Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUPPORTING AND STABILIZING SYSTEM FOR GOODS VEHICLES THAT CAN BE COUPLED TO A TRACTOR UNIT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/142821
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a supporting and stabilizing system for goods vehicles that is coupled to a tractor unit used to transport agricultural goods in loading and unloading yards with uneven ground.

Inventors:
SANTORO ADAMO (BR)
RAMOS ALEX (BR)
KRUSCINSKI CLEITON JOSÉ (BR)
Application Number:
BR2019/050568
Publication Date:
July 16, 2020
Filing Date:
December 26, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BOSCH REXROTH LTDA (BR)
International Classes:
B60S9/10; B60D1/66; B60S9/00
Foreign References:
EP0177482A21986-04-09
DE202007007871U12007-10-11
US8286997B22012-10-16
US9873410B22018-01-23
US4118054A1978-10-03
EP1590215B12007-06-13
EP1669267A22006-06-14
DE102007053209A12009-05-07
Attorney, Agent or Firm:
KASZNAR LEONARDOS PROPRIEDADE INTELECTUAL (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador dotado de uma região de armazenagem de carga delimitada por um conjunto de paredes ortogonais entre si (P); pelo menos um conjunto de rodas de movimentação (R) e um dispositivo de engate em veículo movimentador (E) caracterizado pelo fato de que compreende

• Pelo menos um calço mecânico (AA);

• Pelo menos um dispositivo hidráulico dotado de um pistão

(A);

• Pelo menos um meio de armazenagem de um fluido hidráulico (1);

• Pelo menos um dispositivo direcionador de fluxo de fluido hidráulico (B);

• Pelo menos um dispositivo de bombeamento de fluido hidráulico (2);

• Pelo menos um acionamento eletromecânico (M) acoplável ao dispositivo de bombeamento (2).

2. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende um invólucro de armazenamento C.

3. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende um invólucro C dotado de blindagem à prova de pó.

4. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende um invólucro C dotado de blindagem à prova de água.

5. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende pelo menos um meio condutor de fluido hidráulico (3).

6. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo meio condutor de fluido hidráulico (3) compreende pelo menos uma mangueira hidráulica.

7. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo dispositivo hidráulico (A) compreende um cilindro hidráulico.

8. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo dispositivo direcionador de fluxo (B) de fluido hidráulico compreende uma válvula duplo piloto.

9. Sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo dispositivo de bombeamento de fluido hidráulico (2) compreende uma bomba hidráulica.

Description:
SISTEMA DE APOIO E CALÇAMENTO DE VEÍCULO DE CARGA ACOPLÁVEL A VEÍCULO MOVIMENTADOR

[001] A presente invenção descreve um sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplado em veículos do tipo cavalo mecânico utilizado em transporte de cargas agrícolas em pátios de carga e descarga localizados em terrenos acidentados.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] Em lavouras de produtos agrícolas como cana de açúcar, cuja colheita é feita em alta escala e em grandes velocidades, é necessário que as colheitadeiras rapidamente colham o produto em questão e o levem o mais rápido possível para que seja descarregado em caminhões de transporte de cana, a fim de que seja liberado espaço nas colheitadeiras para continuar a colheita da cana de açúcar.

[003] Os caminhões de carga de cana de açúcar costumam ser dotados de um cavalo mecânico e uma carreta, a qual é carregada com a cana de açúcar recentemente colhida. A carreta pode ser única, ou ainda conter mais uma ou duas outras carretas acopladas a ela. Essa carreta deve ser engatada ao cavalo mecânico para que seja adequadamente puxada até uma área de descarga, que normalmente é uma usina de beneficiamento de cana de açúcar para produção de álcool, etanol, açúcar propriamente dito e outros derivados.

[004] As carretas, enquanto estão sendo abastecidas com a cana recém colhida pelas colheitadeiras costumam ficar estacionadas e posicionadas em um pátio reservado a elas em uma área da própria lavoura, um terreno não pavimentado, normalmente acidentado, barrento e cheio de terra, a fim de facilitar o trabalho das colheitadeiras.

[005] E comum que o número de carretas para o transporte da cana de açúcar colhida seja muito maior do que a quantidade de cavalos mecânicos disponíveis para puxar as respectivas carretas. Dessa forma, enquanto uma carreta está posicionada no pátio para ser carregada com o resultado da produção agrícola, outra é conduzida para a usina de beneficiamento, num processo que tem que ser rápido, contínuo e ininterrupto pelas 24 horas diárias, aonde qualquer desperdício de tempo pode gerar um grande impacto na colheita da cana.

[006] Uma característica construtiva que essas carretas costumam apresentar é um grande comprimento. O conjunto de rodas dessas carretas normalmente ficam posicionadas mais próximas da sua extremidade final, ou seja, atrás da linha mediatriz da carreta. Isso se dá pelo fato de a carreta ficar perfeitamente equilibrada quando devidamente acoplada ao cavalo mecânico. No entanto, quando a careta não estiver acoplada ao cavalo mecânico, é necessário um sistema de pés ou calços (popularmente conhecido como patolas) para apoiar e manter em balanço a carreta.

[007] Esse sistema de patolas costuma ser acionado mecanicamente, quase de forma manual, sendo necessários três operadores para executarem a operação de subida e descida dos pés, bem como para checar e conduzir o perfeito acoplamento do conjunto cavalo mecânico e carreta.

[008] Por envolver três trabalhadores simultaneamente, essa é uma etapa extremamente crítica para o carregamento e transporte das carretas, pois costumam acontecer muitos acidentes, como o tombamento da carreta por uma patola mal calçada junto ao piso, bem como o impacto, atropelamento e ainda esmagamento de membros de trabalhadores na acoplagem da carreta, uma vez que os trabalhadores estão na região aonde se localizam as patolas, o seu respectivo sistema de subida e descida e o ponto de acoplagem da carreta com o cavalo mecânico. Pela forma como ela é executada, essa etapa requer muito cuidado, o que faz com que o tempo para sua execução seja em tomo de 10 minutos.

[009] Dessa forma, visando aumentar a segurança da operação de descida e subida das patolas e agilizar toda essa etapa, a presente invenção a seguir descrita revela um sistema automatizado de apoio e calçamento de veículo de carga.

OBJETIVOS E DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

[0010] Visando superar os inconvenientes do estado da técnica, a presente invenção tem como objetivo prover um sistema de apoio e calçamento de veículo de carga do tipo carreta acoplável a veículo movimentador (cavalo mecânico, por exemplo) dotado de uma região de armazenagem de carga delimitada por um conjunto de paredes ortogonais entre si P; pelo menos um conjunto de rodas de movimentação R e um dispositivo de engate em veículo movimentador E, sendo que o dito sistema compreende

[0011] · Pelo menos um calço mecânico AA;

• Pelo menos um dispositivo hidráulico dotado de um pistão A;

• Pelo menos um meio de armazenagem de um fluido hidráulico 1;

• Pelo menos um dispositivo direcionador de fluxo de fluido hidráulico B;

• Pelo menos um dispositivo de bombeamento de fluido hidráulico 2;

• Pelo menos um acionamento eletromecânico M acoplável ao dispositivo de bombeamento 2.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS FIGURAS

[0012] As figuras descrevem:

Figura 1 - Vista em de uma carreta transportadora de cana de açúcar.

[0013] Figura 2 - Vista esquemática do sistema objeto da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS FIGURAS

[0014] Como pode ser visto nas figuras 1 e 2, a presente invenção descreve um sistema de apoio e calçamento de veículo de carga do tipo carreta acoplável a veículo movimentador, tal como um cavalo mecânico, dotado de uma região de armazenagem de carga delimitada por um conjunto de paredes ortogonais entre si P; pelo menos um conjunto de rodas de movimentação R e um dispositivo de engate em veículo movimentador E, sendo que o dito sistema compreende

[0015] · Pelo menos um calço mecânico AA;

• Pelo menos um dispositivo hidráulico dotado de um pistão A;

• Pelo menos um meio de armazenagem de um fluido hidráulico 1;

• Pelo menos um dispositivo direcionador de fluxo de fluido hidráulico B;

• Pelo menos um dispositivo de bombeamento de fluido hidráulico 2;

• Pelo menos um acionamento eletromecânico M acoplável ao dispositivo de bombeamento 2.

[0016] O sistema é dotado de menos um meio condutor de fluido hidráulico 3 do tipo mangueira hidráulica.

[0017] Adicionalmente, o dispositivo hidráulico A pode compreender um cilindro hidráulico e o dispositivo direcionador de fluxo B de fluido hidráulico compreende uma válvula duplo piloto. O dispositivo de bombeamento de fluido hidráulico 2 compreende uma bomba hidráulica.

[0018] Além disso, o sistema de apoio e calçamento de veículo de carga acoplável a veículo movimentador ainda compreende um invólucro de armazenamento dotado de blindagem à prova de pó e de água C, que pode ser chamada de caixa de força ou ainda Power Pack. Nessa caixa estão posicionados o motor elétrico M e a bomba 2, um conjunto de válvulas para acionamento do sistema e uma bateria para gerar energia para o funcionamento do sistema (não demonstrado nas figuras) e o reservatório de fluido hidráulico 1.

[0019] Nessa caixa, a interface com o operador se faz por meio de um botão (não demonstrado) que deve ser pressionado para descida e/ou subida do sistema de patolas. Para isso, se faz necessário apenas um único trabalhador para acionar o sistema de patolas AA, permitindo que os outros funcionários que eram necessários para essa atividade sejam deslocados para outras funções. Dessa forma, os calços AA são fixados ao solo de forma segura, firme e sem risco de acidentes.

[0020] Além disso, o sistema objeto da presente invenção reduz o tempo total dessa operação de 10 minutos para 02 minutos, ou seja, uma redução de 80% do tempo com o sistema manual.