Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM AND METHOD FOR MAKING CONTENT FRACTIONS AVAILABLE IN ELECTRONIC ENVIRONMENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/091035
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a system and method for making content fractions available in electronic environments. The system and method according to the invention allow content to be made available in time fractions, content fractions for reading or viewing, bit fractions, or combinations thereof. Preferably, the system operates in a cooperative social network-like environment where a varied content can be read and viewed.

Inventors:
SIQUEIRA PAULO DA SILVA (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000489
Publication Date:
June 27, 2013
Filing Date:
December 21, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SIQUEIRA PAULO DA SILVA (BR)
NETO JOSE GERALDO JACOB (BR)
GONZALEZ BENITA LAMAS (BR)
DOS SANTOS MILTON COUTINHO (BR)
International Classes:
G06F17/00; H04N21/20; H04N21/8355; H04W4/06
Foreign References:
US20020007349A12002-01-17
US20100030752A12010-02-04
Attorney, Agent or Firm:
ATEM E REMER ASSESSORIA E CONSULTORIA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

SISTEMA E MÉTODO PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE CONTEÚDO EM FRAÇÕES

EM AMBIENTES ELETRÔNICOS

1. Sistema e método para a disponibilização de conteúdo em sistemas eletrônicos, caracterizado por compreender meios de fracionamento de conteúdo, disponibilização do conteúdo fracionado e quantificação do conteúdo efetivamente consumido.

2. Sistema e método de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por disponibilizar conteúdos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações, onde as ditas frações são disponibilizadas de acordo com a fórmula I:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

3. Sistema e método de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir um critério de conversão de pontos em fração de acordo com a fórmula II:

z x pontos = 1 fração (II)

onde

"z" é um número maior que 0.

4. Sistema e método de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por converter pontos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações, de acordo com a fórmula II:

z x pontos = 1 fração (II)

onde "z" é um número maior que 0;

sendo que as referidas frações se equivalem de acordo com a fórmula I a seguir:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

5. Sistema e método de acordo com a reivindicação 1 , 2 ou 4, caracterizado por adicionalmente compreender meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações.

6. Sistema e método de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por ser operacionalizado em ambiente do tipo rede social colaborativa e compreender:

- meios de interação entre usuários;

- meios para acesso, leitura, visualização, audição de conteúdo;

- meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações; e

- meios para exposição de conteúdo.

7. Sistema e método de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por adicionalmente compreender pelo menos um dos seguintes itens:

- meios para cadastro de usuários; - meios para inclusão de perfil público;

- meios de entretenimento;

- aplicativos (APPS); ou

- meios para ensino à distância.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

SISTEMA E MÉTODO PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE CONTEÚDO EM FRAÇÕES

EM AMBIENTES ELETRÔNICOS Campo da Invenção

A presente invenção se refere a um sistema e método para a disponibilização de conteúdos em frações de tempo em ambientes eletrônicos. O sistema e método da invenção proporciona a disponibilização de conteúdos em frações de tempo, de leitura, visualização, audição, de bits ou suas combinações. Preferencialmente, o sistema opera em ambiente do tipo rede social colaborativa para leitura e visualização de conteúdo variado.

Antecedentes da Invenção

A Revista Educação de junho de 2008 traz uma reportagem sobre uma pesquisa realizada pela NEA (National Endowment for the Arts), a qual aponta que a importância do livro vem diminuindo ao longo dos anos como principal instrumento de formação escolar. Entre 1984 e 2004, período avaliado no estudo, o número de adolescentes de 13 anos que nunca leram um livro aumentou de 8% para 13%. O percentual de alunos que lêem diariamente baixou de 35% para 30%. Segundo a mesma pesquisa, o problema aumenta de acordo com a faixa etária. Entre os jovens de 19 anos, ou seja, os que estão deixando a escola, a quantidade dos que nunca leram passou de 9% para 19%. Já os que se dedicam todos os dias aos livros baixaram de 31% para 22%. Uma das causas apontadas pelo estudo para o crescente desinteresse pela leitura é a diminuição do capital empregado pelas famílias na compra de livros.

Sessenta e um por cento da população adulta têm pouco ou nenhum contato com os livros. O número de leitores ativos no país, que estão em sua maioria entre 14 e 29 anos, não chega à casa dos 40 milhões, ou seja, perto de 20% do real potencial de mercado. Segundo números do Instituto Pró-Livro, o Brasil possui 36 milhões de compradores de livros. Assim, é possível relacionar a quantidade de leitores com a disponibilidade de renda dos leitores.

Estamos vivendo uma revolução tecnológica que transforma a nossa maneira de nos relacionarmos com equipamentos digitais (tablets e e-readers) e a leitura. Esses novos dispositivos móveis tendem a tornar cada vez mais natural nossa relação com as máquinas. Assim, a experiência de ler será muito próxima ao que fazemos hoje com os livros em papel. No entanto, essa mudança de paradigma necessita de um processo educativo para evitar a criação de uma nova rede de excluídos. A relação homem-máquina tende a sofrer uma transformação intensa, tornando os dispositivos digitais cada vez mais amigáveis e, portanto de melhor adaptação à utilização humana. A presente invenção proporciona uma solução para estes problemas.

No âmbito patentário, alguns documentos descrevem sistemas ou métodos que proporcionam a leitura de conteúdo. As referências que circunscrevem a invenção, sem contudo antecipá-la ou sequer sugeri-la, são listadas a seguir.

O documento US 7,509,270 descreve um visualizador para exibir um livro eletrônico. Em conjunto com a visualização do livro eletrônico, o usuário pode visualizar informações sobre produtos e serviços, visualizar um catálogo on-line eletrônico, e receber amostras de produtos disponíveis para compra. Ao realizar um pedido de compra, o usuário pode comprar produtos ou serviços. No caso de um produto digital, o usuário pode baixar o produto comprado diretamente no visualizador. O visualizador também registra as estatísticas relativas a pedidos de compra e informações a fim de recomendar produtos ou serviços, ou para direcionar determinados tipos de anúncios para o usuário.

O documento EP 1 933 269 apresenta um sistema e método para fornecer apresentação do mundo virtual para o usuário. O sistema proporciona entretenimento e permite ao usuário registrar um produto online primário usando um código de registro, permitindo ao usuário acesso a várias atividades e cenários em um "mundo virtual", incluindo uma representação virtual do produto através de um computador conectado à Internet. Produtos auxiliares adicionais também são fornecidos e podem estar relacionados com o produto primário ou o mundo virtual, esses produtos auxiliares também sendo fornecidos com um ou mais códigos para fornecer conteúdo adicional, itens de bónus e/ou bónus de acesso no mundo virtual.

O documento US 7,213,261 descreve um sistema de biblioteca interativa virtual para oferecer informações desejadas usuário de provedores de conteúdo para um usuário, sem a necessidade do usuário acessar o provedor de conteúdo individualmente, e em que pelo menos um dos provedores é de conteúdo comercial. O sistema fornece uma interface de usuário personalizada através da qual um usuário com privilégios de segurança adequados pode acessar arquivos eletrônicos relevantes e fornece a tais usuários o direito de modificar e/ou fazer upload de arquivos eletrônicos.

O ambiente virtual "AgBook" (http://www.agbook.com.br) é uma rede física de livros sob demanda, sendo possível publicar livros de forma 100% gratuita e sob demanda. O autor pode publicar seu livro online, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja gratuitamente. Uma vez no ambiente eletrônico, todo e qualquer usuário pode adquirir o livro através de sistemas eletrônicos.

O ambiente virtual "O Livreiro" (http://www.olivreiro.com.br) é uma rede social com meios para inclusão de perfil público e meios de interação entre usuários, incluindo autores. Proporciona debates, contribuições dos participantes aos livros e colaboração com conteúdos ligados direta ou indiretamente a livros. Nele, os títulos são disponibilizados para leitura integral ou apenas alguns trechos.

O ambiente "LibraryThing" (http://br.librarything.com) é um aplicativo web social de catalogação para armazenamento e compartilhamento de catálogos e vários tipos de dados de livro. Esse ambiente proporciona cadastro de usuário, perfil público, interação entre usuários e autores e tem ainda integração com a Amazon e bibliotecas.

Assim, os presentes inventores observaram que a arte anterior ainda carece de um sistema e/ou método que proporcione ao usuário melhor eficiência (tanto de tempo quanto económica) na utilização de conteúdos, sem ter que acessar a íntegra de arquivos eletrônicos e arcar com os respectivos custos. Semelhantemente, os sistemas disponíveis atualmente demandam mais custo computacional e maior capacidade de acessos simultâneos quando a íntegra do conteúdo é disponibilizada a cada usuário.

A presente invenção é diferente das citações anteriores por compreender um sistema e método que proporciona menor custo computacional e maior capacidade de acessos simultâneos por viabilizar a disponibilização de frações de conteúdo a cada usuário, além de proporcionar a contabilização do conteúdo lido ou visualizado. No sistema e método da invenção, o conteúdo efetivamente lido ou visualizado é quantificado em frações que são acrescidas ou diminuídas de uma quantidade total de frações disponibilizadas ao usuário e associadas a um critério de pontos. O sistema e método da invenção é operacionalizado por computador, sendo preferencialmente em ambiente de rede social colaborativa.

Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta, aos olhos dos inventores, possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção

A presente invenção revela um sistema e método que proporciona menor custo computacional e maior capacidade de acessos simultâneos por viabilizar a disponibilização de frações de conteúdo variado a cada usuário. O sistema e método da invenção proporciona também a contabilização do conteúdo lido, visualizado ou ouvido, para que o usuário tenha maior controle sobre seu tempo e recursos disponíveis. No sistema e método da invenção, o conteúdo efetivamente lido, visualizado ou ouvido é quantificado em frações que são acrescidas ou diminuídas de uma quantidade total de frações disponibilizadas ao usuário. Em uma concretização o sistema e método invenção, adicionalmente, proporciona a conversão de pontos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações. O referido sistema e método é operacionalizado por computador, preferencialmente operando em um sistema do tipo rede social colaborativa. No referido sistema, os usuários têm acesso a um acervo de conteúdo em texto, vídeos, áudios, imagens, multimídia e outros, de preferência livros digitais ou digitalizados e pode acessar frações dos mesmos. A disponibilização e contabilização do efetivo uso de tais frações ocorre, opcionalmente, por meio do uso de pontos. Adicionalmente, o sistema e método da invenção proporcionam ao usuário interagir diretamente com autores e leitores/visualizadores de conteúdo, interagir com o conteúdo, prestar serviços para a rede podendo receber frações, obter formação e/ou realizar cursos variados, além de, viabilizar por meios cooperativos produções variadas de conteúdo. Também se refere a um método para a conversão de pontos em frações de tempo, leitura, bits ou suas combinações.

É um objeto da presente invenção um sistema e método para a disponibilização de conteúdos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações, sendo as ditas frações disponibilizadas por equivalência de acordo com a fórmula I:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras. Preferencialmente, o sistema da invenção compreende meios para contabilizar tempo, leitura, visualizações, audições, bits ou suas combinações.

Opcionalmente, sistema e método inclui um critério de conversão de pontos em fração de acordo com a fórmula II:

z x pontos = 1 fração (II)

onde

"z" é um número maior que 0.

Em uma concretização preferencial, da presente invenção o sistema e método da invenção é operacionalizado em ambiente do tipo rede social colaborativa para leitura e visualização, e compreende:

1 . Meios de interação entre usuários;

2. Meios para acesso ou leitura de conteúdo;

3. Meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações;

4. Meios para exposição de conteúdo.

O sistema e método da invenção pode adicionalmente compreender pelo menos um dos seguintes recursos/itens:

5. Meios para cadastro de usuários;

6. Meios para inclusão de perfil público;

7. Meios de entretenimento;

8. Aplicativos (APPS);

9. Meios para ensino à distância.

Estes e outros objetos da invenção serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir.

Descrição Detalhada da Invenção

Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo sem limitar, o escopo da mesma.

De modo não limitante, os objetos da presente invenção podem ser aplicados a uma rede social colaborativa virtual para leitura e visualização de conteúdo, orientada dentro dos novos paradigmas tecnológicos (web/móbile e escalável - web 2.0, desktops, laptops, tablets, smartphones e outros) onde os membros podem ter acesso a um acervo de conteúdo, de preferência livros digitais ou digitalizados, vídeos ou áudios pelo uso de frações ou ainda através da aquisição de pontos ou outros meios de conversão de consumo; interagir diretamente com autores e outros leitores de conteúdo, interagir com o conteúdo, prestar serviços para a rede podendo receber frações, obter formação e/ou realizar cursos variados, além de, viabilizar por meios cooperativos produções variadas de conteúdo.

Sistema e Método para disponibilização de Conteúdos em Frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações

O sistema e método para disponibilização de conteúdos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações da presente invenção, proporciona a disponibilização de conteúdo variado, onde as ditas frações são disponibilizadas por equivalência de acordo com a fórmula I:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

Opcionalmente, o sistema e método incluem um critério de conversão de pontos em fração de acordo com a fórmula II:

z x pontos = 1 fração (II)

onde

"z" é um número maior que 0. Sistema de Conversão de Frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações

O sistema de conversão de frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações da presente invenção, proporciona a disponibilização de conteúdo variado, por exemplo em ambientes eletrônicos, onde as ditas frações são disponibilizadas por equivalência de acordo com a fórmula I:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

Opcionalmente, o sistema inclui um critério de conversão de pontos em fração de acordo com a fórmula II:

z x pontos = 1 fração (II)

onde

"z" é um número maior que 0.

Preferencialmente, o presente sistema compreende meios para contabilizar tempo, leitura, visualizações, audições, bits ou suas combinações.

Por exemplo, o usuário utiliza as frações de tempo para ler um texto, ver um vídeo, escutar áudios em geral, usar aplicativos e os demais conteúdos do sistema. As frações de leitura são utilizadas para ler um texto, determinado pelo número de caracteres, páginas ou capítulos, por exemplo. Já as frações de bits, por exemplo, são utilizadas para qualquer conteúdo através de sua quantificação em pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras, assim uma determinada quantidade de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras do conteúdo escolhido é disponibilizada ao usuário. Com isso, a presente invenção proporciona a contabilização do conteúdo lido ou visualizado, quantificando esse conteúdo em frações a serem acrescidas ou diminuídas da quantidade total de frações do usuário, consequentemente, acrescentando ou diminuindo seus pontos.

Em uma concretização que inclua o critério de conversão de pontos em fração de acordo com a fórmula (II), quando o usuário do sistema utiliza ou adquire pontos, tais pontos são convertidos em frações de tempo, leitura, visualizações, audições, bits e suas combinações conforme a fórmula (I) apresentada.

Sistema de Conversão de Pontos em Frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações

O sistema de conversão de pontos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações, de acordo com a fórmula I:

z x pontos = 1 fração (I)

onde

"z" é um número maior que 0;

sendo que as referidas frações se equivalem de acordo com a fórmula II a seguir:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (II) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras. Preferencialmente, o presente sistema compreende meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações.

Assim, quando o usuário do sistema adquire pontos, tais pontos são convertidos em frações de tempo, leitura e bits. Por exemplo, o usuário utiliza as frações de tempo para ler um texto, ver um vídeo, escutar áudios em geral, usar aplicativos e os demais conteúdos do sistema. As frações de leitura são utilizadas para ler um texto, determinado pelo número de caracteres, páginas ou capítulos, por exemplo. Já as frações de bits, por exemplo, são utilizadas para qualquer conteúdo através de sua quantificação em pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras, assim uma determinada quantidade de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras do conteúdo escolhido é disponibilizada ao usuário. Com isso, a presente invenção proporciona a contabilização do conteúdo lido ou visualizado, quantificando esse conteúdo em frações a serem acrescidas ou diminuídas da quantidade total de frações do usuário, consequentemente, acrescentando ou diminuindo seus pontos.

Sistema do tipo Rede Social Colaborativa para Leitura e Visualização de Conteúdo

Outra concretização da presente invenção, sendo um outro objeto, um sistema do tipo rede social colaborativa para leitura e visualização de conteúdo compreendendo:

1. Meios de interação entre usuários;

2. Meios para acesso, leitura, visualização e/ou audição de conteúdo;

3. Meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações;

4. Meios para exposição de conteúdo.

onde o referido sistema compreende meios para a conversão de pontos em frações de tempo, de leitura, de bits ou suas combinações, de acordo com a fórmula I:

z x pontos = 1 f ração (II)

onde

"z" é um número maior que 0; sendo que as referidas frações se equivalem de acordo com a fórmula I a seguir:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

Adicionalmente, o presente sistema compreende pelo menos um dos:

5. Meios para cadastro de usuários;

6. Meios para inclusão de perfil público;

7. Meios de entretenimento;

8. Aplicativos (APPS);

9. Meios para ensino à distância;

Os meios para interação do usuário, nessa concretização são, sem se limitar, fóruns, bate-papo, email, mensagens, sms, páginas de perfil, publicações de postagens, outros

Para fins da presente invenção, meios para acesso são quaisquer meios para obter, buscar um conteúdo ou similares e/ou ainda mecanismos para a visualização, exibição, apresentação de qualquer conteúdo ao usuário por texto, vídeo, áudios em geral, multimídia e outros.

Os meios para acesso e leitura de conteúdo, de modo não limitante, incluem ambientes online ou off-line adequado a disponibilização do conteúdo ao usuário, preferencialmente por vídeo e/ou áudios em geral.

Os meios para contabilizar tempo, leitura, bits ou suas combinações, são meios interligados ou não aos demais meios do sistema, preferencialmente aos meios para acesso e leitura de conteúdo, que proporcionam de modo online ou off-line a contabilização/quantificação do tempo, leitura, visualizações, audições, bits ou suas combinações, permitindo que o sistema disponibilize conteúdos variados por meio de frações que se equivalem de acordo com a fórmula I.

Exemplo Preferencial não-limitante

Em uma concretização não-limitante do presente sistema, o usuário pode escolher sua forma de associação:

Cadastrado 1: tem acesso aos conteúdos (livros, vídeos, áudios em geral, imagens, aplicativos e outros) de domínio público ou de licenças gratuitas ou no caso dos títulos não gratuitos um número limitado de páginas, minutos ou pixels, além de poder adquirir conteúdo através da aquisição de pontos. Podendo os membros ou usuários participar dos fóruns e colaborar com resenhas, resumos ou outras contribuições suas de qualquer tipo para qualquer das obras ou conteúdo.

Cadastrado 2: acesso liberado mediante a utilização de frações ou aquisição pontos, inclui o cadastro 1 mais acesso a todo acervo. Os membros ou usuários podem adquirir ou alugar conteúdos (por página, capítulo, episódio, tempo, bits etc.) com o custo frações ou pontos estabelecido pelo autor ou detentor dos direitos da obra, por exemplo. Os membros ou usuários podem participar dos fóruns, colaborar com resenhas e etc, como também fazer upload de qualquer conteúdo (livros, vídeos, áudios em geral, imagens, aplicativos e outros) seu (pública ou privadamente), ou cuja detenha os direitos da obra e assim contribuir para aumentar o acervo do sistema.

Cadastrado 3: Esta se refere a liberação de acesso para organizações públicas ou privadas. Onde por exemplo a administração do sistema irá atuar junto a cada organização, levando em conta os desejos e expectativas de ambos no que se refere à parceria montada. Cada organização se associará ao sistema para disponibilização de conteúdos, oferecimento de cursos ou serviços, publicidade ou outros. Em uma concretização não-limitante o sistema funciona como uma rede de usuários cada um com seu perfil. Há um acervo de livros e/ou conteúdos outros da rede e cada usuário tem sua própria biblioteca, que consta dos livros (conteúdos) que baixou ou adicionou para ler on-line. Ao acessar o link abre-se uma página geral, alguma explicação sobre o sistema e funcionamento, termo de uso e botão de cadastro//og/n. Após logar o usuário entra em seu perfil e tem acesso às áreas do sistema de acordo com sua relação de cadastrado. Comum aos tipos de cadastro: mensagens, posts, e principalmente à biblioteca, tanto sua como de amigos, assim como a todo o acervo do sistema, mas para acessar parte do conteúdo tem que ser ter pontos ou outras f rações de consumo, senão terá limitações, exceto conteúdos de licenças livres. O usuário pode postar notícias, subir livros, fazer resenhas, slideshares, comentar, mandar mensagens, participar do fórum, enviar livros, indicar, criar listas, marcar, adicionar aos favoritos, compartilhar, assinalar ou pontuar ou outras formas de frações, obter hierarquias de acordo com sua militância na rede, visitar outros perfis assim como as bibliotecas dos mesmos e administrar seu portfólio dentro da rede (tanto organizações, como autores ou empreendedores individuais que a rede irá estimular). Além dos conteúdos como livros, resenhas e etc, os usuários terão acesso a serviços como, por exemplo, cursos (EAD), consultorias, edição, publicidade, produção (eventos, montagens de peças, produções audiovisuais), palestras, debates, eventos no mundo real.

Para ser considerado livro dentro do sistema, o mesmo precisa ter ISBN, senão será considerado resenha, texto ou outros. Toda obra terá seus direitos protegidos, assim como seus detentores. Os conteúdos estarão catalogados e indexados por categoria, por exemplo, autor, marcadores (tags), listas, indicações e outras ferramentas para facilitar sua busca, ou sua disseminação dentro da rede. Ao clicar num livro (ou outro conteúdo) este, além do conteúdo do autor, apresenta (os conteúdos transversos - ficam em abas que o usuário pode habilitar): "Quem anda lendo o que eu leio..."; "Pessoas que estejam lendo o mesmo livro"; "Pessoas que estejam no mesmo capítulo"; "Pessoas que estejam na mesma página".

O usuário pode ver por amigos e desconhecidos.

• Livros (conteúdos) conexos (arrumados por filtros):

Outros livros do mesmo autor

Mesmo estilo/assunto

Listas que contenham esse livro (listas de usuários, bibliotecas, indicados, preferidos, dicas etc.)

Conexões (algoritmo que reconheça as similaridades entre o livro e outros de acordo com os usuários, ou seja, quem leu este livro, costuma ler também...)

■ Referências do autor (caso existam ou tenham sido apontadas as referências que o autor usou para o livro, e/ou referências literárias do mesmo)

Correlações por tags (marcadores)

• Referências bibliográficas (pesquisas, artigos, fichamentos, trabalhos científicos, artísticos e etc. que estejam utilizando o livro)

• Destaques (trechos destacados por amigos e/ou outros usuários)

• Se (/ ) Aplicativo, no qual qualquer usuário, a partir daquele ponto em que se encontra reescreve o livro)

• Vídeos (vídeos relacionados, como por exemplo: entrevista com o autor, clip do livro, videolivro etc.)

• Áudios (idem ao vídeo, entrevistas, audiobook etc.)

• Formspring

• Posts (postagem relacionada ao trecho, o usuário pode postar dali, selecionar uma parte e postar, dar opinião, indicar etc.)

• Extras (como jogos, quiz, curiosidades etc.)

• Publicidade

A operacionalização da invenção preferncialmente inclui o uso de um servidor de rede, um microprocessador, uma memória e software de computador. O referido software é executado por um microprocessador e inclui um algoritmo de para a disponibilização de conteúdos em frações de tempo, leitura, bits ou suas combinações, referido algoritmo compreendendo as etapas de:

i. obter uma quantidade de frações;

ii. converter as frações em frações de tempo, leitura, bits ou suas combinações de acordo com a fórmula I a seguir:

fração = n x tempo = m x leitura = p x bits (I) onde

"n" é um número maior que 0 e "tempo" é um tempo determinado em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, preferencialmente segundos;

"m" é um número maior que 0 e "leitura" corresponde a quantidade determinada de caracteres, páginas ou capítulos. Preferencialmente, caracteres; e

"p" é um número maior que 0 e "bits" é uma quantidade determinado de bits contabilizada a partir de pixels, frames, bit, bytes, figuras e/ou grupos de figuras.

Opcionalmente, o referido algoritmo inclui uma etapa inicial de obter uma quantidade de pontos e converte-la em frações.

Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outros variantes, abrangidos no escopo das reivindicações anexas.