Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUPPORT OF A PRESSURE SHOE FOR A GRINDING BELT WITH FLUID CIRCULATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/025429
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention is an accessory for installation on grinding machines. The accessory is the support body, or skate holder in industrial language, for receiving the skate, over which the grinding belt will slide. It is comprised of support guides (1). These are fixed to the support body by screws. In the support body (4) there is a groove through which the cooling coil (3) passes, which is protected by the coil protection cover (2). Fixed to the opposite side of the support body (4) is the skate (5), which is an adjustable and mouldable structure, over which passes the grinding belt (6) that is in contact with the object to be ground or polished. The objective is to reduce temperature, decreasing the risk of fire and increasing productivity and grinding efficiency.

Inventors:
PEREIRA FILIPE (PT)
Application Number:
PCT/PT2022/050022
Publication Date:
February 01, 2024
Filing Date:
July 26, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
STC STACAB SERVICOS PARA IND DE ACABAMNETOS LDA (PT)
International Classes:
B24B21/08; B24B21/18; B24B55/02
Foreign References:
US5295329A1994-03-22
DE2608730A11977-09-08
DE1045634B1958-12-04
DE2306660A11974-08-15
DE102017201970A12018-08-09
FR2079743A51971-11-12
CN205465581U2016-08-17
EP2251139A22010-11-17
Attorney, Agent or Firm:
PELAYO DE SOUSA HENRIQUES, Pedro Gil (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - Suporte para patim com refrigeração através de permutação forçada a fluido caraterizado por ter uma guia de suporte que permite acoplar à máquina de lixamento e que possui no seu corpo de suporto (4) do patim uma ranhura por onde passa uma serpentina (3) de arrefecimento de temperatura.

2 - Suporte de acordo com a reivindicação 1, caraterizado por ter a serpentina (3) disposta ao longo de todo o corpo de suporte (4), com entrada e saida pelo mesmo lado do corpo de suporte (4), criando um circuito fechado do fluido refrigerador.

3 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 e 2, caraterizado por a serpentina (3) ser fabricada em cobre ou outro metal que potencie a transferência de calor.

4 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 3, caraterizado por a serpentina (3) poder ser ajustada em função do material do corpo de suporte (4) do patim (5).

5 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 4, caraterizado por permitir a redução da temperatura do patim (5), e consequentemente da banda de lixa (6).

6 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 5, caraterizado pela diminuição de temperatura que permite reduzir o risco de incêndio durante o lixamento.

7 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 6, caraterizado por aumentar a vida útil do patim (5) descartável, em função da diminuição da temperatura do mesmo. 8 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 7, caraterizado por aumentar a vida útil da banda de lixa (6), em função da diminuição da temperatura da mesma.

9 - Suporte de acordo com as reivindicações 1 a 8, caraterizado por diminuir o tempo de paragem da máquina por sobre aquecimento de componentes da mesma.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

RecebidaspelaSecretariaInternacionalnodia15dedezembrode2023(15.12.2023)

1 - Suporte para patim de pressão para uma banda de lixa (6), com refrigeração por circulação de fluido, suporte esse dotado de uma guia de suporte (1), que permite acoplá-lo à máquina de lixamento, e de um corpo (4) de suporte do patim (5), suporte para patim esse caracterizado por o dito corpo (4) estar dotado de uma ranhura por onde passa uma serpentina (3) de refrigeração, para arrefecimento de temperatura.

2 - Suporte de acordo com a reivindicação n. O° 1, caraterizado por ter a serpentina (3) disposta ao longo de todo o corpo (4) de suporte, com entrada e saída pelo mesmo lado do dito corpo (4) de suporte, criando um circuito fechado do fluido refrigerador.

3 - Suporte de acordo com aass reivindicações n.°s 1 e 2, caraterizado por a serpentina (3) ser fabricada em cobre ou noutro metal que potencie a transferência de calor.

4 - Suporte de acordo com as reivindicações n.°s 1 a 3, caraterizado por a serpentina (3) ser ligada a um refrigerador.

5 - Suporte de acordo com as reivindicações n. °s 1 a 4, caraterizado por ter uma sonda para monitorizar a sua temperatura de trabalho.

Description:
DESCRIÇÃO

Suporte para patim com refrigeração através de permutação forçada a fluido

Área técnica de invenção

Atualmente os sistemas de lixamento ou lixação industrial de materiais (madeira, etc) dependem de máquinas cada vez mais sofisticadas, que recorrem a componentes que por si só contribuem para a melhoria continua do processo. Com efeito, as máquinas industriais têm vindo a aprimorar os seus mecanismos de lixamento, nomeadamente através do aprimoramento dos componentes que podem ser acoplados em cada uma dessas máquinas.

A construção de maquinaria de lixamento tende a ser capaz de fazer perdurar muito no tempo a sua utilização, diminuindo a componente de manutenção da máquina. Contudo, há um conjunto de componentes, que podemos considerar essenciais, e que são manuseáveis e até adaptáveis em função da necessidade de cada tipologia de lixamento.

Ora, foi, e é, precisamente aqui, na área dos acessórios/componentes de desgaste mais acentuado/rápido que centramos a nossa invenção.

Para cada tipo de material a lixar, há necessidade de introduzir diferentes tipos de lixa/banda de lixa, mas também da intensidade com que a lixa é aplicada. Essa intensidade, mas também o material a ser lixado e ainda a própria composição da lixa ditam a qualidade da lixamento. 0 granulado da lixa é ainda um outro fator a ter em conta nesta aplicação da lixa para moldar o material/objeto a ser lixado.

A forma como se lixa, a forma como se aplica a lixa, o tempo de aplicação e demais componentes desta atividade de lixamento, são essenciais para determinar a duração da lixa e consequentemente os custos associados ao processo de lixamento .

Ora, um fator essencial na duração da lixa, mas também na duração do tempo de lixamento é a temperatura que a lixa atinge.

Resolver ou mitigar este problema do aquecimento é preponderante para a industrial.

Estado da técnica

Hoje em dia a utilização de sistema de lixamento com acoplação de porta patins na máquina que faz a função de lixamento é já existente. Varia em função da tipologia da máquina a que está acoplado, e tem um funcionamento relativamente padronizado. Todos os sistemas pré-existentes, como aliás esta invenção, debatem-se com a capacidade de os seus sistemas, onde a lixa é colocada, serem mais ou menos eficientes do ponto de vista da capacidade de redução da temperatura. Essa função está assegurada em todos os sistemas pré-existentes através de arrefecimento natural, sendo este mais ou menos eficientes, de acordo com a forma de construção e de acordo com a tipologia de materiais, mas sem forma induzida de controlo da temperatura.

Sumário da invenção 0 presente invento refere-se a um acessório para instalação em máquinas de lixamento. Este acessório é o porta patim onde é colocado o patim, em cima, qual deslizará a banda de lixamento dos materiais a lixar.

Grande parte das máquinas industriais de lixamento possuem a capacidade de colocar na sua extremidade um porta patins, que servirá de base à colocação de um patim sobre o qual desliza a lixa. Esse patim tem a importante função de acomodar a lixa de uma forma que permita tirar o máximo partido da mesma, promovendo a máxima eficiência desta e reduzindo, desta forma, o custo da operação.

A forma mais eficiente de manter as máquinas de lixamento com grande durabilidade é a utilização de um acessório (porta patins) que acomodará o sistema por onde passa a cinta de lixa nas máquinas industriais. Este porta patins é composto, numa das faces pela guia de suporte à máquina e na outra pelo patim onde deslizará a banda de lixa.

A presente invenção é um porta patim destacável por onde passam as cintas de lixamento, construído em aluminio mecanizado, ou outro metal que assegure a resistência mecânica da peça e a permutação do calor gerado durante a operação .

A refrigeração do patim, e consequentemente da banda de lixa é o elemento essencial da presente invenção.

A temperatura é referida em várias patentes anteriores, como algo a combater durante a lixagem, pelo risco de incêndio, desgaste prematuro dos patins, cintas de lixa e diversos componentes da máquina.

Para além do referido a temperatura durante a lixagem provoca empenos e defeitos superficiais indesejáveis ao correto acabamento dos produtos a lixar.

No entanto, os produtos existentes no mercado recorrem apenas a convecção natural do ar para refrigerar o porta patins, este produto que apresentamos é inovador no sentido em que recorre a permutação de calor utilizando um fluido, obtendo de esta forma uma redução de temperatura muito mais eficaz, sem depender da temperatura exterior e com uma eficiência muito mais elevada.

A refrigeração do suporte para patim através de permutação forçada a fluido pode ser aplicada em diversas áreas sempre que se aplique a lixagem ou polimento de superficies. Neste caso em particular apresentamos o processo de lixagem utilizado nas empresas produtoras de painéis de aglomerado de madeira, MDF, cuja sigla significa Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas, podendo ser produzido a cru ou revestidos a melamina, HDF, cu a sigla significa High Density Fiberboard, em português, placa de fibra de alta densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas, OSB, cuja sigla significa Oriented Strand Board, em português, aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas, folha de madeira, painéis folheados, painéis laminados, etc.

A temperatura do porta patins é controlada através de uma sonda para monitorizar e controlar a temperatura de trabalho. A temperatura é assim controlada através da indução de um fluido na serpentina incrustada no porta patins por forma a que este, ao diminuir a sua temperatura de trabalho possa transmitir ao patim e consequentemente à lixa a temperatura adequada de aplicação da lixa ao elemento lixado, aumentando a durabilidade da banda de lixa, diminuindo os riscos de incêndio, aumentando o controlo da qualidade do lixamento, diminuindo/eliminando tempos de paragem das máquinas e contribuindo para a consequente redução de custo da operação. Descrição da invenção

0 presente invento carateriza-se por ser uma peça (porta patins) com dimensão variável em função da máquina a que for acoplada, mas que terá sempre uma guia de suporte (1) que será a forma de unir o acessório à máquina de lixamento. 0 porta patins é então composto pela guia de suporte que está fixa ao corpo do suporte (4). Este corpo de suporte possui um rasgo em toda a sua extensão por onde passa a serpentina de refrigeração (3). Esta serpentina de refrigeração embutida no corpo de suporte (4) tem entrada e saida na mesma extremidade do corpo de suporte (4) e está ligada ao refrigerador (não representado). A serpentina de refrigeração (3), é fabricada em cobre ou outro metal que potencie a transferência de calor é foçada a circulação de um fluido refrigerante por forma a permutar o calor gerado durante a operação da máquina. Para proteção da serpentina (3), é colocada uma tampa de proteção da serpentina (2) que é fixada ao corpo de suporte (4) por meio de parafusos.

Na contra parte do corpo de suporte (4) existe um encaixe para colocação do patim (5) sobre o qual deslizará a banda de lixa (6). 0 patim (5) é uma peça de substituição que serve de calcador e ponto de contacto entre a banda de lixa (6) e o material a ser lixado ou polido (7), sendo que os patins são estáticos e as bandas de lixa e o material a ser lixados são dinâmicos, originando um grande aumento da temperatura nessa zona.

A fricção provocada pela passagem da banda de lixa (6) pelo patim (5) é indutora de elevadas temperaturas, tanto no acessório aqui retratado, como no material a ser lixado ou polido (7). A presente invenção poderá sofrer modificações induzidas pelas próprias máquinas onde for aplicada. Caraterísticas como os materiais das máquinas, dimensão e velocidade de processamento do lixamento são geradoras de possíveis variações da invenção. Contudo, em todas elas será aplicado o principio de que utilizará sempre a refrigeração do suporte para patim através de permutação forçada a fluido.

A maleabilidade na construção do corpo de suporte (porta patim) garante a adaptação do mesmo suporte a diferentes tipos de máquinas, com a garantia de maximização de eficiência .

Barcelos, 26 de julho de 2021