Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
SYSTEM FOR REMOTELY MONITORING AND CONTROLLING THE ADMINISTRATION OF MEDICINAL PRODUCTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/079868
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention provides a system for remotely monitoring and controlling the administration of medicinal products, said system comprising an infusion pump (1), a device (2) for monitoring and measuring the physiological characteristics of an individual that is configured such as to continuously monitor at least one physiological characteristic of the individual, a device (3) for remote monitoring and control that remotely monitors and controls the infusion pump and the device for monitoring and measuring the physiological characteristics of an individual via a communication network (5), and a communication device (4) configured such as to communicate with the device for remote monitoring and control via a communication network, wherein said device (2) for monitoring and measuring the physiological characteristics of an individual sends information concerning said physiological characteristics of an individual to the device (3) for remote monitoring and control via a communication network (5).

Inventors:
AMBRÓSIO CLÁUDIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050086
Publication Date:
May 02, 2019
Filing Date:
March 29, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
AMBROSIO CLAUDIO AFONSO (BR)
International Classes:
A61M5/142; A61B5/00
Domestic Patent References:
WO2011064780A22011-06-03
WO2005010796A22005-02-03
Foreign References:
EP2572740A12013-03-27
Other References:
See also references of EP 3701980A4
Attorney, Agent or Firm:
KASZNAR LEONARDOS INTELLECTUAL PROPERTY (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Sistema de monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos, caracterizado por compreender:

uma bomba de infusão (1);

um dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2) configurado para monitorar continuamente pelo menos uma característica fisiológica do indivíduo;

um dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) para monitorar e controlar remotamente a bomba de infusão (1) e o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2), através de uma rede de comunicação (5); e

um dispositivo de comunicação (4) configurado para comunicar- se com o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), através de uma rede de comunicação (5),

em que o referido dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2) envia informações daquelas características fisiológicas de um indivíduo ao dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) através de uma rede de comunicação (5).

2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender:

meios para comunicação entre o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2) e o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), em que o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) recebe informações do dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2);

meios para comunicação entre a referida bomba de infusão (1) e o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), em que o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) aciona a referida bomba de infusão (1) e envia informações de comando para fornecimento de medicamentos;

meios para comunicação entre o dispositivo de comunicação (4) e o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), em que o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) é configurado para receber e transmitir informações de/para o dispositivo de comunicação (4).

3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a bomba de infusão (1) ser uma bomba de infusão portátil, e compreender pelo menos um cateter e pelo menos um compartimento para medicamentos.

4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2) compreender pelo menos um chip de telefonia celular, pelo menos uma interface para comunicação, um módulo receptor GPS e um painel de controle consistindo de um visor digital e teclas de comando.

5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) ser configurado para permitir a um usuário interagir remotamente, via o dispositivo de comunicação (4), enviando e recebendo informações para/de o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), através de uma rede de comunicação (5).

6. Sistema, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por as informações enviadas e/ou recebidas pelo usuário a partir do dispositivo de comunicação (4), via o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3), serem pelo menos uma de informação de acionamento da bomba de infusão (1), informação de administração de medicamentos, informação de áudio e/ou visual, informação de texto, ligação telefónica, envio e recebimento de mensagens SMS, informação de nível da bateria da bomba de infusão (1), informação de nível do bateria do dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2), informação sobre localização do paciente.

7. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 5 ou 6, caracterizado por o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) monitorar e controlar automaticamente a bomba de infusão (1) com base em resultado obtido pelo dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2).

8. Sistema, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado por o dispositivo de monitoramento e controle a distância (3) enviar a informação de acionamento da bomba de infusão (1), a informação de administração de medicamentos, a informação de áudio e/ou visual, a informação de texto, a ligação telefónica, a mensagem SMS, a informação sobre localização do paciente, com base no resultado obtido pelo referido dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo (2).

Description:
SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE A DISTÂNCIA DE

FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS CAMPO DA INVENÇÃO

[001] A presente invenção está relacionada a um sistema que é capaz de prover não somente um monitoramento, como também um controle de fornecimento a distância de medicamentos.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[002] O uso de tecnologias cada vez mais avançadas e complexas na área médica tem sido uma tendência crescente. Não basta pensar no tratamento de uma doença, sem que isto envolva o conforto e a preservação da qualidade de vida do indivíduo.

[003] A necessidade de um tratamento que requeira a hospitalização provoca enormes mudanças, e, quiçá, transtornos nos hábitos de vida de um paciente, afastando-o do convívio social com os seus entes queridos e amigos, de seus objetos pessoais, além de aumentar o risco de uma infecção hospitalar.

[004] Ressalta-se ainda que a permanência em domicílio e o convívio com seus familiares minimizam os desconfortos provenientes de uma doença e de seu tratamento, pois longos ou frequentes períodos de internação hospitalar, além de serem extremamente desagradáveis e desgastantes para todos os entes envolvidos e o paciente, podem representar uma ameaça para estes indivíduos.

[005] No que diz respeito a um paciente oncológico, por exemplo, a presença de células cancerosas provoca um grande impacto em seu cotidiano, acarretando profundas mudanças no seu modo de vida habitual, além de trazer efeitos secundários, muitas das vezes nefastos, quanto ao comprometimento da capacidade e habilidade para a execução de suas atividades diárias.

[006] Em certos casos, como de um paciente com hipoglicemia, que não requer hospitalização contínua, os sintomas da doença podem não ser pré- identificados por um indivíduo, o qual poderá sofrer confusão mental ou perda de consciência, tornando-o incapaz de se automedicar. [007] Consequentemente, existe a preocupação de assegurar tanto um tratamento correto quanto a qualidade de vida dos pacientes. Há a necessidade de um sistema que seja capaz de monitorar o estado fisiológico de um paciente e controlar continuamente o tratamento adequado com base em informações a respeito do seu estado fisiológico, de forma automática ou através de interação remota de um indivíduo. Há a necessidade de um sistema que seja capaz de prover o tratamento adequado sem afetar a qualidade de vida do paciente. OBJETIVO DA INVENÇÃO

[008] O objetivo da presente invenção é o de prover um sistema que seja capaz de prover não só o monitoramento, mas também o controle a distância de fornecimento de medicamentos a pacientes.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[009] A presente invenção proporciona um sistema de monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos, compreendendo:

uma bomba de infusão;

um dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo configurado para monitorar continuamente pelo menos uma característica fisiológica do indivíduo;

um dispositivo de monitoramento e controle a distância para que o mesmo monitore e controle remotamente a bomba de infusão e o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo, através de uma rede de comunicação;

um dispositivo de comunicação configurado para comunicar- se com o dispositivo de monitoramento e controle a distância, através de uma rede de comunicação; e

em que o mencionado dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo envia informações daquelas características fisiológicas de um indivíduo ao dispositivo de monitoramento e controle a distância através de uma rede de comunicação. [0010] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, o sistema compreende meios para comunicação entre o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo e o dispositivo de monitoramento e controle a distância, sendo que o dito dispositivo de monitoramento e controle a distância recebe informações a partir do dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo; meios para comunicação entre a bomba de infusão e o dispositivo de monitoramento e controle a distância, em que tal dispositivo de monitoramento e controle a distância aciona a bomba de infusão e envia informações de comando para fornecimento de medicamento; meios para comunicação entre o dispositivo de comunicação e o dispositivo de monitoramento e controle a distância, em que o dispositivo de monitoramento e controle a distância é configurado para receber e transmitir informações de/para o dispositivo de comunicação.

[0011] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, a bomba de infusão é uma bomba de infusão portátil e compreende pelo menos um cateter e pelo menos um compartimento para medicamentos.

[0012] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo compreende pelo menos um chip de telefonia celular, pelo menos uma interface para comunicação, um módulo receptor GPS e um painel de controle consistindo de um visor digital e teclas de comando

[0013] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, o dispositivo de monitoramento e controle a distância é configurado para permitir a um usuário interagir remotamente, via o dispositivo de comunicação, enviando e recebendo informações para/de tal dispositivo de monitoramento e controle a distância, através de uma rede de comunicação.

[0014] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, as informações enviadas e/ou recebidas pelo usuário a partir do dispositivo de comunicação, via o dispositivo de monitoramento e controle a distância, são pelo menos uma de uma informação de acionamento da bomba de infusão, informação de administração de medicamentos, informação de áudio e/ou visual, informação de texto, ligação telefónica, envio e recebimento de mensagens SMS, informação de nível da bateria da bomba de infusão, informação de nível do bateria do dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo, informação sobre localização do paciente.

[0015] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, o dispositivo de monitoramento e controle a distância monitora e controla automaticamente a bomba de infusão com base em resultado obtido pelo referido dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo.

[0016] Em uma forma de realização preferencial do sistema de acordo com a presente invenção, dito dispositivo de monitoramento e controle a distância envia a informação de acionamento da bomba de infusão, a informação de administração de medicamentos, a informação de áudio e/ou visual, a informação de texto, a ligação telefónica, a mensagem SMS, a informação sobre localização do paciente, com base no resultado obtido pelo dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo.

BREVE DESCRIÇÃO DO DESENHO

[0017] Os objetivos, efeitos técnicos e vantagens da presente invenção serão aparentes aos versados na técnica a partir da descrição detalhada a seguir que faz referência à figura anexa exibindo a forma de realização preferencial e exemplificativa, porém não limitativa, da invenção. [0018] Figura 1 ilustra um sistema de monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos de acordo com uma forma de realização, em particular, da presente invenção.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0019] De acordo com uma forma de realização, o sistema para prover monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos inclui pelo menos uma bomba de infusão, pelo menos um dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo, pelo menos um dispositivo de monitoramento e controle a distância e pelo menos um dispositivo de comunicação, todos conectados via uma rede de comunicação.

[0020] Qualquer um dos dispositivos mencionados acima pode operar de maneira independente ou em conjunto, fazendo parte de um mesmo módulo. Da mesma maneira, qualquer um dos dispositivos pode ser adquirido separadamente de forma a complementar outros sistemas com outras aplicações.

[0021] Por rede de comunicação, entende-se qualquer rede que seja capaz de transmitir informações (voz, dados e/ou sinais), seja uma rede de comunicação com fio ou rede de comunicação sem fio (wireless). Em um exemplo aplicado à presente invenção, a rede de comunicação pode ser uma rede sem fio, como uma rede de comunicação de telefonia celular.

[0022] Tal bomba de infusão pode ser uma bomba de infusão utilizada comumente. Em especial, a bomba de infusão da presente invenção pode ser uma bomba de infusão portátil com dimensões reduzidas. O tamanho reduzido da bomba de infusão portátil visa prover praticidade e comodidade ao paciente. Adicionalmente, a bomba de infusão portátil da presente invenção inclui pelo menos um cateter e pelo menos um compartimento para medicamentos. O compartimento para medicamento pode ser um compartimento para qualquer tipo de medicamento, como antibióticos, analgésicos, agentes quimioterápicos, entre outros.

[0023] O dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo pode ser qualquer um dos conhecidos que estão disponíveis no mercado. Por exemplo, tal dispositivo pode ser um monitor de glicemia, por exemplo, o qual é configurado para ser usado no corpo de um paciente. Em geral, esses monitores são colocados em uma área específica do corpo de um paciente, com um sensor inserido sob a pele, de tal maneira que o sensor possa entrar em contato com fluidos corporais do paciente e medir as características fisiológicas. Estes monitores podem ser configurados para fazer a medição contínua ou em uma base periódica tal como por hora, meia hora, a cada dez minutos, a cada cinco minutos, ou em qualquer outro incremento de tempo que se desejar.

[0024] Tal dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo da presente invenção também pode ser conectado de modo comunicativo com um ou mais membros, que compõem uma rede de atendimento ao paciente, em uma rede de comunicação, via um dispositivo de monitoramento e controle a distância. Por conseguinte, os ditos dispositivos de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo e dispositivo de monitoramento e controle a distância apresentam características de um dispositivo de comunicação, incluindo, por exemplo, pelo menos um chip de telefonia celular, pelo menos uma interface para comunicação, por exemplo comunicação via Internet, bluetooth, wifi, entre outros. Tal dispositivo pode adicionalmente possuir um módulo receptor GPS (Global Positioning System) de tal maneira a possibilitar que os membros da rede de atendimento ao paciente possam se utilizar da informação da localização precisa do mesmo. Além disso, o dispositivo de dispositivo de monitoramento e controle a distância pode ser provido de um painel de controle consistindo de um visor digital e teclas de comando para permitir o acesso e visualização das informações, pelo próprio paciente, providas por tal dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas.

[0025] Além disso, o dispositivo de monitoramento e controle a distância e a bomba de infusão podem estar compreendidos dentro de um mesmo módulo, cada um com sua respectiva função.

[0026] Numa outra forma de realização da invenção, os membros da rede de atendimento ao paciente poderão ser um ou mais de vários contatos de emergência do paciente como membros da família, amigos, colegas de trabalho e outros conhecidos pessoais do paciente. Os membros da rede de atendimento ao paciente também poderão ser médicos de cuidados primários, equipe médica de emergência ou até mesmo atendentes de enfermagem, outros cuidadores ou até mesmo designados ou colegas. Além disso, o próprio paciente pode ter seu dispositivo de comunicação pertencente a tal rede de atendimento ao paciente.

[0027] De forma mais genérica, cada membro da rede de atendimento ao paciente poderá ainda ser pelo menos um usuário utilizando um dispositivo de comunicação que se comunica com o dispositivo de monitoramento e controle a distância para receber/enviar informações sobre características fisiológicas do paciente, enviar informação de comando, informação de áudio e/ou visual, informação de texto, alarme (s), ligação telefónica, mensagem SMS (Short Message Service), informação de nível da bateria da bomba de infusão e do dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas, informação sobre localização do paciente, bem como acessar dados armazenados pelo dispositivo de monitoramento e controle a distância.

[0028] O supracitado dispositivo de comunicação pode ser um dentre telefone celular, tablet, notebook, computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico capaz de receber e transmitir dados a partir do dispositivo de monitoramento e controle a distância.

[0029] Aqueles membros da rede de atendimento ao paciente,tais como médicos, enfermeiros e outros profissionais da medicina e cuidadores, podem igualmente ter acesso a todos os dados sobre as características fisiológicas do paciente e aos tratamentos já ministrados. Assim, tais membros podem planejar de forma mais eficiente e sem surpresas o tratamento do paciente.

[0030] Além disso, em uma outra forma de realização, as características fisiológicas do paciente, assim como os tratamentos já ministrados e todos os dados provenientes de qualquer módulo do sistema, podem ser armazenadas no dispositivo de monitoramento e controle a distância, em hardware próprio de armazenamento ou em um servidor externo, acessível por qualquer rede de comunicação, para referência futura, como por exemplo um servidor cloud (servidor em nuvem). Em particular, isso pode permitir a tais membros da rede de atendimento ao paciente poderem tratar de maneira eficaz e efetiva um paciente, se valendo das informações sobre o desempenho e resposta do paciente em vista do tratamento aplicado.

[0031] Como um exemplo, as informações armazenadas podem ser informações sobre o quantitativo de doses já ministradas, esta informação podendo ser correlacionada com o horário e condições do paciente em determinado instante de tempo.

[0032] Em outra forma de realização, tal dispositivo de monitoramento e controle a distância pode ser configurado para emitir alertas ao próprio paciente e aos membros da rede de atendimento acerca das mudanças das características fisiológicas do paciente via uma informação de áudio e/ou visual, informação de texto, informação em forma de alerta/alarme, ligação telefónica ou mesmo mensagem SMS. Assim, por exemplo, o monitor pode comunicar um alarme para um ou mais contatos de emergência para que estes sejam informados sobre a condição do paciente e possam tomar as devidas medidas, sejam elas enviadas de maneira remota, a distância, através do dispositivo de monitoramento e controle a distância ou até mesmo se dirigir até o local onde o paciente se encontra.

[0033] Ainda em uma outra forma de realização, o dispositivo de monitoramento e controle a distância pode enviar a localização geográfica do paciente para sua rede de contatos, que poderão visualizá-la através de uma interface de interação de seus dispositivos móveis. Além disso, cada um contato da rede de contato pode abrir um canal de comunicação com o paciente para o caso de emergências e a partir disso, ouvir tudo que se passa no ambiente onde o paciente se encontra e se comunicar com o mesmo. Isso pode ser útil para pessoas com hipoglicemia, epilepsia, crise de asma infantil, crises de enxaqueca, cardiopatas como crises de angina, idosos com crises de Alzheimer e outras situações debilitantes.

[0034] Numa outra forma de realização da invenção, o tratamento pode ocorrer de maneira automática. Por exemplo, o dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo pode estar conectado, de modo comunicativo, a uma bomba de infusão portátil via do dispositivo de monitoramento e controle a distância, todos os equipamentos comunicativamente conectados via uma rede de comunicação.

[0035] Como um exemplo que pode ser aplicado à presente invenção, tratamentos contínuos ou periódicos de insulina são frequentemente prescritos para fins de supressão de glicose em excesso do corpo do paciente diabético, no entanto, quando um paciente passa por uma hipoglicemia, os níveis de glicose no sangue do paciente ficam muito baixos, a ponto de deixá-lo numa situação de risco de sintomas perigosos, tais como tonturas, visão turva, confusão, e até mesmo coma. Assim, em uma outra forma de realização da invenção, quando tal dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo medir níveis de glicose no sangue do paciente abaixo de um limiar, este se comunica com o dispositivo de monitoramento e controle a distância para que este, de forma automática, envie instruções para o início do tratamento do paciente, acionando a bomba de infusão sempre que necessária.

[0036] A invenção provê articular, comunicativamente, tal dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo com médicos, hospitais e/ou contatos de emergência definindo uma rede de atendimento ao paciente. Assim, sendo capaz de alertar um paciente e/ou um ou mais membros pré-selecionados daquela rede de atendimento ao paciente tendo em vista àquelas informações de características fisiológicas do paciente.

[0037] Como ilustrado na Figura 1 da presente invenção, o sistema para prover monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos é capaz de atender uma enormidade de enfermidades e compreende uma bomba de infusão 1, um dispositivo de monitoramento e medição de características fisiológicas de um indivíduo 2, um dispositivo de monitoramento e controle a distância 3, e pelo menos um dispositivo de comunicação 4. Em uma forma de realização da presente invenção, a bomba 1 e alguns (ou todos) os dispositivos 2, 3 e 4 estão conectados comunicativamente via uma rede de comunicação 5.

[0038] Os usuários de quaisquer dispositivos de comunicação 4 podem utilizar os seus dispositivos como membros ligados de forma comunicativa em uma rede de atendimento ao paciente que lhes permita receber informações de características fisiológicas do indivíduo monitorado e medido pelo dispositivo 2, e, se necessário, emitir uma resposta no caso de uma emergência. Na forma de realização exemplificativa da Figura 1 , tal rede de atendimento ao paciente pode ser aperfeiçoada e facilitada pelo dispositivo de monitoramento e controle a distância 3. Como tal, o dispositivo 3 facilita e melhora uma interação entre um grupo de membros, conforme pré-estabelecido pelo próprio paciente, como médicos, contatos de emergência, e outros cuidadores do mesmo. Para o propósito da forma de realização exemplificativa da Figura 1, o grupo de membros que compreende aquela rede de atendimento ao paciente inclui os usuários de dispositivos de comunicação 4, por exemplo, aqueles usuários de dispositivos móveis.

[0039] Adicionalmente, o dito dispositivo de monitoramento e controle a distância 3 pode implementar o sistema para fornecer monitoramento e controle a distância de fornecimento de medicamentos, realizando-o de maneira automática. Membros da rede de atendimento ao paciente podem acessar tal dispositivo 3 utilizando os seus dispositivos de comunicação 4 e podem obter informações a respeito das características fisiológicas do indivíduo, bem como procedimentos já realizados através do mencionado sistema.

[0040] Ainda que formas de realização e exemplos tenham sido acima descritos, deve-se notar que eles são utilizados apenas para ilustrar a presente invenção, mas sem intenção de limitá-la. Diversas modificações, melhorias, e equivalentes, poderão ser feitos pelos versados na técnica sem fugir do escopo da presente invenção. Essas modificações, melhorias, e equivalentes, também deverão ser considerados como abarcados pelo escopo de proteção da presente invenção.