Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR PROVIDING FINANCIAL LOANS OR IMPLEMENTING GUARANTEES, LOCKING AND UNLOCKING METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/279184
Kind Code:
A1
Abstract:
A system for providing financial loans and means to ensure payment of credit balances for use on a smartphone is described. The system comprises means for ensuring payment of said loan comprising: a method for remotely locking the smartphone on which the smartphone system is installed if the loan is not paid off; and a method for remotely or manually unlocking the locked smartphone if the loan is paid off.

Inventors:
SHTEYN DANIEL (BR)
CAMPOS ALVES DE BRITO ANTONIO (BR)
VALENTE COUTINHO RÔMULO (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050252
Publication Date:
January 12, 2023
Filing Date:
July 07, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GLOBETEK HOLDINGS LLC (US)
SHTEYN DANIEL (BR)
International Classes:
G06F21/30; G06Q40/02
Domestic Patent References:
WO2015038918A12015-03-19
WO2014077611A12014-05-22
WO2012006192A22012-01-12
Foreign References:
US20140223322A12014-08-07
US20070150842A12007-06-28
EP2672230B12018-11-14
US9590984B22017-03-07
US10447839B22019-10-15
CN103745401A2014-04-23
KR20160031446A2016-03-22
Attorney, Agent or Firm:
JOSÉ MAURO DECOUSSAU MACHADO et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) Um sistema para smartphone para provisão de empréstimos financeiros ou viabilização de garantia na compra via crediário, o sistema compreende um meio para garantir o pagamento do referido empréstimo, caracterizado pelo fato de que compreende:

- um método de bloqueio remoto do smartphone em que o sistema para smartphone está instalado, caso o empréstimo não seja quitado; e

- um método de desbloqueio remoto ou manual do smartphone bloqueado, caso o empréstimo seja quitado.

2) O sistema para smartphone, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é configurado para operar um smartphone dotado de sistema operacional Android.

3) O sistema para smartphone, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a instalação do sistema para smartphone requer duas permissões do usuário:

- ler e escrever arquivos armazenados no smartphone,· e

- sobrepor todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone.

4) Um processo de bloqueio de smartphone, caracterizado pelo fato de que compreende:

- abrir uma tela de bloqueio sobre todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone,· e

- monitorar as funções de tela de bloqueio do sistema operacional, iniciar, ligar e desligar o smartphone.

5) O processo de bloqueio de smartphone, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a tela de bloqueio apresenta duas opções:

- inserir um código de desbloqueio manualmente; e

- realizar chamadas de emergência.

6) O processo de bloqueio de smartphone, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende: - abrir uma tela de bloqueio sobre todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone,- e

- monitorar as funções de tela de bloqueio do sistema operacional, iniciar, ligar e desligar o smartphone.

7) O processo de bloqueio de smartphone, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que é configurado para ocorrer quando o smartphone está conectado à internet; um processo de bloqueio é realizado através do envio de uma notificação silenciosa por um servidor ao sistema para smartphone.

8) Um processo de desbloqueio de smartphone, caracterizado pelo fato de que compreende:

- enviar uma notificação silenciosa por um servidor ao sistema para smartphone com código de desbloqueio; e

- permitir que um usuário insira um código de desbloqueio manualmente na tela de bloqueio.

9) O processo de desbloqueio de smartphone, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende:

- remover a tela de bloqueio; e

- interromper o monitoramento da atividade do smartphone.

Description:
"SISTEMA PARA PROVISÃO DE EMPRÉSTIMOS FINANCEIROS OU VIABILIZAÇÃO DE GARANTIA, PROCESSOS DE BLOQUEIO E DE DESBLOQUEIO"

CAMPO DA INVENÇÃO

[001] A presente invenção se refere a um sistema para provisão de empréstimos financeiros e garantia de pagamentos, bem como a processos de bloqueio e de desbloqueio para smartphone. Mais precisamente, a presente invenção refere-se a um sistema e processos de bloqueio e desbloqueio para smartphone para garantir a quitação de empréstimos e pagamentos, mediante o bloqueio remoto de um smartphone, caso o empréstimo ou pagamento realizado pelo proprietário do referido smartphone não seja quitado.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[002] As instituições financeiras sofrem, de forma recorrente, o problema da inadimplência, o qual causa prejuízos significativos às referidas instituições. Muitos métodos são usados para diminuir os índices de inadimplência. Uma parte desses métodos trata de punir o inadimplente de alguma maneira, para tentar forçá-lo a honrar a sua dívida.

[003] Lojas de varejo também sofrem com a inadimplência, sobretudo lojas de eletroeletrônicos e bens de consumo duráveis que parcelam seus produtos em sistemas de crediários, com pouca ou nenhuma garantia de pagamento de seus consumidores.

[004] Assim, a presente invenção se refere a um sistema para provisão de empréstimos financeiros, viabilização de garantia de pagamento e processos de bloqueio e de desbloqueio para smartphone, com o intuito de evitar a inadimplência de clientes ao fornecer uma forma de punição, que no caso é o bloqueio do smartphone, vinculado como garantia de pagamento do empréstimo, quando a dívida não foi devidamente quitada.

[005] Portanto, a invenção está inserida no campo de processamento de crédito e empréstimo, bem como do controle de acesso e de recursos de rede.

[006] Mais especificamente, a invenção se encontra no campo de provisão de empréstimos financeiros e controle de um smartphone, vinculado como garantia de pagamento do empréstimo. [007] Existem diversos sistemas para a realização de empréstimos através de smartphones, tal como apresentado, por exemplo, no documento CIM103745401. Existem sistemas para empréstimo com segurança aprimorada, tal como no caso do documento KR20160031446.

[008] Esses sistemas, apenas efetivam os empréstimos, não oferecendo uma forma de forçar a quitação do empréstimo.

[009] Também existem sistemas de empréstimo que buscam garantir que os clientes honrem suas dívidas dentro do prazo, como, por exemplo, o apresentado no documento W02012006192. Nesse documento, são apresentadas formas de forçar o cliente a quitar seu empréstimo, no entanto, não com o bloqueio de um item tão usado, como é o caso de um smartphone.

[0010] Portanto, a presente invenção fornece um sistema que, devido à severidade da punição, que é o bloqueio de um smartphone, caso o empréstimo não seja quitado, tende a inibir efetivamente a inadimplência. Também, pode-se ressaltar a simplicidade e a velocidade com que a medida punitiva, bem como a suspensão da punição, é implementada através da presente invenção, o que não se observa na técnica anterior.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

[0011] A presente invenção tem por objetivo garantir o pagamento de empréstimo e, assim, diminuir os índices de inadimplência, através do bloqueio do smartphone, vinculado como garantia de pagamento do empréstimo.

[0012] A presente invenção tem por objetivo também apresentar um sistema prático, do ponto de vista da sua implementação e da execução das etapas de bloqueio e desbloqueio do smartphone.

[0013] Por fim, a presente invenção também tem por objetivo um sistema efetivo, do ponto de vista de obter os resultados desejados, qual seja, garantir o pagamento do empréstimo.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

[0014] Um sistema para smartphone para provisão de empréstimos financeiros ou viabilização de garantia na compra via crediário, o sistema compreendendo um meio para garantir o pagamento do referido empréstimo, compreendendo: um método de bloqueio remoto do smartphone em que o sistema para smartphone está instalado, caso o empréstimo não seja quitado; e um método de desbloqueio remoto ou manual do smartphone bloqueado, caso o empréstimo seja quitado.

[0015] O sistema para smartphone é configurado para operar um smartphone dotado de sistema operacional Android. Alternativamente, o presente aplicativo poderá ser adaptado a outros sistemas operacionais tais como: iOS e Windows Phone.

[0016] O sistema para smartphone em que a instalação do sistema para smartphone requer duas permissões do usuário: ler e escrever arquivos armazenados no smartphone ; e sobrepor todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone.

[0017] Um processo de bloqueio de smartphone compreendendo: abrir uma tela de bloqueio sobre todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone; e monitorar as funções de tela de bloqueio do sistema operacional, iniciar, ligar e desligar o smartphone.

[0018] O processo de bloqueio de smartphone em que a tela de bloqueio apresenta duas opções: inserir um código de desbloqueio manualmente; e realizar chamadas de emergência.

[0019] O processo de bloqueio de smartphone que é configurado para ocorrer quando o smartphone está conectado à internet; um processo de bloqueio é realizado através do envio de uma notificação silenciosa por um servidor ao sistema para smartphone.

[0020] Um processo de desbloqueio de smartphone compreendendo: enviar uma notificação silenciosa por um servidor ao sistema para smartphone com código de desbloqueio; e permitir que um usuário insira um código de desbloqueio manualmente na tela de bloqueio.

[0021] O processo de desbloqueio de smartphone compreendendo: remover a tela de bloqueio; e interromper o monitoramento da atividade do smartphone.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0022] A presente invenção é mais detalhadamente descrita com base nas respectivas figuras: [0023] A Figura 1 revela um fluxograma com o processo de instalação do sistema para smartphone no smartphone vinculado como garantia de pagamento de empréstimo conforme a invenção;

[0024] A Figura 2 revela um fluxograma com o processo de bloqueio de um smartphone conforme a invenção; e

[0025] A Figura 3 revela um fluxograma com o processo de desbloqueio de um smartphone conforme a invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0026] A presente invenção fornece um sistema para smartphone para provisão de empréstimos financeiros e viabilização de garantia para pagamento de compras a crédito. O sistema compreende um meio para garantir o pagamento do referido empréstimo ou quitação do referido pagamento, ao vincular um smartphone como garantia de pagamento de empréstimo. Dito sistema implementa um método de bloqueio remoto do smartphone em que o sistema para smartphone está instalado, caso o empréstimo não seja quitado. Dito sistema também compreende um método de desbloqueio remoto ou manual do smartphone bloqueado, caso o empréstimo seja quitado.

[0027] As regras de aplicação do sistema para smartphone em casos de inadimplência estão previstas em um contrato de garantia.

[0028] O sistema para smartphone é preferencialmente configurado para operar um smartphone dotado de sistema operacional Android.

[0029] Evidente que, um técnico no assunto saberá adaptar os conceitos ora revelados para reprodução das presentes tecnologias em outros sistemas operacionais, sobretudo, em outros sistemas operacionais de código aberto.

Fluxograma com o processo de instalação do sistema da invenção

[0030] A figura 1 revela um fluxograma com o processo de instalação do sistema da invenção no smartphone vinculado como garantia de pagamento de empréstimo ou garantia para pagamento de compras a crédito, conforme a invenção. Nesse fluxograma são reveladas as seguintes etapas sequenciais: [0031] Etapa IA - A instalação do sistema para smartphone requer a autenticação do usuário;

[0032] Etapa 2A- Autenticação do usuário;

[0033] Etapa 3A - Após a autenticação do usuário, deve-se conceder permissões para acesso aos arquivos para leitura e escrita e sobrepor outros aplicativos;

[0034] Caso as permissões não sejam concedidas, haverá falha na configuração;

[0035] Caso as permissões sejam concedidas, o referido smartphone será vinculado como garantia na Etapa 4A.

Fluxograma com o processo de bloqueio do smartphone

[0036] A figura 2 revela um fluxograma com o processo de bloqueio de um smartphone vinculado conforme a invenção. Nesse fluxograma são reveladas as seguintes etapas sequenciais:

[0037] Etapa 1B - O processo de bloqueio é iniciado mediante determinação de uma central remota, que identifica a inadimplência de um pagamento pelo usuário do sistema;

[0038] Etapa 2B - O servidor envia uma notificação silenciosa com o comando de bloqueio do smartphone;

[0039] Etapa 3B - Caso o smartphone não esteja conectado à internet, o sistema para smartphone verificará se o dispositivo deve ser bloqueado quando o smartphone ficar Online;

[0040] Caso o smartphone esteja conectado à internet, o sistema para smartphone bloqueia o smartphone, colocando uma tela de bloqueio na frente de outros aplicativos e do sistema operacional;

[0041] Etapa 4B - Após a colocação da tela de bloqueio, o sistema para smartphone começa a monitorar a reinicialização do telefone e a tela de bloqueio para manter a tela de bloqueio ativa.

Fluxograma com o processo de desbloqueio do smartphone

[0042] A figura 3 revela um fluxograma com o processo de desbloqueio de um smartphone conforme a invenção. Nesse fluxograma são reveladas as seguintes etapas sequenciais:

[0043] Etapa 1C - Uma central remota identifica a quitação da inadimplência e dá início ao processo de desbloqueio;

[0044] Etapa 2C - O servidor envia uma notificação silenciosa com o comando de desbloqueio;

[0045] Etapa 3C - Caso o smartphone não esteja ligado, o sistema para smortphone verificará se o dispositivo deve ser desbloqueado quando o smartphone for reiniciado;

[0046] Caso o smartphone esteja ligado, verifica-se se está conectado à internet;

[0047] Etapa 4C-I - Caso o smartphone não esteja conectado à internet: o usuário pode entrar em contato com o suporte, solicitando um código de desbloqueio manual, que deve ser inserido no sistema para smartphone. O código é verificado e, se for válido, a tela de bloqueio é removida e o sistema para smartphone para de monitorar a reinicialização do telefone e a tela de bloqueio;

[0048] Etapa 4C-II - Caso o smartphone esteja conectado à internet: a tela de bloqueio é removida e o sistema para smartphone para de monitorar a reinicialização do telefone e a tela de bloqueio.

Modus operandi do sistema da invenção

[0049] Em primeiro lugar, o sistema para smartphone deve ser instalado no smartphone vinculado como garantia de pagamento do empréstimo ou como garantia para pagamento de compras a crédito. Inicialmente, o sistema para smartphone apresenta uma tela de boas-vindas ao usuário, que deve identificar-se através de número de telefone, identidade ou semelhantes, e, em seguida, uma tela que solicita algumas permissões ao usuário para configuração do sistema para smartphone.

[0050] Existem dois tipos de permissões solicitadas pelo sistema para smartphone para configuração: as obrigatórias e as não-obrigatórias.

[0051] As permissões obrigatórias são: acesso aos arquivos do smartphone, acesso ao número de telefone, instalar aplicativos de fontes desconhecidas, poder sobrescrever outros aplicativos. Em síntese: ler e escrever arquivos armazenados no smartphone ; e sobrepor todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone.

[0052] A permissão de ler e escrever arquivos armazenados no smartphone permite que o sistema para smartphone leia e escreva em armazenamento externo.

[0053] A permissão para sobrepor todos os aplicativos em execução e o sistema operacional é uma permissão especial em um smartphone dotado de sistema operacional Android que permite que o sistema para smartphone apareça sobre outros aplicativos.

[0054] As permissões não-obrigatórias são: localização, contatos, ligações e SMS, permissões de acesso à internet, armazenamento, chamadas, estatísticas de bateria, barra de status de controle, reordenar tarefas, criar janela de alerta de sistema, configurar alarme, sobrepor outros aplicativos, receber inicialização concluída.

[0055] Quando o usuário concede as primeiras permissões, o sistema para smartphone conclui o download da internet e é efetivamente instalado, através do APK ( Android Application Package) de Serviço.

[0056] É feita a chamada de API (Application Programming Interface), que envia o número do smartphone e token de registro para notificação ( push ).

[0057] O usuário concede as demais permissões necessárias para o sistema para smartphone, concluindo a configuração. A partir deste momento, o sistema para smartphone está atrelado à garantia e pode bloquear o smartphone em caso de inadimplência.

[0058] O processo de bloqueio de smartphone compreende a verificação de bloqueio pelo sistema para smartphone, em que é feita uma chamada para API que retorna informação de se o usuário deve ser bloqueado. Essa verificação pode ocorrer em determinados períodos de tempo ou por eventos, como, por exemplo, uma mudança de conexão. Tais eventos são chamados receptores de transmissão (broadcast receivers), que são eventos do sistema que o aplicativo pode monitorar. Esses eventos são usados para controlar o status do dispositivo e fazer verificações se ele tem que ser bloqueado, como já referido.

[0059] Caso se verifique a necessidade de bloqueio, uma notificação silenciosa é enviada para o sistema para smartphone, que abre uma tela de bloqueio sobre todos os aplicativos em execução bem como o sistema operacional do smartphone. Além da tela de bloqueio, o aplicativo inicia o monitoramento das funções de tela de bloqueio do sistema operacional, iniciar, ligar e desligar do aparelho, para garantir que a tela de bloqueio do aplicativo se mantenha ativa até que o processo de desbloqueio seja iniciado.

[0060] O processo de bloqueio de smartphone é configurado para ocorrer quando o smartphone está conectado à internet, devido à necessidade de envio da notificação silenciosa por um servidor ao sistema para smartphone. A notificação é entregue mesmo que o sistema para smartphone esteja fechado.

[0061] A tela de bloqueio apresenta duas opções: inserir um código de desbloqueio manualmente; e realizar chamadas de emergência.

[0062] O processo de desbloqueio de smartphone compreende duas modalidades: o desbloqueio online e o desbloqueio offline.

[0063] No processo de desbloqueio na modalidade online, recorre-se à referida verificação de necessidade de bloqueio. Caso se verifique que o bloqueio não é mais necessário, uma notificação silenciosa, semelhante à notificação silenciosa para bloqueio, mas cuja mensagem é um código de desbloqueio, é enviada pelo servidor para o sistema para smartphone que realiza o desbloqueio do smartphone.

[0064] No processo de desbloqueio na modalidade offline, portanto, sem necessidade de conexão com a internet, a tela de bloqueio oferece a opção de inserir um código de desbloqueio manualmente. Após digitar o código de desbloqueio na tela de bloqueio, ele é validado. Se o código de desbloqueio for efetivamente válido, o processo de desbloqueio é concluído.

[0065] Pode-se solicitar um código de desbloqueio manual com o suporte do fornecedor do sistema para smartphone.

[0066] O processo de desbloqueio na modalidade offline seria usado para casos de emergência, em que o desbloqueio do smartphone é necessário, mas não há conexão à internet. O referido código de desbloqueio expiraria após algumas horas.

[0067] O processo de desbloqueio de smartphone, tanto online como offline, é concluído com a remoção da tela de bloqueio e a interrupção do monitoramento da atividade do smartphone.

[0068] O sistema para smartphone não é mostrado na tela home ou na lista de aplicativos, mas apenas na lista de configuração dos aplicativos instalados no smartphone.

[0069] Em sua configuração preferencial, as telas da interface gráfica do sistema para smartphone da invenção são as seguintes:

- Validar cliente: uma tela que tenta obter o número de telefone do usuário. Em caso de falha, o número do documento do usuário é solicitado para completar a validação. Se o usuário for um cliente cadastrado no sistema, a configuração continua.

- Concluir configuração: a tela que pede as permissões e cria a garantia, ativando o aplicativo.

- Bloqueio: a tela que é exibida quando o smartphone é bloqueado. Ele tem as opções de ligar para o SuperSim, chamadas de emergência e desbloqueio offline.

- Desbloqueio offline: uma tela onde o usuário pode colocar um código para desbloquear o dispositivo, caso não tenha conexão à internet para receber o comando de desbloqueio do servidor.

- Chamadas de emergência: uma tela com a lista de números de chamadas de emergência. O usuário pode escolha um número para ligar.

[0070] Os serviços do sistema para smartphone são os seguintes:

- Verificar bloqueio: um serviço em segundo plano que verifica se o dispositivo precisa ser bloqueado. Isto é invocado por receptores de transmissão e notificações silenciosas.

- Bloqueio: o serviço que é invocado quando o dispositivo tem que ser bloqueado. Salva o informações sobre o bloqueio e inicia a tela de bloqueio.

[0071] Coleta de dados: serviços que coletam dados do dispositivo e os enviam ao servidor. Os dados são de SMS, registros de chamadas, aplicativos instalados, armazenamento e estatísticas de bateria, localização e fotos.

[0072] Quando medidas punitivas para o pagamento do empréstimo se fazem necessárias ou mesmo como forma de inibir a ocorrência de inadimplência, a velocidade e o rigor da punição são fatores importantes. [0073] A presente invenção apresenta uma forma rápida e severa de punição, caso a dívida não seja quitada no prazo estipulado, que é o bloqueio do smartphone vinculado, praticamente, no momento em que a inadimplência se configura, à exceção do tempo de uma eventual falta de conexão à internet.

[0074] Portanto, a presente invenção propõe uma solução simples, barata e eficaz, por se tratar de um sistema para smartphone, que não consome muitos recursos económicos e que, dada as características referidas, inibe a inadimplência ou compele o usuário ao pronto pagamento do empréstimo.

[0075] As concretizações podem contemplar pagamentos únicos ou parcelados, dependo dos acordos previstos em contrato. Não havendo, portanto, limitação nesse aspecto.

[0076] Tendo sido descritos alguns exemplos de concretização preferidos da invenção, vale ressaltar que, o escopo de proteção conferido pelo presente documento engloba todas as demais formas alternativas cabíveis à execução da invenção, sendo este, definido e limitado apenas pelo teor do quadro reivindicatório em anexo.