Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TACTILE AND OLFACTORY PLAYBACK SYSTEM FOR AUDIO AND/OR VIDEO APPLIANCES WITH INTERACTION OVER THE INTERNET
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/177646
Kind Code:
A1
Abstract:
A tactile and olfactory playback system for audio and/or video appliances with interaction over the Internet comprises modules (2 and 3) that play back tactile and olfactory sensations, respectively, and that can synchronise these sensations with any media or event, automatically or manually, when combined with audio and/or video appliances, a specific software and a microcontrolled central unit (4), the system also comprising a dedicated module (5) for sharing the experience over the Internet.

Inventors:
OLIVEIRA HEBER VIEIRA DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000191
Publication Date:
December 05, 2013
Filing Date:
May 29, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA HEBER VIEIRA DE (BR)
International Classes:
G06F3/01
Foreign References:
BR8602456A1987-01-27
US20010045919A12001-11-29
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", caracterizado por ser composto por módulos (2 e 3) reprodutores de sensações táteis e olfativas, emanadas, separadamente ou em paralelo, sincronamente com o evento reproduzido por imagem e/ ou som efetivado por equipamentos associados a ditos módulos (2 e 3); um módulo (5) dedicado dotado de cámera (6) e microfone (7) conectado a internet (I) propicia a integração com redes sociais em tempo real ou por SMS, softwares, sites e aplicativos diversos.

2) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por ser incorporado a equipamentos, novos ou usados, como televisores (8), DVDs (9), Blue-rays (10), superfícies interativas, videogames (11), projetores (12), tablets (13), celulares (14), aparelhos de som (15), telas de cinema (16).

3) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pela conexão entre os equipamentos, os módulos (2 e

3) e a central microcontrolada (4) utilizar conexão USB (17), Bluetooth ® (18), rede sem-fio (19) e cabos diversos.

4) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", de acordo com a reivindicação 3 caracterizado pela software da central microcontrolada (4) sincronizar, automática ou manualmente, as sensações com determinado evento. 5) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelas sensações táteis reproduzirem calor, frio e umidade.

6) "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelas sensações olfativas emanarem odores pelo borrifo de aromas no ambiente.

Description:
"SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET"

Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um inédito "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET ", notadamente de um sistema composto por módulos que combinados com equipamentos reprodutores de áudio e/ ou imagem, assim como aparelhos celulares e afins são capazes de reproduzir sensações táteis e olfativas sincronamente com determinada mídia tornando-a mais real, quer seja de forma localizada ou partilhada por redes sociais via internet com o uso de um módulo dedicado.

A invenção é passível de aplicação em diferentes equipamentos, locais e ambientes como, por exemplo, televisores, DVDs, Blue-rays®, superfícies interativas, videogames, projetores, tablets, celulares, aparelhos de som, telas de cinema e outros equipamentos portáteis ou não e ambientes virtuais.

Atualmente, com o avanço tecnológico o mundo virtual cada vez mais se aproxima da realidade. A era digital hoje vivenciada possibilita ao homem a comunicação em tempo real em qualquer lugar do planeta sem sequer a necessidade de sair de casa.

O aspecto virtual está tão arraigado à sociedade que, tal como a energia elétrica e a água, passou a ser inimaginável viver sem os recursos computacionais e conexões de rede, caracterizando assim o início de um novo marco sócio-cultural.

Todo esse cenário vanguardista obriga o desenvolvimento paralelo e em igual intensidade de outros sistemas e produtos, não sendo diferente com o segmento de som e imagem, telefonia e entretenimento eletrônico em geral. Nesse sentido, a evolução da qualidade audiovisual trouxe benefícios para os usuários cada vez mais ávidos por novidades, propiciando a abertura de novos negócios para os quais os empreendedores obrigatoriamente desenvolvem novas técnicas para dar suporte a esta nova demanda.

Especificamente, em conformidade com o foco deste pedido de patente, a geração de conteúdo é efetivada por estúdios virtuais que lançam mão da computação gráfica, realidade aumentada e outros tantos para tornar a cena quase que real. Na mesma linha, o áudio também utiliza novas técnicas para a captação e reprodução eficaz dos sons

Portanto, imagens e sons recebem atenção especial no desenvolvimento de novas tecnologias, sendo a mais contemporânea a geração de imagens em 3D não só em salas de cinema, mas também em aparelhos televisores de uso residencial.

Seguindo esta revolução na geração de imagem e som de alta qualidade voltada para o entretenimento, se faz premente que o ambiente no qual determinada mídia é executada/ praticada, também ofereça meios de interações que tornem o virtual mais próximo possível da realidade.

Atualmente não existe um sistema capaz de promover sensações físicas concomitantes a apresentação de um filme ou a prática de um videogame, por exemplo.

O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre sistemas que promovem interação sensorial com algum aparelho de imagem ou áudio, porém de funcionamento limitado a apenas um efeito físico, como o MU 8602456-6 "Reprodutor Audiovisual com Dispositivo para Olfato"- aparelho reprodutor de dvd que contem um recipiente, exclusivo e apropriado para armazenar essências ou qualquer outra substância, que estará ligado ao aparelho internamente ou externamente ao aparelho, onde emitirá uma combinação de essências necessárias de acordo com as imagens e sons reproduzidos pelo reprodutor de dvd.

O PI 0604393-3 "Sistema Interativo de Lazer para Exibição em Salas de Cinema, Telões e Similares" - propicia a interatividade da internet, possibilitando a promoção de chats, disputa de games e demais atividades virtuais nas salas de cinema, em realizações de eventos, reuniões de pessoas e/ou grupos, bem como, em outros ambientes que sejam pontos de encontro de pessoas em geral.

O documento acima tem comp conceito inventivo á comunicação entre os presentes em uma sala de exibição com outras pessoas no mesmo local ou em outros ambientes, desde que com infraestrutura para tanto. Sendo assim, não prevê nenhuma interação sensorial física isolada ou concomitante

Ciente do estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, após observações e pesquisas, criou o "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" em questão, o qual instalado ou combinado com equipamentos de áudio e/ ou vídeo, videogames, aparelhos celulares, tablets e congéneres, sendo capaz de atribuir um surpreendente grau de realidade nos locais em que a mídia é apresentada ou a atividade é praticada, uma vez que os equipamentos utilizados vêm acompanhados de módulos simuladores de sensações táteis e olfativas. O sistema também contempla um módulo dedicado dotado de câmera e microfone, que conectado a internet propicia a integração com redes sociais em tempo real ou por SMS, softwares, sites e aplicativos diversos, com o objetivo de compartilhar a experiência vivenciada naquele momento. No "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" a exploração das sensações táteis e olfativas são sincronizadas, por exemplo, com a exibição de um filme, um jogo ou qualquer evento audiovisual ou de comunicação móvel de dados, tornando a atividade essencialmente virtual mais tangível, tanto para locais públicos como salas de exibição, quanto para locais privados como residências.

No "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" a sincronização entre a mídia exibida, o videogame ou qualquer outro meio de geração de imagem e de áudio poderá ser feita automática ou manualmente.

O "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" é um ótimo complemento para as imagens em 3D exibidas em salas de cinema ou em televisores.

O "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" poderá fazer parte de um conjunto de equipamentos novos, neste caso instalados já na fábrica ou posteriormente já em uso.

O "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E OLFATIVA EM

EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET" a instalação, na fábrica ou posterior, poderá ser efetivada por conexão USB, cabos diversos, Bluetooth®, wireless e outros meios de conexão conhecidos compatíveis televisores, DVDs, Blue-rays, superfícies interativas, videogames, projetores, tãblets, celulares, aparelhos de som, tablets, telas de cinema e outros equipamentos portáteis ou não e ambientes virtuais.

A seguir, explica-se a invenção com referência aos desenhos anexos, nos quais estão representadas de forma ilustrativa e não limitativa:

Fig. 1 : Vista esquemática do sistema para reprodução tátil e olfativa em equipamentos de áudio e ou vídeo com interação via internét, mostrando uma forma de viabilização da invenção;

Figura 2: do sistema para reprodução tátil e olfativa em equipamentos de áudio e ou vídeo com interação via internet, em uma situação de uso numa sala de cinema.

O "SISTEMA PARA REPRODUÇÃO TÁTIL E LFATIVA EM

EQUIPAMENTOS DE ÁUDIO E OU VÍDEO COM INTERAÇÃO VIA INTERNET ", objeto desta solicitação de Patente de Invenção, consiste, de um sistema (1 ) composto por módulos (2 e 3) reprodutores de sensações táteis e olfativas respectivamente, que combinados com equipamentos de áudio e/ ou vídeo, software específico e central microcontrolada (4) é capaz de sincronizar ditas sensações com uma mídia ou evento qualquer, automática ou manualmente, possuindo também um módulo (5) dedicado para compartilhamento da experiência via internet.

Mais particularmente, o sistema proposto é composto por módulos (2 e 3) reprodutores de sensações táteis e olfativas, passíveis de serem emanadas, separadamente ou em paralelo, com perfeito sincronismo com o evento reproduzido por imagem e/ ou som, o qual é efetivado por equipamentos associados a ditos módulos (2 e 3). O sistema também contempla um módulo (5) dedicado dotado de câmera (6) e microfone (7), que conectado a internet (I) propicia a integração com redes sociais em tempo real ou por SMS, softwares, sites e aplicativos diversos, com o objetivo de compartilhar a experiência vivenciada naquele momento. Neste contexto, o sistema é passível de ser incorporado a equipamentos, novos ou usados, produtores de imagem, como televisores (8), DVDs (9), Blue-rays (10), superfícies interativas (não representadas), videogames (11), projetores (12), tablets (13), celulares (14), aparelhos de som (15), telas de cinema (16) e outros equipamentos portáteis ou não. A conexão entre os referidos equipamentos, os módulos e a central microcontrolada (4) cujo software possibilita ação sincronizada, automática ou manual, das sensações com determinado evento audiovisual poderá ser por meio de conexão USB (17), Bluetooth ® (18), rede sem-fio (19) e cabos diversos (não representados). As sensações táteis reproduzem calor, frio e umidade emitidas em consonância com a apresentação das imagens, sons, ou seja, do evento audiovisual reproduzido em determinado aparelho (2) em que for instalado, tal como as sensações olfativas que emanam odores igualmente consonantes.

Para efeito exemplificativo, em uma sala de cinema durante uma cena que mostre uma chama, o sistema entenderá que o módulo (2) deverá lançar um fluxo de ar quente para ao elevar a temperatura melhor ambientar a situação, valendo o mesmo conceito para o frio e outras sensações táteis. Por sua vez, o módulo (3) de sensações olfativas, reproduzidas por essências borrifadas no ambiente, igualmente em consonância e síncrono com as imagens e sons lançará, por exemplo, o aroma de flores em uma cena que se dê em um jardim.