Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR ACTIVATING AND CONTROLLING ELECTRONIC DEVICES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2024/016062
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an innovative system for activating and controlling signal-receiving equipment, based on activating a pressure-sensitive device that generates a signal received by a mobile device equipped with a specific application that interacts with the equipment to be controlled, generating the desired response.

Inventors:
PEREZ KAPAZI JOSERLI (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050436
Publication Date:
January 25, 2024
Filing Date:
November 11, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PEREZ KAPAZI JOSERLI (BR)
International Classes:
A47G27/02; G06F3/01; H03K17/51
Foreign References:
CN202677543U2013-01-16
US7551893B22009-06-23
FR2555340A11985-05-24
Attorney, Agent or Firm:
HENRIQUE ZANONI, Marcelo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) Sistema de acionamento e controle de dispositivos eletrônicos caracterizado por compreender um equipamento (7) formado por camadas para permitir o contato entre as camadas condutivas (3 e 5), dito equipamento (7) sendo dotado de um circuito gerador de um sinal que é recebido por um dispositivo (9) dotado de um aplicativo específico para interagir e controlar um equipamento (8) de modo que este gere uma resposta desejada.

Description:
RELATÓRIO DESCRITIVO

SISTEMA DE ACIONAMENTO E CONTROLE DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS

Campo da inovação

[001] A presente invenção trata de um sistema de acionamento e controle de equipamentos eletrônicos a partir de um tapete dotado de sensoria- mento por compressão mecânica, resultando em um comando de chavea- mento elétrico, que aciona, através de um pequeno transmissor de sinais, um sistema de controle instalado em um dispositivo eletrônico.

Histórico da inovação

[002] A busca por dispositivos que permitam acionar e controlar equipamentos eletrônicos se dissemina à medida em que se proliferam os dispositivos disponíveis nos lares. Ou seja, cada vez mais as pessoas se utilizam de equipamentos eletrônicos e, com isso, multiplicam-se as opções de interações entre os equipamentos para acionamento e controle.

[003] Neste cenário é que se desenvolveu a solução da inovação aqui apresentada, que consiste em um sistema de acionamento e controle de equipamentos eletrônicos que se utiliza de um tapete dotado de sensoria- mento, que se resume a uma simples chave elétrica, que atua sob compressão mecânica sobre si, por toda a área da face superior desse tapete, que é construído como uma sucessão de camadas de elementos condutores e iso- lantes elétricos.

Descrição das figuras

[004] A Figura 1 representa uma visão esquemática do circuito básico do transmissor de sinais adotado na presente inovação, onde o tapete realiza a função da chave "push" (1) do diagrama, conectado suas camadas condu- tivas (3 e 5).

INCORPORADO POR REFERÊNCIA (REGRA 20.6) [005] A Figura 2 representa uma visão esquemática do circuito básico do re- ceptor/sinalizador.

[006] A Figura 3 mostra as camadas (2 a 6) que compõem o dispositivo da presente inovação, onde se veem os revestimentos externos (2 e 6), as folhas condutivas (3 e 5) e o material polimérico com perfurações.

[007] A Figura 4 ilustra, esquematicamente, o funcionamento do dispositivo (7) da presente inovação, em associação com um dispositivo (9) para gerar respostas nos equipamentos controlados (8).

Descrição detalhada da inovação

[008] A presente inovação trata de um dispositivo (7), tal como um tapete ou um carpete dotado de sensoriamento por compressão mecânica, resultando em um comando de chaveamento elétrico, que aciona, através de um pequeno transmissor de sinais, um dispositivo (9) para acionar e controlar um equipamento (8) à distância.

[009] Este sinal gerado pode ser de qualquer tipo apropriado para a comunicação entre equipamentos eletrônicos, como sinal de radiofrequência, bluetooth ou wi-fi, dentre alguns exemplos cabíveis

[010] Por exemplo, o acionamento do tapete pode permitir ligar ou desligar um aparelho televisor configurado para se comunicar com o dispositivo (9) acionado pelo gerador de sinal bluetooth alojado no tapete. Ou, em outro exemplo ilustrativo, o tapete (7) emite um sinal de wi-fi que é reconhecido pelo dispositivo (9) para comandar um sistema de iluminação de uma residência para que se acione e ilumine um determinado ambiente.

[011] Esse sensoriamento elétrico embutido no tapete (7) possui sua representação elétrica de uma chave liga/desliga de pressão (1) em um circuito transmissor de sinais, ou seja, liga fechando seu contato somente enquanto recebe uma compressão mecânica sobre si, voltando à posição desligada assim que essa compressão cessa.

[012] Dessa forma, embutido também nesse tapete há um dispositivo eletrônico transmissor de sinais, tais como a radiofrequência, o wi-fi ou o bluetooth, que emite um sinal eletromagnético de uma portadora em alta frequência, de valor bem estabelecido, a um receptor de portadora em um dispositivo eletrônico (9) dotado de um aplicativo que permite se comunicar com um equipamento (8) ser controlado.

[013] Trata-se de uma emissão em baixíssima potência de irradiação, inexpressiva em termos de comprometimento biomolecular, porém, suficiente para pequenos alcances de 6m a 12m do dispositivo receptor/sinaliza- dor (8).

[014] O sensoriamento desse tapete resume-se, portanto, ao papel de uma chave elétrica (1), que atua sob compressão mecânica sobre si, por toda a área da face superior desse tapete. Para isso, é construído como um sanduíche (camadas) de elementos condutores e isolantes elétricos (2 a 6).

[015] Descrevendo o dispositivo de "fora para dentro", ou seja, citando suas camadas sucessivas a partir da mais externa para a mais interna, temos: a) l g camada (2 e 6): folha de tecido emborrachado ou de trama texturi- zada para proteção eletromecânica do conjunto; b) 2 g camada (3 e 5): folha de material metálico condutivo, agora com alguma elasticidade e resiliência mecânica que, sob compressão, irá penetrar as perfurações da 3 9 camada, realizando o contato entre as duas camadas metálicas, fechando, assim, o contato elétrico para o acionamento do dispositivo transmissor de RF; quando a compressão mecâ- nica cessa, volta ao seu estado inicial, isolando-se das perfurações e garantido a abertura do contato elétrico, desligando o dispositivo transmissor de RF; c) 3 g camada (4): folha de material isolante que garante o isolamento elétrico, bem como uma necessária resiliência mecânica; essa folha é perfilada sob um desenho específico, com orifícios para permitir o contato entre as camadas condutivas (3 e 5) e assegurar a volta ao estado inicial após a compressão mecânica.

[016] Assim, de modo simplificado, pode-se entender o funcionamento da presente inovação como um tapete (7) que, uma vez pressionado por um transeunte ou um usuário estático sobre sua superfície, efetua-se a conexão entre as duas camadas condutivas (3 e 5) através dos orifícios da camada isolante (4).

[017] O contato entre as duas camadas condutivas (3 e 5) fecha o circuito do transmissor, disparando o sinal que é recebido pelo circuito do dispositivo (9) receptor que, por sua vez, se comunica com um equipamento (8) para gerar uma resposta desejada.

[018] Resumidamente, o funcionamento do sistema da presente inovação, ilustrado na Figura 4, pode ser descrito como a associação de um equipamento (7) emissor de sinal mediante acionamento mecânico com um dispositivo (9) receptor do sinal emitido que interage com um equipamento (8) a ser controlado.

[019] Em uma configuração preferencial da presente inovação, o equipamento (7) da presente inovação é um tapete, formado por camadas, como ilustrado na Figura 3; o dispositivo (9) receptor de sinais é um aparelho de telefonia celular, um “smartphone", dotado de um aplicativo específico para o controle de um equipamento (8) que se deseja controlar

[020] Em uma configuração preferencial, o circuito básico da inovação aqui proposta é alimentado por uma fonte de eletricidade, tal como pilhas ou baterias, incorporadas à estrutura do tapete (7).

[021] Em uma configuração preferencial da presente inovação, a folha de material isolante da 3 9 camada (4) é um dentre acetato-vinilo de eti- leno (EVA), cortiça, polietileno expandido (EPE), madeira, ou outros adaptáveis ao uso pretendido.

[022] Esta inovação não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo. Muitas modificações e outras representações do invento virão à mente daquele versado na técnica à qual essa inovação pertence, tendo o benefício do ensinamento apresentado nas descrições anteriores e desenhos anexos. Além disso, é para ser entendido que o invento não está limitado à forma específica revelada, e que modificações e outras formas são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas. Embora termos específicos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não como propósito de limitação.