Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENTS APPLIED TO A DOOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/205954
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model patent relates to structural arrangements applied to a door for use in construction and furniture, and in particular in cupboards and wardrobes, with a view to closing spaces and simultaneously providing decoration with visual communication, using lateral structural profiles (1), lateral structural profiles (2), corner irons (3), screws (4), structural reinforcing beams (5), reinforcing panels (6), fabric (7), trim (8), handle (9), handle (10), hinges (11), doorpost (12), lateral structural profiles (13), rail (14), lateral structural profiles (15), with the advantages of easy assembly, flexibility to swap the fabric, high quality stretching of the fabric, low cost of assembly and long service life.

More Like This:
JP2016098522Door
Inventors:
MASCHERONI, Luigi (Via Roma 30, Figino Serenza, 22060, IT)
Application Number:
BR2017/050141
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
June 02, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PINTO, Daniel Ribeiro (Rivadavia Correia 96, -030 São Paulo, 03184-030, BR)
MASCHERONI, Luigi (Via Roma 30, Figino Serenza, 22060, IT)
International Classes:
E06B3/30; E06B3/46; E06B3/82
Foreign References:
DE102011000786A12012-09-13
US6560827B12003-05-13
US20090293364A12009-12-03
EP2787158A12014-10-08
US20150068687A12015-03-12
US6672366B12004-01-06
US5953873A1999-09-21
BRMU8800939U22009-12-08
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Eduardo Pereira da (Conselheiro Carrão, 470, -130 Curitiba, 80040-130, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", caracterizado por, porta de correr ou basculante da presente patente é constituída de um ou mais perfis estrutural lateral (1) de formato prismático retangular especial, com canal (1-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (1- B) de formato retangular para encaixe do painel interno de reforço (6) e com canal (1-C) de formato retangular para encaixe do puxador (9); um ou mais perfis estrutural lateral (2) de formato prismático retangular com seção retangular com canal (2- A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e canal (2-B) para encaixe do painel interno de reforço (6); quatro ou mais esquadretas internas (3) de formato de "L" com seção retangular com 90° graus que une os perfis estruturais laterais externos; parafusos (4) de fixação das esquadretas nos perfis laterais externos; tecido (7) de material para impressão UVHD: linho, jeans ou equivalente; guarnição (8) constituída de baguete (8 -A) de seção retangular ou quadrada em elastômero: silicone, borracha ou equivalente com costura (8-B) na borda do tecido (7) a uma distância de dois terços da borda do lado menor; e puxador (9) de formato prismático retangular especial.

2. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta de correr ou basculante ter travessas de reforço estrutural (5) interna, tanto na horizontal quanto na vertical dos perfis estruturais laterais.

3. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta de correr ou basculante ter painéis internos de reforço (6) de baixa espessura.

4. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta de correr ou basculante ter puxador (10) de formato de "Y" especial.

5. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, o perfil estrutural lateral (2) ter corte retangular para encaixe do puxador (10).

6. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta basculante conter dobradiças (11) e usar os perfis laterais externos (2) as esquadretas (3), os parafusos (4), o tecido (7) e as guarnições (8).

7. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta basculante com pivô ser constituída de batente (12) com pivô (12-A) de formato cilíndrico, com um ou mais perfis estrutural lateral (13) de formato prismático quadrangular especial, na vertical e na horizontal, com canal (13 -A) de formato retangular levemente curvado para encaixe da guarnição (8), com canal (13-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com furo (13 -C) de formato circular para encaixe do pivô (12-A) e com um ou mais perfis estrutural lateral (15) de formato prismático retangular especial, na horizontal e/ou na vertical com canal (15-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (15-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com canal (15-C).

8. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, a porta de correr ser constituída de trilho (14), com um ou mais perfil estrutural lateral (15) de formato prismático retangular, com canal (15-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (15-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com canal (15-C) de formato retangular para encaixe do trilho (14).

9. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por, alternativamente, o tecido (7) costurado fixado na guarnição (8) poderá ser aplicado em gavetas ou em porta sapatos (P) com encaixe da guarnição (8) em estrutura rígida (ER).

Description:
"DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM

PORTA"

[01] Refere-se a presente patente de modelo de utilidade a disposições construtivas introduzidas em porta, aplicado na construção civil e moveis particularmente em armários e guarda roupas, com a finalidade de fechar ambientes e decorar com comunicação visual ao mesmo tempo, que objetiva aplicação de tecido como substituto de painel das portas, através de construtividade inovadora que usa encaixe especial do tecido, com vantagens de fácil montagem, flexibilidade na troca do tecido, alta qualidade no esticamento do tecido, baixo custo de montagem e alto tempo de vida util.

[02] Como é de conhecimento dos meios técnicos ligados à fabricação e montagem de portas, atualmente existe:

[03] A) Porta com tecido grampeado no requadro autoportante (sem painel). Esta solução apresenta desvantagens, limitações e inconvenientes de ter que ser montado na fábrica, não permite trocar o tecido sem retirar a porta, não tem flexibilidade na troca do tecido e na lavagem ou limpeza, a fixação do tecido é permanente, necessita alto tempo de instalação, tem baixo tempo de vida útil do requadro, limitação na quantidade de trocas de tecido e baixa qualidade no esticamento do tecido;

[04] B) Porta com tecido colado no painel. Esta solução apresenta desvantagens, limitações e inconvenientes de ter que ser montado na fábrica, não permite trocar o tecido sem retirar a porta, não tem flexibilidade na troca do tecido e na lavagem ou limpeza, a fixação do tecido é permanente, necessita alto tempo de instalação, alto custo devido a não possibilidade da troca de tecido, alto peso da porta, alto custo de montagem e alto custo de logística;

[05] C) Porta com tecido encaixado na borda lateral com um perfil solto encaixado em outro perfil que tenciona o tecido e trava. Esta solução apresenta desvantagens, limitações e inconvenientes de ter que ser montado na fábrica, não permite trocar o tecido sem retirar a porta, baixa qualidade do esticamento do tecido e alto custo de montagem.

[06] "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM PORTA" objeto da presente patente, foi desenvolvido para superar as limitações, os inconvenientes e as desvantagens das portas atuais, pois através de construtividade inovadora que usa requadro com perfis especiais para receber o tecido e usa guarnições dotada de borda de elastomero costurado, formando um quadro flexível em torno do tecido, com vantagens de fácil montagem que permite trocar o tecido sem retirar a porta, flexibilidade na troca, na lavagem e na limpeza do tecido, a fixação do tecido não é permanente podendo ser trocado quantas vezes o usuário desejar, menor tempo de instalação, alta qualidade no esticamento do tecido, baixo custo de montagem e logística e maior tempo de vida util.

[07] Problemas técnicos que as anterioridade s não resolvem e forma como foi solucionado pelo protetor da presente patente:

[08] No caso da porta com tecido grampeado no requadro autoportante

(sem painel):

[09] a) necessita instalação na fábrica ou fora do ambiente onde está instalado a porta e a troca é feita retirando-se a porta do local para retirada e colocação do novo tecido, durando 3 horas ou mais horas de trabalho. Resolvido pela presente patente através do uso de guarnições de silicone ou borracha ou outro elastomero costurado e de perfis especiais;

[10] b) não permite a retirada do tecido para limpeza e/ou lavagem, e sua recolocação nem sempre é possível devido as imperfeições causadas pelos grampos no requadro. Resolvido pela presente patente através do uso de perfis especiais sem causar imperfeições nos tecidos; [11] c) tem que utilizar requadro de material que aceite grampeamento tal como madeira e derivados e consequentemente possui um tempo de vida limitado. Resolvido pela presente patente através do uso perfis metálicos de alto tempo de vida; e

[12] d) permite apenas uma pequena quantidade de retiradas e fixações de tecidos devido as imperfeições causadas pelos grampos. Resolvido pela presente patente através do uso perfis metálicos de alta resistência sem causar imperfeições nos tecidos.

[13] No caso da porta com tecido colado no painel:

[14] a) necessita instalação na fábrica ou fora do ambiente onde está instalado a porta e a troca é feita retirando-se a porta do local para retirada e colocação do novo tecido, durando 3 horas ou mais horas de trabalho. Resolvido pela presente patente através do uso de guarnições de silicone ou borracha ou outro elastomero costurado e de perfis especiais;

[15] b) não permitem a retirada do tecido para limpeza e/ou lavagem, e sua recolocação nem sempre é possível devido as imperfeições causadas pelos grampos no requadro. Resolvido pela presente patente através do uso de perfis especiais sem causar imperfeições nos tecidos; e

[16] c) não permite a retirada do tecido sem comprometer a superfície do painel da porta, não possibilitando a colocação de um novo tecido. Resolvido pela presente patente através do uso de guarnições de silicone ou borracha ou outro elastomero costurado e de perfis especiais.

[17] No caso Porta com tecido encaixado na borda lateral com um perfil que tenciona o tecido e trava:

[18] a) necessitam instalação na fábrica ou fora do ambiente onde está instalado a porta e troca é feita retirando-se a porta do local para retirada e colocação do novo tecido, durando 3 horas ou mais horas de trabalho. Resolvido pela presente patente através do uso de guarnições de silicone ou borracha ou outro elastomero costurado e de perfis especiais; e

[19] b) não permite um tensionamento uniforme e apresenta comprometimento da qualidade de esticamento do tecido devido a ter que ser feito um lado de cada vez. Resolvido pela presente patente pelo uso de guarnições de silicone ou borracha ou outro elastomero em toda borda costurada e posicionado para que no momento que ele seja encaixado nos perfis, que formam o requadro nos seus quatro lados, ocorra um esticamento uniforme.

[20] Para melhor compreensão do presente invento são anexados os seguintes desenhos:

[21] FIGURA 1., que mostra a vista em perspectiva da porta de correr ou basculante com o tecido aberto da porta montada sem canal para puxador da presente patente.

[22] FIGURA 2., que mostra a vista em perspectiva da porta de correr ou basculante com o tecido removido da porta montada sem canal para puxador da presente patente.

[23] FIGURA 3., que mostra a vista em perspectiva explodida da estrutura da porta de correr ou basculante sem canal para puxador da presente patente.

[24] FIGURA 4., que mostra a vista em perspectiva do tecido com as guarnições da presente patente.

[25] FIGURA 5., que mostra a vista em perspectiva do tecido removido das guarnições da presente patente.

[26] FIGURA 6., que mostra a vista em perspectiva explodida do tecido e guarnições da presente patente.

[27] FIGURA 7., que mostra a vista em perspectiva da porta de correr ou basculante montada em estrutura com travessa de reforço estrutural e com o tecido e guarnições removidos da presente patente. [28] FIGURA 8., que mostra a vista em perspectiva explodida da estrutura da porta de correr ou basculante com travessa de reforço estrutural da presente patente.

[29] FIGURA 9., que mostra a vista superior em corte do perfil estrutural com canal para puxador da presente patente.

[30] FIGURA 10., que mostra a vista superior em corte do perfil estrutural sem canal para puxador da presente patente.

[31] FIGURA 11., que mostra a vista superior em corte do puxador da presente patente.

[32] FIGURA 12., que mostra a vista superior em corte da travessa de reforço estrutural da presente patente.

[33] FIGURA 13., que mostra a vista em perspectiva frontal detalhada da montagem do puxador no perfil estrutural da porta de correr ou basculante da presente patente.

[34] FIGURA 14., que mostra a vista em perspectiva traseira detalhada da montagem do puxador no perfil estrutural da porta de correr ou basculante da presente patente.

[35] FIGURA 15., que mostra a vista em perspectiva frontal detalhada da montagem do puxador no perfil estrutural de da porta de correr ou basculante com tecido da presente patente.

[36] FIGURA 16., que mostra a vista superior em corte da alternativa do puxador da presente patente.

[37] FIGURA 17., que mostra a vista em perspectiva frontal detalhada da montagem da alternativa do puxador no perfil estrutural da presente patente.

[38] FIGURA 18., que mostra a vista em perspectiva traseira detalhada da montagem da alternativa do puxador no perfil estrutural da presente patente.

[39] FIGURA 19., que mostra a vista em perspectiva frontal detalhada da montagem da alternativa do puxador no perfil estrutural com tecido da presente patente.

[40] FIGURA 20., que mostra a vista em perspectiva da alternativa da porta basculante com o tecido e com dobradiças da presente patente.

[41] FIGURA 21., que mostra a vista em perspectiva da alternativa da porta basculante com o tecido aberto e removido da presente patente.

[42] FIGURA 22., que mostra a vista em perspectiva da alternativa da porta basculante montada e da abertura com batente da presente patente.

[43] FIGURA 23., que mostra a vista em perspectiva da alternativa da porta basculante com o tecido aberto d com pivô montada com batente da presente patente.

[44] FIGURA 24., que mostra a vista frontal da porta basculante montada com o tecido e com pivô da presente patente.

[45] FIGURA 25., que mostra a vista superior em corte do perfil estrutural com furo para pivô da presente patente.

[46] FIGURA 26., que mostra a vista superior em corte do perfil estrutural com canal para trilho da presente patente.

[47] FIGURA 27., que mostra a vista em corte longitudinal da porta basculante com pivô da presente patente.

[48] FIGURA 28., que mostra a vista em corte transversal da porta basculante com pivô da presente patente.

[49] FIGURA 29., que mostra a vista em corte transversal da porta de correr única com trilho da presente patente. [50] FIGURA 30., que mostra a vista em corte transversal da porta de correr dupla com trilho da presente patente.

FIGURA 31., que mostra a vista em perspectiva traseira do tecido

FIGURA 32., que mostra a vista em perspectiva traseira do tecido De acordo com as referidas figuras, a porta de correr ou basculante da presente patente é constituída de um ou mais perfis estrutural lateral (1) de formato prismático retangular especial, com canal (1- A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (1-B) de formato retangular para encaixe do painel interno de reforço (6) e com canal (1-C) de formato retangular para encaixe do puxador (9); um ou mais perfis estrutural lateral (2) de formato prismático retangular com seção retangular com canal (2-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), canal (2-B) para encaixe do painel interno de reforço (6) e sem canal para o puxador (9); quatro ou mais esquadretas internas (3) de formato de "L" com seção retangular com 90° graus que une os perfis estruturais laterais externos; parafusos (4) de fixação das esquadretas nos perfis laterais externos; tecido (7) de material para impressão UVHD: linho, jeans ou equivalente; guarnição (8) constituída de baguete (8-A) de seção retangular ou quadrada em elastômero: silicone, borracha ou equivalente com costura (8-B) na borda do tecido (7) a uma distância de dois terços da borda do lado menor; e puxador (9) de formato prismático retangular especial.

[54] Alternativamente, a porta de correr ou basculante da presente patente poderá ter travessas de reforço estrutural (5) interna, tanto na horizontal quanto na vertical dos perfis estruturais laterais.

[55] Alternativamente, a porta de correr ou basculante da presente patente poderá ter painéis internos de reforço (6) de baixa espessura.

[56] Alternativamente, a porta de correr ou basculante da presente patente poderá ter puxador (10) de formato de "Y" especial.

[57] Alternativamente, o perfil estrutural lateral (2) poderá ter corte retangular para encaixe do puxador (10).

[58] Alternativamente, a porta basculante da presente patente poderá conter dobradiças (11) e usar os perfis laterais externos (2) as esquadretas (3), os parafusos (4), o tecido (7) e as guarnições (8).

[59] Alternativamente, a porta basculante com pivô da presente patente poderá ser constituída de batente (12) com pivô (12-A) de formato cilíndrico, com um ou mais perfis estrutural lateral (13) de formato prismático quadrangular especial, na vertical e na horizontal, com canal (13-A) de formato retangular levemente curvado para encaixe da guarnição (8), com canal (13-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com furo (13-C) de formato circular para encaixe do pivô (12-A) e com um ou mais perfis estrutural lateral (15) de formato prismático retangular especial, na horizontal e/ou na vertical com canal (15-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (15-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com canal (15-C).

[60] Alternativamente, a porta de correr da presente patente poderá ser constituída de trilho (14), com um ou mais perfil estrutural lateral (15) de formato prismático retangular, com canal (15-A) de formato retangular para encaixe da guarnição (8), com canal (15-B) de formato retangular para encaixe da guarnição (8) e com canal (15-C) de formato retangular para encaixe do trilho (14).

[61] Alternativamente, o tecido (7) costurado fixado na guarnição (8) poderá ser aplicado em gavetas ou em porta sapatos (P) com encaixe da guarnição (8) em estrutura rígida (ER).

[62] A montagem da porta de correr ou basculante com tecido da presente patente se dá seguinte forma:

[63] A- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta; [64] B- Posicionam-se os perfis estrutural lateral (1) com canal para puxador (9) a 90 graus em relação aos perfis estrutural externo (2);

[65] C- Colocam-se as esquadretas (3) e fixam-se os perfis citados no item

"B" e opcionalmente as travessas de reforço estrutural (5) e os painéis internos de reforço (6); e

[66] D- Fixa-se o puxador (9) no canal para puxador (1-C) do perfil estrutural (1).

[67] A montagem da porta de correr ou basculante com tecido usando o alternativamente o puxador (10) da presente patente se dá seguinte forma:

[68] Aa- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta;

[69] Ba- Corta-se previamente o perfil estrutural (1) na posição de colocação do puxador (10);

[70] Ca- Posicionam-se os perfis estrutural lateral (1) com corte para puxador (10) a 90 graus em relação aos perfis estrutural externo (2);

[71] Da- Colocam-se as esquadretas (3) e fixam-se os perfis citados no item "Ca" e opcionalmente as travessas de reforço estrutural (5) e os painéis internos de reforço (6); e

[72] Ea- Fixa-se o puxador (10) no canal para puxador (1 -C) na posição cortada do perfil estrutural (1).

[73] A montagem da porta basculante com dobradiças e com tecido da presente patente se dá seguinte forma:

[74] Ab- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta;

[75] Bb- No caso do uso do puxador (9) usa-se o perfil estrutural (1) inteiro ou no caso de uso do puxador (10) corta-se previamente o perfil estrutural (1) na posição de colocação do puxador (10) e no caso de trinco não precisa puxador;

[76] Cb- Posicionam-se os perfis estrutural lateral (1) ou (2) a 90 graus em relação aos perfis estrutural externo (2);

[77] Db- Colocam-se as esquadretas (3) e fixam-se os perfis citados no item "Cb" e opcionalmente as travessas de reforço estrutural (5) e os painéis internos de reforço (6);

[78] Eb- Fura-se o perfil estrutural externo (2) para fixação das dobradiças

(11); e

[79] Fb- Fixa-se o puxador (9) ou (10) no canal para puxador (1-C) no perfil estrutural (1).

[80] A montagem da porta basculante com pivô e com tecido da presente patente se dá seguinte forma:

[81] Ac- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta;

[82] Bc- No caso do uso do puxador (9) usa-se o perfil estrutural (1) inteiro ou no caso de uso do puxador (10) corta-se previamente o perfil estrutural (1) na posição de colocação do puxador (10) e no caso de trinco não precisa puxador;

[83] Cc- Posicionam-se os perfis estrutural lateral (13) e (15) a 90 graus entre si;

[84] Dc- Colocam-se as esquadretas (3) e fixam-se os perfis citados no item "Cc" e opcionalmente as travessas de reforço estrutural (5) e os painéis internos de reforço (6); [85] Ec- Fixam-se os batentes (12) na abertura da porta; e

[86] Fc- Fixa-se o puxador (9) ou (10) ou o trinco na mesma forma citada anteriormente.

[87] A montagem da porta de correr com tecido da presente patente se dá seguinte forma:

[88] Ad- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta;

[89] Bd- No caso do uso do puxador (9) usa-se o perfil estrutural (1) inteiro ou no caso de uso do puxador (10) corta-se previamente o perfil estrutural (1) na posição de colocação do puxador (10) e no caso de trinco não precisa puxador;

[90] Cd- Posicionam-se os perfis estrutural lateral (15) a 90 graus entre si;

[91] Dd- Colocam-se as esquadretas (3) e fixam-se os perfis citados no item "Cd" e opcionalmente as travessas de reforço estrutural (5) e os painéis internos de reforço (6);

[92] Ed- Fixam-se os trilhos (14) na abertura da porta em sua parte inferior e superior;

[93] Fd- Fixa-se o puxador (9) ou (10) ou o trinco na mesma forma citada anteriormente; e

[94] Gd -No caso de uso de porta dupla repete-se o processo citado anteriormente.

[95] A aplicação do tecido em gaveta ou sapateira da presente patente se dá seguinte forma:

[96] a- Costuram-se os baguetes (8-A) nas bordas do tecido (7) previamente cortados na dimensão levemente superior ao da face da porta; e

[97] b- fixam-se as guarnições (8) no canal da estrutura rígida (ER).