Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR FASTENING ACOUSTIC PANELS AND CORRESPONDING SUPPORT STRUCTURE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/137929
Kind Code:
A1
Abstract:
The present disclosure relates to a system for fastening acoustic panels and to the corresponding support structure, the acoustic panel support structure comprising one or more fastening bars and one or more fastening elements; the fastening element comprises a channel for attachment to the acoustic panel; a clip attached to the channel so as to slide along a first sliding axis; the clip consisting of a clip that can be attached to a fastening bar so as to slide along a second sliding axis, the fastening bar or bars being fixed to a flat surface.

Inventors:
MENDES SILVA CASTRO, Jorge Manuel (Rua D. Dinis N.º 68, 4º Esq. S. Domingos De Rana Cascais, 2785-723 São Domingos De Rana, 2785-723, PT)
FERREIRA ALVES, Paulo Ricardo (Rua Da Mouta N.º 12 Ferreira, Paços De Ferreira, 4590-832 Ferreira Pfr, 4590-832, PT)
DA SILVA ALVES, Alfredo (Rua Da Mouta N.º 12 Ferreira, Paços De Ferreira, 4590-832 Ferreira Pfr, 4590-832, PT)
Application Number:
IB2017/050724
Publication Date:
August 17, 2017
Filing Date:
February 09, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ARTNOVION, LDA (Travessa Padre Alexandrino Brochado N 51, 4590-628 Paços De Ferreira, 4590-628, PT)
International Classes:
E04B1/86; E04F13/08; E04B1/82; E04B1/84
Attorney, Agent or Firm:
SILVESTRE ALMEIDA FERREIRA, Luis Humberto (PATENTREE, Rua de Salazares 842 - Edf. NET, 4149-002 Porto, 4149-002, PT)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

Estrutura de suporte para painel acústico que compreende uma ou mais barras de fixação e um ou mais elementos de fixação em que o elemento de fixação compreende:

uma calha para prender ão painel acústico;

uma ferragem-clip conectada de forma deslizável na calha ao longo de um primeiro eixo de deslizamento;

em que ferragem-clip compreende um clip para fixar de forma deslizável a uma barra de fixação ao longo de um segundo eixo de deslizamento e

em que a barra ou barras de fixação estão configuradas para serem fixas a uma superfície plana.

Estrutura de suporte de acordo com a reivindicação anterior em que a calha e a ferragem-clip estão configuradas de modo a poderem ser presas conjuntamente ao painel acústico.

Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que o primeiro eixo de deslizamento e o segundo eixo de deslizamento estão em direções diferentes, em particular de um plano paralelo à traseira do painel acústico.

Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores que está apta a providenciar uma caixa-de-ar entre a traseira do painel acústico e a superfície plana.

Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a barra e a ferragem-clip estão fixas por um encaixe macho- fêmea deslizante.

6. Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a calha e a ferragem-clip estão conectadas por um encaixe macho-fêmea deslizante.

7. Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores em que a barra é cilíndrica ou retangular.

8. Estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores que compreende 4 calhas, 4 ferragens-clip e 2 barras para cada painel acústico.

9. Kit que compreende a estrutura de suporte de qualquer uma das reivindicações anteriores e os respetivos painéis acústicos.

10. Sistema de fixação de painéis acústicos a superfícies planas que compreende uma estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores:

uma pluralidade de barras;

uma pluralidade de elementos de fixação do painel à superfície plana;

uma pluralidade de painéis acústicos;

em que cada barra está acoplada a um elemento de fixação e a um painel acústico, e em que cada painel acústico compreende um elemento para encaixe apto para ligar a calha à barra, criando uma caixa-de-ar entre o painel acústico e a superfície plana.

11. Sistema de fixação de acordo com a reivindicação anterior em que cada painel acústico é amovível.

12. Sistema de fixação de acordo as reivindicações anteriores em que as superfícies planas são superfícies planas horizontais ou superfícies planas verticais.

13. Sistema de fixação de acordo as reivindicações anteriores em que as superfícies planas são superfícies planas horizontais são tetos.

14. Sistema de fixação de acordo com as reivindicações anteriores em que as superfícies planas verticais são paredes.

15. Sistema de fixação de acordo com as reivindicações que compreende ainda meios de fixação da calha ao painel.

16. Sistema de fixação de acordo com as reivindicações anteriores em que os meios de fixação são parafusos.

17. Sistema de fixação de acordo com as reivindicações anteriores em que cada painel acústico compreende 4 calhas dispostas em vértices do painel, 4 parafusos e 4 elementos para encaixe na calha e na barra.

18. Sistema de fixação de acordo com as reivindicações anteriores em que o elemento de fixação é uma bucha.

Description:
SISTEMA DE FIXAÇÃO DE PAINÉIS ACÚSTICOS E RESPECTIVA ESTRUTURA DE SUPORTE

Domínio técnico

[0001] A presente divulgação está relacionada com sistemas de montagem, em particular sistema para fixação de painéis acústicos e respetiva estrutura de suporte.

Estado da arte

[0002] As soluções existentes para fixar painéis acústicos a superfícies planas ou a afixação de painéis acústicos a estruturas verticais dividem-se em duas categorias principais: a fixação química e a fixação mecânica por parafuso dos referidos painéis.

[0003] A fixação química consiste num processo de colagem, em que se usam vários tipos de substâncias adesivas, em particular colas adequadas às duas superfícies a unir. A qualidade das substâncias adesivas/colas depende das respetivas características das superfícies e requer um período de secagem, durante o qual os painéis podem sofrer deslocações. Uma vez seco e terminado o processo de colagem, torna-se uma solução permanente, exigindo raspagem e tratamento das superfícies antes de qualquer mudança dos painéis usados.

[0004] As soluções mecânicas existentes baseiam-se no suporte em parafuso, que atravessa o painel. A qualidade de afixação é definido pela qualidade da parede, e do material utilizado na construção da própria parede. Visto a natureza de painéis acústicos, que sofrem dilatação e expansão, e por natureza são sujeitos a constantes micro-vibrações, uma solução de parafuso requer manutenção. A mudança do esquema de montagem requer mudar o posicionamento das fixações de parede; e desmantelar o sistema por completo, com os possíveis danos e desgastes implícitos.

[0005] As soluções mecânicas correspondem a sistemas de fixação amovível, permitem a substituição dos painéis e recorrem a suportes físicos em contacto direto ou indireto com as superfícies. Existe uma grande variedade de soluções de fixação mecânica disponíveis no mercado, que vão desde a fixação direta do painel à superfície plana com recurso a parafusos ou a uma pistola de agrafos até às soluções que usam peças ou estruturas de suporte mais ou menos complexas. A maioria das soluções envolve o uso de calhas ou perfis que permitem o encaixe dos painéis, ou sistemas de clip - clip em Z ou outros de fixação por gravidade. Os sistemas de suspensão adequam-se preferencialmente ao caso particular da fixação horizontal (tetos).

[0006] Estas soluções ilustram o problema técnico a resolver pela presente solução.

Descrição geral

[0007] A presente divulgação diz respeito a um sistema de fixação de painéis acústicos que é simultaneamente compatível com uma montagem vertical e com uma fixação em superfícies planas horizontais, em particular tetos, e verticais, em particular paredes, tratando-se desta forma de um sistema universal para todos os tipos de fixação: superfícies horizontais, superfícies verticais e empilhamento vertical.

[0008] A divulgação agora apresentada compreende três vantagens distintas. A primeira vantagem é permitir que a montagem seja feita de forma facilitada; utilizando uma referência fornecida, colocam-se buchas ou pontos de fixação em pontos-chave na superfície desejada. Nestes são parafusados ferragens ("clips" ou ferragem-clip). Não existe mais interação com a superfície. Encaixa-se uma barra nas ferragens, em qual são posteriormente encaixados os painéis. Os painéis são encaixados por meio de duas ferragens, uma "calha" e uma ferragem ("clip" ou ferragem-clip). A calha é aparafusada ao painel, e possui um encaixe para a ferragem ou ferragem-clip. Os painéis são facilmente retirados e reorganizados.

[0009] Para uma instalação adequada e eficaz é necessário garantir uma linha direita entre dois pontos. Desta forma, a instalação é independente do estado ou nível da superfície, permitindo instalação em superfícies curvas e cantos diédricos. A cavidade criada entre a superfície e dorso do painel cria uma caixa-de-ar, que não só aumenta o desempenho do painel, como deixa a possibilidade de montar outras utilidades à superfície, em particular tubos de água, gás, calhas de fios elétricos, drasticamente diminuindo o custo, tempo, e impacto estrutural de uma instalação. A caixa-de-ar também influencia o desempenho térmico da sala.

[0010] A segunda vantagem é o alinhamento entre painéis. Após montado na barra, é possível ajuste horizontal, em particular deslizando ao longo da barra, e ajuste vertical, em particular a ferragem própria do painel garante uma boa junção entre painéis.

[0011] A terceira vantagem é o efeito de desacoplamento entre painel e parede. Como não existe contacto direto entre a ferragem de parede e ferragem do painel, há várias implicações. Existe uma melhor performance face a baixas frequências provenientes da superfície, já que não há transferência mecânica. Também existe menos desgaste na fixação da ferragem de parede, visto a redução de vibrações. De forma geral existe uma melhoria na performance dos próprios painéis.

[0012] O sistema de fixação agora divulgado é um sistema durável, user-friendly, aumenta o desempenho do sistema adjunto, que cumpre os requisitos de normas de construção e de resistência ao incêndio internacionais, podendo ser incorporado com outros aspetos de obra, diminuindo o tempo, custo e impacto de instalações, como pode ser incorporado com matérias locais, diminuindo a quantidade necessária a exportar, indiretamente melhorando o impacto ambiental associado ao produto.

[0013] A presente divulgação permite assim garantir o alinhamento e fixação de painéis acústicos em superfícies horizontais e verticais, em particular em paredes e tetos, respetivamente.

[0014] A presente divulgação permite uma montagem mais rápida, com ajustes de alinhamento em todos os sentidos e em que a qualidade da montagem não está dependente da qualidade da superfície, ou seja, esta divulgação afasta-se dos sistemas de fixação divulgados no estado da arte.

[0015] A divulgação agora apresentada traduz-se num sistema de fixação durável, não sofre desgaste mecânico; desacopla o painel da superfície, aumentando o desempenho; permite mudanças de disposição de painéis; é universal, qualquer produto aparafusável por um pequeno parafuso é compatível; fácil desmontagem para fins de manutenção ou substituição de peças danificadas; cria uma caixa-de-ar a volta do espaço, com as devidas implicações de isolamento térmico e acústico; não requer ferramentas especializadas; é uma solução única para todas as diferentes situações e necessidades de fixação - superfícies verticais, horizontais ou empilhamento vertical, em particular construindo uma parede ou barreira com os próprios painéis.

[0016] A presente divulgação é uma solução económica do ponto de vista da produção, uma vez que utiliza o mesmo tipo de suportes e braçadeiras tanto para os painéis como para a s superfícies; no caso do empilhamento vertical de painéis para criação de uma barreira acústica, permite a utilização de pequenos segmentos de tubo, facilitando a montagem e diminuindo os custos de expedição; a montagem dos painéis é feita de forma facilitada, com um simples gesto de encaixe; é fácil e simples de instalar, bastando para tal alinhar adequadamente as estruturas tubulares; permite o ajuste horizontal, em particular deslizando ao longo do tubo, e ajuste vertical, em particular deslizando a braçadeira no suporte fixado ao painel, garantindo um alinhamento perfeito entre painéis.

[0017] Os painéis acústicos da presente divulgação podem ser facilmente retirados, substituídos ou reorganizados, consoante uma possível necessidade. O desacoplamento entre os painéis e a parede encerra em si várias vantagens, pois a cavidade criada entre a superfície e dorso do painel cria uma caixa-de-ar que permite: uma melhor performance acústica a baixas frequências;

o uso de braçadeiras de borracha anti-vibração, melhorando ainda mais o desempenho acústico;

a aplicação de painéis alinhados em superfícies irregulares;

montar outras utilidades à superfície (tubagens e calhas elétricas), reduzindo o custo, tempo, e impacto estrutural de uma instalação.

[0018] A divulgação está associada a uma economia de escala, com um só tipo de suportes e braçadeiras, quer para painéis como para superfícies; permite o uso de borrachas anti-vibração nas braçadeiras. [0019] A montagem dos painéis acústicos caracteriza-se por uma montagem simples e rápida, sem necessidade de recorrer a ferramentas especializadas; permite ajustes de alinhamento em todos os sentidos; permite mudanças de disposição de painéis; fácil desmontagem para fins de manutenção ou substituição de peças; permite substituição dos painéis ao contrário das fixações químicas; durável, não dependente da qualidade da superfície; permite a aplicação a superfícies irregulares; desacopla o painel da superfície, aumentando o desempenho acústico; permite a coexistência de outras instalações como tubagens ou calhas elétricas na caixa-de-ar entre o painel e a superfície.

[0020] A presente divulgação compreende o uso de uma estrutura tubular de suporte que permite o encaixe de braçadeiras. Estas braçadeiras são por sua vez encaixadas em suportes fixados, em particular através de parafusos, aos painéis acústicos, e às superfícies que vão receber o tratamento acústico. As mesmas braçadeiras são assim o elemento de ligação da estrutura tubular tanto ao painel acústico como às paredes.

[0021] Uma barra é um elemento estrutural com função de viga pelo que se podem usar ambos os termos de forma intercambiável.

[0022] A presente divulgação diz respeito a estrutura de suporte para painel acústico que compreende uma ou mais barras de fixação e um ou mais elementos de fixação em que o elemento de fixação compreende:

uma calha para prender ao painel acústico;

uma ferragem-clip conectada de forma deslizável na calha ao longo de um primeiro eixo de deslizamento;

em que ferragem-clip compreende um clip para fixar de forma deslizável a uma barra de fixação ao longo de um segundo eixo de deslizamento e

em que a barra ou barras de fixação estão configuradas para serem fixas a uma superfície plana.

[0023] Numa forma de realização, a calha e a ferragem-clip podem estar configuradas de modo a poderem ser presas conjuntamente ao painel acústico. [0024] Numa forma de realização, o primeiro eixo de deslizamento e o segundo eixo de deslizamento estão em direções diferentes, em particular de um plano paralelo à traseira do painel acústico.

[0025] Numa forma de realização, a estrutura de suporte para painéis acústicos agora divulgada pode estar apta a providenciar uma caixa-de-ar entre a traseira do referido e a superfície plana, sendo que a superfície plana pode ser um exemplo uma parede.

[0026] Numa forma de realização, a barra e a ferragem-clip podem estar fixas por um encaixe macho-fêmea deslizante.

[0027] Numa forma de realização, a calha e a ferragem-clip podem estar conectadas por um encaixe macho-fêmea deslizante.

[0028] Numa forma de realização, a barra pode ser cilíndrica ou retangular.

[0029] Numa forma de realização, a estrutura de suporte pode compreender 4 calhas, 4 ferragens-clip e 2 barras para cada painel acústico.

[0030] A divulgação também diz respeito a um kit que compreende a estrutura de suporte de qualquer uma das reivindicações anteriores e os respetivos painéis acústicos.

[0031] A divulgação diz ainda respeito a um sistema de fixação de painéis acústicos a superfícies planas que compreende uma estrutura de suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores: uma pluralidade de barras;

uma pluralidade de elementos de fixação do painel à superfície plana;

uma pluralidade de painéis acústicos;

em que cada barra está acoplada a um elemento de fixação e a um painel acústico, e em que cada painel acústico compreende e um elemento para encaixe apto para ligar a calha à barra, criando uma caixa-de-ar entre o painel acústico e a superfície plana.

[0032] Numa forma de realização, cada painel acústico é amovível. [0033] Numa forma de realização, as superfícies planas podem ser superfícies planas horizontais ou superfícies planas verticais, em que as superfícies planas horizontais são tetos e as superfícies planas verticais são paredes.

[0034] Numa forma de realização, o sistema de fixação pode compreender ainda meios de fixação da calha ao painel.

[0035] Numa forma de realização, os meios de fixação podem ser parafusos.

[0036] Numa forma de realização, cada painel acústico pode compreender 4 calhas dispostas em vértices do painel, 4 parafusos e 4 elementos para encaixe na calha e na barra.

[0037] Numa forma de realização, o elemento de fixação pode ser uma bucha.

[0038] Ao longo da descrição e reivindicações a palavra "compreende" e variações da palavra, não têm intenções de excluir outras características técnicas, como outros componentes, ou passos. Objetos adicionais, vantagens e características da divulgação irão tornar-se evidentes para os peritos na técnica após o exame da descrição ou podem ser aprendidos pela prática da divulgação. Os seguintes exemplos e figuras são fornecidos como forma de ilustrar, e não têm a intenção de serem limitativos da presente divulgação. Além disso, a presente divulgação abrange todas as possíveis combinações de formas de realização particulares ou preferenciais aqui descritas.

Breve descrição das figuras

[0039] Para uma mais fácil compreensão da presente divulgação juntam-se em anexo as figuras, as quais, representam realizações preferenciais que, contudo, não pretendem limitar o objeto da presente divulgação.

[0040] Figura 1: Representação esquemática de um conjunto de painéis dispostos verticalmente para criação de uma barreira acústica, segundo a divulgação agora apresentada. [0041] Figura 2: Representação esquemática de um ponto de fixação/bucha 1 aparafusado a uma superfície e de uma barra 2.

[0042] Figura 3: Representação esquemática da primeira etapa para a colocação de um sistema para fixação de painéis acústicos a superfícies verticais ou horizontais.

[0043] Figura 4: Representação esquemática de uma etapa subsequente para a colocação de um sistema para fixação de painéis acústicos a superfícies verticais ou horizontais.

[0044] Figura 5: Representação esquemática de uma etapa subsequente para a colocação de um sistema para fixação de painéis acústicos a superfícies verticais ou horizontais e em que dois paneis são colocados um ao lado do outro.

[0045] Figura 6: Representação de um ponto de fixação/bucha 3 e de um parafuso 4 que podem colocados em pontos-chave de uma superfície.

[0046] Figura 7: Representação esquemática do encaixa de uma barra 5 ao conjunto formado pelos pontos de fixação/bucha 3 e parafusos 4 já previamente fixos numa superfície, sendo que as setas representam o sentido de encaixe da barra 5.

[0047] Figura 8: Representação esquemática do encaixa de uma barra 5 à estrutura formada pelo ponto de fixação/bucha 3 e parafuso 4 já previamente fixos numa superfície, em que as setas representam o encaixe da barra e em que a barra é encaixada em três conjuntos de ponto de fixação/bucha 3 e parafuso 4.

[0048] Figura 9: Representação esquemática em que A representa uma calha 10 que pode ser aparafusada a um painel acústico e no qual é posteriormente encaixada uma ferragem/clip 11; em que B representa o encaixe da ferragem/clip na calha sendo este conjunto posteriormente aparafusado.

[0049] Figura 10: Representação esquemática em que A representa uma calha 10 que pode ser aparafusada a um painel acústico e no qual é posteriormente encaixada uma ferragem/clip.

[0050] Figura 11: Representação esquemática da aplicação de painéis acústicos segundo a divulgação agora apresentada. [0051] Figura 12: Representação de um detalhe de encaixe de dois painéis acústicos dispostos lado a lado.

[0052] Figura 13: Representação de um detalhe da calha e da ferragem a deslizar entre si.

[0053] Figura 14: Detalhe do sistema de fixação.

Descrição detalhada

[0054] A divulgação agora apresentada compreende um sistema de fixação de painéis acústicos, e respetiva estrutura de suporte, sendo que o sistema de fixação é simultaneamente compatível com uma montagem vertical e com uma fixação em superfícies planas horizontais, em particular tetos, e verticais, em particular paredes, tratando-se desta forma de um sistema universal para todos os tipos de fixação: superfícies horizontais, superfícies verticais e empilhamento vertical.

[0055] A figura 7 representa uma forma de realização na qual 4 painéis acústicos podem ser colocados, sendo que a sua colocação é feita em altura.

[0056] A figura 8 representa uma forma de realização na qual 8 painéis acústicos podem ser colocados, sendo que 4 destes painéis são colocados em altura, tal como se visualiza na figura 7 e os restantes 4 painéis são colocados também em altura e ao lado dos 4 primeiros painéis previamente dispostos.

[0057] Numa forma de realização, cada painel acústico compreende uma calha, meios de fixação da calha ao painel e um elemento para encaixe na calha e na barra criando uma caixa-de-ar entre uma superfícies do painel acústico e a superfície plana ou parede.

[0058] Numa forma de realização, os encaixes necessários à fixação de painéis acústicos são encaixes macho-fêmea.

[0059] Numa forma de realização, a calha pode ser de metal ou de plástico. [0060] Numa forma de realização, a ferragem/clip/elemento, em particular ferragem- clip, para encaixe pode ser de plástico ou metal.

[0061] Numa forma de realização, a calha pode ser aparafusada ao painel acústico e posteriormente a ferragem/clip/elemento para encaixe pode ser introduzido na calha.

[0062] Numa forma de realização, a calha e a ferragem/clip/elemento, em particular ferragem-clip, para encaixe podem ser acopladas uma à outra e posteriormente este conjunto pode ser aparafusado ao painel acústico.

[0063] Numa forma de realização, o conjunto calha, ferragem/clip/elemento, em particular ferragem-clip, para encaixe e parafuso pode estar distribuído ao longo do painel, em particular cada conjunto pode estar colocado num vértice do painel acústico.

[0064] Numa forma de realização, cada painel acústico compreende 4 conjuntos calha, ferragem/clip/elemento, em particular ferragem-clip, para encaixe e parafuso posicionados nos respetivos vértices do painel.

[0065] Ainda que na presente divulgação se tenham somente representado e descrito realizações particulares da mesma, o perito na matéria saberá introduzir modificações e substituir umas características técnicas por outras equivalentes, dependendo dos requisitos de cada situação, sem sair do âmbito de proteção definido pelas reivindicações anexas.

[0066] As realizações apresentadas são combináveis entre si. As seguintes reivindicações definem adicionalmente realizações.