 21 ), das esteiras(30, 31 ) e dos discos variáveis(50, 51 ). O controle da abertura e fechamento das portinholas(400 e 410) obedecerão a mesma lógica para a abertura e fechamento das comportas (20 e 21 ). Ou seja, os sistemas já desenvolvidos pelo mesmo inventor, e já descritos nos documentos de patente já citados, atendem esta necessidade, apenas adicionando mais uma programação de controle: o controle das portinholas (400 e 410). Sendo assim, neste caso, os dutos dosadores{40 e 41 ) também terão suas aberturas e fechamentos controlados pelo sistema, por meio do controle da abertura e fechamento das suas portinholas (400 e 410).

[023] As figuras 4A e 4B ilustram algumas aplicações de distribuição para o equipamento apresentado, onde fica claro a função da variação da faixa de aplicação tanto em arremates quanto em fechamento de linhas, que é o problema resolvido pelo equipamento. A figura 4A mostra uma o equipamento numa aplicação em fechamento de linha, onde a faixa de aplicação é programada para uma primeira distância e ao longo da aplicação esta faixa é reduzida. Na figura 4B mostra uma área de aplicação em arremate, onde é necessária a aplicação numa faixa menor de um lado, no exemplo ilustrado é uma faixa de 3 metros, e a aplicação numa faixa maior para o outro iado do equipamento, no exemplo ilustrado é uma faixa de 10 metros. Desta forma, o equipamento pode ser programado para que um reservatório(10), com sua comporta(20), esteira (30), duto dosádor(40), com a abertura da sua portinhola(400), e disco(50), realize a distribuição numa faixa de 10 metros; e programa-se o outro reservatório(1 1 ) com sua comporta(21), esteira (31 ), duto dosador(41) com sua portinhola(410) e disco(51 ), para realizar a aplicação numa faixa de 3 metros. Esta controle é possível ser feito para qualquer faixa de aplicação necessária, compatível com o equipamento, controlando-as individualmente pelo sistema de mapeamento da área que aciona os conjuntos do distribuidor.