Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
STRUCTURAL ARRANGEMENTS IN BUMPERS FOR DOCKS AND QUAYS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/117641
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to structural arrangements in bumpers for docks and quays used in docks, piers, storage sheds, quays, distribution centres and garages, designed for protection purposes with a deadeye (1), a shock absorber (2) with guide holes (2A) and holes (2B), and an inner portion provided with a ruler (2C), achieving functional improvements by reducing the coefficient of friction at the moment of impact and during changes in the height of the vehicle, boat or ship being loaded or unloaded and/or due to tidal variation, together with an improvement to the manufacturing process by means of an improved attachment of the screws and integration of the two components thereof, preventing the rupture and detachment of the bumper, with the advantages of high durability, high mechanical resistance, improved attachment and better cost/benefit ratio.

Inventors:
MATHOSO FABIO VICENTE (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050340
Publication Date:
July 13, 2017
Filing Date:
December 21, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MATHOSO FABIO VICENTE (BR)
International Classes:
E02B3/26; B63B59/02
Foreign References:
JP2002038451A2002-02-06
US3418815A1968-12-31
US3828715A1974-08-13
US6120871A2000-09-19
US7584943B22009-09-08
US3938795A1976-02-17
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Eduardo Pereira Da (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM BATENTE PARA DOCAS E CAIS", caracterizadas por, dois componentes adesivados entre si e compostos por sapata (1) em polímero ou elastomero com dureza de 80 Shore A a 70 Shore D, de formato prismático poligonal com furos guias (1-A) de formato cilíndrico de maior em polímero ou elastomero, amortecedor (2) em polímero ou elastomero com dureza de 30 a 100 Shore A, de formato prismático poligonal, com furos guias (2-A) de maior diâmetro e com furos (2-B) de menor diâmetro na parte inferior e parte interna dotado de régua (2-C) metálica de formato retangular com furos (2-C-l) de formato circular e alinhados aos furos (1-A), (2-A) e (2-B) e posicionados próximos a face posterior do amortecedor com distância de 30 a 50 mm, com adesivação da sapata (1) no amortecedor (2) através de adesivo (A) com características de flexibilidade e compatibilidade com polímero e elastomero, por exemplo adesivo, colas, cola extraforte, cimento cola ou dupla face.

2. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM BATENTE PARA DOCAS E CAIS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, alternativamente a sapata (1) e amortecedor (2) de formato semi-oval ou cilíndrico.

3. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM BATENTE PARA DOCAS E CAIS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, alternativamente a sapata (1) e amortecedor (2) de formato semi-cilíndrico.

4. "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM BATENTE PARA DOCAS E CAIS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por, alternativamente sapata (1) e amortecedor (2) com moldura (3) de mesmo formato do batente, com baixa altura e em material metálico com ressaltos (3-A) contendo furos (3-A-l) nas extremidades..

Description:
"DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM

BATENTE PARA DOCAS E CAIS"

[01] Refere-se a presente patente de modelo de utilidade a disposições construtivas introduzidas em batente para docas e cais, aplicado em doca, píer, trapiche, cais, centro de distribuição e em garagem, com a finalidade de proteção, através de construtividade mecânica aperfeiçoada que obtêm melhoria funcional de reduzir o coeficiente de atrito no momento do impacto e durante a variação de altura do veículo ou barco ou navio no momento de carga e descarga e/ou na variação de mar3associado a uma melhoria na fabricação através de melhor fixação dos parafusos e consolidação entre os seus dois componentes, evitando o rompimento e desprendimento do batente com vantagens de alta durabilidade, alta resistência mecânica, melhor fixação e melhor custo/beneficio.

[02] Como é de conhecimento dos meios técnicos ligados à indústria de batentes protetores e amortecedores, atualmente existem batentes com dois componentes de borracha com aço carbono, poliuretano com aço carbono, borracha com madeira e poliuretano com madeira.

[03] Patente de modelo de utilidade brasileira MU 8800291-8 denominada "disposição introduzida em protetor de doca" que revelou um prático e inovador dispositivo, desenvolvido para proporcionar uma solução simples e eficiente na proteção de docas, através de um diferenciado mecanismo constituído por guias deslizantes e coxim em borracha, as quais absorvem melhor o impacto, sendo constituída também, por uma chapa plana frontal em aço a qual resiste melhor ao movimento de fricção e ao efeito de corte no protetor, oferecendo com isso a proteção necessária no momento em que o veículo se aproximar e encostar, bem como durante os procedimentos de carga e descarga de produtos.

[04] Patente estadunidense 6,948,440 denominada "para choque com forma compacta" que revelou uma forma compacta para proteger um objeto, tal como um deck ou barco, inclui uma porção montagem ligada a uma porção folha mola resiliente. A mola de lâmina porção é projetada para colapso e absorver uma quantidade substancial de energia no momento do impacto com outro objeto enquanto a extremidade livre da folha de mola desliza ao longo de um lado frontal da porção de montagem. Em uma forma de realização preferida, a mola de lâminas parte de um é extrudada de alta resistência resistente à abrasão plástico material com um baixo coeficiente de fricção, tais como ultra alta polietileno de peso molecular, a mola de lâmina parte pode incluir furos acesso múltiplo tamanhos admitir uma ferramenta para instalar ou remover o para- choque.

[05] Patente estadunidense 6,832,570 denominada "para choque com forma compacta" que revelou uma forma compacta para proteger um objeto, tal como um deck ou barco, inclui uma porção de montagem e uma folha resiliente mola parcela de integralmente formada construção de uma peça com a parte de montagem, a mola de lâmina porção é projetada para colapso e absorver uma quantidade substancial de energia no momento do impacto com outro objeto enquanto a extremidade livre da folha de mola desliza ao longo de um lado frontal da porção de montagem, em uma forma de realização preferida, o para- choque é extrudada de um alta resistência resistente à abrasão plástico material com um baixo coeficiente de fricção, tais como ultra alta polietileno de peso molecular, mola de lâmina parte pode incluir furos acesso múltiplo tamanho admitir uma ferramenta para instalar ou remover o para-choque.

[06] Patente estadunidense 4,854,258 denominada "montagem de faixa de para choque" que revelou a montagem adesivo para proteger a marine ou a estação relacionados partir de navios ou veículos compostos por uma barrete para-choque de peso molecular ultra alto preferencialmente de polietileno de peso molecular entre 3,5 e 6 milhões cobrindo uma massa da borracha fixado à parede. [07] Patente estadunidense 5,791,278 denominada "estrutura de proteção de para choque" que revelou uma estrutura de proteção inclui uma camada superior de ultra alta polietileno de peso molecular em uma camada resiliente composta por uma borracha e plástico liga. Furos são fornecidos na camada elástica para permitir abaulamento para facilitar energia absorção quando o para-choque estrutura de proteção é afetado por um objeto em movimento.

[08] As soluções anteriores apresentam as desvantagens, limitações e inconvenientes de baixa durabilidade, dificuldades de manutenção, fixação do batente na parede, baixa resistência ao atrito, danifica o veículo ou barco e mais componentes na montagem.

[09] "DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS INTRODUZIDAS EM

BATENTE PARA DOCAS E CAIS", objeto da presente patente, foi desenvolvido para superar as limitações, os inconvenientes e as desvantagens dos batentes para docas e cais atuais, pois através de construtividade mecânica aperfeiçoada com escolha do polímero ou elastômero adequado em dupla camada, sendo a camada em contato com o veículo ou barco ou navio com resiliência, flexibilidade e dureza (entalhe) adequadas e a camada em contato com a parede de elastômero com resiliência, flexibilidade e dureza (entalhe) adequadas para amortecimento. Esta solução obtém melhoria funcional de reduzir o coeficiente de atrito no momento do impacto e durante a variação de altura do veículo ou barco ou navio no momento de carga e descarga e/ou na variação de marés, associado a uma melhoria na fabricação através de melhor fixação dos parafusos e consolidação entre os seus dois componentes, evitando o rompimento e desprendimento do batente com vantagens de alta durabilidade, alta resistência mecânica, melhor fixação e melhor custo/beneficio.

[10] Os batentes atuais apresentam os seguintes problemas técnicos, que foram resolvidos pela presente patente da seguinte maneira:

[11] 1) A fixação dos parafusos diretamente na borracha provoca rompimento e desprendimento do batente da parede onde é fixado, resolvido pela presente patente através de régua de reforço de formato especial internamente na borracha;

[12] 2) Batentes com camada externa de materiais sem resiliência (por exemplo metais) não voltam a sua posição anterior ficando amassado de forma permanente, podendo fazer o rompimento ou descolamento da borracha e acabando com a função de amortecimento. Resolvido pela presente patente através da utilização de camada externa de polímero ou elastômero com dureza adequada;

[13] 3) Batentes com camada externa de madeira, apesar de apresentar certa resiliência, pelo processo de atrito no momento do impacto e durante a variação de altura do veículo ou barco ou navio no momento de carga e descarga e/ou na variação de marés, solta lascas de madeira diminuindo o tempo de vida do produto. Resolvido pela presente patente através da utilização de camada externa de polímero ou elastômero com dureza adequada; e

[14] 4) A adesividade de polímeros, por exemplo polietileno com elastômeros, por exemplo borracha com adesivos convencionais e processos convencionais é baixa e no atrito soltam-se com facilidade. Resolvido pela presente patente através de adesivo adequado com processo especial de aplicação.

[15] Para melhor compreensão do presente invento são anexados os seguintes desenhos:

[16] FIGURA 1., que mostra a vista em perspectiva frontal do batente aperfeiçoado da presente patente; [17] FIGURA 2., que mostra a vista frontal do batente aperfeiçoado da presente patente;

[18] FIGURA 3., que mostra a vista traseira do batente aperfeiçoado da presente patente;

[19] FIGURA 4., que mostra a vista da lateral direita do batente aperfeiçoado da presente patente;

[20] FIGURA 5., que mostra a vista da lateral esquerda do batente aperfeiçoado da presente patente;

[21] FIGURA 6., que mostra a vista superior do batente aperfeiçoado da presente patente; e

[22] FIGURA 7., que mostra a vista inferior do batente aperfeiçoado da presente patente.

[23] FIGURA 8., que mostra a vista frontal em corte longitudinal do batente da presente patente; e

[24] FIGURA 9., que mostra a vista da lateral em corte transversal do batente aperfeiçoado da presente patente;

[25] FIGURA 10., que mostra perspectiva da moldura para o batente aperfeiçoado da presente patente;

[26] FIGURA 11., que mostra perspectiva do conjunto alternativo montado da moldura e batente aperfeiçoado da presente patente.

[27] De acordo com as referidas figuras, o batente aperfeiçoado da patente é constituído de dois componentes adesivados entre si e compostos por sapata (1) em polímero ou elastômero com dureza de 80 Shore A a 70 Shore D, de formato prismático poligonal ou semi-oval ou semi- cilíndrico com furos guias (1-A) de formato cilíndrico de maior em polímero ou elastômero, amortecedor (2) em polímero ou elastômero com dureza de 30 a 100 Shore A, de formato prismático poligonal semi-oval ou semi- cilíndrico, com furos guias (2-A) de maior diâmetro e com furos (2-B) de menor diâmetro na parte inferior e parte interna dotado de régua (2-C) metálica de formato retangular com furos (2-C-l) de formato circular e alinhados aos furos (1-A), (2-A) e (2-B) e posicionados próximos a face posterior do amortecedor com distância de 30 a 50 mm, com adesivação da sapata (1) no amortecedor (2) através de adesivo (A) com características de flexibilidade e compatibilidade com polímero e elastômero, por exemplo adesivo, colas, cola extraforte, cimento cola ou dupla face.

[28] Alternativamente, pode se envolver o batente da presente patente com moldura (3) de mesmo formato do batente, com baixa altura e em material metálico com ressaltos (3 -A) contendo furos (3-A-l) nas extremidades. Neste caso o batente não terá furos.

[29] A fabricação do batente se da na seguinte sequência:

[30] A) preparação da régua de metal;

[31] B) processo de fundição/vulcanização da parte posterior da peça já embutindo a régua de metal;

[32] C) preparação da peça frontal com dureza maior;

[33] D) Após a preparação é feito o adesivamento obtendo-se a união das peças;

[34] A montagem do batente se da seguinte forma: [35] I. Prepara-se o local para a fixação do batente; e

[36] II. Com o local devidamente preparado com os furos dimensionados de acordo com os furos do batente, fixa-se o batente com parafusos e/ou adesivo.

[37] O funcionamento na aplicação do batente se dá através absorção e amortecimento do impacto, e a redução do atrito ao ser batido ou encostado por um veículo ou barco que esteja a manobrar em uma garagem ou deck.