Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SUSPENDED VEHICLE-PROTECTION COVER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/008560
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a cover (5) for vehicles which has a set of retractable rods (7) that, with one of the ends held in a storage box (4) and the other end attached to retractable rods (3) of a special moulding (1) on the alphanumeric front plate of the vehicle, allows the vehicle to be covered by a cover that remains at a distance from the bodywork panels thereof, thereby preventing scratching when the cover is placed in position or removed and affording protection against hail. The suspended cover can also be set at an angle, after being placed in position, to prevent accumulations of solids and liquids and is furthermore secure against vandals since no materials are left exposed after installation. The invention offers ease of installation, removal and stowage in vehicle luggage compartments, and makes it possible to cover small, medium and large vehicles, it sufficing to increase or to reduce the number of retractable rods and to use a cover of suitable size.

Inventors:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000267
Publication Date:
January 16, 2014
Filing Date:
July 18, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FERNANDES PEDRO RICARDO CLEMENTE (BR)
International Classes:
B60J11/00
Foreign References:
BR6500830U1987-01-27
BR6501037U1987-03-04
US4732421A1988-03-22
US6682123B22004-01-27
US1918423A1933-07-18
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- "CAPA SUSPENSA PARA PROTEÇÃO DE VEÍCULOS", caracterizada por ser constituída de uma caixa de armazenamento (4) que deverá ser fixada no engate (8) que se instala em veículos, contendo em seu interior hastes retráteis (7) que depois de fixadas no receptáculo (10) no fundo da caixa de armazenamento, deverão ser estendidas por sobre o veículo, oferecendo assim uma forma de fixar a capa (5) sobre o veículo e afastada da lataria do mesmo.

2- "CAPA SUSPENSA PARA PROTEÇÃO DE VEÍCULOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por constituir-se de uma moldura especial (1), que deverá ser instalada sob a placa frontal alfanumérica dos veículos, moldura essa que possui em seu interior um conjunto de hastes retráteis (3) que servirão para fixar na parte frontal do veículo a outra extremidade das hastes retráteis (7) que estão fixadas na caixa de armazenamento (4) na parte traseira do veículo; além disso, possibilitar regulagem na altura que se deseja que a haste retrátil (7) e a capa (5) fiquem afastadas da lataria do veículo.

3- "CAPA SUSPENSA PARA PROTEÇÃO DE VEÍCULOS", caracterizada por constituir-se de uma capa (5) para veículos, podendo ser confeccionada de tecidos, plásticos ou outros materiais, não restritivo, com costuras (13) centrais, que formem um túnel de passagem para as hastes retráteis (7), o que irá permitir que a capa (5) não fique solta e a mesma possa ser puxada e estendida sobre as hastes retráteis (7), cobrindo todo o veículo.

Description:
CAPA SUSPENSA PARA PROTEÇÃO DE VEÍCULOS

Atualmente, o grande número de veículos automotores nas grandes cidades, trouxe junto o problema de encontrar estacionamentos cobertos disponíveis e garagens residenciais que possam proteger todos os veículos do sol e da chuva. Algumas pessoas vão ao trabalho e deixam seus veículos durante todo o dia exposto ao sol e a chuva, pois nem sempre os estacionamentos disponíveis são cobertos.

Muitas edificações não possuem estacionamentos cobertos para todos os usuários ou moradores e com o aumento constante do número de veículos, o problema de conseguir estacionar um veículo em local coberto tende a aumentar. Sabe-se que um veículo, por períodos prolongados e frequentes de exposição ao sol, o sereno da madrugada e a chuva, poderá ter sérios danos na pintura, painéis e também nas partes plásticas externas e internas, que acabam recebendo a incidência de altas temperaturas dos raios solares quase que diariamente e isso diminui o tempo de durabilidade dos materiais citados.

Outro problema enfrentado por proprietários de veículos é a chuva de granizo, que danifica o veículo e traz grandes prejuízos financeiros. Muitas vezes os veículos estão transitando pelas ruas e são pegos de surpresa pela chuva de granizo. Alguns buscam por locais cobertos como os postos de gasolina.

Outros proprietários não estão próximos dos veículos e estes podem sofrer sérios prejuízos. Situação comum quando o proprietário deixa o veículo no estacionamento da empresa, do aeroporto ou mesmo nas ruas.

O estado da técnica apresenta algumas soluções para o problema, com capas diversas e diversas maneiras de instalar e transportar.

O Documento CN20072147930U mostra uma capa para veículos que está envolta num anteparo que deverá ser fixado na tampa do porta-malas e logo após deverá ser desenrolada para cobrir o veículo. A capa principal cobre apenas a parte superior do veículo, vindo a necessitar de outras capas para proteger as partes laterais dos veículos.

O Documento CN19922013153U, mostra um equipamento elétrico com comandos para que uma capa possa cobrir veículos.

O Documento GR89100558 (A), mostra uma capa para carro que terá o estojo de armazenamento fixado ao teto do veículo, e que deverá ser desenrolada no momento da utilização, sendo então presa por barras como as de ferro em estruturas que estarão debaixo de cada um dos quatro pneus.

A capa mostra cobrir apenas a parte superior dos veículos e necessitaria de fixar outras partes de capa, caso quisesse cobrir todo o veículo. A estrutura colocada embaixo de cada um dos quatro pneus, que servem para prender as barras de fixação da capa, demonstra que a instalação completa de todo o sistema exige muito tempo do usuário e muita habilidade no controle do veiculo, além de gerar um número grande de peças para formação do conjunto.

O Documento WO2008061433 mostra uma capa para veículos que deverá ser presa na parte frontal, no porta-malas do veículo e aos limpadores de para - brisa, possuindo um mecanismo de ajuste para tamanhos diferentes de veículos. Os desenhos mostram que a capa cobre apenas parcialmente o veículo e seu manuseio se mostra trabalhoso.

O Documento DE102009047824 mostra uma capa para veículos que deverá quando em repouso, estar armazenada em uma estrutura que ficará sobre o teto do veículo.

Para sua utilização será necessário desenrolar quatro conjuntos de lonas para conseguir cobrir todo veículo. É um sistema que ocupa muito espaço, muda a aparência do veículo e possui meios de fixação debaixo do veículo, o que poderá acarretar deformação da capa, quando em contato com partes quentes do veículo , como, por exemplo, o escapamento.

O Documento GR65769 mostra um sistema de proteção para veículos que deverá estar fixado ao teto do veículo e terá dois rolos de lonas protetoras. Para utilizá-lo deve-se puxar parte da lona que irá cobrir do meio para frente e depois puxar a outra parte que irá proteger do meio para trás.

Esse sistema irá proteger apenas a parte superior dos veículos, deixando as laterais descobertas. O sistema oferece algumas lonas que deverão ser encaixadas nas janelas para proteger as laterais dos veículos.

Esse sistema fica exposto a vandalismos e furtos, já que fica exposto no teto dos veículos. Possui inúmeras peças para sua montagem o que fará sua colocação ser demorada, além de interferir na aparência do veículo, já que em repouso ficará fixo no teto do veículo; além de expor suas lonas internas ao calor do sol, quando o veículo estiver em movimento.

O Documento BR MU6800608-0 detalha uma cobertura para veículos semelhante a do Documento GR65769, com rolos contendo lonas protetoras fixadas ao teto do veículo e por oferecer apenas cobertura à parte superior do veículo, oferece lonas para serem afixadas através de velcro às lonas superiores e assim proteger as laterais dos veículos.

A forma de fixar nos para-choques dos veículos deixa o sistema sujeito a vandalismos e furtos, principalmente as lonas que ficarão presas por velcro. O Documento BR PI0905553-3 detalha um Dispositivo para proteção solar no interior dos veículos automotores o qual através de um motor elétrico, movem-se películas que irão proteger internamente o painel, volante e os assentos dianteiros.

Esse sistema irá diminuir a incidência solar apenas em parte do interior do veículo, protegendo do sol alguns componentes, mas deixando toda parte externa exposta aos efeitos do sol.

Nenhum dos documentos citados estabelece a possibilidade de proteger o veículo de chuva de granizo, tendo como principal finalidade a proteção da luz do sol, principalmente devido à condição de que a capa ficará em contato com a lata ria do veículo.

Para minimizar os problemas causados pelo sol e exposição do veículo às intempéries com uma proteção mais efetiva, tornar a montagem do sistema de proteção ao veículo mais rápida e menos sujeita a vandalismos e furtos, além de proteger os veículos das chuvas de granizo é que se desenvolveu a Capa Suspensa para Proteção de Veículos.

A Capa Suspensa para Proteção de Veículos é um invento da área automobilística.

A Capa Suspensa para Proteção de Veículos ficará armazenada numa caixa feita em material resistente, como exemplo o ferro e deverá possuir um sistema para sua fixação no engate para reboques dos veículos. As capas deverão ser constituídas de material flexível e resistente, preferencialmente de algum tipo de plástico que proteja da luz do sol, da umidade e também possa resistir a pedras de granizo.

A Capa Suspensa para Proteção de Veículos deverá possuir um conjunto de hastes retráteis que quando estiverem abertas deverão se posicionar sobre o veículo, com distância segura da lataria do mesmo e deverão utilizar o receptáculo da caixa de armazenamento e as hastes retráteis da moldura especial que ficará sob a placa alfanumérica frontal do veículo.

O fato da capa não tocar na lata do veículo apresenta as vantagens de não provocar arranhões, permitir que a queda de granizo não atinja a lataria do veículo e ao ser recolhida não se arraste sobre a lataria.

A haste retrátil principal deverá possuir hastes internas que irão sendo puxadas para fora, mas que possuem limitadores evitando que se separem, formando um conjunto que se estende e que permite ser recolhido internamente.

O número de hastes internas poderá variar e assim atender a necessidade de cobrir veículos maiores ou menores. Essas hastes poderão ser constituídas de materiais diversos, como um plástico resistente, o alumínio e outros que sejam resistentes e leves.

A moldura especial que ficará sob a placa frontal alfanumérica dos veículos, deverá possuir um conjunto de hastes retráteis com um sistema de fixação em sua extremidade, que permita as hastes que cobrem o veículo se prender de forma segura, como por exemplo, o rosqueamento entre as mesmas.

A caixa que armazena a capa e a haste retrátil deverá ter um sistema de encaixe que permita sua fixação no engate dos veículos, com sistema de trava por chave, não restritivo, que impeça sua retirada por terceiros. Assim, quando o usuário for instalar sua capa, deverá retirar a caixa de seu veículo e prendê-la no engate. Em seguida, fechar o porta malas e prender a haste principal no receptor que estará no fundo da caixa de armazenamento. A capa deverá possuir costuras na parte central, que formem um pequeno túnel em toda sua extensão, por onde a capa ficará presa nas hastes retrátil principal e internas, quando abertas.

Em seguida, utilizando preferencialmente um cabo ou corda que deverá estar presa ou costurada na face frontal da capa, puxar a capa sobre as hastes, que quando abertas quase formam um meio arco sobre o veículo , até que alcance o limite da haste e possa ser fixada na moldura especial para garantir que não seja facilmente retirada. Assim, a capa não poderá ser retirada por terceiros e nem ficará solta, sujeita a movimentação pelo vento e outros. Assim, todo veículo estará coberto e sem que a capa encoste no teto do veículo, o que reduz o risco de arranhões e evita que pedras de granizo que caiam no veículo atinjam apenas a capa e não o teto do veículo.

Para guardar a capa a capa na caixa, será necessário soltar o cabo ou corda que prende a capa na moldura especial, puxar a capa de volta a parte traseira do veículo e depois soltar a hastes retráteis que estão presas nas hastes da moldura especial, recolhendo-as internamente na haste retrátil principal. Utilizar o cabo ou corda de puxar a capa para prendê-la na ponta da haste retrátil principal , soltar a haste retrátil principal do receptáculo da base da caixa de armazenamento, acomodar haste e capa na caixa de armazenamento, soltar a caixa do engate e guardá-la no veículo.

O invento descrito pode ser complementarmente compreendido através da seguinte descrição detalhada, em consonância com as figuras em anexo, onde:

A FIGURA 1 representa uma vista em perspectiva da moldura especial. A FIGURA 2 representa uma vista frontal em corte da moldura especial com destaque para a haste retrátil interna recolhida.

A FIGURA 3 representa uma vista frontal em corte da moldura especial com destaque para o sistema de rosquear na ponta da haste retrátil.

A FIGURA 4 representa uma vista lateral da haste retrátil principal estendida sobre um veículo e já fixada na haste da moldura especial.

A FIGURA 5 representa uma vista lateral em corte da capa sendo conduzida sobre a haste retrátil que está estendida sobre um veículo.

A FIGURA 6 representa uma vista lateral da capa suspensa quase cobrindo todo veículo e destacando o cabo para puxar a capa.

A FIGURA 7 representa uma vista lateral da capa suspensa cobrindo todo veículo.

A FIGURA 8 representa uma vista lateral de todo o sistema de fixação da capa suspensa sem a presença do veículo, com destaque para haste retrátil principal presa no receptáculo da base da caixa de armazenamento e também na haste retrátil da moldura especial e a capa sendo puxada.

A FIGURA 9 representa uma vista em perspectiva da haste retrátil que cobre o veículo com sistema de rosca em sua extremidade, antes de ser presa na haste retrátil da moldura especial.

A FIGURA 10 representa uma vista superior de um veículo com a caixa de armazenamento da capa suspensa aberta e com destaque para a haste retrátil já estendida sobre o veículo e presa na haste retrátil da moldura especial.

A FIGURA 11 representa uma vista superior da capa suspensa para proteção de veículos totalmente estendida sobre um veiculo.

A FIGURA 12 representa uma vista superior em corte da caixa de armazenamento da capa suspensa, com destaque para a acomodação da haste retrátil principal, a capa e o receptáculo para fixação da haste retrátil principal.

A FIGURA 13 representa uma vista lateral em corte da caixa de armazenamento da capa suspensa, destacando o encaixe da peça de travamento que irá fixar a caixa de armazenamento ao engate do veículo.

A FIGURA 14 representa uma vista superior da peça de travamento que irá fixar a caixa de armazenamento ao engate do veículo.

A FIGURA 15 representa uma vista inferior da capa suspensa, destacando a costura central que forma um túnel por onde passa a haste retrátil principal.

Com referência a essas figuras podemos observar a caixa de armazenamento (4) da capa suspensa, onde se encontra a haste retrátil principal (7), a capa (5), o receptáculo (10) na base da caixa que servirá para fixação da haste retrátil principal (7) e a peça de travamento (11) da caixa ao engate do veículo (8).

A haste retrátil principal (7) tem a função de sustentar a capa (5) sobre o veículo, mantendo uma distância segura da capa em relação à lataria do veículo, evitando arranhões na lataria por não permitir que a capa se arraste sobre a mesma e protegendo a lataria do veículo das pedras de granizo, pois as pedras não teriam contato direto com a lataria, devido ao espaço entre a capa e a lataria.

A haste retrátil principal (7) poderá ter o número de hastes internas que se desejar, podendo para um veículo pequeno apresentar cinco hastes internas e para um veículo grande apresentar sete hastes internas. A haste retrátil principal possui em sua base uma estrutura para fixação no receptáculo (10) do fundo da caixa de armazenamento (4) da capa (5), de forma que fique firme e bem segura. Na extremidade da primeira haste interna da haste retrátil principal (7) que irá se prender na haste retrátil (3) da moldura especial (1), deverá haver roscas externas (9) para sua fixação no receptáculo (12) da haste retrátil (3) da moldura especial (1).

Dessa forma, a haste retrátil principal (7) estará fixa sobre o veículo, presa em dois extremos do veículo e permitindo que uma capa (5) cubra toda extensão do veículo com uma distância de segurança da lataria do mesmo.

A moldura especial (1) deverá ser instalada debaixo da placa frontal dos veículos, bastando desparafusar a placa frontal e retirá-la. Em seguida, parafusar a moldura especial no lugar da placa frontal e em seguida parafusar a placa frontal, no espaço para ela reservado (2) sobre a moldura especial.

A moldura especial (1) possui internamente hastes retráteis (2) que deverão ser estendidas para receber o encaixe da haste retrátil principal (7) que cobre todo o veículo. A haste retrátil (3) da moldura especial (1) possui um receptáculo (12) para rosquear a extremidade (9) da haste retrátil principal (7), garantindo firmeza a todo conjunto.

A capa (5) deverá possuir um túnel de passagem da haste retrátil principal (7). Esse túnel será feito com costuras laterais (13) que terão a extensão de toda a capa e deverão ser feitas de forma centralizada.

Dessa forma, a capa (5) que estará unida a haste retrátil principal (7) através de um túnel formado por costuras laterais (13) , poderá ser puxada sobre as outras hastes através de cabo ou corda (6) unida em sua face frontal, cobrindo todo o veículo após percorrer todas as hastes que cobrem o veículo.

Para garantir que a capa não fique solta, o cabo ou corda (6) que serve para puxar a capa (5) sobre as hastes, deverá ser amarrado na moldura especial

(1)· A caixa para armazenamento (4) da capa suspensa e seus acessórios, deverá possuir um furo em sua face inferior, preferencialmente que tenha o tamanho da bola do engate (8) do veículo e que permita o encaixe no engate do veículo.

Para que fique fixa, a caixa para armazenamento (4) deverá possuir uma peça de travamento (11) em sua base, que após a colocação da caixa sobre o engate, bastará utilizar o trinco e assim evitar que a caixa seja retirada por terceiros.

Outros mecanismos poderão ser utilizados para fixar a caixa de armazenamento ao reboque, desde que garantam segurança e firmeza ao conjunto, visto que a capa poderá sofrer ação do vento, da chuva e outras circunstâncias de tensão.

Além disso, a caixa de armazenamento (4) é que sustenta a firmeza da haste retrátil principal (7), por isso a importância de mantê-la bem fixa ao engate (8) do veículo.

A capa (5) propriamente dita , deverá possuir formatos e tamanhos diversos para atender os diversos tipos de veículos. Poderá ser mais curta ou mais longa, com elástico nas extremidades, não restritivo, com reforço nas extremidades para aumentar a durabilidade de seu material, oferecer cores diversas e com faixas refletivas de segurança noturna, não restritivo.

Inovando na forma de cobrir veículos, a capa suspensa não entra em contato com a lataria dos veículos, se posiciona de forma a não reter sólidos nem líquidos, permite proteção contra chuva de granizo por estar afastada da lataria do veículo e oferece praticidade na colocação e na retirada do sistema como um todo.

De forma geral, oferece segurança contra vandalismos por não deixar materiais expostos após sua instalação e permitir que sua caixa de armazenamento seja trancada com cadeado durante seu uso e ser guardada no porta-malas do veículo, quando em repouso.

Portanto, inovando o estado da técnica, a capa suspensa garante inovação, comodidade, praticidade e proteção segura aos veículos.