Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUPPORT FOR POSITIONING THE LOWER LIMBS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/102246
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a support for positioning the lower limbs (1) for the prevention and treatment of pressure ulcers on the heels by keeping this region above the supporting surface. A description is given of a support for positioning the lower limbs (1), which comprises at least a first supporting region (ra1) and a second supporting region (ra2) that are adjacent to one another and inclined with respect to a base axis (es) of the support for positioning the lower limbs (1), the support for positioning the lower limbs (1) furthermore having a concave depression (3) that starts at the junction between the first supporting region (ra1) and the second supporting region (ra2) and extends as far as the end of the second supporting region (ra2). In a preferential arrangement, the support for positioning the lower limbs (1) comprises at least two portions, namely a lower, support portion (psi) and an upper, receiving portion (pss), the lower, support portion (psi) having a density of approximately 45 g/cm3 and the upper, receiving portion (pss) having a density of approximately 33 g/cm3, the upper, receiving portion (pss) furthermore having, on the outer surface thereof that enters into contact with the lower limb, an alveolate geometry, the two portions preferentially being divided into three layers (4, 5, 6) of resilient material.

Inventors:
IOSHIMOTO MARIA TERESA AUGUSTO (BR)
PAULINO FERNANDES FERNANDA (BR)
SILVA ALEX SANDRO EUFRASIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000510
Publication Date:
July 11, 2013
Filing Date:
December 30, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN (BR)
ALEX SANDRO EUFRASIO SILVA REPARACAO DE EQUIPAMENTOS PESSOAIS (BR)
IOSHIMOTO MARIA TERESA AUGUSTO (BR)
PAULINO FERNANDES FERNANDA (BR)
SILVA ALEX SANDRO EUFRASIO (BR)
International Classes:
A61F5/30; A61G7/075; A61G15/12
Foreign References:
US0830776A1906-09-11
US3555582A1971-01-19
US4186738A1980-02-05
US5584303A1996-12-17
US5725486A1998-03-10
US5997491A1999-12-07
US6725481B12004-04-27
US7118544B22006-10-10
USD521301S2006-05-23
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) compreendendo ao menos uma primeira região de apoio (rai) e uma segunda região de apoio (ra2) adjacentes e inclinadas em relação a um eixo de base (es) do suporte posicionador para membros inferiores (1 ), o suporte posicionador para membros inferiores (1 ) sendo caracterizado pelo fato de possuir uma depressão côncava

(3) que se inicia na junção da primeira região de apoio (ra-ι) com a segunda região de apoio (ra2) e se estende até o final da segunda região de apoio (ra2).

2. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de possuir ao menos duas porções com densidades distintas, sendo uma configurada como porção inferior de suporte (ps e outra como uma porção superior de encaixe (pss).

3. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato das duas porções serem divididas em ao menos três camadas de material resiliente (4, 5, 6).

4. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ), de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que uma camada superior de material resiliente (6) está substancialmente associada a uma camada intermediária de material resiliente (5), e a camada intermediária de material resiliente (5) esta substancialmente associada a uma camada inferior de material resiliente (4).

5. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de a camada inferior de material resiliente

(4) possuir densidade de aproximadamente 45 g/cm3, a camada intermediária de material resiliente (5) possuir densidade de aproximadamente 33 g/cm3 e a camada superior de material resiliente (6) compreender uma geometria alveolada de densidade de aproximadamente 33 g/cm3.

6. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de as três camadas de material resiliente (4, 5, 6) serem compostas por poliuretano expandido.

7. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de a porção inferior de suporte (psj) ser configurada para restringir a movimentação do suporte posicionador para membros inferiores (1 ), restringir a deformação da porção superior de encaixe (pss), fornecer estabilidade e durabilidade ao suporte posicionador para membros inferiores (1 ), e a porção superior de encaixe (pss) ser configurada para elevar o membro inferior de tal forma que o peso seja distribuído ao longo da sua parte posterior, e o calcâneo do membro inferior seja mantido livre de pressão.

8. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de a primeira região de apoio (rai) e segunda região de apoio (ra2) possuírem uma inclinação de apoio (ara) distinta de uma inclinação de depressão (adc) da depressão côncava (3) em relação ao eixo de base (es) do suporte posicionador para membros inferiores (1 ).

9. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a primeira região de apoio (ra-i) e segunda região de apoio (ra2) possuírem a inclinação de apoio (ara) com um valor entre 12° e 30° e a depressão côncava (3) possuir a inclinação de depressão (adc) com um valor entre 4o e 10° em relação ao eixo de base (es) do suporte posicionador para membros inferiores (1 ).

10. Suporte posicionador para membros inferiores (xa) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 9, caracterizado pelo fato de o raio da depressão côncava (rdc) possuir uma dimensão entre 1 12mm e 1 15mm e o centro CdC do raio da depressão côncava (rdc) estar posicionado acima do suporte posicionador para membros inferiores (1 ).

1 1 . Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 10, caracterizado pelo fato de a primeira região de apoio (ra-ι) possuir um comprimento de aproximadamente um terço do comprimento total (raT) do suporte posicionador para membros inferiores (1 ).

12. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com a reivindicação 1 1 , caracterizado pelo fato de possuir um comprimento total (raT) entre 450mm e 600mm.

13. Suporte posicionador para membros inferiores (1 ) de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de a primeira região de apoio (ra-i) possuir um comprimento entre 150mm e 200mm. 14. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 13, caracterizado pelo fato de o joelho permanecer apoiado sobre a primeira região de apoio (rai ) e a panturrilha permanecer apoiada sobre a segunda região de apoio (ra2).

15. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 14, caracterizado pelo fato de ser acoplável à um suporte posicionador para membros inferiores (1) do mesmo tipo por meio de um fecho (8).

16. Suporte posicionador para membros inferiores (1) de acordo com uma das reivindicações de 1 a 15, caracterizado pelo fato de possuir uma capa protetora higienizável durante o uso.

17. Suporte posicionador para membros inferiores (1) possuindo um formato substancialmente retangular e uma secção substancialmente triangular, compreendendo ao menos uma primeira região de apoio (ra-ι) e uma segunda região de apoio (ra2) adjacentes e inclinadas em relação um eixo de base (es) do suporte posicionador para membros inferiores (1), compreendendo ainda duas extremidades opostas à junção da primeira região de apoio (ra-i) com a segunda região de apoio (ra2), sendo uma localizada no início na primeira região de apoio (rai ) e outra localizada no final da segunda região de apoio (ra2), o suporte posicionador para membros inferiores (1) sendo caracterizado pelo fato de possuir uma depressão côncava (3) que se inicia na junção da primeira região de apoio (ra-ι) com a segunda região de apoio (ra2) e se estende até a extremidade localizada no final da segunda região de apoio (ra2), possuindo ainda ao menos duas porções, sendo uma porção inferior de suporte (ps,) e uma porção superior de encaixe (pss), a porção inferior de suporte (psj) possuindo densidade de aproximadamente 45 g/cm3 e a porção superior de encaixe (pss) possuindo densidade de aproximadamente 33 g/cm3, a porção superior de encaixe (pss) possuindo ainda em sua superfície externa que entra em contato com o membro inferior uma geometria alveolada, o suporte posicionador para membros inferiores (1) configurado para posicionar o membro inferior de um paciente de modo que encaixe sobre o suporte posicionador para membros inferiores (1) da extremidade localizada no início da primeira região de apoio (ra-ι) até a extremidade localizada no final da segunda região de apoio (ra2), sendo configurado para que o joelho se localize sobre a primeira região de apoio (rai), a panturrilha se localize sobre a segunda região de apoio (ra2) e o calcâneo se mantenha fora do posicionador atravessando a extremidade localizada no final da segunda região de apoio (ra2) fora de contato com uma superfície de apoio (2) do suporte posicionador para membros inferiores (1 ).

Description:
"SUPORTE POSICIONADOR PARA MEMBROS INFERIORES"

A presente invenção refere-se a um suporte posicionador para membros inferiores visando à prevenção e tratamento de úlcera por pressão em calcâneos, ao manter esta região livre da superfície de apoio.

Descrição do estado da técnica

Úlceras por pressão podem ocorrer em situações em que os pacientes necessitem permanecer deitados no leito por um período prolongado, sem, na maioria das vezes, poder movimentar-se ativamente e onde não há alternância de decúbito. Casos crónicos de comprometimento global motor e também em casos que devem ser submetidos a cirurgias, os pacientes permanecem deitados por um período relativamente longo sem nenhuma mobilidade, apoiados sobre uma superfície em que a área de contato com a região do calcâneo é rígida, ocorrendo ponto de pressão nesta região, havendo assim suscetibilidade para o aparecimento dos primeiros sinais de instalação de úlceras de pressão.

Durante o período de recuperação pós-cirúrgico em que exista a necessidade do paciente permanecer na mesma posição no leito, pode ocorrer edema onde existe um acúmulo de fluídos devido, principalmente, à falta ou a diminuição da mobilidade dos membros inferiores, o que dificulta a vascularização em especial nas extremidades do corpo do paciente. Assim, os primeiros sinais podem ocorrer em questão de horas e se não houver uma intervenção preventiva poderá ocorrer o aparecimento de úlceras por pressão.

Evidencia-se que há associação de fatores intrínsecos a este problema, tais como força e massa muscular diminuída, faixa etária, alteração de sensibilidade, estado nutricional, alteração cognitiva, condições clínicas desfavoráveis, dentre outros, bem como fatores extrínsecos, como força de atrito e cisalhamento na pele, má distribuição de pressão na superfície, colchões e protetores de calcâneo inadequados, dentre outros. Esta associação favorece o surgimento das úlceras por pressão.

Deve-se considerar ainda que estas úlceras por pressão são eventos adversos graves, que podem comprometer o estado clínico geral do paciente, propiciando o aparecimento de comorbidades que provocam danos à saúde do paciente, aumentam o tempo de internação e consequentes custos hospitalares, além de gerar queixas e insatisfações por parte dos pacientes e familiares.

Assim, recursos que promovam melhor distribuição de pressão na região dos membros inferiores e mantenham toda região do calcâneo livre de pressão podem auxiliar de maneira importante a prevenção do surgimento de úlceras por pressão.

Diversos produtos procuram evitar estes problemas. Pode-se citar a patente norte-americana US 6, 634, 045, por exemplo, que revela um suporte de calcanhar projetado para tratar úlceras por pressão, em especial localizadas nos pés e calcanhares. O referido suporte pode ser aplicado no tratamento preventivo bem como no período pós-operatório em pacientes que passaram por cirurgias venosas ou ortopédicas. Este documento descreve um suporte tendo uma geometria trapezoidal, que apresenta uma rampa e uma base plana.

Algumas das configurações alternativas apresentadas por este documento são referentes à geometria física do objeto, que revelam uma superfície superior dotada de cavidades abauladas para a acomodação dos calcanhares do paciente. Deste modo, as cavidades são capazes de evitar a movimentação dos membros inferiores do paciente.

Outro documento do estado da técnica que pode ser citado é a patente norte-americana US 5,046,487. Este documento também revela um suporte de perna configurado para promover a circulação venosa nos membros inferiores do paciente durante uma recuperação em um leito hospitalar. O suporte descrito neste documento é dotado de uma geometria trapezoidal (tal como o objeto da patente US 6,634,045) e possui uma base plana projetada para o contato com a face inferior dos pés do paciente, que auxilia na exercitação de seus pés durante seu período de internação.

O suporte ainda compreende uma cavidade abaulada na superfície superior de sua estrutura (projetada para a acomodação/imobilização das pernas do paciente) e tiras elásticas dispostas lateralmente à sua estrutura, cuja função é prover resistência à movimentação da base plana. Adicionalmente, é revelado também que o material de composição da estrutura trapezoidal e da base plana é uma espuma elástica de composição homogénea.

Por fim, outro exemplo de suporte posicionador para membros inferiores é o registro de desenho industrial US 311,470, que apresenta uma almofada para a acomodação de membros inferiores de pacientes.

Todos os documentos encontrados, porém, descrevem suportes não anatómicos, em que a perna do paciente ainda é pressionada inteiramente pelo suporte não ocorrendo uma redistribuição adequada da pressão e não promovendo um posicionamento mais anatómico e confortável.

Adicionalmente, o fato de possuir uma espuma com uma única densidade acaba por produzir um produto muito flexível e, portanto, não é capaz de manter a perna apoiada corretamente, além de possuir uma vida útil muito curta, se deformando facilmente, ou ainda muito rígido originando os mesmos problemas do não uso do suporte, não se adequando, assim, ao tratamento. Nota-se que, a vascularização sanguínea (circulação de sangue) ainda é restrita com o uso dos suportes citados, especialmente em pacientes acamados que não conseguem movimentar-se ativamente.

Deste modo, os suportes do estado da técnica apresentam configurações que mantêm os membros inferiores em posição não anatómica e restringem a fossa poplítea, aumentando o risco para desenvolvimento de trombose venosa profunda ao restringir a circulação sanguínea, por manter a perna pressionada sobre seu próprio peso, exibindo ainda aito risco para a instalação de edemas e úlceras por pressão.

Adicionalmente, estes documentos apresentam ainda uma desvantagem em design por proporcionar encurtamento da musculatura posterior de (MMII) membros inferiores (tsquios-tibiais), que impacta na redução da mobilidade do joelho e restringe a movimentação de membros inferiores, não permitindo a variação de lateralidade para uso. Finalmente, os documentos encontrados não mencionam o possível aumento da temperatura do local, capaz de gerar um ambiente propício ao surgimento de bactérias e fungos, e a possibilidade de lavagem do posicionador.

Deste modo, diferentemente do suporte proposto na presente invenção, as soluções disponíveis nas técnicas anteriores ainda caminham na direção de prover produtos/ dispositivos descartáveis, o que acarreta não apenas um alto custo final de utilização, mas também problemas relacionados ao melhor descarte deste tipo de material no meio ambiente. Objetivos da invenção

A presente invenção visa prover um suporte posicionador para membros inferiores de um paciente e que favorece o retorno venoso para prevenção de edemas e úlceras por pressão, que é configurado para manter a região do calcâneo livre da superfície de apoio, com uma densidade suficiente para que uma maior estabilidade e durabilidade ao produto sejam alcançadas.

É também um objetivo dessa invenção prover um suporte posicionador para membros inferiores que seja facilmente higienizável, permitindo a utilização em diversos pacientes sem a transmissão de bactérias ou outros elementos infectantes.

Breve descrição da invenção

Tais objetivos são alcançados utilizando configurações preferenciais da invenção, que descrevem um suporte posicionador para membros inferiores compreendendo ao menos uma primeira região de apoio e uma segunda região de apoio adjacentes e inclinadas em relação a um eixo de base do suporte posicionador para membros inferiores, o suporte posicionador para membros inferiores compreende ainda uma depressão côncava que se inicia na junção da primeira região de apoio com a segunda região de apoio e se estende até o final da segunda região de apoio.

Também é descrito um suporte posicionador para membros inferiores possuindo um formato substancialmente retangular e uma secção substancialmente triangular, compreendendo ao menos uma primeira região de apoio e uma segunda região de apoio adjacentes e inclinadas em relação um eixo de base do suporte posicionador para membros inferiores, compreendendo ainda duas extremidades opostas à junção da primeira região de apoio com a segunda região de apoio, sendo uma localizada no início na primeira região de apoio e outra localizada no final da segunda região de apoio, o suporte posicionador para membros inferiores possuindo ainda uma depressão côncava que se inicia na junção da primeira região de apoio com a segunda região de apoio e se estende até a extremidade localizada no final da segunda região de apoio, possuindo ainda ao menos duas porções, sendo uma porção inferior de suporte e uma porção superior de encaixe, a porção inferior de suporte possuindo densidade de aproximadamente 45 g/cm 3 e a porção superior de encaixe possuindo densidade de aproximadamente 33 g/cm 3 , a porção superior de encaixe possuindo ainda em sua superfície externa que entra em contato com o membro inferior uma geometria alveolada, o suporte posicionador para membros inferiores configurado para posicionar dôo membro inferior de um paciente de modo que encaixe sobre o suporte posicionador para membros inferiores da extremidade localizada no início da primeira região de apoio até a extremidade localizada no final da segunda região de apoio, sendo configurado para que o joelho se localize sobre a primeira região de apoio, a panturrilha se localize sobre a segunda região de apoio e o calcâneo se mantenha fora do posicionador atravessando a extremidade localizada no final da segunda região de apoio fora de contato com uma superfície de apoio do suporte posicionador para membros inferiores.

Descrição resumida dos desenhos

A presente invenção será, a seguir, mais detalhadamente descrita com base em um exemplo de execução representado nos desenhos. As figuras mostram:

Figura 1 - é uma vista em perspectiva de uma configuração da presente invenção, que mostra um suporte posicionador para membros inferiores compreendendo uma depressão côncava apoiado sobre uma superfície;

Figura 2 - é uma vista em corte de uma configuração da presente invenção, que ilustra as porções principais de um suporte posicionador para membros; Figura 3 - é uma vista em perspectiva da configuração preferencial da presente invenção, que apresenta as camadas que integram as porções principais de um suporte posicionador para membros inferiores;

Figura 4 - é uma vista em corte de uma configuração da presente invenção, que mostra os ângulos e dimensões de um suporte posicionador para membros inferiores;

Figura 5 - é uma vista frontal de uma configuração da presente invenção, que ilustra o raio e o centro da depressão côncava de um suporte posicionador para membros inferiores;

Figura 6 - é uma vista em perspectiva de uma configuração da presente invenção, que apresenta um suporte posicionador para membros inferiores compreendendo uma capa higienizável e um fecho;

Figura 7 - é uma vista em perspectiva de uma configuração da presente invenção, que mostra um suporte posicionador para membros inferiores compreendendo uma base rígida.

Descrição detalhada das figuras

A figura 1 ilustra uma configuração da presente invenção, que descreve um suporte posicionador para membros inferiores 1 que proporciona uma redistribuição de pressão ao longo da perna, possuindo dimensões maiores que os posicionadores do estado da técnica, configurado assim para posicionar a perna e o joelho, promovendo ainda um melhor alinhamento do quadril.

Para uma melhor definição do suporte posicionador para membros inferiores 1 da presente invenção, vale citar o artigo de 2009 da "National Pressure Ulcer Advisory Panei and European Pressure Ulcer Advisory Panei', "Preventíon and treatment of pressure ulcers: clinicai practice guideline", que apresenta que "Os dispositivos de prevenção de úlcera por pressão nos calcâneos devem elevá-los de tal forma que o peso da perna seja distribuído ao longo da sua parte posterior, sem colocar pressão sobre o tendão de Aquiles. O joelho deve ter ligeira flexão, pois a hiperextensão do joelho pode causar obstrução da veia poplítea que pode predispor a uma trombose venosa profunda" (tradução livre). Assim, este suporte posicionador para membros inferiores 1 possui uma configuração específica, compreendendo ao menos uma primeira região de suporte rai e uma segunda região de suporte ra 2 adjacentes e inclinadas em relação a um eixo de base e s de uma superfície de apoio 2 para o suporte posicionador para membros inferiores 1 , preferencialmente usado paralelo a um leito ou maca cirúrgica. Deste modo, a geometria da presente invenção se distingue de todos os documentos encontrados no estado da técnica por possuir uma geometria de secção substancialmente triangular e não de secção trapezoidal. Nota-se que a parte plana da secção trapezoidal existente nos documentos do estado da técnica inexiste na presente invenção.

O suporte posicionador para membros inferiores 1 da presente invenção possui, ainda, uma depressão côncava 3 que se inicia na junção da primeira região de apoio ra-ι com a segunda região de apoio ra 2 e se estende até o final da segunda região de apoio ra 2 . Ademais, a superfície externa do suporte posicionador para membros inferiores 1 , que entra em contato com o membro inferior, ou seja, uma superfície superior, é ainda preferencialmente revestida com uma camada de material resiliente aiveoiado (na configuração preferencial da presente invenção é utilizado poliuretano expandido, ou seja, espuma, com esta geometria alveolada, comumente conhecida como piramidal ou "caixa de ovo").

Adicionalmente, a presente invenção preferencialmente compreende ainda diferentes densidades de material resiliente. Como é ilustrado na figura 2, o suporte posicionador para membros inferiores 1 é composto, preferencialmente, por ao menos duas porções, uma porção inferior de suporte psi e uma porção superior de encaixe ps s do suporte posicionador para membros inferiores 1 , de material resiliente. A configuração preferencial da presente invenção, que pode ser vista na figura 3, apresenta três camadas distintas de espuma.

A porção inferior de suporte psi é utilizada como uma base, para que a porção superior de encaixe ps s não deforme. Esta porção inferior de suporte psi geralmente é constituída por uma única camada, ou seja, a primeira porção é uma camada inferior de material resiliente 4, que age como suporte para a porção superior de encaixe ps s . Esta camada também pode ser configurada para restringir a movimentação do suporte posicionador para membros inferiores 1 , porém é principalmente utilizada para aumentar a estabilidade e durabilidade, e melhorar a sustentação do calcâneo. Adicionalmente, esta camada compreende toda a parte inferior do suporte posicionador para membros inferiores 1 ou, de modo preferível, ser limitada à parte frontal da presente invenção, que é a parte em que a maior parte da força exercida pelo peso da perna é aplicada, como pode ser visto na figura 3 ainda, e que apresenta, preferencialmente, um bloco retangular de 220mm de largura, 70mm de comprimento e 25mm de altura na parte frontal inferior do suporte posicionador para membros inferiores 1. Testes demonstram que esta camada inferior de material resiliente 4 deve possuir, preferencialmente, uma densidade, com aproximadamente 45 g/cm 3 . Na ilustração da figura 3, esta camada inferior de material resiliente 4 possui aproximadamente 25 mm de espessura. O suporte posicionador para membros inferiores 1 pode ainda compreender uma camada antiderrapante 7 adicional, em torno de 3 mm, para a melhor sustentação de todo o conjunto suporte posicionador, sendo revestida de material antiderrapante, preferencialmente de borracha tipo EVA ou curvim, abaixo desta camada inferior de material resiliente 4, que preferencialmente possua menor espessura que esta camada, para melhorar ainda mais a fixação e estabilidade do suporte posicionador para membros inferiores 1.

A porção superior de encaixe ps s compreende uma porção de material resiliente mais mole que a porção inferior de suporte ps,, para dar mais conforto ao paciente e apoiar os membros inferiores sem exercer pressão na perna e no calcâneo. De modo a elevar o membro inferior sem que o paciente fique em uma posição desconfortável, a porção inferior de suporte psj é configurada para que esta porção superior de encaixe ps s possua uma menor altura, sem deformações no material resiliente. Na configuração preferencial da presente invenção, esta porção é composta por uma segunda e uma terceira camadas de material resiliente, preferencialmente poliuretano expandindo (espuma).

A segunda camada é uma camada intermediária de material resiliente 5, configurada para elevar os membros inferiores de tal forma que o peso seja distribuído ao longo da sua parte posterior. Esta camada deve, preferencialmente, possuir uma densidade de aproximadamente 33 g/cm 3 para ser capaz de sustentar todo o peso do membro inferior, sem sofrer deformações.

A terceira camada de material resiliente é uma última camada do suporte posicionador para membros inferiores 1 , que é uma camada superior de material resiliente 6, compreendendo na configuração preferencial da presente invenção uma espuma alveolada, preferencialmente de densidade de aproximadamente 33 g/cm 3 , configurada para melhorar a circulação sanguínea e manter o calcâneo e a perna livres de pressão. Esta terceira camada de material resiliente pode ser uma camada superior distinta colada na segunda camada, ou mesmo ser uma simples construção específica nesta porção da segunda camada.

Assim, a configuração resultante do suporte da presente invenção, composta por geometria e densidade de material, possibilita, de maneira bastante importante, manter o calcâneo livre de pressão, o joelho em posição anatómica e a fossa poplítea livre. Portanto, a presente invenção não predispõe o risco para desenvolvimento de trombose venosa profunda, possibilitando uma melhora na circulação sanguínea.

Em configurações alternativas, a camada superior de material resiliente 6 pode ser uma camada de material gel, silicone (incluindo LSR), espuma simples, ou seja, não alveolada, entre outros. Uma configuração alternativa pode ainda manter a camada superior de material resiliente 6 restrita, por exemplo, somente à depressão côncava 3. De modo similar, outra configuração pode apresentar a camada de material resiliente alveolado somente na depressão côncava 3. Neste sentido, as duas porções do suporte posicionador para membros inferiores 1 podem ser injetadas juntos em um único objeto, por exemplo, ou possuírem duas ou três camadas distintas coladas, como apresenta a configuração preferencial da presente invenção.

Como pode ser visto na figura 4, a geometria específica do suporte posicionador para membros inferiores 1 da presente invenção é extremamente importante para a prevenção dos edemas e úlceras por pressão. Deste modo, é necessário que ambas a primeira região de apoio rai e a segunda região de apoio ra 2 sejam inclinadas em relação ao eixo de base e s do suporte posicionador para membros inferiores 1 , gerando a geometria de secção substancialmente triangular. Esta inclinação é preferencialmente paralela à superfície de apoio 2, ou seja, ao leito ou maca cirúrgica, e uma depressão côncava 3 se inicia na junção da primeira região de apoio rai com a segunda região de apoio ra 2 , se estendendo até o final da segunda região de apoio ra 2 , criando assim uma angulação com eixo de base e s do suporte posicionador para membros inferiores 1 distinta da angulação da primeira região de apoio rai e da segunda região de apoio ra 2 . Testes demonstram que, preferencialmente, a inclinação de apoio a ra da primeira região de apoio ra-ι e da segunda região de apoio ra 2 deve possuir um valor entre aproximadamente 12° e 30°, enquanto inclinação de depressão a dc da depressão côncava 3 deve possuir um valor entre aproximadamente 4 o e 10°, ambas em relação ao eixo de base e s do suporte posicionador para membros inferiores 1.

Ainda, como ilustra a figura 5, para uma melhor distribuição dos pesos da perna sobre o suporte posicionador para membros inferiores 1 , o raio da depressão côncava r dc deve, preferencialmente, possuir uma dimensão entre 112 mm e 115 mm, sendo o centro c dc do raio da depressão côncava r dc descolado um pouco acima do suporte posicionador para membros inferiores 1. Isto possibilita o encaixe de uma perna adulta de tamanho médio (com uma abertura aproximada de 13cm) e uma melhora adicional na distribuição do peso.

Adicionalmente, é uma característica preferencial da presente invenção, também, que a depressão côncava 3 (que também pode ser denominada de canaleta côncava, cavidade, cava, sulco, entre outros) cubra uma extensão do início da panturrilha até o início do calcanhar, de modo que a panturrilha permaneça apoiada, porém o calcâneo não entre em contato com a superfície de apoio. Deste modo, a panturrilha permanece apoiada sobre a segunda região de apoio ra 2 que suporta o peso do membro inferior, o joelho fica apoiado sobre a primeira região de apoio ra-ι evitando assim a sua hiperextensão e o calcâneo atravessa o final da segunda região de apoio ra 2 , ficando totalmente livre de pressão. Ainda, esta depressão côncava 3 deve aumentar conforme adentra a segunda região de apoio ra 2 e, deste modo, pode se dizer que a depressão côncava 3 se inicia como um simples ponto e termina como uma semi- circunferência, ou seja, a depressão côncava 3 é uma abertura elíptica dentro da segunda região de apoio ra 2 .

De modo preferível ainda, como pode ser visto da figura 4, o melhor meio de construção da presente invenção compreende uma primeira região de apoio rai com aproximadamente um terço do comprimento total ra T do suporte posicionador para membros inferiores 1 e a segunda região de apoio ra 2 compreendendo os outros dois terços deste comprimento. Deste modo, a depressão côncava 3 possui também dois terços do comprimento total do suporte posicionador para membros inferiores 1 , possuindo uma geometria substancialmente elíptica.

A altura final h dc da depressão côncava 3 em relação à superfície de apoio é, na configuração preferencial, de aproximadamente 53mm, e está relacionada com a altura inicial H dc da depressão côncava 3 por meio dos ângulos preferenciais (a dc entre 4 o a 10° e a ra entre 12° a 30°) e dos comprimentos totais ra-r, da primeira região de apoio ra-i e da segunda região de apoio ra 2 . Esta geometria específica é determinada para um apoio correto dos membros inferiores sobre a depressão côncava 3. O comprimento total raj deve, preferencialmente, variar conforme o tamanho da perna do paciente. Deste modo, deve possuir um valor preferencialmente entre 450mm e 600mm. Assim, a primeira região de apoio rai deve possuir um comprimento entre 150mm e 200mm e a segunda região de apoio ra 2 possuir um comprimento entre 300mm e 400mm, proporcionalmente. Ou seja, a altura inicial H dc da depressão côncava 3 varia aproximadamente entre 32mm e 1 16mm e a altura final h dc da depressão côncava 3 em relação à superfície de apoio 2 varia aproximadamente entre 31 mm e 106mm. Sendo a que a altura total Hs do suporte posicionador para membros inferiores 1 varia entre 96mm e 347mm, pode-se afirmar que a altura final h dc da depressão côncava 1 varia entre aproximadamente um terço e metade da altura total H s do suporte posicionador para membros inferiores 1 .

Testes e ensaios para validação clínica apontaram que isto se deve ao fato da necessidade de o suporte posicionador para membros inferiores 1 ter um tamanho suficiente para elevar o calcâneo do paciente para que ele não toque a superfície de apoio, porém de mesmo modo evitar que a primeira região de apoio ra-ι atinja a região do glúteo, o que pode provocar dor nos pacientes.

Por outro lado, como ilustrado pela figura 6, o suporte posicionador para membros inferiores 1 da presente invenção pode, também, ser preferencialmente usado com uma capa protetora, composta por nylon 70 resinado, ou dotada de componentes similares, que possa ser facilmente higienizável. Adicionalmente, o material desta capa protetora deve ser configurado para transmitir menos calor para os membros inferiores do paciente. Adicionalmente, é previsto a possibilidade do uso de um fecho 8 na posição lateral do suporte posicionador para membros inferiores 1 ou na capa protetora, para a fixação de dois posicionadores de calcâneo 1 , possibilitando a utilização unilateral e/ou bilateral do suporte posicionador para membros inferiores 1 para uma melhor adaptação do paciente.

Mesmo quando a capa protetora é utilizada, pode-se prever em sua superfície inferior a mesma camada antiderrapante já mencionada anteriormente. Com a utilização da capa protetora é prevista também a higienização e possível reutilização em diversos pacientes, sem a transferência de agentes infectantes ou outros eventuais problemas.

Por fim, é prevista ainda uma base rígida 9 dotada de uma superfície acolchoada, que se dispõe na frente do suporte para prover acomodação às faces inferiores dos pés do paciente, melhorando o conforto do paciente e evitando possíveis problemas do tipo pé equino, conforme pode ser visto na figura 7. Adicionalmente, a invenção também pode apresentar tiras laterais que, além sustentar a base rígida 7, também permitem reguiagem do ângulo de inclinação dessa base rígida 7 em relação ao suporte posicionador para membros inferiores 1 , para melhor acomodar as faces inferiores dos pés do paciente.

Frente ao acima exposto, cabe destacar que, o "design de canaleta", tal como proposta na presente invenção, revestido com colchão piramidal e diferentes densidades de material resiliente promovem, de maneira bastante importante, uma melhor acomodação e conforto de membros inferiores - MMII do paciente, além de minimizar a rotação do seu quadril. O prolongamento e elevação do calcâneo mantêm, adicionalmente, a poplítea livre e impede a hiper- extensão do joelho. Esta configuração pode ser utilizada para pacientes de estado crónico, crítico, semi-críticos, incluindo aqueles instalados em UTIs e unidades de terapia semi-intensiva, ou pacientes cirúrgicos, evitando eventos adversos graves como as úlceras por pressão, que podem levar ao amputamento de membros em casos mais extremos.

Logicamente, embora todas as construções citem um material resiliente como meio preferencial, componentes diversos como poliuretano expandindo, gel, silicone, borracha, resinas, plástico, polímeros, molas, ou materiais similares podem ser empregados para a construção do suporte posicionador para membros inferiores 1 , desde que respeitando os limites de densidade e geometria aqui descritos.

Para o caso de utilização de poliuretano expandindo como componente das camadas do suporte posicionador para membros inferiores 1 , deve-se citar que é possível o aproveitamento de um único bloco de espuma cortado diagonalmente para a produção de dois suportes posicionadores para membros inferiores 1 com esta geometria, ou seja, no modelo como foi concebida a presente invenção, os custos de produção são extremamente reduzidos e as perdas são ínfimas se comparadas aos documentos e soluções existentes no estado da técnica.

Tendo sido descrito um exemplo de concretização preferido, deve ser entendido que o escopo da presente invenção abrange outras possíveis variações, sendo limitado tão somente pelo teor das reivindicações apensas, aí incluídos os possíveis equivalentes.