Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
TACTILE SATURATION MEMBRANE FOR MINIMIZING SENSATION WHEN INSERTING HYPODERMIC NEEDLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/223773
Kind Code:
A1
Abstract:
The object of the invention is to momentarily desensitize the region of the skin (PE) around the injection point of the hypodermic needle in order to prevent panic or phobic reactions in the patient. For this purpose, the membrane (1) has rounded flaps (2) that are partially separated by means of a central space (6), one of the faces or the back face (11) including a plurality of conical pins (12) with rounded tips (13). When the membrane (1) is pressed, said pins (12) cause tactile saturation in the patient's skin (PE), thereby desensitizing the injection point in order that the hypodermic needle can be inserted through the central space (6).

Inventors:
LUCCHESE LUIZ OTAVIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050168
Publication Date:
November 12, 2020
Filing Date:
May 08, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LUCCHESE LUIZ OTAVIO (BR)
International Classes:
A61M5/42; A61B17/20
Foreign References:
US6902554B22005-06-07
US20050054981A12005-03-10
US3620209A1971-11-16
Attorney, Agent or Firm:
MOREIRA, Aguinaldo (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 “MEMBRANA SATURADORA TÁCTIL, PARA MINIMIZAÇÃO SENSORIAL NA APLICAÇÃO DE AGULHA DE INJEÇÕES”, constituído por uma membrana ( 1 ) caracterízada por ser composta por duas abas (2) simétricas, de laterais arredondadas (3) com grande raio de curvatura, unidas por trecho central (4) interrompido por recorte (5), delimitando um vão (6) que estende-se até as suas bordas comuns (7), formando uma borda oposta sinuosa (8) , tendo a face superior (9) lisa, incorporando ressaltos semicirculares ( 10) que acompanham o raio de curvatura de suas laterais (3) e a face de encosto ( 1 1 ) incorporando uma pluralidade de pequenos pinos dessensibilizadores ( 12) , cónicos e de pontas arredondadas ( 13) .

2 -“MINIMIZAÇÃO SENSORIAL NA APLICAÇÃO DE AGULHA DE INJEÇÕES”, de acordo com a membrana ( 1 ) da reivindicação 1 , caracterízada pelo posicionamento, apoiada pelas pontas arredondadas ( 13 ) dos pinos dessensibilizadores ( 12) dasua face de encosto ( 1 1 ) na pele (PE) do paciente, mantendo o ponto de aplicação exposto pelo vão central (6) e, após pressionada a partir dos ressaltos semicirculares ( 10) de sua face superior (9), provocar saturação táctil para introdução da agulha (A) da injeção pelo vão central (6) .

3 -“MINIMIZAÇÃO SENSORIAL NA APLICAÇÃO DE AGULHA DE INJEÇÕES”, de acordo com a membrana ( 1 ) da reivindicação 1 , caracterizado pela distribuição dos pinos dessensibilizadores ( 12) de forma circular a partir de quatro centros focais não concêntricos, de maneira a tornar desuniforme a sensação promovida pelos referidos pinos dessensibilizadores ( 12), aumentando a desorientação sensorial cutânea antes da introdução da agulha da inj eção (A) .

Description:
“MEMBRANA SATURADORA TÁCTIL, PARA MINIMIZAÇÃO SENSORIAL NA APLICAÇÃO DE AGULHA DE INJEÇÕES”

[001 ] Refere-se o presente relatório descritivo, a um pedido de patente de invenção para uma membrana desenvolvida especialmente para uso clínico no momento da aplicação de injeção, mitigando a sensação do paciente ao receber a introdução da agulha.

[002] Segundo o projeto, após levemente pressionada sobre a pele, a membrana, através de pinos cónicos de sua face de contato irá provocar a saturação do sentido táctil, dessensibilizando momentaneamente o ponto do corpo receptor da aplicação, confortando psicologicamente pacientes com receio ou fobia de agulhas (aicmofobia) .

ESTADO DA TÉCNICA

[003] Como é de conhecimento geral, o uso de agulhas é uma prática bastante utilizada pela medicina através do uso de injeções, seja na prevenção ou tratamento de doenças feito através da vacinação ou na coleta de sangue e/ou outros elementos de amostragem do organismo do paciente. Ocorre que o uso de injeções com agulha é um processo invasivo e muitas vezes dolorido que causa desconforto e sofrimento para o paciente, podendo fazê-lo desenvolver receio ou até medo (aicmofobia), sensação de desmaio com a visão ou pensamento sobre agulhas, aumento do ritmo cardíaco ou tensão arterial, falta de ar, boca seca, tremores, náuseas, havendo casos de ataque de pânico e etc.

[004] Técnicas de dessensibilização podem ser empregadas, como exposição gradual do paciente às agulhas de modo que, com a repetição e prática é minimizada a ansiedade. Estratégias implementadas por terapeutas podem gerenciar os pensamentos negativos e respostas a agulhas e inj eções, como relaxamento, respiração profunda e outros procedimentos para lidar com o medo de uma maneira positiva.

[005] De qualquer forma, reações negativas dificultam ou até mesmo inviabilizam o procedimento clínico, obrigando o médico a usar medicação via oral que pode não ser tão eficaz e rápida como a aplicação direta, comprometendo a prevenção e/ou o tratamento satisfatório de problemas de saúde do paciente podendo trazer- lheconsequências graves .

OBJETIVO DA PATENTE

[006] Como forma de solucionar e/ou atenuar os problemas acima descritos, o autor do pedido em questão desenvolveu uma membrana composta por formato inovador, com duas abas arredondadas unidas por um trecho central interrompido por um recorte de modo a formar um vão entre as suas bordas comuns. A face superior da membrana é lisa, incorporando ressaltos semicirculares acompanhando o raio de curvatura de suas laterais, ao passo que a face de encosto incorpora uma pluralidade de pequenos pinos dessensibilizadores. Uma vez posicionada a membrana com seus pinos sobre a pele do paciente, na região de aplicação da injeção, após leve pressão é provocada a dessensibilização nesse ponto, acalmando o paciente e tornando possível que ele permita, na sequência, a introdução da agulha de uma maneira consentida e menos desconfortável.

[007] Explicada superficialmente passa a membrana a ser melhor detalhada, através dos desenhos anexos, pelos quais se vêem:

[008] Figura 1 - vista em perspectiva da membrana, a partir de sua face lisa, incorporando dois ressaltos semicirculares ao longo das laterais de suas abas, vendo-se o vão entre suas bordas comuns. A borda oposta é anatomicamente sinuosa;

[009] Figura 2 - vista em perspectiva da membrana, mostrada pela sua face de encosto, incorporando os pinos dessensibilizadores ; [010] Figura 3 - vista em elevação da face de encosto, mostrando, por linhas tracej adas, quatro centros não concêntricos de distribuição dos pinos para somatizar a desorientação sensorial no momento da injeção;

[01 1 ] Figura 4 - vista da membrana apoiada no braço do paciente pelos pinos dessensibilizadores da face de encosto, contra a pele;

[012] Figura 5 - vista dos dedos polegar e indicador do aplicador da inj eção, impondo pressão junto aos ressaltos semicirculares da face lisa da membrana. Nessa condição é provocada a saturação táctil pelos pinos dessensibilizadores, no ponto do corpo do paciente, onde será dada a injeção. Detalhe A, mostrando a ação dos pinos dessensibilizadores na pele.

[013] Em conformidade com os desenhos anexos, a“MEMBRANA SATURADORA TÁCTIL, PARA MINIMIZAÇÃO SENSORIAL NA APLICAÇÃO DE AGULHA DE INJEÇÕES”, objeto desse presente pedido de patente de invenção, constitui- se, como mostram em especial as figuras 1 e 2, de uma membrana ( 1 ) de material flexível não tóxico e apropriado para uso clínico, composta por duas abas (2) simétricas, de laterais arredondadas (3) com grande raio de curvatura, unidas por um trecho central (4) interrompido por recorte (5) , delimitando um vão (6) que estende-se até as suas bordas comuns (7), formando uma borda oposta sinuosa (8) .

[014] Como mostra a figura 1 , a face superior (9) da membrana ( 1 ) é lisa, incorporando ressaltos semicirculares ( 10) que acompanham o raio de curvatura de suas laterais (3), ao passo que a face de encosto ( 1 1 ) incorpora uma pluralidade de pequenos pinos dessensibilizadores ( 12), cónicos ede pontas arredondadas ( 13 ), mostrados na figura 2. Tais pinos ( 12) são dispostos de forma circular a partir de quatro centros focais não concêntricos dessa face de encosto ( 1 1 ) . [015] Assim construída, a membrana será usada para mitigar a sensação táctil no ponto do corpo do paciente, onde será aplicada a agulha (A) da injeção.

[016] Para tanto, a pessoa que irá efetuar a aplicação, já segurando a inj eção com uma das mãos, posiciona com a outra mão a membrana ( 1 ) , apoiada pelas pontas arredondadas ( 13) dos pinos dessensibilizadores ( 12) de sua face de encosto ( 1 1 ) na pele (PE) do paciente, como mostra a figura 3 , mantendo o ponto de aplicação exposto pelo vão central (6) . Após impor pressão com os dedos polegar e indicador (preferencialmente), junto aos ressaltos semicirculares ( 10) da face superior (9) da membrana ( 1 ), tal condição é transferida aos pinos dessensibilizadores ( 12) cónicos que, por suas pontas arredondadas ( 13) provocam saturação táctil nesse ponto da pele (PE) , fazendo relaxar o paciente que assim, pode receber pelo vão central (6) a introdução da agulha (A) da inj eção, como mostra a figura 4.

[017] Portanto, o contato dos pinos dessensibilizadores ( 12)pressionados contra a pele (PE) do paciente, aliado à sua distribuição a partir de quatro centros não concêntricos provocamsaturação do sentido ou minimização da sensação fisiológica do tato, aumentando a desorientação sensorial cutânea, como mostra o detalhe A da figura 4, causando uma sensação confortável e controlada que mitiga possíveis fobias no momento da introdução da agulha (A) da inj eção .

[018] O uso da membrana ( 1 ) não está limitado somente a pessoas que apresentem receio ou fobia de agulhas (A) e pode ser usado também em pessoas que não tenham tal tipo de comportamento, apenas para seu conforto.