Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SWEET-TYPE FUNCTIONAL PRODUCT FORMULATION WITH CHIA SEED AND AMARANTH
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/142938
Kind Code:
A1
Abstract:
Sweet-type functional product formulation with chia seed and amaranth, in which the patent of invention relates to a sweet-type functional product formulation that uses chia seed and amaranth in combination with carob or dietetic white chocolate, which aims to provide a product that is a slimming aid, by means of a satiating and anxiolitic effect and gastric deflation, and which assists in the control of cellulite through anti-inflammatory action, affording advantages by providing the consumer with the pleasure of eating a sweet without guilt, in the knowledge that this will assist in slimming, in benefiting health and appearance, but without change to the characteristic flavour of the product.

Inventors:
NOGUEIRA SUELI COUTINHO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000101
Publication Date:
October 03, 2013
Filing Date:
March 28, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NOGUEIRA SUELI COUTINHO (BR)
International Classes:
A23G1/00; A23L1/30; A23L29/238
Domestic Patent References:
WO2009089436A12009-07-16
WO2008066308A12008-06-05
Foreign References:
BRPI0905549A22011-08-16
BRPI1000670A22011-11-08
MXNL06000071A2008-10-09
US20100251934A12010-10-07
Other References:
"Carob Chia Mini Bundt Cakes", 18 May 2011 (2011-05-18), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130502]
"Low Sugar Carob Chia Cookies", 2 May 2013 (2013-05-02), Retrieved from the Internet
"Chocolate?? Não... é Alfarroba!", 20 March 2009 (2009-03-20), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130507]
"Bombons de Alfarroba - Alfarroba", 22 January 2011 (2011-01-22), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130307]
"Bombons de Alfarroba - Alfarroba", WAY BACK MACHINE DA PÁGINA, Retrieved from the Internet
"ChocoFitness chia com 54% cacau", 7 May 2011 (2011-05-07), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130507]
"O mundo dos chocolates saudáveis - Você Bonita", 27 March 2012 (2012-03-27), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130507]
PÁSCOA, 28 March 2013 (2013-03-28), Retrieved from the Internet [retrieved on 20130502]
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Eduardo Pereira da (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. "FORMULAÇÃO DE PRODUTO

FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO", composta por:

10 a 50 % de Semente de Chia;

10 a 40 % de Amaranto; e

10 a 80 % de Massa de Bombom a base de Alfarroba ou de Chocolate Branco Dietético.

Description:
"FORMULAÇÃO DE PRODUTO FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO".

Refere-se a presente Patente de Invenção a formulação de produto funcional do tipo de bombom que utiliza semente de chia e amaranto associados a alfarroba ou chocolate branco, que objetiva obter produto que auxilia no emagrecimento, através de efeito saciante e ansiolítico e esvaziamento gástrico e auxilia no controle da celulite pela ação antiinflamatória, trazendo vantagens de proporcionar ao consumidor o prazer de comer um bombom sem culpa, sabendo que ele ajudará no emagrecimento, na saúde e na estética, sem alterar o sabor característico do produto.

Como é de conhecimento dos meios técnicos ligados a fabricação de alimentos em geral e de bombons em particular, atualmente nas formulações de bombons do tipo chocolate branco ou chocolate ao leite convencionais, usam manteiga de cacau ou alfarroba, leite de vaca e açúcar ou edulcorantes naturais ou artificiais, que são bastante atrativos aos consumidores, porém nada colaboram para evitar a obesidade e a formação de celulite.

Além disto, encontramos no mercado os seguintes produtos:

a) Biscoitos de Amaranto germinado biscoitos chia

Trata-se de uma receita simples para obter crackers sem glúten, sem colesterol, sem gorduras saturadas, rico em ácidos graxos ômega e proteína.

Ingredientes: 1 / 2 xícara de amaranto, 1 / 2 xícara sementes de chia ou sementes de linhaça, 1 tbs. Paprika quente ou doce, água e 1 pitada de sal do Himalaia finamente triturado.

Preparo: misture muito bem em liquidificador todos os ingredientes, adicionando a água aos poucos até obter uma pasta viscosa suave e consistente. Espalhe-a em camada muito fina em um papel manteiga e seque-o de preferência em um forno a 115 graus F ou mais rápido a temperatura de 140 graus F.

b) iogurte com mamey, amaranto, aveia crua e chia.

Ingredientes: 1/2 mamey média, cortada em pedaços, aveia crua, sementes de Chia, amaranto inchado e sementes de linhaça.

Preparo: Coloque cerca de 1 / 4 de xícara de iogurte em um copo. Acrescente os ingredientes secos, em seguida, o mamey, outra camada de iogurte e assim por diante até que na ultima camada coloca-se iogurte e uma pitada de aveia, chia, amaranto e linhaça.

c) Bombons Lola

Criação de cientistas espanhóis, o chocolate que, além de não engordar, emagrece foi apresentado em feira na Espanha com sucesso. Estes bombons são saciantes e levam em sua composição: cacau, pralinê e um composto biológico à base da microalga espirulina.

Pesquisando no banco de patentes brasileiro, encontramos os seguintes pedidos de patentes:

1) Patente brasileira PI 0904245-8 Confeitos, Balas, Goma de Mascar, Barras Alimentícias de Cereais, Chocolates e Outras Guloseimas com Aditivos Auxiliares ao Controle De Peso Corporal Humano que revela combinações, em variadas concentrações, de aditivos com propriedades de auxiliarem o controle do peso humano, nas variadas formulações que dão nome a esta Patente, os quais são extrato de folhas de Cameilia sinensis, de qualquer cor, extrato de jojoba, extrato de algas espirulinas, colágeno hidrolisado, extrato de glucomanann, faseolamina, extrato de Caraluma fimbriata, extrato de Gymnema sp, caseolamina, extrato de Ecalyculata vell, L-Carnitina, extrato de Carthamus tinctorius, quitosana, betacaroteno, flavonoides, licopeno, compostos fenólicos, vitamina C e vitamina E, selênio, cobre e zinco.

2) Patente estadunidense 8,062,690 denominada Composição de Suplemento Dietético para Eliminação de Gordura no Sangue, que revela um método para melhorar a motilidade gastrointestinal em humanos e outros mamíferos compreende administrar uma quantidade terapeuticamente eficaz de uma composição com um ou mais de cadeia longa (C24-C36) de álcoois primários como policosanols dispersos em uma ou mais grau alimentício gorduras ou óleos, onde o tamanho de partícula dos álcoois são substancialmente menor do que 10 microns.

3) Patente estadunidense 5,612,074 denominada Um Barra de Alimentos Enriquecidos de Nutrientes não-cozidos e com Fibra Dietética, sem proteína animal, carboidratos simples, carboidratos complexos, açúcares, antioxidantes e lecitina, que fornece adicionalmente ácido linoleico poliinsaturado, ácido alfa-linolénico superinsaturado, aminoácidos, magnésio, clorofila e piridoxina, e inclui sódio e potássio em uma razão metabolicamente vantajosa, e não tem colesterol, aditivos artificiais, conservantes, aromas e cores e uma quantidade mínima de gordura saturada. Uma mistura de ingredientes secos são combinados com uma mistura de ingredientes líquidos em uma proporção de cerca de 3:1 em peso. Ingredientes secos incluem cerca de 38% de fibras dietéticas, cerca de 18% de proteínas não animal, sementes oleaginosas que contêm ácido linoleico poliinsaturados, ácido alfa-linolênico superinsaturado e aminoácidos, e os ingredientes que contem clorofila, piridoxina, magnésio. A mistura de ingredientes líquidos incluem cerca de 90% em peso de adoçante xarope natural, óleos vegetais e aromas líquidos. A barra de alimento contém cerca de 35% em peso de hidratos de carbono complexos, cerca de 17% em peso de carboidratos simples, com ácido linoléico poliinsaturados presentes em uma proporção de cerca de 3: 1, em peso, de ácido alfa-linolênico superinsaturado e potássio presentes em uma proporção de cerca de 10: 1 em peso de sódio.

As formulações reveladas no estado da técnica, apresentam limitações e desvantagens de serem apenas um alimento dietético não atendendo as necessidades dos consumidores no tocante a promover o emagrecimento e eliminação de celulite ao mesmo tempo.

As formulações atuais não resolvem os seguintes problemas que a formulação do presente invento resolveu:

1. As formulações atuais não oferecem solução completa de alimentação e de combate a celulite;

2. As formulações atuais não associam a ação saciante, que ajude no processo de emagrecimento, que não aumente a carga glicêmica, que não tenha efeito estimulante ou viciante; e

3. As formulações atuais não permitem emagrecimento (perda de peso) sem se sentimento de culpa ao consumirem chocolate e por vezes essa restrição do doce leva a compulsão. Para os diabéticos essa restrição é mais frequente.

Além disto as formulações atuais apresentam desvantagens, limitações e inconvenientes de que os chocolates convencionais contêm cafeína e teobrobina, que são substâncias estimulantes e viciantes e possuem agentes alergênicos. Os bombons com fitoterápicos têm um sabor alterado o que tira o prazer de degustar o doce.

"FORMULAÇÃO DE PRODUTO FUNCIONAL TIPO BOMBOM COM SEMENTE DE CHIA E AMARANTO", objeto da presente patente foi desenvolvido para superar as desvantagens, limitações e inconvenientes das formulações atuais, pois auxilia no emagrecimento, através de efeito saciante e ansiolítico e esvaziamento gástrico e auxilia no controle da celulite pela ação antiinflamatória, trazendo vantagens de proporcionar ao consumidor o prazer de comer um bombom sem culpa, sabendo que ele ajudará no emagrecimento, na saúde e na estética, sem alterar o sabor característico do produto.

A formulação da presente patente resolveu os problemas que as formulações não resolvem da seguinte maneira:

1. A associação de alfarroba ou chocolate branco dietético com semente de chia e amaranto apresenta uma solução completa de alimentação e combate a celulite;

2. A ação saciante da Semente de Chia, ajuda no processo de emagrecimento sem aumentar a carga glicêmica, sem o efeito estimulante ou viciante; e

3. Os efeitos dos componentes da formulação da presente patente farão com que os usuários emagreçam sem se sentirem culpados ao consumirem um bombom e sem provocar a compulsão.

Após incessantes e custosas pesquisas e testes práticos, obteve-se misturas otimizadas e balanceadas a partir das seguintes propriedades e dos seguintes mecanismos de funcionamento:

A Semente de Chia é rica em Omega 3 e fibras mucilaginosas. As fibras mucilaginosas ao entrar em contato com a água formam um gel no estômago, tornando a digestão mais lenta dando a sensação de saciedade. O omega 3 presente no grão combate a inflamação e promove a quebra de triglicerídeos. As fibras ajudam também na desintoxicação, pois regula o transito intestinal e limpa o organismo.

O Amaranto é fonte de proteína e de antioxidantes que combatem os radicais livres. O alto valor protéico ajuda a aumentar a massa magra em praticantes de atividade física, reduzindo níveis de colesterol ruim.

O Alfarroba é um produto natural sem cafeína, teobromina ou qualquer agente alergênico e estimulante, sendo uma alternativa perfeita ao chocolate convencional. Sem açúcar, sem lactose e sem glúten atende as necessidades de pessoas com restrição alimentar e provoca bem estar por não gerar na digestão.

A Polidextrose é um produto rico em fibras e pode ser utilizado ao mesmo tempo como estabilizante e/ou como dulçor.

O Chocolate Branco dietético para dietas de ingestão controlada de açúcares é um produto sem lactose, sem açúcar e sem glúten com sabor agradável e semelhante ao chocolate branco convencional, mantendo o doce sabor do açúcar sem as calorias do mesmo, atendendo as necessidades de pessoas com intolerância a lactose e caseína, que não podem consumir açúcar, celíacos e também pessoas que não querem consumir chocolate com açúcar, lactose e açúcar na sua composição.

A faixa de formulação que funciona para os propósitos da presente patente, apresenta a seguinte composição em peso: 10 a 50 % de Semente de Chia

10 a 40 % de Amaranto

10 a 80 % de Massa de Bombom a base de Alfarroba ou de Chocolate Branco Dietético

A massa de bombom a base de Alfarroba utilizado na formulação da presente patente é o produto, porém não limitado a ele, da patente brasileira PI 1000670-2 denominada formulação otimizada de chocolate alternativo de alfarroba sem lactose, sem adição de açúcar e sem glúten com composição:

3 a 60 % de alfarroba em pó;

25 a 45 % de óleo de palma;

10 a 40 % de Edulcorante Natural Maltitol;

3 a 30 % de extrato proteico de soja;

0 a 20 % de maltodextrina;

0 a 0,4 % de emulsificante lecitina de soja;

0,03 a 0,09 % de aroma idêntico ao natural de leite; e

0,02 a 0,09 % de aroma natural de baunilha.

A massa de bombom a base de Chocolate Branco Dietético utilizado na formulação da presente patente é o produto, porém não limitado a ele, da patente brasileira PI 0905549-5 denominado formulação de chocolate branco sem lactose, sem caseína, sem açúcar e com fibras:

20 a 45% manteiga de cacau;

25 a 40% poliol, escolhido entre maltitol, lactitol e xilitol;

5 a 20% polidextrose; 0 a 10% maltodextrina;

10 a 40% de extrato de soja desengordurado;

Edulcorante sucralose em quantidade de acordo com os limites da legislação; e

Aromas qsp para dar sabor desejado.