Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR MONITORING AN EXTERNAL MEDIA AUDIENCE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/144208
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention comprises a system for monitoring people flow which is capable of conducting studies of the impact of specific external media, wherein the monitoring process of the present invention is carried out by means of the passive sensing of the Mac Address of mobile devices with WiFi signals such as to analyse the path taken and the residence time, amongst other important variables.

Inventors:
FAVARO ADRIANO (BR)
FAVARO SILVIO (BR)
PONTAROLA HALISSON TADEU (BR)
MAZZIOTTI MOREIRA OTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/000001
Publication Date:
August 01, 2019
Filing Date:
January 18, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FAVARO ADRIANO (BR)
FAVARO SILVIO (BR)
PONTAROLA HALISSON TADEU (BR)
MAZZIOTTI MOREIRA OTO (BR)
International Classes:
G06Q30/02; H04B17/27; H04W4/021
Domestic Patent References:
WO2016109455A12016-07-07
Foreign References:
US20160055492A12016-02-25
US20160078758A12016-03-17
Attorney, Agent or Firm:
GRUENBAUM, POSSINHAS & TEIXEIRA LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema para monitoramenío de audiência em mídia externa CARACTERIZADO peio fato de compreender dispositivo móvel emissor de sinai Wireless (1), Sensores (2), Servidores (3), Usuário (4),

Visuaíizador ÍDashboard (5), Reiatório (6) e Integração com ERP ou CRM (7).

2. Sistema para monrtoramento de audiência em mídia externa, de acordo com a reivindicação 1 , CARACTERIZADO pelo fato de que dispositivo móvel emissor de sinal Wireless (1) pode ser um smartphone , computadores ou tablets ou qualquer outro dispositivo que possua conectividade com a Internet

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ,

CARACTERIZADO peio fato de que os sensores (2) compreendem antena (8), módulo WiFi (9), CPU (10), armazenamento (11), adaptador de rede (12), rede móvel (13), rede ethernet LAN (14) e rede ethernet fixa (15).

4. Sistema, de acordo qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, CARACTERIZAPO pelo fato de que os sensores (2) podem ser instalados em Mídia externa, shoppings, lojas, restaurantes, igrejas, estádio ou ginásio esportivo e locais de eventos.

5. Sistema, de acordo com a reivindicação 3,

CARACTERIZADO pelo fato de que a CPU (10) utiliza tecnologia de criptografia de chave pública e privada através do uso dos referidos adaptadores de rede (12) que utilizam rede móvel (13), rede ethernet LAN (14) ou rede ethernet fixa (15) para realizar as transmissões.

6. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, CARACTERSZADO pelo fato de os sensores (2) serem capazes de captar, de modo passivo, mensagens emitidas pelo dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1).

7. Sistema, de acordo com a reivindicação 6,

CARACTERiZADQ peio fato de que as mensagens captadas nos sensores (2), são identificadas e processadas na CPU (10) e

armazenadas em um espaço de tempo entre 1h e 24h em memória (11), de acordo com o fluxo.

8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7,

CARACTEREZADO peio fato de que as mensagens ficam armazenadas até que sejam transmitidas pelos sensores (2) para os servidores (3) através das alternativas de rede, sendo elas redes móveis (13) ou redes fixas iocais(14) ou redes de banda larga fixa(15).

9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ,

CARACTERIZADO pelo fato de que os servidores (3) são conectados à internet por meio de acesso com tecnologia TCP/IP, podendo ser hospedado em local próprio, infraestrutura de Data Center ou operando como Máquina em infraestrutura de Computação em Nuvem.

10. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ,

CARACTERIZADO pelo fato de que os dados obtidos do dispositivo móvel emissor de sinal wireiess (1) ficam armazenados nos servidores (3) em uma infraestrutura do tipo Repositório de Dados (17).

11. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato pelo fato de reduzir os dados armazenados nos servidores (3) em um volume na faixa de 20% a 50% em relação ao seu tamanho original; extraír as informações da massa de dados, localizadas nos referidos servidores (3) utilizando-se de rotinas, algoritmos e modelos analíticos para a definição da classificação de um perfil de usuário.

12. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 11 , CARACTERIZADO peio fato de que no Conjunto de Banco de Dados (16) ocorrer o agrupamento de dados que possuem correlação entre nível de sinal e tempo de detecção do dispositivo móvel emissor de sinal wireiess (1) pelos sensores (2).

13. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 12, CARACTERIZADO pelo fato de que indicadores típicos de comportamento são gerados edisponibilizados em um Repositório de Dados (17) para permitir a consulta para cada ponto de presença dos sensores (2).

14. Sistema, de acordo com a reivindicação 13, CARÂCTERIZADO peio fato de que os indicadores típicos de comportamento são número de visitantes, número de visitas, índice de fidelidade, horários de pico e fluxo médio.

15. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 14, CARACTERIZAPO pelo fato de que todos os dados sumarizados e o conjunto de informações de perfil obtidos dos dispositivos móveis emissores de sinal wireiess (1) são armazenados em um banco de dados e em ínfraestrutura tipo Servidores Repositório de Dados (17).

16. Sistema, de acordo com a reivindicação 15, CARACTERIZADO pelo fato de que fontes de dados externas (18), em conjunto com os todos os dados dos sensores (2), são armazenados no Repositório de Dados (17).

17. Sistema, de acordo com a reivindicação 16, CARACTERIZADO peio fato de que as fontes de dados externas (18) compreendem informações como dados climáticos, estatísticas da região, qualificação de faixa etária e renda.

18. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 17, CARACTERIZADO peio fato de que o visualizador idashboard (5) permite o acesso às informações disponíveis no Repositório de Dados (17) peio usuário (4).

19. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 18, CARACTERIZADO pelo fato de que a disponibilização de dados pelo vlsuaWzadod dashboard (5) envolve um ou mais servidores de

Interface de Programação para Aplicação (19) dedicada para realizar a interface com o usuário (4).

20. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 19, CARACTERIZADO pelo fato de que os servidores de Interface de Programação para Aplicação (19) fazem acesso ao Repositório de Dados (17) por meio de uma rede local com velocidade de comunicação de 1 Gbps a 10Gbps.

21. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 20, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema é capaz de gerar relatórios (8) que podem ser enviados através de sistemas de

compartilhamento de arquivos ou similares, que podem ser smartphone (20), computadores (21) ou tablets (22) de qualquer locai onde esteja e que possua conectividade com a Internet, para o usuário (4).

22. Sistema, de acordo com qualquer uma das reinvindicações de

1 a 21 , CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema dispõe de Interface de Programação para Aplicação (APIs) para permitir que os dados sejam integrados aos sistemas existentes ERP ou CRM (7) do usuário (4).

23. Sistema, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema em ERP ou CRM (7) possui informações como dados de vendas, estoque, finanças, gasto médio por cliente e idade média de estoque.

24. Sistema, de acordo com a reivindicação 22, CARACTERIZADO de que a Interface de Programação para Aplicação (APl) compreende servidores externos no cliente (26) e servidores de Interface de

Programação para Aplicação (19).

Description:
SISTEMA PARA MONITORAMENTO DE AUDIÊNCIA EM MÍDIA

EXTERNA

CAMPO DE APLICAÇÃO

A presente invenção se aplica no campo de monitoramento de fluxo de pessoas, fluxo de pessoas, descrevendo um sistema para caracterizar parâmetros de audiência, impactos e recorrências em pontos de exposição de mídia externa (OOH - out-of-home).

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

O papel de um veiculo de propaganda è gerar a maior quantidade possível de impactos no público expectador, possibilitando assim influenciar suas decisões de consumo. Portanto, é um setor que deve estar sempre se desenvolvendo para acompanhar as novas necessidades dos anunciantes e expectadores e se adaptar a elas.

A escoíha dos locais certos e devidos formatos dos engenhos publicitários é de fundamental importância para a eficiência da mídia externa. Portanto, uma boa análise de audiência (quantidade de pessoas) e dos impactos potenciais gerados por um painel publicitário é vital para que o anunciante consiga obter os melhores resultados em suas ações de comunicação através deste meio de mídia.

Qualquer meio de mídia depende diretamente de um bom estudo, análise e interpretação da adequação dos veículos de comunicação com a mensagem publicitária.

Para tal estudo e análise, algumas ferramentas foram criadas para facilitar o processo de seleção de mídia. Atualmente, a contagem de pessoas tem sido realizada através de pesquisa estatística utilizando métodos tradicionais de contagem, como pesquisadores de campo com contadores manuais contando a quantidade de carros por uma via.

Também se utiliza câmera de vídeo para reconhecimento facial em ambiente fechados como aeroportos e shoppings e, maís recentemente, captação de sinais wireless de dispositivos móveis. Deste modo, a presente invenção está relacionada com a captação passiva de Mac Address de dispositivos móveis, de maneira a realizar uma amostragem com elevada representatividade do impacto causado por uma determinada mídia externa.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

O documento americano US2009210141 descreve um dispositivo para monitoramento de dispositivos e descreve um sistema que monitora os sinais Biuetooth de dispositivos móveis.

O documento US9253672 descreve um sistema e método para a medição da quantidade, tipo e qualidade de transmissão de dispositivos de comunicação móveis dentro de uma área geográfica definida.

O documento US2016235161 descreve algumas técnicas e configurações para sistema de rastreamento de clientes e funcionários através da captação de sinais Wireless.

O documento 2017/0134924 compreende um sistema e método para detecção de dispositivos sem fio. A detecção possui finalidade de planejar a melhor rota de fuga, para situações de emergência, de acordo com o fluxo de indivíduos em uma determinada área.

O documento brasileiro BR 10 2014 002171 0 descreve um sistema de disponibilização de informações a dispositivos móveis e portáteis via conexão Wi-Fi, cuja qual proporciona o colhimento do endereço de IP para estabelecimento de conexão e disponibilização de informações.

Apesar de os documentos acima também estarem relacionados ao monitoramento de fluxo de pessoas, a presente invenção diferencia-se dos documentos aqui citados, visto que opera de modo passivo, não captando informações pessoais, tal como agenda telefónica, contatos, número de linha do aparelho, dados de navegação de internet, entre outros. Adícionalmente, o referido sistema também pode ser

complementado com o uso do Biuetooth.

Este sistema de monitoramento se mostra relevante ao medir impacto de uma determinada mídia externa (Out of Home) por meio da possibilidade de captação da recorrência, do alcance de uma campanha publicitária, indicando dados relevantes como tempo de exposição

(duração), número de vezes que a pessoa foi impactada, horários de maior impacto de pessoas, dias da semana com maior impacto e números de pessoas impactadas no mês. Além disso, o uso da WiFi confere ao sistema da presente invenção a vantagem da simplicidade de instalação, privacidade e boa aplicação aos smartphones, possibilitando uma amostragem com alta representatividade. Por fim, esta invenção permite criar um sistema de pesquisa que pode ser usado para obtém

informações de comportamento, preferências, hábitos de consumo, padrão de recorrência entre outros através de um método passivo e automático utilizando de sinais emitidos por dispositivo wireíess.

SUMARIO DA INVENÇÃO

A presente invenção compreende um sistema para monitoramento de fluxo de pessoas, capaz de promover o estudo de impacto de uma determinada mídia externa.

O monitoramento da presente invenção é realizado por meio da captação passiva do Mac Address de dispositivos móveis com sinais WiFi, de maneira a analisar o trajeto realizado, tempo de permanência, entre outras variáveis importantes,

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A invenção poderá ser mais bem compreendida através da breve descrição das figuras a seguir:

A Figura 1 representa uma visão geral do sistema para

monitoramento de fluxo de pessoas;

A Figura 2 representa um diagrama de blocos do sensor;

A Figura 3 representa um diagrama do processamento e base de dados;

A Figura 4 representa um diagrama do Repositório de Dados (Data Warehouse ); Na Figura 4 é apresentada a interação dos servidores com o usuário finai, e

A figura 5 representa um esquema de funcionamento da Interface de Programação para Aplicação (AP1) integrada aos sistemas de fontes de dados externos provenientes de bases ERP ou CRM do cliente.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção descreve um sistema capaz de monitorar e analisar o fluxo de pessoas.

O referido sistema compreende dispositivo móvel emissor de sinal Wireless (1), sensores (2), servidores (3), Usuário (4),

Visualizador/Das/idoafd (5), Relatório (6), Integração com ERP ou CRM (7).

Quando um dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1) tenta se conectar a uma rede Wireless , o mesmo envia mensagens em“brodcast” (Probe Request Fremes) de maneira periódica, a fim de encontrar pontos de rede para realizar a conexão.

Nesse processo de troca de mensagens, os referidos dispositivos móveis enviam informações que permitem sua identificação de maneira única através do MAC Address.

As referidas mensagens contêm diversos dados, incluindo dados de gerencíamento e controle.

Guando o referido dispositivo envia esse tipo de mensagem para buscar uma rede WiFÍ, que utiliza padrão IEEE 802.11 , o processo de busca consiste em enviar a mensagem“ Probe Request, que é capaz de transmitir o MAC Address do dispositivo.

A presente invenção possuí sensores (2), capazes de captar, de modo passivo e sem interação do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1), mensagens no padrão IEEE 802.11 que são emitidas pelos referidos dispositivos móveis emissores de sinal wireless (1).

Os referidos sensores são compostos por antena (8), módulo WiFi (9), CPU (10), armazenamento (11) e adaptações de rede (12) e as redes de comunicações, sendo redes móveis (13) ou redes fixas locais (14) ou de banda larga fixa (15).

Nos referidos sensores (2), as mensagens que são captadas, são identificadas e processadas na CPU (10). Além disso, são armazenadas temporariamente em memória (11 ). A capacidade de armazenamento da memória (1 1 ) está diretamente relacionada ao volume de dados captados.

Tipicamente os sensores (2) conseguem armazenar dados de 1 a 2 horas em locais muito movimentados, mas podem chegar até mais de 24 h em pontos pouco movimentados.

As mensagens“ Probe Requesf são captadas e as informações ficam armazenadas até que sejam transmitidas pelos sensores (2). A comunicação com os servidores (3) se dá por meio de uma das

alternativas de adaptador de rede (12) que usa uma rede de

comunicação, sendo redes móveis (13) ou redes fixas locais (14) ou de banda larga fixa (15).

A CPU (10), através do referido adaptador de rede (12), que provê acesso a uma rede de comunicação, usa um canal de conexão segura para realizar as transmissões. O sistema utiliza tecnologia de criptografia de chave pública e privada compatível com níveis de segurança similar ao protocolo SSH. O adaptador de rede (12), que é usado para comunicação com os servidores (3), pode fazer uso das redes móveis (13) ou redes fixas locais (14) ou de banda larga fixa (15).

Os servidores (3) estão conectados à internet por meio de acesso com tecnologia TC P/i P, podendo ser hospedado em local próprio, infraestrutura de Data Center ou operando como Máquina em

Infraestrutura de Computação em Nuvem,

Os sensores (2) são instalados em diversos locais geograficamente espalhados, formando uma rede de sensores (2) que capturam dados continuamente.

Os locais geograficamente espalhados são formados conforme a adesão comercial dos clientes ao produto. Entre os íocais de instalação podemos ressaltar: shoppings, lojas, restaurantes, igrejas, estádio ou ginásio esportivo e locais de eventos, apenas para citar algumas das possibilidades.

Qualquer outro local de interesse pode funcionar como ponto de captação de dados, desde que gere informação para a rede de sensores, podendo, desta forma, ser escolhidos.

De maneira gerai, qualquer ponto de interesse que possua viabilidade de alimentação de energia e disponha de rede de dados, é um locai aonde o sensor (2) poderá ser instalado.

A rede de sensores (2) juntamente com os servidores (3) constitui- se como base para o processo de captura e processamento de dados.

Os dados capturados, como data, instante de tempo, MAC

Address, potência do sinal e identificação de local são transmitidos para os servidores (3) e armazenados de modo permanente. Posteriormente, estes dados são processados a partir de rotinas e procedimentos implementados nos referidos servidores (3).

Nos referidos servidores (3) realiza-se a extração de informações da massa de dados, utilizando-se de rotinas, algoritmos e modelos analíticos.

São aplicados métodos estatísticos para obter valores máximos, valores médios, além de técnicas de filtragem por meio de corte de nível de sinal. Algoritmos com técnica de clusterização ( clustering ) (16) fazem agrupamento de dados que possuem correlação forte entre nível de sinal e tempo de detecção do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1) pelos sensores (2). Reconhecimentos de padrões de comportamento são realizados usando técnica de aprendizagem de máquina ( machíne iearning), baseando-se em duração, nível de sinal e frequência de repetição a fim de dispor os dados em grupos e ciasses, construindo-se assim o perfil no Conjunto de Banco de Dados ( Clustering Database}( 16).

A classificação de perfis é realizada através das informações caracterísíicas do local onde os sensores (2) estão instalados. Desta forma, se o dispositivo móve! emissor de sinal wireless (1) foi detectado nos sensores (2) instalados em um shopping, o usuário é classificado como consumidor de shopping. Este processo de classificação aumenta sua assertívidade conforme a detecção do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1) é feita em outros dias no mesmo sensor ou em outros sensores (2) que confirmam o perfil de comportamento.

As informações de perfil são obtidas de forma passiva, ou seja, sem que haja a interação com o usuário ou a necessidade de ação por parte do referido usuária ou instalação de qualquer software do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1).

Os algoritmos incluem informações adicionais sobre o local onde está o sensor (2). Por exemplo, consideram-se diversos parâmetros para ajustes do sistema tais como: horário de funcionamento, dias de funcionamento, feriados, eventos especiais, contagem de fluxo de praças de pedágio, dados de fluxo de cancelas de estacionamento. Com estes ajustes de parâmetros de modelagem, é realizada a calibraçâo do sistema para o ponto específico de monitoramento onde está o sensor (2).

No processamento de dados, os mesmos são sumarizados, permitindo uma redução de seu volume, tipicamente na faixa de 20% a 50% do volume inicial. A referida redução dos dados ocorre através da aglutinação e sumarização da informação, registrando, por exemplo, o tempo de início, tempo de fim e duração ao invés de manter todas as entradas de cada instante de tempo no intervalo capturado.

Com as informações extraídas e processadas pelos servidores (3), é possível classificar o usuário do dispositivo móvel emissor de sinal w/re/ess(1 ), de maneira a construir um perfil de cada um no Conjunto de Banco de Dados (16). Tal classificação permite a esta invenção fazer uma ferramenta para obtenção de informações e análise mais assertivas.

A análise das movimentações dos dispositivos móveis emissores de sinal wireless (1) e dos seus respectívos usuários, com sua ocorrência temporal ao longo dos sensores, permite identificar os mais variados perfis, podendo ser“religião”,“time de futebol”,“frequentador shopping”, “preferência culinária” para citar algumas. Este perfil pode ser obtido, de forma não intrusiva e sem interação com usuário do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1). A partir do conhecimento de características do locai onde está instalado o sensor (2), é possível obter informações sobre preferências do referido usuário do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1). Por exemplo, ao instalar o sensor (2) em uma localidade religiosa, pode-se saber que o usuário do referido dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1) é frequentador ou tem afinidade com aquela religião. Da mesma forma, colocando em um estádio de futebol, pode-se obter informação dos simpatizantes de determinado time. Em feira temática, como Salão do Automóvel, pode-se monitorar a presença de usuários para qualificar interesse sobre determinado assunto. Além disso, indicadores típicos de comportamento (número de visitantes, número de visitas, índice de fidelidade, horários de pico, fluxo médio) são gerados e disponibílizados em um Repositório de Dados (17) para consulta para cada ponto onde o sensor (2) está. A combinação de dados de vários pontos de monítoramento pode trazer informações ainda mais específicas a partir do cruzamento da detecçâo do MAC Address. Por exemplo, saber que a pessoa é da religião A, se é torcedor do time B, gosta de comida tipo C e frequenta shopping D. Com este exemplo, mostra-se o poder que esta invenção tem de qualificar, automaticamente e sem intervenção do usuário (1), diversas característica do público que estará sendo impactado por um meio publicitário.

Todos os dados sumarizados e o conjunto de informações de perfil obtidos dos dispositivos móveis emissor de sinal wireless (1) são armazenados em um banco de dados agrupados em arranjo de cluster(16) e em infraestrutura tipo Repositório de Dados (17).

O Repositório de Dados (17) é um grande armazém de dados que contém todos os dados da rede de sensores (2) em conjunto com dados de outras fontes de dados externas (18) que podem ser agregados. Taís dados incluem informações como identificação, datas, horários, nível de sinal, duração, frequência, recorrência e demais estatísticas.

Os referidos dados são combinados com informações de contexto, como por exemplo, posicionamento geográfico do sensor, identificação do assinante do serviço, ponto de interesse, dados demográficos, climáticos e outras que podem vir a ser relevantes ao local de instalação e imediações do mesmo.

Dependendo do local escolhido para a distribuição dos sensores (2) e em decorrência do crescimento da rede de sensores (2), novos perfis de usuário podem vir a ser criados.

O cruzamento dos dados de identificação dos dispositivos móveis emissores de sinal wireless (1) que estão próximos a um ponto de exibição de mídia externa com os perfis construídos, permite qualificar o fluxo que transita neste local. Com isso, pode-se saber, por exemplo, quantas pessoas frequentam shoppings, restaurantes, bem como lojas de diferentes segmentos. É possível, também, gerar um indicador que traz uma medida do Retorno sobre o Investimento (ROI) para o anunciante, uma vez que é possível determinar o número de pessoas que foram impactadas pelo informe publicitário e efetivamente se engajaram na loja física do anunciante. Esta informação é obtida por meio do cruzamento da lista de MAC Address do ponto OOH e do estabelecimento ou rede de lojas do anunciante.

Há também a possibilidade de cruzamento entre dados dos vários sensores (2) com fontes de dados de bases externas (18), gerando novos conhecimentos.

As referidas fontes de dados de bases externas (18) podem trazer dados climáticos (i.e SNPE, Embrapa, WorldClím, OpenWhetherMap), estatísticas da região (IBGE), qualificação de faixa estaria e renda obtidas por outras formas de pesquisa distintas desta invenção. Uma forma importante de qualificação é através de cruzamento de dados com sistemas de terceiros do tipo‘W/F/ Social” ( Facebook , Gmaí! . instagram, etc) ou Aplicativos Móveis. Os sistemas citados podem obter informações pessoais, mediante termo de aceite do usuário, que podem ser vinculados ao MAC Address do dispositivo móvel emissor de sinal wireless (1).

O Repositório de Dados (17) não tem o propósito de dispor a informação armazenada de forma organizada, uma vez que este componente do sistema tem requisitos de confíabilidade e velocidade de acesso aos dados. Para poder dispor a informação de maneira maís organizada e com relevância ao usuário (4), se faz necessário a inserção de um módulo de Visualizador/Dashboard (5) que é capaz de transformar os dados em gráficos, tabelas, projeções, previsões, indicadores. Esta interface gráfica ou vísuaiízador IDashboard (5) permite o acesso do usuário (4)às informações disponíveis no Repositório de Dados (17).

A ínfraestrutura típica para disponibilização de um

vísuaiízador idashhoard (5) envolve um ou mais servidores (3) dedicados para realizar a interface com o usuário (4). Os servidores (3) fazem acesso ao Repositório de Dados (17) tipicamente por meio de uma rede local de datacenter com velocidade de comunicação entre 1Gbps a 10Gbps.

O referido sistema também dísponibiliza relatórios (6), dependendo do modelo de negócio para a contrafação do serviço. Os referidos relatórios (6) são gerados a partir dos dados do sistema e encaminhados ao usuário (4) por e-maíl ou sistema similar para compartilhamento de arquivos.

Os referidos relatórios (6) apresentam informações através de gráficos, tabelas, indicadores e texto que destacam as informações como a audiência diária, audiência média por hora, análise de recorrência.

O usuário (4) pode ser um diretor, gerente, especialista em inteligência do negócio. Cada tipo de usuário (4) pode fazer uso das informações de diferente forma conforme o seu nível de atuação. Um diretor pode usar as informações para tomada de decisão ou avaliação de retorno de uma campanha. Um especialista em inteligência do negócio pode encontrar correlações de melhor desempenho em função da análise mais apurada dos dados e a sua correlação com outros indicadores, podendo assim formular e validar teses para um melhor planejamento e execução de novas campanhas. Um gerente pode avaliar a execução da campanha e monitorar, por exemplo, se os processos e equipes estão adequados para conversão do fluxo de cliente em vendas ou negócios.

Os referidos sistemas de compartilhamento de arquivos que usuário (4) pode utilizar para interagir com o sistema podem ser smartphone (20), computadores (21) ou tablets (22) de qualquer local onde esteja e que possua conectividade com a Internet.

Os servidores de Interface de Programação para Aplicação (19) são usados para apresentar a informação e dispor de interfaces de interação de forma visualmente mais apropriada aos usuários finais.

Conforme mostrado na figura 4, os referidos servidores de Interface de Programação para Aplicação (19) podem interagir com o usuário (4) através do encaminhamento de mensagens de correio eletrónico com relatórios ou alertas que podem ser recebidas em seus dispositivos de uso pessoal, sendo eles smartphone (20), computadores (21) ou tablets (22).

Os referidos servidores de Interface de Programação para

Aplicação (19) apresentam as informações em forma de visualização mais apropriada por meio de Visualizador/Dashboard (5), que organizam os dados com gráficos, tabelas e/ou indicadores, sendo acessíveis de qualquer local por smartphone (20), computadores (21) ou tablets (22).

O sistema dispõe de Interface de Programação para Aplicação (AP Is) para permitir que os dados sejam integrados aos sistemas existentes em ERP ou CRM(7) do usuário (4), também dependendo do modelo de negócio para a contratação do serviço.

Geralmente, grandes clientes jã possuem um sistema completo e complexo para gerenciamento do seu negócio. Estes sistemas são denominados de ERP ( Enterprise Resource Planning ) ou CRM ( Customer Relationship Management).

Os referidos sistemas ERP ou CRM (7) possuem informações vaiiosas para o negócio com dados de vendas, estoque, finanças, gasto médio por cliente, idade média de estoque, entre outros. Muitos clientes querem integrar os dados providos por esta invenção aos seus próprios sistemas de gerencíamento. Por isso, o sistema oferece o servidor de Interface de Programação para Aplicação (19) que propicia uma forma padrão de acesso às informações do Repositório de Dados (17).

O servidor de Interface de Programação para Apiicação (19) pode também ser usado para que os dados dos clientes enriqueçam o

Repositório de Dados (17) com informações que apenas estão

disponíveis em seus sistemas ERP ou CRM (7). Desta forma, podem-se obter correlações de vendas por dia ou tíquete médio de vendas com o fluxo de uma campanha monitorada pelo sistema desta invenção.

A estrutura típica de comunicação entre sistemas por meio de Interface de Programação para Aplicação (APIs) envolvem servidores externos no cliente (26) e servidores de Interface de Programação para Aplicação (API) (19).

Os referidos servidores de Interface de Programação para

Aplicação (19) se comunicam em uma forma padrão permitindo troca de informação de maneira segura e sem que seja necessário dar acesso a todas as informações disponíveis em cada sistema.

O termo Interface de Programação para Aplicação (APIs), mencionado anteriormente, é bastante conhecido neste âmbito de sistema de informação e consiste em rotinas, procedimentos, formato de dados para integração entre diferentes sistemas de software de aplicação.

As regras de proteção de dados e segurança da informação são estabelecidas por políticas convencionadas entre as empresas que estão fazendo troca de informação.

EXEMPLOS ILUSTRATIVOS DA INVENÇÃO Exemplo 1

Dado um monitoramento de painéis digitais (DOOH) de empresas exibidoras de mídia externa, pode-se instalar o sistema em painéis de LED, onde é possível obter informação de horário de pico para maior audiência, dia da semana de maior passagem de pessoas, número de vezes que a mesma pessoa passou, bem como total de impactos gerados. Com esta invenção é possível identificar precisamente os dias e horários que o indivíduo esteve no locai e foi potência Imente impactado pelo meio publicitário, já que a efetiva visualização depende de diversos parâmetros que determinam a Oportunidade de Visualização ( Opportunity to See) do meio de exibição.

Exemplo 2

Outra modaiidade possível de uso da invenção aqui proposta é para monitorar o total de impactos de uma campanha exibida em diversos pontos de locais de mídia prevíamente selecionados pelo planejamento da campanha. Com uso do sistema aqui descrito, se torna possível dizer com exatidão se uma pessoa impactada num ponto de mídia foi também impactada em outros locais, podendo, dessa forma, caracterizar o dia e horário em cada iocal de impacto. Em vista disso, é possível avaliar a eficácia da campanha em relação à audiência ííquida, audiência bruta, cobertura e índice de recorrência da campanha sobre a mesma pessoa.

Exemplo 3

Empresas que fazem planejamento de campanha podem fazer uso dos dados históricos de monitoramento, proposto pelo referido sistema, para executar a seleção prévia dos melhores pontos de exibição e, dessa forma, podem tomar a decisão a respeito da quantificação do número de pontos a serem contratados. Terminada a campanha, é possível medir a real eficiência do planejamento confrontando os dados estimados com os dados realmente adquiridos e que geram atração de clientes para o estabelecimento físico do anunciante. A presente invenção foi revelada neste relatório descritivo em termos de sua modalidade preferida. Entretanto, outras modificações e variações são possíveis a partir da presente descrição, estando ainda inseridas no escopo da invenção aqui revelada.