Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUPPORT FOR POSITIONING, ALIGNING AND CONVEYING GROUPS OF METAL FORMS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/161137
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent application relates to a support used to position, align and convey groups of metal forms, for building concrete parts assembled on site, such as concrete walls, this technology being intended for the civil engineering sector. The invention comprises a truss structure (3) composed of a base (4) supporting the pillars or vertical trusses (5), the upper portion of which contains the beams that fasten the cross members or horizontal trusses (6); the metal plates (2), under the horizontal truss (6), receive inserted guides (7) to which are applied locking pins (7B). The invention also contemplates an alignment and locking system for the external walls using an alignment and locking bar (16), as well as a sliding rail system (15) for lateral engagement of the plates (2); a lifting system for the structure is applied thereto.

Inventors:
DE ARAUJO PAGANO TÚLIO (BR)
CASTRO ALVES CURY RODRIGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050039
Publication Date:
September 13, 2018
Filing Date:
February 21, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE ARAUJO PAGANO TULIO (BR)
CASTRO ALVES CURY RODRIGO (BR)
International Classes:
E04G11/08; E04G11/02; E04G21/18
Foreign References:
US20140175259A12014-06-26
US20080307725A12008-12-18
GB191407367A1914-12-03
CN203308084U2013-11-27
CN205116706U2016-03-30
EP0062420A11982-10-13
GB1343051A1974-01-10
BR9609213A1999-12-14
BR9802503A2000-04-18
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, compreende um suporte para placas metálicas (2) que configuram formas encaixáveis para confecção de paredes de concreto na construção civil; formando por um conjunto de formas (1 ) com placas metálicas (2) de encaixe para confecção de paredes de concreto na construção civil ser sustentado, até que o concreto atinja sua cura, caracterizado por uma estrutura treliçada (3) composta por base (4) onde estão apoiados os pilares ou treliças verticais (5) que contém na parte superior as vigas que fixam as travessas ou treliças horizontais (6); as placas metálicas (2), sob a treliça horizontal (6), recebem a inserção de bitolas (7) onde são aplicados pinos de trava (7B); contempla ainda um sistema de alinhamento e travamento das paredes externas através de barra de alinhamento e travamento (16); além de um sistema deslizante de trilho (15) para encaixa lateral das placas (2); um sistema de içamento da estrutura se aplica à mesma.

2) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelas treliças utilizadas como elementos verticais, ou pilares (5) possuírem bases em chapas (8) a 90Q, ao passo que treliças horizontais (6) possuem chapas a 45Q (3B), utilizadas para montagem da estrutura treliçada (3), em todas as treliças sendo previstos elementos diagonais de reforço (9) em todas as suas faces.

3) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pela estrutura treliçada (3), com as treliças horizontais (6), particularmente a treliça horizontal (6B), se posicionarem sobre as placas metálicas (2), onde se aplicam bitolas (7); ao passo que, as placas (2B) e (2C) são interligadas, em um eixo, por chapas planas (2D) que unem as ditas placas pelos batentes (14D).

4) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, sobre a estrutura treliçada (3), ser disposto o piso (1 1 ) do andaime (1 1 B), junto ao qual são aplicadas as proteções metálicas com telas (12), prolongadas por toda a extensão da estrutura, sendo que, para montagem, são utilizados cabos de aço (12E) unidos através de dispositivos tipo 'mosquetão' (12F) às faces externas das placas (2) e as respectivas telas (12).

5) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com as reivindicações 1 , 3 e 4, caracterizado pela união entre as formas metálicas (2), em outro eixo, ser feita por meios de fixação (14), compostos por elementos lineares com meios de aperto, que atuam em derivações em "L" (14E) coincidentes entre duas placas adjacentes; ao passo que, um batente tipo mancai (14F) aproximadamente em um setor mediano das placas (2), atua como elemento de encosto da barra de alinhamento e travamento (16), particularmente para receber as abas (16B) de forma equidistante e coincidentes com as distâncias entre as placas (2), onde se aplicam as fixações (16C).

6) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema de encaixe configurar um trilho (15) formado na treliça horizontal (6) que é guia para encaixe das placas metálicas (2), de modo que as ditas placas (2) sejam alojadas de par em par até que uma cantoneira metálica limite o tamanho da parede em construção.

7) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema de alinhamento mediante barras de alinhamento e travamento (16) dispostas nos eixos X e Y, em diferentes níveis, as quais são travadas mediante pinos em cunha (17), a serem removidos assim que concluída a operação.

8) SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo sistema de içamento da estrutura içamento (18) ser formado por elementos como cabos de aço e um guincho (19), deslocando a estrutura montado em bloco.

Description:
SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE

FORMAS METÁLICAS EM GRUPO

CAMPO DA INVENÇÃO

[001 ] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um suporte destinado ao posicionamento, alinhamento e transporte de formas metálicas em grupo, objetivando a construção de peças de concreto, montadas in loco, como, por exemplo, paredes de concreto, sendo o segmento desta tecnologia voltada ao campo da engenharia civil.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Atualmente, as casas de concreto, ou casas com paredes de concreto são construídas mediante uso de formas metálicas contendo cerca de 1 metro por 3 metros de altura.

[003] Neste procedimento convencional é necessário, preliminarmente, se marcar a posição das paredes no piso; feito isso, posiciona-se peça por peça sobre a marcação. [004] Assim, as peças são alinhadas com auxílio de pinos que travam uma peça à outra ao lado dela, de modo a serem as peças travadas internamente uma a uma.

[005] O documento PI9609213-0, depositado em 08/05/1996 e publicado em 14/12/1999, intitulado "PROCESSO DE CONSTRUIR MOLDES DE TRABALHO PARA FORMAR COLUNA(S), PAREDE(S), VIGAS E/OU SIMILARES UTILIZANDO MATERIAL DE CONCRETO DESPEJÁVEL, PROCESSO DE CONSTRUÇÃO, E, MOLDE DE TRABALHO", que descreve um processo de construção de coluna(s), parede(s), vigas e/ou similares utilizando material de concreto despejável e aparelho para a formação do processo. O processo compreende as etapas de: a) posicionamento e fixação do molde da parte de base em cima do dispositivo de fundação, cada um dos moldes de trabalho da parte de base dos painéis sendo constituído por um par de painéis de base opostos formando as superfícies de parte de base de colunas, paredes ou similares a serem formados; b) posicionamento e fixação dos moldes de trabalho das partes similares do molde das paredes em cima dos moldes de trabalho da parte de base, cada um dos moldes de trabalho da parte superior sendo constituído por pelo menos um par de painéis superiores opostos substancialmente paralelos definido as superfícies da parte superior das paredes a serem formadas. Uma etapa consiste na colocação do concreto entre os painéis e proporcionalmente de seu assentamento. O processo compreende adicionalmente as etapas de (i) fornecimento de uma fundação, (ii) construção de cantos, (iii) construção de partes de base das paredes, entre os cantos, (iv) construção das partes de parede em cima das partes de base da parede e entre os cantos e (v) remoção do molde reutilizável. Os painéis de moldagem são utilizados para janelas/portas. O isolamento deve ser provido dentro das paredes. As estruturas de porta podem ser moldadas nas paredes com dobradiças para porta e/ou placas anti- choque moldadas por inserção no concreto.

[006] Outro documento é o PI9802503-1 , depositado em 15/06/1998 e publicado em 18/04/2000, sob o título de "GABARITO PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS POPULARES", o qual descreve um conjunto de gabaritos de construção aplicado à construção de casas populares geminadas, capaz de resolver diversos problemas associados a esse tipo de construção, principalmente no que se relaciona a simplicidade do processo, ao preço muito mais acessível, ao tempo de obra consideravelmente reduzido e à excelente qualidade da obra obtida. Na verdade, propõe-se um conjunto de três gabaritos de construção, sendo um para baldrame, um para erguer paredes e um para construir beirais, todos eles com a característica de fácil instalação e retirada. O gabarito de baldrame é um conjunto de tábuas devidamente cortadas e fixadas em armação, formando um molde onde se despeja concreto. O gabarito de parede é uma armação metálica rígida com quatro quadros que se movimentam verticalmente à medida que as paredes sobem, obtendo-se prumo e alinhamento perfeitos. O gabarito de beirais é uma fôrma de chapas de aço onde se despeja concreto junto à parte superior das paredes, servindo ao mesmo tempo de acabamento e de guia para a calha de águas pluviais. PROBLEMAS INERENTES AO ESTADO DA TÉCNICA

[007] Os meios, procedimentos e documentos inerentes ao estado da técnica apresentam, como regra geral, os seguintes inconvenientes:

- Gasto excessivo de mão de obra para transportar as peças de uma unidade para a outra;

- Necessidade de alinhar as placas metálicas uma a uma; - Acompanhar as marcações do piso;

- Manter as placas apoiadas de pé até que seja feito o travamento das mesmas;

- Problemas de risco de acidente de trabalho e lesões de esforço;

- Diminuição durabilidade das placas devido o excesso de manuseio.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[008] O objeto principal da presente invenção é propor a melhor forma de construção de casas através de preenchimento de paredes entre placas metálicas, melhorando e minorando a mão de obra.

[009] São ainda objetivos da presente invenção:

- Diminuir o tempo de montagem do conjunto de formas;

- Proporcionar o transporte em conjunto das placas de forma;

- Reduzir o esforço do trabalhador;

- Evitar riscos de lesões e acidentes de trabalho;

- Posicionar as paredes externas através de barras de alinhamento.

VANTAGENS DA INVENÇÃO

[010] Além daqueles evidentes a partir da descrição precedente, podem ser consideradas vantagens decorrentes da invenção:

- Facilitar e agilizar o trabalho, haja vista que, ao se posicionar o suporte para as placas de forma as mesmas já estarão semi-alinhadas; haja vista que as mesmas são transportadas no alinhamento das futuras paredes, ou seja, o suporte já servirá como "gabarito" das paredes;

- O suporte mantém as placas na posição vertical, evitando o esforço maior do trabalhador;

- Reduz a movimentação e choques das placas metálicas, aumentando a durabilidade e o número de utilizações dessas placas; além de adiar o descarte desse material;

- segurança para o trabalhador.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

[01 1 ] De acordo com a presente invenção, é previsto um sistema de suporte para placas de forma para concreto de encaixe para confecção de paredes de concreto na construção civil. [012] O referido suporte é composto por uma estrutura auxiliar externa treliçada, com um subsistema de encaixe e modulação dupla das placas de formas fixadas por uma travessa horizontal.

[013] A estrutura treliçada funciona como suporte de todo sistema, ou seja, através dela ocorre a sustentação das placas de formas de concreto até que elas se tornem autoportantes e se obtenha a cura necessária para que ocorra a desforma.

[014] O subsistema de encaixe possui um trilho (travessa) horizontal que é guia para encaixe das placas metálicas, através desta travessa que se assemelha a um trilho, as placas são alojadas de par em par até que uma cantoneira metálica limite o tamanho da parede em construção.

[015] As placas metálicas que compõem a superfície ou parede da forma além de possuírem encaixe entre elas são de fácil mobilidade, pois somente elas irão correr no trilho. Após o enfileiramento das placas metálicas no seguimento do trilho, enfileiramento repete-se de forma paralela por respectivas placas para que se possa determinar a espessura da parede desejada.

[016] O enfileiramento das placas metálicas cria um espaço entre ambas as placas, espaço esse a ser preenchido dando origem a parede de concreto desejada.

[017] Em função da sua forma construtiva e das características do material utilizado, o sistema é muito prático e rápido para fazer a montagem e desmontagem das formas tomando possível a reutilização por diversas vezes com muita versatilidade e custo reduzido para as mais variadas obras.

[018] O suporte, segundo a invenção, possui ainda, vigas de posicionamento em metalon, que auxiliam no alinhamento.

[019] Junto e superiormente às formas, são previstas barras circulares com grampos de travamento, ao passo que duas formas justapostas são fixadas entre si por meios de travamento.

[020] Acima das treliças superiores horizontais está o piso do andaime, que é protegido por telas metálicas laterais.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[021 ] A invenção será, a seguir, explicada em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIGURA 1 : Vista em planta de um conjunto de suporte segundo a invenção na condição montada, com indicações de cortes e vistas de vários lados;

FIGURA 2: Vista em perspectiva isométrica das placas para forma,com a treliça horizontal e os meios de travamento;

FIGURA 3: Vista segundo o corte A-A indicado na Figura 1 ;

FIGURA 4: Vista em perspectiva da treliça e das placas com o cabo de aço;

FIGURA 4A: Detalhe do grampo de travamento;

FIGURA 5: Vista em perspectiva da treliça com chapas extremas com ângulo de 45 Q ; FIGURA 6: Vista em perspectiva da treliça com chapas extremas com ângulo de 90 Q ; FIGURA 7: Vista segundo o corte B-B indicado na Figura 1 ;

FIGURA 8: Vista segundo o corte C-C indicado na Figura 1 ;

FIGURA 9: Vista lateral mostrando o encaixe das placas;

FIGURA 10: Vista em perspectiva do detalhe para encaixe das placas e respectivo detalhe;

FIGURA 11 : Detalhe da placa com a viga de alinhamento e posicionamento;

FIGURA 12: Detalhe da viga de alinhamento e posicionamento;

FIGURA 13: Mostra, em vista lateral, a placa de forma para concreto com detalhe para encaixe das placas;

FIGURA 14: Mostra, em vista superior, as placas com as bitolas, com os meios de travamento;

FIGURA 15: Mostra, lateralmente, as vistas 1 e 3 indicadas na Figura 1 ;

FIGURA 16: Mostra as vigas de alinhamento e posicionamento em planos distintos e o pino de travamento;

FIGURA 17: Mostra, a título ilustrativo, a aplicação do concreto através de um funil convencional;

FIGURA 18: Mostra a planta da estrutura de içamento;

FIGURA 19: Mostra o sistema de içamento.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[022] O SUPORTE PARA POSICIONAMENTO, ALINHAMENTO E TRANSPORTE DE FORMAS METÁLICAS EM GRUPO, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende um suporte para placas metálicas que configuram formas encaixáveis para confecção de paredes de concreto na construção civil. [023] O conjunto de formas (1 ) com placas metálicas (2) de encaixe para confecção de paredes de concreto na construção civil, de acordo com a invenção, é sustentado, até que o concreto atinja sua cura, por uma estrutura treliçada (3) composta por base (4) onde estão apoiados os pilares ou treliças verticais (5) que contém na parte superior as vigas que fixam as travessas ou treliças horizontais (6). As placas metálicas (2), sob a treliça horizontal (6), recebem a inserção de bitolas (7) onde são aplicados pinos de trava (7B), semelhantes a cupilhas.

[024] As treliças utilizadas como elementos verticais, ou pilares (5), possuem bases em chapas (8) a 90 Q , ao passo que treliças horizontais (6) possuem chapas a 45 Q (3B), utilizadas para montagem da estrutura treliçada (3), em todas as treliças sendo previstos elementos diagonais de reforço (9) em todas as suas faces.

[025] Uma vez montada a estrutura treliçada (3), com as treliças horizontais (6), particularmente a treliça horizontal (6B), a mesma se posiciona sobre as placas metálicas (2), onde estão as bitolas (7); ao passo que, as placas (2B) e (2C) são interligadas, em um eixo, por chapas planas (2D) que unem as ditas placas pelos batentes (14D).

[026] Sobre a estrutura treliçada (3), particularmente das treliças horizontais (6) montada é disposto o piso (1 1 ) do andaime (1 1 B), junto ao qual são aplicadas as proteções metálicas com telas (12), prolongadas por toda a extensão da estrutura, sendo que, para montagem, são utilizados cabos de aço (12E) unidos através de dispositivos tipo 'mosquetão' (12F) às faces externas das placas (2) e as respectivas telas (12).

[027] As placas de forma metálica (2) que compõem a forma propriamente dita são dispostas em conjuntos de duplas formas (2B) são alinhadas no eixo da travessa horizontal. Assim, após a construção do primeiro enfileiramento de placas de forma(2B) é feito outro na paralela (2C) com uma distancia ou cavidade (13) que será a espessura da parede de concreto (13B).

[028] A união entre as formas metálicas (2), em outro eixo, é feita por meios de fixação (14) compostos por elementos lineares com meios de aperto, que atuam em derivações em "L" (14E) coincidentes entre duas placas adjacentes; ao passo que, um batente tipo mancai (14F) aproximadamente em um setor mediano das placas (2), atua como elemento de encosto da barra de alinhamento e travamento (16), particularmente para receber as abas (16B) de forma equidistante e coincidentes com as distâncias entre as placas (2), onde se aplicam as fixações (16C).

[029] As formas moduladas (2), além de leves, de fácil montagem, variam em diversos tamanhos e se encaixam nas treliças paralelamente deixando uma cavidade entre elas, formando um elemento único, garantindo o alinhamento e esquadrejamento da edificação.

[030] O sistema de encaixe configura, portanto, um trilho (15) formado na treliça horizontal (6) que é guia para encaixe das placas metálicas (2), de modo que as ditas placas (2) sejam alojadas de par em par até que uma cantoneira metálica limite o tamanho da parede em construção.

[031 ] Na Figura 16 é mostrado, a título exemplificativo, o uso do sistema de alinhamento e travamento das paredes externas antes de ser aplicado o concreto, alinhamento este para evitar que as mesmas venham a flambar durante o enchimento. [032] Este sistema de travamento ocorre mediante uso de barras de alinhamento (16) dispostas nos eixos X e Y, em diferentes níveis, as quais são travadas mediante pinos em cunha (17), a serem removidos assim que concluída a operação.

[033] Na referida cavidade (13) é aplicado o concreto (13B) em sua forma pastosa, mediante uso de um funil convencional (13C), de modo que esse concreto se solidifique transformando-se em placas sólidas de concreto. Esse tipo de procedimento permite a montagem de inúmeros painéis simultaneamente, produzindo edificações de distintos tamanhos, garantindo maior precisão, agilidade e segurança no processo.

[034] A Figura 18 e 19 mostra, a título de exemplo, o sistema de içamento da estrutura içamento (18) formado por elementos como cabos de aço e um guincho ou similar (19), permitindo o posicionamento adequado para a mesma, de forma muito simples e prática.